O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

A Bolha que os candidatos alimentam erradamente

2 comentários

Não, esta conversa não é sobre as redes sociais - mas podia ser, na medida em que de facto há 2 ou 3 mil pessoas que acham que por escreverem algo nas redes e os seus 500 amigos amplificarem e cada um ter uns pequenos milhares de visualizações isso é sinal de grande impacto.

A "Bolha" a que me refiro hoje é a que leva os candidatos a acharem que o SLBenfica vive isolado no mundo e, pela sua "grandeza" pode e deve impor-se perante um ecosistema que há muito que engoliu clubes como o SLBenfica.

Quando, a 10 de Junho, escrevi o tópico Um Clube Maior que Portugal, numa Liga menor que Portugal foi uma primeira perspectiva e alerta sobre a tão propalada hegemonia onde pareece que os benfiquistas perderam a noção de duas coisas básicas:

1. Que o desporto só nos apaixona porque encerra em si um misto de expectativa e incerteza - precisamente a que leva o SLBenfica a agigantar-se sobre clubes maiores e mais poderosos de outras ligas, mas que também leva a que alguns mais pequenos se agigantem sobre nós.

2. Que o SLBenfica existe num contexto local e global, sem os quais toda a dimensão e capacidade que podemos ter perde todo o sentido.

Sucedem-se as medidas propostas pelos candidatos que se sustentam num contexto de ignorância do factor externo e colectivo:

- Não ganhar é sinal de incompetência (desvalorizando a essência do que é o desporto)
- Obrigar a menores custos com bilhetes nos jogos fora (menos receitas para os outros)
- Maior fatia das receitas do direitos televisivos para o Benfica (menos para os outros, dado que o total não aumenta)

O SLBenfica apenas por duas vezes, na sua história, ganhou 60%+ dos titulos numa decada em Portugal. O FCPorto idem (no auge do Apito Dourado) e o Sporting nunca.

Ora querermos ganhar cada vez mais é o caminho... pôr tudo em causa e considerar todos incompetentes porque e quando não ganhamos é absurdo e acabará por se virar contra quem o disser, quando estiver como Presidente.

Ao mesmo nivel, andar a dizer que é preciso fazer o que é justo para o SLBenfica, ignorando a realidade actual, é absurdo. Deixem-se de populismos.

Por exemplo, há tempos escrevi sobre a solução mágica óbvia mas nunca implementada porque são todos burros! e mostra claramente que não chega dizer baboseiras como "reduzir o numero de jogos para o Benfica poder ter mais flexibilidade para jogar na Europa" ou "aumentar as receitas porque é justo ao ser o Benfica quem dá dimensão à Liga".

CHEGA DE POPULISMO!
Isso é facilmente desmontado e o candidato incumbente nem precisa abrir a boca de tão alheado da realidade que essas coisas são para os mais experientes (ao contrario dos miudos sem experiência de vida que acham que isto é óbvio que todos vão aceitar).

Se queremos a mudança, e queremos, não podemos andar com discursos absurdos que parece que o SLBenfica existe sozinho, joga sozinho e a nossa "grandeza" justifica que todos se coloquem de joelhos.

Não funciona assim, não vai acontecer, sequer. Pelo menos os que foram ao Mundial de Clubes e sentiram a diferença de pessoas / dimensão que cada clube arrastou, deviam desde logo ter aberto os olhos a muita gente.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. João S.3/9/25 13:07

    "Se queremos a mudança, e queremos (...)"...

    Não, não queres a mudança. Quem quer a mudança não vota, (supostamente) sistematicamente, em branco e não faz a campanha que é feita por aqui contra todo e qualquer candidato de oposição, em especial o que aparente reunir maior hipóteses de disputar a vitória eleitoral.

    Quem quer mesmo a mudança assume esta posição, assume um candidato e faz por isto.

    O que é feito por aqui é no sentido de que tudo fique como está (muito provavelmente por interesse próprio) ou, no limite, "mais vale um mal conhecido que o desconhecido", como foi afirmado por aqui (seja ele bom ou mau).

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/9/25 13:18

    Tanta letra para não dizer nada.

    Se querem a mudança façam como aqueles a quem criticam. Proponham! Mesmo que sejam disparates.

    O que propõe sobre as competições ou a centralização? Go with the flow? Para isso já lá está o Rui Costa. Afinal, ele é experiente e até ganha umas tacitas daquelas de pechisbeque de vez em quando.

    Vocês são é situacionistas. Só querem mudar as caras. Depois os que propõem disparates é que querem tacho!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking