O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Temos muito trabalho pela frente Jorge Jesus !! Benfica 2 x 1 Levante

. 12 comentários


Ponto prévio : Vejo jogos de futebol – mesmo os do Benfica – com a razão e não com o coração. Como sou treinador de futebol de formação, procuro sempre tirar ilações sobre os jogos que vejo.
Como tal sou um menino comparado com a experiência de JJ e da sua equipa técnica. Mas neste primeiro jogo que vejo do Benfica 2013 / 2014, há tanta coisa com que não me identifico neste Benfica, pelo menos no jogo de hoje.

JJ ao que tenho lido da imprensa desportiva diária -que tenho lido todos os dias num espreguiçadeira à borda da piscina em Vilamoura, à espera de ficar com a cor do Bruno Cortez – mudou o sistema táctico. “Colou-se” às equipas de referência europeias, ou aos seus colegas treinadores de Elite da UEFA, que se encontram pontualmente em Genebra.

Apresenta-se o Benfica num 1x4x2x3x1 ao contrário do 1x4x1x3x2 das últimas épocas. A ideia será ( talvez ) permitir uma melhor circulação de bola na 1ª zona de construcção do terreno, dando sobretudo maior largura ao jogo em vez do que estávamos habituados, uma equipa forte na transição defesa x ataque, com um jogo vertiginosamente vertical.

O Benfica inicial que vi hoje, tinha Rúben Amorim e André Almeida, nas posições que serão a “6” e a “8”. Ambos estiveram longe do que seria pretendido. Sem bola nunca foram suficientemente pressionantes pois estiveram demasiadamente posicionais no processo defensivo. Grande parte do tempo a jogarem em linha, quase nunca fizeram cobertura um ao outro. Isso permitia que o Levante, sem grande qualidade técnica e com uma dinâmica baixa, mesmo assim conseguia sair a jogar de trás, circulando a bola no corredor central, chegando perto da nossa área.

Sim, existem outras razões para que tal acontecesse. Se tivesse havido Rodrigo em campo, ( Só dei por ele quando escorregou ao marcar aquele livre – Ou arrebenta de vez este ano no Benfica ou…) que era o primeiro homem a condicionar a saída de bola do Levante, com Djuricic ainda a adaptar-se aos princípios de jogo do Benfica, e com Ola John irritantemente lento de dinâmica, de processos, de execução e cognitivamente e com Sulejmani também ( tal como Djuricic ) na fase de adaptação e com a agravante do imenso tempo parado na última época.

Estes para mim eram os factores que permitiam o Benfica sentir dificuldades no processo defensivo.
Com bola houve algo que me irritou e bastante. Compreendo e também o faço nas minha equipas, jogar com os extremos nos lados contrários ( o canhoto à direita e o destro à esquerda ) mas fazê-lo durante 45 minutos é parvoíce redonda quando se tem um canhoto e um destro. E esse pormenor para mim retirou profundidade no processo ofensivo da equipa. Mais curioso é que na 2ª parte Gaitán jogou sempre na esquerda e Sálvio sempre na direita…

Na pré época, o resultado é o que menos me interessa, apesar de admitir que vencer, é sempre positivo para sentir a dinâmica de vitória. Mas o mais importante são os processos da equipa, identificar lacunas e melhorá-las.

Lacuna número 1 – De que vale a pensa cruzar bola para a área se não temos um cabeceador nato, ou pelo menos um “ponta de lança” com presença na área ?
Lacuna número 2Jardel. Apesar de ter ganho uma bola de cabeça numa bola parada em situação defensiva, 4 meses depois, borrou a pintura no golo. É lento a executar, tal como no deslocamento e na reacção, não joga na antecipação. Que saudades tenho das notícias de 2011 e do interesse do Bayern de Munique nos seus serviços…
Lacuna número 3Rúben e Almeida são dois “6 e ½” e nunca serão dois “8”. Mas mais vale os dois em campo, do que ver Roderick no meio campo. André Gomes joga mais com um deles do que os dois juntos em campo.
Lacuna número 4 – Quando Artur chegou ao Benfica era uma coisa. Agora é outra. A única alteração que ele teve além de trocar de clube, foi trocar de treinador de guarda redes. Agora cada um que tire as suas ilações….

Agora breve alusão aos “reforços” desta época.

Lisandro é reforço e caso Garay venha a sair, teremos substituto à altura. Sílvio por vezes para-lhe o relógio. Aquela entrada de hoje, lembrei-me do que li sobre a expulsão que sofreu contra o Sporting. Se o João Cancelo jogasse no At. Madrid estava na equipa principal não estava ? Treinava com a equipa A e jogava na B se a aposta fosse Maxi. Cancelo hoje voltou a abrir o livro. É neste momento o melhor lateral direito do Benfica e arrisco-me a dizer do país…
Bruno Cortez pelo que vi hoje e pelo que li antes, está a evoluir. Do que conheço dele no São Paulo, pode surpreender e muito. É preciso entender que estava sem jogar desde Março creio eu.  Mitrovic não jogou e Steven Vitória se veio é porque Jardel está de saída. Como se diz mesmo…”A cara de um, focinho do outro” ?
Djuricic conheço-o bem, no Herenveen jogava mais na linha, do lado esquerdo para procurar jogo interior, neste momento está atrás de Markovic para a posição “9 e ½”.  Markovic é um puto de um jogador !! Também já o conhecia e só tenho pena do que li antes de ele vir para o Benfica que será o novo Ramires…Em trânsito para o Chelsea – Espero que não !! –
Sulejmani é mais Enzo Perez do que um Gaitan ou Sálvio. Precisa de ganhar ritmo, voltar a ter rotinas e ritmo de jogo.
Fariña…Deu boas indicações, mas se queriam um 10, tinham o Quintero – Vai ser craque não duvidem…- Ou Carlos Auzqui. Se o Benfica andou a ver jogos do Estudiantes por causa de Dúvan Zapata, têm notas deste miúdo de 1991 de certeza. Só destoa porque é baratinho…1 milhão e negócio feito.
Já agora para finalizar os pontas de lança. Havia Helenius do Aalborg, também de 1991 – 1m95cm – assinou pelo Aston Villa por 2 milhões. Havia Cornelius que foi para o Cardiff. Houve mais que tempo para concluir o dossier Tacuara. Vamos ver o que “nos dará” LFV

De Vilamoura para o Universo Benfiquista

Snortinho ( mais conhecido pelo Caipirinhas !! )

P.S. - Andei desaparecido por afazeres profissionais. Estou a dever uma "posta" sobre o futebol de formação do Benfica. Não está esquecido.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Gostei muito desta crónica. Não vi o jogo, mas fiquei elucidado!

    ResponderEliminar
  2. Não adianta. Este ano não damos luta ao clube "rival" e este vai ter tempo (e vontade) de chegar à final da Champions na Luz! Um novo "ano horribilis" aí vem! Pelo menos esta segunda parte que não se cumpra. Quanto ao resto ......

    ResponderEliminar
  3. Bem, NESTE MOMENTO, após o jogo com o Levante, o Benfica 2012-2013 é mais ou menos isto:


    Onze-Base:

    GR: Artur
    DD: Maxi
    DCD: Luisão
    DCE: Garay
    DE: Cortez
    MD: Matic
    MBB: Enzo Perez
    ED: Salvio
    MO: Djuricic
    EE: Gaitán
    PL: Lima

    1ª Alternativa:

    GR: Paulo Lopes
    DD: Sílvio
    DCD: Steven
    DCE: Lisandro Lopez
    DE: Melgarejo
    MD: André Almeida
    MBB: Ruben Amorim
    ED: Sulejmani
    MO: Fariña
    EE: Markovic
    PL: Cardozo

    2ª Alternativa (Titulares na B):

    GR: Mika
    DD: Cancelo
    DCD: Ascues
    DCE: Mitrovic
    DE: Gianni Rodriguez
    MD: Jim Varela
    MBB: André Gomes
    ED: Pizzi
    MO: Bernardo
    EE: Ola John
    PL: Rodrigo

    3ªs Alternativas:

    GR: Bruno Varela / Miguel Santos
    DD: Lindelof / Cassamá
    DCD: Fábio Cardoso
    DCE: Rudinilson / Marcos Valente
    DE: Wei Huang / Rebocho
    MD: João Teixeira / Didi
    MBB: Uros Matic / Rúben Pinto
    ED: Rojas / Sancidino
    MO: Filip Markovic / Rui Fonte
    EE: Hélder Costa / Elton
    PL: Harramiz / Clésio


    Prováveis Dispensados / Emprestados:

    GR: Júlio César / Oblak ? / Copetti / José Costa (Emp)
    DD: Bruno Gaspar (Emp)
    DCD: Jardel
    DCE: Sidnei
    DE: Luisinho
    MD: Roderick (Emp) / João Amorim (Emp)
    MBB: Miguel Rosa / Carlos Martins / Nélson Semedo (Emp)
    ED: Urreta (Emp) / DjaLOL
    MO: Hugo Vieira / Alípio
    EE: Jara (Emp)/ Cavaleiro (Emp)
    PL: Deyverson (Emp) / San Martín (Emp)

    ResponderEliminar
  4. És o maior!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada26/7/13 23:46

    Estou doente ou então este Benfica está a começar a desinteressar-me! Não tenho BenficaTV, mas vejo (mal) na internete... E não é que quando me lembrei que o Glorioso estava a jogar, já só faltavam 16 minutos para terminar o jogo?
    A paciência tem limites e a minha está, pelos vistos, a atingi-los!

    ResponderEliminar
  6. Qual treinador de guarda redes qual que?! O problema de Artur é nao saber lidar com a pressao. Na primeira epoca de artur a pressao era nula porque ele chegou como numero 2. O numero 1 ia ser eduardo.

    A partir do momento wue eduardo saiu ficou ele e o paulo lopes. E ele nao sabe lidar com essa pressao, está todo borrado e qualquer um ve isso.

    A outra ilacao é que sem Enzo e Matic nao ha benfica. Ja era assim o ano passado e a sava continua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saga*
      É das caipirinhas:))

      Eliminar
    2. E a terceira ilacao é Volta Cardozo, estas perdoado

      Eliminar
  7. Águia Preocupada27/7/13 00:11

    O King Eusébio é dessa opinião! Segundo ele, Cardozo não faltou ao respeito a JJ.
    Será que o catedrático o ouve ou também se acha superior ao Rei?
    Esta novela vai ter um fim mau, muito mau!

    ResponderEliminar

  8. Quando comecei a ver os reforços desta época e a dispensa de Cardoso ocorreu-me que o catedrático ia mandar às malvas as suas tácticas e que tentaria copiar o tica-taca mas todos sabemos qual o resultado dos copianços e o que vemos e mais toc-toc.

    Depois vem aquela verdade que os extremos se tocam e se o rei vai nú da baliza devia ter sido dado no defeso já o exterminio feito ao Cardoso vai por as orelhas do jesuita em sangue.

    Depois de 4 anos à frente de uma equipa vermos o que temos visto até agora só pode gerar apreensão.

    Dizer que a análise de alguém credenciado como o Snortinho vem de encontro às minhas cogitações ainda agrava as minhas inquietações.

    Jogadores até há e com um verdadeiro catedrático isto até seria uma fervurinha, assim....

    ResponderEliminar
  9. Tudo o que aconteceu ao Peseiro, vai acontecer ao Jesus... tá se mesmo a ver ! foi o Campeonato, a Liga Europa, a Taça, um começo triste de epoca...
    Mais valia termos ficado com o Cardoso e termos despachado o Jesus, é evidente a saturação dos jogadores da epoca passada com o treinador que vai para o 5ºano no clube, só os servios é que ainda correm...

    ResponderEliminar
  10. Acentua-se a descrença dos benfiquistas. E com razão. Este Benfica de inicio de época não convence ninguém, comete os mesmos erros de sempre e em muitos aspectos está pior. Aqueles golos sofridos são próprios de clubes amadores não de profissionais. É nisto que o Benfica perde. Era a altura certa para o presidente aparecer, dar um abanão na descrença, dar palavras de optimismo. Mas El-Rei Vieira I não se digna descer do pedestal. E digo mais. O Benfica pode estar à beira do desastre. Se a equipa começa o campeonato a perder a Benfica TV será um fiasco porque vai desanimar os sócios e apoiantes e baixam as receitas dramáticamente. Rezemos para que nada disto aconteça.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking