O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 4 de dezembro de 2010

Mais uma assistência fantástica

 ●  10 comentários  ● 
No jogo com o Olhanense estiveram na Luz 25.984 espectadores. Absolutamente fantástico!!! Nem meia casa?!

Depois andamos aí todos pimpões a dizer que somos os melhores adeptos do Mundo. Quer dizer, até é verdade... Quando o Benfica anda em primeiro. Nas adversidades o pessoal não levanta o cu do sofá e fica na net a malhar em tudo o que é Benfica, desde o presidente ao roupeiro.

Nas assistências já estamos atrás dos corruptos.

Não me venham com a treta da crise ou a crise só chegou a Portugal a partir de Agosto deste ano?

Já que estamos a falar de números, JJ disse que o Benfica só tem menos três pontos do que o ano passado. Menos três pontos e muitos menos golos e exibições de gala, mas como para se ser campeão o que conta é quem tem mais pontos, então onde está a diferença deste ano para o anterior?

Será que os corruptos são uma autentica máquina de jogar futebol?

Apesar de estarmos a jogar menos que o ano passado, o rolo compressor foi importante para diluir nos volumosos resultados os constantes erros de arbitragem,  a verdade é que um dos factores que tem desequilibrado a balança para o lado dos corruptos não é o futebol jogado mas sim isto:



Andam a fazer o cerco ao Rui Costa

 ●  6 comentários  ● 
Eu diria que pós desaire em Israel, o Correio da Manhã tem trazido à capa do jornal TODOS OS DIAS a vida privada do Rui Costa.

Sim, é verdade que este é um dos preços que as figuras públicas pagam por serem isso mesmo... públicas, mas há mínimos e tal como já foi aqui falado por outros escribas, eu não acho nada que esta situação seja "inocente".

A situação da rapariga hospedeira da TAP aconteceu, salvo erro, há mais de duas semanas. A notícia é igual a muitas outras que, seja por que motivo for, acontecem diariamente em Portugal e no Mundo.

Mas interessou a alguém ao invés de Sandra, passar a designa-la sob um novo nome: "Amiga do Rui Costa" ou "Paixão Antiga da Rui Costa". Destes ainda estou para saber qual é o nome próprio e qual é o apelido.

O crime do qual alegadamente foi vítima, num ápice tornou-se "na paixão antiga de Rui Costa que foi vítima de um ataque por motivos passionais"... precisamente no momento em que se escolhe para apresentar a notícia de que "Rui Costa se divorcia da mulher que o acompanhou 17 anos" bla bla bla.

Sabem quantos divorcios acontecem diariamente em Portugal e no Mundo? Aos milhares... aos milhões! Mas este resolveu ser assunto diário do Correio da Manhã e da Cofina que (penso que no Record) hoje tráz uma citação da Rute Costa a dizer que foi a dedicação ao Benfica que tramou o casamento.

Serei eu que sou pródigo em teorias da conspiração ou alguém está interessado em criar este circo mediático em torno da vida privada do Rui Costa? Não quero sequer saber se o que ali está explorado diariamente são verdades ou mentiras. É a vida privada de alguém que antes de ser um dirigente ou um ex-jogador ou uma figura pública, é um Homem e pai de dois filhos. No limíte é a vida pessoal e privada de um casal e nada temos a ver com isso, NADA!

Atentem à promiscuidade das ligações que se tentam fazer nos dois temas:
» Amiga de Rui Costa espancada por vingança
» Chave do crime está na vida íntima (reparem na foto desta)
» Familia protege amiga de Rui Costa
» Espancadores deixaram impressões digitais (reparem na foto desta)
» Rui Costa vai ser chamado pela PJ

E hoje já colocam a parte "profissional" na questão...
» Drama pessoal e profissional ameaça Rui Costa

VERGONHOSA CAMPANHA CONTRA O RUI COSTA!

"Rui, não deixes que te façam isto e se souberes quem está por trás desta tentativa de te descredibilizar perante os benfiquistas, denuncia-o! A blogsfera benfiquista está contigo!"

FORÇA RUI! Não és mais nem menos benfiquista que nenhum de nós! Não és um herói, nem um super-homem, mas és um dos nossos e mereces ser protegido por nós!

A eficácia já é outra...e o Saviola também!

 ●  4 comentários  ● 
Vitória tão normal como a exibição, daquelas que embora nada tenham tido de espectacular, são as tais que dão segurança e confiança no futuro. Notou-se já, embora isso não denota-se desconcentração, um pensamento no jogo em casa com o Schalke daqui a uns dias que decide o futuro do Benfica nas competições europeias.

A única altura em que a vitória esteve em causa foi mesmo no início de jogo, com um Olhanense atrevido e a aproveitar uma certa dormência dos jogadores do glorioso, mas assim que aqueceram penso que embora sem carregar no acelerador, dominaram o jogo e não se põe em causa a justiça da vitória.

Mais uma vez saltou a vista o peso de Cardozo na equipa, marcou (com a ajuda de Moretto), rematou ao poste e deu muito trabalho aos centrais algarvios. Boa exibição também do Rúben Amorim, Aimar, Sálvio, Roberto, e aquele que andou muito tempo desaparecido e aparentava desmotivação... quem ele senão Saviola, com o paraguaio ao lado a história é outra! A liberdade de espaços que não gozava antes permite-lhe outras movimentações e fazer o que mais gosta, entradas de trás para a frente ou de fora para dentro e trocas de bola com os colegas. Espero eu e todos os benfiquistas que este Saviola se mantenha por muito tempo e que nos delicie com as suas jogadas!

Nota novamente para Cardozo que com o golo que marcou igualou o grande Mats Magnusson como melhor marcador estrangeiro da história do Benfica...em 3 épocas e mais uns pozinhos, nada mau para um avançado que qualquer outro faz melhor... se não fosse o poste já estaria aqui a dizer mesmo que ele seria já o melhor...fica para semana!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Alipio já apareceu!!!

 ●  12 comentários  ● 
Lembram-se do Alípio que veio do Real Madrid e que ninguém sabia onde ele andava?

Ora aí está ele!!!














Destes três jogos só vi o jogo com a Naval e deixou-me muito curioso para ver mais jogos.

São três jogos, dois deles incompletos, e dois golos.

Luis Filipe Vieira - o lado humorístico ou percebeu mesmo?

 ●  11 comentários  ● 
Depois de muitos tópicos no GB e noutros blogs a "bater" na SAD e no quanto a empre é privilegiada face ao Clube... ao fim de 10 anos o Presidente lembrou-se disto:

Luís Filipe Vieira não é a favor da existência de uma SAD no Benfica. No seu entender, o clube passava bem sem ela, conforme afirma em entrevista ao "Jornal do Benfica". "Ainda hoje não sei porque foi feita uma SAD, apesar de ser accionista da mesma. Ainda não vi uma virtude em ter sido criada a SAD, porque com este modelo de profissionalização que o clube tem, toda a informação flui entre a SAD e o clube e talvez a mesma não tivesse sido necessária. Hoje ela existe e o Benfica não se pode libertar, mas irá libertar-se de outros encargos no futuro", afirmou o presidente encarnado, na sequência de uma ideia em que defende que, ao contrário de outros presidentes de clubes, que "só davam valor ao dinheiro e à SAD", ele, Vieira, pensa acima de tudo nos sócios como maior activo do clube. Nesse sentido, diz, "trouxe uma aragem ao futebol português".
in O Jogo

Mais vale tarde que nunca!!!! Mas é preciso não ser uma frase de ocasião!

Entretanto, é hora de dar a mão à palmatória. Afinal Rodrigo foi mesmo um excelente negócio, a confirmar-se a notícia da Marca. Comprámos em Agosto por 6M€, emprestámos ao Bolton com os ingleses a pagar os ordenados pela totalidade... e vendemos de volta ao Real Madrid em Janeiro (!?) por... 12M€.

E depois o FCPorto é que compra, valoriza e vende bem?

Nós conseguimos duplicar o valor dos jogadores sem sequer jogarem no Benfica...

Pode ser uma ideia para o futuro, acabamos com o futebol profissional e a chatice que é ganhar títulos e dedicamo-nos a transferências de jogadores, tipo transformar o Core Business do SLBenfica no... Benfica Stars Fund.

PS- Apesar do meu integral desacordo com o seu conteúdo, é importantíssima a leitura atenta e cuidada do tópico do Redmoon: Pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor

Pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor

Avatar
 ●  33 comentários  ● 

Sendo este um espaço de opinião, e não considerando a minha minimamente infalível, aqui estou para confessar por exemplo que há 10 anos atrás, fiz parte dos que atribuíram a Vale e Azevedo o seu voto em detrimento de Vilarinho. Felizmente que me enganei, e que os Benfiquistas não deixaram que o meu voto valesse uma eleição.

Votei em Vale e Azevedo porque não sabia ainda que andava a roubar o clube, votei nele porque sentia que ao fim de muitos anos o Benfica tinha finalmente à frente dos seus destinos um líder natural, alguém com voz, presença e autoridade, capaz de desenvolver à sua volta uma estrutura em que a mensagem fosse clara desde o topo até ao nível mais baixo da pirâmide. Acho que isso é algo que falta ao Benfica há muito tempo: uma liderança bem definida, natural, 'as vezes o sentir-se apenas que ninguem manda mais que o Presidente.

Não quero com isto dizer que pelo Benfica que a minha idade permitiu conhecer, não tenham passado grandes presidentes e grandes Benfiquistas, que muito deram da sua vida pessoal e até patrimonial para servir o Benfica. Lembro-me por exemplo de Jorge de Brito, um homem com H muito grande a quem muito o Benfica deve, mas que não foi, como todos os outros do meu tempo não foram, grandes lideres. Falo de João Santos, de Manuel Damásio, de Jorge de Brito, de Vilarinho...e agora...de Luís Felipe Vieira, a quem, apesar do extraordinário trabalho que na minha opinião tem feito em muitas áreas do clube, não reconheço o perfil de um presidente autoritário, um homem com o dom da palavra, manhoso quando tem de ser, atroz e letal, com a capacidade de através do discurso e das acções aglutinar multidões e vontades, e estabelecer uma linha clara, independente, sem contradições e com poucos erros, que dê ao Benfica uma posição de força.

Infelizmente, apesar de todas as coisas boas que lhe reconheço, para desgosto meu, o que passa é uma imagem de fragilidade, se não sempre, pelo menos muitas vezes. O que, repito, não é um problema só dele, este tem sido o problema dos últimos presidentes do Benfica, à excepção de Vale e Azevedo, que tinha outros problemas, seguramente bem mais graves.

Agora, aquilo que serei sempre, apesar dos seus defeitos, é um Pró-Vieira enquanto este for o meu presidente. Serei um Pró-Vieira capaz de lhe apontar tanto aquilo que de mau faz como aquilo que de muitíssimo bom tem feito. Serei sempre um Pró-Vieira porque felizmente a minha memória não é curta.

E finalmente, serei sempre um Pró-Vieira enquanto continuar a ler neste e noutros espaços, acusações de cariz criminal, que envolvem insinuações de ligações do presidente a negócios em Angola, ligações à construção civil de Madrid, negócios escuros com desvios de fundos que acabam no bolso de alguns como foi sugerido no negocio Roberto... Estas acusações escritas por benfiquistas, se escritas em jornais desportivos, os tais jornais desportivos que recomendam(os) que não se leiam porque os blogs é que defendem o Benfica, essas acusações, se assinadas, escritas e não provadas, davam direito a cadeia ou trabalho comunitário.

Pode ser que, no fim, até tenham razão, e que um dia eu tenha de me desenganar outra vez como o fiz um dia em relação a Vale e Azevedo. Mas então, se 'e para me desenganar desenganem-me ja, nao me deixem esperar. Se sabem, que o provem, isso é que é de homem. Porque isto de vir para aqui escrever anonimamente e levantar acusações tão graves como as que tenho lido contra o representante máximo do nosso clube, o "Eu 'e que sei", e o "Eu sei que tu sabes que eu sei", e deixar tudo no ar e sem nada provar, é reles, é pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor.

E enquanto não o fizerem, meus amigos, enquanto continuarem a dizer que sabem porque ouviram dizer, a insinuar, levantar suspeitas e a nada provarem armados em jornalistas do 24 Horas, vou manter a imagem de LFV que sempre tive: a imagem de uma pessoa séria, com virtudes e com defeitos, a quem, apesar das coisas boas e más que tem feito, tem servido o Benfica da melhor forma que sabe, legitimado por votações de 90.47% +95.6% +91.74% dos Benfiquistas.

Vou repetir: legitimado por votações de 90.47% +95.6% +91.74% dos Benfiquistas, para aqueles que, sendo a excepção, querem dar deste grandioso clube a imagem de uma nação dividida.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os portugueses mereciam, vocês não!

 ●  13 comentários  ● 
A FIFA anunciou a pouco os escolhidos para as candidaturas de 2018 e 2022, e foram respectivamente a Rússia e o Qatar. A candidatura Ibérica portanto falhou redondamente o objectivo de realizar um destes Mundiais, e, perdoem-me os Espanhóis e os Portugueses, mas foi muito bem feita!

Primeiro à que perceber as razões das escolhas da FIFA... em 2002 tivemos Mundial na Ásia, em 2006 na Europa, em 2010 em África e em 2014 vamos ter na América do Sul, ou seja quase de certeza que em 2018 seria escolhida uma candidatura Europeia, sendo que se isso se viesse a concretizar então em 2022 teriamos Mundial mais certamente na Ásia, nada de anormal por aqui. Porquê a escolha da Rússia? Primeiro a FIFA pensou nos seus bolsos, a Rússia é um país que tem dinheiro para dar e vender com a venda de petróleo e gás natural, basta ver nos últimos anos os milionários a crescer lá como cogumelos, não havia há muito tempo um organizador da Europa de Leste, servindo isso como uma ajuda na "reconciliação pós-guerra fria", depois os escândalos sobre subornos nas votações, fossem verdade ou não mas chegaram a público e isso meteu a FIFA numa posição frágil no caso de escolher a candidatura Ibérica, e Portugal neste caso foi o azar da Espanha, pois ao ter realizado um Campeonato da Europa a não muito tempo, era mais uma pedra no sapato da candidatura.

Ao fim e ao cabo, houvessem ou não interesses económicos pelo meio (que há sempre) foi a escolha acertada se levássemos em conta todos os factores.

Também deixo uma palavra a quem não merecia nem um pouquinho que esta candidatura fosse bem sucedida, refiro-me claro à actual (podre) direcção da FPF, da qual já falei várias vezes e deixei bem clara a minha posição, fica este post de à 3 meses como exemplo O Amigo Laurentino.

O que é certo é com esta "treta" da candidatura já se passaram 2 meses desde que Gilberto Madaíl convocou eleições (já que o Amigo Laurentino não foi capaz de o fazer por ele em tempo útil) entretanto houve a respectiva candidatura ao Mundial, houve orgãos disciplinares eleitos sabe-se lá para que e por quem, isto por uma FPF que tem orgãos directivos que deviam estar em GESTÃO CORRENTE. E mais importante ainda...dois meses se passaram e sobre as ditas eleições...nada, não aparece a mais pequena notícia na comunicação social, ninguém avança com uma candidatura, não há o mais pequeno suspiro acerca de movimentações... Mais uma vez isto cheira a esturro, porque há muita coisa a passar-se nos bastidores, longe dos microfones e dos holofotes e espero sinceramente que os dirigentes do Glorioso estejam de olhos (e ouvidos) bem abertos.

Neste caso se nota bem que quando não interessa ao dono, um assunto tão importante para o futuro do futebol português passe tão ao lado das 1ªs paginas...

Ps: esta personagem na foto já devia estar a MUUUUUUITO tempo reformado...

Na UEFA Futsal Cup ainda vão levar mais.

 ●  4 comentários  ● 



Obrigado Paulo Fernandes: UM BENFICA À BENFICA!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Campeão Europeu é uma máquina!

 ●  2 comentários  ● 
Vencer é sempre bom, vencer e jogar bem é melhor, vencer e dar show é ainda melhor, passear classe frente aos principais adversários é…Futsal á Benfica.

A vitória desta tarde por 4-2 frente ao Sporting a meu ver é claramente lisonjeira para o nosso adversário. O Benfica controlou o jogo e mesmo quando não esteve na frente do marcador, era claro que o trabalho de “bola” estava a ser muito competentemente feito pela nossa equipa, irrepreensivelmente treinada pelo Paulo Fernandes.

O Benfica entrou a perder com um golo feliz de Pedro Cary, que de ângulo quase impossível e perante alguma passividade do nosso Pedro Costa rematou para 0-1. A reacção foi a esperada e após combinar bem com Diego Sol, Davi “mandou” bomba para o 1-1. O Benfica estava por cima na partida e a reviravolta aconteceu com uma magistralidade de Diece, que depois de ganhar no um-para-um com Marcelinho fez um chapéu com classe ao Benedito…

O Sporting viria a empatar num golo inacreditável, em que o Cardinal agarrou como pôde ( e como a equipa de arbitragem deixou!!) o Pedro Costa, permitindo superiodade numérica na área de Vitor Hugo.

O Benfica carregou e Gonçalo Alves completa nova reviravolta no resultado, para a sete minutos do fim Diego Sol fazer o 4-2. Nos últimos minutos o Sporting tentou várias vezes o ataque com Divanei como guarda redes avançado, mas a organização defensiva do Benfica foi implacável e o Benfica venceu com tranquilidade.

No final, vitória sem a mínima contestação do Benfica por 4-2. De referir que o Benfica não contou com Bébé e Joél Queirós por lesão.

Benfica: Vítor Hugo, Gonçalo Alves, Diece, Pedro Costa e Arnaldo
Suplentes: Carlos Paulo, Anilton, Teka, César Paulo, Diego Sol, Marinho e Davi

Marcadores: 0-1 Pedro Cary aos 2m; 1-1 Davi aos 10m; 2-1 Diece aos 13m; 2-2 Marcelinho aos 14m, 3-2 Gonçalo Alves 19m, 4-2 Diego Sol 33m
A propósito de Futebol, tópico do Vermelhusco sobre o mercado de Janeiro: Manuel Fernandes: Do que é que estão á espera para o ir buscar?

Manuel Fernandes: De que estão á espera para o ir buscar??

 ●  24 comentários  ● 

Aparentemente o Valência vai ceder Manuel Fernandes a um dos 3 grandes turcos. Gostava de ver a Direcção a fazer um esforço para trazer este jogador formado nas escolas do clube de volta ao Benfica.

Foi um jogador que apesar de ter passado por períodos conturbados no clube já tinha aceite ficar no Benfica para honrar a camisola e assumir os seus compromissos com o clube não forçando a sua saída até a um ponto de ruptura como Miguel.

Além disso as suas características de médio "box-to-box", capacidade física, qualidade táctica e técnica razoáveis, experiência nos melhores campeonatos do mundo e em equipas com ambição fazem dele o substituto ideal de Ramires no Benfica!

Resumindo: um jogador prestes de quem o Valência se quer ver livre, símbolo das camadas jovens do Benfica e com potencial para se tornar símbolo do clube, com qualidades futebolísticas para jogar tanto a médio-defensivo como médio interior direito (á Ramires), jovem e português.

Façam um esforço para o ir buscar e deiam aos adeptos jogadores com amor á camisola!

Benfica volta a vencer na Eurochallenge

 ●  6 comentários  ● 

O Benfica conquistou esta terça feira a segunda vitória consecutiva na Eurochallenge, tendo batido o Tartu Rock por 80-74.
A equipa de Henrique Vieira sabe que tem que vencer todos os jogos em casa e esperar conseguir uma surpresa fora de portas. Contra uma das equipas “do seu campeonato”, os treinador por Vieira entraram melhor e chegou ao principio do quarto período a vencer por 71-56.

No entanto a equipa adormeceu por completo e permitiram que o adversário passasse para a frente no marcador. Os últimos minutos tiveram que ser de raça, com o Benfica a conseguir vencer por seis pontos.

Com este resultado o Benfica é o segundo no grupo e na próxima jornada a 8 de Dezembro vai receber os búlgaros do Lukoil Academic, sem dúvida a equipa mais forte do grupo e que soma por vitórias todos os jogos disputados no Grupo C.

Grupo C:
1º Lukoil Academic – 6 Pontos (241/209)
2º Benfica – 5 Pontos (249/250)
3º Lugano Basket – 4 Pontos (223/219)
4º Tartu Rock – 3 Pontos (207/233)

Vitória europeia no basquete

 ●  Sem comentários  ● 
Mais uma vitória do Benfica na Taça Eurochallenge!
Já são duas em 3 jogos e na próxima jornada joga contra os líderes do grupo em casa dia 8.
Todos ao pavilhão apoiar!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Até Quando?

 ●  23 comentários  ● 
SAD com resultado líquido positivo de 6,9 milhões de euros

"A SAD do Benfica apresenta, no primeiro trimestre da presente época desportiva, resultado líquido positivo de 6,9 milhões de euros, anunciou a sociedade em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os valores divulgados representam uma melhoria de 13,1 milhões de euros face ao período homólogo da época transacta, na qual o resultado líquido consolidado ascendeu a 6,1 milhões de euros de prejuízo. «Este resultado está directamente relacionado com os resultados obtidos com transacções de atletas», pode ler-se no comunicado, referindo-se às transferências de Ramires (Chelsea), Halliche (Fulham) e Makukula (Manisaspor).

Em contraponto, o passivo consolidado da SAD encarnada aumentou 6,7 por cento, situando-se agora em 399 milhões de euros, com o aumento a explicar-se muito pelos investimentos efectuados na aquisição de atletas no decorrer do trimestre (Roberto, Gaitán, Oblak e Jara)."

in A Bola

Será apenas uma questão de rectórica, ou tudo o que incha acaba por rebentar mais tarde ou mais cedo? Sim, os resultados foram positivos, mas só devido a venda de Ramirez em grande medida, o facto é que sem vendas de jogadores o Benfica vive acima das suas possibilidades, e isso é bem sabido dos trimestres negativos em épocas que não ganhamos nada...No final só se pode dizer que o Benfica dá prejuízo e não é pouco... Lá virão dizer alguns, mas todos dão... então continuemos assim todos felizes da vida a caminho do precipício, quem sair em último que feche a porta...

Não estou a imputar responsabilidades, isto é um mal do futebol em geral como negócio, embora tivesse a esperança que a direcção do meu clube fizesse a diferença... O futebol é o espelho da nossa sociedade, onde vivemos de vida emprestada, comemos emprestado e possuímos emprestado e quando nos formos deste mundo os nossos filhos pagarão a factura por nós.

Ao ver os números do passivo só posso ver uma coisa, a morte lenta. 400 milhões hoje, amanhã 1000 milhões? Onde irá parar? Não é possível continuar assim para sempre, com uma dívida a continuar a crescer e que nada aconteça...

Um dia virá, tal como está agora prestes a acontecer ao nosso país, em que teremos de responder aos nossos credores, e nessa altura quem salvará o Benfica? No caso do nosso clube não haverão nem fundos europeus nem FMI's e quanto aos adeptos, por muita vontade que tenham de salvar o clube, simplesmente nem com todos os fundos de todos os adeptos juntos salvaremos a instituição pois a situação se arrastou tanto que a dívida é assutadora e terá de fechar as portas por insolvência... Reedição do caso Fiorentina?

Este último parágrafo foi uma visão negra do futuro e espero que não se concretize, mas nesse parágrafo pensei como os economistas portugueses vêm a situação actual de Portugal... e com tantos debates, comentários e entrevistas, penso que todos sabem a opinião deles...

O regresso do "Tosco"

 ●  7 comentários  ● 
Sei que o post já vem um pouco fora de tempo, devido a minha falta de disponibilidade, mas nunca fora de contexto.

O Tacuara voltou à competição, e a fazer o que melhor sabe, golos! Até deu para fazer de assistente ao golo do Saviola. Mais uma vez se confirma algo que eu NUNCA tive dúvidas, Cardozo é um elemento indispensável no 11 titular e quando não está presente a produção ofensiva da equipa ressente-se significativamente e nota-se a equipa em esforço para conseguir chegar à área contrária. Poderão falar no jogo com a Naval, que vencemos por 4-0, mas não se notou nesse jogo a desenvoltura e fluidez deste último jogo. Cardozo é um avançado que mete os defesas em sentido, prende-os, abre linhas de passe e corredores de desmarcação para os colegas...mais que tudo, além de matador é um jogadores que faz os outros jogar, e aí está a utilidade do "tosco" no meio dos tecnicistas, eles precisam do tosco para aguentar com o jogo físico dos oponentes e assim terem liberdade criativa.

Agora vamos ver quantos jogos ele vai aguentar até ser assobiado, porque basta Cardozo fazer um jogo que seja menos conseguido que logo há adeptos a fazerem-se ouvir. Não tenho nada contra jogadores como Saviola ou David Luiz, nem nunca irei assobiar jogadores da minha equipa, mas com a época que estes dois jogadores têm feito, seja lá porque razões for, se se chamassem Óscar Cardozo já tinham sido enterrados em assobios e vendidos a preço de saldo. Infelizmente há estas discrepâncias de tratamento de jogador para jogador, onde nos deixamos levar mais pelo coração que pela razão, e a razão diz que Cardozo é dos melhores jogadores que temos.

Brincadeira de garotos!

 ●  17 comentários  ● 
Uma garotada é o que me parece. O clube de merda adora fazer estas coisas e o Benfica vai atrás e dá-lhes «tempo de antena». Comentei uma vez um post do GB em que este dizia o Porto só é grande se nós deixarmos e se lhes dermos importância. Concordo mesmo.

Este tipo de garotadas só dá tempo de antena e visibilidade a esse clube de merda que cresce a construir esta divisão entre norte/sul entre Benfica/Porto.

Só acho triste estarmos cada vez mais próximos das atitudes de merda destes gajos de merda e começarmos a gostar cada vez mais de nos recrearmos com estas garotadas.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"GB is the house!" Sobre os Gangsters...

 ●  10 comentários  ● 
O Vermelhusco chamou a atenção (e muito bem) no tópico Olha os gangsters a defender um dos seus... para um inacreditável comunicado dos Corruptos sobre a FlashInterview do Jesus ontem.

Como o GB tem a fama de ser muito pródigo em "teorias da conspiração", resolvi ligar isto tudo ao dia de hoje. Vejam o encadeamento dos últimos acontecimentos:

» Derrota humilhante no Dragão
» Derrota humilhante em Israel e consequente eliminação da Champions
» Focos de desestabilização no balneário com Saviola e David Luiz à cabeça
» A Blogsfera já crucificava Jorge Jesus e exigia responsabilidades a Luis Filipe Vieira

Mas há o habitual "balão de oxigénio":
» Vitória (justíssima) em Aveiro e segue-se então...

» Nova demonstração de agressividade verbal de Jorge Jesus (esteve bem!)
» União imediata dos benfiquistas em torno da atitude de Jorge Jesus
» "Frisson" enorme do SLBenfica sobre o tema da FlashInterview
» Inicia-se mais uma "guerra de surdos" entre o FCPorto e o SLBenfica
» União imediata dos benfiquistas contra a atitude dos corruptos

A imprensa a dar uma ajudinha na união da Direcção com os benfiquistas, quando a coisa estava a ficar preta...
Entretanto, no barulho das luzes, sucede-se a AG da SAD para aprovação quase unânime de mais um prejuízo, desta vez de 19M€ (coisa pouca), sustentados nos... resultados desportivos!

Digam lá que desviar as atenções em dia de AG não dá jeito!? Especialmente quando se falava no regresso dos avisos recentes no Seixal... desta feita à porta da AG.

Na mesma AG acontece um facto surreal:

» O Sport Lisboa e Benfica, presidido por Luis Filipe Vieira, propôs na AG da SAD "um voto de confiança aos Órgãos Sociais que exerceram funções durante o exercício a que reportam as contas ora aprovadas". Para os mais distraídos, estamos a falar dos Orgãos Sociais presididos por... Luis Filipe Vieira.

Ou seja, o Presidente do Clube Luis Filipe Vieira propôs um voto de confiança ao Presidente da SAD Luis Filipe Vieira????! O pedido foi aceite e na votação, imagine-se, Luis Filipe Vieira votou... favoravelmente. Confiram no "Ponto 3" da Ordem de Trabalhos da AG.

Não sei se ria... se chore!

PS- Desculpem lá dois tópicos no mesmo dia, mas hoje "apeteceu-me"! Foi esta "teoria da conspiração" à GB e antes, para os mais "simpáticos", tinha sido uma demonstração de cagança e prepotência do GB: "By GB: Onde é que eu já vi isto?"

Olha os gangsters a defender um dos seus...

 ●  Sem comentários  ● 
Oram digam-me lá o que é que os corruptos têm a ver com o caso da Flash Interview e com o não-cumprimentos das regras pelo jornalista?? Ah, espera... O jornaleiro não cumpriu os regulamentos e mostrou a sua veia anti-benfica. Pois está explicado.

Eis a resposta do Benfica:

Co Adriaanse
Luís Fabiano
Derlei
Paulo Assunção
Adriano
Rodriguez
Costinha
Raul Meireles
Matt Fish (basquetebolista)
Paulo Martins (RTP)
Pedro Figueiredo (RTP)
João Pedro Silva (RTP)
Marinho Neves (jornalista)
Fotógrafo do JN atropelado à saída do tribunal.

E mais um sem número de pessoas que optaram pelo silêncio!

A todos a nossa solidariedade!

Lapidar!!

By GB: "Onde é que eu já vi isto?"

 ●  1 comentário  ● 
"O auditório do Caixa Futebol Campus foi o palco escolhido para a apresentação do modelo de jogo e do jogador à Benfica. Numa iniciativa que contou com a presença do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira e de todos os treinadores do Clube, debateu-se a implementação de um sistema à altura do Clube da Luz.

O presidente dos “encarnados”, Luís Filipe Vieira, explicou o objectivo do Clube para a próxima temporada: “É daqui que vão aparecer os futuros craques do Sport Lisboa e Benfica e em princípio, na próxima época, vamos colocar dois ou três atletas da formação, no plantel principal”.

A importância do capital humano também foi realçada pelo presidente: “Estamos a falar como empresa e o mais importante de qualquer empresa é o capital humano. É esse que gera riqueza e aqui gera futuros craques do Clube.”

Quem também esteve presente no Caixa Futebol Campus foi o administrador-executivo da SAD, Domingos Soares de Oliveira, que, em declarações à Benfica TV, destacou três elementos essenciais no caminho para o sucesso: “A fórmula do sucesso passa pelo talento, pelo compromisso e pelo equilíbrio. O talento permite-nos exceder todas as expectativas, o compromisso é o que pretendemos de todos os profissionais e o equilíbrio, que é necessário em qualquer organização, onde qualquer pessoa tem de saber qual é o seu papel e que entenda que faz parte da solução.”

O director técnico do Centro de Formação e Treino, João Santos, explicou o que significa e o que se pretende de um jogador do Benfica: “Como diz o nosso lema “Um por todos e todos por um”, tem de ser um jogador solidário, com grande espírito de sacrifício, com muito talento, capaz de desenvolver ritmos de jogo cada vez mais intensos, porque será esse o futuro do futebol.”"

Ora deixa cá ver... Blog GeraçãoBenfica, 19 de Maio de 2010: FORMAR! Jogadores, equipas e Clubes! reza assim:

"Em tempos defendi que o SLBenfica deveria ter uma estratégia de formação de um "protótipo de jogador Benfica" e de um "protótipo de treinador Benfica"".

E mais tarde no dia 4 de Junho:As parcerias para a formação

"- Modelo evolutivo de treinadores nos escalões de formação, a começar em Pré-Escolas, até aos Juniores e parceiros de futebol Profissional e Semi-Profissional
- Modelo evolutivo de Integração para jogadores nos primeiros dois (a três anos) de senior, de acordo com as parcerias estabelecidas.
- Inclusão anual no plantel senior, de forma selectiva e muito criteriosa, de um a dois jogadores formados no Clube"

E maaaaais uma vez a 30 de Agosto: Tarda e... falha?

E nem sequer vou apelar um tópico de 10 de Julho de 2009 há mais de um ano, portanto: Reestruturação/Profissionalização do Futebol de Formação

Posto isto, falou Luis Filipe Vieira, falou o tal Administrador (que eu julgava ser da área financeira e marketing... mas pelos vistos é mais, razão tinha o Veiga quando disse à saída que ia ser ele o protagonista inacreditável no futuro), falou o recém chegado à Luz João Santos e que é aparentemente o responsável pelo projecto...

E Rui Costa? Terei percebido mal quando entendi que é o Administrador da SAD, remunerado para ser o Administrador para o Futebol? Se calhar entendi mal...

Vamos ver o futuro desta medida! O princípio é bom... mas já falhou na comunicação!

Já ninguém nos leva a sério...

 ●  7 comentários  ● 
Temos o clube cheio de instabilidades internas, mas depois de Jesus já descobrimos outro culpado para isso: A IMPRENSA! Malvados que insistem em contar o que não sabemos conter, mas que nos dão jeito para crucificar o Jesus quando interessa.

“A flash interview é por definição uma zona de entrevistas rápidas do operador televisivo que, segundo o artigo 26 dos regulamentos de competição, deve ter uma duração máxima de 90 segundos e deve versar apenas sobre o jogo”

“a zona de entrevistas rápidas não é para perguntar sobre o jogador A ou B, não é garantidamente para perguntar se um Governo teve ou não interferência editorial na informação da TVI e não é garantidamente para perguntar se a Manuela Moura Guedes foi ou não censurada enquanto esteve na TVI”

“o Benfica reserva-se no direito de não comparecer na flash interview”


Por João Gabriel em mais uma tentativa de desviar atenções do essencial, focando no acessório.

Sobre o mesmo tema, recomendo a crónica de uma grande benfiquista hoje no Record (será que esta também vai ser processada)?:

Cardozo! As saudades do Tacuara fizeram-se sentir pelos pés infelizes do seu substituto destas semanas, Kardec. Aqueles dois golos e meio, dando a outra metade a Saviola, fizeram de Cardozo o herói da partida com o Beira-Mar.

Era um jogo de tudo ou nada, mata-mata, amor ou ódio entre treinador e benfiquistas, depois da vergonha com o Hapoel. Mas só houve reconciliação entre equipa e adeptos. Não sou terrorista e venho apregoando a estabilidade, mas já me sobram poucas dúvidas: o Glorioso é muito maior do que JJ. Assim que se apanhou a ganhar por 3-0, Jesus mexeu logo na equipa para fazer entrar os suspeitos do costume desta época. Este mister, ou não percebe nada de psicologia de massas e não lê os adeptos, ou está convencido que a sua teimosia compensa: a 15’ do fim, troca Cardozo por Kardec… será que estava surdo há 15 dias, quando o capitão Nuno Gomes jogou 5 minutos, marcou e a Luz chorou com ele? Esqueci-me… ele, Jesus, é que sabe. Por isso é que já com Salvio a jogar e Jara quase a entrar, sofremos o único golo dos aveirenses.

O presidente afirma que o Benfica conta é com Jesus, mas já lhe cortou as pernas às desculpas: “Jesus tem a equipa que pediu”, disse Vieira esta semana. A verdade é esta: JJ queimou David Luiz e Saviola, de vez, no Dragão. Saviola, sem explicação possível, nem jogou. Lembram-se do “Caracoleta” de gatas, a tentar apanhar Hulk? A humilhação incapacitante que não terá sido colocá-lo com tamanha tarefa na lateral esquerda, onde o mister sabe, e todos sabemos, que David Luiz não rende? Mas se o vendermos no mercado de inverno perdemos, no mínimo, uns 10 milhões.

A festejar os golos de Aveiro estiveram abraçados 10, mais Roberto ao longe, e ninguém partilhou um aceno com o banco. A culpa está muito longe de ser só sua, mas a tática e o onze são. Jesus, “então tchau”

Crónica "O Voo da Águia"

E com isto já ninguém fala das culpas que o Vieira tem nisto tudo. Está montado o circo habitual.

Rui Costa: the king-maker.

 ●  5 comentários  ● 

No seguimento dos meus posts de análise sobre a realidade do Benfica tanto ao nível dos erros cometidos nesta pré-época que levaram ao desmontar uma estrutura vencedora e sobre como, na minha opinião, um movimento de oposição deve agir para ser uma oposição credível a esta Direcção liderada por Luís Filipe Vieira vou concluir esta análise com o protagonista que considero a peça-chave na definição do papel que o Benfica vai ter no futebol português nos próximos anos bem como de quem vai assumir as rédeas de poder do Benfica: Rui Costa.

Antes de tudo convém salientar que muito do que se fala sobre mau ambiente entre Jorge Jesus e Rui Costa não passa de especulação. Duvido muito que esse mau ambiente seja tão acentuado pois se há algo que ninguém possa ter dúvidas é de que Rui Costa é altamente profissional e, independentemente do nome do treinador tenta sempre disponibilizar os melhores jogadores possíveis para qualquer treinador.

Considero que Rui Costa é dos melhores Directores Desportivos do Benfica desde Gaspar Ramos (apesar da burrice que foi a contrataçao de Artur Jorge este homem enquanto dirigente combateu o Porto como pode e deu imensos títulos ao Benfica além de 2 finais da Taça dos Campeões Europeus e isto em momentos conturbados do clube a nível financeiro - ou seja em condições piores do que as que Vieira tem hoje á disposição). As várias razões para eu pensar assim incluem estas em particular:
- Dá cobertura ás equipas técnicas e plantel dando o peito ás balas sempre que necessário;
- Sabe mandar as bocas certas no momento certo não permitindo o galvanizar dos corruptos (como a boca sobre os jogadores desviados pelos corruptos o ano passado se devem á incompetência do departamento de prospecção portista);
- Enquanto tinha a gestão das contratações em seu cargo soube conjugar uma política de aposta em jovens valores ligados a empresários com quem o Benfica tem relações privilegiadas (Kia e Bertolucci) com a contratação de jogadores consagrados e/ou com experiência no futebol europeu como Suazo, Aimar, Saviola, Javi Garcia entre outros;
- Até ao momento, nunca se notou que deixa de apoiar uma equipa técnica por desaguisados pessoais.
- Tem a escola de dirigismo italiana. O que parecendo que não, quer dizer que sabe lidar com mafiosos e polvos (em Portugal há um polvo em Itália há muitos...)

Pode haver quem argumente que Veiga é melhor, mas para mim Veiga não é melhor como Director-Desportivo. O papel que Veiga desempenha muito bem é saber mexer-se nos bastidores e meter as mãos na porcaria do nosso futebol e a sabotar as jogadas dos corruptos. É importante ter alguém que faça isso - um papel que para mim devia caber essencialmente ao Presidente e quanto muito a um Vice-Presidente.

Rui Costa sempre soube desempenhar as suas funções ao melhor nível e considero que muito do mérito nos títulos conquistados nos ultimos 2 anos (duas Taças da Liga e um Campeonato) deve ser atribuido a ele.
Um dos motivos que me levam a criticar Vieira tão acerrimamente foi a forma como usou Rui Costa. A partir do momento em que o Benfica foi campeão, a primeira preocupação de Vieira foi esvaziar o papel de Rui Costa enquanto Director Desportivo em público numa entrevista em que o atacou, com a alteração dos estatutos elevando o número mínimo de anos de sócio para se ser Presidente para 25 barrando a sua candidatura em 2012 e assumindo a gestão do plantel (entradas e saídas, renovações, etc) com os resultados que se conhecem nesta época após não precaver a saída de Ramires nem indo buscar um dos grandes nomes pedidos por Jesus para lutar pelo título e para fazer uma melhor figura na LC.

A mim, causa-me confusão ver o papel menor que lhe foi reservado no Benfica deste ano especialmente tendo em conta o que alcançou no clube tal como me indigna que surjam notícias a tentar ligá-lo a negócios obscuros e situações estranhas como a falência da agência de jogadores do seu primo. Rui Costa é das poucas pessoas nesta Direcção que tem um passado benfiquista inquestionável e ataques ao seu carácter são absolutamente ridículos especialmente tendo em conta que abdicou de um salário anual de 5 milhões de euros para representar o Benfica!

Agora querem-me fazer crer que precisa de se meter em negociatas manhosas para sacar uns trocos? Não duvido que receba alguma comissão dos negócios de jogadores pois também tem que ganhar algo para viver mas é alguém desinteressado em viver á custa do clube e sim mais interessado em assegurar negócios vantajosos para o clube ao invés de bons para os intervenientes no negócio (como faz um certo Presidente que desde que chegou ao clube criou uma fortuna que não tinha...).

No entanto, tendo em conta as humilhações a que o Benfica tem sido submetido esta época várias vozes criticaram Rui Costa por ser conivente com a situação.
Contudo, a atitude de Rui Costa tem sido a mais correcta. Não dá o peito ás balas porque não tem que assumir responsabilidades por uma situação de que não é responsável mas também não critica Vieira ou Jesus criando ainda mais instabilidade interna.

Convém não esquecer que o Benfica ainda tem imensos objectivos por atingir esta temporada: Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Europa e apesar de tudo fazer o melhor campeonato possível.

Por isso considero que Rui Costa tem que agir da maneira que mais defende os interesses do clube (acho que é dos únicos membros desta Direcção que pensa em defender primeiro os interesses do clube que os seus próprios interesses): tem que ficar calado até ao final da época sobre os erros cometidos por outros, tentar blindar ao máximo o plantel e colocar todos a remar na mesma direcção de modo a garantir algum dos objectivos do clube.

Chegado o final da época, Rui Costa tem que reflectir profundamente sobre o que pretende para o Benfica: o amadorismo reinante com esta Direcção á deriva ou levar o clube para um novo rumo. Devido á sua reputação imaculada junto dos sócios Rui Costa detém um capital de influência que só Eusébio pode igualar.
Logo, Rui Costa tem uma posição de força inigualável no Benfica e no final desta época deve fazer-se valer desta força:
- Forçando mudanças no comportamento de Luís Filipe Vieira e recriando uma estrutura vencedora no clube, deixando a Vieira um papel institucional (limitado á defesa dos interesses do Benfica nos orgãos do dirigismo do futebol português e no relacionamento com instituições como bancos, Estados, outros clubes, etc)

- ou demitindo-se e assumindo-se como uma força aglutinadora de algum movimento que queira desafiar Vieira na liderança do clube retirando um dos poucos factores de credibilidade desta Direcção junto dos sócios.


A força e a legitimidade desta Direcção cinge-se ao sucesso desportivo que o clube alcançará (e esta época está a ser desastrosa com o principal objectivo - o campeonato - quase inalcançável e o segundo objectivo - chegada á 2ª fase da LC - falhado com estrondo) e ao apoio de Rui Costa a Vieira. Sem este apoio esta Direcção não teria tido a legitimidade para se comportar como se comportou no processo eleitoral nem teria alcançado os resultados que alcançou. Ou alguém duvida que se Rui Costa tivesse apoiado José Eduardo Moniz, as eleições teriam sido antecipadas como foram?

Rui Costa, no final desta época tem que reflectir se este é o Benfica em que acredita, se está satisfeito com o irrelevante papel que lhe foi destinado depois de ter sido uma das peças fundamentais na conquista do último título e se quem está no clube é o melhor para ele.

Basicamente Rui Costa é o King-maker. A sua palavra e as suas acções são essenciais para definir quem manda no Benfica e se ele souber e estiver disposto a capitalizar este seu papel, na minha opinião o Benfica só sairá a ganhar.
Na minha opinião se alguém quiser criar uma oposição credível a esta Direcção terá que assegurar o apoio de Rui Costa e reservar-lhe um papel de destaque na gestão desportiva do clube.

ranking