O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 11 de agosto de 2018

E porque o presidente do SL Benfica andava entretido em novelas...

Avatar
 ●  45 comentários  ● 


...tudo o que é arbitragem começou a desenhar-se logo na primeira jornada.

Na Luz 2 árbitros, por razões diferentes, condicionados pelo FCP... e no Dragão expulsão perdoada ao FCP fora outros cartões amarelos.

Mas o que interesse é receber Fernando Gomes com toda a pompa na Luz não é?




Jonas fica no SL Benfica

Avatar
 ●  66 comentários  ● 

Depois de toda a palhaçada das últimas semanas, a novela Jonas termina com uma conversa que não reflete o que se passou. Dinheiro, dinheiro e mais dinheiro foi o que esteve em causa. Como no caso de Luisão.

Agora é Rui Vitória que pagará o papel que andou a fazer supondo que Jonas ía sair, porque foi o que lhe disseram.

A proposta das "Arábias" foi uma treta. Tudo para justificar esta encenação. 

O que vos pergunto é: que consequências está a ter isto no balneário? Pensam que os jogadores são parvos e não entendem o que se passou? Em quem podem confiar das pessoas que frequentam o balneário...?

O maior exemplo em como isto é uma palhaçada é ser um jogador de futebol a anunciar que fica no clube. Não é o clube que o anuncia. É o jogador.Tudo ao contrário. Novelas à Luis Bernardo.

Não o censuro por acabar por ficar. Antes do SLB nunca foi ninguém. Não o foi no Valência e nunca o foi na selecção do Brasil.

É natural que queira fica num dos maiores clubes do mundo, onde usufrui de uma massa adepta enorme que em parte o admira. 

Mas caro Jonas: tem que marcar golos na Champions e nos jogos importantes. Isso é o que define os craques. Quem não marca na Champions há mais de 2 anos e em 4 anos marca 2 golos aos grandes de Portugal, e de penalty, é muito pouco.

O que fica por responder é se fica este ano, se renova por mais 1 ou 2 anos, se foi aumentado... tudo com aquela transparência típica de Vieira.

Veremos que consequências terá isto no plantel, em RV e nas suas opções. Não ignorem o que se passa no balneário do SLB...

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

SL Benfica 3 - Vitória de Guimarães 2

Avatar
 ●  107 comentários  ● 

O choque com a realidade. Podia ter sido um jogo perfeito para subir a moral,  dos jogadores e dos adeptos, e até ao final da primeira parte era assim que todos estavam a pensar.

Só que os jogos não duram 45 minutos mas 90 minutos. 

O SLB fez uma boa primeira parte, raçuda e com garra, beneficiando de um Guimarães com algumas ausências e incapaz de parar alguma dinâmica que o SLB revelava.

Ferreyra assistiu para golo mas precisava de marcar um para ganhar moral. Teve essa oportunidade nos pés mas falhou. Essa altura chegará. 

Pizzi parecia decidido a dizer ao Shadows para se ir lixar com as suas críticas à sua qualidade e importância. Ao intervalo pensei no título da crónica: Pizzi 3 - Vitória 0.

Só que a realidade mostra que este SLB é outra coisa diferente. É Fejsa e mais 10.

Assim que Fejsa sai, quer o meio campo quer a defesa demonstram as suas fragilidades crónicas. O tal Pizzi portentoso repete a normalidade de desaparecer quando a equipa mais precisa de um patrão no meio campo, que paute o jogo e que seja um pêndulo vital para equilibrar a equipa. 

Alfa Semedo precisa de tempo e Gedson apesar de correr kms não tem ainda a maturidade para momentos destes. 

Rui Vitória achou que o jogo estava ganho mas ou não conhece a equipa que tem ou é um iludido. Foi um desassossego até ao fim.

Depois os equívocos do costume durante o jogo. Salvio fica em campo a perder bolas, a fuçar ou a correr com os olhos no chão até à linha final até não poder mais, Rafa entra para o lado contrário onde mais rendeu e Zivkovic entra para safar a coisa quando tudo já está uma balbúrdia. Nem Rafa nem Zivkovic resultaram.

Do outro lado não estava uma equipa de Champions nem sequer uma equipa de competições europeias. Era um simples Vitória conduzido por um treinador de segunda linha.

As euforias ou festas antes do tempo nunca resultaram em lado nenhum. Não é por ignorar as lacunas do plantel que elas vão deixar de se notar. 

Foi o primeiro jogo do campeonato, os 3 pontos ficaram em casa mas foi um aviso claro de que a este SL Benfica falta muita coisa, inclusive um treinador.

SL Benfica - Vitória Guimarães

Avatar
 ●  67 comentários  ● 

Lista de convocados
Guarda-redes: Svilar e Vlachodimos.

Defesas: Conti, Grimaldo, Rúben Dias, Lema, Jardel e André Almeida;

Médios: Fejsa, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Salvio, Pizzi, Samaris, Rafa, João Félix e Gedson;

Avançados: Seferovic e Ferreyra.

----------------------------

Dois factos que saltam à vista: Luisão e Jonas fora dos convocados. Não será por acaso. Só neste pormenor se vê como a renovação de Luisão foi um erro, e caro... quanto a Jonas será outra conversa.

Não acredito em mudanças no 11 a não ser que RV milagrosamente abra os olhos e resolva colocar em campo Zivkovic e Rafa, por exemplo. 2 jogadores que terminaram bem a temporada passada e revelaram-se melhores opções para os lugares onde jogaram. Salvio e Pizzi saltavam para o banco.  

A inclusão de João Félix poderá também ser uma boa novidade. Veremos.

O mais importante é entrar a ganhar. Nem outro resultado se aceita.

Exclusivo: Uma estratégia para o futebol do SL Benfica

 ●  148 comentários  ● 


No quadro abaixo são listadas as equipas que conseguiram chegar às meias finais da Liga dos Campeões da UEFA nas últimas 5 épocas, respetivo número de presenças nesta fase da prova e montantes médios de receitas e valor do plantel no período em análise.

Receitas – últimos 5 relatórios da Football Money League da Deloitte (FML); Valor do plantel – dados Transfermarkt; Mónaco – o montante de receitas apresentado corresponde a um valor máximo, uma vez que não atingiu o top 30 da FML em nenhum dos anos em análise.
Assumindo uma distribuição normal das receitas e do valor do plantel dos clubes que atingem esta fase, o Benfica, nas condições atuais, terá uma probabilidade muito baixa de atingir a referida fase numa dada época (probabilidade que varia entre 1% e 4,5%). 

Esta é a realidade atual do Benfica no contexto do futebol europeu. A questão à qual os benfiquistas têm de responder é se pretendem acomodar-se a esta mediocridade competitiva e ao afastamento irreversível dos grandes colossos do futebol mundial, ou se pretendem sair da sua zona de conforto e ousar colocar o Benfica em níveis competitivos consentâneos com a sua grandeza.


A atual liderança do Benfica e da SAD optou indiscutivelmente pela primeira alternativa. Tem sistematicamente justificado essa estratégia de downsizing com o facto de o Benfica ser um clube de um país periférico, limitado a um mercado de reduzida dimensão. Apela a um sentimento de pequenez e de autocomiseração que infelizmente os portugueses alimentaram durante grande parte do século XX. 

Ameaça com o fantasma da era Vale e Azevedo para justificar que é preferível um pássaro na mão do que dois a voar. Distrai os benfiquistas com folclore barato… uma espécie de “benfiquismo pimba”. Entretanto, os recursos do Benfica são esbanjados em negócios opacos e as oportunidades de afirmação mundial do clube vão sendo desperdiçadas. 

A liderança esquece-se que o Benfica é um clube com milhões de adeptos espalhados por todo o mundo e com uma história grandiosa alicerçada numa mística única que não se consegue explicar … apenas sentir. 

Numa economia global como aquela em que estamos inseridos, não há periferias e não há mercados localizados. Há um mercado global que está aberto a todos aqueles que tenham audácia, competência e grandeza de alma para ousar atingir a glória. Este mercado é a Liga dos Campeões da UEFA. Entendo que é possível o Benfica alcançar o patamar competitivo dos colossos do futebol mundial e que a estratégia da atual liderança não é a correta.

A estratégia do futebol profissional tem de passar necessariamente pelos seguintes vetores:

· Reforço cirúrgico do plantel com atletas de qualidade indiscutível. Não é aceitável a contratação sucessiva de atletas “à experiência” para setores críticos do plantel; 

· Contratação de 1 ou 2 atletas que sejam estrelas no contexto do futebol mundial. São estes atletas que dão notoriedade ao clube e que permitem à marca Benfica consolidar-se no mercado global; 

· Redução do número de atletas emprestados. Não faz sentido contratar atletas para sucessivos empréstimos. O negócio do Benfica não é outsourcing de atletas; 

· Verdadeira aposta na formação com integração no plantel principal de atletas que possam contribuir de forma consistente e sustentada para o reforço competitivo da equipa. Só há verdadeira aposta na formação quando o Benfica conseguir manter os jovens talentos; 

· Retenção de atletas com qualidade. É inaceitável que os atletas olhem para o Benfica como um trampolim para outros clubes. O Benfica deve ser visto como o topo da carreira; 

· Criação de um projeto desportivo ambicioso. Sem medo de assumir que o objetivo é vencer a Liga dos Campeões da UEFA; 

· Contratação de um treinador da elite mundial, ambicioso, com uma ideia de jogo própria e com autonomia para a pôr em prática.

O investimento inicial que esta estratégia implica deverá ser financiado através da alienação de passes de atletas emprestados, através do aumento do passivo e de outros instrumentos de financiamento (capital próprio). 

Com o atual volume de receitas da Liga dos Campeões, o sucesso nesta competição permitirá sustentar um passivo mais elevado e permitirá a amortização gradual do mesmo. Esta estratégia implica ainda um aumento da massa salarial na ordem dos 20 milhões de euros anuais, o qual será compensado com o crescimento nas receitas e com maiores eficiências ao nível dos gastos operacionais (neste momento ascendem a quase 30% das receitas). 

Acredito sinceramente que esta é a estratégia que poderá colocar o Benfica no caminho do sucesso e que poderá tornar o Benfica O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Atualidade Benfica

Avatar
 ●  122 comentários  ● 

O campeonato arranca amanhã, com demasiados temas em aberto no plantel.

Varela: não tendo o SLB contratado mais um GR é um péssimo exemplo o que está a ser feito aquele em quem confiaram a baliza na temporada passada. Como Varela não é popular, está toda a gente a marimbar-se. Enquanto isso, Svilar em qualquer experiência de jogo como profissional lá continua como "opção". 

Defesas: Se nos centrais a coisa parece mais ou menos esclarecida(vamos ver se convencem), nas laterais é um credo na boca. 

André Almeida tem todas as virtudes e defeitos que se lhe conhecem mas não temos alternativa face à lesão do jogador opção para esse lugar.

Do lado esquerdo, Grimaldo destaca-se no ataque mas como é fácil de perceber a defender contra equipas com mais valor e que ataquem pelo seu lado é uma preocupação. Também sem alternativa.

Meio campo: Alfa Semedo parece ter ganho a ideia de que poderá ser uma alternativa a Fejsa. Veremos se quando for preciso tal acontecerá. Mas até Krovinovic estar em forma, o meio campo vai sofrer.

Rui Vitória insiste em Pizzi quando tem Zivkovic que deixa o português a anos luz em temros de classe nos pés ou insiste em Salvio quando Rafa mesmo com o problema de finalização fez uma temporada boa quando chamado a titular e com alguns golos decisivos.

Este problema nas opções de RV depois refletem-se no(s) avançados que estiverem em campo. Se não jogam para eles mas preferem olhar para o relvado e correr em frente como Salvio faz não se pode esperar grandes assistências.

Falta um 8? Falta mas quando tivermos Krovinovic e Zivkovic e com outro esquema...será um meio campo bem interessante.

Avançados: Ferreyra e Castillo ainda agora chegaram e tentarão ganhar o seu espaço. Ao vê-los jogar não sei se em alguns jogos como o de Terça passada o SLB não beneficiaria em tê-los ao  mesmo tempo em campo. 

Há o problema Jonas que aguarda resolução final e Seferovic que sendo o cepo que é continua no plantel tendo sido emprestado Jimenez...opções que não se entendem.

Veremos onde os putos maravilha se encaixam nisto tudo. Com a possível venda de Ruben Dias, aposto que Gedson, jogue bem ou mal, será o eleito por Vieira, quer dizer, por Rui Vitória para levar o estandarte do Seixal em campo.

Uma nota final de parabéns ao António Gaioso Ribeiro que com 18 anos assinou o seu primeiro contrato profissional com o Sport Lisboa e Benfica. Apesar de só ter jogado 4 vezes a temporada passada, parece ter convencido os gestores do futebol a oferecer-lhe um contrato. Muitas felicidades ao serviço do SL Benfica!

Continua a novela Jonas

Avatar
 ●  119 comentários  ● 

Depois das declarações de Luis Filipe Vieira a seguir ao jogo com os turcos, parecia que tudo iria serenar. Pois pelo visto não.

Avança o jornal A Bola que o Al-Nassr subiu a parada e está, agora, disposto a pagar €6 milhões por ano, num contrato de duas épocas enquanto Luis Filipe Vieira terá oferecido mais duas épocas de contrato, ou seja, até 2021, e pagando-lhe €3 milhões limpos por ano.

Não sei o que é mais ridículo:

- Acreditar que Jonas tem uma oferta de 6 milhões por ano e está a hesitar em aceitar sabendo que como Luisão a sua única prioridade era conseguir um contrato destes e que nenhum clube na Europa alguma vez lhe deu ou dará

- Achar possível que o SL Benfica esteja disposto a pagar 3 milhões limpos por temporada a um jogador que tem problemas físicos graves, que está a fazer 35 anos, que tem sido um problema no balneário desde o final da temporada passada e cujo rendimento desportivo, por muito floreado que seja, limita-se ao que faz no campeonato. E pagar 3 milhões limpos para alguém marcar golos a clubes nacionais que não os grandes é um acto péssimo de gestão.

Lembro que o SL Benfica pagou há pouco tempo 4,5 milhões de euros por 40% sobre uma futura mais-valia na transferência definitiva do atleta Jonas para outro clube. 

Como sempre, a questão resume-se sempre à falta de frontalidade de Luis Filipe Vieira em assumir as suas opções quando vê que há "sururu" em torno das mesmas. 

Jonas não quer ficar mais um ano com as condições atuais? Então diga isso aos benfiquistas. 

Jonas ou um seu representante entregou ao SLB uma proposta, quer de renovação de contrato ou de um clube estrangeiro?

Apresentou o SL Benfica uma proposta a Jonas?

Assim sendo o SL Benfica prefere tentar fazer dinheiro para compensar o que já foi gasto com Jonas, em especial os últimos 4,5 milhões? Então diga isso aos benfiquistas.

Assuma perante os benfiquistas as suas opções e decisões. 

Será que se lembra em que dia é que apresentou a Jonas a tal proposta de renovação? 

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Depois da conferência de imprensa de Varandas Fernandes...

Avatar
 ●  137 comentários  ● 

...eis que o presidente do SL Benfica aparece sorridente com Fernando Gomes, Pedro Proença e Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro ao lado na Tribuna Presidencial do Estádio da Luz.

Parece que Proença até se deu ao luxo de falar em directo na BTV!

Portanto, depreendo que Luis Filipe Vieira já tenha as respostas às seguintes perguntas levantadas por Varandas Fernandes na semana passada:

1.ª Qual o ponto de situação das investigações à invasão ao centro de treinos dos árbitros na Maia? Já passou tempo de mais sem os necessários esclarecimentos. Prevalecem as dúvidas e o caso parece esquecido, sob um manto de silêncio e opacidade. Nós não esquecemos.

2.ª Qual o ponto de situação sobre as queixas apresentadas por vários árbitros em relação às ameaças que sofreram e que também visaram as suas famílias e os seus bens? Também aqui um manto de silêncio cobre o caso.

3.ª Qual a explicação da Liga Portugal para que na época 2017/2018 não se tenham cumprido os regulamentos na realização da segunda parte do jogo Estoril-Futebol Clube do Porto? Para quem já se esqueceu – porque há quem queira fazer esquecer estas coisas –, o jogo foi retomado 37 dias depois. Nunca se percebeu esta decisão e, para que coisas como esta não se repitam, a Liga deve dar explicações.

4.ª Como se explica que o relatório de perícia feito pela Federação Portuguesa de Futebol, sobre a recente divulgação pública de contratos de jogadores do Sport Lisboa e Benfica, tenha sido publicado num blogue? O documento nunca foi recebido aqui no clube, pelo que é evidente que não foi no Benfica que a fuga teve origem.

5.ª Reconhecendo e assumindo a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol a existência de fragilidades e falta de segurança no sistema de troca de correspondênciasobre contratos que circulam entre os seus serviços, uma pergunta se impõe: porque será que só há fugas para a praça pública de contratos do Benfica, e sempre em blogues reconhecidamente associados a outros clubes? No mínimo, é coincidência a mais...

6.ª Como se justificam o silêncio e a total inação da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol diante do crime de acesso indevido e divulgação de correspondência privada por parte de um clube em relação a outro, seu concorrente direto nas competições que a Liga e a Federação gerem e regulamentam? Já existem decisões do Tribunal Administrativo do Porto e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre esta matéria. Este silêncio não se compreende e é insustentável, ainda mais quando se percebe que há quem queira prosseguir neste tipo de práticas.

Esperamos com entusiasmo a divulgação das respostas a estas perguntas.

E já sabe de que clube é que Fernando Gomes é adepto? Ou Tiago Craveiro? 

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Uma vitória magra com um futebol....anémico.

Avatar
 ●  134 comentários  ● 

Não caro Vieira. Não ganhamos 3 pontos. Ainda não estamos nessa fase da Champions.
Aliás, para ir fazer o papel que o senhor foi fazer no final do jogo à BTV, como inúmeros benfiquistas nos fizeram chegar, e agora chegado a casa comprovei...mais valia continuar remetido ao silêncio.

Devia era ter vergonha de ter ao seu lado na tribuna da Luz o vice do Apito Dourado e o árbitro que nos tirou 2 campeonatos. Mas vamos ao jogo.

Futebolzinho à Guimarães, é o que podemos esperar de Rui Vitória. Se nos jogos a feijões podíamos ignorar a qualidade do jogo, hoje era a doer. Infelizmente RV não dá mais que isto.

Equipa sem fio de jogo, sem rapidez ou qualidade de passe. Salvio, o especialista a correr com os olhos na relva teve a eficácia do costume: nulo. Bolas batem quase todas nos defesas. Salvou-se a bola enviezada que foi ao Cervi.

André Almeida faz o que consegue(há opção?), Jardel perde todas as bolas com jogadores velozes, Grimaldo esteve melhor do que é costume e Ruben Dias é claramente o melhor central que temos.

Pizzi, o campeão dos passes para o ladoe para trás, depois dos 10 minutos de jogo estava sempre do lado contrário da bola. Tendo um Zivkovic no banco...é criminoso. Viu-se a diferença quando entrou e pega na bola.

Gedson é um espectáculo. Tem falhas? Tem. Precisa de mais "calo"? Precisa. Mas tem um pulmão, uma vontade de fazer bem e uma qualidade inata que merece tudo.

Fejsa é o nosso bombeiro. Cobre a defesa, cobre as bolas que Pizzi ou Salvio perdem, e ainda tem que fazer compassos de espera porque olha para a direita e não está lá ninguém como aconteceu várias vezes na segunda parte.

Cervi faz o golo e é mesmo a única coisa que faz bem no jogo. A questão do poder físico e de altura é um problema com equipas de Champions.

Ferreyra, para quem viu no estádio, fez quase tudo bem. Desmarcou-se, procurou os espaços e apontava para onde lhe podiam passar a bola. Teve, talvez, uma bola de jeito. De resto este Benfica não sabe jogar a procurar o ponta de lança.

Castillo entra bem mas é incompreensível como RV não aposta na segunda parte em 2 avançados e opta por trocar os PL. Treinador de mentalidade pequenina...

O resultado é curto. Como lembrava um benfiquista, o SLB não costuma ganhar na Turquia. Fiquei optimista com este jogo? Não fiquei, apesar de a equipa turca não ter impressionado.

Uma nota final para a arbitragem: miserável. E se apanharmos um Spartak no jogo final...já fomos.

SL BENFICA-FENERBAHÇE - 11 inicial

Avatar
 ●  100 comentários  ● 

Onze inicial do SL Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Gedson; Salvio, Cervi e Ferreyra.

Rui Vitória é tão previsível quanto limitado.

Lá está a insistência em Pizzi, em Salvio e em Cervi. Ter Zivkovic que fez a época que fez quando chamado a jogar no miolo e fica no banco.

Para bem do SLB, espero que corra bem. 

Temos que vencer. É vital para o SL Benfica. 

O "Sócio presidente" não é no Benfica

Avatar
 ●  88 comentários  ● 
´
Começo por fazer uma declaração de interesses: Há um ano e meio que digo que o tempo de Jonas no Benfica, ou melhor dizendo, ao mais alto nível, terminou.

Ele e o Benfica sabem - mas os adeptos apaixonados não - que é impossível continuar o sacrifício que impõe jogar ao mais alto nível de exigência na Europa e num clube que luta por títulos. Passou-se o mesmo com o Julio Cesar...

Só quem nunca entrou em campo todos os dias da semana para treinar e dar o máximo sabe que isto não se resume tudo a ser bom jogador e marcar uns golos. Para que isso aconteça é preciso todos os dias dar o máximo, trabalhar nos limites... e muitas vezes esses limites impõem lutas desiguais com os colegas.

Jonas sabe-o porque é um grande profissional! E o SLBenfica tentou, como foi possível, minimizar as limitações do Jonas, como já fizera com Aimar e depois com Julio Cesar, três jogadores muito acima da média, muito perto do olimpo dos craques... mas que infelizmente, como tudo na vida, chega o seu tempo.

Se temos algum jogador melhor que Jonas? Isso não está em causa... porque o que está em causa é não termos Jonas.

O que está em causa é não podermos ter um equipa à volta de um jogador que... não sabemos quando e como pode jogar. Um jogador a quem não podemos pedir, como muito foi pedido a Cardozo por exemplo, que jogue em subrendimento e com dores.

Devemos a Jonas, por tudo o que nos deu e enquanto pode ir jogando, que possa ir usufruir de um grande contrato que irá ser importante para o futuro da sua familia.

Percebo a paixão dos adeptos pela permanência do Jonas, mas a quem toma decisões pede-se que ignore a afinidade e a paixão de ver o Jonas de vermelho... pede-se que avalie o impacto de ter um jogador assim no plantel...

... Pede-se que não se permita que os avançados do SLBenfica continuem a trabalhar menos porque, no final do dia, quem joga é o Jonas esteja ele como estiver e foi por isso que o Jimenez saiu...

... Pede-se que se avalie se é aceitável não dar determinadas condições a alguns jogadores, mas depois aceitar o que pede Jonas: Mais dois anos de contrato (aos 34 anos) e um salário limpo de 2M€/ano o que equivale a mais de 4M€/ano de custos com o jogador.

Não compreender isto é querer rebentar com o Benfica e com o Jonas... 


SL Benfica - Fenerbahçe - arranca a temporada 2018/2019

Avatar
 ●  96 comentários  ● 

Lista de convocados:
Guarda-redes: Svilar e Odysseas Vlachodimos;

Defesas: Conti, Grimaldo, Luisão, Rúben Dias, Jardel e André Almeida;

Médios: Fejsa, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Salvio, Pizzi, Samaris, Rafa, João Félix e Gedson;

Avançados: Seferovic, Ferreyra e Castillo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Sportinguização em curso no SL Benfica? A AG destitutiva

Avatar
 ●  122 comentários  ● 

Na sexta-feira surgiu a notícia de que um conjunto de sócios estaria a preparar a recolha de assinaturas para pedir a realização de uma AG destitutiva contra a atual direcção

Para esse efeito, apresentaram uma série de justificações sendo que a possível venda de Jonas seria o acontecimento responsável por despoletar esta petição. 

Vamos ser claros desde já: sou completamente contra uma AG destitutiva. 

Luis Filipe Vieira e a sua direcção foram reeleitos em 2016. O seu programa, ou dito de outra forma, o seu modo de governar o SL Benfica é o mesmo há muitos anos. 

Luis Filipe Vieira e o parceiro da direcção, Jorge Mendes, têm a mesma política de transferências que coloca o interesse desportivo do SL Benfica em segundo lugar face a tudo o resto. 

Portanto, vir inventar uma AG destitutiva por qualquer coisa que tenha a ver com uma venda é ridículo. Onde andaram estes anos todos? 

Além disso, onde andaram todos estes quando, mediante um valor de vendas a rondar os 700 milhões de euros nos últimos anos, precisamos de adiantar valores de um contrato de direitos televisivos até 2024? Não era suficiente? 

Onde andaram quando nos dizem que temos de vender para ter equilíbrio financeiro e se avança com obras num valor superior a 40 milhões de euros? 

Onde estiveram quando se apoiou para a FPF um director do FCP do período do Apito Dourado? 

Onde estiveram quando tantos alertas foram dados quanto à substituição de Vítor Pereira por Fontelas Gomes e Paulo Costa? 

Onde estiveram quando se dispensam do SLB benfiquistas de lugares de gestão substituindo-os por adeptos e sócios de outros clubes? 

Onde estiveram quando se mantém no clube um scout para quem o “FCP é uma religião”? 

Onde estiveram quando se compraram jogadores suplentes ao Atlético Madrid por fortunas? 

Onde estiveram quando dinheiro pago pelo SL Benfica ao Atlético Madrid foi utilizado logo de seguida para os espanhóis pagarem ao FC Porto? 

Onde estiveram quando se entregou a um clube falido o campeonato de 2017/2018? 

Escrevo há tempo suficiente no NGB para saberem que discordo da gestão de Luis Filipe Vieira. Não de agora, não é desde o ano passado. Há muitos anos que discordo da maioria das decisões de Vieira. Quantas vezes não acusaram o NGB de ser "oposição" a Vieira ou à sua direcção?

No entanto, há algo fundamental: não participo nem me parece que no NGB ninguém se reveja em golpes de estado. 

No SL Benfica só se substituem presidentes em eleições, sejam essas eleições no tempo designado pelos estatutos ou de forma extraordinária por demissão dos órgãos sociais. Não se verificando nenhuma destas situações, não há razão para golpes de estado cujos objectivos são ainda desconhecidos. Nem Vale e Azevedo ou Damásio saíram do clube assim. 

Eleger um novo presidente ou reeleger um atual presidente só em eleições, com debates de ideias e programas, para todos os benfiquistas poderem analisar e decidir. Permitir que o máximo de benfiquistas possam escutar, decidir e votar. Isso sim é honrar a história democrática do nosso clube. 

Golpes de estado não obrigado. Isso é bom para o clube dos “diferentes”, aqueles que tanto falaram das claques e agora branqueiam o ataque mais bárbaro e violento da história do futebol. 

domingo, 5 de agosto de 2018

Ontem foi só um exemplo

Avatar
 ●  121 comentários  ● 

Viram como todo o banco do FCP não teve problemas em proferir as maiores barbaridades ao árbitro, mesmo estando a ser filmados?

É um exemplo do que vai ser esta temporada.

Impunidade.

ranking