O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 28 de julho de 2013

RIP Fernando Martins.

. 24 comentários


Morreu Fernando Martins, ex-presidente do Sport Lisboa e Benfica.
Sem dúvida um grande benfiquista de coração, ou de gema, como é costume dizer hoje.

Mas neste dia, não vou embarcar na hipocrisia de dizer que foi um grande presidente do nosso clube, porque na defesa dos interesses do Benfica falhou.

Abriu as portas do poder do futebol português a Pinto da Costa e preferiu ir contra a vontade dos benfiquistas que não aprovavam a sua amizade com o maior inimigo do Benfica, entregando ao presidente corrupto o controle da arbitragem e do futebol português, sem luta.
Perdeu as eleições para João Santos, numa altura em que os benfiquistas abriram os olhos.

Deixou a emblemática obra do Terceiro Anel por pagar (250 mil contos).

Nos seis anos em que se manteve como 27.º presidente da Direção, o Benfica sagrou-se bicampeão português de futebol, em 1982-1983 e 1983-1984, sob o comando do treinador sueco Sven-Goran Eriksson, e conquistou três Taças de Portugal (1982-1983, 1984-1985, 1985-1986) e uma Supertaça portuguesa, em 1984-1985.

Descanse em paz, Fernando Martins.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Águia Preocupada28/7/13 23:46

    Conforme já escrevi noutros espaços, não posso deixar em claro o que penso sobre Fernando Martins:

    Fernando Martins foi o primeiro presidente a adulterar os valores e a Mística do Benfica.
    Vendeu a nossa alma, o nosso orgulho, a nossa Mística ao protagonizar com o seu amigo corrupto de contumil um acordo que, sabendo ou não, foi altamente lesivo dos interesses do Sport Lisboa e Benfica.
    E mesmo sabendo das falcatruas perpetradas pelo corrupto e do ódio que nutre pelo nosso clube, nunca lhe retirou a deferência!
    Ainda assim, conjuntamente com João Santos e Vilarinho, terá sido dos últimos que amou realmente o Benfica!
    Que descanse em paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que ele nunca conseguiu ultrapassar o ressentimento pela derrota com João Santos.

      Eliminar
  2. Com Fernando Martins o
    Pintainho começou
    a tomar o poder

    de qualquer modo
    PAZ À SUA ALMA

    E ENTRETANTO:
    Citando Nolito

    : "Hoje perdemos aqui no Porto com um golo em fora-de-jogo, e no final da partida o Kelvin pontapeou-me várias vezes e nem amarelo viu. Pelos vistos as coisas aqui em Portugal continuam na mesma!"

    É UMA VERGONHA PARA O FUTEBOL PORTUGUÊS
    O QUE TODOS OS JOGADORES QUE
    PASSARAM PELO GLORIOSO BENFICA
    VÃO DIZER PARA O ESTRANGEIRO

    SEM ESTAS HABILIDADES APINTADORAS
    O BENFICA ERA NO MÍNIMO TRI CAMPEÃO

    SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER

    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
  3. Bruno89slb
    28-07-2013 - 23:31pobre nolito, já não basta levar 4 0u 5 biqueiros do kelvin e ainda vê um bando de mafiosos a saltar do banco para o malhar. melhor que este momento hilariante só mesmo o golo.

    majuca
    28-07-2013 - 23:17maldito Capela sempre a beneficiar os mesmos

    Crítico7
    28-07-2013 - 22:57Pelo que se viu de arbitragem nesta pré-época, este ano vai ser mais uma vergonha a favor dos fruteiros do costume.

    antimafia
    28-07-2013 - 22:52Relaxar penso que podem pois , ate os arbitros nos amigaveis principalmente nesse estadio de Azul tao escuro que eles se sentem a vontade de cooperar, vamos ter uma epoca vergonhosa pelo pelo que temos visto dos arbitros Portugueses ja se viu como se usam os criterios nos jogos do SLB eFCP

    gosminha
    28-07-2013 - 22:50Poder relaxar de facto não pode, ma se tal acontecer alinha-se pela fórmula do costume, frutaria em cima! A ver na net AFINAL O PORTO TAMBÉM GOSTA DE FRUTA para entender que não há quem passe sem uma frutinha madura!

    jose23
    28-07-2013 - 22:47vcs com arbiragem deste genero ate nem precisam de treinador basta tar o papa na bancada pa asegurar k o arbitro faz o seu trabalho bem feito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 'apoio inequívoco' derruba todos esses argumentos...

      Eliminar
  4. De que adianta andarmos nós adeptos sempre a "desmascarar" toda a Corrupção que existe na Arbitragem, se ninguém dentro do Benfica faz alguma coisa nesse sentido?

    Se até, continuamos a ver Vieira e F. Gomes lado a lado...

    Este ano, vai ser mais do mesmo... Não adianta andarmos nos Blogues a dizer o quão vergonhosas são as arbitragens porque "ninguém" nos ouve...

    Nem na C.S. Portuguesa falam, querem o quê?

    Nos jogos do Porto contra Malaga e agora Celta, a imprensa espanhola foi bem explicita, mas a Portuguesa...bivo caladinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tem feito o Benfica para mudar isso? É mesmo a pergunta chave.

      Eliminar
  5. ganhou 2 campeonatos e3 taças de portugal uma supertaça foi a final da uefa descobriu erickson se todos os ke fossem amigos do pintinho tivessem esse curriculo no futebol nao me importava nada mas pronto pra mim bons presidentes mesmo sao akeles ke gostam sinceramente do benfica oke parece foi o caso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está minimamente em causa o benfiquismo de Fernando Martins. As suas opções, que manteve depois de sair do Benfica, é que são questionáveis e pouco fáceis de entender.

      Nenhum, mas nenhum presidente do Benfica pode apoiar seja quem for que esteja ligado aquele clube. Se o faz, está a ir contra os princípios do que é ser benfiquista.

      Eliminar
  6. http://www.marca.com/2013/07/29/futbol/equipos/celta/1375052478.html

    ResponderEliminar

  7. Não sou dos que louva ou enaltece alguém só porque deixou de pertencer ao reino dos vivos, não, porque não é por esse facto que deixo de pensar como pensava enquanto a personagem era viva.

    Qual pressentimento, há dias num comentário, escrevi que FM entrou no Benfica pedreiro e saiu empreIteiro com a agravante das ligações que estabeleceu com a imobiliária de Cedofeita.

    FM recebeu uma equipa de luxo e saiu-lhe a sorte grande quando com um tiro no escuro contratou Erickson.

    Muitos possivelmente já não se lembram foi da equipa que deixou nem que se deixou comer, não sei se por conveniência, por um trio de cowboys que na altura apareceu no futebol cá do burgo.
    Sim foi com o beneplácito de FM que o corrupto, o valentão e o pimenta marado tomaram conta disto.

    Eu que acompanhei esses tempos, como Benfiquista, não guardo boas recordações de FM pois também não me esqueço que na estratégia do cimento, agora no seu cumulo, fechou o terceiro anel mas não o pagou quando vendeu Chalana e Stromberg por 330 mil contos, uma fortuna à época.

    Foi com FM que o Benfica começou a perder influência no futebol português sendo o maior responsável pela implantação da máfia que desde esses tempos avacalhou o desporto deste corrupto país.

    Também não esqueço que garbosamente ostentava na sua secretária um dragay de ouro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E passar isto aos que não se lembram ou viveram esses tempos?
      Isso é que é o mais complicado.

      Eliminar
    2. Passar o quê, Shadows? Só se for o facto do Fernando Martins afinal de contas não ter sido um presidente tão bom como apregoam.

      Eliminar
  8. Um Presidente que tem muitos erros a serem-lhe apontados, mas que teve a sorte de ganhar títulos pelo meio. Algo que nem todos os Incompetentes que presidiram o nosso clube conseguiram atingir. Este errava, mas ganhava alguma coisa.

    Apesar de todas as ligações que se falam com o Porto, não duvido que amava o Benfica. Pena é ter-se rodeado de más influências. Mas como digo, outros também sofreram do mesmo mal... e não ganharam nada...

    Já agora, aqui ficam as palavras de Pinto da Costa: "Em primeiro lugar, queria lamentar a perda de um grande amigo. Existia entre nós uma amizade sincera, iniciada nos tempos em que ambos éramos presidentes dos nossos clubes, mas que se manteve até hoje cada vez mais e sempre reforçada".

    Pinto da Costa relembra que, em 1982, Fernando Martins foi "propositadamente" à sua posse como presidente do FC Porto e, em 1987, esteve em Viena, na final da Taça dos Campeões Europeus conquistada pelo clube portuense. "Até ao último dia 25 de janeiro fui sempre um privilegiado ao estar presente nas festas dos seus aniversários, em que ele fazia, como dizia, uma seleção dos amigos. Ter estado até ao último aniversário nessa seleção é uma honra e um privilégio que não esqueço. Era fundamentalmente, e para além de tudo o que se possa dizer, um homem bom e um homem de família. Recordo-o com muita saudade e queria enviar a toda a sua família um grande abraço de pesar e muita amizade", referiu Pinto da Costa.


    Independentemente das cores clubísticas, e das opções tomadas, envio os meus cumprimentos sentidos para a família de Fernando Martins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PC sempre fez gala de ostentar essa amizade na cara dos benfiquistas.

      Eliminar
  9. O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, lamentou este domingo a morte do antigo líder do Benfica Fernando Martins, lembrando a "amizade sincera" que os unia. "Em primeiro lugar, queria lamentar a perda de um grande amigo. Existia entre nós uma amizade sincera, iniciada nos tempos em que ambos éramos presidentes dos nossos clubes, mas que se manteve até hoje cada vez mais e sempre reforçada", disse Pinto da Costa.

    Num comunicado publicado no sítio oficial dos dragões, Pinto da Costa relembra que, em 1982, Fernando Martins foi "propositadamente" à sua posse como presidente do FC Porto e, em 1987, esteve em Viena, na final da Taça dos Campeões Europeus conquistada pelo clube portuense. "Até ao último dia 25 de janeiro fui sempre um privilegiado ao estar presente nas festas dos seus aniversários, em que ele fazia, como dizia, uma seleção dos amigos. Ter estado até ao último aniversário nessa seleção é uma honra e um privilégio que não esqueço. Era fundamentalmente, e para além de tudo o que se possa dizer, um homem bom e um homem de família. Recordo-o com muita saudade e queria enviar a toda a sua família um grande abraço de pesar e muita amizade", referiu Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  10. ENTÃO O FERNANDO MARTINS MORRE E AGORA É MAU ?!?!? EM 4 ANOS COMO PRESIDENTE DO BENFICA, GANHOU MAIS TITULOS QUE O VIEIRA EM 13 ANOS !!! OS JOGADORES COMO ALVARO, HUMBERTO, TONU, ETC... DIZEM QUE ERA UM LIDER NATURAL COM MISTICA BENFIQUISTA
    JA PARA NAO FALAR DO PASSIVO, QUEREM COMPARAR 250MIL DE PASSIVO, COM OS 500MILHOES QUE TEMOS AGORA DA SAD+CLUBE, QUE QUANDO O VIEIRA CHEGOU LÁ ERAM SÓ 150MILHOES HERDADOS PELO VALE E AZEVEDO !!!
    COM O VIEIRA O FCPORTO TEVE A MELHOR DECADA DA SUA HISTORIA 9 LIGAS, 7 TAÇAS, 8 SUPERTAÇAS, 1 CHAMPIONS, 1 INTERCONTINENTAL E 2 LIGAS EUROPA !!! FOI CAMPEAO NA LUZ, DÃO-NOS GOLEADAS, VENCEM NOS DESCONTOS, VENCEM MAIS VEZES NO ESTADIO DA LUZ QUE NÓS, ETC... É A PIOR DA NOSSA HISTORIA!
    EU JA NEM FALO DAS NEGOCIATAS QUE NINGUEM PERCEBE NO BENFICA COMO CASOS ROBERTO, PIZZIS, MIGUEL ROSA, CARDOSO E OS OUTROS 100 JOGADORES
    AS PESSOAS SÓ VÃO PERCEBER O MAL QUE O VIEIRA FEZ AO BENFICA QUANDO FOR EMBORA, TAL COMO FEZ AO ALVERCA, USOU-O PARA ENRIQUECER E DEPOIS FOI À FALENCIA ! O VALE E AZEVEDO AO LADO DO NOSSO PRESIDENTE ERA UM APRENDIZ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a comparar os dois. Estou a falar de Fernando Martins com conhecimento da época, pois lembro-me bem dessa altura.

      Eliminar
    2. E o F.Martins EM 6 ANOS VENCEU 4 CAMPEONATOS, NAO 2 COMO ESTA NO ARTIGO...
      SO FALTA DIZER QUE AS TAÇAS DA LIGA DO VIERA VALEM MAIS QUE OS CAMPEONATOS...

      Eliminar
  11. Preferia ter um Presidente amigo do Pinto da Costa e ganhar titulos.

    ResponderEliminar
  12. Lembro-me muito bem dessa época em que no Benfica se olhavam para as atitudes de Pinto da Costa como se fossem "folclore" e até com bastante beneplácito. Nunca se aperceberam com quem lidavam! Alguém perverso que instaurava aos poucos um clima de afronta e de ódio no futebol nacional e que tinha (e tem) como príncipio escarrar nas mãos quem aperta.
    Fernando Martins foi um deles, infelizmente!
    Acho que a história desses tempos ainda estará por escrever?

    JORGE SILVA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está mais ou menos escrita. O Fernando Martins foi um Chamberlain.

      Eliminar
    2. Jorge,

      Os benfiquistas nessa altura escolheram outro caminho, por várias razões, sendo essa uma das principais.

      Eliminar

  13. Poderia aqui narrar muitos factos e conversas com o próprio, com dirigentes, treinadores e jogadores do tempo de FM entre outras coisas que sei de fonte segura mas como águas passadas não movem moínhos, porque respeito todo o ser humano na morte e também para não contribuir para mais ataques de biliose de alguns Benfiquistas da net direi só que o que escrevi acima foi referido de forma suave só devida ao momento presente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking