O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 30 de novembro de 2019

SL Benfica - Marítimo

. 141 comentários

ONZE DO SL BENFICA: Odysseas, André Almeida, Rúben, Ferro, Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Vinícius.

Suplentes: Zlobin, Tomás Tavares, Jardel, Florentino, Caio, Jota e Raul de Tomas.

-------------------------------------------

Veremos como esta equipa se comporta depois de ter jogado durante a semana.

Fundamental chegar ao Natal em primeiro lugar.

Carrega Benfica!!!

Domingos Piedade, um grande senhor

. 10 comentários

O falecimento de Domingos Piedade marca o fim de uma era no desporto motorizado português.

Foi um dos homens mais importantes na promoção da imagem de Portugal lá fora pelo seu profissionalismo e pela sua qualidade superior de trabalho.

Juntamente com César Torres, também já falecido, foram os grandes senhores que trouxeram para Portugal os Rallys e a Fórmula 1.

Quem não recorda as transmissões da Fórmula 1 na RTP narradas por Adriano Cerqueira e Domingos Piedade? Eram um espectáculo dentro da emoção que era a Fórmula 1 então.

Teve um papel muito importante na dinamização da AMG e também por isso era internacionalmente reconhecido.

Trabalhou com os melhores de sempre como Ayrton Senna ou Emerson Fittipaldi.

Era também um grande benfiquista.

Se há quem deixe saudades será ele.

RIP Domingos Piedade. 

Da série "o Mendes não tem jogadores no SL Benfica..."

. 32 comentários

Renovação de Ruben Dias é um bom sinal para o futuro do plantel.

O seu ar feliz e confiante de que ficará muitos anos no clube deixa-nos a todos descansados.

A foto com o presidente do SL Benfica e com Luís Filipe Vieira também nos sossega em saber que o clube não é gerido de fora para dentro.


sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Que lata!

. 68 comentários

Vieira: «Coloquei 4 M€ no Benfica. O que vier a receber um dia é o meu dinheiro»

Só por curiosidade: quanto colocou no Novo Banco?

Quanto custam as viagens de avião privado? Quanto custa ao SL Benfica a legião de avençados?

A OPA vai ser desmascarada. 

A lata de Vieira não tem fim. Nem todos os benfiquistas andam a dormir, sabia?

Ruben Dias e Jorge Jesus

. 51 comentários

Ruben Dias:

Avança o jornal Record que o SL Benfica e Ruben Dias chegaram a acordo para a renovação do contrato do defesa central português.

Uma boa notícia, desde que o mesmo seja para cumprir o contrato.

Com se viu na Alemanha, Ruben ainda tem bastante para melhorar, sendo que beneficiaria muito em ter um central de qualidade e experiente ao seu lado. Isso sim seria uma dupla de Champions!

Sem querer com isto desmerecer o esforço do Ferro, entendo que o jovem central ainda não tem a estaleca para ser um titular do SL Benfica quando se joga ao mais alto nível. 

Nos jogos a sério (Champions) não há margem para amadores ou experiências.

Saúdo esta notícia e espero que seja para ficar muitos anos no Sport Lisboa e Benfica.

Jorge Jesus:

Quem acompanha o NGB há mais tempo (ainda JJ era treinador do SL Benfica), conhece bem a minha opinião sobre o Rod Stewart da Reboleira.

O seu impacto no SLB no primeiro ano foi notório mas, como em todos os restantes do clubes da sua carreira, fica por aí.

Foi co-responsável por perder um tricampeonato para 2 treinadores quase amadores.

Sacrificou as restantes competições para conseguir garantir os seus segundo e terceiro títulos de campeão no SL Benfica.

Todas as temporadas a equipa chegava a Janeiro/Fevereiro de rastos fisicamente. 

Era o responsável por qualquer coisa boa que a equipa fizesse, mas nunca tinha responsabilidades quando a equipa perdia. 

Recordo que os mesmos que atacavam o que escrevia quando se apontavam a Jorge Jesus os seus erros enormes que sacrificavam o interesse do SL Benfica em nome dos seus próprios interesses, foram os primeiros a virar o bico ao prego quando o Rod mudou para Alvalade. 



Como eu defendia há muito que o SL Benfica precisava de um outro treinador, com outra dimensão, estou à vontade para falar nos hipócritas que não quiseram reconhecer que foi o presidente do SL Benfica que não quis o treinador e o queria enviar para o Médio Oriente, juntamente com Jorge Mendes.


O problema nunca foi Jorge Jesus ter ido para o Sporting mas sim o que fez lá. 

Jorge Jesus atacou o SL Benfica como poucos o tinham feito até aí. Muitas das acusações feitas por Bruno de Carvalho ao nosso clube vinham de informações internas partilhadas por Jorge Jesus, estou convencido.

Mais ainda: era o tempo em que Luis Bernardo estava também desse lado da barricada, tempos em que Renato Sanches foi alvo de uma campanha vergonhosa do Sporting sobre a sua idade.

Jorge Jesus nunca teve mercado na Europa. Só teve 2 clubes para onde poderia ter ido e por intervenção de Jorge Mendes.

Até conseguiu perder campeonato para Rui Vitória, acabado de chegar ao SL Benfica.

Por isso é que acabou por ter que ir para as Arábias onde, mesmo assim, não conseguiu terminar a temporada.

Assistir a todo este forrobodó sobre Jorge Jesus e o Flamengo é não só patético como demonstra a nova campanha em curso para espetar com ele novamente no SL Benfica.

Por isso é que o presidente do SL Benfica já nem se dá ao trabalho de ver os jogos da equipa de futebol ou pelo menos assistir aos jogos na totalidade.

Quem quer fazer do campeonato brasileiro algo de especial ou nunca viu ou então tem visto pouco.

As equipas brasileiras têm poucos hábitos de trabalho rigoroso e empenhado e, por isso, a selecção brasileira há muito que não é aquele "dream team" que já foi e que muitos de nós vimos várias vezes ao longo dos anos.

Jorge Jesus aproveitou o facto de o Flamengo ter muitos jogadores com Europa como experiência e assim foi mais fácil implementar a cultura de trabalho, que reconheça-se, JJ dá às suas equipas.

Mas a comparação da Libertadores com a Champions League é o mesmo que comparar a Avenida da Liberdade com a Rua da Betesga. É ridículo.

Naquela competição, teremos as 2 equipas mais fortes da Argentina (o Boca e o River) e pouco mais. Comparar isso com uma Champions recheada de equipas inglesas, espanholas, alemãs e outras...só mesmo em sonhos.

Quem viu o jogo da final da Libertadores percebeu como o Flamengo foi metido no bolso enquanto os argentinos tiveram "canetas". O Mestre da Táctica, como tantas vezes no SL Benfica, com adversários a sério é uma fraude enorme. Perde nos pormenores mas também na incapacidade de reagir em condições. Quantas vezes no SL Benfica?

Todo este circo em redor de Jorge Jesus é uma palhaçada enorme. 

Para os benfiquistas com memória, nunca este senhor entrará no SL Benfica novamente, depois de todo o mal que fez ao clube enquanto estava no Sporting.

Essa será uma história que um dia será contada na totalidade. Talvez mais cedo do que alguns julgam.

Inconcebível

. 55 comentários

"Luís Filipe Vieira viajou de jato privado para Leipzig, no entanto o presidente do Benfica só assistiu à primeira parte do jogo dos encarnados na Liga dos Campeões.

O Correio da Manhã sabe que a situação gerou mal-estar no seio da comitiva benfiquista.

O presidente da equipa das águias foi acompanhado pelo filho Tiago, o vice Nuno Gaioso e Costa Quinta." - CM.

Como as horas passam e não há desmentidos, é porque a notícia é verdadeira.

O desprezo de Luis Filipe Vieira pelo SL Benfica é total.

Vieira quer lá saber dos resultados desportivos ou se o SL Benfica ganha ou perde jogos.

Para o "dono" do SL Benfica, o que interessa é a máquina das transferências de jogadores, isso sim o seu verdadeiro campeonato.

Vieira, enquanto não foi campeão mais com mais frequência, ainda permitiu que se comprassem jogadores com qualidade superior. Basta comparar os plantéis de JJ, por exemplo nos primeiros anos com todos os que RV teve e com o que foi dado a BL para gerir.

Agora é que Vieira se está a revelar a todos... mas só mesmo quem andava iludido é que se pode surpreender com o desprezo de Vieira pelos resultados desportivos.

Vieira está quase a fazer 19 anos de gestão de futebol do SL Benfica. Não teve um mandato ou dois. Está a caminho de quase duas décadas a mandar no futebol, primeiro como director e depois como presidente. 

Vieira anda a degradar a qualidade do plantel há anos. Em contradição com essa avareza em comprar qualidade para a equipa, o SL Benfica nunca facturou tanto a todos os níveis.

E para que serve esse dinheiro?


Para isto. Para Vieira fazer vida de luxo à conta do SL Benfica.

E com que legitimidade é que, num avião pago com o dinheiro do clube, viajam elementos não afectos ao mesmo? 

Vieira não foi a Vizela ver o jogo da Taça mas teve agenda para no dia anterior, também de avião, dar um pulo ao Porto para um evento privado.

Vieira só não tem tempo para ir ver as modalidades aos pavilhões ou agora, sequer, para ver jogos decisivos da equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica.

Já sabemos que Domingos Soares de Oliveira meteu despesas pessoais às contas da SAD, confirmado pelo próprio.

Sabemos que, só em advogados, o SL Benfica já gastou mais de 14 milhões de euros.

O SL Benfica vai gastar mais de 30 milhões de euros a encher os bolsos a gente que não mexe uma palha pelo clube.

Verificamos que Vieira viaja em aviões privados como se de um Bill Gates se tratasse. A diferença é que Bill Gates tem fortuna...

O que perguntamos é: quanto está a custar isto tudo ao SL Benfica? 

Não há dinheiro para termos uma equipa de qualidade aceitável para as competições europeias mas há dinheiro para vidas de magnata?

O clube ainda não é seu, Luis Filipe Vieira. E no dia que o fosse, não seria mais o nosso SL Benfica!

Porque o Seixal nunca será um projeto desportivo... Mesmo que LFV quisesse

. 68 comentários

Há uma realidade indesmentível: Uma boa Academia de jogadores, uma que forma Bernardos, Cancelos ou Félixes, uma que chega a finais da Youth League, seja ela qual for, tem muito clube de nomeada a seguir os seus miúdos, em tenra idade diga-se, antes até de atingirem a idade de se tornarem profissionais.

Muitos destes jogadores de 16, 17, 18 anos já têm empresários a receberem propostas de transferência, o que diga-se, nem é caso virgem do Benfica, onde poderia lembrar por exemplo a saída precoce dos jovens promissores Ronny Lopes e Fábio Silva, onde a vontade do jogador/empresário prevaleceu e o clube nada pôde fazer.

Como é que se seguram estes miúdos de 16/17 anos que se preparam para iniciar o seu caminho profissional? Desde logo com um contrato profissional e uma cláusula de rescisão de 35 ou 40 milhões de euros. Poderia ser uma cláusula de 80 ou 100 para estarmos mais precavidos? Poderia mas é impraticável, já que o Benfica não pode pagar a todos os miúdos ainda tão verdes um ordenado compatível com o valor dessa cláusula de rescisão. Nem os empresários aceitariam uma tão grande limitação dos seus direitos.

Vejamos o caso de João Félix: Muita gente se queixou da venda por 120 milhões de euros mas, há que dizer: o Benfica muito pouco poderia fazer para impedir esta transferência, MESMO QUE QUISESSE. Porque se o empresário QUISESSE, João Félix nem tinha renovado com o Benfica há um ano atrás subindo essa cláusula de 45 para 120 milhões . Já nessa altura Félix tinha mercado.

E aqui o vendedor de melões Jorge diz: “Ó Luís , tu até podes ser o dono da quinta mas quem manda aqui sou eu. Se queres subir a cláusula para 120 milhões, eu quero 5% ou 10% dessa venda, e comprometes-te a vender se surgir essa proposta. Senão vendo o melão já hoje por 45 milhões e é tudo o que te entra na conta.”

Esta é a realidade meus caros. E por isso entendo que neste contexto, num contexto em que os empresários são os INIMIGOS dos clubes haja a necessidade de tornar o inimigo numa espécie de PARCEIRO ESTRATÉGICO, onde os interesses de clubes e empresários possam andar (mais ou menos) lado a lado.

E por isso até entendo que um clube prefira trabalhar só com um empresário como faz o Benfica, que os jogadores da Academia sofram pressões para assinar por esse empresário se querem jogar e ser valorizados, porque se os empresários são e serão sempre o inimigo, é muito mais fácil “regulamentar” essa parceria estratégica com UM empresário apenas do que com vários ao mesmo tempo. É mais fácil que através dessa “regulamentação” da relação clube-empresário, os interesses do clube sejam mais bem defendidos, mesmo que os do empresário prevaleçam quase sempre.

Se o Benfica tivesse de lidar com 15 empresários ao mesmo tempo, seria muito mais difícil definir estratégias avulso e caso a caso, porque a urgência do empresário vender o único melão que tem da quinta é bem maior. A vantagem do Benfica ao lidar maioritariamente com um empresário apenas, é que a sua capacidade negocial é bem maior ao oferecer ao empresário toda a plantação da quinta, em vez de andar a negociar com vários empresários na base de um melão apenas.

Vamos agora relembrar e analisar duas ou três frases proferidas por LFV ao longo dos últimos dois anos para percebermos melhor o contexto que se vive:

Em Novembro de 2017 a promover o Seixal: “Estes miúdos sentem o Benfica de forma diferente.

Também  em Novembro de 2017: “O Benfica deve isso (a equipa A do Benfica) aos pais dos miúdos que acompanham os seus filhos na sua caminhada no Benfica desde os 9 aos 18 anos!

Mas já este ano LFV viu finalmente a luz (há luzes que lhe chegam tarde mas chegam), adaptando a primeira frase acima a algo bem mais verdadeiro: “Estes miúdos gostam do Benfica mas também gostam de dinheiro.

Tardou mas LFV chegou lá. Aliás, eu diria mais: Diria que estes miúdos gostam muito de dinheiro mas também gostam do Benfica. Sim, o dinheiro em primeiro lugar, aliás como qualquer brasileiro ou argentino.

Bom, vamos então juntar isto tudo e colocar-nos agora na pele dos miúdos: jogadores que aos 17 anos já têm propostas para sair. O que é que impede estes miúdos de 17 anos de saírem do Benfica? Duas coisas apenas:

a)  Conseguirem um contrato profissional com o Benfica (mas este factor não é assim tão decisivo já que muitos destes jogadores já são observados e conhecidos no estrangeiro e poderiam ter um contrato profissional com um clube europeu qualquer.

b)  A perspetiva de jogarem na equipa A do Benfica, de terem minutos de jogo, de crescerem lá dentro e saírem um dia mais bem preparados.

E este ponto B meus amigos, é a chave de tudo e a razão pela qual à medida que o Benfica Made in Seixal cresce, o projeto desportivo do Benfica definha:

É que para estes miúdos quererem ficar no Benfica, para estes miúdos aceitarem renovar pelo Benfica quando de lá de fora já os chamam, têm de ter perspetiva de encontrar espaço na equipa A. E para encontrarem espaço na equipa A, não podemos ter um Benfica muito forte cheio de internacionais a barrar-lhes o caminho.

Se o caminho do Benfica A estiver tapado, muitos destes jogadores preferem sair ainda mais cedo, porque se é para não jogarem mais vale já estarem lá fora num clube europeu a ganhar dinheiro que se veja.

Vejam Renato Sanches, não foi muito melhor para ele revelar-se um flop já com um contrato milionário de longa duração com o Bayern do que ter-se revelado um flop tendo ficado no Benfica?!

Mais, e se é para não jogarem, também o empresário prefere vender logo para garantir a sua primeira grande comissão desde logo de um melão que não tem mais de 15 anos de vida útil, já que não se sabe se esse melão ainda verde algum dia será maduro como se espera.

Resumindo isto tudo, chegamos pois a um ponto em que temos 125 jogadores com contrato profissional com o Benfica, muitos deles miúdos com tudo por provar, e onde sabemos que muitos desses miúdos nunca corresponderão àquilo que se espera deles.

Este ano por exemplo, três miúdos Tavares subiram à equipa A. Agora pergunto: Quantos destes 3 Tavares vocês acham que estarão no Benfica no próximo ano? Arrisco dizer: Provavelmente nenhum. Porque estes miúdos têm de agarrar o lugar logo à chegada para valerem logo muito dinheiro.

E se não agarrarem o lugar, e se continuar a existir dúvida quanto ao que valem no final desta época, têm de ser vendidos por 15 milhões cada um para dar lugar a outros miúdos que também sonham e vêm logo atrás: Repito, os que vêm atrás também precisam de encontrar espaço senão o ciclo quebra-se, logo alguns têm sempre de sair, e esses são os Diogos Gonçalves e os Joões Carvalhos que tiveram um ano para se mostrar e mostraram muito pouco.

E aí está a explicação do porquê dos 15 milhões por melão, que LFV disse que todos iriam perceber um dia... 15 milhões é o preço médio por melão para a quinta ter rentabilidade... É o preço (alto, diga-se), que se cobra pelos melões dispensados que não são ainda doces nem amargos e que queremos que sejam os outros clubes a abrir. Não importa se o Bernardo sai por 15 e amanhã vale 80, porque também há muitos que saíram por 15 e amanhã nem 5 valem... No fim, o preço médio tem é de dar lucro ao produtor de melões e seus amigos, sendo irrelevante se o lucro maior veio do melão A ou melão B...

Mas percebem a realidade meus amigos, a razão pela qual o Benfica Made in Seixal implica sempre ter um Benfica fraco?! É que sem espaço na equipa A, todo o projeto cai por terra, não há forma de convencer os miúdos a ficar no Benfica se lá de fora já há clubes a chamá-los... Mas para haver espaço na equipa A para eles todos sabemos que o nível não pode ser muito alto...

E agora pergunto: LFV quer ainda mais campos relvados, mais Universidades, mais cimento, mais miúdos a ser formados... Para onde irão esses miúdos?! Para o Benfica A também?! Vão começar a ser quantos a subir todos os anos? 10/12 por ano?! Vamos passar para 180/200/300 jogadores contratados?! Onde é que isto acaba?

Chegará a altura em que andaremos a formar para clubes rivais aproveitarem, porque de facto não há capacidade para escoar e dar palco a todos os jogadores que criamos, e o palco é a chave de tudo, o único cenário que pode demover jogadores e empresários de procurarem (ainda) mais cedo a única coisa que realmente lhes interessa no meio deste circo todo: Dinheiro e vidas boas...

Dinheiro e vidas boas... Dinheiro e vidas boas... O Seixal é um projeto financeiro, nunca foi um projeto desportivo... É o que sempre disse.... e mantenho.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Queremos um SL Benfica de adeptos ou de clientes?

. 108 comentários



"A exibição, em casa do líder do grupo, o segundo classificado da Bundesliga e que se encontra numa boa sequência de resultados, marcando, inclusivamente, 24 golos nos cinco jogos anteriores, prestigiou o Benfica." - News Benfica.

É assim que a newsletter do regime caracteriza um jogo em que ficamos ELIMINADOS  da Champions League: prestígio.

O prestígio advém de resultados desportivos, que deveria ser o principal objectivo dos orgãos sociais eleitos e da administração da SAD.

A história gloriosa do SL Benfica foi construída com resultados desportivos. 

A grandeza da massa adepta do SL Benfica foi construída com muitas vitórias nos campos por essa Europa fora.

Eram os tempos retratados pela imagem acima assim tão diferentes? Afinal, não tinham na mesma os grandes clubes da Europa muito mais meios financeiros que o SL Benfica?

E mais: a concorrência não era limitada aos principais clubes dos principais campeonatos. Clubes como o Anderlecht, o Sparta de Praga, o Steaua de Bucareste, qualquer clube britânico, o Marselha, o Bordéus, os clubes italianos e tantos outros que tornavam qualquer jogo europeu um desafio difícil.

Naquela altura o SL Benfica não tinha receitas de centenas de milhões de euros. Não tinha contratos de direitos televisivos de centenas de milhões de euros. Naquela altura, os presidentes metiam dinheiro no SL Benfica e não o tiravam ou gastavam como se fosse seu.

(Lembro que Damásio foi enxovalhado pelos sócios pelos seus gastos em charutos cubanos no SL Benfica! O que teriam dito os sócios daquela altura se Damásio andasse a viajar em jacto privado à custa do SL Benfica?)

As quarta-feiras europeias eram motivo de entusiasmo, ansiedade e até loucura na Luz. Sabíamos que a nossa equipa, mesmo com menos meios financeiros que os outros, entrava em campo para comer a relva e superar-se.

Alguém sente isso hoje?

Hoje os orçamentos são muito maiores mas alguém tem dúvidas de quem um clube com os meios do SL Benfica, gerido de forma rigorosa e com foco total nos resultados desportivos, não faria muito melhor com muito menos que os outros? 

Olhem para os plantéis mais caros do mundo e é só batalhas de egos, preocupação em ter mais contratos publicitários e cada vez menos foco do que se passa dentro de campo.

Daí que clubes como PSG ou o City, por exemplo, na Europa continuam a ser quase irrelevantes. Não há cultura ou foco. Há jogadores milionários e com objectivos desfasados dos que seriam os objectivos do clube.

Ora, o SL Benfica e a sua cultura de exigência, com uma gestão virada para o rigor financeiro e para os resultados desportivos, faria muito mais do que ser eliminada da Champions 7 vezes em 10.

Após (mais) uma eliminação, o que se poderia esperar era uma retratação pública de quem manda no futebol do SL Benfica. O assumir das responsabilidades por plantéis depauperados ano após ano, e com reforços de qualidade mediana ou duvidosa.

Por isso é que se vê o discurso da propaganda da News Benfica a excitar-se com o "a equipa quase triunfou."

Só que o futebol vive de resultados desportivos e não de coisas "OPAcas" ou de negócios pouco claros.

A verdade é que mesmo a nível nacional o SL Benfica beneficia de um Sporting em guerra civil e de um FC Porto que, apesar de estar falido, dá mais luta e ainda há pouco tempo teve a oferta de mais um título nacional em vez de conseguirmos o nosso Penta.

Com o plantel fraco que temos e o treinador claramente limitado que está a orientar a equipa, com oponentes que dessem mais luta, onde estaria este SL Benfica?

A News Benfica fala do apoio no estádio dos Alemães. Esse apoio, apesar de fervoroso, era dos menores de sempre na Alemanha. 

Recordando um dos jogos mais épicos do SL Benfica naquele país, em 1994, em que metade do estádio era "nosso", nota-se que apesar dos milhares de portugueses naquela zona da Europa, a motivação não é muita para assistir a jogos europeus.

Mesmo na Luz as assistências europeias são cada vez menores porque o que o SL Benfica tem a apresentar aos adeptos é um futebol fraco e, invariavelmente, derrotas.

É um erro achar que as pessoas estão dispostas a gastar DO SEU DINHEIRO, pagando bilhetes que continuam a subir todos os anos, para depois assistirem a estas prestações de miséria.

O que tem a dizer Luis Filipe Vieira a todos os que compram o RedPass Total quando, no final de Novembro estamos quase com os 2 pés fora das competições europeias?

A relação dos adeptos com o SL Benfica não é financeira, é afectiva. 

Mas assistindo a uma gestão que despreza os resultados desportivos, que tem como principal foco as negociatas e se possível sem qualquer explicação a ninguém, até quase agredindo quem questiona o que se passa como se viu na última AG do SL Benfica, não é normal que os adeptos se afastem?

Os adeptos não são pagos para bater palmas. Os adeptos PAGAM do seu bolso para ali estar. Alguém se sente motivado a ir ver o clube quando a única coisa que lhe têm para apresentar são derrotas e propaganda?

Quem é o SL Benfica sem adeptos? É o SL Benfica dos clientes que vai dar futuro desportivo ao clube? 

O SL Benfica dos clientes não se pode queixar quando aos 80 minutos na Luz olha para as bancadas e vê 1/3 dos adeptos no estádio a ir embora. 

O SL Benfica dos adeptos, pelo contrário, sofre com a equipa e crê sempre que, não importa o adversário, o clube vai ganhar.

Luis Filipe Vieira quer ter um SL Benfica de clientes, e não de adeptos. 

Luis Filipe Vieira quer que o clube seja SEU. Quer ser dono do SL Benfica.

É esse SL Benfica de clientes que lhe permitirá total impunidade na gestão do clube. 

Aí já não terá que justificar a ninguém porque se pagam valores absurdos por jogadores que não tinham provado nada até então.

Será o SL Benfica dos clientes que permitirá que se brinque à gestão oferecendo mais de 30 milhões de euros a nunca nunca mexeu uma palha para beneficiar o SL Benfica, porque "era preciso devolver o dinheiro investido". Quem gostaria muito desse tipo de gestão eram os lesados do BES ou do BANIF, mas nem todos têm um "Morais Pires" na vida.

É esse SL Benfica dos clientes que não estranhará que o presidente do clube viaje de jacto privado pago pelo SL Benfica para todo lado, como se fosse um qualquer Bill Gates.

É esse SL Benfica dos clientes que não questiona porque se pagam 14 milhões de euros a advogados quando "não há nada que incrimine" o SL Benfica ou os seus dirigentes.

É esse SL Benfica dos clientes que não pergunta que relações mantém o SL Benfica com Paulo Gonçalves e se o nosso clube fez negócios com ele após a sua saída da SAD.

É esse SL Benfica dos clientes que deixa passar em claro o facto de o CEO da SAD meter despesas pessoais nas contas do SL Benfica, contrariando as boas práticas de gestão em qualquer outra empresa. Aliás, em qualquer outra empresa, esse CEO seria demitido na hora.

É esse SL Benfica dos clientes que ovacionará qualquer decisão que venda parte da SAD do clube a uns quaisquer chineses, sob a capa falsa do "investimento no futebol" e o "agora sim podemos investir na Champions".
Até parece que se tem enfraquecido propositadamente o plantel para se chegar a esse ponto não é?

Mas enquanto o SL Benfica for dos adeptos e dos sócios, esse SL Benfica de clientes não conseguirá triunfar.

Por isso é que para os adeptos ontem foi um dia triste. Sempre que o SL Benfica não vence é um dia triste... menos para os que não sentem o clube.

A falta de classe veio ao de cima.

. 160 comentários

Sim, a falta de classe. 

Não podemos estar a ganhar por 2 em cima dos 90 minutos e deixar fugir a vitória.

Falta de classe do grupo como um todo, mas também de um treinador que não tem muito mais a mostrar.

Qualquer treinador com dois dedos de testa metia, em virtude dos jogadores que tinha no banco, o Jardel ou o Florentino para destruir jogo. Dava instruções para mandar todas as bolas para a quinta do assobio.

Mas não Lage. Como mostrou na conferência de imprensa, o medíocre treinador do SL Benfica vê sempre um jogo diferente.

Mais uma vez, enterra um jogo com as suas opções.

Ficamos contentes com a atitude mais guerreira demonstrada durante a maior parte do jogo? Claro que sim!

Mas os jogos só terminam quando o árbitro os dá por finalizados.

Ficou demonstrado que sem as invenções para mostrar os putos nos outros jogos se calhar hoje estaríamos numa posição bem mais confortável.

Se é este o SL Benfica que Bruno Lage quer, então pode demitir-se já amanhã e voltar para adjunto do Carvalhal.

Mas nem Lage nem os jogadores são os maiores responsáveis disto tudo.

Quem os escolhe, quem define a estratégia e as prioridades é que é o maior responsável.

Aquele que se comporta como dono do SL Benfica, que gasta do dinheiro do clube como se fosse seu e que ainda hoje se deu ao luxo de fretar um avião privado para viajar até à Alemanha. Magnata...mas com o dinheiro do SL Benfica. 

Aquele que vai dar mais de 30 milhões aos amigos que nunca fizeram nada pelo SL Benfica, como será provado brevemente.

Para alguns, o dia foi bom porque chegou-lhes festejar o Golden Boy de alguém que nem atleta do SL Benfica já é.

Mas lamento... Os verdadeiros benfiquistas nunca se darão por satisfeitos com a mediocridade e lutarão por um clube que honre a grandeza da sua história.

Já agora: o Bruno Lage que explique porque foi a única pessoa que não foi saudar ou cumprimentar os adeptos.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

RB Leipzig - SL Benfica

. 180 comentários

Sim, é com uma imagem de Samaris que o site do SL Benfica ilustra a página dedicada ao jogo de hoje.

Convocados:

Guarda-redes: Ivan Zlobin e Odysseas;

Defesas: Grimaldo, Rúben Dias, André Almeida, Ferro, Tomás Tavares, Nuno Tavares e Jardel;

Médios: Pizzi, Chiquinho, Gedson, Florentino, Taarabt, Cervi, Caio e Gabriel;

Avançados: Jota, Raul de Tomas e Vinícius.

------------------------------------

ONZE DO SL BENFICA: Odysseas, André Almeida, Rúben, Ferro, Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Vinícius.

Suplentes do Benfica: Zlobin, Jardel, David Tavares, Florentino, Caio Lucas, Jota e Raúl de Tomás.

-------------------------------------

É com estes que isto hoje tem que correr bem.

VAMOS LÁ GANHAR O JOGO!!!

Dia de jogo morno ou o reflexo da vergonha que é o "Benfica Europeu" de Luis Filipe Vieira

. 80 comentários


É assim que partimos para uma jornada decisiva: em último lugar e a lutar pela sobrevivência nas competições europeias, com o apuramento para os Oitavos de Final a ser apenas uma miragem.

Só vencendo na Alemanha e torcendo por uma vitória do Zenit poderemos aspirar ainda a um milagre.

Infelizmente, Luis Filipe Vieira tornou as "quartas-feiras europeias" numa espécie de sofrimento e angústia, em vez do sentimento enorme de alegria que tínhamos no passado.

Tivemos más prestações na Europa no passado? Claro que sim. Não foram sempre vitórias ou alegrias. 

Mas havia uma diferença enorme: íamos a qualquer lado discutir o jogo. Infelizmente, a mentalidade de Luis Filipe Vieira e que Bruno Lage como bom empregadito executa, é irmos a qualquer lado para não perder.

Por isso é que os próprios benfiquistas, que ansiavam pelos jogos na Europa, hoje nem nos jogos em casa demonstram vontade de ir ver a partida ao vivo.

Há algum presidente anterior a Vieira que tenha gasto mais de 400 milhões de euros só em verbas de aquisição de jogadores, como o antigo sócio do FC Porto fez nos últimos anos no SL Benfica? Não.

Há algum presidente anterior a Vieira que tenha recebido no SL Benfica quase 1000 milhões de euros em vendas de jogadores como o antigo fã de Yazalde recebeu nos últimos anos?

E isto sem falar na antecipação de receitas televisivas até 2026 (mais quase 170 milhões de euros)...excedendo o seu atual mandato e mesmo que sendo reeleito, excedendo o próximo.

Abaixo ficam as prestações do SL Benfica nos últimos anos na Champions League. Aquilo a que a News Benfica se refere como "processo de reafirmação europeia". Alguém acredita que a News Benfica é escrita por benfiquistas?!

Já agora, Luis Filipe Vieira não foi a Vizela ver o jogo, embora tenha tido tempo para ir ao Porto no dia anterior passear.

Parece que também não lhe apeteceu ir à Alemanha assistir a um jogo tão importante como este. O homem gosta tanto do SL Benfica não gosta? 

Que outro grande clube Europeu tem um presidente que falha regularmente a presença nos jogos da equipa de futebol? 












terça-feira, 26 de novembro de 2019

Bruno Lage: cola isto no balneário!

. 94 comentários

"O Benfica foi a equipa que nos criou mais problemas no grupo. É verdade que o Lyon ganhou em nossa casa, mas foi culpa nossa, não foi porque o Lyon teve um dia bom... O próprio Benfica esperava mais de si, mas não vejo as coisas tão negras assim", disse Nagelsmann, antes de falar sobre favoritismos para o jogo.

"Não importa muito, importa sim quem ganha. Talvez sejamos um pouco favoritos, mas às vezes David vence Golias", recordou."
- Sapo.

--------------------------------------

Não vos dá raiva ouvir um clubezeco com meia dúzia de anos falar assim do Sport Lisboa e Benfica?

Se fosse ao treinador do SL Benfica, estas palavras amanhã estavam coladas no balneário à chegada dos jogadores.

E de seguida, na palestra perguntava:

"Vocês vão deixar que um clube com mais de 100 anos, com uma história de Glória e Vitórias, um dos maiores do mundo, seja encarado desta forma por um clube que nem sócios tem?

O vosso valor em campo não vale bem mais que esta conversa?"

VAMOS LÁ GANHAR A ESTES PEDANTES?

(Infelizmente, é esta a imagem que o SL Benfica tem cultivado na Europa do futebol, aquela que interessa: a imagem de um clube fraco, menor...)

A exclusividade... só para um lado

. 79 comentários

Foto e notícia: Record (link)
Expliquem-me por favor que sentido faz termos uma parceria de exclusividade com Jorge Mendes, em que o empresário é parte obrigatória em todos os negócios de venda de jogadores, e depois afinal não há essa mesma exclusividade do lado dele.

Não conheço clube que não queira trabalhar com Jorge Mendes e não defendo que não se trabalhe com ele, mesmo que a sua carteira de jogadores já tenha conhecido melhores dias.

No entanto, parcerias a este nível têm que envolver exclusividade. Se essa situação não se verifica, então porque temos que incluir Jorge Mendes em todos os negócios de venda de jogadores?

Nota: O tema da OPA ainda está só no começo... alô CMVM? Alô Banco de Portugal?

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Exclusivo: " A OPA da vergonha", por Rui Gomes da Silva

. 145 comentários


“Olá Rui!
Não há forma legal de impedir esta pouca vergonha da compra das ações dos amigos?
Abraço.”

Esta foi uma das inúmeras (muitas, muitas, mesmo) mensagens que recebi sobre a OPA da Benfica SGPS sobre as ações que ainda não controla da Benfica SAD!

Para quê?

Essa é a grande incógnita!

À primeira vista ... para dar a ganhar uns milhões largos de euros a um punhado de amigos, novos amigos, ex amigos, ou ex amigos que voltaram a ser amigos do - ainda - Presidente do Benfica!

Para dar a ganhar uns milhões, ao pagar o que não precisava de ser gasto, por garantir um prémio de 81% face à cotação de mercado das ações em causa, no dia em que foi anunciada essa intenção.

Uns milhões que poderão ter um valor bem mais significativo, se forem pagos ainda este ano, não vá o Governo mexer na tributação das mais valias das ações, com o englobamento desses valores nos impostos a pagar pelos respetivos titulares!

MILHÕES SEM RAZÕES 

Mas - e nisso estamos quase todos de acordo - uns milhões que não têm nenhuma razão para serem desembolsados.

Num ambiente opaco onde a transparência devia ser obrigatória!

Com agravante de nenhum dirigente do Benfica dar a cara pela ideia de enriquecer uns amigos!

Nenhum dirigente, especialmente da área financeira, que estão “sempre para as curvas” de cada vez que a coisa mete vitórias no futebol!

Reconheço que não será ninguém, mas quase ninguém!

OS TRISTES DO COSTUME A JUSTIFICAR AS OPÇÕES DOS QUE SE ESCONDEM NAS OPÇÕES DUVIDOSAS

E digo quase porque, a dar a cara pela decisão, só quem vive dos favores de quem - ainda - tem o poder no Benfica!

Como sempre!

Mais penoso de ver que o silêncio de quem vive dos vencimentos que o - ainda - Presidente do Benfica lhes manda pagar, só ler a defesa da compra de ações por quem não quer perder a sinecura de poder usufruir das viagens oferecidas ao estrangeiro, “no avião da equipa”!

Ou ver as tristes figuras que fazem os que vão por aí repetindo os argumentos da cartilha que recebem, sem saberem o que estão a dizer e, expondo dessa forma, mais do que ao que veem, o que são!

De facto, a condição humana, quando tem necessidades, é capaz de descer às catacumbas do carácter, às grutas do servilismo, às profundidades da bajulação, que contrastam com os picos da indigência intelectual que não são fáceis de alcançar!

Mas, disso estamos certos... deles será o reino dos céus, como bons pobres de espírito!

Concretizando, como poderão - debitando o que lhes mandam dizer - repetir, vezes sem conta, que a operação servirá para pagar a quem investiu ao princípio na SAD quando, entre os beneficiários da medida estão (para além do - ainda - Presidente do Benfica, embora a dois tempos), um ex magnata da comunicação desportiva que sempre nos prejudicou, um empresário que só começou a comprar ações desde há 2 anos a esta parte, ou um empresário que continua a sua vida em Angola?

A AMEAÇA DE UMA OPA HOSTIL QUE OS ESTATUTOS IMPEDEM

Mas a imaginação de quem escreve para os outros debitarem não tem limites!

Contando, obviamente, com a ignorância de quem depois, repetirá o que lhes disseram para dizer!

Na verdade, se a coisa não colhe pela recompensa aos beneméritos do passado (como se, num investimento deste tipo, alguém esperasse mais de 15 anos por isso), também não será possível admitir uma hipotética OPA hostil pelo controle da maioria das ações da SAD pelo BENFICA, face ao disposto no nº 2 do art.º 4.º dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica.

Não havendo, pois, qualquer razão para que isso aconteça e não sendo compreensíveis nem plausíveis as justificações avançadas (a não ser para esses idiotas úteis que se prestam a tudo, nomeadamente a justificar em público uma decisão que não compreendem, mas sem o que não receberão o seu vencimento no fim do mês, pago direta ou indiretamente, mesmo que muito indiretamente pelo - ainda - Presidente do Benfica), o que poderá estar por trás desta decisão?

Que opções serão essas, se ninguém poderá ter mais do que 49,999999 % da SAD?

FALTA DE TRANSPARÊNCIA 

O que nos leva a outro problema: a falta de transparência de tudo o que hoje se passa no Benfica!

O Benfica está com muito dinheiro ... mas antecipa receitas dos direitos televisivos (com uma perda - a acreditar nos “media” - de 21% para quem intermedeia a operação)!

O Benfica não quer vender João Félix ... mas paga 12 M € de comissões por uma venda que não quis!


O Benfica anuncia uma venda a pronto mas, depois, sabe-se que é o clube que arranja a empresa de intermediação financeira que possibilitou a tal venda que não queria!

Ora, se tudo é assim tão simples, nesta OPA para ricos, porque não levar o assunto a uma AG do Benfica, para que os sócios - os donos do clube, por muito que isso custe a este novo DDT - possam dizer o que querem?

Só assim se poderá dizer que a Direção age em nome de todos nós!
Ou será que a falta de transparência é para continuar?

Há, hoje, pela Luz e pelo Seixal, um Benfica feito de negócios, com base em decisões unipessoais, e não de forma colegial!

Vimos, num artigo do jornal inglês “The Guardian”, um hipotético esquema de circulação de dinheiro que - estou certo - merece o vivo repúdio de muitos diz que estão nos órgãos sociais!

O que me leva a perguntar: mas concordam todos com esta proposta?

Se não - como estou certo em relação a muitos deles - porque se calam perante este “novo” Benfica, cada vez mais gerido de fora para dentro?

32 MILHÕES MAS PARA NÃO SERMOS ENXOVALHADOS NA EUROPA 

Ora se tudo isto for mentira, então acordaremos um dia e o - ainda - presidente do Benfica irá surpreender-nos com um recuo e dizer que, afinal, não faz sentido investir mais de 32 milhões para pagar aos amigos ... quando andamos a ser enxovalhados na Europa do futebol!

E partirá para a aquisição de verdadeiros reforços (sem 10% de prémio por cada compra), face à opinião unânime de que temos, hoje, um dos planteis mais fracos dos últimos anos!

Dará para ganhar cá dentro porque a concorrência é o que é.

Mas é tão triste ficarmos felizes só por conseguirmos ser superiores ao Porto e ao Sporting!

QUERER SER AMADO COMO COSME DAMIÃO E ACABAR DESPREZADO COMO VALE E AZEVEDO 

Porque, a continuar assim, o - ainda - Presidente do Benfica, que sonhou, um dia, poder desalojar Cosme Damião da imaginação dos benfiquistas, corre o risco de substituir, de facto, Vale Azevedo, pela rejeição e pelo desprezo de (quase) todos nós!

ranking