O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 31 de março de 2012

Os quartos da Champions - 1ª mão II

. 1 comentário
Portugal, 31 de Março de 2012

No texto anterior salientei que apesar do nosso passado glorioso de conquistas desportivas, somos a equipa com o 2º orçamento mais baixo nesta fase da Champions. Para chegar aqui eliminamos pelo menos 2 orçamentos superiores, o Manchester United e o Zenit, já que se desconhece o orçamento do Basileia e o do Otelul é seguramente inferior ao nosso. Apesar do povo costumar dizer que “não há duas sem três”, também se diz que “à terceira foi de vez”.

Nesta 1ª mão, fizemos um bom conjunto de indicadores estatísticos apesar da eliminatória ser desequilibrada em termos orçamentais: tivemos o 2º melhor registo de remates à baliza (17), tivemos o melhor registo de remates enquadrados com a baliza (8), a par do Real Madrid, fomos a equipa que a par do Barcelona fez menos faltas (9) e fomos a única equipa que actuando em casa, teve posse de bola de 50%. Milan, Marselha e APOEL tiveram menos.

Onde foi afinal que falhamos? Bem, se optarmos pela lógica de La Palisse, falhamos porque o adversário meteu um golo e nós não. Se optarmos pela lógica do “primo” do La Palisse podemos pegar nas questões técnico - tácticas, apontando para cima do treinador, ou podemos reparar que o golo nasceu do lado esquerdo, apontando para cima do Emerson e admitindo que o Benfica joga com 9 jogadores do lado direito e 1 do lado esquerdo.

Creio que se perde demasiado tempo a falar de banalidades no futebol, com a perversidade de muitos ditos analistas profissionais e outros amadores não quererem perceber que depois do jogo acabar é fácil ser treinador ou jogador.

A jogada que dá o golo ao Chelsea é uma jogada recorrente que o Benfica permite (em particular) nas provas europeias, ao longo dos anos. Não foi uma jogada diferente da que deu o golo da vitória do Manchester United na Luz, quando éramos treinados pelo Fernando Santos e o Emerson ainda estava no Brasil à espera de ser contratado pelo Lille. Ou a jogada que dá o 2º golo da Fiorentina na Luz em 1996/97. O defesa direito era o Calado e depois do 0-1, para tentar ganhar o jogo, Manuel José trocou Calado por um avançado, descendo Panduru para essa posição. E foi por aí que nasceu esse tal 2º golo em cima do mn 90. Ou o 1º golo do Halmstad quando Mourinho descobriu que Uribe era um defesa direito. Ou o 2º golo do FCP no jogo da Liga, que nasce de um roubo de bola (em falta não assinalada), desenvolvendo-se a jogada de contra ataque pelo centro do terreno (e não pelo lado esquerdo). Ou o 1º golo do Bayern em Marselha, com a diferença que nasce de um roubo de bola sem falta (embora os do Marselha tenham ficado a pedi-la).

Mais exemplos poderiam ser dados, mas estes creio serem suficientes para concluir que o problema não é de um jogador mas de uma forma de jogar. O Benfica infelizmente continua a querer ganhar aos grandes orçamentos do futebol, jogando olhos nos olhos, com lealdade e sentido positivo de tentar ganhar, sem qualquer malícia...

E penso que é aqui que está o problema. Sabendo que em todos os jogos existem roubos ou perdas de bola que originam contra ataques devido ao posicionamento ofensivo (veja-se a semelhança com o 1º golo do SCP ao Metalyst), os jogadores do Benfica devem saber que têm de fazer falta mesmo que isso signifique levar cartão amarelo. E o Jardel devia tê-lo feito para parar a jogada e permitir o reagrupamento defensivo da equipa...

Para mim foi, é e continua a ser este o maior problema do futebol do Benfica ao longo dos anos: o nosso maior inimigo é a nossa lealdade e positividade como encaramos os jogos de coeficiente de dificuldade elevado. Mudar de jogador ou de treinador não é o caminho correcto, mas sim mudar a nossa forma de abordar o jogo em determinadas partes do mesmo.

Por último verifico que vencemos fase de grupos com uma média de 16 faltas feitas por jogo, que passou para 13,5 na eliminatória com o Zenit, e que neste jogo com o Chelsea foram 9 (contra 17 do adversário). Estranho talvez ... E se considerarmos que o Manchester saiu da fase de grupos com uma média de 9 faltas feitas por jogo, se calhar teremos de repensar muita coisa no nosso futebol ...

Sport Lisboa e Benfica - Agremiação Do Amigo Salvador

. 3 comentários
Este é o jogo do ano. Em muitos aspectos.

O jogo do ano para o Benfica, como serão todos até ao fim caso vença. Ao alcançar a vitória, o Benfica aumenta consideravelmente as suas probabilidades de ser campeão nacional.

Ao empatar, e caso os corruptos tenham vencido o seu jogo, diminuem bastante as suas hipóteses.

Ao perder, fica quase irremediavelmente afastado do título. 

Para o Braga, apenas vencer lhes dará a real hipótese de serem pela primeira vez campeões nacionais. Porque qualquer outro resultado fará com que as 'ajudas' externas trabalhem em prol dos corruptos.

É o jogo do ano também para JJ.
Perder com o Braga na Luz será o golpe final na sua carreira no clube. Ao contrário do que se tenta fazer passar em alguns 'corredores' benfiquistas, o apoio ao treinador por parte dos adeptos já não unânime, nem sequer maioritário. Basta estar sentado na Luz durante os jogos e perceber o que se diz à volta. 

Um segundo ano sem ser campeão, com todo o investimento feito pelo clube, não é aceitável.

Daí, espero sinceramente que logo se verifiquem vários pontos.

Os corruptos perderem pontos com o Olhanense(difícil de acontecer), o Benfica vencer o Braga, ver uma boa exibição da equipa como galvanização para Londres, e dar ânimo para o que resta da época aos adeptos.
Esses que gastam do seu bolso para seguir o clube. Que sacrificam a vida familiar para irem 2 horas e tal à Luz ou a outro estádio. Esses que fazem contas de 'sumir' para pagarem bilhetes inflacionados. Esses que quando querem ver o Benfica fora, não têm 'pacotes' do Benfica em saldo. Pagam 30, 40, 50 ou 60 euros e mais a deslocação e alimentação.

Os adeptos dos Benfica merecem tudo do melhor. É isso que o clube lhes vai dar. Acredito nisso.

  

sexta-feira, 30 de março de 2012

Abre a pestana Benfica!

. 12 comentários
                                                                    in: Céu Encarnado


Manuel dos Santos, em declarações na Antena 1, esta quarta-feira.
in: Braga levado ao colo

quinta-feira, 29 de março de 2012

Os quartos da Champions - 1ª mão I

. 22 comentários

Portugal, 29 de Março de 2012

Não começamos bem esta fase da Champions, pois ao perdermos o 1º jogo com o Chelsea complicamos, e de que maneira, as hipótese de passarmos às meias de final da prova, objectivo que os mais realistas sonham há 22 anos.

Entre adeptos há naturalmente as mais díspares opiniões, há infelizmente uma maioria que continua enfeudada na “teoria da culpa”, há infelizmente demasiada gente com mais ou menos responsabilidade no mundo de opinião benfiquista, que opta pelo lamento ou pela acusação gratuita e não pela procura das razões do inêxito. Que, faço notar também, não deve ser uma procura exagerada pois o futebol tem 3 resultados possíveis e se não fosse assim o Barcelona não empatava com Milan e o Marselha não perdia em casa com Bayern.

Antes desta fase da prova começar sabíamos que o Benfica era apenas o 2º orçamento mais elevado (entre 8 equipas), com menos de 40 milhões de euros apenas à frente do APOEL com 10 milhões. O 3º orçamento deverá ser o do Marselha, no mínimo o dobro do orçamento do Benfica, ou seja perto de 80 milhões. Os orçamentos não ganham jogos é certo, mas por alguma razão não podemos contratar Lampard ou Terry, já para não falar porque tivemos de deixar sair David Luiz ou Ramires

Saiu-nos em sorte uma equipa que terá orçamento superior a 100 milhões ou seja, mais do dobro do Benfica. E que era a equipa preferida do nosso treinador, embora toda a gente se recorde que esse desejo foi expresso quando o Chelsea era treinado por Villas Boas. E de facto era uma equipa mais acessível como comprovavam os resultados. Hoje infelizmente o Chelsea mudou para melhor, tem um treinador que conseguiu mostrar em 6/7 jogos que o problema não era do vedetismo dos jogadores mas da falta de qualidade (de árbitros e boa comunicação social) do embuste Villas Boas (que tantos benfiquistas elogiaram).

Analisando os jogos dos quartos de final, verificamos que nenhuma das 4 equipas que jogaram na condição de visitados conseguiram marcar 1 golo, o que creio ser inédito na história da prova. Cumulativamente ficamos a zero, o que nos anos mais próximos, em todas os jogos europeus disputados na Luz, apenas tinha acontecido nos quartos de final da época de 2005/2006 com o Barcelona, onde por coincidência, também ficou 1 penalty claríssimo por assinalar a nosso favor.
 
Das equipas que jogaram em casa, o Benfica foi a única que conseguiu ter a mesma posse de bola que o adversário 50%. Milan com 32% e Marselha com 42% ficaram abaixo. O APOEL nem se fala: 30% frente ao Real Madrid. Isto é, apesar da nossa eliminatória ser o 2º emparelhamento mais desequilibrado em termos de orçamentos, o que se verificou é que o Benfica conseguiu ter uma boa posse de bola. Um ponto a nosso favor. Mas há mais...

Verificamos também que o Benfica foi a 2ª equipa a conseguir mais remates à baliza do adversário, 17, só atrás do Real Madrid frente ao “poderoso” APOEL com 20. Barcelona (15), Chelsea (10) e Marselha (8) são as equipas que se seguiram. Se considerarmos apenas os remates enquadrados com a baliza, passamos para 1º lugar a par do Real Madrid ambos com 8 remates. A seguir vêm Barcelona com 5, Marselha com 4, Bayern e Chelsea com 3.
Se considerarmos a variável faltas efectuadas, continuamos em 1º lugar a par do Barcelona com apenas 9 faltas assinaladas. Real Madrid com 11 e Milan com 14 vêm a seguir.

Ou seja, apesar do critério “orçamento” nos ser desfavorável, verificamos que a nossa equipa bem apoiada pelo (às vezes) magnífico público da Luz, conseguiu um impensável conjunto de bons registos que atesta a qualidade da equipa e do jogo que efectuamos.

E apesar disto tudo, perdemos. Algo que doeu mas que não pode surpreender nesta fase da prova em que os jogos se resolvem por detalhes. E quando o árbitro, com grosseria, também contribui para os detalhes, torna-se muito mais difícil para uma equipa de pequeno orçamento que acumula o facto de ser a 3ª equipa menos experiente nesta fase da prova (à frente de Marselha e APOEL).

Como benfiquista, sinto-me orgulhoso da equipa. Como analista amador, avanço com as minhas explicações para a derrota no próximo texto.


   

quarta-feira, 28 de março de 2012

Advertir sim mas com responsabilidade

. 15 comentários
Acabei de enviar este ofício para a FPF; sujiro que façam o mesmo.

Assunto: Advertência de Árbitros

Na sequência da turbulência que atualmente se vive no futebol, nomeadamente, em torno do desempenho das equipas de arbitragem e da alegada publicação de informação pessoal e confidencial dos Árbitros, após reunião dos mais conceituados deles na FPF, esta entidade, advertiu via CS os agentes desportivos, nomeadamente, Dirigentes e Técnicos dos clubes, de que estão dispostos a boicotarem os jogos de futebol caso se verifiquem novas declarações desabonatórias do seu trabalho.

Reprovo e rejeito liminarmente quaisquer atitudes insultuosas ou intimidatórias dos Srs. Árbitros e muito mais das respetivas famílias. Mas estes, têm que ser consciencializados e responsabilizados pelos danos que os seus erros grosseiros ou critérios diferenciados provocam nos projetos desportivos e económicos das vítimas dos mesmos, como tem sido o caso do Benfica (e não só), do qual sou Sócio, Acionista e investidor e não mero Adepto.

Posto isto, insto o Sr. Presidente da FPF a informar publicamente, nos mesmos termos, os interessados, das diligências em curso que tomou ou planeia tomar para prevenir e punir exemplarmente tais erros.

Os Srs. Árbitros e seus dirigentes não podem remeter-se à defesa intransigente dos seus interesses, enquanto os seus erros “fabricam” campeões e destruindo alguns clubes de futebol, estes sim, indispensáveis à continuidade da atividade. A não ser que queiram assumir o financiamento dos mesmos e, nesse caso devem dizê-lo publicamente.

Sugiro ainda que quer a FPF quer a APAF desenvolvam urgentemente um projeto de criação de um fundo ou seguro para ressarcimento dos clubes vítimas dos referidos erros grosseiros e capitais sob pena de, aos olhos do público e investidores do futebol perderem toda a credibilidade para criticar seja quem for! Há muito que o futebol deixou de ser um entretenimento de rua para ser uma indústria que além de muitas centenas de milhões de euros, movimenta multidões, esperanças, afetos e expetativas. Será que os Srs. Árbitros e os seus dirigentes estão conscientes disso?

Espero a honra de uma resposta concreta e esclarecedora,

Com os melhores cumprimentos,

António Barreto

SL Benfica vs. Chelsea FC - uma oportunidade perdida

. 12 comentários
Fica um sabor amargo de que o Benfica poderia ter obtido um resultado melhor, e que na segunda mão poderá ser possível equilibrar a eliminatória.

O Benfica entrou bem no jogo, sem tremideiras e a procurar estudar qual iria ser a postura do Chelsea. Cedo se percebeu que os 'blues' iriam jogar na contenção, com o relógio e procurar explorar o contra ataque.
A boa entrada da equipa foi-se esbatendo e os ingleses começaram a conseguir dificultar cada vez mais o fluxo de jogo do Benfica. 

Daí ter sido um jogo equilibrado, com a posse de bola a ficar nos 50% - 50%. Em oportunidades de golo, tivemos mais ocasiões, mas a eficácia é que conta em qualquer jogo. Enquanto o Benfica fez 8 remates à baliza, o Chelsea apenas fez 3, um deles certeiro.

A equipa do Benfica teve alguns elementos em bom plano. Maxi foi o melhor benfiquista em campo, Jardel faz um jogo impecável, pecando apenas em não fazer falta sobre o Torres na jogada que dá o golo aos 'blues', Artur muito mal numa saída a um canto mas com uma defesa fantástica a remate do tatuado Meireles. 
O resto da equipa esteve bem a espaços, todos tendo algumas jogadas de bom pormenor, mas intervalando isso com algumas intervenções mais infelizes. Com uma excepção, que mencionarei mais abaixo.

O problema do Benfica neste jogo foi muito pelo físico. Pela terceira vez seguida, chegamos à fase fulcral da época com os jogadores exaustos. Com a excepção do Maxi, ninguém parece estar em forma fisicamente. A lentidão quer de processos quer de arranque para contra ataques é evidência clara.
E isso degrada o fio de jogo, que é inexistente. As jogadas de perigo nascem de iniciativas ou rasgos individuais de jogadores.  

Também a procura das fraquezas do Chelsea foi algo que o Benfica não conseguiu fazer. Pelo contrário, e até confirmado pelo Ramires aqui, os ingleses, assim como todos os que estudam os adversários, sabiam bem que tinham de explorar o lado esquerdo da defesa do Benfica.

E agora Emerson. Penso que ninguém pode falar da qualidade de Emerson. Simplesmente não a tem. Os resultados da sua titularidade não foram piores porque lá se foram resolvendo os seus erros.
Mas mais uma vez ficou provado que não tem quaisquer condições para ser jogador do Benfica, quanto mais titular. É um grande peso para a sua equipa. Não sabe atacar nem defender. Numa jogada da primeira parte o Ramires passa por ele parecendo que está parado. De que lado é o golo do Chelsea?

Quanto a JJ, a abordagem inicial do jogo foi correcta. Mas o passar do tempo já não lhe deu razão. Devia ter tirado Cardozo que foi uma presa fácil para a defesa do Chelsea. A aposta na dupla Nelson/Rodrigo ou Nélson/Saviola para a segunda parte era a mais apropriada. 
Continuo a dizer que JJ demonstra não ter estofo para liderar o Benfica. Já o provou. Tacticamente todos bloqueiam(palavra interessante esta) o Benfica. JJ não surpreende, não varia.

Quem acompanha o blog lembra-se que aquando do sorteio falei na possibilidade de a UEFA querer 'sonhar' com uma final Barça-Real e com uma meia final Chelsea-Barça. Muitos foram os que disseram que lá estava eu com a teoria da conspiração. 
David Luiz perdoado pelo menos 2 vezes ao cartão amarelo, que o impediria de jogar a segunda mão. Penalty claríssimo por marcar. Fora uma actuação muito habilidosa na marcação de faltas. 
Ainda acham o mesmo?

Tenho esperança que na segunda mão as coisas se invertam. 

Nota: os 2 jogos de suspensão ao Aimar são mais um prémio ao apoio dado ao sistema.

Mais uma vez ficou claro...

. 18 comentários
Que não temos no plantel substitutos directos para Witsel e Aimar, ou pelo menos JJ acha que não. Quando saiu Aimar e Bruno César, entraram Matic e Nolito. Ora, nem Matic tem as características de Witsel e nem Witsel tem as características de Aimar, de organizador de jogo.

Quando Aimar tem de sair penso que quem poderia assumir as suas funções seria o Gaitan ou até Bruno César. Para a posição de Witsel é que não temos mesmo ninguém como ele. Aquele que poderia fazer a sua posição foi emprestado em Janeiro e não veio ninguém para o substituir, como médio claro!! Portanto, ontem JJ também falhou nas substituições pois perdemos qualidade na posse de bola.

Gostaria mesmo muito que para o ano o Benfica jogasse num 4x3x3 e colmatasse as falhas no plantel.

Para mim o Benfica necessita de um médio defensivo, de um médio centro de apoio, de um médio centro organizador (substituto deAimar), de um defesa esquerdo, de um defesa direito, de um extremo direito. Em algumas destas posições temos jogadores com contrato com o Benfica que poderiam ser chamados á equipa para o ano.

 

Eu já fiz a minha parte! E tu?

. 18 comentários
"Se existirem declarações que ponham em causa a honorabilidade, a honestidade e a dignidade da arbitragem, os árbitros pararão na jornada seguinte", disse esta terça-feira o presidente da FPF, Fernando Gomes.

Ok, Srº presidente da FPF.. Aqui vai a minha declaração:
«Em Portugal há corrupção na arbitragem!  
A maioria dos árbitros não merece credibilidade alguma!» 
by: MasterGroove

Se alguém tiver dúvidas, confirme AQUI...



terça-feira, 27 de março de 2012

Trabalhinho encomendado...

. 15 comentários
O Aimar foi suspenso para os jogos contra o Braga e Sporting.

Toca a distribuir frutinha pelo Capela e Conselho de Disciplina da FPF!


 

A lata que este tipo tem.

. 29 comentários
"Apelo à calma e à tranquilidade, bem necessárias nesta fase crucial do campeonato", disse o juiz da Associação de Futebol de Lisboa, Pedro Proença, considerando que "isto acontece porque o campeonato está competitivo como há muito não estava".
Segundo Pedro Proença, "é mais fácil aos dirigentes não assumirem as suas verdadeiras responsabilidades e assacar aos árbitros as responsabilidades dos erros na competição". "Há três equipas a disputar o primeiro lugar e isso provoca algum nervosismo aos dirigentes", concluiu.

Caríssimo Pedro Proença:

Aos dirigentes estamos cá nós para assacar responsabilidades.
E a ti? Já pensaste no peso que trazes às costas? O peso de seres um instrumento da corrupção? De errares sempre para o mesmo lado? De já teres tido a necessidade de trocar de dentes devido a isso? 
Em vez de se fazerem coitadinhos, apitem com justiça e assumam quando erram.
Mas se calhar isso provocará um abaixamento dos rendimentos, não é Pedro?

  

segunda-feira, 26 de março de 2012

Greve dos árbitros? Venha ela!

. 16 comentários
Pelos vistos o Sindicato dos Corruptos-Passivos ameaçou com greve no Campeonato se os dirigentes desportivos continuarem a abrir a boca com críticas à arbitragem.

Mas isso é alguma ameaça?? Isso para mim é a melhor notícia do dia! Venha de lá essa greve, e mandem vir árbitros do estrangeiro para suprir as falhas que talvez assim o Benfica deixe de ser roubado.

Há que defender o bom nome do Presidente...

. 17 comentários

Uma, duas, três vezes falso




“Primeiro foi o Record, no sábado, depois o DN e o JN dando conta de críticas exaltadas dirigidas pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica aos jogadores, na passada sexta-feira, em Olhão.

Infelizmente, o nosso jornalismo padece de fenómenos destes. Basta alguém publicar algo sem fundamento que logo aparecem alguns jornais que se apressam, pelas piores razões, e sem qualquer critério, a segui-lo.

A história é falsa, não tem qualquer fundamento e é desejo do Sport Lisboa e Benfica accionar os meios necessários de forma a que os jornalistas envolvidos possam explicar as razões ou as “fontes” da mesma ou, e talvez seja o mais certo, iremos verificar que não há “fontes” que sustentem tamanha falsidade.”



Comunicado
 

Segunda vida apesar dos bloqueios...

. 21 comentários
Muita gente na Luz, desde o treinador até ao Presidente deve estar a suspirar de alívio depois do Paços ter empatado os Corruptos. Nem com 5 jogos consecutivos das arbitragens mais escandalosas de que há memória desde os anos 90 serviram para os Corruptos descolarem.
Neste momento, deve haver muita gratidão para com Melgarejo no nosso clube.

Depois da notícia de sábado do Record em que o Querido Líder tinha decidido atirar-se aos jogadores, hoje o mesmo jornal veio dar o dito por não dito e afinal parece é que se dirigiu ao balneário e berrou em tom rude contra o trabalho do Capela. Porque motivo teve que se esconder nos balneários para criticar a arbitragem é que não ficou explicado. Estará proibido de se manifestar em público contra as arbitragens? Está com medo de alguém ou de algo em particular? Se a indignação foi assim tão grande porque não caiu em cima do Capela em público?


Independentemente de tudo o que parece é que temos um Presidente que parece bloqueado por algo/alguém e que não pode defender o clube nos momentos que contam. Isso ou então está com um comportamento tão errático que está incapacitado para a defesa do clube. É incompreensível que não haja ninguém com o papel de vigiar jogadas sujas que possam prevenir ataques ao clube, é incompreensível o abdicar de marcar a agenda mediática na defesa do clube.

sábado, 24 de março de 2012

Foram precisos 5 jogos para isto!

. 11 comentários
Para finalmente o Director de Comunicação do clube vir a terreiro expor as poucas vergonhas a que assistimos nas últimas 5(!) jornadas. Só após 5 jogos, e com o Benfica praticamente arredado do título é que alguém finalmente abriu a boca e saliente-se isto:

O diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, manifestou ao nosso jornal, a título pessoal, a indignação em relação às últimas arbitragens dos jogos das águias.  

Ou seja, esta defesa do Benfica foi feita a título pessoal por João Gabriel. A nível oficial o clube está calado, e pelos vistos contente com estas arbitragens. Não basta não ter havido trabalho para prevenir estes roubos (que é certo e sabido que acontecem quando o Benfica está á frente) como o clube ainda não reagiu.

É melhor para quem lá estar seguir uma estratégia de vitimização e desculpabilização pelos vistos...

Edit. Aparentemente A Bola removeu a parte do "a título pessoal". Pelos vistos, foi uma declaração oficial. Finalmente, ao fim de 5 jogos consecutivos de roubos.

Porque não ganha o Benfica

. 13 comentários

Agradeço desde já a colaboração de todos os que puderem completar ou corrigir os elementos contidos nesta crónica, pois admito que alguma informação que recolhi poderá estar já desatualizada. Nesse caso, além de agradecer, peço que me desculpem.
Aminha anterior crónica com título “Os inimigos do Benfica”, introduziu a que agora escrevo e que vai debruçar-se sobre algumas personalidades que fazem parte dos órgãos sociais fo FCP , com a finalidade de os Benfiquistas perceberem em definitivo e de forma concreta onde reside o efetivo poder do grupo FCP, comparando esta realidade com a do nosso Benfica, que abordarei num trabalho posterior. Daqui resultará, creio eu, um outro olhar para a realidade do futebol que permitirá perceber as profundas envolvências políticas e económicas que suportam o lobi portista e condicionam o setor desportivo em geral e do futebol em particular.

A minha preocupação porém, vai muito para além da tentativa de compreender a origem das vicissitudes desportivas a que temos assistido nas últimas décadas. Preocupa-me muito mais a unidade e coesão da Nação Portuguesa e julgo vislumbrar, sunjacente às reivindicações regionalistas, sinais que poderão indiciar o propósito, por parte de gente ilimitadamenbte ambiciosa e irresponsável, de destruir essa unidade, num gesto que poderá constituir um
efetivo ato de traição à Pátria.
O Universo Portista, como todos sabemos, com origem no Futebol Clube do Porto, é constituido por uma estrutura económica multifacetada, que, tal como nos casos do SLB e SCP, resultou da constituição e desenvolvimento das SAD e da construção dos novos estádios, destinados, pelo menos oficialmente, a acolher o célebre campeonato da Europa de 2004. Porém guardo para mim a ideia de que teve outros propósitos, supostamente colaterais, mas não menos importamtes, na consolidação da “nova ordem desportiva” em Portugal, alegadamente, assaz cara aos promotores do evento. Pelo menos, as consequências parecem ter sido demolidoras,
na confirmação daquele propósito.

Assim sendo, segundo o Relatório e Contas Consolidado o 3º Trimestre de 2009/2010, a primeira entidade do grupo a seguir ao Futebol Clube do Porto é a Futebol Clube do Porto-Futebol SAD, depois a Portocomercial-Sociedade de Comercialização, Licenciamento e Sponsorização SA, a Futebol Clube do Porto multimédia-Edições Multimédia SA, a PortoEstádio-Gestão e Exploração de Equipamentos Desportivos SA e a Portoseguro-Sociedade Mediadora
de Seguros do Porto Lda. Outras sociedades do grupo: Investiantas SGPS, Euroantas SA, Fundação PortoGaia, FCP-Basquetebol SAD, FCP-Serviços Partilhados SA, eventualmente outras não identificadas (FCP-Clínica).

Vejamos então a constituição da Futebol Clube do Porto-Futebol SAD, com um capital social de 75 ME dividido por 15 M de ações, 6 M da categoria A (tituladas pelo FCP) e 9 M da categoria B, dispersas por vários acionistas.

Assim, de acordo com o mesmo relatório, o FCP detém 41,17% do capital; 40% diretamente, 1,1% através de Pinto da Costa e 0,07% através de Reinaldo Teles . Segue-se a Imobiliária Chamartin com 18,12%, através Sociedade Aplicação Urbana II - Investimento Imobiliário SA. Depois vem António Oliveira com 11,01% e por fim Joaquim Oliveira com 10,01%. Segundo comunicado da FCPFSADde 6/12/2011, as ações detidas indiretamente pela Chamartin foram adquiridas através de várias operações por sociedades do Grupo Somague.

Uma primeira curiosidade é que, a Somague Engenharia, detém 3,08% do capital social do SLBFSAD, e a Sportinvest, do Sr Joaquim Oliveira, 2,66 % do capital da SLBFSAD. O capital social da SLBFSAD é de, aproximadamente, 100 ME e o SLB detém cerca de 70% do mesmo. Julgo que os dirigentes da Somague são afetos ao SCP. Sem querer ferir sensibilidades nem afirmar que tal se tenha verificado, pergunto-me: como se protegem dos nossos adversários as orientações estratégicas da nossa SAD, quer relativamente à aquisição de atletas, quer noutros domínios tão ou mais relevantes perante o “sistema de vasos comunicantes” presente? Para já preconiso como uma das prioridades estratégicas, a aquisição das quotas destas entidades pelo clube ou por Benfiquistas fiéis.

Conselho de Administração:
Pintoda costa; Preside a todas as instituições do Grupo, o autêntico “ReI Sol”; Adelino Caldeira, “compagnon de route” de PC em quase todas as instituições; Reinaldo Teles, Vice-Presidente do FCP; Angelino Ferreira outro “compagnon de route” de PC: Jaime Lopes Presidente de várias sociedades FITOUT (desconheço esta entidade).
Destaco Adelino Caldeira, licenciado em Direito no Brasil e sócio da sociedade de Advogados de que faz parte Gil Moreira e da qual fez parte também, Mário Figueiredo, o atual Presidente da LPFP. Trata-se de uma pessoa qualificada, com capacidade de alavancamento da mesma através daquela sociedade,a qual conta com membros profundamente conhecedores do Direito, nomeadamente desportivo e das estruturas judiciais e conexas.

Destaco também Angelino Ferreira, licenciado em Economia desde 78 pela Universidade de Coimbra, pessoa certamente de grande competência na sua área. Sobretudo destaco Jaime Lopes, empresário, gestor de empresas, Mestre em Gestão por uma escola de gestão Londrina, MBA pela Universidade do Porto, licenciado em Economia pela Universidade do Porto, ex-professor na FEUP da cadeira de Análise de Projetos de Investimento e...last but not the least, foi durante 14 anos Administrador da Amorim Imobiliária e Presidente executivo da Chamartin Imobiliária! Trata-se pois de uma pessoa altíssimamente qualificada, com fortesligações à Academia do Porto e, sobretudo ao universo Amorim. E aqui está, quanto a mim, um dos maiores fatores do poder do FCP,...Américo Amorim. Tanto quanto alcanço, Jaime Lopes é “a mão de Amorim” na Administração da FCPFSAD. Não preciso de vos dizer quem é Américo Amorim, pois não? Ou querem que vos faça um desenho?

Quanto a Pinto da Costa, não são referidas outras atividades, apenas que possui o ensino secundário completo, enquanto Reinaldo Teles detém o 1º ciclo do Ensino Básico. Apesar do baixo curriculo académico de ambos, a sua capacidade de gestão desportiva nas suas múltplipas facetas é notável, como bem sabemos.

De salientar que, segundo o mencionado relatório, a FCFFSAD, não cumpre as recomendações da CMVM no que diz respeito aos Administradores não executivos independentes que deveriam ser de 1/3 dos membros do CA (neste caso, 2) e são apenas 1/5 (1), não independente!!! Haja quem interprete isto á luz do código de constituição das Sociedades mobiliárias, mas que “cheira mal” cheira! Parece que não querem lá ninguém independente a fiscalizar! Porque será?

Reparem na elevada competência, na complementaridade e na ligação a entidades externas relevantes da cidade do Porto destes titulares do CA da FCPFSAD e desafio-vos a procurar os seus equivalentes no SLBFSAD. Reside aqui, aparentemente, uma das diferenças relevantes, entre os dois clubes, além de que, estou plenamente convicto da fidelidade a toda a prova ao FCP de qualquer um dos titulares referidos.

Por hoje fico por aqui, mas, óbviamente, é para continuar.

AB

Benfica-Braga com desconto para 'amigo' Salvador

. 21 comentários
Conforme disponibilizado pelo site do SC Braga, o clube do 'amigo' Salvador, os bilhetes para os sócios do Braga no jogo na Luz é de...10 euros. 25 euros para quem comprar o pack-viagem.

Enquanto os adeptos e sócios do Benfica são explorados por esse país fora, são roubados dentro e fora de campo, para os 'amigos' bracarenses, que tanto têm feito pela nossa amizade recebem uma borla.

Mais ainda, como até são eles que estão a disputar os 3 primeiros lugares da classificação geral connosco, nada melhor que os incentivar por permitir, com preços de 'amigo', que tenham bastante apoio na Luz. 

O sócio do Benfica, em sua casa, paga um mínimo de 12.5€. 

É desta defesa dos interesses do Benfica que muitos gostam? 

É deste ajoelhar perante interesses secundários e obscuros que muitos defendem o indefensável?
 
Até quando o Benfica será usado e humilhado? Quanto mais tempo querem dar a quem RECUSA enfrentar quem ataca o Benfica?

Forte com os fracos. Fraco com os fortes

. 36 comentários
Pelos vistos ontem o Querido Líder decidiu ir berrar aos jogadores no balneário no fim do jogo. Para levantar a voz com quem defende a camisola do clube pelos vistos não custa nada, agora para defender o Benfica dos ataques escandalosos dos Corruptos e de estes roubos de arbitragem consecutivos contra Académica, Porto, Paços de Ferreira e Olhanense fica de boca fechada.

Sim senhor, os nossos jogadores é que são os vilões e os únicos responsáveis pela queda do 1º lugar! Foi isso que se viu em Coimbra e na Luz contra os Corruptos! São uns desavergonhados que não conseguem vencer contra 14.
Aliás eles são pagos é para isto: comer e calar. Para ficarem submissos á estrutura vigente no futebol português apoiada pelo nosso Querido Líder. Afinal de contas esta tem sido tão benéfica para o Benfica.
Não convém nada ter o Maxi Pereira a queixar-se dos roubos constantes, vai contra a política do clube de baixar as calças a toda esta pouca vergonha.

E que tal meter o futebol português a ferro e fogo e lutar para defender o clube? Ou isso incomoda muito os seus "queridos amigos"? Neste momento existe uma rebelião dos clubes pequenos contra o Oliveira, que tal aproveitar a deixa e rebelar-se também?? Ou então faça algo mais simples e pura e simplesmente arranje alguém que previna os roubos de Igreja!!!!


A cegueira continua...em alguns.

. 29 comentários
Mais um jogo vital lá foi. 

Fantástico como ainda há tantos benfiquistas que justificam tudo com os mauzões dos árbitros. Não prestam? Na maioria das vezes não! Mas quem dá tiros nos pés até à exaustão? Ah pois é!

Tenho muita pena do plantel, que não merece ser humilhado assim. Estar no maior clube português e num dos maiores do mundo e serem tratados como se estivessem na terceira divisão...

Respeito pelos jogadores e pelo clube ninguém tem. Começando no presidente e passando pelo treinador.
Pouco me importa que venham dizer que estou a 'bater' novamente em LFV e JJ. Cada um deles tem as suas responsabilidades em mais uma época que caminha para o FALHANÇO TOTAL.

O clube é roubado na Luz, fora, desrespeitado por clubes que enchem-se para o ano com as visitas do Benfica, e NINGUÉM APARECE A DEFENDER O CLUBE!

JJ ainda respondeu nos últimos dias ao Vitó, mas era ele que tinha de fazer isso? Carraça, Rui Costa e LFV estão lá a fazer O QUÊ?

JJ mais uma vez entra com um esquema que os adversários já conhecem de cor e salteado. A equipa chega novamente à fase vital da temporada TODA REBENTADA.

Autocarro? E qual é a novidade? Se o Benfica passar o Chelsea e enfrentar o Barcelona vai fazer o quê? Jogar de igual para igual e levar 12?! 

O futebol português é o que é. 

Não bateram palmas aos apoios a Fernando Facturas Gomes? Não acham que temos ganho muita coisa nos últimos 10 anos? Que somos os maiores nisto e naquilo? 

Continuem cegos pelo apoio incondicional a LFV. Continuem a achar que JJ é o melhor treinador para o Benfica.

Enquanto isso os outros festejam mais títulos, mas nós somos os maiores da bazófia! Isso é que conta!

Cuidado Máxi!!!

. 10 comentários
"Assim é difícil jogar, não é a primeira vez que isto acontece. Sentimo-nos impotentes, é sempre a mesma história. Não quero dizer mais nada ou então arrisco-me a ser castigado"

Tem cuidado Máxi!!! Digo isto porque podes mesmo ser castiga mas não pelo Conselho de Justiça, mas sim pela direcção do Benfica, uma vez que para Vieira as arbitragens são um tabu. Neste aspecto, tu e a restante equipa estão entregues aos bichos!!! Não esperes nenhuma palavra da direcção em vossa defesa, porque se não a fez até agora, também não a irá a fazer. Bem, a não ser que ele comece a sentir o "rabo entalado" em relação ás eleições e decida abrir a boca.

Olha Máxi, já agora, diz aí ao pessoal no balneário que nós não desistimos e que vocês também não devem desistir mas vejam lá se conseguem fazer muito mais que aquela primeira parte absolutamente desastrosa.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Grande jogo!!!

. 65 comentários
Que grande jogo!!!

Ficou hoje claro que esta equipa quer mesmo ser campeã!! Fizemos uma primeira parte ao nível do Barcelona!!!

Esta equipa não vacila!! Quando podemos pressionar os nossos adversários directos, o Benfica cilindra o seu adversário!!

E se fossem todos para a p*@%a que os pariu a todos!!!

Nem me falem na treta da expulsão porque o Benfica a jogar como estava jamais ganharia aquele jogo!!! Não jogámos um cú!!!!

E mais, se o Benfica contestar a arbitragem, quando digo Benfica, digo Vieira, o mesmo deve apresentar imediatamente a sua demissão porque não é depois de nos andarem a gamar durante o ano que tem moral para falar!!

Empatámos com uma equipa que jogou desfalcada de alguns jogadores e do meio da tabela!!! Fantástico!!!


Olhão do Conceição - Glorioso Sport Lisboa e Benfica

. 12 comentários
Mais uma final para o Benfica.

Um terreno difícil, com um treinador azul. Mas temos um plantel que mostra força anímica, mesmo que revelando já alguma estafa física.

Força Glorioso!!!

Na escola, cantar o hino...do Benfica!

. 5 comentários
É a notícia do jornal Público. Numa dada escola primária a professora ensaia várias vezes ao dia o hino do Benfica com as crianças. Lindo, educativo, formativo!

Só por má fé alguém pode achar que a formação cívica das crianças não fica mais completa! Deixem cantar o povo!

 

Falta de dinheiro?

. 31 comentários
Hoje o Record afirma que o Benfica tem necessidade de realizar vendas no valor de 50 milhões nesta pré-temporada tendo para isso que vender dois membros do actual plantel.

Algo não bate certo nesta notícia:
- Então nem ainda há um mês foram divulgados resultados operacionais positivos no valor de 8,3 milhões de euros para o 1º semestre de 2011/2012,
- O Benfica esta época na Liga dos Campeões já recebeu 20 milhões e isto excluindo direitos de transmissão televisiva e receitas de bilheteira!

Sendo assim e apesar de ser quase certo que esta seja mais uma não-notícia do Rascord eu quero afirmar que seria incompreensível que o Benfica vendesse dois jogdores nesta pré-época. A "crise" não é uma desculpa quando a realidade do Benfica foi saudável no semestre anterior (como o lucro de 8,3 milhões demonstra) e com um esperado aumento de receitas para o segundo semestre. Logo se a crise for usada como desculpa então quer dizer é que está a afectar outras entidades ligadas ao Benfica. Quem? O BES, como qualquer outro banco anda com a corda ao pescoço.
Espero que a finalidade da Direcção ainda seja fazer do Benfica um clube vencedor e não assegurar receitas para o BES do Domingos Soares Oliveira e comissões para os amigos como no negócio do Coentrão.

Vender dois jogadores da equipa principal vai contra a construção de uma equipa que seja capaz não só de ser campeã nacional mas também de mostrar alto nível na Europa. Isto numa altura em que o Benfica tem que construir uma equipa sólida a pensar em 2014.
Se o interesse desta Direcção é realmente fazer do Benfica um clube ganhador não pode andar a despachar jogadores titulares todos os anos.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Forças de bloqueio...

. 14 comentários
Ouvir a rádio hoje deu-me a volta ao estômago. O tempo de antena dedicado aos supostos bloqueios pelos jogadores do Benfica... Foram 5 minutos de uma rúbrica de 15 minutos na Antena 1.

Já se andam a preparar para o "assalto" em Olhão. Parabéns a JJ por desta vez ter respondido á letra!
Gostava era de ver as rádios falarem dos bloqueios feitos em bares de alterne e com viagens pagas para destinos paradisiacos nos últimos 30 anos.

Muito cuidado para os próximos jogos do campeonato...

. 12 comentários
Os corruptos perdem com o Benfica, o Peidoso atira-se aos árbitros e no dia a seguir os dados pessoais de todos os árbitros são divulgados na Internet.

Coincidência?

quarta-feira, 21 de março de 2012

Benfica vs. corruptos - Taça da Liga

. 16 comentários
É a minha opinião de que o Benfica deve-se concentrar no campeonato e na Champions.

No entanto, estando em disputa um troféu com os 2 clubes do eixo da corrupção, tem que ser para ganhar.

Ontem, vimos que o plantel do Benfica mostrou claramente essa vontade de vencer mais uma Taça da Liga.

A equipa entrou muito bem, com garra, acerto, rapidez e eficácia. Marcamos pelo inexcedível Maxi. Tudo parecia ir bem...até que com a 'caga' que todos lhe reconhecem, o fcp empata beneficiando de um ressalto em Javi Garcia.

Podia ter sido apenas uma jogada de sorte, mas o que é certo é que o fcp começou a pressionar e o Benfica a recuar. E poucos minutos depois, falha de marcação e Mangala marca pela 'cueca' de Eduardo. Um golo demasiado consentido.

É preocupante a quantidade de golos que o Benfica sofre. Demonstra principalmente falta de conhecimento das rotinas adversárias, o que nos leva à preparação de jogo deficiente provida pelo treinador ao grupo. Pouca enfase no adversário e muito em nós próprios. O problema é que não jogamos sozinhos.

E com isto, parecia mais um filme repetido das últimas 3 visitas da corrupção à Luz. 

Desta vez, a equipa não quebrou psicologicamente e com tempo recompôs-se e voltou à luta, empatando antes do intervalo.

E na segunda parte, sentia-se que seria uma questão de tempo até ao golo da vitória. Embora sempre com um nervosismo muito grande, em especial da parte dos adeptos em casa e no estádio.

Cardozo entrou e matou o jogo com um excelente remate do seu pé 'com olhos'. Gostei especialmente do 'toma, toma' para alguém muito especial!!

Particularmente, Nélson Oliveira ainda não está rotinado para fazer a posição central do ataque. Por enquanto será mais útil nos flancos, a flectir para o centro em apoio a um ponta de lança como Cardozo ou Rodrigo.

Também Capdevila deixou bem evidente(supresa de JJ!) que mesmo sem ritmo de jogo é bem melhor que Emerson. Como já tem 34 anos, deverá ser encontrada uma solução para a próxima época.

Eduardo esteve infeliz no golo de Mangala. Levar um golo pela cueca naquela posição é mauzinho, Eduardo!

Maxi foi o melhor em campo, tendo um pulmão e uma entrega fantásticos! (E não toma a 'bomba' do Póvoas! Imaginem se tomasse!).

Aimar foi discreto, e Bruno César saiu em brasa, com alguma razão. Mas a opção de mexer era complicada com os que estavam em campo e mesmo que ache que o 'Maxilar' merecia ficar em campo, tinha que sair alguém para se mexer com o jogo.

Nolito também esteve em grande plano. Um 'menino' que merece ser apoiado por JJ como outros no plantel com muito menos rendimento que ele.

JJ no global esteve bem. Surpreendeu em colocar Capdevila(duvido que vá manter esta opção), mas falhou na opção de Aimar com Nélson Oliveira. Aimar precisa de mais alguém por ali para tabelar com ele. E se Nélson está na posição de Cardozo, o Mago torna-se presa fácil.

Na conferência de imprensa, para variar o 'bazófias' não resistiu e veio logo com o 'provamos que somos melhor equipa que o Porto'.
Provamos? Não. Sei que somos, mas no campo isso ainda está para ser demonstrado. 3 derrotas seguidas em casa, intervaladas com 5-0 no Dragay não me parece que dê sustentação a essa afirmação.

Por isso é que em vez de 60 mil, estiveram 28 mil no estádio. 3 jogos seguidos com os corruptos a vencer na Luz fizeram que muitos preferissem o sofá. Eu preferi o restaurante onde com um vinho tinto me deliciei com umas cadelinhas, umas moelas e fígados, um picapau, e uns camarões.
3 humilhações seguidas, juntando a 30 anos de roubalheira já são demais.

Por falar em 'bazófias', o Vitó e o Porco-Mor lá vomitaram o costumeiro nojo.

Quem responde? Ninguém. 

No entanto, se fossem adeptos do Benfica descontentes com os resultados e com os roubos de que o clube é vítima, LFV seria o primeiro a vir defender-se.

Política de Comunicação do Benfica na Defesa do Clube=zero.

Venham agora os 'Guerreiros da Treta' e que JJ esconjure também estes!

Alguém do Benfica importa-se de rebater estas deturpações?

. 13 comentários
Depois da grande vitória de ontem sobre os Corruptos (que só pecou por escassa nos números e em que ficou bem patente a diferença de valor entre as duas equipas) o Corrupto-Mor e o seu cão de fila não perderam tempo em tentar deturpar o que se passou dentro de campo. Com isto, atiram poeira para os olhos das pessoas e ocupam a agenda mediática com supostos benefícios do árbitro de ontem ao Benfica e branqueiam o roubo escandaloso para o Campeonato.

É um facto que controlar e ditar o que os meios de Comunicação Social dizem influencia o pensamento das pessoas e mete pressão sobre os árbitros. Com estas declarações PdC e VP atiram a pressão para cima dos árbitros para arrumar o Benfica da luta pelo título.
Ora sabendo isto tudo porque raio ninguém do Dep. de Comunicação responde á letra a estes dois personagens??? 

É que depois do roubo do Campeonato na Luz e das declarações de Vieira a crucificar Pedro Proença, já deixou de fazer sentido a política patética de não comentar arbitragens.
Se se não se faz um esforço para impedir o domínio das esferas dirigentes do futebol português pelos Corruptos (até os apoiando para a Presidência da Liga e FPF) então ao menos que se tenha uma política proactiva de defesa do Benfica nos meios de Comunicação Social contra eventuais roubos de arbitragem.

Trabalhar no Dep. de Comunicação do Benfica deve ser um trabalho santo... Quando é o bom nome do Presidente a ser posto em causa vêm sempre a correr com comunicados em defesa dele. Agora no que toca a defender o clube de ataques de rivais na Comunicação Social ou em tentar marcar a agenda mediática não vejo nada a ser feito em defesa do clube - basta ver a ausência de reacções depois do jogo com a Académica. Tivessem falado nessa altura e seria muito mais complicado assistir-se ao roubo na Luz a que se assistiu.
Vamos assistir a uma repetição do mesmo erro?

Já estava na hora de se começar a aprender com os erros cometidos e desta vez convinha aprender mais rápido que em dez anos. Ou a teimosia em rever esta política desastrosa de abstenção de defesa do clube é para manter?
 

“Os inimigos do Benfica”

. 32 comentários

Já referi em vários fóruns, que, os Benfiquistas, para perceberem a dimensão dos opositores do seu clube têm que ver para além de Pinto da Costa. O atual Presidente da FCP- Futebol Sad, quanto a mim, não passa de um porta-estandarte; uma cortina de fumo permanente, com a missão de manter as hostes unidas, alegadamente, apelando “á intifada azul” anti-Benfica, suscitar as atenções gerais e “desviar” o olhar do verdadeiro poder que sustenta o grupo FCP, o qual se move ao mais alto nível nos bastidores dos mais variados sectores da vida nacional, exercendo, ainda que ocasionalmente e, aceito a contragosto, até involuntariamente, uma influência dissuasora nos vários agentes reguladores de eventuais litigâncias ou interesses que afetam o seu clube.

Enquanto cidadão observador do fenómeno político-social, estou desde há muito convicto de que, os defensores da regionalização, quer da zona do Porto, quer nacionais, vêm no grupo FCP um instrumento de afirmação política regional que, eventualmente, poderá explicar a descriminação positiva de que, quanto a mim e salvo melhor opinião, aquela instituição tem beneficiado desde há largos anos, com prejuízo de todos os outros seus concorrentes.

De facto, vários episódios do conhecimento público referidos na comunicação social (CS), levam-me a supor que existe um entendimento de bastidores entre o Partido Socialista (PS) e os dirigentes do FCP, o qual, eventualmente, poderá estar na base da descriminação positiva que referi, dado o recente e prolongado exercício de poder executivo por este partido. Comentários publicados na CS da época referiram mesmo que, alegadamente, teria sido António Guterres a
dissuadir Pinto da Costa de se retirar das lides futebolísticas. Eu e com certeza, muita gente, gostaria de saber se, tal, é ou não verdade. O PS deveria clarificar isto, para sabermos em definitivo quem é quem, já que, a ser verdade, prestou um mau serviço ao futebol e ao pais, revelando falta de respeito pelos concorrentes do clube em questão, eventualmente por motivos de natureza política.

O Partido Social-Democrata, historicamente opositor da regionalização parece ter mudado de posição nesta matéria com a emergência ao poder de nova fação. Efetivamente, aqui e ali, alguns comentadores, atribuem a altos responsáveis políticos, movimentações nesse sentido. Pessoalmente, estou convicto que é um dos propósitos do atual governo. Não tardaremos a percebê-lo. O futuro dirá.

Deixo claro que não sou um opositor da regionalização, pelo contrário, sou um feroz opositor do centralismo asfixiante e prepotente venha de onde vier. E aqui é que está o gato! É minha convicção de que, a maioria dos regionalistas, nada mais pretendem do que, deslocar o centralismo para as suas esferas de influência onde poderão exercer o poder a seu belo prazer.

Os casos da Madeira, Açores e do Futebol são bem o exemplo disso, com os resultados que se conhecem. Hoje mesmo foi noticiado, que a dívida total dos Municípios e Empresas Municipais, já orça os 12 mil ME, contra os 8 mil ME, que se esperavam! Parece que, efetivamente, ninguém sabe a quantas andamos! Paga desgraçado, escravo, contribuinte! É Deprimente e revoltante!

Aqui chegado, é claro para mim que, estando vedado aos clubes a ação política, reconhecendo que o grupo FCP, tanto quanto me apercebo, não a exerce explicitamente, a vantagem deste grupo sobre todos os outros seus congéneres é precisamente de natureza política ainda que de forma implícita ou indirecta, pela convergência de interesses que referi antes. Tal reflecte-se a vários níveis, quer nas instâncias governamentais, parlamentares, desportivas quer até, no desempenho dos Srs. Árbitros, os quais, alegadamente, se sentem mais protegidos quando erram em benefício do FCP e alegados clubes aliados.

Por tudo isto, é para mim claro que, as estruturas futebolísticas, continuando, alegadamente, “colonizadas” pelo lóbi portista, não terão capacidade para restituir a transparência e justiça desportiva. Por tal razão, os Benfiquistas, se quiserem proteger os efetivos direitos do seu clube, devem transformar o seu peso social em influência política, não para defender privilégios especiais para o Benfica, mas tão-somente, para impor aos governos e candidatos a governouma agenda que garanta a efectiva igualdade de todos os cidadãos perante a lei bem como o desenvolvimento desportivo de todo o país.

Quando tal acontecer, não hesitarei, em felicitar aqueles que, lealmente, consigam vencer qualquer equipa do meu clube. Faz parte do meu entendimento de Benfiquismo aplaudir todos os que o mereçam. Lamento dizê-lo, mas, salvo casos pontuais, nas últimas décadas, não tem sido o caso do FCP.

Fico por aqui, que a coisa vai longa, mas, obviamente que é para continuar.

PS:

Parabéns ao nossos Atletas e equipa Técnica pela excelente vitória de ontem, onde mostrámos que somos, efetivamente melhores dentro das quatro linhas. No entanto, é necessário melhorar o posicionamento e dinâmica de compensações no meio-campo, bem como melhorar a qualidade do passe e rever algumas opções ofensivas onde temos que explorar mais a meia-distância. Como é costume, os nossos adversários revelaram mau perder queixando-se injustificadamente do árbitro e desvalorizando pateticamente esta prova. As declarações de Pinto da Costa na zona mista, foram um exercício patético de tentativa de “intoxicação” dos ouvintes. Contudo, mais uma vez, foi uma lição do Benfica sobre como receber dirigentes adversários em sua casa mesmo
quando merecem ser postos no olho da rua. Lição que Pinto da Costa e restantes dirigentes Portistas, fariam bem em aprender de uma vez por todas.

AB

11 x 11 ganha o benfica

. 4 comentários

contra 14 é mais complicado mais a mais porque os outros têm verdadeiros dirigentes e nós apenas amadores interessados na rotação plantel...

terça-feira, 20 de março de 2012

Sem espinhas!!!

. 19 comentários
Hoje provámos que somos melhor equipa!!! Hoje ficou provado que com uma arbitragem isenta os corruptos ficam expostos ao insucesso, imagem quantos insucessos já não teriam se não fossem as arbitragens amigas.

Hoje os corruptos tiveram uma sorte que eu há muito não via num estádio de futebol. Marcaram um golo em que a bola desvia em Javi, traindo Eduardo e ainda levam três bolas nos postes. Bastava que as três bolas nos postes tivessem entrado e teríamos goleada na Luz.

Não foi um jogo avassalador do Benfica mas fomos melhores durante setenta minutos, sensivelmente. Os corruptos reagiram bem ao nosso golo e tiveram um período de vinte minutos em que estiveram por cima, controlaram o jogo e foram perigosos, depois só deu Benfica. Foi um jogo morno e bem disputado! Todos os jogadores estão de parabéns, quando digo todos também me refiro aos dos corruptos que tiveram um bom comportamento profissional.

Hoje ficou também comprovado que Hulk leva esta equipa ás costas a par de Moutinho e Fernando, Lucho só tem pernas para quarenta e cinco minutos. Hoje ficou claro que Cap deve e deveria ter tido mais oportunidades para jogar. Hoje ficou claro que não temos no plantel ninguém com as características de Witsel e Aimar. Hoje ficou claro para todos porque Cardozo é titular indiscutível e importantíssimo no Benfica, parem de quererem vendê-lo todos os anos!!! Hoje também ficou claro que o Benfica a defender parece uma equipa dos distritais, em bolas paradas é um "ai jasus".

Quero só deixar uma palavra para Jardel que neste últimos jogos tem estado a um nível muito alto mesmo, tirando aquela desconcentração de hoje. Está-me a surpreender pela positiva e está a crescer como jogador!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Afonso de Melo tem razão.

. 16 comentários
Na nossa Benfica-TV desta noite, o Afonso de Melo faz um reparo com algum acerto, dizendo que somos 6 milhões, mas na hora H os sócios, adeptos e simpatizantes acomodam-se e pouco fazem, na defesa do nosso Amado Glorioso.

Reportava-se o Afonso de Melo, àquele lance do roubo do 3º.golo obtido de forma escandalosa em que o bandeirinha viu, tornou a ver, reviu e tri-reviu, mas nada QUIS marcar a favor da verdade desportiva beneficiando os mesmos e prejudicando os do costume.
Não fora esse resultado obtido de maneira mafiosa, o Foculporto estaria agora no 3º.lugar!!!

Roubou em plena Catedral e naquele lugar Sagrado, os jogadores, o Clube, os pagantes e a verdade, beneficiando aqueles que fazem da batota o seu modo de vida e não contente com a façanha, vem agora com aquela de processar o Jesus por ter dito uma verdade que foi: 
ELE VIU E NAO QUIS MARCAR !!!

Diz o Afonso de Melo que os sócios e adeptos, podiam e deviam fazer  um movimento para ser apresentada uma queixa-crime contra este bandeirola e impedi-lo também de continuar na arbitragem.

VAMOS NISSO???
NÃO TEMOS ENTRE OS LEITORES, GENTE CAPAZ DE LIDERAR ESSE MOVIMENTO???

OBRIGADO PAI !!!!

. 5 comentários


NASCIMENTO: 02/11/1885
----------------

Grande Cosme Damião
Fez um Benfica tão bom
Ribeiro dos Reis explica,
Atribui-lhe todo o mérito
No primeiro Quarto de século
Damião "ERA O BENFICA"

Só devemos ao Damião
Ter um Benfica tão bom
E só por ele se justifica
Pelo quanto ele sofreu
E tudo e todos venceu
Hoje temos um "BENFICA"

Sendo um bom jogador
Não merecia o louvor
De estrela ser chamado,
Mas por todo o seu lavor
Merece bem sem favor
Ser aqui destacado

Dirigia treinava e jogava
Com amor se dedicava
E tudo de resto fazia,
Dedicado a quatro equipas
Nas quatro categorias
E em todas elas vencia

Era um simples operário
Vivendo do seu salário
Até custa a acreditar
Com seu trabalho a fazer
Só o Domingo era lazer
Como pôde conciliar?

Fica aqui esta homenagem
A este homem de coragem
Que com amor se dedica,
Que Deus o tenha na mão
Pela enorme dedicação
A este grande Benfica
----------------
Retirado do livro: O GLORIOSO

Recomendação aos dirigentes do Benfica

. 52 comentários
Exmos Srs;

Na qualidade de adepto, sócio do Sport Lisboa e Benfica, acionista e investidor da Benfica Futebol SAD solicito a V/atenção para as seguintes questões:

1. Quem financiou a construção do Centro de Estágios do Seixal?

2. Quem suporta os encargos de exploração do mesmo centro de estágios?

3.Quem pagou a construção do Centro de Treinos e Formação Desportiva Olival-Crestuma?

4.Quem paga os encargos de exploração deste mesmo centro de treinos?

5.Quem paga os encargos de exploração do Estádio Municipal de Braga?

6. Confirmando-se as discrepâncias que são do conhecimento público nas questões suscitadas anteriormente, e com base no Artigo 80º, alínea f) da Constituição da República Portuguesa, segundo a qual Compete ao Estado; “assegurar o funcionamento dos mercados, de modo a garantir a equilibrada concorrência entre as empresas, a contrariar as formas de organização monopolistas e a reprimir os abusos de posição dominante e outras práticas lesivas do interesse geral”, recomendo vivamente;

a -  Apresentar uma queixa fundamentada á Autoridade da Concorrência.
b -. Apresentar um pedido de investigação á Inspeção Geral do Território para eventuais irregularidades que estejam a ser cometidas pelas entidades envolvidas.
c -  Apresentar uma exposição aos lideres parlamentares, exigindo a reposição da legalidade concorrencial no desporto.
d -  Solicitar reunião com todos os Srs Deputados Benfiquistas para exposição do assunto e sensibilização dos mesmos para a defesa das leis da concorrência.
e -  Apresentar queixa ao Tribunal Constitucional sobre este assunto.
f -  Estudar a possibilidade de impugnação de todas as provas em que Benfica e Porto tenham participado desde 2002; ano em que foram concluidas as obras do Centro de Treinos Olival-Crestuma.
g -  Analisar a possibilidade de alteração dos estatutos do Sport Lisboa e Benfica em Assembleia Geral Extraordinária a realizar com urgência, contemplando a legitimidade dos seus órgãos para pronunciamento de teor político nas áreas desportivas e adjacentes tendo em conta que vários dos concorrentes desportivos têm uma configuração social eminentemente política.

Os interesses do Sport Lisboa e Benfica e da Benfica Futebol Sad, estão acima de todos os outros - exceto dos da Pátria -, sejam eles de grupos económicos, de grupos financeiros, de grupos políticos ou de quaiquer amizades por mais respeitáveis que sejam. Quem parasita o Benfica não é seu amigo.

Trabalhe-se o tempo que for necessário e recorra-se a apoio externo, se for caso disso. Trata-se de um investimento para o futuro do nosso clube. Sem uma intervenção dinâmica e intransigente dos órgãos do clube no âmbito doas prerrogativas Democráticas que lhe assistem, o futuro do nosso clube estará comprometido a médio-prazo, visto estar definitivamente demonstrado que os órgãos desportivos não têm capacidade para restabelecer a igualdade da concorrência nas provas que superintendem, cabendo ao Estado fazer cumprir a Lei fundamental, competindo-nos a nós exigir que o faça. Não há tempo a perder!

Com os melhores cumprimentos,

António Barreto

sábado, 17 de março de 2012

O jogo decisivo.

. 9 comentários

É a minha opinião, que vale o que vale, mas depois de ver mais um jogo do Braga, hoje, penso que um dos jogos decisivos vai mesmo ser o do Benfica contra o Porto B, na Catedral.

1. O Benfica vai atravessar uma série de jogos de dificuldade máxima. São sete finais, sete jogos perigosos. Se tivermos sucesso nesta série, não só quase de certeza seremos campeões, como também chegaremos longe na Europa.

2. O Sporting de Braga encontra-se numa forma incrível. Já lá vão mais de 10 vitórias consecutivas, praticando um futebol de encher o olho (confesso que, actualmente, até dá gosto ver jogar a equipa B do Porto). Não acredito que percam muitos pontos.

3. O Porto vai perder pontos. Isso é certo. Se nós tivermos sucesso nos próximos jogos, temos tudo para os ultrapassar, porque, garanto-vos, eles vão perder pontos.

4. Se tudo correr bem, vai ser uma luta a dois: Benfica e Braga.

Por estas razões básicas, considero o jogo do dia das mentiras o jogo da época. Não nos podemos descuidar nos restantes jogos, mas temos de dar especial atenção a este... mais que não seja porque todos sabemos como têm sido os jogos contra esta equipa....


Jogo da época? Ou não é este jogo que decide o campeonato?

Para homens de barba rija!!!

. 2 comentários
BENFICA vs. corruptos
Olhanense vs. BENFICA
BENFICA vs. Chelsea
BENFICA vs. submissos de Braga
Chelsea vs. BENFICA
bota-fogo vs. BENFICA
BENFICA vs. Maritimo

Este é o calendário do próximo mês de competição. Como podem ver pelos jogos, é o tudo ou nada, é aqui que o Benfica pode vencer o titulo e fazer um figurão na Champions.

Para o campeonato iremos jogar com o terceiro e quarto classificado em casa e com o quinto fora de casa. Penso que serão estes jogo que ditarão quem será o próximo campeão nacional. Se o Benfica vencer os jogos acima para o campeonato será campeão nacional, não tenho dúvida nenhuma!!!

Vai ser uma série terrível para o Benfica e vamos ver de que fibra é feita esta equipa. Eu acho que temos capacidades para passar ás meias da Champions e vencer os jogos do campeonato mas para isso será necessária muita força anímica, muito querer, muito espírito de sacrifício, muita concentração, muito carácter e muita qualidade. Penso que a equipa tem tudo isto e espero que o mostrem a todos!!!

A prioridade do Benfica deverá ser sempre vencer mas ter os pés bem assentes na terra e conseguir perceber que a prioridade é vencer o campeonato!!

CARREGA BENFICA!!!!


Será que é cego, parvo ou simplesmente teimoso?

. 52 comentários
Sinceramente, não consigo encontrar explicação para a titularidade de Emerson.

É do pior que já tivemos naquele flanco. Até o Dimas era melhor que ele. É um desequilíbrio que estamos a pagar bem caro, com golos sofridos em quase todos os jogos. O Capdevilla é mesmo pior que isto?

O mesmo erro do lado direito da defesa. Não se contratou ninguém, e na ausência do Maxi toca a colocar a defesa direito um jogador fantástico como o Witsel, perdendo consistência e poder de passe no meio campo. E o Gaitan, depois de um jogo no banco, lá voltou à titularidade sem o justificar. Mais uma vez.

A táctica com apenas um trinco que apresentou hoje é mais uma das suas teimosias. Teve pela frente uma equipa muito fraca. Com gente aguerrida, as coisas não seriam assim tão fáceis.

As opções de JJ são inaceitáveis. Insiste em não corrigir os seus erros, e ainda dá respostas como 'Só perdemos um jogo em casa esta época. Não tenho, nem os jogadores, de perceber a razão porque sofremos golos em casa'. 

Só perdemos um jogo? Perdemos O JOGO! A liderança! Não tem que saber porque sofremos golos?
Que conversa é esta? JJ não se capacita que não está na Reboleira, mas na Luz! Tem que entender que lhe deram um conjunto de atletas de eleição e tem que apresentar resultados, títulos!

Depois de ter permitido que Roberto enterrasse tudo o que conseguiu, o que será preciso para JJ perceber que Emerson não é jogador para ser titular?

Quem se contenta com vitórias sobre o Beira-Mar, deve estar muito feliz.

Para quem exige mais do treinador e dos jogadores, o jogo de hoje foi mais um motivo para preocupação.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Um passeio á Beira-Mar

. 4 comentários
O jogo de hoje foi um daqueles jogos típicos do campeonato português: uma equipa frágil, o marcador que abre cedo e um Benfica dominador.
A goleada podia ter acontecido mas já no final voltaram a ver-se certas fragilidades defensivas que têm que ser trabalhadas para o Benfica manter a perseguição ao Porto e ter hipóteses nos jogos contra o Chelsea.

Gostei de Nelsón Oliveira, nota-se que é um diamante em bruto embora ainda revele alguma imaturidade. No entanto, a assistência para o 3º golo de Cardozo é uma das jogadas da época do campeonato português.

Cardozo continua a demonstrar a razão porque é tão indispensável como exasperante. Marca golos (e hoje até fez uma assistência) mas deixa sempre aquela sensação que podia ter feito mais... Mas algo que diz muito da sua categoria é que combina bem com quase qualquer tipo de avançado a jogar a seu lado: apesar de tanto Saviola como Rodrigo e Nelsón Oliveira terem todos estilos diferentes o paraguaio combina bem com todos e estes quando jogam com o paraguaio são mais perigosos porque têm mais espaços devido ao trabalho do paraguaio como marcam mais/fazem mais assistências porque têm um parceiro de ataque letal ao lado.

Um jogo-treino que deixou boas indicações na frente mas mostra que a defesa tem que melhorar. Algo que fica á atenção de Jesus.

Um sorteio...à medida da UEFA de Platini.

. 10 comentários
Ditou o sorteio da Champions que o Benfica receba o Chelsea. Um mal menor, tendo em conta que podiam ter calhado Barcelona, Real Madrid ou Bayern Munique, que me parecem ser as equipas mais fortes presentes ainda na Champions. 

Todos queriam o Apoel, que saiu a Mourinho e ao Madrid. O Marselha também era desejado e saiu ao Bayern. Restavam o Chelsea, Barça e Milan. Entre os 3, saiu o adversário mais acessível.

Acessível, mas nada fácil. O Chelsea tem nas suas fileiras atletas de eleição, que depois de uma época que está a ser decepcionante a todos os níveis, quererão fazer da Champions a sua salvação. 

Também já estão livres de AVB, que sem o colinho dos srs.de negro foi uma nódoa. E têm Di Matteo ao leme. Treinador com experiência de Premier League, quer como jogador(Chelsea) quer como treinador(WBA). Um tipo ponderado e que não costuma inventar.

Temos o adversário que JJ queria. Resta ver se JJ irá preparar este jogo de forma exemplar e não apenas confiar na sua táctica. 

Mas o que destaco deste sorteio foi a 'coincidência' de Real Madrid e Barcelona só poderem se cruzar na final. 'Acaso', dirão muitos. Talvez, direi eu.

O formato da Champions foi desenhado para beneficiar os principais campeonatos e os seus clubes de topo, a fim de maximizar as receitas de publicidade e de transmissões televisivas. 

Ainda à dias comentava com amigos o facto de grandes equipas como o Anderlecht, Sparta de Praga,  Steua de Bucareste ou Ajax andarem tão afastados dos grandes palcos. A explicação para este esvaziamento de clubes com tradição de décadas veio da 'Lei Bosman' e a reformulação das Taças Europeias.

Quando por quase toda a Europa saem notícias sobre fundos obscuros a financiarem transferências de jogadores, quando se descobrem esquemas de resultados combinados envolvendo jogadores ao mais alto nível como em Itália, e tendo em atenção como o Barcelona e outros são beneficiados pelas arbitragens quando as coisas não correm pelo melhor, as dúvidas são pertinentes.

O que o Benfica terá de enfrentar na eliminatória com o Chelsea é mais que a equipa inglesa. 

Terá de enfrentar a vontade da UEFA em reeditar nas meias finais um clássico da Champions dos últimos anos: Barcelona-Chelsea.

Estando conscientes disto, os nossos treinadores e jogadores irão mais bem preparados para as armadilhas que surgirão.

O nosso plantel tem valor para vencer o Chelsea. Resta saber se conseguirá vencer a UEFA.

72 euros por cada sócio em juros...

. 5 comentários
18 milhões de serviço da dívida, componentes de juros. De Julho 2010 a Julho 2011.
Dá cerca de 72 euros por sócio e por ano só para pagar juros...

Parece, e é, um valor absurdamente alto.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Agora são as Equipas B...

. 13 comentários

No lugar do FCPorto, eu também não quereria uma equipa B. Quem tem uma estrutura que conta com equipas B (Braga), C (Académica), D (Setúbal), E (Nacional) e F (Olhanense)... e já nem falo do Paços Ferreira, Rio Ave, Belenenses, Gil Vicente, Navel, Penafiel, Oliveirense, Covilhã ou Portimonense...

Já no lugar do António Salvador... se Pinto da Costa dissesse que era para não ter equipa B, claro que eu também não quereria, sob risco de se acabar o "colinho" que tem enchido os bolsos do companheiro de negócios de Luis Filipe Vieira.


Até final da temporada, o Sistema vai tentar levantar o maior "circo" possível para permitir desviar as atenções das manobras de bastidores que vão levar o FCPorto e SCBraga ao topo da classificação.

Quem acha que Mário Figueiredo não está a desempenhar exemplarmente um papel orquestrado pelos habituais "patrões" deste futebol corrupto... toca a abrir os olhinhos!

Plano Armindo

. 9 comentários
Desviar atenções do Colinho ao Azulinho!


No dia em que os clubes satélite do cartel azul viram o seu presidente a propor o já combinado, prometido e agora confirmado, isto é, mais batota em cima de batota que tem sido, mais uma vez, a liga ZON Sagres, a referida liga da corrupção faz aprovar a manutenção à força da serventia na liga e ainda subir + dois, eis como uma ninfa inocente, de um delegado da liga, do tipo azul bronco, escreve no facebook acusações de supostas pressões e subornos de Luís Filipe Vieira a um árbitro que, só espoliou o SL Benfica de 3 grandes penalidades claras e ainda permitiu um golo precedido de fora de jogo ao adversário do SLB, que a TVazuli fez questão de não mostrar repetições do lance, nem com linha virtual nem com nada!

Terá isto sido obra do acaso de uma alminha acéfala da serventia azul? Náa.. Claro que não, escolhe-se um andróide (leia-se objecto desprovido de cérebro que obedece unicamente a ordens de andrades mor) com o nome de código Armindo, para escrever umas atuardas na rede social da moda, que sirvam para se armar uma mascarada escandaleira, previamente combinada com a pasquinada avençada de JN, Público, CM e afins desportivos, com o único objectivo de desviar as atenções das várias manobras que visam garantir a entrega do título, à muito encomendado, ao clube azulinho às riscas do Cartel!

Assim colocam-se os Benfiquistas a falar e a partilhar acusações patéticas ao próprio Clube, que num País de direito nem no periódico da terrinha teria espaço na ultima página, desmobilizando as atenções para o que realmente importa. Há que fazer esquecer a escandaleira da Luz, de fazer esquecer a grande penalidade sonegada à AAC, a abençoada penalidade aos 91min por mão involuntária a favor do clube do cartel, de todo o historial de levar ao colinho a Associação do Olival, mas principalmente desviar as atenções do que está aí para vir, pois agora com a perda não prevista de 2 pontos há que intensificar os assaltos de forma a garantir mais um treta título.

Já a fechar o pano do Circo, vem o numero do Palhaço triste, comunicados, noticias e artigos a propagar que o fc porco está indignado com a aprovação das não descidas! Imagine-se, indignado com uma situação proposta, por uma promessa eleitoral de um Presidente da Liga, lá colocado pelo cartel do próprio! Mas o medo deve passar por ver as pequenas equipas a fazerem jogos de treino como acontece com o clube azulinho! Chega-se ao ridículo e certamente estreia na pasquinada, da publicação de fotografias de pinturas rupestres a Betadine, nas pernas de um jogador do Paços, uma pobre vitima inocente de um terrivel jogador caceteiro chamado Bruno César! Vai valer ainda mais do que a vergonha até aqui, para entregar o título ao FC Proença, FC Xistra,.. FC CORRUPÇÃO!

Isto não pode continuar, é preciso união entre Benfiquistas e tomadas de posição firmes e incisivas, pois assim o nosso futuro avizinha-se igual ao passado, vazio de títulos mesmo antes das competições começarem. 
in Benficabook

 

ranking