O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Simpósio em Gaia: que posição tomará o Intendente João Caetano? NGB perguntou à PSP

. 107 comentários

Foi trazido à atenção de todos nós na passada segunda feira por Rui Gomes da Silva no seu post semanal no NGB que o Intendente João Caetano do Comando Metropolitano da PSP (Porto) tinha aceite participar num debate com Fernando Madureira dos Super Dragões sobre a temática "Prevenção da violência nos grupos de adeptos organizados".

Entre outros participantes que estavam anunciados, o árbitro Artur Soares Dias e o vice presidente da FPF Hermínio Loureiro já fizeram saber entretanto que não estarão presentes. (link)

Como temos dificuldade em perceber como um alto responsável da PSP aceitou tal convite, e acreditamos ter sido um lapso, enviamos o seguinte email ao Intendente João Caetano da PSP do Porto:

"Exmo. Intendente João Caetano, 

Foi com surpresa que, ao consultarmos o programa do Simpósio acima referido, verificamos que o Exmo. Intendente tinha aceite participar num debate inserido no evento com alguém cujo comportamento não se enquadra naquilo a que certamente o Exmo. Intendente espera de um "grupo de adeptos organizados", tema dessa "mesa redonda" em que V.Exa. foi convidado a participar. 

De facto, acreditamos que tenha sido um lapso ou uma falta de atenção que quem, em seu nome, agendou a sua presença. 

Não podemos entender como alguém que ainda em Dezembro de 2017 partilhou na sua página pessoal(link) a imagem abaixo pode ter "estatuto" para se sentar com um responsável da PSP e falar de prevenção da violência.


É de difícil entendimento que um responsável da PSP aceite conversar sobre prevenção da "violência" com alguém que tem uma interdição de acesso a recintos desportivos válida por 6 meses (suspensa por recurso) devido a um cântico lamentável da própria claque a que preside. 

É alguém que ainda recentemente se deslocou a um restaurante de um familiar de um árbitro acompanhado de membros da claque a que preside e que foi unanimemente considerado um acto intimidatório ao árbitro em questão. (link

O mesmo restaurante seria mais tarde vandalizado.


Esperamos que, na ausência de bom senso por parte da organização do Simpósio em convidar tal personagem para falar em "prevenção da violência", o Exmo. Intendente João Caetano dê o exemplo ao não participar em tal "mesa redonda". 

No que diz respeito à defesa da lei e da manutenção da ordem, não há clubismos ou grupos. Todos temos a responsabilidade de promover uma sociedade ordeira, cumpridora da lei e solidária. 

Queremos todos ter na PSP um referencial de ordem, defesa da lei e de comportamentos civilizados em sociedade e não o seu contrário.

Que sinal passa a PSP aos mais jovens ao permitir que um seu responsável debata sobre "prevenção da violência" com alguém cujos comportamentos recentes vão no sentido contrário?

Com os melhores cumprimentos,

Blogue Novo Geração Benfica"

Aguardamos com expectativa a posição oficial da PSP sobre este tema. 

114 anos de Glória: Sport Lisboa e Benfica!!

. 12 comentários


Num dia tão especial, em que o Sport Lisboa e Benfica comemora mais um aniversário, recomendo a leitura de um grande benfiquista: Alberto Miguéns, no seu blogue "Em Defesa do Benfica".

Através do link, terão acesso a um post sobre a efeméride, com a qualidade de conteúdos a que o Alberto nos habituou.

Talvez um dia torne a haver espaço na BTV para um programa, em horário nobre, que realmente seja Em Defesa do Benfica.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

2 anos depois...a estratégia está à vista de todos. Avisamos ou não avisamos?

. 84 comentários

Nem sei contabilizar os inúmeros posts que publicamos no NGB desde os finais de 2015 explicando que o "sistema" se reposicionava a fim de retomar o controlo do futebol português, com as "regras" dos anos 80 e 90.

Os momentos chave? A permanência de Fernando Gomes na FPF, juntamente com o seu braço direito Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro e a entrada do fantoche Fontelas Gomes e do antigo árbitro portista Paulo Costa.

Avisamos com tempo mas ninguém ligou no SL Benfica.

Avisamos de que também na Liga de Clubes se pretendia decapitar Mário Figueiredo mas também outros elementos com poder na Liga e que tinham como clube de coração o Sport Lisboa e Benfica, processo de saneamento esse que hoje é uma evidência na FPF.


Avisamos que Luis Filipe Vieira se tinha aproximado novamente de Pinto da Costa e em conjunto com o presidente do clube que nos realizou os mais violentos ataques nos últimos 30 anos (e que, como o Apito Dourado demonstrou, ganhou muita coisa que não merecia ganhar) colocou um fantoche na Liga chamado Luis Duque. 

Assim que lhe foi possível, cuspiu nesse apoio do presidente do SL Benfica e votou em Pedro Proença, que curiosamente é hoje o principal nome temido pelo FCP no que diz respeito à substituição de Fernando Gomes na FPF.

Já o principal coveiro do SL Benfica, Manuel Damásio, tinha dado a mão a Pinto da Costa nos anos 90 na Liga de Clubes. Otários? Pois é...para não lhes chamar outra coisa.

Infelizmente, no SL Benfica todos assobiaram para o lado e até se apoiou pela segunda vez Fernando Gomes.

Agora os mais novos para quem tudo é um mar de rosas e achava que estavamos a exagerar já observou o que nós mais velhos vimos jornada após jornada nos anos 90.

Já sabem o que é ver equipas apáticas contra o FCP como se viu em Portimão e observar os mesmos jogadores cheios de uma alma gigante quando estão a defrontar o SL Benfica.

Já sabem o que é nos momentos chave ver que as arbitragens "enganam-se" sempre a favor do FCP como por exemplo vimos no Estoril.  

Já sabem o que é o FCP dar-se ao luxo de rodar jogadores sabendo de antemão que a vida vai estar facilitada como se viu em Chaves, com a ajuda adicional de que Maxi fez 3 penalties e nenhum foi assinalado.

Agora não dependemos de nós para defender o ceptro de campeão e ganhar o Penta. 

Todos vimos a alma enorme da nossa equipa na segunda parte em Paços de Ferreira. É nessa alma que teremos de confiar esperando que o sistema falhe em algum momento.

Não vamos esquecer que temos 2 rivais em que:

- um é uma equipa intervencionada pela UEFA, sem dinheiro para contratar e que joga com emprestados, deles e dos outros

- o outro é um clube em guerra, que não joga um chavo, com um treinador que está à vista a porcaria que é, e que terá sorte se garantir o terceiro lugar.

Isto quer dizer que não ser campeão nacional nestas condições será trágico.

Não restem dúvidas: não ter um Sport Lisboa e Benfica Pentacampeão Nacional terá consequências na estrutura responsável pelo futebol. 


Recupero as palavras de José Eduardo Moniz em 2012, que espero que não se confirmem esta temporada também:

José Eduardo Moniz acrescentou também a sua opinião sobre a formação de uma equipa vencedora:


Pois esta temporada contrataram-se 22 jogadores. Quantas nacionalidades? Quantos foram úteis para a equipa principal? Quantos foram "reforços"? Pois é...

O Penta é possível...mas não é a assobiar para o lado as restantes semanas que vai ajudar a que seja uma realidade.

Ou se ataca este sistema podre que está a querer consolidar-se para mais anos ou então nem Penta nem nada.

Ruben Dias volta a por-se a jeito e dá razão ao Pequenote

. 14 comentários

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O ESQUEMA CORRUPTO que faz circular o dinheiro da #Mala do Calor da Noite

. 66 comentários

Ha coisas fantásticas?

Querem ver como alegadamente o Marítimo, Estoril e Portimonense fazem parte de uma teia interessante de circulação de dinheiro e, com isso, ficam comprometidos perante o FCPorto?

É melhor manterem um balde para vomitarem porque isto é mesmo uma vergonha a ceu aberto:




Para quem não se lembra, os algarvios servirem de "plataforma giratória" para os dinheiros do "polvo" é perfeitamente natural para eles.

O Danilo, que como sabem era jogador do Marítimo, foi comprado pelo FCPorto por 2,8M ao Portimonense onde nunca jogou... mas lá deixou 80% do passe. Ora, quando o Danilo for vendido no final da temporada... bem sabemos que vai passar despercebido, mas se forem 40M€ (e bem que ele os vale!), são 8M€ que entram direitinhos no Portimonense.

O que ninguém se lembra de perguntar é: quanto é que o Marítimo recebeu nesta história?

Sabe-se que o Portimonense foi um elemento central nesta história pois assumiu o diferendo com o Atlético Mineiro por... Kleber, que está agora onde? No Estoril... 

E sabe-se que o FCPorto intercedeu junto do Atlético Mineiro para que a dívida do Marítimo ficasse só por parte do que era devido.

Querem que vos diga quem são os dois clubes que abriram as pernas de forma descarada ao FCPorto?

Agora é só esperarmos pelo que o Marítimo irá fazer o mesmo precisamente na jornada 32 - que jeito dá a duas jornadas do fim!!!!

Reparem bem no pormenor delicioso:

- Portimonense tem um jogador com clausula de 20M
- Perante diversos interessados, cedem o jogador por empréstimo ao FCPorto com clausula de... 5M
- O jogador, determinante para o Portimonense, nem calça no FCPorto.

Reparem agora como irão circular diversos milhões quando for vendido o Danilo e quando for accionada a clausula do Paulinho... pelas minhas contas são mais de 13M que vão passar pelo Portimonense, que tem relações de dependência / negócio com Estoril e Marítimo.

Só nestas equipas estão 18 pontos... fora o impacto destas mesmas equipas nos jogos com o Benfica (Marítimo) e Sporting (Portimonense).

Juntem a estes temas o Chaves, treinado por uma equipa técnica totalmente "made in FCPorto", que ainda vai jogar também com o Sporting.

Pelo caminho, e porque não sabem fazer de outra forma, os meninos do Presidente do Tetra vão fazendo a mesma coisa e, para garantir que o Benfica não chega a campeão nem à Champions, optam por também incentivar estes clubes.

Reparam no "Jackpot" que isto é para 1) os clubes e jogadores que recebem milhares de euros em caso de "vergarem" o Benfica; 2) O FCPorto atinge os seus objetivos com o contributo financeiro dos amigos do Presidente do Tetra.

Exclusivo: "Vamos lá falar de vergonha e de indignação para evitar falar de corrupção", por Rui Gomes da Silva

. 134 comentários

Como o prometido é devido (assim canta Rui Veloso, nas palavras de Carlos Tê), ... vamos lá deixar de falar de garotos, garotices e garotadas e tratar com quem, não sendo recomendável, está, esta época, apostado num “assalto sem regras nem escrúpulos”!

1 - AS DENÚNCIAS DE CÉSAR BOAVENTURA

Li isto:

“Sabes Francisco J, o que eu digo não é por de trás de blogs, muito menos faço denúncias anônimas para levantar as ridículas suspeitas, e difamar terceiros, eu dou a cara!

Em tudo que que digo, identifico-me muito bem, e tu sabes que o faço porque não estou a mentir e não sou um trafulha como tu!

Se temo pela integridade física? Claro que sim, como bem sabes por eu falar a verdade nos últimos dias, sou vítima de várias ameaças, mas como já entendeste não vai ser isso que me vai calar.

A mentira anda a provocar-te cegueira e talvez seja a hora de aumentares a graduação. Foste sim o vírus que através de uma conversa, que uma das vossas cobaias ouviu num restaurante, me começaste a tentar difamar, mas estás no caminho errado.

Tenho pena realmente encontrar escrotos como tu na sociedade que acusa com blogs falsos, difama com blogs falsos, e tenta passar um uma imagem de pessoa séria e integra, quando na verdade estás mais podre que uma laranja já sem cor original!

- Pedes-me respostas? Então estou disponível a sentar-me contigo publicamente e responder-te a tudo o que pretendes, de forma a poder mostrar aos Portugueses o que realmente és.

- Nessa altura, falaremos dos “Martins” das propostas, (avisa os homens que não precisam de segurança para estar comigo)... Falaremos ... até mesmo ... esses teus meninos da tal famosa “mala”.
Sem esquecer muitos jogadores como ...
Não deixem, nenhum ... se aproximar dos seus jogadores até final da época!!!

- Como vês, ando muito bem informado e disponível para tudo que seja legal!

- Não te esqueças que quem não deve não teme e dá a cara... Não se esconde por trás de um blog a mandar balelas. Sim és umas balelas atafulhado, que vais ser desmascarado!

Esta difamação de que sou alvo dos blogs que geres, é sem duvida o espelho da tua personalidade e carácter que não vê meios para poder sobreviver!
Uma coisa é certa, deves andar de barriga cheia da faturação do teu “polvo”
Brevemente estreia o filme - “O polvo comeu o dono”.
César Boaventura"
------------------------------

Se isto foi publicado (e se é falso, o meu pedido de desculpas imediato) não merece - pelo menos - a abertura de um inquérito no MP?

Ou só haveria lugar a preocupação ... se fosse com o Benfica?

2 - AS QUEIXAS DE IVO VIEIRA


Vi a 2.ª parte do jogo de 4.ª feira e li isto:

“Quase dava dó ver o Estoril em campo. Não ganhava uma primeira bola, não dava dois toques. Nos últimos cinco minutos aparecemos mais perto da área do FC Porto, mas o resultado já estava feito. Eu tenho de repensar, mas estes atletas também têm de repensar o compromisso que têm com esta instituição. 

Não basta vestir uma camisola, tem de trabalhar para dignificar a mesma. A responsabilidade é minha, mas quem desfruta no campo são os jogadores. Uma coisa é perder sendo competentes, oferecendo dificuldades, dando o nosso máximo, mas com comportamentos destes temos de repensar. 

Em 20 minutos sofrer três golos … quando estávamos em vantagem e tínhamos 45 minutos para jogar. Se queremos o melhor e almejar clubes maiores, com este comportamento muito dificilmente chegarão a outro patamar." - Ivo Vieira
---------------------------------------------------

Tendo isto sido dito (como todos ouvimos) não merece - pelo menos - a abertura de um inquérito no MP e na justiça desportiva?

Ou só haveria lugar a preocupação ... se fosse com o Benfica?

3 - VIOLÊNCIA VS VALORES ... EM GAIA

A Amar Gaia - Associação Desenvolvimento de Gaia - vai realizar, no próximo dia 16 de março, no Auditório Parque Biológico de Gaia, uma conferência sobre a violência e os valores no desporto.

Nada de mal, nem sequer o anúncio do evento ter o patrocínio da Liga, da FPF, do IPDJ, da Ass. de Treinadores, da PSP!!!


O estranho é que, entre os oradores está alguém que vai falar sobre violência no futebol - ao lado de Herminio Loureiro ou de Artur Soares Dias - que tem um processo (em recurso, é verdade) em que foi proibido de frequentar estádios de futebol ...sem falar da visita - impune - que fez pela Maia, ... do que escreve, ... etc, etc, etc.!

Explicável, explicável, mesmo ... só o apoio do Porto Canal!

Mas como não há vergonha ...

4 - NOTAS BREVES ... PARA MEMÓRIA FUTURA ... SOBRE BREVES NOTÍCIAS

a) Eu pedi, ... todos queríamos intervenções dos Vice Presidentes ... mas quem terá tido a ideia “peregrina” de os pôr a falar ... entre eles ... num programa da Benfica TV?

b) A comparação do Benfica à telenovela “Malhação”, por Júlio César, pode ser uma boa ideia para ser citada ... mas ... reconheça-se ... não abona nada a favor de quem ele pretende elogiar!

c) O acordo com o ex treinador - independentemente de ter agradado mais a uns do que a outros, ... respeitou o não pagamento voluntário de 1 euro, sequer, a quem desrespeitou tanto o Benfica, ... um princípio que considerava irrenunciável ... o que prova que podemos, todos, sempre, pensar no Benfica, primeiro!

d) O Tribunal da Relação do Porto - naquilo que foi considerada uma grande vitória do Benfica - “decretou” que ninguém (incluindo o Porto) poderá, mais, divulgar os mails do SLB ... um passo no caminho da verdade ... passando a faltar, só, sossegar-nos a todos com a prova de tudo o que lá se diz - incluindo favores - é mentira!

e) Acreditar que o Porto - ontem - perderia pontos em Portimão ... seria tão ingénuo como achar que o Liverpool poderá perder a eliminatória dos 1/8 de final da LC, no jogo em casa, no próximo dia 6 de março ... contra um “colosso europeu” a quem “espetou” 5 ... fora!

f) Nunca, como hoje à noite, quis que o Sporting ganhasse ... o que não é difícil de perceber, ... dirão os mais atentos às questões estratégicas (com um pedido de desculpas enorme aos que querem que “uns” e “outros” percam sempre)!

5 - VITÓRIA EM PAÇOS ... RUMO AO PENTA 37

Grande vitória em Paços de Ferreira.

Vitória de Vitória - do que faz, do que muda, do que e da forma como procura a vitória!

Vitória os jogadores que, com aquela entrega, foram tão do Benfica e à Benfica como os milhares que, na Mata Real, mereceram aquela vitória.

Vitória dos milhões que por todo o mundo - vão por mim - podem continuar a acreditar no penta!

Mesmo e apesar das mensagens do dia anterior cujo interesse e objetivos estratégicos não consigo
descobrir.

Anunciar - neste momento do campeonato - a redução de 100 milhões na dívida, para além de não ser sequer novidade (o anúncio, já que a diminuição, essa sim, seria novidade), só interessa a quem quer arranjar desculpas para a possibilidade de perder o campeonato.

Para não falar da promessa da entrada de 4 jogadores da formação no plantel principal do próximo ano, como se o penta - este ano - se pudesse conseguir com essa medida para 2018/19 (sem falar da inevitável instabilidade no balneário provocado por esse anúncio com movimentações antes do tempo sobre saídas, vendas de jogadores e pela entrada em ação dos empresários ... legitimada por esse “tiro no pé”)!

Mas - enfim - contra os ideólogos que escrevem e os que, não escrevendo, só pensam nisso (nas vendas) ... na entrada de jogadores da formação para vender “amanhã”, ... e que vão alternando entre o vender tudo e o ser campeões europeus sem vender nada, ... entre tanta oscilação estratégica, ... entre tanto discurso contraditório ... vamos andando.

RUMO AO PENTA 37!

VAMOS A ISSO, BENFICA?

Ou alguém cala o Francisco J Marques, ou eles acabam todos presos!

. 47 comentários

Depois do passeio de hoje proporcionado pelo "amigo" Fernando Rocha, o Francisco J Marques podia ter ficado calado... mas não, resolveu vir disparar contra o Benfica. 

«Mais cinco carapuças. Depois da conquista da Champions que se viu ontem não foi má a resposta», escreveu, na rede social Twitter, numa alusão aos festejos dos encarnados em Paços de Ferreira. «Mas ainda falta a competente investigação às facilidades concedidas pelo adversário» in A Bola

Depois de O Caso dos emails explicado pelo Francisco J Marques ..., eis que o mesmo Francisco J Marques vem explicar onde assentam as vitórias do seu FCPorto, recuperando a estratégia criminosa já conhecida: Apontar um crime a terceiros, para desviar atenções enquanto fazem o que acusam os outros.

Nem é preciso conhecer o mundo do crime, basta ver policiais americanos na TV...

Reparem que NINGUÉM do Benfica criticou o Portimonense e ninguém sequer tinha levantado questões sobre um Paços que durante 72' esteve com jogadores ricos.

Mas este tonto, ao invés de estar calado, depois de ter ilibado o Benfica no caso dos emails, voltou a "entregar os pontos" ao assumir que as vitórias do seu clube são conquistadas através de "facilidades concedidas".


domingo, 25 de fevereiro de 2018

Missão do #JogodaMala: Deixar o Benfica fora da Champions

. 35 comentários

Ontem o rosto do Ruben Micael fez-me recordar do Arnold, do Setúbal a chorar que nem uma criança por não ter feito um golo na Luz isolado... bom, na verdade todos sabemos que o rapaz não chorou por não ter feito o golo, mas sim por ter desperdiçado uma soma de dinheiro para ele e para os colegas que não esperava ver na vida tão cedo.

Podem tentar convencer-nos do contrário, mas na minha opinião até aos 72' os jogadores do Paços estavam ricos, beneficiando de dois incentivos externos de dois clubes para quem a primeira missão do campeonato é assegurar o que o SLBenfica fica fica da Champions.

Parece evidente em todos os jogos do SLBenfica, mas principalmente nos jogos seguintes, que os adversários do SLBenfica jogam com um incentivo externo muito significativo. Só que o corpo humano é danado... e depois de um esforço extremo... habitualmente paga-se a fatura das semanas seguintes.

Até aqui, é uma vergonha lamentável... mas infelizmente não há muito a fazer. Quando os clubes não confiam nas suas lideranças para ganhar os seus jogos ou, especialmente, quando temem o SLBenfica... tratam de incentivar os nossos adversários a ganhar-nos.

Na verdade não podemos queixar-nos a ninguém e na verdade ninguém pode fazer nada por isso... Não é crime pagar para ganhar! É apenas uma vergonha indecorosa para clubes da dimensão dos nossos rivais, que estão dispostos a investir muito dinheiro nos clubes que deixarem o SLBenfica fora da corrida para a Champions!

... mas por outro lado, o que se tem passado nos jogos do FCPorto já merece melhor investigação, não fosse o facto de a FPF estar tão comprometida com esse clube ao ponto de não os poder desafiar. Era bonito era... ver o Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro e o Fernando "Adjunto do Pinto da Costa" Gomes a pedirem uma investigação ao "seu" FCPorto.

Desde que o FCPorto começou a ter jogadores indisponíveis, especialmente desde a lesão de Danilo - que como todos sabemos é fundamental no jogo do FCPorto -  que os adversários estranhamente ficaram mais macios e as goleadas apareceram.

O clube do Apito Dourado é profissional! Jamais seria possível apanhar o "polvo" a pagar para perderem. Não será assim que fazem porque são mais espertos e experientes do que isso no jogo da mentira desportiva.

Desde a lesão de Danilo, além da complacência da FPF, tenho apontado os clubes que têm estendido a passadeira ao FCPorto, pois acho que vamos todos encontrar algumas curiosidades no mercado de transferências no verão. O FCPorto vai, com muita certeza, lembrar-se que tem jogadores no Chaves, Rio Ave, Estoril e Portimonense que interessarão muito ao FCPorto. Possivelmente nem sequer vão chegar a jogar, como acontece com o Vaná -  que tanto jeito deu no ano passado.

Estou também curioso para ver o que acontecerá nos jogos com Paços de Ferreira, Marítimo e Guimarães... alguém que lembre ao Sr. Pinto da Costa que não vai ser fácil contratar jogadores em tantos clubes!!!

Infelizmente os Presidentes e jogadores destes clubes aparentam prestar uma vassalagem sem precedentes e que, aproveitando a complacência dos lideres da FPF, permitem este "passeio" do FCPorto na Liga.

Noutra dimensão parece estar o SportingCP... continuam absolutamente focados em deixar o SLBenfica em terceiro lugar, ignorando em absoluto toda esta vergonha em torno dos resultados do FCPorto e, com isso, abdicando de lutarem pelo título.

O Presidente do Tetra, qual José Roquette, tornou-se um "Cavalo de Tróia" do Apito Dourado 2.0 que tanto jeito tem dado à estratégia do FCPorto... a cobro da obcessão de deixar o Benfica fora das receitas da Champions.

Como em tudo na vida... Deus não dorme e, como nos outros anos onde o #JogodaMala esteve presente... não passarão!

Aviso aos jogadores do Portimonense: não aceitaremos outro caso Cadorin! Entretanto, o escândalo do Estoril começa a assumir proporções enormes.

. 62 comentários

Relembro este caso para que todos estejam bem atentos ao que se vai passar hoje em Portimão. Nada me faz acreditar que os jogadores do Portimonense não vão jogar para ganhar...mas basta um deles, como bastava Cadorin.

Relebrando:

"O FC Porto mantém uma ligação obscura com um manager culpado de corrupção em França. Luciano D'Onofrio foi o responsável pela tentativa de suborno ao jogador Cadorin, em 1986. Um ano antes de se sagrar campeão europeu, o FC Porto precisava de corrupção para ganhar nas competições nacionais...

In DN
«Luciano d'Onofrio foi manager do FC Porto na segunda metade da década de 80 e continua a gozar de relações privilegiadas com os campeões nacionais. O presidente Pinto da Costa, aliás, dedica-lhe mais do que uma referência no livro Largos Dias Têm 100 anos.

Entre as polémicas protagonizadas por D'Onofrio no nosso país, o destaque vai provavelmente para a acusação de corrupção e suborno subscrita por outro belga, o jogador Cadorin. Em 1986, o avançado do Portimonense revelou que D'Onofrio lhe prometera 500 contos e uma transferência para o FC Porto ou um clube da Itália ou da Suíça se Cadorin provocasse um penálti no início do jogo Portimonense-FC Porto (o FC Porto, curiosamente, acabaria por perder esse jogo - com um golo marcado por Cadorin).

Contactado em Junho de 2006 para comentar os recentes problemas de D'Onofrio com a justiça francesa, Serge Cadorin recusou-se categoricamente a prestar qualquer declaração on the record. "Vivo em Liège e não quero mais chatices", disse. Serge Cadorin morreu no passado dia 10 de Abril, com 45 anos».

A estranha explosão que quase tirou a vida a Cadorin:
"Cadorin estava na sua residência e misteriosamente houve uma explosão de gás, que quase terminou com a sua vida. A explosão ocorreu no ano a seguir a ter denunciado a tentativa de aliciamento por parte do FC Porto e Luciano d'Onofrio, amigo de Pinto da Costa". 

Cadorin estava na sua residência e misteriosamente houve uma explosão de gás, que quase terminou com a sua vida. Não terminou com a vida mas terminou com a sua carreira, pois as lesões provocadas pela explosão fizeram com que a transferência para o Sporting fosse cancelada e Cadorin esse impossibilitado de praticar futebol.

A explosão que quase tirou a vida ao jogador ocorreu no ano a seguir a ter denunciado a tentativa de aliciamento por parte do FC Porto e Luciano d'Onofrio. Luciano d'Onofrio era há época empresário de jogadores de futebol sendo um dos amigos pessoais de Pinto da Costa.

Já por essa altura o empresário era procurado pelas autoridades tendo inclusive estado preso, e há altura havia fortes indícios de ligações com máfias e tráfico de armas.

A verdade é que desta historia existem muito poucas fontes e as que existem abordam pouco o ocorrido. Há anos atrás um jornal ainda tentou entrevistar Cadorin e saber o que de facto se passou naquela semana do jogo contra o FC Porto, o já falecido Cadorin apenas afirmou que queria continuar a gozar a sua vida em paz e que não queria mais problemas na sua vida devido a tudo o que se passou.

Infelizmente Cadorin já não se encontra entre nós, tendo falecido em Liège a 10 de Setembro de 2007 aos 45 anos de idade. Que descanse em paz, foi dos poucos que teve a coragem de denunciar a corrupção.

Declarações da filha de Cadorin:
Numa entrevista ao blog do Portimonense, a filha de Cadorin confirma que o FC Porto tentou manobras de corrupção, para vencer o Portimonense, numa das mais gloriosas épocas do clube de Portimão. Cadorin rejeitou a proposta dos corruptos: 500 contos e um contrato para época seguinte, em troca de um penálti...

Eis a filha de Cadorin, em discurso directo: "Luciano D’Onofrio fez uma tentativa de corrupção sobre um jogo do Portimonense contra o FC Porto (o meu pai fala disso numa reportagem que poderás ver no DVD). O incidente ocorrido no Verão de 1986 foi apenas um infeliz acidente que acabou por ser dramático para a nossa família".

Cadorin acabou mesmo por ser decisivo nesse jogo e apontou o golo da vitória do Portimonense. São histórias que o vento levou, mas que este site traz para o presente. Porque o FC porto é a mentira desportiva..." - blogue "FCP, 30 anos de mentira desportiva".

-------------------------------------

"Os nefastos 45 minutos disputados com o FC Porto na quarta-feira deixaram mossa na Amoreira. Apenas três dias depois, o lateral-esquerdo brasileiro Abner, de 21 anos - mereceu nota 3 de A BOLA -, que estava cedido desde agosto pelo Real Madrid Castilla, a equipa B dos merengues, foi devolvido, terminando assim, de forma prematura, o empréstimo. Abner acumulou em 10 jogos na Liga e um na Taça da Liga." - A Bola.

Onde está a proactividade de Fernando Gomes e da FPF quanto a casos de corrupção ou aliciamento? 

A FPF vai ou não investigar? O Estoril denuncia ou não ao Ministério Público a situação?

Os Grandes Enormes dentro de portas, com a Europa a dar justiça às distâncias

. 47 comentários

Vitória difícil em Paços de Ferreira de um Benfica com uma alma imensa. E quando uma equipa nossa é capaz de dar a volta a um jogo importantíssimo daquela maneira, à base da raça, do suor e do brio, em que se sente que cada jogador quis aquela vitória tão ou mais do que o mais fervoroso dos adeptos, o sentimento no final só pode ser de orgulho e apoteose.

Rui Vitória está de parabéns pelo percurso do Benfica nos últimos dois meses, onde se prova também que quando uma equipa não joga não é muitas vezes porque os jogadores não querem e não correm, como tantas vezes se diz. Até porque se há algo que tem de se dizer nos últimos anos, em épocas de vacas magras e em que se tem tido plantéis cada vez com menos qualidade sem que isso signifique o baixar da exigência, é que se o Benfica tem sido capaz de continuar a ganhar é precisamente por ter um grupo de jogadores com uma alma extraordinária e que tem sabido traduzir essa alma em pontos, em diferenças mínimas que fazem a diferença entre os vencedores e os vencidos.

E felizmente, Rui Vitória corrigiu uma série de erros, desde o sistema de jogo, ao guarda-redes, ao equívoco Felipe Augusto, até ao importantíssimo emagrecimento do plantel em Janeiro último conseguindo-se aí um grupo mais pequeno e homogéneo em que todos os jogadores sabem que contam. E quando os jogadores acreditam naquilo que estão a fazer e sentem que a manta não está sempre a destapar em algum lado, as coisas começam a fluir com naturalidade!

Pode-se também dizer que a estabilização de Cervi na ala esquerda tem sido importante, como importante tem sido Rúben Dias, como importante foi Krovinovic na indicação daquele que era o rumo certo, como importante tem sido o vislumbre ao fim de tanto tempo de algum sumo que começa a sair de Rafa e Zivkovic, tal como importantíssimo pelas piores razões tem sido o facto de andarmos há algum tempo a fazer apenas um jogo por semana, permitindo por exemplo a jogadores como Jonas, Fejsa e Grimaldo apresentarem-se em condições físicas aceitáveis em todos os jogos em que são precisos.

Estou rendido a esta equipa? Sim, rendido à alma dos “nossos” jogadores e à melhoria das suas performances que tem servido para competir e ganhar a nível interno contra adversários quase todos bem mais fracos do que nós. Mas daí a dizer que acho que o Benfica tem subitamente um grande plantel capaz de me dar qualquer esperança de que se tivesse por exemplo de recomeçar a Liga dos Campeões neste momento seria capaz de somar mais do que 4 ou 5 pontos, vai uma grande distância.

Acho que às vezes é facílimo fechar-nos neste campeonato português plantado à beira mar, e pensar-se que existe um grande campeonato, com três grandes equipas de Benfica, Porto e Sporting na sua melhor forma de sempre, em virtude dos records de pontos que vão conseguindo ano após ano.

Olhamos para um FCP por exemplo com 23 jogos, 19 vitórias e 4 empates (sendo que dois deles foram contra SLB e SCP), e um gajo até pensa que em Portugal os GRANDES são realmente ENORMES!

Mas não são, e é quando nos exibimos na Europa e vemos um Benfica com 0 pontos na Champions, um Porto a levar 5 de um Liverpool ou um Braga a levar 3 do Marselha, que se percebe que o domínio ESMAGADOR dos três grandes em Portugal é muito mais sustentado num campeonato com 12/13 equipas (CADA VEZ MAIS) fraquíssimas do que num qualquer acréscimo de qualidade nos três grandes que dê para competir com outras equipas do “mesmo” campeonato mas de outras Ligas europeias.

E é por isso que quando ouço LFV anunciar mais do mesmo para a próxima época, eu não duvido de que mais do mesmo significará ser candidato ao título em Portugal (porque para derrotar 13/14 das 17 equipas deste campeonato até mesmo a mediania tem de chegar, até mesmo mantendo Varela na baliza, já que Graças a Deus a bola não chega a ele mais do que duas ou três vezes por jogo para a desgraça da baliza ser posta ainda mais a nu), mas quando se fala em sermos capazes de competir na Europa como eu anseio, continuaremos tão longe como estivemos este ano.

A este Benfica continua a faltar músculo e centímetros para competir na Europa e a outro nível... Olhando para o tal meio-campo “fantástico” do Benfica neste momento, alguém acredita que é com os rodas baixas e pesos pluma Rafa, Zivkovic e Cervi (podia juntar Grimaldo cá atrás) que vamos ganhar batalhas do meio campo contra equipas melhorzinhas, com Pizzi ainda a roçar a mediania, e um Fejsa que INFELIZMENTE, e apesar da sua qualidade, não chega para mais do que um jogo por semana?

Alguém conhece uma boa equipa europeia que tenha por exemplo um meio campo de setas como o Benfica tem, com três jogadores que só sabem jogar para a frente e em velocidade de ponta, mas que depois não sabem pensar o jogo, pausá-lo, por a equipa a respirar com bola sem a perder, tendo ainda a desvantagem de na hora da recuperação de bola estarem sempre em desvantagem fisicamente em qualquer duelo individual?

Em suma, talvez o erro aqui seja o ingénuo do Redmoon achar que o Benfica deveria ser capaz de competir também na Europa quando o foco deve estar dentro de portas, mesmo que o campeonato seja fraco, porque este é o campeonato que podemos realmente conquistar enquanto a Europa será sempre uma miragem.

Só que infelizmente, o meu Benfiquismo e a minha noção de grandeza do Benfica não me permite abdicar emocionalmente do sonho de ser também capaz de competir na Europa... E é importante que quem lidera o Benfica perceba que não pode abdicar disso, nem pode deixar que vitórias com Tondelas ou Paços de Ferreira lhes tornem cegos de uma realidade óbvia: Os Grandes Enormes dentro de portas, com a Europa a dar justiça às distâncias, distâncias essas que são cada vez maiores!





Caro Fernando Rocha, nós sabemos! Mas tentem disfarçar melhor que o Estoril

. 17 comentários



Todos sabemos que o Portimonense vai receber o FCPorto e prestar a habitual vassalagem... aquela que prestam na hora de fazer "esquemas" como a transferência do Danilo (ex Marítimo). Tal como o Estoril, se se portarem bem, o Portimonense não descerá nem que jogue com 9 até final da época e aos jogadores não faltarão ordenados...

Mas gostavamos de pedir ao Fernando Rocha, um senhor seguraente respeitável, que pelo menos incentive os jogadores a disfarçarem melhor que os do Estoril.

Por falar em Estoril, recordo aqui a EVIDÊNCIA exposta pelo mister Ivo Vieira para que o Portimonense possa fazer um teatro menos exposto:


"O jogo foi preparado de forma natural, como os outros. (...) Sabíamos que o FC Porto ia entrar forte e preparámos isso. (...), mas dava dó ver o Estoril hoje em campo. Um jogo aquém mas estes atletas têm de repensar o compromisso que têm com uma equipa como esta. Não basta vestir a camisola, têm de dignificar a mesma. Uma coisa é perder, sendo competentes e dando o seu máximo, agora com um comportamento destes temos de repensar a nossa atitude. Não se justifica este comportamento em 20 minutos quando estávamos em vantagem. Se pensarmos que todos nós queremos o melhor, com este comportamento em campo, não conseguimos alcançar outros patamares." in Record

Acho que dispensa qualquer investigação! É óbvio e gritante o que se passou em campo....

ranking