O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Houve Magia... a Feijões!

 ●  2 comentários  ● 
Lá está! É daqueles jogos para os verdadeiros benfiquistas... (eheheh... há malta que vai às aranhas com esta expressão): Um jogo em que as unicas coisa que valiam era o dinheiro da receita, o da bilheteira e rodar os menos usados. O resto? yah ta bem...

E estes jogos são certos também para quê? Para os génios soltarem a Magia e serem percebidos sem maldade! DiMaria "ofereceu" um golo ao AEK? E então...!? também nos "brindou" com um golo apenas ao alcance dos predestinados... e outro "à Saviola" ficou por marcar.

Nota negativa para algumas oportunidades concedidas a jogadores como Shaffer, Menezes e Weldon (já fizeram muito melhor), Nuno Gomes (a velocidade falta-lhe) e... o habitual Luis Filipe.

Ainda assim é daqueles "negativos" bons de assinalar, pois cada um deles jogou muito melhor que toda a equipa do Sporting contra o Leiria.

O bom que hoje trouxe da Luz foi mesmo a possibilidade de ter visto um "jogo a feijões" onde ainda assim os jogadores e o treinador valorizaram o prestígio do SLBenfica e se sentiram livres para brilhar.

Gostei do Roderick!! E da terminação do Carlos Martins: «Temos boa equipa, venha quem vier»

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Leia quem tiver coragem

 ●  7 comentários  ● 
uma cortesia do Blog Vermelho - oportuno e objectivo

Desiludido...

 ●  4 comentários  ● 
... Com ausência de debate, com a falta de ideias de quem discorda, com a presença diminuta dos sócios num momento tão importante para a vida do Clube...

Confesso que esperava mais! Muito mais dos benfiquistas, dos sócios!

Apesar de não concordar com a proposta, apesar de não concordar com a forma da proposta... é importante destacar que quando o Presidente disse no discurso que era ali e agora que se discutia o Benfica estava certíssimo!

... E os benfiquistas optaram por não o discutir! Por ficarem em casa a ver as novelas da TVI ou outras coisas que os entretêm nos intervalos entre os jogos do Benfica, que constituem verdadeiramente o seu elo de ligação ao Clube. Se ganham... está tudo bem! Se perdem... está tudo mal!

Não me desilude que a proposta tenha sido aprovada! Nenhuma decisão me desiludiria, desde que tomada em consciência por um número de sócios proporcional à importância desta decisão.

Mas mais desiludido ficarei, então, se por infelicidade ou incompetência falharmos os objectivos desportivos e, nessa altura, como por artes mágicas todo este conformismo se transformar em inconformismo para poder trucidar publicamente a direcção, os jogadores, o treinador... tudo o que mexe!

É assim o benfiquismo e talvez por isso nunca mais saiamos da "cêpa torta"... escolhemos sempre o caminho mais fácil, o das não-decisões. Bom é acreditar em tudo enquanto se ganha e despedir tudo e todos à primeira derrota. Do Presidente aos sócios, todos escolhem o caminho mais fácil... o primeiro para os seus interesses, os segundos para o seu ego.

Talvez por isso, esta reestruturação hoje será tão boa e aprovada por pouco mais de 100 sócios (de entre 200.000, ou seja, 0,05% dos sócios aprovaram esmagadoramente esta reestruturação)... e que amanhã poderá vir a ser tão má, nefasta e estar a colocar em causa a identidade e o futuro do Clube e da SAD.

Deixo-vos o discurso do Presidente do Clube, recheado do populismo que o caracteriza e sem ir ao fundo das questões realmente importantes... talvez porque não interessasse.

Teremos o que fizemos por merecer...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sobre... Bella Guttman

 ●  12 comentários  ● 
Dizia eu à pouco que o "feiticeiro" Bella Guttman não só foi mestre dos relvados, como ainda disse umas coisas acertadas além de ter explicado como ninguém o que é a "Mística", nomeadamente disse que ter muitos brasileiros era algo (que podia ser) prejudicial para a organização do grupo de trabalho.

Não vou aqui colocar em causa a qualidade de Alan Kardec e Airton. Longe disso! Apesar de todo o enorme potencial que pode revestir estes jogadores, confesso que a minha preferência vai para jogadores portugueses ou formados no SLBenfica.

Novamente aparece um jogador de 19 anos (Kardec) e mantem-se outro na formação do Benfica (Nélson Oliveira) que é tão bom ou melhor... mas não dará dinheiro a algumas pessoas.

Gostaria também de mostrar que, é nos momentos maus que se confirmam as raizes dos problemas, pois é quando eles se revelam e deixam de ficar na sombra das emoções e euforias. E mais uma vez estamos a assistir a erros do passado:

- Anuncios de jogadores precipidados, ao invés de dar confiança ao grupo que lá está!
- Movimentos de Gestão de retorno muitíssimo duvidoso e talvez até penalizador
- Ausencia de capacidade de resposta às manobras do "Sistema"

Enfim... o problema de Braga, de Olhão, etc... não são os jogadores, não é o treinador. Já no passado não fora Quique Flores, nem os jogadores.

O problema é, novamente, numa gestão desportiva ineficiente que, nos momentos onde quem faz a diferença é a Direcção, simplesmente... abandona os jogadores e o treinador.

Contra estas coisas, não há qualidade (que tem muita) de treinador que resista, nem atitude e estofo (que têm muita) de jogadores que se mantenha. A mensagem tem que vir de cima e os jogadores têm que sentir que as suas capacidades e o seu esforço não pode ser rebentado por terceiros, que a direcção não é capaz de combater (porque interessa?).

E ainda vêm com uma moral de "meninos de coro" a dizer: "sabemos como as coisas se fazem, mas não podemos provar nada". O QUÊ???????

Então mas todos sabem que houve dinheiro por fora em Olhão, em Braga e este ano em quase todos os jogos. O que esperam para combater isso com acções claras e objectivas?

Bella Guttman

 ●  4 comentários  ● 
O "feiticeiro" não foi só autor da celebre prosa sobre a mística do Benfica! Também disse uma vez que "Um brasileiro é bom, dois dá asneira e três já fazem uma escola de samba".

Já voltamos a este tema!

domingo, 13 de dezembro de 2009

A importância do dia 15 de Dezembro

 ●  2 comentários  ● 
Dia 15 de Dezembro é dia de AG do Clube! Os que andam de mão dada com o carneirismo, podem até tentar desvalorizar a importância deste momento na vida do Clube do qual são (serão?) sócios.

Podem até vir com a ideologia de que somos "insignificantes" para exigir o que quer que seja aos orgãos sociais eleitos para o Clube (numa noção de democracia muito estranha). E com isso acham que nos podem tirar o clube, apenas e só porque um dia fizeram alguma coisa de boa pelo Clube.

EU EXIJO! E vou exigir sempre, e o direito que me assiste está nas quotas que pago há mais de 20 anos! Sim... mais de 20 anos dá tempo para esses ilustres gestores que alguns querem que eu passe carta branca passarem por todos os estados da sua existência desportiva... desde os momentos em que até outros clubes apoiavam. A minha coluna vertebral é direita.

Ainda que há quem tente relativizar (eu até entendo os motivos deles), mas o que estaremos a votar na 3a-feira é se queremos que o clube mantenha no futuro o controlo da SAD... ou não! Espero que ainda se lembrem do tópico E um "Abramovich" no Benfica? pois é o que poderá acontecer no futuro.

Eu não tenho dúvidas, depois do que tenho tido oportunidade de ler (desde a informação do clube até às análises competentes externas), que a curto/médio prazo o resultado da aprovação desta reestruturação do grupo Benfica será a perca de controlo da SAD.

O mesmo já foi tentado no SportingCP, e muita força fez o Presidente de então devidamente mandatado pelo maior interessado em que o Clube perdesse o controlo da SAD. Segue-se o Benfica... o interessado é o mesmo e as intenções também.

Por muito que ilustres escribas e comentadores tentem, cada um de nós tem o direito e o dever de ter opinião, de estar presentes na AG e de votar em consciência com o que acreditam ser as suas convicções e leitura da proposta apresentada.

Conforme fiz nas eleições, nunca votarei favoravelmente a um cenário de "tudo ou nada"! Ou a Direcção apresenta, pelo menos, dois caminhos viáveis à nossa consideração, ou eu recuso-me viabilizar cenários de "ou aceitam, ou aceitam".

Não gosto de ser chantageado ou pressionado para tomar decisões que servem primeiro os interesses privados e só depois, se sobrar alguma coisa, servem o Benfica... e deixando sempre o Clube para o fim, em detrimento da SAD.

Mas que fique claro também outro facto: É absolutamente inaceitável que todos aqueles que em tempos se organizaram ou quiseram organizar para se propor como elegíveis para a Direcção do Clube, estejam agora comodamente silenciosos e sem procurarem contribuir para o debate destes temas, numa perspectiva não de poder ou critica à Direcção, mas numa perspectiva de vigilância activa e de poder ser uma voz activa na busca de soluções para o Clube.

Não consigo tolerar que pessoas credíveis e conhecedoras destas temáticas se limitem a dar entrevistas e a fazer papel de "Dom Sebastião" quando o Clube está em apuros... mas quando é realmente fundamental terem um papel activo para defender o Clube de determinadas decisões... simplesmente assobiam para o lado. Quem toma esta atitude não terá nunca qualquer credibilidade para fazer parte de um projecto no Benfica!

Que moral terão esses para um dia vir dizer que algo está mal... se quando puderão ter opinião, atitude e uma palavra a dizer... se acobardaram?

A PRESENÇA DE TODOS É ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL NA 3ª FEIRA! E votem! Não votem contra o fulano A ou B! Não votem a favor de memórias ou promessas! Exerçam o vosso DIREITO e DEVER em consciência do que pretendem para o futuro do Clube.

No que me diz respeito, jamais aceitarei uma posição que fragilizará o Clube e exporá a SAD no futuro.

ranking