O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 7 de outubro de 2017

Aviso.

Avatar
 ●  54 comentários  ● 

Não é por darem muitos abraços, serem "fofinhos" uns com os outros ou passarem a mensagem de que tudo está bem que as coisas vão melhorar.

Se não derem o máximo em campo do primeiro ao último minuto em vez de apenas 15 ou 20 minutos, se não tiverem a consciência de que nenhum jogador está acima do interesse do clube e que nenhum de vós é insubstituível ou indispensável, nada vai mudar.


Se continuarem a jogar os detentores de "RedPass Relvado" em vez de jogarem os em melhor forma e num sistema de jogo que beneficie do tipo de jogadores que o plantel realmente tem em vez de ser só para acomodar vedetas, nada vai mudar.

Lembrem-se que quando vocês chegaram, na maioria dos casos, não eram ninguém no mundo do futebol. Foi o Sport Lisboa e Benfica que vos deu notoriedade. 

É este clube com a grandeza da sua massa associativa e adepta que vos permite terem destaque e a alguns de vós terem um final de carreira que nunca pensaram.


Portanto, meus caros jogadores e equipa técnica, não joguem à bola e não ganhem jogos que essa "união" tipo brisa do mar é inútil.

Lembrem-se que vestem o Manto Sagrado. Honrem essa camisola!

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Quando não ganhar será um pequeníssimo passo desde o Benfica ao esquecimento

Avatar
 ●  154 comentários  ● 
Não é a primeira vez que o digo neste blog e voltarei a dizê-lo: A importância dos treinadores de futebol nas equipas está muitíssimo sobrevalorizada. Mas isto não é, obviamente assumir que qualquer Patareco serve.

O problema destas análises tantas vezes fúteis que se fazem aos treinadores de futebol é perguntar antes de mais: O que é que valorizamos num treinador quando sugerimos um certo nome.

Por exemplo, aqui há uns dias o nosso colega de blog Rolo Compressor decidiu sugerir dois nomes para técnicos do Benfica: o Ancelotti e o Pellegrini. Tudo bem, não vou obviamente discutir as suas escolhas, o que posso é questionar os critérios que tomou em conta.

Por exemplo, dentro daquele contexto que levou para tantos à troca do antigo treinador do Benfica por Rui Vitória, a aposta na formação que tinha de ser feita, no meu entender estes dois nomes sugeridos seriam logo para riscar.

Estes são nomes para grandes clubes, para grandes orçamentos, para jogadores de topo, seja em Itália, em Espanha ou na China, não são nomes para colocar em risco o seu curriculum e a sua obrigação de ganhar SEMPRE, em troca da aposta num Rúben Dias que, a dar certa, será para despachar 6 meses depois!

Podemos perguntar então se o critério é o que Ancelotti ou Pellegrini ganharam nas suas carreiras. E quando se vai a isso reparamos que, apesar de terem quase sempre os melhores planteis e treinarem quase sempre os clubes mais ricos do mundo, é bem mais aquilo que perderam do que aquilo que ganharam.

O caso do Pellegrini então é catastrófico: Até a Taça Intertoto pelo Villareal é valorizada (há um cá do burgo para quem essa nunca conta), um campeonato em Inglaterra com o plantel mais rico - DE LONGE - da Premiership (há um cá do burgo que quando ganhava era “Ganhava MAS tinha os jogadores que mais nenhum teve"), e o resto do curriculum do Pellegrini é um curriculum de QUASES...

Agora, estou a referir estes dois nomes para discutir com o Rolo Compressor as suas escolhas? Claro que não! Nada me garante que amanhã o Benfica não contrate o Pellegrini e que com ele o Benfica não ganhe 6 campeonatos seguidos...

O meu ponto é, o que é que valorizamos num treinador quando sugerimos certo nome?

Repare-se, com o nosso antigo treinador fartei-me de ouvir gente a dizer: “Ah que ganhou três títulos. Mas o problema é que também perdeu três.” Também ouvi: “Ah que ganhou o título. Mas com aqueles jogadores também eu ganhava.” E “Ah que foi campeão! Mas isso não conta porque não apostou na formação.” E depois aquela que eu gosto mais: “Até para o Vítor Pereira perdeu.” Como se o Porto daquela altura fosse o Vítor Pereira e não o Hulk, o Falcão, o James Rodriguez, o Fernando, o Danilo, o Alex Sandro ou o Ottamendi, enfim, plantéis tão ou mais fortes do que aqueles que o Benfica tinha.”

Mas volto à minha pergunta: Qual é então o critério? Qual é o treinador do MUNDO que conhecem que nunca perdeu bem mais do que ganhou? Qual é aquele que não tem na sua carreira vários despedimentos? Qual é aquele que alguma vez teve um estatuto de tal forma infalível que o colocou a salvo de más época e de apupos dos adeptos?

A verdade meus amigos, é que TODOS os treinadores, mesmo os melhores do mundo, saem quase sempre dos clubes pela porta pequena! Todos! A pergunta não pode ser portanto qual é o treinador que ganha sempre! Isso não existe! A pergunta tem de ser qual é a imagem de marca que queremos na nossa equipa e que deverá ser mantida mesmo nos anos em que não ganhemos!
  
Acho piada quando alguns hoje dizem: “Ah, a minha escolha era o Marco Silva.” Ok, mas espera lá, era o Marco Silva porquê? Porque ia ganhar sempre? Também não ia perder um dia para um qualquer Vítor Pereira? E aí iam dizer o quê? Que a sua escolha tinha sido o Rui Vitória?!

A verdade meus amigos é que é uma treta a propaganda das mudanças de fundo das Direções, os contratos de 4 e 5 anos aos treinadores que nunca se cumprem, as frases sempre espetaculares de que se contrata um novo treinador porque se vai mudar o paradigma e que agora é que é e que vamos ser imbatíveis!

Tudo treta! Projetos de Direções para treinadores raramente existem. Quando se muda, até se pode ter um qualquer sonho bonito por trás mas, bem mais do que o paradigma o que se pretende mudar é acima de tudo os estímulos emocionais da equipa, criar um novo elã ganhador que se pretende levar o mais longe possível. Mas o mais longe possível é apenas até àquele mês em que por uma crueldade qualquer do destino percamos três jogos seguidos. E aí é preciso renovar o estímulo outra vez e lá se vai o paradigma anterior para vir outro paradigma totalmente oposto e mais um “Agora é que é.”

Onde é que para mim se faz a diferença então ao nível dos treinadores? É ao nível do ADN de cada um. E esqueçam por amor da Santa que há um ADN que se sobreporá a todos os outros e que será capaz de ganhar sempre. Bons para mim são aqueles que já provaram ser capazes de ganhar com uma imagem de marca própria, imagem essa que não está disponível para ser adulterada por nenhuma Direção.

Esses são os Guardiolas, os Mourinhos, os Leonardos Jardins, os Capellos... independentemente dos gostos, quem contrata um Capello por exemplo sabe ao que vai. Podemos pedir-lhe que ganhe sempre por meio a zero mas não lhe vamos pedir para jogar bonito. Quem vai hoje contratar um Leonardo Jardim também não pode ir busca-lo sem lhe dar tempo para resistir a dois ou três maus resultados, porque trabalho de base para dar frutos amanhã não se faz em dois ou três meses.

Em Portugal até Jorge Jesus tem uma marca própria, que alguns adoram e outros odeiam (respeito isso), mas é uma marca em que Jorge Jesus confia tanto que não abdicará dela em nome de nenhuma Direção. Jorge Jesus será fiel ao que acredita até ao fim, e é isso que eu respeito, porque é isso que fica depois de todas as vitórias, depois de todas as derrotas, depois dos despedimentos que acontecem a TODOS os treinadores. E todos sabem qual é a imagem de marca de Jorge Jesus, com todas as suas forças e fragilidades!

Em suma, se há hora de Rui Vitória mostrar de uma vez por todas quem é, é agora! Mesmo que tenha que mudar tudo! Mesmo que tenha de cair, mas a cair que caia com as suas ideias.

Isto de chegar ao Benfica por exemplo sem nunca ter jogado em 4-4-2 na vida, mas passar a jogar porque é muito mais fácil aproveitar o que de bom já havia em vez de tentar ganhar com algo seu, é algo que só o deixará nas boas graças de todos os Benfiquistas até ao primeiro ano em que não ganhar. Quando não ganhar será um pequeníssimo passo desde o Benfica ao esquecimento.

Sem vitórias fica o quê de Rui Vitória no Benfica? Selo? Qual selo? Qual é o selo de Rui Vitória neste Benfica, algo a que nos possamos agarrar num ano menos bom em termos de resultados, mas algo que acreditemos poder ser replicado num ano seguinte para se traduzir em novas conquistas?

Replicar o quê?! A isso é que Rui Vitória terá de responder! E ontem já era tarde! 

Chris Willock mostra qualidade e raça nos sub-20 de Inglaterra.

Avatar
 ●  50 comentários  ● 

England: 1 Aaron Ramsdale (AFC Bournemouth), 2 Callum Brittain (MK Dons), 3 Lloyd Kelly (Bristol City), 4 Tayo Edun (Fulham), 5 Reece Oxford (West Ham United), 6 Easah Suliman (Aston Villa) (c), 7 Isaac Buckley-Ricketts (FC Twente, loan from Manchester City), 8 Sam Field (West Bromwich Albion), 9 Ike Ugbo (Barnsley, loan from Chelsea), 10 Marcus Edwards (Tottenham Hotspur), 11 Chris Willock (Benfica), Harvey Barnes (Barnsley, loan from Leicester City) for Edwards 78.

------

"England U20s picked up an impressive victory on the road on Thursday evening, with a 5-1 win over Italy.

Keith Downing’s men really found their form in Gorgonzola to build on last month’s results against the Netherlands and Switzerland." - FA.

Numa altura em que é preciso renovar a equipa, porque não dar mais espaço a jovens valores?

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

30.000.000

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

Somos pouco dados a efemérides do NGB, até porque não as temos. No entanto não posso deixar passar o facto de termos chegado aos 30 milhões.

Todos os dias os escribas do NGB dão um pouco do seu tempo pessoal para pensar, debater e defender o Sport Lisboa e Benfica.
Não pensamos todos da mesma forma nem defendemos as mesmas coisas. Pelo contrário.

Mas o que nos une é a paixão pelo Sport Lisboa e Benfica, o desejo de o ver ganhar, a beleza das camisolas vermelhas a entrarem em campo, a pisar o verde do relvado, e o honrar a história gloriosa e grandiosa começada em 1904.

Ao longo da sua existência, o clube habituou-nos ao melhor. A ser o melhor. E é essa matriz que diariamente continuaremos a defender. 

Um clube feito pelos adeptos, pelos sócios e para os adeptos e para os sócios. Somos o motivo de o SL Benfica ser tão grande e somos nós que o levamos "ao colo" em todos os momentos, bons e maus.
Somos só nós, adeptos e sócios, que podemos opinar com propriedade sobre tudo no clube, porque o clube somos nós. 

Por isso, são todos os adeptos e sócios que devem mostrar união, pois é a única união que pode garantir ao clube um futuro à altura da sua história gloriosa de mais de 100 anos. 

No NGB estamos unidos em mostrar a nossa paixão pelo Sport Lisboa e Benfica e a defender o clube como melhor sabemos. 

Obrigado a todos os colegas de blogue mas também a todos os que nos visitam e/ou comentam.  


A pouco e pouco, voltamos aos anos 90.

Avatar
 ●  74 comentários  ● 

"O jogo entre o Lusitano de Évora e o FC Porto, da terceira eliminatória da Taça de Portugal, vai ser disputado no Estádio do Restelo, em Lisboa, disse esta quarta-feira fonte da SAD do emblema eborense." - Record.

Com uma FPF dominada por portistas, não era de esperar outra coisa.

O "campo" onde a selecção vai disputar o acesso ao Mundial serve para a FIFA e UEFA. E o do Lusitano não serve...porquê?

Que critério é este, FPF?

Avatar
 ●  37 comentários  ● 

Quem vê onde a selecção vai disputar um jogo oficial de qualificação para o Mundial de futebol não compreende porque o Lusitano de Évora não pode receber o FC Porto no seu estádio.
Eu não entendo.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Mudar sim, mas primeiro era preciso dar aos jogadores a oportunidade de lavar a cara

Avatar
 ●  47 comentários  ● 
Apesar de tudo...

Concordo com o que Rui Vitória fez no jogo contra o Marítimo: Apresentar a mesma equipa de Basileia. Já vi esse erro fatal ser cometido em outros clubes e até com prestigiados treinadores:

Mudar tudo depois de um desaire humilhante, uma mudança que não é sustentada em nenhum plano estratégico mas apenas numa tentativa desesperada de salvar a própria imagem aos olhos da opinião pública à custa do crucificar dos jogadores...

Quando este é o caminho escolhido, o treinador só tem uma escapatória: Rezar para que a segunda equipa entre numa senda vitoriosa que permita ao treinador não ter mais de olhar para trás. Porque no caso da segunda equipa não engatar ou ainda fazer pior e o treinador sentir necessidade de retomar a primeira fórmula e recorrer àqueles que antes "matou", aí já não tem os jogadores na mão, já perdeu o balneário e já traçou a sua sina.

Nestes momentos difíceis, o que um treinador tem de fazer antes de mais, é mostrar dentro do grupo que a gestão do mesmo ainda se faz de dentro para fora e não de fora para dentro por causa do que os jornais ou os adeptos dizem.

No caso do Benfica, é obvio que mudar sim (e isso terá de ser feito), mas primeiro era imperativo dar aos intérpretes da humilhação de Basileia a oportunidade de lavar a cara. 

Não resultou, é pena, mas ninguém poderá apontar o dedo a Rui Vitória amanhã dizendo que a oportunidade não lhes foi dada. 

O mercado está fechado e é com estes que Rui Vitória terá de ir pelo menos até Janeiro.


Ter mudado tudo naquele jogo específico da Madeira teria sido simplesmente suicida.

Aviso urgente para o presidente do Sporting Clube de Portugal.

Avatar
 ●  24 comentários  ● 

No seguimento da publicação do jornal Record, informamos Bruno de Carvalho da existência do  decreto-lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro:


Artigo 7.º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela


1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. 

2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. 

3 - No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial. 

4 - As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo.

Querem melhores resultados até Janeiro?

Avatar
 ●  75 comentários  ● 

Então torno a dizer que a solução imediata está em Rui Vitória. 

Recordo que fui dos poucos que não chorou pelo inútil que está em Alvalade e que já vai no terceiro ano sem ganhar nada de jeito sendo cada vez mais caro. E só lamento que não tenha ido embora logo ao final do segundo ano de contrato pois com aqueles planteis de que ele dispôs, um treinador competente e de qualidade tinha feito muito mais. Nunca o FCP teria conseguido um tricampeonato com treinadores rookies.

Recordo que defendo há anos a contratação de Marco Silva e que, mesmo assim, defendi Rui Vitória mesmo quando o arranque da primeira temporada foi mau. Achei que ele precisava de tempo para trabalhar a equipa e ultrapassar os efeitos daquela pré-temporada desastrosa. E estava certo.

A minha paciência com este treinador já esgotou? Se for para ver mais um jogo igual aos últimos 5 ou 6, sim esgotou.

Ao contrário do que se diz, ele nunca teve coragem de sentar no banco as vacas sagradas. Foi obrigado a deixar em campo os outros que emergiram porque provaram a sua qualidade e ninguém compreenderia que fossem para o banco.

Mas se no próximo jogo verificar que Rui Vitória teve coragem para afrontar o lobby brasileiro liderado por Luisão, Júlio César e Jonas, então a coisa pode mudar. 

Se verificar que Rui Vitória percebeu de uma vez por todas que a equipa tem que ter outro modelo de jogo e outros jogadores em algumas posições, sem lugares cativos para ninguém, então pode ser que ganhe tempo para ele e para a equipa.

Se for evidente que Rui Vitória está com peso suficiente para liderar esta mudança, melhorar a qualidade de jogo e começar a vencer sem tremeliques, então terá condições para ficar.

Mas se nada disto acontecer e tornar a apostar nos "cavalos" velhos só porque tem medo deles ou de desagradar "à estrutura"...então que vá. 

Qual é a questão que isto levanta? É que será impossível Rui Vitória sair sem alguém acima dele ser obrigado a tirar consequências das suas decisões.

Nada do que possamos discutir sobre Rui Vitória ou o plantel exonera Luis Filipe Vieira ou Domingos Soares de Oliveira das máximas responsabilidades. Mas isso será tema para outras discussões.

Quem tem unhas para esta guitarra?

 ●  144 comentários  ● 

Dois nomes desejados para o lugar


Para já vamos esquecer uns quantos nomes que tenho visto e ouvido: Paulo Pereira, Carlos Carvalhal, Paulo Fonseca, Rui Jorge, Petit… eh pá, vamos lá a ver uma coisa: Mudar por mudar apenas porque sim, ou ainda para pior… não!! Isto não é uma caça ás bruxas como muitos querem fazer passar, trata-se de melhorarmos o planeamento táctico e o trabalho que queremos ver na nossa equipa. Trata-se de termos alguém que seja um técnico capaz de intervir num plantel descrente (ou desfasado da realidade como dizem alguns) e preso a um espartilho tático que não faz sentido. Se me perguntassem: E se o RV mudasse a táctica, pusesse a jogar quem merece e não os nomes, e aqueles que pensam que só precisam de marcar com os olhos porque são tetra dão o lugar aos miúdos que estão cheios de ganas? Eu responderia: MANTENHA-SE O RV!!! Mas isso não vai acontecer, quantas oportunidades já teve ele para o fazer? Por isso, vamos lá tirar as palas dos olhos e parar de pensar que o RV ainda vai aproveitar esta paragem no campeonato para mudar tudo… se for preciso, entra o mesmo onze frente ao Olhanense para a taça, com o Douglas no lugar do Almeida, só para este não entrar a frio na Champions!!


Agora nomes… Marco SilvaNão defendo a vinda de Marco Silva agora. Ele será melhor que Rui Vitória (no meu entender), mas seria uma solução semelhante. Não acredito que iria melhorar assim tanto a situação que vivemos actualmente. Para além de que está numa ótima liga, a melhor para mim. Estão a correr-lhe bem as coisas e ele próprio não estará inclinado a vir. Já houve a oportunidade, mas Vieira optou por Vitória. No futuro sim, deixá-lo ganhar calo na liga mais competitiva, ganhar estatuto. E daqui a uns anos será das primeiras opções para o nosso clube. E aí teremos um bónus, de juntar a sua preferência clubistica, que o levou a rejeitar ir para o Porto, ou já não se lembram? 



Primeira opção: Carlo Ancelotti ( 58 anos)

Sim… eu sei… mas leiam até ao fim antes de abanarem já a cabeça…

Carlo Ancelotti, que deixou o comando técnico do Bayern Munique na semana passada já revelou que irá descansar nos próximos dez meses. Claro, ele quer é que o deixem em paz, e que não estejam sempre a levantar rumores com o nome dele para aqui ou para ali. 

DÚVIDAS: Mas ele saiu com o balneário contra ele, ninguém gostava dele, é um técnico sem pulso…

Saiu de um Bayern em fim de ciclo dos pesos pesados (Ribery, Robben, rafinha, juntado Boateng, Lewandowsky e Muller que querem sair) e que passa por um período de transição, com o plantel a ter muitos miúdos com 18 e 19 anos (basta ir a qualquer site de futebol e ver o plantel e idades do Bayern). Claro que isto gerou ali, por parte de alguns jogadores, um estado de sítio, por se acharem mais que os outros…

Quanto ás criticas, Arjen Robben já desmentiu, categoricamente, as polémicas declarações sobre Carlo Ancelotti que lhe foram atribuídas na sequência da saída do treinador italiano do comando técnico do Bayern. E já tivemos declarações de ex-jogadores, como Marcus Babbel, onde Ribéry é apontado como um dos desafetos do treinador no balneário. “deu uma grande contribuição ao clube e foi um jogador fantástico, mas já não faz mais o que fazia. Nos últimos dois anos, não fez um gol na Liga dos Campeões e se acha do mesmo nível de Cristiano Ronaldo ou Messi", cortesia da Sky Sports. Para o ex-jogador, o elenco do Bayern vive de glórias passadas e não foi renovado corretamente desde a conquista da tríplice coroa em 2013, sob o comando de Jupp Heynckes (lembram-se?). "Alguns jogadores do Bayern vivem do passado. Fomos campeões mundiais, fomos vencedores da Liga dos Campeões. Mas esta não é a situação atual. Ficaria muito surpreendido se Ancelotti não tivesse reconhecido isso e tentado agir para corrigir o problema”. – Só que o poder instalado no Balneário não estava para aí virado…


Para quem diz que é fraquinho, Ancelotti já ganhou TUDO o que havia para ganhar. Como Jogador e especialmente como treinador (que é o que nos interessa). 3!! Taças dos campeões europeus, 3 supertaças europeias, 2 taças de mundiais de clubes, Campeão varias vezes em Itália, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha… taças do rei, inglesas, tudo!!!! Até uma taça Intertoto pela Juve!! 


DUVIDAS: Ah e tal, dever ser caro, muito caro para o Benfica…

Não necessariamente. Um técnico destes, já teve tudo. Todo o tipo de contratos, de publicidade, de jogadores top dos tops… Queria um jogador por 70 Milhões? Toma lá! Ir para outro colosso europeu atrás de mais dinheiro, será novamente o mesmo, não o irá motivar. 

O que ele nunca teve foi um projecto que o nosso Benfica lhe pode dar: As melhores infraestruturas do mundo para treinar, com a melhor academia do mundo! Um local onde queremos que potencie os jovens que saem anualmente desta academia, onde estamos sempre nas finais da youth league! Um estádio sempre cheio, com milhões de adeptos fervorosos por este mundo fora, poder fazer um BENFICA MADE IN BENFICA!! Apostar nos miúdos por crença, e não apenas porque estão todos lesionados e são a última opção. É pelo projecto que temos de o conquistar, e isto sim, será um desafio para ele. Isto sim, o irá motivar! Seria o reencontro com Rui Costa, com quem tem uma excelente relação… E mais, este homem viveu ainda a lenda EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA, o pantera negra!! Pertencer ao clube da lenda que lhe abriu os olhos para o futebol… não é para todos. E isto meus amigos, não tem preço!! Não direi que fará como o rui costa, e assina por baixo e depois ponham o valor, mas não ficará mais caro que o JJ….



Segunda opção: Manuel Pellegrini (64 anos)

Este Homem respira futebol, e as suas equipas sempre produziram as melhores exibições por este mundo fora. Foi campeão na Argentina, Equador, habituou-se a produzir talentos. Em Espanha, transformou o Vilarreal de um clube de descida, num vencedor da taça intertotto e com presença na Champions ( uma semi-final, lembram-se?). Apanhou o Real Madrid numa fase complicada, mas ainda assim produziu um excelente futebol, seguindo para City, onde foi campeão de Inglaterra. Actualmente na China, onde persegue o protejo de mudar por lá o futebol (claro que o ordenado ajuda, mas as convicções deste homem não se resumem ao dinheiro, ele vive e defende o futebol). Mais uma vez, aqui o nosso projecto será determinante para o conquistar, e como na primeira opção, aqui não tenho dúvidas que também ele, pelos motivos acima descritos, aceitará o nosso desafio, e de sorriso largo no rosto. É um treinador que sabe reconhecer talento quando o vê, e não tem medo de apostar nele...



Resta saber se LFV estaria na disposição de aceitar estes treinadores, que não são homens Yes Man, e percebem de futebol. Estes não comem qualquer coisa pelos queixos, e poriam em cheque o presidente quando este derrapasse… 

Como nota final, um pequeno apontamento: tenho visto com alguma tristeza, comentários em vários post, e entre comentadores dos comentários, uma agressividade e ataques apenas para insultar. Seria bom, uma vez que este blog promove a liberdade de raciocínio e de opinião, que aqueles que possam não concordar com aquilo que é aqui publicado, critiquem construtivamente!! Não entendam nem queiram vender a ideia de que estamos a atacar o Benfica, essa não cola! Não cola nem admito que tentem colar. O que aqui se faz é discutir o clube, e mostrar que o Benfica está vivo. Esse é o nosso papel. Elevemos o nível de alguns comentários por favor. As ideias aqui publicadas variam de "escriba" para "escriba", por isso há sempre alguém que se identifique mais com uns, e se indigne mais com outros. Mas construtivamente é que deve ser mostrado esse estado de opinião

Venha Ancelotti, e quanto antes. A bem do nosso Benfica.

Quanto ao resto já sabem, SINTAM A MÍSTICA, CARREGA BENFICA!

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Até quando vamos ilibar os verdadeiros culpados?

Avatar
 ●  100 comentários  ● 

SIM! Eu sei que o futebol cultiva um culto de idolatração dos jogadores... mas ponham a mão na consciência antes de andarem a disparar contra todos e observem bem os jogadores do Benfica.

Será o Rui Vitória que lhes diz: "Assim que marcarem um golo, abrandem"?

Será o Rui Vitória que lhes diz: "Entrem com a bola controlada pela baliza dentro"?

Será o Rui Vitória que lhes diz: "Não se preocupem, mesmo com maus resultados nós ganhamos no fim"?

Etc, etc. etc.

Eu podia acreditar na teoria que o treinador monta mal a equipa se muitos dos que estão em claro sub-rendimento ou sub-empenho, não tivessem no passado outra atitude e outro empenho.

Eu podia acreditar na teoria que o treinador não tem competência se não tivesse batido o record de pontos na Liga e se não fosse bi-campeão.

Eu podia acreditar na teoria que o treinador protege "vacas sagradas" se no passado já não tivesse tido a coragem de "sentar" o Luisão para jogar um miudo, o Julio Cesar para jogar um miudo, etc. etc. etc.

O QUE NÃO POSSO ACEITAR é ter jogadores do Benfica a perderem pontos com adversários perfeitamente ao seu alcance, porque não percebem que precisam correr mais que os adversários, ser melhores que eles, lutar mais e serem determinados até ao último segundo do jogo.

Podem escrever os tópicos que quiserem... os comentários que quiserem... mas a culpa do Treinador e Presidente não é por incompetência, nem por falta de reforços, mas sim POR FALTA DE PULSO! Pulso para dar um murro na mesa e OBRIGAR as prima donas a lutar por um título que não é deles, nem o será por decreto.

A culpa do Treinador e Presidente é a de, também eles (ou se calhar primeiro eles) acreditarem que por serem Tetra serão Penta! NÃO É VERDADE! Quem quiser um Penta PORQUE é Tetra, vai deixar de ser campeão PORQUE não tem competência e capacidade para o ser. 


Páre, escute, e olhe… está na hora.

 ●  161 comentários  ● 
A Mudança que se impõe


É certo que  Rui Vitória não era a minha escolha para o lugar. Defendi que deveríamos ter ficado com Marco Silva. A mim dizia-me muito mais que o timoneiro de Guimarães. Mas aceitei-o, porque passou a ser o nosso treinador. E tinha de lhe dar o benefício da dúvida. E no início, confesso, eu era fã de Rui Vitória. E porquê? Porque saindo um imbecil que cá tivemos, de arrogância incorrigível, e sem qualidades humanas para ser nem exemplo nem líder, Rui quando chegou foi uma lufada de ar fresco. Correção, capacidade de síntese, ambição… E porque sabíamos que o Fantasma do barracas ia estar sempre a pairar tipo abutre, tínhamos de nos unir por Rui, pela equipa. Por todos nós! E assim foi… começou mal, mas conseguimos o objetivo máximo. É certo que sem nunca deslumbrar (primeiro sinal de perigo), e com a crescente fama de grandes frente aos pequenos, mas que ficávamos equipa pequena perante os grandes (segundo sinal de perigo)

Mas RV ia sobrevivendo á custa de automatismos. Ele nunca mudou nada. Nunca inovou (terceiro sinal de perigo). Aproveitou e defendeu-se no estilo e tática de JJ, usando a mítica frase “não sou tolinho, para chegar aqui e mudar tudo! O que está bem é para manter”. E todos optámos por ir ignorando estes sinais de perigo… 

Mas apesar de tudo, uma coisa RV tinha: um grupo sedento de mostrar ao cérebro, que o mérito tinha de ser repartido pelos jogadores, e não apenas dele. E com isto, Rui criou um escudo á sua volta, que se revelou impenetrável. Mas nada dura para sempre, e quando uma mentira tem perna curta… 

Digo mentira, porque Rui nunca foi o técnico que “demonstrava” ser. E à medida que os jogadores iam saindo, com eles iam os automatismos, as rotinas… aos poucos, o balão de oxigénio ia-se esvaziando, até que já não se sustem no ar, já não flutua. Anda aos tombos, tentando pôr-se de pé, tentando levantar a cabeça, mas acabando sempre caído no chão. E depois mais grave. Quando o coletivo não resolvia, aparecia um ou outro jogador com capacidade de resolver o jogo. Havia sempre alguém com classe a decidir, seja a marcar, seja a defender. Mas o plantel, foi perdendo essa classe mercado após mercado, foi envelhecendo cruelmente para alguns, até que hoje, sem Gaitans, sem Edersons, sem Renatos, sem Guedes, sem Nelsons, não há quem faça efetivamente a diferença. Os próprios jogadores já estão descrentes, sem capacidade de mudar, acreditar. E quando o acreditar morre… não há nada a fazer, é puxar a ficha e desligar a máquina… Este é o nosso momento atual… 

E não posso continuar a defender um técnico que infelizmente, demonstra a cada jogo a sua incapacidade para ter a inteligência de mudar, de admitir os erros que repete jogo após jogo, que não tem capacidade de ser corajoso e não andar a colocar nomes no 11, mas sim os jogadores que mais e melhor podem oferecer á equipa no momento. 

Mas uma coisa eu faço questão de dizer, sem meias palavras ou indiretas. Porque disto tenho por certo, quando temos opiniões ou certezas, devemos chamar os bois pelos nomes. Concluir. Ficar por meias palavras só reforça/cria a ideia que temos rabos de palha, ou falta de “cojones” e nunca seremos capazes de nos assumir como soluções, ou outra coisa qualquer. Assumam propósitos em vez de se esconder em discursos mais “largos”. Bom, mas como dizia, uma coisa faço questão de dizer: RUI VITORIA MERECE RESPEITO! Como Homem, vale 100 vezes mais que Jorge Jesus! Como pessoa, não está aqui em causa a sua qualidade. E mais, com ou sem sorte, este Homem soube ser duas vezes campeão nacional. Houve outros no passado que nem isso conseguiram ser… não souberam ser sortudos. Porque apesar de tudo, a sorte tem de saber ser construída. O que está em causa é a falta de capacidade para gerir um clube com as ambições do Benfica, ou com os seus pergaminhos. Fez o melhor que soube, não o podemos culpar disso, culpamos quem o lá colocou… 

Acredito que o homem que nos deu dois títulos de campeão, ainda nos pode dar o terceiro… para tal tem que abdicar do seu cargo quanto antes. Se ele pretende salvar a época do Benfica (a ver se vamos a tempo), tem de tomar esta decisão, sem esperar ser empurrado para fora do clube, ao sinal de aperto e perda de popularidade de LFV. A cama já foi feita… 

Rui Vitória, culpado do mau momento, sendo-o, não o é sozinho. As culpas não devem morrer solteiras. Não foi a super-estrutura que o escolheu? E agora, faz o que faz de melhor, tal Pôncio Pilatos, lava as mãos de responsabilidades. Aliás, na Assembleia Geral LFV disse em bom português, alto e bom som, que deu a RV os jogadores que pediu! Nomeadamente Douglas e Gabriel Barbosa. Mas alguém acredita nisso? Então um treinador que pede especificamente dois jogadores, nem os põe a jogar? Aqui tenho mesmo de utilizar a frase ACREDITEM PORRA!! Acreditem, se quiserem, digo eu! 

Mas isto é RV, e por isso foi o escolhido. É o para-choques da direção, a sua testa de ferro. E como tal, não virá para a praça publica dizer: mas eu não queria estes, queria outros… Isso não vai acontecer… 

E como acho que Rui merece todo o nosso respeito, já que a direção não sabe (ou não tem interesse) em respeitá-lo, deve ser o próprio Rui a cativar esse respeito em nós (ou naqueles que não querem ter memória)! Tome a decisão que todos sabemos que tem de ser tomada. E assim, defenda-se de ataques que, como todos os ataques originam, fazem por esquecer que ganhou quase tudo o que havia para ganhar, e será sempre o nosso técnico do Tetra! Isso Rui, nada nem ninguém lhe tira! Mas não deixe que lhe tentem apagar isso em praça pública. 

Pode agora dizer-se, e atenção, é tão válido quanto o que escrevi atrás: trazer um novo técnico, não vai salvar nada, e pode hipotecar a margem de manobra quanto ao que a próxima época diz respeito, se as coisas correrem mal. Verdade… mas não mudar nada, é o que RV tem feito, jornada após jornada. E com os resultados que todos conhecemos… Há que mudar, há que ter a coragem de mudar! Não é isso que exigimos ao Rui? 

E agora, opções? Noutro post… este é inteiro para RV, por respeito. Mas em breve direi claramente o que penso sobre os nomes que podem suceder.

P.S. - Acho R-I-D-I-C-U-L-O aqueles que se estão a agarrar ao VAR e ao não penalty não assinalado para justificar o injustificável. Como se isso fosse a razão de tudo... Tenham Vergonha e joguem à bola! 

Quanto ao resto, já sabem: SINTAM A MÍSTICA, CARREGA BENFICA!

André André, Danilo e Brahimi.

Avatar
 ●  57 comentários  ● 

André André pela milésima vez falhou um clássico por "lesão" nos 2 ou 3 dias antes do jogo. Felizmente para o jogador, os "vampiros" não atacam jogadores lesionados do FC Porto. E se atacarem, avisam primeiro.

E como bem observou o "Fura-Redes", as lesões de jogadores do FC Porto também chegaram às selecções, sendo que neste caso os motivos serão diferentes. 

É impressão minha ou estamos rapidamente a regressar à primeira década do século XXI...em tudo?

Culpar Rui Vitória pela geringonça?! Porque carga de água está ele então ainda a dar o treino de hoje?

Avatar
 ●  96 comentários  ● 
1. Quando a 17 de Agosto aqui escrevi: "Varela: Tão próximo da titularidade como da porta da saída”, foram muitos (vão lá ler) os que negaram aquilo que qualquer gajo com dois olhos na cara via. Que tendo o Benfica publicamente assumido o interesse em André Moreira, Varela ou ficaria como terceiro guarda-redes... ou saía. E ninguém vem de titular do Setúbal para... carregador do saco das bolas nos treinos do Benfica!

2. Entretanto, na última jornada Varela já ficou na bancada. E entretanto parece que vem aí mais um guarda-redes grego (o terceiro da época), e parece que Varela vai mesmo para outras paragens como sempre previ. A sua titularidade foi, como sempre disse, um grave erro de casting, que só trouxe insegurança e desconfiança à equipa. Pior: O Benfica teve MESES para preparar a sucessão de Ederson.

3. Vamos agora falar do lateral direito? Há quantos meses sabia o Benfica que Nélson Semedo ia sair? Há quantos meses estava Pereira a treinar com Rui Vitória para se saber o que valia ou não valia? Percebeu-se em Agosto que não servia?! Entretanto contratou-se mais um tal de Milos que nem calçou. E experimentou-se um Buta numa espécie de treinos de captação para seniores do Benfica. E ainda veio um Douglas que até agora, nada! Porra! Em resumo, laterias direitos contrataram-se 3 (TRÊS) e experimentaram-se 4 (QUATRO! E quem joga é... André Almeida! ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO E AMADOR!

4. Vamos ao miolo? Não vou pegar no óbvio! Que Renato Sanches nunca teve substituto, que Fejsa só dá para 20 jogos, que Pizzi não é esse supra-sumo que tantos vêm, e que Augusto, enfim, se este é o amor de Rui Vitória, diz bem dos olhos que o treinador tem. Pegaria apenas em Chrien e Krovinovic que chegaram, sem lugar na lista da Liga dos Campeões! Isto dá uma moral tremenda! Isto diz logo que chegaram para contar! Isto diz logo que o Benfica tem um plantel bem planeado e estruturalmente exemplar! AMADOR!

5.Vamos falar do Benfica Made in Benfica? Do Diogo Gonçalves que ficou num plantel de 30 para competir com Rafa, Zivkovic, Salvio, Cervi e... Gabigol?! É isto a aposta?! Não estaria bem melhor o Diogo a rodar num clube da primeira Liga?!

6. Vamos falar do outro Made in Seixal? O Carvalho?! Que ficou num Benfica que joga com dois no meio campo, para competir com Pizzi, Fejsa, Samaris, Ausgusto, Chrien e Krovinovic?! A sério?! Será que esta gente não vê que os putos são os maiores prejudicados? E que os putos só ficaram para que o Benfica corresponda à pressão que coloca em si próprio através da propaganda que faz, de que o Benfica aposta realmente na prata da casa, mesmo que contem pouco?! Que o plantel tem 30 jogadores para que eles possam caber?!

7. Vamos falar de Gabigol?! Está mais do que visto! Não chegou para nenhum lugar em particular! Chegou pela qualidade individual que tem. Pode dar um Jonas 2, um extremo direito ou um esquerdo, ou nunca jogar... Pode vir tapar o lugar de um dos extremos de luxo que tardamos em valorizar, pode vir baixar ainda mais a moral e a confiança de tantos naquele balneário, o que é certo é que  mais uma vez, não veio para nenhuma função em particular, não veio para trazer mais soluções do ponto de vista tático, veio para ser mais um no monte, um daqueles que quando estamos aflitos lançamos lá para dentro à espera que resolva com um lance à... Sabry!

8. Agora Rui Vitória... O coitadinho, aquele que nunca tem reforços de jeito! Teve 90 (NOVENTA) milhões em jogadores desde que chegou! NOVENTA! Não tinha de ter feito MUITÍSSIMO mais de jogadores como Cervi, Zivkovic, Rafa, Jimenez, Carrilho, já só peço estes?! Valorizou ZERO! Vejam Carrilho no Watford e vejam se alguma vez viram esse Carrilho na Luz! Desses 90 milhões há um titular para mostrar, Mitroglou, e há um Ederson, que é guarda-redes, é uma questão de o por a jogar mas não é ele que o treina! MUITO, MUITO POUCO.

9. Ah, mas Rui Vitória valorizou os da formação! Não quero ser injusto aqui mas, Ederson para mim não conta! Guedes também não conta para mim. Quando RV tentou Guedes nunca rendeu. Guedes aproveitou 2 meses de uma época em que se preparava para nem calçar, em que as lesões de Jonas, Mitroglou e Jimenez lhe deram de repente a oportunidade para fazer ALGUNS bons jogos! Mas também convém lembrar o que RV fez com o jogador em melhor forma do Benfica quando os lesionados recuperaram. GUEDES VOLTOU PARA O BANCO! Mas desde quando é que GUEDES foi aposta sólida de Rui Vitória?

10. Vou dar crédito a RV por Nelson Semedo (se bem que aqui também não teve grande hipótese porque Maxi já não estava e só havia Semedo), vou dar crédito a RV por Lindelof que soube manter na equipa mesmo após o regresso de Jardel de lesão, e vou obviamente dar crédito a RV pela aposta em Renato Sanches, se bem que se perceba hoje que saiu do Benfica tão formado e consolidado que nem no Swansea ameaça ter lugar!

11. Gosto de Rui Vitória, e terei pena de o ver sair pela porta pequena. Pena pelo homem, porque está ali um homem com H bem grande, digno, trabalhador, solidário... Gente boa como se costuma dizer. MAS... É tempo de perceber que a sua inaptidão para o cargo (à dimensão do Benfica, entenda-se) começa logo no discurso... É um discurso tão fraquinho, tão tímido, tão bem educado, tão fraco de convicção, que quem o ouve ainda fica mais deprimido e mais descrente do que já estava.

12. Quantos jogadores deste Benfica valem hoje mais do que 10 milhões de euros?! Quanto custará a má Liga dos Campeões este ano? Quanto custará a possível não presença na próxima Liga dos Campeões? O que são 17 milhões abatidos ao passivo se comparado com isto?! A sério que LFV ao fim de 17 (DEZASSETE ANOS) ainda acredita que alguma estratégia empresarial resulta sem um Benfica forte no campo?!

13. Também me lembro de tantos que aqui anunciaram que o Porto estava acabado. Que este ano não contava. E lembro-me de ser eu aqui a dizer o contrário: Que o Porto este ano seria bem mais forte! Vê-se a diferença que um bom treinador com um discurso forte faz. Vê-se a diferença que um plantel curto mas com jogadores motivados e a saber que contam faz! Comparem isso ao que acontece no Benfica, e depois a culpa é dos moços que não correm! Vê-se aquilo que sempre disse e defendi, que num contexto de equipas B, um plantel principal com 24 jogadores é mais do que suficiente, e é benéfico para todos, até para os da B que podem sempre espreitar uma oportunidade! O BENFICA TEM 30!

14. Não fosse isto já suficiente, a cereja no topo do bolo: LFV recebeu proposta de 25 milhões por meio Jimenez mas preferiu vender Mitroglou?!?!?!?!?

15. E depois desta treta toda, destes erros primários e infantis, depois desta incompetência e deste amadorismo gritante, ainda vem gente dizer que a malta só critica porque o penta está em risco! Gente, abram os olhos! Com ou sem penta (e eu ainda acredito), muito do que acontece no Benfica de hoje é ABSOLUTAMENTE INADMISSÍVEL!


16. E vir LFV, depois deste amadorismo todo, dizer como disse, que Rui Vitória tem o plantel que quis?! A sério?! Depois de estar há anos a vender tudo o que mexe?! Culpar Rui Vitória por esta geringonça que se montou?! Independentemente dos deméritos de Rui Vitória, isso para mim ainda é o mais grave de tudo! Se isto é tudo culpa de Rui Vitória, porque carga de água está então RV a dar ainda o treino de hoje?

ranking