O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Museu Cosme Damião

. 6 comentários


Portugal 29 de Julho de 2013

Foi finalmente inaugurado o Museu do Benfica, justa e apropriadamente chamado Museu Cosme Damião.
Trata-se de uma obra de vulto que o actual Presidente do clube tinha prometido para o mandato anterior. Trata-se de uma obra que a história e a memória benfiquista pedia há décadas.
A minha relação pessoal com o Museu do Benfica aconteceu desde muito novo. Desde que me conheço como adepto do Benfica (com 8/9 anos de idade) sempre me interroguei porque razão o maior clube de Portugal não conseguia mobilizar vontades e meios para dar corpo a esse espaço, onde os adeptos pudessem tomar contacto directo com a história benfiquista contada através dos troféus ganhos. Pensamentos simples de miúdo...
Anos mais tarde, no âmbito do II Congresso das Casas do Benfica em Agosto de 1997, o Presidente Manuel Damásio mostrou-nos as obras do futuro Museu. Um edifício praticamente concluído em estrutura, ou seja, apenas com tijolos e betão armado à vista. Como sou interessado por estruturas perguntei ao técnico que estava no local explicando a obra feita, o Eng.º Calçada de Carvalho, que me explicasse como funcionavam algumas soluções estruturais da cobertura. Falamos, fiquei com o seu nome e coincidência das coincidências, em 2001 acabei por trabalhar na equipa dele, na gestão das obras do BragançaPolis.
Como alguns (infelizmente poucos) se lembram, Manuel Damásio demitiu-se em Setembro desse ano, alegando “não ter mais formas como inventar dinheiro”, seguindo-se o Presidente Dr.º João Vale e Azevedo que mandou demolir essa obra por não ter licenças municipais e estar a ser construída em zona interdita. Pelo menos foi a explicação oficial.
O processo de construção do Museu não teve evolução nesse mandato nem nos mandatos seguintes do Dr.º Vilarinho e de Filipe Vieira. Até que surgiu como promessa eleitoral nas eleições para o triénio 2009/20012 e numa altura em que o passivo bancário consolidado do Benfica já ultrapassava largamente as duas centenas de milhões. O Museu diz-se ter custado 3 milhões...
1 ano depois do previsto foi inaugurado. Acabou-se a espera. A construção e inauguração do Museu, justamente nomeado “Cosme Damião” é uma obra emblemática e que ficará para todo o sempre.
Finalmente, e após várias décadas, as minhas dúvidas deixaram de ter razão de existir. Em Setembro irei visitá-lo e poderei avaliar a tecnologia que foi utilizada, a forma como foi pensada a circulação interior no Museu, o tipo de exposição que os Troféus terão, etc. Termo de referência: o Museu do Barcelona FC, o único Museu de um clube que até agora visitei.
Como sempre neste novo projecto empresarial do Benfica SAD, não há “bela sem senão”. Na última AG do Clube, fiquei a saber através de blogguers que lá estiveram, que o Benfica Clube contraiu um novo empréstimo de 400 mil euros, para pagamento de despesas relacionadas com a construção do Museu. Até aqui nada de relevante. O que vem a seguir é que se soma a uma enorme quantidade de factos, que fazem pensar e muito, no futuro do Clube dentro desta gestão da SAD. De acordo com o dirigente que apresentou o Orçamento, as receitas contudo, serão atribuídas à Benfica Estádio!
Isto na minha modesta forma de ver, é mais um roubo ao Clube. Por mais explicações técnicas que me dêem, este tipo de opções não bate certo. O Benfica Clube pode ter a maioria da SAD (cerca de 65% do capital social), mas se fosse assim tudo tão linear, porque razão o empréstimo não foi constituído também a partir da Benfica SAD que por sua vez é detentora da Benfica Estádio, que por sua vez vai receber as receitas?
Nos últimos tempos temos assistido a um conjunto de decisões estranhas, no mínimo, para não dizer algo mais “pesado”: os direitos televisivos foram canalizados do Benfica Clube para a Benfica TV. Posteriormente o Benfica Clube abdicou da posição que tinha na Benfica TV para a ceder à Benfica SAD. Agora sabe-se que o Benfica Clube paga o empréstimo referente à Construção do Museu, mas a Benfica Estádio é que recebe o dinheiro das entradas.
Se fosse o Dr.º Vale e Azevedo a fazer este tipo de “engenharia financeira” já andavam aí aqueles que se dizem “notáveis” a expressar as suas teorias da conspiração. Assim não se passa nada... E os sócios do Clube continuam remetidos à sua única condição de pagantes deste tipo de gestão...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Águia Preocupada29/7/13 22:35

    Fui joje visitar o museu. Depois de tantas imagens televisivas e tanta emoção, existe em mim um sentimento de alguma frustração. Confesso que esperava mais! Sinceramente nem sei explicar o quê!
    Sendo um museu do Benfica, acho que há ali demasiada história universal e muito pouco Benfica! Falta ali muita história, como por exemplo menções especiais aos capitães mais carismáticos. Coluna tem uma menção tal como Humberto Coelho. De Toni, nem uma fotografia...
    Depois há a cor de fundo, negra que entristece e retira brilho. Parece que estamos no Planetário! As legendas nos vidros estão imperceptíveis. Difíceis de ler! A exposição que existia, com fundos encarnados, estava, quanto a mim, muito mais conseguida. Os troféus estavam mais evidenciados e a envolvência era mais rica, mais alegre e mais clara!
    São reparos de quem não tem conhecimentos arquitectónicos e que portanto valem o que valem. Talvez uma segunda visita mais fria e sem a expectativa com que hoje entrei no museu, me dê uma outra visão mais positiva!
    Mas tenho que fazer uma critica, que aliás deixei expressa, ainda que verbalmente: Não existe Livro para deixarmos as nossas impressões. Falha ou propósito?

    Quanto aos negócios também me preocupam. Já aqui escrevi que a vida do Benfica hoje é muito obscura, muito escondida e por isso muito questionável!
    Oxalá me engane! Mas o Benfica está à beira da ruina. Temo que até Vieira já tenha perdido o controlo da situação. Por isso não quer largar o poleiro numa tentativa de ganhar tempo! Quem me dera que estes meus pensamentos não passsem de sonhos maus e que ao acordar verifique que não passou de sonho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas opiniões Águia: 1) o Museu do Barcelona também usa a cor escura nas paredes, não sei se é coincidência ou se há mesmo intenção em destacar algum tipo de informação multimédia (que no caso deles existe e muita), 2) quanto aos negócios, há de facto coisas que não se entendem e fogem ao senso comum. O clube paga e assume as responsabilidades financeiras, as empresas do grupo ficam com as receitas. Já assim havia sido quando o Benfica teve de assumir uma divida de 3 milhões ao Sr.º Joaquim. Mais uma vez, foi o clube a pagar, julgo que através da cedência de Acções da SAD.

      Mais do que negócios estranhos, o que me lixa mais é o silêncio dos papagaios. Aqueles notáveis que andavam todos os dias nas rádios, jornais e televisões (se calhar eram mesmo convidados e agora não são e não percebem porque não são) a colocar cenários de catástrofe relativamente à gestão de Vale e Azevedo, o qual tinha recebido o clube numa situação lastimável a todos os níveis (organizativo, desportivo, financeiro, económico, fiscal, etc). Agora aparentemente está tudo bem. Das duas uma, ou eles não percebem o que se está a passar e não passam de asnos de fato e gravata bem posicionados n avida mas desconhecendo como a vida de facto é, ou então eles acham que está tudo bem e que isto sim, é uma gestão à Benfica.

      Vou mais pela primeira hipótese...

      Eliminar
  2. COMO ALGUEM DISSE NO PASSADO, A PROPAGANDA ESCONDE MUITA COISA, MAS OS NUMEROS NÃO MENTEM !!! ESTES SÃO OS TITULOS DOS TRES GRANDES CLUBES PORTUGUESES E RESPECTIVO PASSIVO DESDE 2000 COM VIEIRA À FRENTE DO BENFICA (11 COMO PRESIDENTE + 2 COMO DIRECTOR FUTEBOL):

    1º FCPorto 28 (9Ligas, 7Taças, 8Supertaças, 1Champions, 2Liga Europa, 1Intercontinental)
    2º Sporting 10 (2Ligas, 3Taças, 4Supertaças, 1Liga Honra AF Lisboa)
    3º Benfica 8 (2Ligas, 1Taça, 1supertaça, 4Taças da Liga)

    PASSIVO (clube+SAD+empresas das SADs/clube)
    Benfica 439 Milhoes (O Passivo era de 150Milhões quando Vieira foi eleito Presidente)
    Sporting 243 Milhoes
    FCPorto 138 Milhoes

    É ESTE HOMEM, EX-SOCIO DO FCPORTO POR 25 ANOS, COMPANHEIRO DE PINTO DA COSA NO CAMAROTE DAS ANTAS, QUE INSULTAVA O BENFICA NAS VISITAS A ALVERCA, QUE DEIXOU O ALVERCA FALIDO QUANDO SAIU, QUE EM 10 ANOS PASSOU DE DESCONHECIDO A UM DOS MAIS RICOS DE PORTUGAL, O HOMEM QUE ALTEROU ESTATUTOS PARA CASAS DO BENFICA TEREM MAIS VOTOS QUE OS SOCIOS COM MAIS ANOS, ESTE É O RESPRESENTANTE DO BENFIQUISMO...
    OS NUMEROS NÃO MENTEM, QUANDO VAMOS ACORDAR?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de subscrever o seu tom de revolta, pois de facto a propaganda dos midia é quem faz de Vieira o presidente que é, não as sua sobras ou a sua gestão, julgo que o passivo do FCP é um pouco superior ao que aqui foi mencionado e o do SCP também.

      É interessante que, se o passivo do Benfica quando Vieira entrou era de 150 milhões e se é pacifico que o passivo do Benfica quando JVA saiu era de 80 milhões (o Bruno de Carvalho recentemente concordou), passivo já corrigido pela gestão de Vilarinho, então aqui está mais uma prova sobre quem de facto geriu o clube com rigor e quem o não geriu com rigor. Quem poupou e quem gastou. Do gastar ao roubo a distância é muito pequena ...

      Eliminar
  3. Quero agradecer as leituras e pedir desculpas por nem sempre conseguir vir aqui responder aos comentários. Tenho uma vida pessoal e profissional muito preenchida e o tempo nem sempre dá. Mas vou tentando...

    ResponderEliminar
  4. mas ninguém fala dos preços de entrada??

    então os sócios pagam entrada?

    onde é que isto chegou qualquer dia temos que comprar o bilhete para ir ao estadio e ainda outro para nos sentarmos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking