O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Até Quando?

. 23 comentários
SAD com resultado líquido positivo de 6,9 milhões de euros

"A SAD do Benfica apresenta, no primeiro trimestre da presente época desportiva, resultado líquido positivo de 6,9 milhões de euros, anunciou a sociedade em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os valores divulgados representam uma melhoria de 13,1 milhões de euros face ao período homólogo da época transacta, na qual o resultado líquido consolidado ascendeu a 6,1 milhões de euros de prejuízo. «Este resultado está directamente relacionado com os resultados obtidos com transacções de atletas», pode ler-se no comunicado, referindo-se às transferências de Ramires (Chelsea), Halliche (Fulham) e Makukula (Manisaspor).

Em contraponto, o passivo consolidado da SAD encarnada aumentou 6,7 por cento, situando-se agora em 399 milhões de euros, com o aumento a explicar-se muito pelos investimentos efectuados na aquisição de atletas no decorrer do trimestre (Roberto, Gaitán, Oblak e Jara)."

in A Bola

Será apenas uma questão de rectórica, ou tudo o que incha acaba por rebentar mais tarde ou mais cedo? Sim, os resultados foram positivos, mas só devido a venda de Ramirez em grande medida, o facto é que sem vendas de jogadores o Benfica vive acima das suas possibilidades, e isso é bem sabido dos trimestres negativos em épocas que não ganhamos nada...No final só se pode dizer que o Benfica dá prejuízo e não é pouco... Lá virão dizer alguns, mas todos dão... então continuemos assim todos felizes da vida a caminho do precipício, quem sair em último que feche a porta...

Não estou a imputar responsabilidades, isto é um mal do futebol em geral como negócio, embora tivesse a esperança que a direcção do meu clube fizesse a diferença... O futebol é o espelho da nossa sociedade, onde vivemos de vida emprestada, comemos emprestado e possuímos emprestado e quando nos formos deste mundo os nossos filhos pagarão a factura por nós.

Ao ver os números do passivo só posso ver uma coisa, a morte lenta. 400 milhões hoje, amanhã 1000 milhões? Onde irá parar? Não é possível continuar assim para sempre, com uma dívida a continuar a crescer e que nada aconteça...

Um dia virá, tal como está agora prestes a acontecer ao nosso país, em que teremos de responder aos nossos credores, e nessa altura quem salvará o Benfica? No caso do nosso clube não haverão nem fundos europeus nem FMI's e quanto aos adeptos, por muita vontade que tenham de salvar o clube, simplesmente nem com todos os fundos de todos os adeptos juntos salvaremos a instituição pois a situação se arrastou tanto que a dívida é assutadora e terá de fechar as portas por insolvência... Reedição do caso Fiorentina?

Este último parágrafo foi uma visão negra do futuro e espero que não se concretize, mas nesse parágrafo pensei como os economistas portugueses vêm a situação actual de Portugal... e com tantos debates, comentários e entrevistas, penso que todos sabem a opinião deles...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Se dá positivo é mau, porque se deve a transferências.

    Se é negativo é mau porque é negativo.

    Basicamente será sempre mau..

    ResponderEliminar
  2. Gandaia, lê de novo o post...com esse comentário só estás a mostrar que não percebeste nada do que disse.

    do ponto de vista de mercado, sim foram resultados positivos! se houve lucro...

    mas vê o resto do cenário, a mais longo prazo, eu não falo desta direcção, falo de todas as direcções, de todos os clubes, de toda a sociedade, é um mal geral...todos devemos até um dia chegarmos a bancarrota.

    ResponderEliminar
  3. Alguns com a "doença" do "bloggers do contra" já vêm ataques ao presidente até onde eles não existem...

    ResponderEliminar
  4. Darth eu lanço só um exercício para o "Sr. Domingos Não Precisamos Vender Oliveira":

    Se retirarmos as mais valias da venda do Ramires (e nem vou comentar o dinheiro que só ficticiamente entrou no Benfica), Halliche e Maku... quais seriam os resultados da SAD?

    Qual seria a dimensão do "rombo".

    Benvindos à gestão de excelência. E o Vale é que era o malandro...

    ResponderEliminar
  5. DarthVader, numa de não estar no contra ou a favor queria dar a minha opinião!

    É realmente assustador ver um tão enorme passivo! É muito dinheiro! Só que o Estádio e o Centro de Estágio juntos valem quanto? Se depois juntares o valor do plantel verás que não estaremos assim tão mal! Há que ter em conta que somos o único clube, dos três grandes, com contas consolidadas!

    Não entrando em considerações sobre os bons e maus negócios, diria que há alguns sinais que nos dizem estarmos como nunca estivemos nas últimas duas décadas que são as que conheço melhor!

    Recordo-me do dinheiro de Jorge de Brito ou dos boatos (provavelmente com algum fundamento) que contratamos Futre com o dinheiro de direitos televisivos da RTP. Na década de 90 estávamos completamente de rastos e vendemos os direitos televisivos ao Oliveirinha (penso que com Gaspar Ramos na direcção, homem que muito lutava contra os corruptos e que devia saber bem quem era esse fulano), já o conhecíamos mas não tínhamos outra hipótese.

    JVA rasgou os contratos mas Manuel Vilarinho (e LFV) entenderam-se com JO e isso reflecte o facto de ele ser accionista do Benfica e com algum valor! Teriam eles outra possibilidade? Ou foram pura e simplesmente apanhados com as calças mão? JO serviu-se do Benfica, é um facto, mas haveria alguém na altura que disponibilizaria o dinheiro que ele disponibilizou? Tinha o Benfica capacidade para travar a batalha que JVA iniciou nos Tribunais? Era uma boa estratégia face ao caos em que o clube se encontrava?

    Falo nisto para dizer que em duas décadas é a primeira vez que vejo o Benfica com tamanha capacidade negocial! Os direitos televisivos ainda não foram negociados ao contrário do que acontecia no passado, que praticamente não se negociava nada, pois a nossa posição era de esfomeados por dinheiro e quando isso acontece quem o tem tira grandes dividendos!!!

    É um caminho perigoso, sem dúvida, mas a alternativa levava-nos pelo caminho em que viaja o Sporting - nem dinheiro, nem jogadores e sem qualquer possibilidade, de momento, de poder vender um jogador por 10 milhões! Dir-me-ás que Benfica e Sporting são incomparáveis, mas já o eram nos anos noventa e nós para arranjar dinheiro andávamos com estratégias ridículas como uma tal de "Operação Coração" e construíram o estádio primeiro que nós! Falo no Sporting porque se olharmos para eles com atenção o que vemos é de facto assustador e se calhar apresentam um passivo inferior (nem sequer é conhecido) ! Recordo-me bem de ver dez mil pessoas num estádio com capacidade para mais de cem mil. Quando o Benfica fica está por baixo os benfiquistas afastam-se e nós podemos não estar a ganhar muito mas há um sentimento de que não estamos por baixo!

    Vivemos tempos bastantes incertos mas se o Benfica não luta contra a hegemonia dos corruptos, e isso obriga a ter grandes equipas, o resultado pode ser bem pior!

    Geração, essa do dinheiro que entrou ficticiamente é uma afirmação perigosa!!! Já quanto às mais valias podia o Benfica ter feito muito mais se vendesse David Luiz, Cardoso e Fábio Coentrão ou apenas um deles!

    ResponderEliminar
  6. A imbecilidade é filha da ignorância e não é bastarda.

    ResponderEliminar
  7. Oscar-R

    Quem fala assim nao 'e gago:)))
    O problema nem 'e o facto de muitas das coisas que se escrevem nao serem verdade. Muitas ate sao verdade.

    O problema 'e a memoria, e a de alguns 'e de facto muito curta!!

    ResponderEliminar
  8. Oscar-r, ao contrário do que possas pensarm estou plenamente de acordo contigo, o problema que ponho não é em relação à direcção, o que disse em relação a venda de jogadores é tal e qual a situação do Porto e de muitos outros clubes, se não há vendas há prejuízos, não foi crítica à direcção. E tudo o que dizes em relação aos últimos 20 anos também concordo, e possivelmente esta altura é até a melhor que temos nesse espaço de tempo.

    O que eu falo neste post é mais acerca do mercado todo, de todo o futebol, de toda a sociedade, que caminham para o abismo, e eu sinceramente gostaria de ver o Benfica seguir um caminho diferente, mas sei que é muito complicado.

    Dizes que somando estádio, centro de treinos e plantel temos mais activos que passivo, certo, mas por quanto mais tempo? Se o passivo continuar a aumentar chegar-se-há a um momento de rotura onde isso já não será verdade...e mais uma vez digo, isto tanto é verdade para nós como para os corruptos ou submissos.

    Será que quando chegarmos a essa altura e os credores nos meterem a guilhotina encostada a cabeça, os sócios e adeptos terão a dimensão necessária para salvar o clube?

    E faço esta previsão não que vá acontecer pro ano que vem nem daqui a 5 anos, mas 15, 20 ou mais anos...

    ResponderEliminar
  9. RedMoon e Oscar-R,

    O Centro de Estágio e o Estádio valem isso tudo, pois é! Mas na prática isso significa o quê?

    Que temos o que hipotecar para um dia pagar as dívidas?

    Ou que um dia podemos vender esses activos para pagar as dívidas?

    Já agora, no caso da primeira opção... têm o exemplo do Sporting: o caminho é sempre a descer.

    No caso da segunda opção, tentado também pelo Sporting, o resultado foi óbvio: Quem quer um estádio de futebol ou um centro de estágio?

    Abram os olhos, meninos...

    ResponderEliminar
  10. Oscar, quanto à questão da afirmação que fiz é simples: O Benfica nada pagou pelo Ramires e registou um encargo de 7,5M. Pouco recebeu por ele e na mesma medida registou o que era devido. Isso não me choca minimamente e até já afirmei varias vezes que apoio esse tipo de operações financiadas onde o nosso retorno não é financeiro, mas sim desportivo. Deixa-te de mariquices sobre isso...

    Quanto ao resto, admito o teu desconhecimento sobre muita coisa, mas na verdade torna-se penoso ver-te escrever sobre coisas que falas apenas de censo comum e sem nada saberes sobre os factos. Vamos a eles:

    No ano em que compraste Saviola, Javi e etc o Benfica envidiou-se à banca em:
    » 40M€ que tiveram como garantia o empréstimo da Sagres
    » 40M€ de empréstimo obrigacionista (para pagar o anterior de 20M, os juros de 6%/ano e ainda ficares com algum)
    Só em dívida são 80M€ de uma assentada.

    Se eu te emprestar um 2M€ tu também compras uma casa na Quinta da Marinha e até lá organizas uma festa de angariação de fundos... o pior vai ser quando te começar a cobrar a casa.

    Quanto aos contratos com o Oliveira, o Vale se os rasgou foi porque eram ilegais. Ganhámos na primeira e segunda instancias e iamos ganhar na Relação.

    O Vilarinho e o Vieira não cederam a nada!!!! O que aconteceu foi que o Oliveira apoiou a candidatura do Vilarinho a troco do regresso da situação contratual. Ajudou-o nos debates contra o vale, na informação na imprensa, etc.

    Se dizes que temos uma posição de grande força perante esse renegociação... ESTÁS ENGANADÍSSIMO! No momento actual, quem tem a faca e o queijo na mão é o JO porque ao contrário de há uns anos onde havia dinheiro... agora em Portugal ninguem tem para dar ao Benfica pelos direitos sem ser o Oliveira.

    Na altura teríamos ganho muito mais "encostando o JO à parede", obrigando-o a vencer a concorrencia da SIC e fazendo contratos de menor duração...

    Queres que continue?

    ResponderEliminar
  11. Sobre as "não-vendas" de jogadores como o David Luiz, gostava de te chamar a atenção apenas para isto:

    David Luiz: "As verdades vêm sempre ao de cima (...) Fui eu que não quis sair. (..) se estivesse preocupado com dinheiro já não estava no Benfica".

    Palavras para quê? O David está no Benfica contra a vontade da Direcção que quis encher os cofres à conta dos 38M que o ManCity deu por ele, mas o jogador (e bem) entende que o lugar dele é, depois de jogar a Champions, num clube como o Barcelona ou o RealMadrid ou Milan.

    Sim... considero que do lado do Clube, 38M é irrecusável. mas também acho que temos que saber gerir a situação do jogador evitando desvaloriza-lo como está a acontecer.

    Não venham é com merdas que a situação do David é porque ele quer isto ou aquilo. Ele só quer que não sejam ingratos com ele.

    Lembram-se disto em Agosto? http://geracaobenfica.blogspot.com/2010/08/leitura-obrigatoria.html

    ResponderEliminar
  12. Mas não é com as vendas de jogadores que o corrupto mafioso se mantém à tona de água?

    Eles, os corruptos podem...e nós estaremos proibidos de fazer isso???

    Aliás tem sido essa politica desde há 30 anos pelo clube da fruta.

    Compram uns leitõezitos ainda quase na barriga da porca, amamentam-nos com nutridas rações à base de árbitros que lá vão a casa e de outros escolhidos a dedo para os seus jogos e dos jogos dos outros, junta-se uma pitada de CUMENTADEIROS e PAINELEIROS tecendo loas e hinos quanto baste, leva-se ao forno entretanto pré-aquecido pelos junta-letras, papagaios amestrados,Rádios, Revistas e Televisões, não sem antes lhe juntarmos um apuradíssimo refugado a cargo da Comissão de árbitros e de disciplina, tanto da Liga como da FPF, tudo sob a superior supervisão dos chefes de cozinha observadores e dos observadores dos observadores.

    Convém também não esquecer até para que não nos acusem de injustos, que todos estes saborosos e requintados temperos, beneficiam e muito da qualidade do solo e da água das quintas dos Calores da Noite.

    O nosso GLORIOSO clube que não tem tido essa politica banquetória, agora que beneficiou de uma ou duas BOAS SANDOCHAS (DI e Ramires) já aqui Del-Rei que não pode ser...Ai Jesus!!!

    Mas, quando o nosso GIGANTE tiver os tais 300 mil sócios, os adeptos comparecerem na nossa Catedral e deixar de ser um banquete apetitoso, para o MAMAO CHUPISTA e chamar a si fazendo-se pagar como merece nas transmissões televisivas, outro galo cantará.

    Depois é só alimentar o galo, que só precisará de milho e não de rações!!!

    ResponderEliminar
  13. RedMoon, vê se arranjas um tempinho mais para apareces por cá pois fazes muita falta!!!

    Darth, eu também concordo contigo e estes números assustam, mas por outro lado vemos grandes investimentos em jogadores (se são bem feitos ou não isso é outra questão) e temos alguns que juntos facilmente valem 70 milhões.

    É como referes, temos de abater o passivo por forma a não nos endividarmos mais, o grande problema é os corruptos pois eles mesmo com o que ganharam desde 2004, ainda em Dezembro último fizeram um empréstimo obrigacionista de 15 milhões e tem um orçamento superior ao nosso! O Caso deles é mais insustentável que o nosso pois não sei quando mais tempo se aguentarão - enquanto ganharem vão disfarçando a coisa!!!

    Com uma concorrência tão forte (sem contar com a corrupção) não vejo, para já, forma de o Benfica poder desinvestir. O caminho é perigoso mas o outro também...

    ResponderEliminar
  14. Geração, o Estádio e o centro de estágio valem como garantias. Sempre temos alguma coisa, ao contrário de outro tempos! Mas o que temos de melhor é o nosso nome e nisso eu dou todo o crédito aos actuais dirigentes, independentemente dos seus nomes. Lançamos o empréstimo obrigacionista de 40.000 milhões e a procura ultrapassou a oferta (bem sei que vamos pagar juros a 6%), em tempos ninguém investia um tostão no Benfica!

    Quanto ao Ramires não acredito que o Benfica não tenha ganho nada e estou plenamente convencido que ele veio para cá sem o Benfica disponibilizar dinheiro (mas isso tem a ver como o negócio foi feito) em termos contabilísticos pagou o que sabemos e recebeu o que sabemos. Se não for assim então há caso de polícia!

    Os empréstimos são feitos numa base de investimento e sustentação de uma equipa competitiva pois facilmente faziam 40.000 milhões com venda de dois jogadores!

    Em relação a JVA, eu sou daqueles que preferia ver o caso ir até ao fim mas ao que eu vejo acontecer com a justiça em Portugal e se o Benfica continuasse na mesma estratégia de Vale e Azevedo, não sei não...

    No entanto não sou estúpido e não posso ter a certeza se esse foi o melhor caminho! De uma uma coisa estou convencido, dificilmente o Benfica poderia estar melhor do que está! São três épocas consecutivas a investir em jogadores e a não vender os melhores. Depois há todo o resto que só nos orgulha: associativismo; cada vez são mais casas do Benfica espalhados pelos país e pelo mundo e as modalidades desportivas estão como eu nunca vi, tirando o Basquetebol dos anos 90! Faltam os títulos, mas ainda somos os actuais campeões!

    Não conheço verdadeiramente qual a nossa força na renegociação dos contratos televisivos, mas tenho para mim que se houvesse alguém a dar 25 a 30 milhões o Benfica já os tinha vendido. No fundo é como a gente sabe: Onde está o dinheiro?

    ResponderEliminar
  15. Oscar -r, tu dizes tantas meias-verdades que até chateia!

    1º - O estádio e o centro de estágio juntos não valem assim tanto. E o que queres fazer vendê-los? E depois onde metes o Benfica a jogar? No Jamor? No Restelo? Ou constrois outro estádio onde se tem que gastar dinheiro?
    Ou queres ver o estádio hipotecado?

    Quanto ao plantel: queres ver-te livre dele??Depois metes os juniores a jogar e vamos a cantar alegremente até á Liga de Honra!

    Á património que não é alienável.

    E se bem me lembro tu também defendias que o Benfica e os Corruptos são incomparáveis! Então agora já podes comparar as contas deles só porque ajuda a tua argumentação????

    Segundo: porque é que metes o Gaspar Ramos (DIRECTOR DESPORTIVO) nas negociações com a Olivedesportos na década de 90?? Quem fez essas negociações foi o Damásio. Dá o mérito a quem tem que ser dado e não coles quem deu muito ao Benfica e combateu os corruptos como ninguém a actos incompetentes do pior Presidente da história do Benfica.

    Quanto ao que dizes do Vilarinho e LFV (que aliás só entrou no clube bem depois - escusas de confundir um com outro): eram testas de ferro do Oliveirinha para segurar o contrato de transmissões televisivas com o Benfica.
    O Benfica já tinha ganho em 1ª instância o processo contra a Olivedesportos. Era uma luta que valia a pena manter e além disso na altura a SIC estava interessada em manter o contrato que tinha com o Benfica.

    Quanto ao tema do post, é um resultado dentro do que estava á espera. Especialmente depois do esforço para conquistar o título. Só espero que quando venderem David Luiz e Coentrão o lucro seja maior.

    ResponderEliminar
  16. Geração, em relação a David Luiz, parece não oferecer dúvidas que se LFV quisesse que ele saísse ele saía mesmo. A interpretação das suas palavras, para mim, são uma afirmação de que ele não quis realmente sair e não de que se pôs contra a vontade do Benfica! E estou convencido que houve acordo para lhe aumentarem o ordenado! Mas todos somos livres de fazermos as interpretações que quisermos!

    ResponderEliminar
  17. Vermelhusco, isso de chatear depende do encaixe que cada um tem, já quantos às meias verdades, desculpa lá, mas não estás aperceber nada do eu que disse

    1º Referi o Estádio e centro de estágio porque são bem corpóreos que o Benfica têm e isso conta e muito para as questões financeiras - se não os tivesse seria mais difícil arranjar financiamento, aliás nem sequer podia estar cotado em bolsa pois não tinha activos que cobrissem o passivo (há uns meses atrás estivemos em falência técnica)! Não estava a pensar ver o Benfica jogar no Jamor!!!

    2º Dei exemplo dos jogadores como activos facilmente transaccionáveis e demonstrar que há outro caminho, há 3 ou 4 anos atrás estávamos cheios de mancos no plantel! Eu não quero ver-me livre de ninguém..., e defendo a actual estratégia do Benfica!

    3º Benfica e corruptos são incomparáveis isso é óbvio mas integram a mesma e indústria e eles são o nosso principal concorrente o que nos obriga a seguir um caminho de investimento. Apenas quis demonstrar que se o nosso caminho é perigoso o deles também e não seu quem vai cair primeiro! O que me parece é que estamos melhor que eles, pois não temos vivido apenas da chanpions e da venda de jogadores!

    4º Referi Gaspar Ramos para mostrar a muita gente que já na altura sabíamos bem que era JO e isso não impediu de negociarmos com ele. Porque será? Agora parece que se LFV negociar com ele não é benfiquista!!!
    Não se trata de dar mérito ou deixar de dar, mesmo dando-lhe mérito o que eu referi é um facto que realça muita a hipocrisia de alguns!

    5º - Se Vilarinho e LFV eram testas de ferro de JO, digo-te que ainda bem para o Benfica, e quem se tramou foi o JO! Penso não estar enganado mas LFV entrou juntamente com Vilarinho para o Benfica, era o director desportivo!

    ResponderEliminar
  18. TRAMONTANO1/12/10 18:14

    Este post do DarthVader ate e muito lisongeiro mas mesmo assim teve comentarios de alguns que nao querem ver e de outros que contam as suas verdades, que de verdade, nada tem.

    Oscar-r

    Li sempre os teus comentarios, inflamados, e que relevam um enorme Benfiquismo. Hoje tens oportunidade de postar e parece-me que pretendes exaltar a tua posiçao minoritaria em confronto com os mais postadores.

    A tua analise aos anos noventa e apenas a tua verdade, muita dela estribada numa imprensa, manobrada, que a epoca atingia as raias do absurdo, no que ao Benfica dizia respeito e que e bom que relembres que nao era os interesses do Benfica que eram defendidos, bem pelo contrario.

    Falares dos direitos desportivos e dos contratos rasgados e do seu epilogo revela um desconhecimento, que nem caratrizo, para um Benfiquista.
    Aconselho-te a leres o acordao do tribunal da relaçao em que os tres juizes decidiram por unanimidade a favor do Benfica.
    Lembro-te tambem que o Benfica recebia da Sic na altura o que o Benfica recebe hoje.

    Falas de uma passivo,que consideras "aceitavel", como se um passivo de 400M€, so da SAD, possa ser aceitavel em qualquer um dos masiores clubes da Europa, quanto mais perante a realidade portuguesa.

    Tendo o estadio sido orçado em 110M€ e que, depois a boa maneira portuguesa, derrapou para 160M€, e ainda ha dias foi referido pelo Presidente que o Centro de Estagio e pago pela parceria feita com a Caixa Geral de Depositos.

    Faz agora a simples operaçao e ve quantos Estadios se faziam com o passivo e nao te esqueças de juntar o passivo do Clube e as receitas destes dez anos e ve quanto e ve que os dois campenatos nos custaram para ai 100M€ cada um.

    Peço aqueles que escrevem que ao faze-lo se perguntem se poderao provar sempre tudo o que muito selenemente afirmam, eu por mim fica lançado o desafio.

    ResponderEliminar
  19. Tramontano, a minha realidade não era apenas feita no que nos vendia a imprensa. Nos anos noventa existiam muitos benfiquistas a falar e a serem ouvidos. Assisti a muitos debates entre candidatos e era aí, também, que percebia muita coisa.

    Não conheço os acórdãos nem os valores que pagava a SIC, mas sei que JO adiantou muito dinheiro... De qualquer forma dou de barato que possa ter sido uma má opção, o que me custa a aceitar é que isso fosse feito tendo em conta apenas os interesses de JO e não os do Benfica. Aceitar que Manuel Vilarinho fez isso porque era o que mais interessava a JO, não faz para mim qualquer sentido. MV e LVF meteram ou não muito dinheiro no Benfica? Tiraram ou não o Benfica do buraco em que se encontrava? Será que eu vivi em Marte no período a seguir a Vale e Azevedo!

    Quanto ao passivo, achar aceitável não invalida que não o considere muito perigoso! No entanto não é apenas da SAD, ou melhor é, mas já com todas as empresas do universo Benfica incluídas, e aí és tu quem demonstra algum desconhecimento ou então não acreditas nas contas! Temos esse passivo, é verdade, e em 2000 não o tínhamos, mas o principal problema era que praticamente não tínhamos activos e estivemos quase para perder os 25% que o Estado comparticipava nas construções dos estádios paro o 2004. Quando o Benfica construiu a SAD, comprou acções quem quis e quem tinha dinheiro, ora quem mais comprou foi MV e LFV - custavam 5 euros cada uma -. Claro que se pode dizer que o fizeram por interesses pessoais ou porque mais ninguém apareceu para o fazer! Vivemos numa democracia!

    Tento sempre escrever com algum conhecimento de causa, nem sempre factual porque isso é impossível, mas baseado na percepção que vou tendo do que ouço e leio. Com a SAD sempre há contas a apresentar e accionistas que tem interesses nelas. Se eles as aprovam é porque as percebem (coisa que eu tenho dificuldade em fazer) e vêm sustentabilidade, para além de estas serem "vistoriadas" pela CMVM!

    No resto são opiniões, inflamadas ou não, mas sempre com respeito pela opinião dos outros!

    Fica sempre a ideia que estou a defender LFV, e não é nada disso que me move. O que eu Defendo é o actual Benfica e prefiro este a todos os que se seguiram a 1989. Estive com Vale e Azevedo até ao fim e acho que ele foi algo injustiçado, acusado de 14 crimes foi condenado apenas por um e diz que é o Benfica quem lhe deve dinheiro. Tive um amigo benfiquista que conviveu com ele por perto e defendia que ele foi tramado pelos "outros" benfiquistas (detestava LFV)!!! Eu dizia-lhe que também pensava isso mas não podia fechar os olhos a todos os processos que lhe moviam e mesmo que não tenha roubado o Benfica cometeu ilegalidades e com isso eu não conseguia pactuar. Mas fui dos que queria que ele ganhasse as eleições e acho que ele foi dos presidentes (que eu conheci) mais inteligente que o Benfica teve! Só que não pode valer tudo... Para isso existem os corruptos!

    ResponderEliminar
  20. Eagle One2/12/10 12:48

    Alguém me pode explicar, o que significa PASSIVO NÃO EXIGÍVEL!!! È que se fôr o que penso, então o PASSIVO REAL é de 235 milhões, entre empréstimos e compra de passes de jogadores.

    ResponderEliminar
  21. Eagle One, tenho umas pequenas noções de contabilidade e este teu comentário fez-me tentar perceber o que isso é! Realmente não é fácil de entender (sem se perder algum tempo...), li que que tem algo a ver com juros, caso pagues as dívidas antecipadamente não pagarás os juros respectivos (provavelmente é um grande disparate) mas tem outras componentes!

    Imagino que por exemplo se devermos 60 milhões pelo Estádio, isso não será passivo exigível, pois pode ser um financiamento parecido com o que nós fazemos quando compramos uma casa. Embora fiquemos a dever muitos milhares só ficamos obrigados a pagar a hipoteca em 20 ou 30 anos! Há é sempre o problemas do juros!

    Do que li no site do Benfica num comunicado de 01-01-2010, DSO diz o seguinte: (...) “O nosso passivo situa-se em termos consolidados é de 340 milhões de euros. Desses, 280 é aquilo que se chama de passivo exigível. Portanto, há 60 milhões de euros que não são passivo exigível. Desses 280 milhões de euros, cerca de 200 correspondem a financiamentos bancários quer relacionados com a SAD quer relacionados com a Benfica Estádio. É um valor significativamente abaixo dos 400 ou 500 milhões de euros de passivo que alguns comentadores emitiram a opinião a determinada altura”, (...) “Há um passivo que é exigível a curto prazo e um passivo exigível no médio/longo prazo. No passivo a curto prazo aparece um valor que é de cerca de 170 milhões de euros.”

    Ao que parece o passivo exigível é de 280 milhões!

    Mas dá a tua opinião, pois disto é que todos devíamos ter capacidade para entender! Com mais tempo hei-de tentar entender melhor as contas do Benfica e perceber bem o que é o exigível e o não exigível!

    ResponderEliminar
  22. O comunicado é de 01 de Março de 2010 e não 01 de Janeiro

    http://www.slbenfica.pt/Clube/Noticias/noticiasclube_clubedomingossoaresoliveiradec_010310_58431.asp

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking