O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

Um futuro bem gerido?

. 10 comentários

Muito se tem apontado à má gestão desportiva do SLBenfica. Eu próprio em tempo útil apontei alguns erros, na minha opinião, de impreparação doo plantel para o futuro face a eventuais saídas. Vejamos o momento actual:

Baliza: Artur é o titular, temos Paulo Lopes e em "formação" Mika e Bruno Varela (muito bom, este!). Penso que faria sentido que o 2º GR (com aspiração a primeiro) fosse o Oblak. Seja como for... 
Presente e futuro acautelado! 

Lateral direito: Maxi Pereira já não tem que fazer uma época inteira. Sílvio é uma opção à altura e veremos até se o Maxi se aguenta. André Almeida pode fazer o lugar em caso de necessidade. Há ainda a estrela em ascensão: João Cancelo!
Presente e futuro acautelado! 

Lateral esquerdo: Com a saída de Melgarejo, a aposta em Bruno Cortez parece sólida! Será o titular e é para isso que Jesus "o trabalha". A alternativa será o Sílvio, mas eu não concordo muito com esta perspectiva, pelo que apostaria em manter o Luisinho, que me parece bom jogador e merecedor de mais oportunidades do que teve. Seja como for... 

Presente e futuro acautelado! 


Defesa Central: Com as entradas de Steven Victoria, Lisandro Lopez e Mitrovic... temos excesso de jogadores a juntar ao Luisão, Garay e Jardel. Penso que dois terão que sair e eu apostaria em Garay pelo encaixe e em Jardel porque o Steven é português e não é inferior.
Presente e futuro acautelado! 

Médio defensivo: Matic é dono e senhor do lugar. A alternativa é André Almeida que, possivelmente terá futuro na posição onde se destacou na equipa B, mas obviamente que não está ainda a um nível que suporte substituir Matic com a influencia que tem na equipa. Amorim também faz o lugar mas é pouco defensivo.
Presente acautelado, mas falta uma alternativa à saída de Matic.

Box to Box: Aplica-se o mesmo que escrevi acima sobre Matic à situação do Enzo. Tem o Amorim, mas não se trata de trocar por igual. Tal como na situação do Matic, à data de hoje, as trocas de jogador são penalizadoras para o decorrer de um jogo. Há ainda o André Gomes que me parece que depois de ter "aparecido", está agora a precisar de um empréstimo a um clube da metade superior da tabela para jogar com regularidade a um nível alto.

Presente acautelado, mas falta uma alternativa à saída de Matic.

Médio Ofensivo: Djuricic parece ser a escolha natural para quando jogarmos apenas com um avançado, sendo que ainda tem que evoluir no aspecto defensivo. Markovic pode fazer o lugar jogando como "falso 10" num sistema de dois avançados ou mesmo jogando nessa transição, porém a alternativa natural será, na minha opinião, o Gaitan. Ah e temos ainda o Fariña. Mesmo que este saia, seja como for... 
Presente e futuro acautelado! 


Médio Ala Esquerdo: Ola John, Gaitan e Urreta são as opções, sendo que sobre os dois primeiros ainda passeia um espectro de saída, especialmente sobre o primeiro de quem o SLBenfica não tem grande controlo dado o seu passe estar quase na totalidade num fundo que o pagou quando veio para o SLBenfica. A manter-se Gaitan, parece-me que Urreta será boa alterantiva para o lugar e não haverá necessidade de mexidas.
Presente e futuro acautelado!



Médio Ala Direito: Salvio e Sulejamani, sendo que o segundo não deixa nada a dever ao primeiro em qualidade. Temos ainda o Marko que pode fazer o lugar e já foi adquirido o passe do Pizzi, que se tem valorizado em Espanha.
Presente e futuro acautelado!

Ponta de Lança: Temos o "Senhor Golo", Lima! Defendo que marcará mais golos (de caras!) que o Cardozo. Que terá o apoio de Markovic num sistema de dois avançados e pode ter ainda o Djuricic se o Rodrigo teimar em não justificar a aposta. Portanto com Lima, Marko, Djuricic e Rodrigo...
Presente e futuro acautelado!

É caso para dizer, depois de percebermos a organização que Jorge Jesus dá ao plantel, que tem sido feito um bom trabalho para esta temporada e para acautelar o futuro na generalidade das posições, sendo que ali no meio campo e, potencialmente, no lado esquerdo da defesa, poderá estar espaço para maior atenção.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Wishful thinking... Do lado esquerdo da defesa não há nada: há um jogador em quem se depositam (legítimas) esperanças, o Cortez mas que está longe de ter dado provas. No miolo não há alternativa credível ao Matic. Sobretudo dada a forma muito atacante como a equipa se apresenta, André Almeida não me parece ter capacidade para fazer o lugar. "Matics" não aparecem todos os anos. Está ainda por provar que ele não saia. O JJ disse que era "quase impossível" que ele não saísse. Para substituir o Cardozo, sobretudo contra equipas muito fechadas, não há alternativa. Considerando tudo isto estamos mais ou menos como na época passada, mais fortes em termos de plantel mas talvez mais fracos em termos de 11. Como na época passada (e na outra, e na anterior) não chegou, custa-me a crer que esta chegue.

    ResponderEliminar
  2. boas, concordo essencialmente com tudo, só penso que tanto silvio, como mitrovic ainda não mostraram nada, assim como o rodrigo continua mais do mesmo

    ResponderEliminar
  3. Quando jogarmos contra aquelas equipas bem fechadinhas é que vamos ver se o Lima sozinho chega, aliás na época passada viu-se bem ao lado de quem é que ele marcou golos, e os que ele marcou quando jogou sozinho!

    Dividindo a equipa em 4 linhas mais o guarda redes, vejo que só nas duas mais avançadas estamos reforçados, nas mais defensivas mantemos a mesmas lacunas da época passada.

    ResponderEliminar
  4. Coentrão e um Manuel Fernandes ou Airton(que é da casa) deixar-me-iam super confiante

    ResponderEliminar
  5. Concordo que o meio campo deveria ser reforçado e também acho que a posição de ponta-de-lança deve ser reforçada se o Cardozo sair. O Lima é um grande jogador e marca bastante golos mas o problema é o Rodrigo pois tarda em explodir e parece que regride de ano para ano. Se ele voltar aos tempos pré-Rússia, então acho que estamos bem mas se continuar assim será preciso contratar alguém caso contrário será arriscado.

    ResponderEliminar
  6. Boas.
    Na baliza estamos mal, o Artur não tem estaleca pra ser guarda redes do Benfica.
    A defesa parece-me bem, embora tenha algumas dúvidas acerca do Cortez.
    O meio campo está bem,embora haja quem esteja borrado se o Matic sair.Lembro-me quando falavam que ele era um flop.Talvez existam lá outros...
    Na frente estou confiante.Falam tanto se o Cardoso sair.....! Porra o homem é tão bom e os tubarões da Europa não lhe pegam, nem mesmo os golfinhos....estranho.

    Agora de quem tenho mesmo medo é do treinador, mas fico por aqui.

    ResponderEliminar
  7. 1-luisinho não é jogador para o benfica e só não percebo é como é que alguém achou, acha que é.
    2-andre gomes não pode ser este ano emprestado porque se o for deixa de contar como formado no clube.
    3-Djuricic como segundo avançado é um desperdício tal como era o aimar e nada ganhamos com isso.
    4-lima os golos que ira marcar a mais este ano do que a época passada são os 6/7 penalties, se os marcar, que o cardozo marcou enquanto ele esteve em campo.
    5-a equipa precisa sempre de ter três pontas de lança um deles tem de ser bom contra equipas muito fechadas, coisa que lima não é, e que marque nas competições europeias lima só marcou dois golos em 629 minutos.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente ainda bem que não tens poder de decisão nesta matéria.

    ResponderEliminar
  9. Na baliza no máximo estamos remediados. O Artur não aguenta a pressão dos grandes momentos. Na defesa estamos na mesma. Silvio e Cortez são jogadores medianos. Mais uma época sem resolver o problema das laterais. No meio campo falta-nos um medio pelo menos, isto se matic não sair, nesse caso precisaríamos de dois. Ruben amorim é outra mediania. No ataque estamos pior, muito pior. Rodrigo não conta para o totobola e o lima sozinho não chega. Precisamos no mínimo de 1 ponta de lança embora na minha opinião devêssemos ter 3 pontas de lança no plantel. Nunca defendi o cardozo e não seria agora que o iria fazer. Sempre achei que o cardozo limitava o Benfica. Temos falta de um matador, de um grande avançado. Não é fácil contratar um grande avançado. São caros e a liga portuguesa não os atrai, mas existem e nós não podemos deixar de o contratar. A politica do Benfica é contratar jogadores jovens com potencial de valorização. Acho bem que o façam para várias posições contudo o guarda redes e o ponta de lança deveriam na minha opinião ficar de fora dessa mesma politica.

    ResponderEliminar
  10. Eu percebo pouco de bola, mas a possivel saida do Matic não está o nosso problema de agora esta epoca " por muito , mas muito bom que seja" , mas sim o defesa esquerdo e o ataque(Ponta de lança). Acho dificil arranjar alguem que marque 30 golos por época! e não estou a falar do Lima, mas sim do Cardozo. Ambos os marcaram! O melga e o cortez são iguais, mesmas limitações defensivas e qualidades a atacar.Se sair o Garay e o Salvio, pricipalmente o ultimo, visto que o Cardozo está fora do baralho, vai ser quase impossivel,ser campeão.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking