O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jogador que é jogador... Pega de estaca!

. 30 comentários
Jogador que é jogador pega de estaca em qualquer equipa antes de chegar ao Benfica - justificação para Bernardo Silva e João Cancelo, como Nelson Oliveira e Miguel Rosa não terem oportunidades no Benfica.

À primeira vista é uma boa perspectiva, mas...

... Qual era a "estaca" onde tinham agarrado o Fariña (que fez toda a carreira num "Paços de Ferreira da Argentina", Cortez que era suplente não utilizado no Sao Paulo, Mitrovic que veio de um clube que nem aparece na estatística, Melgarejo que fez uma época emprestado ao Paços com meia dúzia de golos, até mesmo Rodrigo que andava pelo Castilla e pouco jogou no Bolton, em que estaca pegou o Lima antes de chegar ao Belém com 26 anos, qual é a estaca onde pega o Urreta... Enfim!

Isto para vos dizer que possivelmente estes jogador podem até todos justificar ser jogadores do Benfica, mas seguramente que nenhum deles aqui chegou pelos motivos que querem atribuir para os jogadores da formação não serem aposta.

Quando alguém quiser apostar na formação, comecem por favor por um caminho simples: não cobrem os miúdos dessa forma.

Quando se fala de formação, aparece sempre um a dizer "quando eles falharem" e poucos a dizer "quando lhes correr bem"...

Todos compreendemos que o Fariña vá ter que se adaptar, que erre que falhe, que o Cortez ainda não saiba defender ou posicionar, que o Lisandro não esteja adaptado ao futebol português, etc etc etc.

... Mas ninguém tem essa capacidade de tolerância e compreensão para com jogadores com elevado potencial e que deveriam estar a ser acarinhados pelos benfiquistas e apoiados a ser mais fortes pelos treinadores...

...depois queixem-se se cada vez mais os jogadores nacionais, mesmo nos escalões de formação, prefiram outros clubes quando convidados para o SLBenfica!!! É o sistema... So pode!

Já agora, qual era a "estaca" onde se pegou o Bruma? E o Chabi? E o Iuri Medeiros? O Ilori? O Tiago Silva do Belenenses? Enfim....

Siga a banda! 
Vamos agora ver como dizia o Redmoon, se o Miguel Rosa tem uma carreira auspiciosa para assim quem o apoia ter razão! Eu nem quero qualificar este argumento... Até porque um jogador de qualidade, joga o mesmo tendo ao lado o Lima, Gaitan, Matic, Salvio... Do que tendo os que jogam numa equipa que mal tem para salários... Enfim! E mesmo assim "pegou duas vezes consecutivas na estaca do melhor da II Liga".

Por cá, fico feliz que todos considerem justa a saída do Nelson, porque temos visto a estaca onde está agarrado o Rodrigo! Golos atras de golos, envolvem to atacante que até mete medo! Mas o Nelson nem para o Corunha serve!!!

Desculpem lá o desabafo, podem "bater" à vontade que enquanto se entretêm a fazê-lo eu vou defendendo os miúdos! Sempre!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Mais do mesmo... Daqui a nada vamos comprar o Mário Rui e o Danilo... Muito do que escreveste denota algum desconhecimento... Pegar de estaca do Belenenses serve para dizer que Miguel Rosa tem lugar neste Benfica mas se falhar no mesmo Belenenses na PRIMEIRA LIGA, já não serve para o pessoal dizer que afinal não servia... E atenção que até acho que Miguel Rosa poderia ter sido formatado para o lugar de Enzo, mas chegando ao fim do texto e dando os exemplos que deste chegasse à conclusão que efectivamente não têm lugar no Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Podias ter resumido todo o post a um nome: Silvio.

    ResponderEliminar
  3. O Alto la!! Ainda hoje li aqui a respeito do Roderick: "Porque nao gosto dele e pronto!"

    ResponderEliminar
  4. Um texto sem ponta por onde se pegue. Se querem defender os miúdos, e eu acho que devemos, não branqueiam a mediocridade.

    No fim de contas dizem sempre que os benfiquistas devem ser exigentes com o Benfica e depois vêm com opiniões contrárias defender a mediocridade.
    Lembram-me sempre aqueles professores que baixam a nota geral da turma para que os alunos possam passar. Vergonha!

    ResponderEliminar
  5. Espera lá,

    Mas é ou não verdade que o N. oliveira teve oportunidades e nao as agarrou?

    É ou nao verdade que o Roderick jogou e sempre que joga enterra?

    É ou nao verdade que o Andre Gomes joga, e que sempre que joga damos aos adversarios 45 minutos de avanço?

    É ou nao verdade que o Andre Almeida joga e é opcao valida no plantel?

    A questao é o miguel Rosa? Ou o Cancelo aos 18 anos?

    Eu tenho duvidas de que o miguel Rosa seja jogador para o benfica mas, o tempo o dirá!

    E em relacao ao Bruma e ao Llori, etc...veremos o que faz o Sporting este ano... A jogar para o terceiro ou quarto lugar é muito mais facil fazer certo tipo de apostas, e que so se fazem pq nao ha dinheiro para mais

    Dificil é faze -lo quando ha a obrigacao de ganhar tudo.

    Mas eu ja te ouvi falar em tantos futuros craques da academia que nunca deram em nada, nao te admires de eu estar agora curioso em relacao ao que vai fazer o Miguel Rosa.

    Ate agora, da academia, ainda nao te vi acertar em nenhum.

    Mas seguramente la ha de vir o dia em que acertes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais,

      Nao compares o Rodrigo com o Oliveira pelo numero de golos,

      Compara os pela garra, pela crença, pela determinaçao, pelo desejo e trabalho arduo de fazer as coisas acontecer.

      Por muito aue te custe ouvir, putos com a atitude do Nelson nao servem para o MEU Benfica.

      Ele que mude aa atitude e depois falamos

      Eliminar
    2. Realmente o Rodrigo desde que o Nelson foi emprestado tem-se fartado de jogar, tem sido só grandes exibições...
      Mas qual atitude!? Já sei, venha outro Emerson e Robertos cheios de atitude esses é que são muita bons, esses e os ARtures...
      Teve a oportunidade de ficar contrariando os desejos do mister que fartou-se de o usar por obrigação regulamentar na taça da liga mas passados 45 mnutos saia logo, estes factores são excelentes para a motivação e confiança de um jogador jovem é óbvio, vamos já queimar o jogador esse malandro rasca e ingrato porque não marcou cinquenta golos nas 'oportunidades' concedidas!

      Geração a formação nunca dará em nada enquanto o que importar são as comissões e as negociatas com os empresários o negócio Pizzi esse futuro Figo diz tudo de como se trabalha no SLB.

      Estou para ver qual é a desculpa com Cancelo, deve ser é novo tem que aprender a defender, etc, etc, mas isso não impede de andarem a contratar laterais que não sabem defender e a adaptar jogadores á posição mas para esses já se pode dar tempo de adaptação e os erros são sempre desvalorizados é só coerencia!

      Eliminar
    3. Sim, o Rodrigo tem uma garra que impressiona.
      Qualquer poste de baliza é mais perigoso na finalização que aquele cepo.

      Eliminar
    4. A atitude do Nélson Oliveira é a atitude típica de um puto que põe-se a ganhar muito com pouca idade e não tem ninguém que lhe regre a vida.

      Mais do que culpa do rapaz, a culpa é do clube.

      É o mesmo que acontece com aquelas pessoas que recebem o euromilhões, sem nunca ter gerido mais do que 500 euros nas suas contas. Se não tiver alguém que lhes ajude a aplicar o dinheiro, a assessoriá-lo, facilmente a fortuna é gasta.

      Os putos quando são emprestados são deixados ao cuidado de... Deus, quando todos sabemos que deveria ser "Jesus" (directa ou indirectamente através de pessoal do clube) a procurar saber deles e a acompanhá-los.

      Eliminar
  6. Geração Benfica,

    Agradeço-te o artigo, pois faço minhas as tuas palavras. Para mim, isto já mete nojo. E, a culpa é só uma... quer se acredite ou não, o Benfica é um clube rico, e o dinheiro trás muitos interesses.

    Só assim consigo explicar o porquê descartar tanto jogador português de qualidade (não estou a falar dos pés de tábuas, mas sim os talentosos!), tendo apenas o mínimo e indispensável número para poder-se inscrever nas competições nacionais e internacionais.

    Isto não é ter um projecto de crescimento do clube. Isto é má gestão. Daqui a uns tempos logo veremos...

    ResponderEliminar
  7. Para se apostar na formação é preciso que haja muita qualidade. E a verdade é que até agora não houve.

    Ainda há uns tempos afirmavas que o Benfica devia apostar no Danilo e Mário Rui. E agora vê por onde andam.

    Há alguns bons valores na formação mas há que dar tempo para apostar neles.

    PS - O Urreta é fraco para o Benfica e continuam a dorá-lo pelo que fez num único jogo, aonda que nada de especial tenha feito.

    PS2- Quanto ao Miguel Rosa veremos o que fará no Belenenes, mas acho que não é jogador para o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem és tu para dizer que não houve qualidade?

      Eliminar
    2. Não sou eu, mas sim a ausência de jogadores formados no Benfica que tenham vingado no futebol.

      Eliminar
  8. Para se apostar na formação é preciso que haja muita qualidade. E a verdade é que até agora não houve.

    Ainda há uns tempos afirmavas que o Benfica devia apostar no Danilo e Mário Rui. E agora vê por onde andam.

    Há alguns bons valores na formação mas há que dar tempo para apostar neles.

    PS - O Urreta é fraco para o Benfica e continuam a dorá-lo pelo que fez num único jogo, aonda que nada de especial tenha feito.

    PS2- Quanto ao Miguel Rosa veremos o que fará no Belenenes, mas acho que não é jogador para o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num mundo do futebol onde um "ronhas" como o Ola John que bem apadrinhado e após uma época paupérrima na Luz, tem propostas de 15 M€ do Milan, queres que acredite que não há interesses próprios que prejudicam as correctas avaliações dos jogadores, havendo preferencialistos?

      Urreta é fraco?! Em que te baseias?

      Eliminar
    2. Em que me baseio para ele ser fraco?? Olha no que vi dele até hoje. Mas certamente deves ter visto muitos jogos fabulosos dele....

      Ronhas do Ola John?? Tem mais futebol num dedo que o Urreta nos 2 pés.

      Eliminar
  9. E já agora referir que o Barcelona adquiriu o Neymar e emprestou o Delofeu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque comparar Neymar e Deulofeu é o mesmo que comparar Fariña com Miguel Rosa...

      Eliminar
    2. E eu comparei com o Fariña?????

      Eliminar
  10. Geração partilho um pouco do teu desabafo, partilho-o ainda mais quando vejo Olá John jogar e penso em Ivam Cavaleiro e mesmo Nolito que foi a custo zero e por isso mesmo saíu...fico parvo quando vejo Rodrigo no Benfica e todos esperam dele um craque e até agora...nada, lembro-me de Pizzi (embora seja jogador mais de linha) que tem 23 anos e joga bem, mas, foi preciso para um negócio negro daqueles á João Vale Azevedo mas que aqui ninguém fala!
    Partilho acima de tudo porque anda por aqui muita gente que pensa precisamente o que o titulo do teu post diz, a isses chamo tolos! Até parece que os grnades jogadores sempre o foram sem treinar e sem jogar ao mais alto nivel, até parece que Ronaldo quando apareceu foi o melhor em campo todos os jogos?! Fdx ACORDEM QUE O MESMO SENHOR QUE CONVIDA COM O FERNANDO GOMES PARA A INAUGURAÇÃO DE UMA ESPECIE DE MUSEU, AQUELE QUE AO LONGO DOS ANOS MANDA CONTENTORES DE JOGADORES PARA O BENFICA, AQUELE QUE SE CALA QUANDO O BENFICA É ROUBADO E HUMILHADO, AQUELE QUE FEZ COM QUE O BENFICA SEJA NESTA ALTURA O CAMPEÃO EM PASSIVO, INFRASTUTURAS, TRABALHADORES, ETC...ESSE MESMO SENHOR DE NOME VIEIRA E SUA CORJA VAI LEVAR O BENFICA Á RUINA E ESPEREM PARA VER QUANDO A CAIXA GERAL DE DEPOSITOS REBENTAR, JÁ FALTOU MAIS!
    Neste momento a formação do Benfica é e sempre foi uma fachada, uma mentira e um aliado de peso á propaganda do rei sol! Rui Costa é um farsolas...

    ResponderEliminar
  11. Águia Preocupada29/7/13 16:31


    "Jogador que é jogador... Pega de estaca! "

    É verdade! Desde que tenha oportunidades. Como tiveram tantos... Victor Paneira, Carlos Manuel, Fernando Chalana e muitos mais que vieram de clubes pequenos, quase insignificantes e assim que chegaram começaram logo a jogar ao mais alto nível!
    Não sei se eram as mentalidades, se o trabalho, se a exigência ou se a própria vaidade... Mas a verdade é que qualquer deles chegaram ao Benfica e de imediato começaram a jogar na selecção!
    Também é verdade que não havia tanto dinheiro e tantas comissões em jogo... Talvez esta questão explique muita coisa do que agora se passa.
    Mas não aprovo que se dêem tantas oportunidades, tolerância e compreensão a jogadores estrangeiros e haja tanta exigência quando se trata de portugueses e da nossa formação!
    Há muitos euros em jogo e diz muito!

    P.S. Acabei de chegar da Catedral e de visitar o museu. Depois de tantas imagens televisivas e tanta emoção, existe em mim um sentimento de alguma frustração. Confesso que esperava mais! Sinceramente nem sei explicar o quê!
    Sendo um museu do Benfica, acho que há ali demasiada história universal e muito pouco Benfica! Falta ali muita história, como por exemplo menções especiais aos capitães mais carismáticos. Coluna tem uma menção tal como Humberto Coelho. De Toni, nem uma fotografia...
    Depois há a cor de fundo, negra que entristece e retira brilho. A exposição que existia, com fundos encarnados, estava, quanto a mim, muito mais conseguida.
    São reparos de quem não tem conhecimentos arquitectónicos e que portanto valem o que valem. Talvez uma segunda visita mais fria e sem a expectativa com que hoje entrei no museu, me dê uma outra visão mais positiva!
    Mas tenho que fazer uma critica, que aliás deixei expressa, ainda que verbalmente: Não existe Livro para deixarmos as nossas impressões. Falha ou propósito?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como querias um museu alusivo á historia do Benfica se o mentor do projeto desconhece o Benfica??? O que interesou mesmo foi mandar betão e 70 empresas (algumas das quais trabalham para LFV) para o construir...o resto meu amigo é tapar olhinhos! Hoje de manha entrei no futuro museu do FCP e posso dizer-te que em cores modernas e alegres pensaram melhor sem duvida, o museu Benfica com as cores negras parece o oceanário...

      Eliminar
  12. Partes logo de premissas um bocadinho enviesadas.

    1) O Bernardo, o Cancelo, o Nelson e o Rosa tiveram oportunidades. Os dois primeiros vão jogar na B. O Cancelo jogou na B enquanto júnior. Estão a ter oportunidades.
    O Rosa esteve lá, foi considerado por dois anos como o melhor jogador da 2ª liga e o Nelson jogou na principal e nunca se assumiu como opção séria nem no Benfica nem por onde andou. Em relação ao Rosa, caso não tenhas reparado, as exigências do Benfica são um bocadinho diferentes da 2ª Liga. Pode servir para um mas não para o outro. Eu acho que o Rosa não chega lá. Nem o Nelson, apesar de ter mais uma vez uma oportunidade. Porque ser emprestado é uma oportunidade, ou pelo menos é assim que um jogador minimamente inteligente deve ver as coisas.

    2) O Melgarejo foi emprestado, aproveitou a oportunidade e regressou. Não lhe fez mal nenhum (embora para o Oliveira pareça que sim). O Cortez chegou a ser internacional brasileiro. O Mitrovic não faz falta nenhuma. O Lima que o Benfica comprou foi o Lima que jogava no Braga, não o do Belenenses (há diferenças). «Toda a carreira» do Fariña? Bom, o gajo tem 22 anos, mas também acho a compra dispensável.

    «Bruma? E o Chabi? E o Iuri Medeiros? O Ilori? O Tiago Silva do Belenenses?».
    Estás mesmo a comparar as exigência do Benfica com os clubes onde estes tipos jogam??!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oportunidades?! Quando e onde?!

      2 minutos é considerado uma oportunidade?!

      E essa das exigências do Benfica são um bocado diferentes da 2ª liga tem graça, pois até parece que estamos a ir buscar os nossos reforços a colossos mundiais que jogam nos 3 maiores clubes da Liga dos Campeões, como este Fariña...

      Melgarejo cumpriu e quando regressou colocaram-no a lateral esquerdo quando ele é um avançado. Já o mesmo tinha sucedido ao David Simão e até mesmo ao Yannick Djaló, aquele que o Jesus iria potenciar... até hoje!

      Eliminar
    2. Relativamente ao Nelson, ele não se pode queixar de oportunidades.

      Foi emprestado ao Rio Ave, depois foi emprestado ao Paços de Ferreira.

      Volto depois para fazer 1 época no Benfica.

      Foi de novo emprestado, desta vez ao Deportivo.

      Agora vai ser emprestado ao Rennes.

      Eliminar
  13. Partes logo de premissas um bocadinho enviesadas.

    1) O Bernardo, o Cancelo, o Nelson e o Rosa tiveram oportunidades. Os dois primeiros vão jogar na B. O Cancelo jogou na B enquanto júnior. Estão a ter oportunidades.
    O Rosa esteve lá, foi considerado por dois anos como o melhor jogador da 2ª liga e o Nelson jogou na principal e nunca se assumiu como opção séria nem no Benfica nem por onde andou. Em relação ao Rosa, caso não tenhas reparado, as exigências do Benfica são um bocadinho diferentes da 2ª Liga. Pode servir para um mas não para o outro. Eu acho que o Rosa não chega lá. Nem o Nelson, apesar de ter mais uma vez uma oportunidade. Porque ser emprestado é uma oportunidade, ou pelo menos é assim que um jogador minimamente inteligente deve ver as coisas.

    2) O Melgarejo foi emprestado, aproveitou a oportunidade e regressou. Não lhe fez mal nenhum (embora para o Oliveira pareça que sim). O Cortez chegou a ser internacional brasileiro. O Mitrovic não faz falta nenhuma. O Lima que o Benfica comprou foi o Lima que jogava no Braga, não o do Belenenses (há diferenças). «Toda a carreira» do Fariña? Bom, o gajo tem 22 anos, mas também acho a compra dispensável.

    «Bruma? E o Chabi? E o Iuri Medeiros? O Ilori? O Tiago Silva do Belenenses?».
    Estás mesmo a comparar as exigência do Benfica com os clubes onde estes tipos jogam??!!

    ResponderEliminar
  14. Mas o Bernardo Silva e o Cancelo não têm tido as devidas oportunidades para a idade que têm? Então para que serve a equipa B e os juniores?

    O Miguel Rosa não tem qualidade para ser titular no Benfica. Ainda não percebi os que exigem tudo dos responsáveis do Benfica mas depois têm opções pouco exigentes. Opções que só podem ser tomadas para satisfazer caprichos laterais. Porque será que não falam das grandes promessas que agora já estão mais do que esquecidas? Basta irem aos posts do ano passado ou de há dois anos...

    O Nelson Oliveira não ficou no Benfica porque não quer ser suplente. Não é por acaso que o técnico do Corunha disse que ele tinha de aprender a ser suplente. Além disso o Benfica só o tem deixado sair com a perspectiva de ele melhorar. A aversão dos jogadores portugueses aos empréstimos é que parece um autentico caso de estudo.

    Ainda estou para compreender como é que um clube com a exigência do Benfica é que tem de formar os jogadores na equipa A quando praticamente nenhum clube de top no mundo o faz. O Barcelona e o Manchester United deixam a maioria das suas promessas durante quantos anos nas equipas B e C??

    Se o clube faz apostas erradas em jogadores estrangeiros e não aposta nos da formação provavelmente é porque sabe que os da formação não são assim tão bons e não tem a certeza do valor dos estrangeiros porque não os pode conhecer tão bem. Aliás, quantos da formação é que têm chegado a clubes de destaque? Mas alguém dúvida que o Sílvio só passou a demonstrar qualidade 4 anos após a sua saída dos juniores??

    A única forma de se demonstrar que o clube tem desaproveitado os jogadores da formação e demonstrar que eles vingaram noutros lugares com a exigência do Benfica. Mas só falam das promessas... Até muitos dos que são considerados os melhores do mundo nos escalões jovens não têm carreiras de topo, quanto mais os que não passam de promessas. É que como diz o Jesus, os jogadores já tem de ter qualidade para serem melhorados... e não o contrário.

    Não mudem os adeptos e jogadores portugueses de mentalidade e o panorama de certeza que não vai mudar muito.

    ResponderEliminar
  15. só o facto de nelson oliveira miguel rosa andré gomes bernardo silva joao cancelo e mais 2 ou 3 da formação que lá temos serem MELHORES que 70 outros jogadores com quem o Benfica tem contrato já por si justifica a aposta neles no plantel principal

    ResponderEliminar
  16. Nos últimos 4 anos, recordo-me de Fernandez (o argentino desconhecido), Felipe Menezes, Jardel, Michel, Júlio César (o tal que o advogado do JJ tem metade do passe), Jara, djaló, Bruno César, Carole, Éder Luis, Sepsi (como me recordo a pompa e circunstância que LFV o apresentou), Patric, Felipe Bastos...

    De certeza que não formámos ninguém melhor que isto? Pelo menos, mais barato e motivado...

    A formação não deve existir apenas para fazer titulares (embora nada seja melhor do que a necessidade extrema e a ausência de alternativas para os gerar, certo Enzo Perez?).

    ResponderEliminar
  17. Eu concordo que o Nélson tem desprezado as suas oportunidades. No entanto é o exemplo perfeito para avaliar a política desportiva do Benfica. É que depois de uma semana a negociar o empréstimo a um clube inglês, o jogador termina em França!!! Torna-se óbvio que a principal preocupação com o empréstimo é financeira, não há preocupação em procurar um clube que se adeque às características do jogador e potencie o seu valor (como já se verificara no próprio empréstimo ao Depor). Compare-se com o que sucedeu com o Fábio. Andou em Saragoça a fazer as mesmas asneiras, chegou-se a Dezembro e encontrou-se um clube português para o receber e controlou-se o jogador de perto. O Nélson foi pura e simplesmente abandonada na Corunha. Portanto, se o jogador tem culpa, e tem muita, o Clube também se está bem a cagar desde que algyuém suporte os ordenados e pague o milhãozito pelo empréstimo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking