O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 27 de novembro de 2010

Benfica segue em frente na UEFA Futsal Cup

 ●  1 comentário  ● 


Os campeões europeus venceram o Time Lviv, numa partida da segunda jornada da Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup. Quando faltavam três segundos para o apito final, o capitão dos “encarnados”, Pedro Costa, desfez o empate e garantiu os três pontos.

A equipa de Paulo Fernandes apresentou-se nesta partida com um cinco inicial composto por Vítor Hugo, Joel Queirós, Gonçalo Alves, Davi e César Paulo e encontrou um adversário complicado, confirmando as palavras do técnico “encarnado” na antevisão ao encontro.

A primeira parte foi muito equilibrada, com jogadas de parada e resposta. Ao intervalo o nulo subsistia, com os golos a estarem guardados para o segundo tempo. A etapa complementar ofereceu espectáculo no Pavilhão sérvio.
Os ucranianos até foram os primeiros a marcar, por intermédio de Yakunin (31’), mas o Benfica reagiu e nunca desistiu de alcançar o triunfo. Joel Queirós devolveu o empate no minuto seguinte (32’) e a três segundos do final do jogo, Pedro Costa alcançou o tento da vitória.

Nesta mesma ronda, os sérvios do Ekonomac Kragujevac venceram os croatas do Nacional Zagreb por 4-1, o que coloca os sérvios e os portugueses na liderança do Grupo A, com duas vitórias cada um. O primeiro lugar e consequente apuramento para a Final Four será decidido no próximo domingo, dia 28 de Novembro, entre o Benfica e o Ekonomac.
Cortesia: www.slbenfica.pt

O Benfica e os títulos que não ganha!

 ●  11 comentários  ● 
Tenho lido bastantes comentários sobre o Benfica e os títulos que não ganha. O SouBenfica escreveu ontem um post intitulado: «Perto de sermos “Um clube que um dia ganhou”». Este título fez-me pensar um pouco e a curiosidade em comprovar uma ideia que tenho, fez-me ir ver o que ganhou o Benfica nas últimas três décadas. De 1981 a 2010 ganhou 9 campeonatos e 8 taças de Portugal. Descodificando, foram: 5 mais 5, nos anos oitenta; 2 mais 2, nos anos noventa e 2 mais 1, na primeira década deste século! Se considerarmos de 86 para cá, são 6 títulos de campeão e 5 taças de Portugal. Em 24 anos perdemos 18 títulos!

Não venho em defesa de LFV! Eu apenas defendo o Benfica. Aqueles que acham que defendo LFV, distorcem a realidade ou não aceitam que alguém possa pensar de forma diferente e tudo porque o Benfica não ganha! Equação simples: não ganhamos, logo, ninguém no Benfica presta!!!

Se quisesse ir por aí diria que, afinal, sempre são dois títulos em sete anos e uma taça de Portugal. Se fizer uma multiplicação simples chego à conclusão que para ganharmos 8 títulos precisamos de 28 anos, ou seja, está dentro da “normalidade”! Concluo, então, que somos “um clube que um dia ganhou”.

Obviamente, que não penso assim. São muitas as razões para estes números mas a principal (depois da corrupção), e é dela que quero falar somos nós, os benfiquistas! Depois de Fernando Martins e ao mesmo tempo que surgia uma personagem mafiosa no futebol, o descalabro iniciou-se. Um clube carregado de vitórias começava a ser fustigado por derrotas e os seus dirigentes faziam a fuga para a frente. Não tinham outra solução a não ser ganhar e, como não ofereciam fruta aos árbitros, viravam-se para a contratação de jogadores.

Como isso não resultava e os benfiquistas queixavam-se da falta de disciplina no balneário e da mística que se estava a perder. Empreendem outra fuga para a frente e contratam um capataz para por os “homens” a correr! O resultado foi catastrófico – estivemos dez anos sem ganhar um campeonato e sem dinheiro para nada. Aí sim, vivi humilhações, vi jogadores a irem para o rival Sporting porque tinham ordenados em atraso. Antes disso, já tinha visto Rui Águas fugir para os corruptos logo depois disputar uma final da taça dos campeões. E vi, em muitos telejornais, chamarem-nos de caloteiros pois de todo o lado se reclamavam dívidas.

Ao bater no fundo, os benfiquistas entenderam que precisam de salvadores para o próprio clube e não para ganhar. Sem dinheiro e totalmente descapitalizado foi um empreendimento gigantesco o que se consegui realizar nos últimos dez anos! Percebendo isso ninguém apareceu a reclamar o trono, tinham que enfrentar, como alguns lhe chamam, o Rei Sol. O seu brilho, sem títulos, era muito forte e ofuscava muita gente. Por seu lado, os benfiquistas anónimos e mais velhos sabiam de onde tinham saído e o que enfrentavam para poder ganhar!

Mesmo assim são muitos os erros cometidos e sempre pela pressa em ganhar. Os benfiquistas são insaciáveis e desesperam pelo regresso à glória. Quem dirige os destinos do nosso clube, tem de saber satisfazer-nos. Não nos contentamos com pouco. Temos de ganhar e limpar a corrupção do futebol. Como os actuais dirigentes não conseguem fazer isso, venham outros que com eles vamos conseguir!

O ano passado, antes da época começar, eram muitas as críticas sobre a incapacidade para preparar a época. Falcão e Álvaro Pereira tinham-nos fugido e logo para os corruptos. Vieram jogadores para passar férias e um suplente do Real Madrid por 7 milhões! No fim ganhamos o campeonato e tínhamos 5 jogadores que valiam mais de 20 milhões cada um! O herói chamava-se Jorge Jesus!

Este ano aconteceu exactamente o mesmo, criticas e mais criticas sobre a preparação da época, sendo ridículo a campanha contra Roberto. Começamos mal, muito mal (com a corrupção a ajudar) e pronto, tudo se desmoronou. Defendia-se que não se devia vender jogadores, que o presidente era um mentiroso por vender jogadores abaixo da cláusula de rescisão, que se devia contratar jogadores pagos a peso de ouro! Pois bem, o esforço para ficar com todos deve ter sido imenso e só os dois que se foram não justificam a hecatombe de uma época para a outra e muito menos o apoio dado ao actual presidente da Liga.

Por mim, tinha deixado sair também David Luiz e Cardoso e mandado às urtigas Jorge Jesus, a confirmar-se que usou de algum tipo de chantagem nunca deveria ter renovado e ainda recebíamos algum dos corruptos! Treinador para o seu lugar, Paulo Bento, e não pelo que está a fazer na selecção, mas sim, pelos quatros anos no Sporting em que ficou sempre à nossa frente e com muito menos recursos!!!

Como poderia LFV, ou outro qualquer presidente justificar a saída de JJ e logo para os corruptos?!!! Impossível, caía o Carmo e a Trindade! É por isso que os principais culpados pelos anos de poucas vitórias somos nós. A pressão que causamos e o entendimento que temos do que se passa no nosso clube é feito apenas com a contagem de títulos. Não estou a dizer que LFV quisesse fazer isso, a questão é que não o podia fazer mesmo que o quisesse!

Ao contrário do corrupto, que aparece depois de um tempo de vacas magras e obtêm resultados, granjeando com isso um poder intocável que faz com que praticamente todos os adeptos se sintam impedidos de o criticar mesmo que soubessem que tinha matado a própria mãe. No Benfica, estas três décadas seguiram-se a tempos de vacas gordas, o que faz com que a cobrança pelas derrotas seja estonteante e retire a lucidez… Nisso somos os principais culpados. Muitos dirão que se nos explicarem as coisas, se nos esclarecerem, se não nos mentirem e se não fizerem maus negócios estaremos com eles. Eu, pelo conhecimento das últimas três décadas, direi que se não ganharmos não nos calamos e só destabilizamos o clube indo de encontro à estratégia principal do corrupto.

Oxalá me engane, mas tudo indica que o circo está montado. E como sinto isso vou contribuir para o espectáculo, o que nunca faço, e dizer que a minha única esperança é que JJ se demita, racionalmente sinto que nunca irá acontecer! Quanto a LFV, acho que não deve demitir-se, e digo-o, não para o defender, mas sim, porque isso não funciona como as chicotadas psicológicas e sinto que possa perder-se muito do bom que ainda se têm. A época ainda tem muito para dar e temos jogadores para lutarmos por algum coisa!

Desde o inicio de época que vi em JJ o principal problema! Foram as considerações sobre Quim e sobre Cardozo. A presença no camarote na final da taça depois da maneira como a equipa do Benfica e os seus jogadores foram recebidos na pocilga dos corruptos. Afirmações como: “a jogar assim somos imparáveis”, “estamos a fazer a pré época”, “em Setembro é que vai ser”, e as muitas mais que foi proferindo! O tratamento a Nuno Gomes, a dispensa de Urreta e até de Yebda. O nunca enfrentar o corruptos evitando criar anticorpos!

Não pensem que ache que isso resolve tudo, mas o risco de mais uma época miserável é possível de suceder e desta vez não temos só mancos por muito que se fale em desequilíbrios no plantel!

Quando vejo jogadores que perdem a bola e não reagem (em jogos consecutivos) acho o seu treinador incompetente, a não ser que se trate de Cristiano Ronaldo ou Messi ou outros do mesmo calibre…

Honestamente, tenho de o dizer, nunca gostei de Jorge Jesus, mas mesmo quando vi que cometeu erros ou teve posturas que me desagradaram não o critiquei! Afinal, era o treinador do Benfica! Nunca gostei da sua atitude para com os corruptos nem lhe vi uma a única critica! Imaginemos o que diria o treinador dos corruptos se LFV chamasse caceteiros aos seus jogadores… É dessa forma, também, que se tem o plantel nas mãos – Mourinho é exemplar nesse aspecto. JJ não quer estragar o seu futuro…

Também não gostei quando LFV contratou JJ, mas não o vim criticar apenas porque não gostei. Hoje, posso afirmar que foi um erro, e de palmatória o da renovação. Mas como seria possível deixá-lo ir para os corruptos?

Se tivesse em primeiro lugar e apurado na liga dos campeões, poderia eu dizer o mesmo? Não, claro que não. Mas todos os críticos de LFV estariam na mesma situação.

Por muitas voltas que se dê, tudo se resume às vitórias, só que no Benfica, felizmente, não vale tudo para as conseguir!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Perto de sermos "o clube que um dia ganhou"

 ●  14 comentários  ● 
Lembram-se do Sport Lisboa e Benfica de Costa Pereira ou Bento? ... do Veloso ou Mário João?... do Cruz? Félix, Germano, Humberto Coelho, Ricardo Gomes ou Mozer? Do Sport Lisboa e Benfica de Coluna, João Alves, Valdo? De Simões, Nené ou José Augusto? Do clube de Rogério Pipi, Chalana ou Cávem? Eusébio, José Águas, Torres, Rui Águas, João Vieira Pinto?

Em comum, todos estes jogadores têm o facto de terem contribuído para hoje o clube ter 32 títulos nacionais, curiosamente todos eles ganharam mais e melhores títulos para o Benfica que os actuais jogadores (e dirigentes).

É preciso quem está no Benfica perceber que ganharam o 32º título de campeão nacional, não ganharam os 32 títulos, nem os mais de 100 que temos na história!

Entretanto, saiu hoje o famoso ranking da IFHHS sobre a última década (2001 a 2010). Se no topo da tabela não há nada de novo, sobre o futebol português há um facto que curioso para muitos:

> Nos últimos 10 anos, o Benfica (43º) aparece atrás de Sporting (26º) e Porto (14º)

Ou seja, na prática, o que este ranking nos diz é que precisamente no período da presidência do Luis Filipe Vieira, este já conseguiu por-nos atrás do Porto e Sporting nesta última década, segundo os critérios da IFFHS.

No caso do Sporting, de tão mau que aquilo é, torna-se embaraçoso aparecer atrás deles, mas no caso do Porto, eles aparecem já a apenas 8 títulos dos 32 campeonatos conquistados pelo Benfica. Já nos apanharam internacionalmente e no ano passado chegaram a ser "o clube com mais títulos na Europa no séc. XXI". Enjoa-me! Muitos podiam ganhar... mas não aqueles! Irrita-me ser cada vez mais pequeno perante eles, até ao dia que vejo cada vez mais perto de os ver com mais títulos que nós se nada fizermos.

Façam o que quiserem! Mas não deixem que quem está no Benfica o torne "no clube que um dia ganhou".

O Líder dos Desgraçadinhos

 ●  16 comentários  ● 
O Vieira arrisca-se a tornar-se no líder (rico) do clube dos desgraçadinhos. Eu estou irritadíssimo com o Benfica, com todos nós benfiquistas e com esta direcção e treinador em quem nunca me revi. Por isso não vou hoje escrever grande coisa sobre isto, deixo-vos apenas umas chamadas de atenção de coisas que tenho lido e que me espanto como os benfiquistas permitem:

DN - "Vieira saiu mais cedo do Dragão": "O jogo do Dragão foi uma partida de enorme intensidade e com alguns focos de polémica no universo encarnado. Luís Filipe Vieira, presidente das águias, saiu antes do jogo terminar, alegadamente por revelar desagrado com uma derrota por números pouco comuns"

Record - "Luis Filipe Vieira de saída após o primeiro golo": "Luís Filipe Vieira só viu o primeiro golo do Hapoel Telaviv, abandonando o local onde se encontrava a presenciar o encontro pouco depois de Zahavi inaugurar o marcador. O presidente encarnado, de 61 anos, assistiu à partida sempre com um ar apreensivo, e depois de a formação israelita se colocar em vantagem já nem sequer esperou para observar uma eventual reação dos comandados de Jorge Jesus. (...) À semelhança do que já havia acontecido no Dragão, o presidente encarnado abdicou do jogo muito antes do seu final."

MAS QUE PRESIDENTE É ESTE? O PRIMEIRO A ABANDONAR A EQUIPA QUANDO PERDE, MAS TAMBÉM O PRIMEIRO A DESCER À RELVA QUANDO GANHA? Ou estaria atrasado para...

Económico - "Presidente do Benfica avança com ‘resort’ de 250 milhões": "As obras de infra-estrutura deste ‘resort' de 250 milhões de euros ficam concluídas hoje e, segundo o administrador da Inland, Tiago Vieira, "em finais de Fevereiro ou início de Março do próximo ano" arranca a construção dos edifícios"

O PASSIVO DO BENFICA AUMENTA! O CLUBE ESTÁ CADA VEZ MAIS POBRE EM TÍTULOS E NAS CONTAS... MAS O PRESIDENTE ENRIQUECE À CUSTA DO CLUBE. Mas não só...

CorreioManhã - "Amiga de Rui Costa espancada por vingança": "Sandra Isabel é ex-namorada e próxima do director do Benfica. Foi deixada a morrer, num cenário que aponta para encomenda."

Agora junto essa notícia que estupidamente e de forma vergonhosa aparece no mesmo dia com esta:

DN - "Rui Costa e Rute separam-se após 17 anos de casamento": "A notícia foi confirmada ao DN por fonte próxima do casal, que garante que a separação "é recente" e que os dois "já estão a viver em casas separadas""

E junto mais esta de alguns tempos:

JornalNegócios - "Primo de Rui Costa tem agência de jogadores na falência": "Vítor Gouveia, empresário de jogadores de futebol e primo de Rui Costa, director desportivo do Benfica, foi apanhado pela Justiça em "fora-de-jogo". A Servifute - Agência de Jogadores foi decretada insolvente no passado dia 4, apresentado um cadastro recheado de dívidas ao fisco, a bancos como o BCP e o Deutsche Bank, e, entre outros, ao grupo Castanheira, a requerente da insolvência."

NOJENTA E VERGONHOSA EXPLORAÇÃO DO RUI COSTA! FILHOS DA PUTA!

Quem não se lembra da TVI a chegar a casa do Veiga antes da PJ e do caso do Dexia que apareceu logo a seguir e também do caso do João Vieira Pinto? Curiosamente, depois de ele sair do Benfica acabou por ganhar todos os processos. MAS SAIU DO BENFICA COMO CULPADO E VIGARISTA CRIADO PELA IMPRENSA!

O meu companheiro Vermelhusco já escreveu sobre a frequente desresponsabilização do Vieira para os maus resultados - culpando o Jorge Jesus. Nada de novo nos últimos 10 anos! O que parece ser novo é os benfiquistas poderem já não aceitar mais isso, juntamente com o "assassinato" aos nossos melhores jogadores:

Record - "Relações muito tensas entre direção e David Luiz": "A revolta de David Luiz em não sair da Luz no último defeso não caiu bem junto dos dirigentes encarnados, particularmente a Luís Filipe Vieira. O presidente nunca escondeu o descontentamento com a atitude do central e tudo piorou quando o jogador recusou o aumento salarial que contemplava a extensão do vínculo contratual por mais uma temporada. Desde essa altura, as relações entre presidente e um dos capitães de equipa terão ficado ainda mais tensas. O central brasileiro entende que foi injustiçado pela SAD benfiquista e Vieira vê na atitude do jogador uma demonstração de “ingratidão” face ao esforço que o clube fez ao longo dos anos para valorizar o agora internacional brasileiro."

Este era o ano em que o Porto poderia levar uma machadada que se calhar ia ser definitiva para o seu futuro. Sem receitas, sem títulos seria o princípio do fim do Pinto da Costa. Mas pelo contrário, parece que vai ser é o princípio do fim do Benfica:

Record: "SAD (do Porto) com orçamento record para 2010/11": "Segundo o documento a que a Agência Lusa teve acesso, o orçamento, que é o maior da história do futebol português, prevê proveitos de 94,7 milhões de euros e um lucro líquido de 2,1 milhões, já antevendo a participação na próxima edição da Liga dos Campeões, com uma receita orçamentada de 10,54 milhões de euros."

ESTA DIRECÇÃO ENVERGONHA-ME!

Quem fica com a batata quente?

 ●  15 comentários  ● 
Que classe, que responsabilidade, que brio na defesa do Benfica. La veio o nosso Querido Lider assumir as responsabilidades! Ou nao?
Ah pois... Pelos vistos e mais facil atirar a batata quente para o elo mais fraco: o treinador.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, concedeu extensa entrevista ao jornal do clube, que vai para as bancas esta sexta-feira.

O líder encarnado deixou praticamente assente que não haverá lugar a mexidas no plantel durante a reabertura do mercado de transferencias, em Janeiro. «Parece-me que este será o plantel até ao final da época» afirmou. «Se porventura o nosso treinador entender que deve ser feito um reajustamento no plantel, iremos ponderá-lo em termos financeiros. Se o pudermos fazer, fazemos. Mas temos o plantel que ele pediu e só se aparecer uma oportunidade de negócio é que iremos ao mercado», admitindo que «dos cerca de 20 jogadores falados na imprensa apenas um tem ponta de verdade».

Sobre a alegada má relação com o técnico, Vieira negou-a, mas admitiu… «diferenças»: «Nao tenho qualquer má relação com Jorge Jesus, ainda no domingo almoçámos juntos. Agora, na forma de viver, de compromisos com o Benfica, talvez seja diferente, porque nem todos somos iguais. Por exemplo, a minha mulher reclama de eu viver tanto o clube. Mas, repito, na relação com ele nao há nada a apontar.»

E pelos vistos tiveram um arrufo. Para quem o ano passado tinha longas conversas de telemovel de madrugada agora andam com mas relacoes?
E grande jogada suja, ate ataca o benfiquismo de JJ?? Mass para se ser treinador profissional e necessario ser benfiquista ou sser profissional? Duvido muito que Trapatonni tambem fosse benfiquista!

Este post aparece um pouco em cima de uma analise muito certeira do Darth Vader sobre os adeptos do Benfica e a paranoia da corrupcao.
Mas para se perceber quem e verdadeiramente culpado e preciso ler nao so o post dele mas tambem o do GB sobre este presidente e o meu sobre como ele conseguiu fazer a proeza de desmontar uma estrutura vencedora.

Eu lembro-me muito bem da pre-epoca e das contratacoes que faltaram alem dos tiros no pe de LFV. A minha memoria nao e tao curta que todas as responsabilidades possam ser atribuidas a Jesus.


Cobardolas!! Assume os teus erros e pede desculpa aos socios por esta pouca vergonha!!!!!

Desculpem la, mas esta atitude tirou-me do serio. Nao e assim que um presidente devia agir.

Estou farto destas humilhacoes e deste benfiquinha sem ambicao e de nao termos um lider que de a cara e defenda a estrutura quando as coisas correm mal.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

E tudo a corrupção levou...

 ●  11 comentários  ● 

No debate que houve no tópico Benfica e corruptos são incomparáveis do Pjsimões, houve uma franja bastante assinalável de benfiquistas que defendem a ideia que todos os males do nosso clube existem devido à corrupção que o clube do norte destila, e é incrível o que este pensamento pode ocultar e desculpar. Como é possível que tendo feito o Benfica uma pré-época tão pejada de erros de casting, burrices (interesses), tiros nos pés, vaidades e cegueira, tudo isso tenha passado ao lado dos benfiquistas. Eles estavam alucinados pelo título ganho poucas semanas antes...o que podia correr mal? Eramos os campeões...Avassaladores... A estrutura garantia resultados... mas ninguém conseguiu ter o mínimo de atenção para as engrenagens que se moviam nos bastidores do clube e não seguiam o caminho de formar um Benfica ainda mais forte, muito pelo contrário... O vermelhusco no tópico Como desmontar uma estrutura vencedora e o GeraçãoBenfica no tópico Outro presidente? Nem pensar...é com este! já descortinaram (embora até seja óbvio para quem não seja seguidista) os males deste Benfica, tanto a nível do futebol, como a nível da direcção...Eu vou fazer o mesmo mas para a mentalidade dos benfiquistas.

Esta época já ouvimos de tudo para desculpar os erros dos dirigentes e funcionários do Benfica, porque a culpa é TODA da corrupção, perdemos os jogos por causa dos árbitros...( que como disse o vermelhusco o nosso presidente apoiou, logo perde legitimidade para protestar seja do que for) os nosso jogadores estavam desmotivados por causa da corrupção, o nosso treinador estava cabisbaixo por causa da corrupção, enfim, um sem fim de chorrilhos sobre a toda poderosa corrupção e a desculpabilização de quem tem responsabilidades no Benfica e manifestamente errou, mais, errou de uma forma que de caras seria prejudicial para o Benfica (8,5M pelo Roberto, apoio a Fernando Gomes, Rodrigo e Alípio, desmontagem da estrutura vencedora, não arranjar substituto para Di Maria e Ramirez, o patrocínio da sagres nas modalidades, etc). É incrível como os adeptos do benfica se preocupam tanto com a importância da corrupção nos nossos insucessos, mas no entanto não se preocupam se a direcção toma ou não medidas contra essa corrupção...aí já é melhor não lhes ligar para não lhes dar a importância indevida... É incrível a acomodação e a passividade a que os adeptos do Benfica se entregaram, agora não têm vivacidade, não há vontade de fazer de tudo para o melhor do clube, os dirigentes estão lá, foram eleitos, que façam o que quiserem, bem ou mal, é legal...mais uma recordação dos tempos do Vale e Azevedo...

Desta vez perdemos com o Hapoel Telavive, e acredito que lá a corrupção do putedo e da fruta controla como aqui, já que perdemos... Pode ser que na próxima percamos na Papua Nova Guiné e a culpa seja toda da corrupção... como diz o blogger Eusébio nos seus comentários já correntes nesta casa: "A culpa não é, nem pode ser, do nosso santo Presidente LFV, pois com ele somos campeões da seriedade e da competência e sabemos, sempre, que quando as coisas correm mal a culpa é em primeiro lugar do corruptos parolos do Norte". ( Fica aqui também a nota que, sim, não reconheci a ironia a 1ª e que concordo com tudo o que diz)

É incrível como o nível de exigência dos adeptos do Benfica tenha caído tanto nestes últimos anos, de maneira que ficar um ano sem ganhar não é nada de mais, 2 anos é a sina, 3 anos é a crise, 4 anos é o passivo... alguma vez antes na história do Benfica um presidente cometia erros que notoriamente seriam prejudiciais ao clube e ficava no lugar para contar a história com uma cara de despreocupação? Pensando no próximo ciclo apoiado por adeptos do Benfica imobilizados pelo medo do regresso do fantasma do Vale? No outro dia ouvi um comentador na BenficaTV dizer que o assobiar jogadores sempre foi normal em adeptos do Benfica, e que isso até é POSITIVO, porque é a maneira de os espicaçar...mas depois quando é para confrontarem esta direcção de coisas menos bem feitas, encolhem-se, e criticam quem o faz no seu direito de livre expressão, por ser um andrade encapotado...

Onde andam os adeptos do Benfica com coragem? Com vontade de fazer SEJA O QUE FOR pelo bem do seu clube? Que assumam de forma activa um papel no futuro do clube, mesmo que para isso seja necessário uma revolução?

Os portugueses são por norma mansos e relaxados, é uma evidência, andaram 50 anos numa ditadura e tiveram de ser os militares a libertarem toda a gente do punho de ferro que prendia o país...E o Benfica bem sabe o que é isso, pois Vale e Azevedo também só foi corrido porque apareceu uma candidatura forte e séria que o derrotou, senão continuaria a fazer o que bem lhe apetecesse...embora nessa altura ainda houvesse uma certa indignação por o clube não ganhar nada, ou ganhar o insuficiente para dignificar a sua história... hoje vemos adeptos que se contentam com pouco e que aguentam todo o tipo de humilhações, não só desportivas como institucionais e de gestão....

Basta de adeptos que só sabem arranjar desculpas para os desaires, de inocentar quem dirige o clube e que devia estar lá para DEFENDER unica e exclusivamente os interesses do Benfica e não outros quaisquer, de aceitar amizades dúbias e filiações a outros clubes de alguém influente na estrutura do clube.

Voltem Benfiquistas por um Benfica ganhador SEMPRE!

Outro Presidente? Nem pensar... é com este!

 ●  14 comentários  ● 
Antes de mais... brilhante tópico do Vermelhusco que, como qualquer pessoa inteligente escreveu o tópico Como desmontar uma estrutura vencedora, mas escreve-o cheio de mágoa, pois seguramente que preferia ter escrito sobre golos, vitórias e uma organização vitoriosa.

Como sabem, deixei a Administração deste espaço cansado com a forma como fui sendo tratado pelos benfiquistas. Cansei-me dos insultos, das acusações de desestabilizador de "anti" muitas coisas, enfim. A dada altura percebi também que as minhas ideias e sugestões não eram do interesse do SLBenfica ou sequer dos benfiquistas, pelo que o mais racional seria deixar-vos entregues ao SLBenfica que desejam: O dos "Sonhos do Presidente".

Corro agora a blogsfera, os jornais, as tvs e vejo, contudo, um chorrilho de exigências contra a direcção do Clube, a Administração da SAD, ontem o SouBenfica pedia aqui a demissão e responsabilização do Rui Costa, Vieira e Jesus, enfim... à bom Benfica, quando isto bate no fundo "vai tudo corrido a osso".

AGORA AGUENTEM, MEUS AMIGOS!
Quem são vocês para pedir responsabilidades a quem tudo toleraram, a quem tudo permitiram como se o Clube fosse dele?
Quem são vocês para pedir responsabilidades a quem endeusaram por meia duzia de coisas bem feitas?

Desejar agora que apareçam candidatos e projectos credíveis às próximas eleições?

ENTÃO MAS AGORA JÁ NÃO É SÓ ABUTRES?
ENTÃO MAS AGORA JÁ NÃO SÃO LISTAS QUE QUEREM ENTREGAR O CLUBE AOS ESPANHOIS?
ENTÃO MAS AGORA JÁ NÃO SÃO TODOS VIGARISTAS OS QUE QUEREM VIR PARA O BENFICA?

Ai acordaram agora???? Como diz o outro "agora aguenta e não chora!"...

O Presidente Luis Filipe Vieira está "condenado" a ser mais um viagrista daqui a uns anos, mais um culpado pela devassa que estes anos vão ser considerados, pelas mais negras situações que ainda estão por descobrir.

Já foi assim com Damásio e mais tarde com Vale e Azevedo! Assim será com Luis Filipe Vieira... porque os sócios só conhecem os "Deuses" e os "Judas", não há meio termo, não há cultura de exigência, não vigilância apertada ao trabalho das direcções e administrações que passam neste Clube. Não há direito à indignação, porque quem se indigna é rapidamente apelidado de "papagaio", "abutre" e outros que tais.

Por isso, meus amigos, agora não chorem, não peçam responsabilidades, porque se nunca as pediram... nenhuma moral têm agora para o fazer! As asneiras que o Presidente fez não são de hoje, nem de ontem... são de há muito tempo e mesmo assim 90% dos votantes decidiram assinar em branco para a sua permanência sem sequer um "aviso" de vigilância.

PROJECTOS CREDÍVEIS??? Então cada vez que alguém fala do SLBenfica ou tenta discuti-lo é logo classificado negativamente! As eleições foram marcadas à pressa e envoltas em "esquemas" e "ameaças"... mas os benfiquistas na altura não acharam muito bem????

AGORA AGUENTEM!

PS- Não, não é um regresso, podem ficar descansados! Andei a antecipar esta situação durante mais de um ano, mas não poderia pactuar com a "memória curta" de alguns que agora já pedem a cabeça e as responsabilidades de quem tudo permitiram e que fez com que chegassemos a este ponto!!!! Não contem comigo para continuar a escrever "eu bem avisei"...

Li num blog que consideram uma vergonha apupar os jogadores e dirigentes à chegada! É verdade! Coitadinhos... "só" fazem daquilo vida e recebem milhões! Merecem melhor depois de 18 golos sofridos em 7 jornadas e já nem sei quantas derrotas!!!!

Como desmontar uma estrutura vencedora

 ●  10 comentários  ● 
No seguimento do meu post anterior sinais de uma oposição credível vou escrever sobre como as pessoas com capacidade de decisão esta época conseguiram fazer o impensável e destruir uma estrutura vencedora que foi montada o ano passado. Antes de o fazer há que dar mérito a quem, para mim foram os principais obreiros dessa estrutura montada na época passada:
- Luís Filipe Vieira por apontar Rui Costa para Director-Desportivo e dar-lhe autonomia nas contratações e gestão do plantel,
- Rui Costa por contratar jogadores de classe mundial como Javi Garcia, Javier Saviola e Ramires,
- JJ por incutir ambição tremenda no plantel mostrando sede de ganhar títulos e por conseguir montar uma equipa que jogou futebol em Portugal como não se via á imensos anos e que jogou com uma ambição e raça semelhantes ao Benfica de 80 e principio de 90.

Se há algo que eu não faço é culpar as pessoas por tudo e por nada. Aponto os erros e as responsabilidades de cada um nos sucessos e insucessos, e como apontei estas situações dignas de nota também é essencial apontar os erros cometidos esta temporada que foram imensos e cometidos essencialmente por dois protagonistas: Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus. De forma a que se possa aprender com estes erros e evitar que se repitam. Não é sendo um "yes-man" que se faz com que as pessoas aprendam com os erros.

Estes são os erros que aponto a cada um deles:

Luís Filipe Vieira:
- Apoiar a candidatura á presidência de Fernando Gomes na Liga. Esta jogada mirabolante ainda estou para compreender e teve custos óbvios para o Benfica em termos de arbitragens. Já era mais que sabido que o Porto andava a fazer a cama a Hermínio Loureiro á anos e Luís Filipe Vieira dormiu á sombra da bananeira e não trabalhou de modo a apoiar a candidatura de alguém que garantisse um mínimo de isenção no futebol. Como tal chegou-se a uma situação em que se viu obrigado a apoiar Fernando Gomes para minimizar os danos ao Benfica - algo que o ínicio desta época demonstrou que não foi alcançado. Mesmo que não haja corrupção de árbitros como houve até á altura do Apito Dourado, estes compreenderam para que lado é que a balança de poder pendeu e decidiram agradar ao dono. Como é que é possível que um ex-dirigente de um clube rival mantenha a isenção num cargo em que tem que defender a verdade da competição e garantir a isenção entre todos os intervenientes? Como é que LFV não se apercebeu que FG não garantia nada?

- Logo a seguir ao Benfica ser campeão menoriza o papel de Rui Costa na estrutura benfiquista e na conquista do título na televisão. Isto quando foi Rui Costa que garantiu os reforços de classe mundial que deram força á equipa e capacidade de JJ construir uma equipa fabulosa. Jogadores como Aimar, no tempo de Quique, Saviola, Javi Garcia entre outros.

- Consequentemente, usurpa as funções de Rui Costa e assume as responsabilidades na gestão das entradas e saídas do plantel. Como os erros aqui são imensos tenho que dividir por vários parágrafos.

- Vendeu o Di Maria abaixo da cláusula de rescisão depois da época fantástica que fez incluindo no negócio dois míudos que têm um talento fantástico: são invisíveis! Nem Alípio joga nos juniores nem Rodrigo pelo Bolton. Só gostava de saber se o Benfica já recebeu os 6 milhões por presenças na equipa de Di Maria e os 5 associados ao rendimento desportivo...

- Desde a chegada de Ramires que era mais que certo e sabido que no final da época iria sair. Mesmo assim Luís Filipe Vieira não consegue assegurar a contratação de uma das duas alternativas para o seu lugar: Wesley ou Elias (internacional brasileiro). Ou seja, andou a dormir e não supriu a saída de uma das pedras base da equipa apesar de fazer uma viagem ao Brasil para garantir um desses nomes provavelmente por falta de dinheiro não consegue concretizar nenhum dos negócios o que me leva ao meu próximo ponto.

- Gastou 8,5 milhões de euros num guarda-redes que não assegurou segurança no imediato. Como ficou mais que provado no ínicio da época Roberto não era Guarda-Redes com qualidade e experiência indiscutíveis para garantir segurança na baliza. Um guarda-redes com muito futuro é certo mas com perfil diferente daquele que era necessário. Ao mesmo tempo que gasta um balúrdio para contratar o 3º guarda-redes do 11º classificado do Campeonato Espanhol, um jogador por quem o Saragoça só ia pagar 2 milhões. Obviamente que despendendo estas somas de dinheiro não há depois capacidade financeira para assegurar reforços essenciais para o equilíbrio da equipa.

- Não garantir um dos nomes de qualidade indiscútivel pedidos por JJ (Guardado, Huntelaar, Quaresma, Simão, Wesley ou Elias) para fortalecer a equipa nas posições mais necessitadas - as alas. Ao mesmo tempo empresta Urreta que está prestes a explodir (infeliz lesão no Corunha) para o negócio furado de Guardado não usando as soluções já presentes dentro do clube para substituir os jogadores que saíram,

- Criar problemas no plantel principal com uma péssima gestão de dossiers delicados como prémios e renovações. Não pagou os prémios prometidos aos jogadores a tempo e horas pela conquista do campeonato e Taça da Liga e não fez as renovações prometidas a jogadores nucleares do plantel a tempo e horas,

- Posteriormente só fragiliza ainda mais a posição do Benfica no futebol português e a sua própria imagem permitindo que o clube seja ridicularizado pelos Corruptos. Passa uma imagem de líder fraco ao ser incapaz de cumprir as ameaças de boicote ao jogo do Dragão se não houvesse segurança como se veio a comprovar com os arremessos de pedras ao autocarro e de bolas de golfe aos jogadores da equipa durante o jogo.

Na gestão das entradas e saídas do plantel Luís Filipe Vieira comete erros em barda e parece apostar mais em manter boas relações com os empresários "amigos" do Benfica do que em reforçar a equipa com jogadores de qualidade indiscutivel. Acho importante que se assegurem boas relações com alguns empresários mas daí a fazer contratações quase exclusivamente no mercado sul-americano de jogadores que não têm qualidade para entrarem de caras no onze principal vai uma grande distância.
Contratações de jovens como Gaitán, Jara, Airton, Kardec ou Salvio são bons negócios quando integradas numa política de contratações que também assegure a entrada de nomes como Guardado, Simão ou Elias que teriam lugar de caras no onze titular mas nunca devia o sucesso da equipa ficar dependente destes jovens. Queima-se injustamente jogadores com grande potencial bem como não se assegura os resultados desportivos desejados.

Jorge Jesus:
- Ostracização de Quim que fez um campeonato irrepreensível. JJ não gosta de Quim e assim que possível ostracizou o guarda-redes em directo na televisão pois queria um guarda-redes que garantisse segurança no imediato. Fez finca-pé por Roberto quando este não era nada do pretendido num defeso em que havia um excesso de guarda-redes de altíssima qualidade no mercado a preços baixos como demonstra a contratação de Hildebrand pelo Sporting, Amelia e muitos outros. Esta situação deve ter caído muito mal no grupo de trabalho.

- Péssima planificação de pré-temporada. É incompreensível que se marque um amigável a 3 dias do primeiro troféu oficial, ainda para mais contra os Corruptos! O jogo mais importante para qualquer adepto benfiquista. A derrota desse jogo foi o momento que definiu esta temporada.

- Teimosia em apostar sempre na mesma táctica ultra-ofensiva mesmo quando não tem jogadores que garantem equílibrio defensivo á equipa. Se no ano passado Ramires e Di Maria garantiam segurança defensiva á equipa. Ramires fazia quase duas posições - ajudava Javi Garcia e fazia o flanco direito enquanto que com Di Maria na equipa César Peixoto não tinha que fazer tantos jogos a titular contra equipas claramente acima do seu nível e Coentrão garantia outra segurança.
Esta situação é ainda mais incompreensível quando uma aposta no 4-3-3 durante a pré-época demonstrou que a equipa jogava melhor nesse sistema além de se adequar mais á actual composição do plantel que tem poucos extremos de raiz mas jogadores que brilhariam mais nesse sistema como Jara, Salvio, Saviola e que permite integrar Carlos Martins, Aimar e Javi Garcia num triangulo a meio campo.

- Inventa no escalonamento do onze para os jogos. Contra o Porto comete um dos erros mais primários que podia cometer: muda completamente a estrutura da defesa colocando David Luiz a lateral-esquerdo (onde NUNCA fez um bom jogo) e um Sidnei totalmente fora de forma a titular. Não garante cobertura á defesa apostando num meio-campo mais sólido e comete o erro de retirar Saviola da equipa.

- Hostiliza a equipa ao ser incapaz de assumir os seus erros na preparação desse jogo.


Tanto JJ como LFV têm mérito pelo que alcançaram no Benfica mas com tantos erros esgotaram o capital de confiança que tinham. Para mim Luís Filipe Vieira então perdeu toda a confiança que tinha nele. Se estes erros tivessem sido cometidos por um Presidente inexperiente no seu primeiro mandato, ainda havia espaço a alguma margem de manobra mas é injustificável que tantos erros amadores sejam cometidos por alguém com 7 anos de experiência como Presidente mais alguns como Director Desportivo. Ainda para mais quando são erros que já foram cometidos no passado como por exemplo com a saída de Simão e Manuel Fernandes na época 2007/2008 seguido do despedimento de Fernando Santos.

Rui Costa para mim peca por imobilismo, no entanto acho que é o menos culpado nisto tudo apesar de não estar isento de responsabilidades. O meu próximo tópico será sobre o seu papel nesta embrulhada e sobre as suas responsabilidades.

O Gozo

 ●  5 comentários  ● 






Foi para isto que os benfiquistas elegeram Luís Filipe Vieira?
Para sermos constantemente alvos de gozo?
Para não termos ninguém na estrutura do Benfica que abdique dos comunicados e mande às malvas os jornaleiros do regime?
Para após uma derrota copiosa sermos gozados por jornais e presidentes dos outros clubes?
Para voltarmos a relembrar tempos não tão distantes?
Para os fantasmas voltarem?

Também publicado em Cativo Vermelho.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ponham-se a Andar daqui pra fora!

 ●  18 comentários  ● 
Sim, Rui Costa, tu também! És talvez o menos culpado mas não tiveste a coragem de te demarcares da incompetência, por isso agora vais ao fundo com eles!

"Vou-vos" contar uma coisa:
No meu tempo dos 20 anos, não havia Nets, já tenho 47 por isso as coisas passavam-se de outra forma. Quando acontecia destas coisas - e aconteciam, lá isso é verdade!- um gajo não vinha para o fórum dizer que «fazia e matava». Um gajo fodido, mais 2 ou 3 que viam a bola juntos, saiam de casa, e toca de ir assobiar às janelas da malta.
- Epá, comé, vens com a malta esperar os meninos? ...
... e ia-se juntado uma turminha, depois lá um telefonava para casa do outro, não era sms por telemóvel porque não havia, e lá se ia fazendo crescer a onda e no final, de facto éramos muitos e fazíamos mossa!

agora vocês são assim, irritados atrás dum monitor, o máximo que fazem é partirem a tecla space!

Façam um favor à malta mais velha, não se ponham a dar este espectáculo deprimente pela Net aos «antis» que gozam com as vossas basófias, porque já quando foi os 5 a zero, falavam que faziam e o diabo a sete, e depois foram 3 ou 4!

copiado do site serbenfiquista.com

Converti-me ao ateismo (Hapoel 3 Benfica 0)

 ●  14 comentários  ● 
Custa-me a compreender como e que o Benfica passou do clube dominador, ambicioso e vencedor da epoca passada para esta "coisa" que parece so servir para humilhar os seus adeptos.
Quando chegamos aos primeiros momentos decisivos de uma epoca (que se sao passados com sucesso levam a que novos momentos surjam mais para a frente) a equipa baqueia estrondosamente. Se no Campeonato fomos humilhados da maneira que fomos pelos Corruptos em todas as formas possiveis e imaginarias (pedradas, bolas de golfe e banho de bola) na Liga dos Campeoes - uma competicao em que deveria ser crucial defender o prestigio do clube hoje sofremos outra humilhacao.
Perder por 3-0 contra uma equipa que nunca tinha ganho um jogo nesta competicao e uma vergonha.

O Benfica entrou no jogo dominador e a conseguir dominar perfeitamente uma equipa israelita que parecia ser inofensiva qb, antes do primeiro golo israelita Saviola desenvolveu uma grande jogada que poderia ter dado mais perigo mas falhou no momento do passe. Aimar e Gaitan estavam inspirados e parecia uma questao de tempo ate aparecer o primeiro golo.
Contudo, completamente contra a corrente do jogo os israelitas marcam primeiro na sequencia de um livre em que David Luiz falha na marcacao a Zahavi que faz um cabeceamento irrepreensivel fazendo a bola entrar mesmo junto ao poste - nem com asas Roberto chegava aquele cabeceamento.
Depois Kardec comecou a demonstrar que estava numa noite extremamente desinspirada falhando um golo quando so tinha o guarda-redes a frente depois de uma boa jogada de Coentrao e Saviola. Para completar so faltava o arbitro juntar-se a festa quando poucos minutos depois decidiu anular um golo limpinho ao Benfica na sequencia de uma optima jogada de ataque que envolveu Kardec, Saviola e Aimar (salvo erro).
Durante o resto da primeira parte o Benfica continuou a carregar e foi-se para intervalo com um travo amargo a injustica face ao resultado do jogo ate tendo em conta que os israelitas so fizeram um remate ou dois a baliza na primeira parte e mal sairam da defesa.

Para a segunda parte JJ decidiu voltar a inovar como fez no jogo com os Corruptos e decidiu tirar o Saviola do relvado (que ate estava a ser dos melhores em campo na primeira parte) para colocar o Cardozo em campo. Este regressou aos relvados apos dois meses de paragem e se antes ja estava em pessima forma e condicao fisica entao nem quero imaginar agora.
Apesar de ter retirado um dos melhores em campo a dinamica da equipa nao se ressentiu e o Benfica entrou com tudo na segunda parte, encostou os israelitas as cordas mas estes aguentaram-se milagrosamente com golos certos cortados em cima da linha da baliza (duas vezes). Gaitan, Salvio e Maxi alem de Coentrao e Aimar fizeram um carrossel que colocou a cabeca dos israelitas em agua.
Depois chegou aquele que para mim foi o lance decisivo do encontro: Maxi faz uma maldade ao defesa lateral do Hapoel chega-se a linha e faz um cruzamento perfeito para Kardec que completamente sozinho e com uma bola colocada na sua testa de forma perfeita pelo Maxi cabeceia para onde esta virado desperdicando a melhor oportunidade de golo do Benfica.
Pouco depois, na segunda ou terceira vez que os israelitas chegam a area do Benfica no jogo todo ja no minuto 74 ganham um canto, na sequencia do qual David Luiz, perdido na area, volta a enterrar a bola bate Javi Garcia sobra para um jogador do Hapoel completamente sozinho que tem o total a vontade para rematar e fazer o 2-0 para os israelitas.

O que dizer disto?? Completamente injusto, a equipa jogou muito bem mas o esbanjar de golos por Kardec e os erros individuais de David Luiz (uma sombra do jogador da epoca passada) borraram completamente a pintura. Depois do 2-0 a equipa desnorteou-se, deixou de acreditar que era possivel dar a volta ao resultado e para completar a humilhacao ainda sofreu mais um golo.
Resumindo: manifesta infelicidade da equipa nos momentos decisivos, erros defensivos e arbitragem caseira ditaram este resultado.

No entanto, quero ressalvar que nao compreendo a falta de atitude da equipa que baixou os bracos apos o 2-0 e porque e que JJ nao meteu Carlos Martins de inicio ou retirou Saviola ao intervalo. Nao compreendo pura e simplesmente. Como tambem nao compreendo que jogo apos jogo de enterrancos nao retire David Luiz da equipa titular (por muito que nao goste do Sidnei acho dificil fazer pior do que David Luiz esta a fazer). Como tambem desafia a minha capacidade de compreensao a sua teimosia em apostar num esquema tactico ultra-ofensivo que claramente nao funciona sem Di Maria e Ramires que garantiam um certo equilibrio a equipa a nivel defensivo (sim mesmo o argentino defendia quando a bola nao estava na posse da equipa).

Nao me parece que Jesus esteja a conseguir encontrar solucoes para os problemas desta temporada tanto a nivel tactico (preocupante pois trata-se do "Mestre da Tactica") como a nivel mental. De facto ate me parece que JJ e que tem criado muitos dos problemas. Ate me questiono se JJ tem o plantel do seu lado depois da forma deselegante como sacudiu as responsabilidades da derrota com os Corruptos.

Como e que o Benfica chegou a esta situacao depois da epoca passada??
Como e possivel cair do pedestal de forma tao estrondosa e com a mesma estrutura da epoca passada a nivel directivo, de equipa tecnica e de equipa?

Positivo: Aimar, Saviola, Gaitan.
Negativo: David Luiz - fica ligado aos dois primeiros golos. Se os adeptos crucificaram Roberto por ter custado pontos ao Benfica no principio da epocca quantos pontos e que David Luiz ja nos custou esta epoca? Kardec - desperdicou duas ocasioes soberanas de golo que teriam empatado o jogo.

Vale a pena sonhar com a EuroChallenge

 ●  4 comentários  ● 
A noite de ontem marcou o regresso dos jogos europeus (depois do jogo da fase de qualificação) do Basket do Benfica nos Pavilhões da Luz. Infelizmente a afluência de público não foi a esperada e a merecida para o historial da modalidade, mas mais importante que isso foi a vitória.

Do que vi até ao momento deste grupo, há um clarissimo favorito, o Lukoil Academic da Bulgária, precisamente com quem perdemos na primeira jornada e que ontem venceu fora o Tartu Rock da Estónia.

Ontem a equipa do Benfica acusou algum nervosismo...e até algum cansaço. Ainda assim conseguiu recuperar de uma diferença de nove pontos no terceiro período para vencer por cinco pontos.
A próxima jornada será para a semana, precisamente na próxima terça feira com o os estonianos do Tartu. Depois receberemos no dia 7 de Dezembro o Lukoil antes das duas últimas jornadas fora de portas.

Vencer em casa é fundamental. Vamos acreditar que esta equipa pode passar e fazer história!
p.s Não deixe de ler também o Benfica e corruptos são incomparáveis do PJSimões

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Benfica e corruptos são incomparáveis

 ●  33 comentários  ● 
Alguns adeptos do Benfica têm a mania de andar a comparar o Benfica com os corruptos, seja em relação ás contas, em relação aos títulos ganhos, á capacidade de gestão dos presidentes, em relação aos jogadores, em relação aos treinadores, etc.

Na minha opinião, os corruptos jamais servirão de barómetro para o que quer que seja!!! Um clube que cresceu á base da corrupção, da coação e de agressões jamais poderá ser considerado um exemplo de gestão, de barómetro ou servir de base de comparação para o que quer que seja.

Isso seria o mesmo que comparar um alto traficante de droga ou o padrinho de uma máfia com qualquer empresário honesto. O empresário honesto seria sempre considerado incompetente!!!

Por muitos defeitos que tenha Luis Filipe Vieira (LFV), este será incomensuravelmente melhor gestor que o corrupto peidoso. Por mim os corruptos até poderiam ter 500 milhões de euros de lucro, ganharem títulos neste e noutro Mundo, terem os melhores jogadores do Mundo, que para mim o Benfica ou qualquer clube honesto será sempre melhor e os seus presidentes serão sempre melhores que o corrupto peidoso.

É muito fácil ser campeão nos corruptos quando se tem uma teia montada de forma a corrigir os erros de gestão, como são os casos das arbitragens "amigas" que os corruptos têm sempre que a coisa corre mal, como aconteceu agora com o colosso Moreirense. É que ter bons jogadores e até bons treinadores pode não chegar para se ser campeão. Há um factor que dá emoção ao futebol e que define o futebol, é que a bola é redonda, ou seja, o futebol é aleatório, ou deveria ser. Com os corruptos, o aleatório do jogo raramente existe porque a jogar mal ou bem eles ganham sempre. A coisa está complicada num jogo? Fácil!! Marca-se um penaltizito e coisa fica resolvida.

O Benfica da época passada encantou Portugal e a Europa com o seu futebol mágico, de ataque e de muitos golos, mas só fomos campeões na última jornada. Se fosse com os corruptos, em Janeiro já seriam campeões com 30 pontos de avanço porque além de ganharem os seus jogos, os seus directos adversários seriam penalizados pelas tais arbitragens "amigas". Este ano, apesar de o Benfica não estar igual ao ano passado, o Benfica estaria bem juntinho aos corruptos ou até já tinha descolado dos corruptos no primeiro lugar. Se os corruptos são assim tão bons porque precisam destas ajudas para conseguirem uma "almofada" pontual que lhes permita dar tranquilidade para depois fazerem uma gestão da diferença pontual?

Apesar da derrota com os corruptos, que acontece aos melhores, veja-se a Espanha, eu acho que o Benfica não é inferior aos corruptos, até acho que somos superiores e que só factores externos não nos permitem estar no primeiro lugar.

Eles podem ganhar o que quiserem que para mim LFV é muito melhor gestor que o corrupto peidoso. Como seria o clube corrupto com uma gestão honesta? Que gestor seria o corrupto com uma gestão honesta, onde o aleatório do jogo estivesse presente?

Não quero com este post esconder ou fechar os olhos aos nossos erros, que os cometemos, mas também são erros porque para nós o futebol é aleatório, a bola é redonda e por vezes não fazemos as escolhas certas e somos penalizados, enquanto que os erros dos outros são camuflados através dos esquemas que todos nós conhecemos.

Por favor, nunca comparem os corruptos ao Benfica porque eles são incomparáveis!!!

Tempo de ser Campeão

 ●  5 comentários  ● 

O jogo desta quarta feira em Tel-aviv com o Hapoel é o tempo do Benfica puxar dos galões de Campeão.

Independentemente do facto de se jogar fora, perante uma equipa que se agiganta nos jogos em casa e com um público fanático, nada pode desculpar um resultado que não passe pela vitória.

Quem pretende continuar a ganhar títulos e disputar jogos nos mais importantes palcos da Europa, terá que ser superior a tudo isso e trazer uma vitória…uma vitória convincente. É isso que eu exigo, é isso que todos exigimos.

Não estamos iguais ao ano passado, mas temos os nossos argumentos, a nossa responsabilidade e muito mais qualidade que o adversário.

É tempo de ser Campeão, na entrega, na atitude, na raça e na classe.

Tudo isto, porque esta quarta feira é tempo de ganhar e dar um passo rumo á próxima fase da Champions.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Contas preocupantes

 ●  22 comentários  ● 
O Publico tem hoje uma análise às SAD dos três grandes. Três é como quem diz porque o Sporting com aquela figurinha financeira já pode mais juntar-se ao «grupo perseguidor» com o Braga e Guimarães do que ao Porto e Benfica - são os efeitos de anos que ainda duram de «Projecto Roquette».

A palavra que melhor caracteriza as contas dos clubes é: IMPRUDÊNCIA. Num momento económico crítico e dramático como vivem milhões de pessoas em todo o Mundo e que clubes nao podem ficar de fora, com isso ver-se no mercado de alguns colossos mundiais, olho para os portugueses a passearem no com um risco muito grande.

Numa época em o Benfica nem à Champions foi, as despesas totais foi de 65,4M num ano da SAD, um número histórico e pornográfico num ano só com o futebol. Se eu fizer a conta a 30 jogadores dá 2,18M por jogador.

Eu sei que os 65,4M não são só para os jogadores e desses «só» 37,5M são ordenados. É toda a estrutura (e são muitos) do futebol profissional, mas se eu dividir os custos por quem nos permite recuperá-los, chego a esse numero miserável de cada jogador «carrega ás costas» um custo médio de mais de 400.000 contos por ano que precisa ser recuperado.

Se perguntar ao dono de um hotel se quer gastar 10M em obras, as contas que ele faz são semelhantes: divide o valor pelo número de quartos e, de forma macro, define qual o «peso« que cada quarto vai suportar a mais em vendas para recuperar o investimento em X tempo.

Claro que cada jogador não custa 2,18M por ano porque a SAD tem um outros custos que não pode fugir para o futebol profissional. Mas o que estou a falar é de ter uma estrutura que se pague com o retorno da actividade.

Numa empresa não se pode ter 10 secretárias a ganhar 1000€/mes para atender os telefones em 2 segundos se só receber 10 chamadas por dia e em cada uma dessas chamadas só ganhar 200€. Se calhar basta uma secretária para ganhar os mesmos 2000€ totais (10x 200€), passando de um prejuizo de 80% para uma rentabilidade de 50%.

Na prática o que quero dizer é que o Benfica tem «gordura» a mais que não produz resultados ou não contribui para melhorar o trabalho dos que têm maior potencial de rentabilização.

Pagam-se ordenados a jogadores a mais que nunca vão dar benefícios ao clube em campo ou de outra forma qualquer. Pagam-se ordenados chorudos a profissionais incompetentes como o Paulo Gonçalves e gente que anda na formação a ver passar o comboio. Muito provavelmente nos quase 30M de custos que não são salários, existirão também muitas despesas desnecessárias onde cortar.

Sem resultados desportivos, o Benfica é o clube que mais dinheiro gasta em salários e mais dinheiro gasta no total. INACEITÁVEL!

Nas receitas, sem contar que pela dimensão e adeptos recebemos mais dez milhões em quotização do que o Porto, percebemos que o Benfica tem praticamente tantas receitas como o Porto. Lá se vai o mérito da gestão brilhante, ou seja, não faz mais nem melhor do que outros e ainda por cima não ganhamos nada.

Para terminar, um passivo brutal, já acima dos 210M, e já estou a retirar o passivo da Benfica Estádio (161M). Um número já muito destacado dos passivos das outras SAD como a do Porto (152M) e mais uma vez sem títulos.

"Em princípio" os jogadores são loucos

 ●  13 comentários  ● 
Há dias o Vermelhusco publicou o último exercício de criatividade do João Gabriel com o comunicado que dizia que "em princípio" o Benfica não iria ter mais reforços, que é uma frase que dá um jeito muito grande pois se não aparecerem o comunicado era certo, se aparecerem também era porque dizia "em princípio".

Passados uns poucos de dias sobre isso, olhamos para a imprensa desportiva e até a generalista e percebemos que ou o Benfica acha que somos todos burros, ou agora já não é só o futebol em Portugal que conspira contra nós como dá imenso jeito estar sempre a dizer, agora já é o mundo do futebol que conspira e inventa futebolistas a dizerem que sabem do interesse do Benfica e que estão muito interessados em vir.

«Apesar da idade, ele é um miúdo com a cabeça no lugar. Por isso pediu aos empresários para tratarem de tudo e só o informarem do que for realmente necessário» Pai de "Fujimori" em A Bola

«Fernández está com muita vontade de ir já para o Benfica, por isso vamos reunir-nos na próxima semana com ele e com o Racing para tentarmos chegar a acordo e viabilizar a transferência na reabertura do mercado» Miguel Pires agente do jogador em A Bola

«Já sei do interesse do Benfica mas ainda não está nada decidido. Sei que me têm observado em algumas partidas e já estabeleceram contactos com o clube. Resta esperar para ver o que vai acontecer... Não escondo que gostava de ver o negócio concretizado, mas de momento tudo não passa de uma possibilidade.» Rodrigo Mora ao Record

«Neste momento, ainda não sei nada sobre o meu futuro. Sei que o meu representante está a tratar de tudo e estou à espera que me seja comunicada alguma decisão. Agora só estou concentrado aqui no River e penso apenas em ajudar o clube» "Fujimori" ao Record

ESTÁ TUDO CONTRA O BENFICA, OU SE CALHAR É SÓ ESTA DIRECÇÃO E NÓS NÃO SABEMOS!

PS- Com tantas potenciais entradas preparem-se para ver sair Cardozo, Fabio ou David Luiz, na volta dois destes três.

Pode um adepto fazer oposição à Direcção do seu clube?

 ●  9 comentários  ● 
Poder, pode! Mas é natural e aceitável face ao condicionalismo da paixão por um símbolo, representado no mais íntimo de cada um e tendo em conta que os nossos adversários se tornaram nossos inimigos e recorrem a tudo para nos derrotar? Não estaremos a dar-lhes a mão ao atacarmos os dirigentes do nosso clube? Será que quando os dirigentes mudarem e nós gostarmos deles, vamos aceitar que os que não gostem, lhes façam oposição?

A democracia nos clubes não tem uma Assembleia (permanente) com a representação de todas as correntes de pensamento. Tem uma direcção eleita pelos seus associados e permite que estes possam, pelos estatutos, requerer a realização de Assembleias-gerais, para nelas discutirem todas as questões e esclarecerem  as dúvidas. A maior figura do Benfica é o Presidente da Assembleia-geral, tem poderes para destituir a Direcção e, ainda é, o clube   que manda na SAD.

Claro que todos nós, sócios ou não, discutimos o nosso clube, opinamos sobre tudo e mais alguma coisa e temos esse direito. Quando, como acontece cada vez mais, temos ao dispor um meio comunicacional  como a Internet, que tem grande poder de influência junto de muita gente, poderemos e devemos, acima de tudo, usar isso em prol do nosso clube. Estou convicto que todos os que usam os blogs para dar a sua opinião, fazem-no convencidos que estão a lutar por um Benfica melhor. 

O que me faz confusão é a bipolaridade que se instalou entre a maior parte de nós. A mim, facilmente me apelidam de pró Vieira, e revejo-me no papel que me atribuem. O esquisito é que sou e sempre fui um simples benfiquista. Vejo coisas bem feitas por LFV e outras mal feitas, sempre convencido que essa  minha percepção, não é - como alguém referiu num comentário - a de alguém que está no bolso de LFV e acompanha todas as suas decisões, conhecendo os factores que as determinam. Assim, mesmo quando acho que está bem ou está mal, registo que é apenas a minha opinião e fundamentada no entendimento que tenho do mundo onde me insiro.
  
É por isso que valorizo imenso a discussão e o contraditório. O que acontece é que muitas vezes, ao ler o que muitos escrevem, sinto que por trás da ideia expendida está um princípio redutor. Pura e simplesmente há o convencimento que LFV e a Direcção fazem tudo errado e, pior que isso, no caso dele, está sempre subentendido e muitas vezes, mesmo explicitamente, que está no Benfica para apenas tratar da sua  "vidinha". Podem muitos dos que escrevem ter fundamentos para essa ideia, mas não deviam limitar-se a divulgá-la sem  procurarem ver outras razões, mas fazendo-o, têm do sustentar! Não deviam fechar-se no convencimento da sua razão. Pode questionar-se as decisões do clube sem ter um fio condutor que nos leva sempre ao mesmo…

É esta forma de sentir as coisas que faz de mim um "pró Vieira". Mesmo que queira criticar algo sinto-me impedido de o fazer abertamente, por sentir que estou a contribuir para a "oposição" ao Benfica. Vejo ataques sem qualquer fundamento e se os rebato, tenho de o fazer pelo outro lado - o fio condutor que leva os críticos a acusarem-me de seguidista - e pronto instala-se a bipolaridade!

Como benfiquista, queria ver todas as personagens poderosas do futebol em Portugal excluídas de qualquer contacto com o meu clube. Gostava de os ver longe e vergados à sua podridão. Nesta questão sinto e penso como todos os críticos. Será difícil perceber, então, porque aceito determinados tipos de apoios e de negócios com essa gente? Sou também racional e procuro analisar, face ao contexto do futebol em Portugal, o porquê dessas atitudes!

Não fiquei contente com o apoio a Fernando Gomes. A primeira questão que coloquei foi se LFV era tão ingénuo para acreditar que FG seria alguém isento e que estava mesmo zangado com o corrupto. Não, era impossível tal coisa. Como não coloco a possibilidade (por questões de princípio) que servia apenas os seus interesses pessoais (isso seria aceitar que o Benfica vive numa ditadura e todos os que lá estão são joguetes, com o devido proveito, nas mãos de um ditador), achei que talvez tenha sido a melhor atitude a tomar. O apoio dado teve compromissos da parte de FG, um deve ter sido a continuidade de Vitor Pereira, pessoa que considero honesta e que tem feito um bom trabalho face a tantos condicionalismo. O homem não escolhe os árbitros que tem para dirigir nem dá notas. E não tem culpa pela "roubalheira" do início de época. Tenho para mim que FG era sempre eleito, e seria-o com, ou sem, o apoio do Benfica. Era importante para ele (FG) ter esse apoio, mas também o Benfica com isso, poderá ter conseguido o que não conseguiria se se tivesse posto totalmente de fora. Foi a melhor solução? Talvez…, não tenho a certeza!

As relações com Joaquim Oliveira são algo que, em certa medida até me enojam, pois sei bem de onde veio tal personagem. Ouvi falar dele e do irmão quando o que tinham, por garantido, era a herança de um restaurante em Penafiel que fazia umas iscas... Em poucos anos e neste país de corruptos, subiu até patamares que lhe permitem ter um grande monopólio na imprensa e relações privilegiadas com os políticos... Devo, por isso, considerar que as relações de LFV e do meu clube, com tal figura, pura e simplesmente não deveriam existir? De todo! Acho que os interesses do Benfica têm de ser salvaguardados e quem tem a responsabilidade de zelar por eles, saberá qual o melhor caminho a seguir. Incomoda-me ver os sorrisos entre o presidente do meu clube e tal sujeito, mas isso não pode nem deve condicionar-me e ver de imediato que LFV não está a fazer o melhor pelo Benfica. Eu espero exactamente o contrário. Sabendo no país onde vivo, não sei como poderia o Benfica viver sem ter relações com tanta gente que simplesmente não me merece confiança...

Qualquer benfiquista sabe que a época não foi devidamente preparada. Existiram coisas que falharam e os responsáveis do clube serão os primeiros a reconhecê-lo. Não é difícil compreende-lo, os resultados e as exibições falam por si. É óbvio que não nos virão dizer que falhou por isto ou por aquilo pois isso seria desunir todo o Benfica. Mesmo assim, vamos lendo que LFV quer arranjar um bode expiatório, que culpa JJ e mais isto e mais aquilo. Aponta-se erros e mais erros e com isso justifica-se a "sentença" de que LFV não serve para o Benfica...

Saíram dois jogadores que facilmente se compreende. DiMaria que, ao que parece, o Real Madrid vai mesmo pagar os 5+6 milhões, pois é titularíssimo e Ramires. Aqui, poderá haver alguma surpresa e tenho para mim que não fosse o Mundial e ainda cá estava. Gastou-se muito dinheiro e ainda não se viu um reforço como vimos no ano passado. Culpar exclusivamente LFV por todos os erros é uma fuga para a frente. JJ tem também muita responsabilidade e na mesma proporcionalidade que teve nos êxitos da época transacta. Não acredito que LFV decida tudo sozinho. Um clube como o Benfica tem de ter muita gente a trabalhar na observação de jogadores e muitos relatórios sobre potenciais reforços. Fala-se de possíveis aquisições para Janeiro e o Benfica desmentiu-o, mas é muito possível que surja alguma. Imaginemos que aparece uma hipótese tipo Ramires, vou ser contra porque faz do meu clube um entreposto de jogadores ou vou ser a favor porque é uma oportunidade de um bom negócio em tempo de vacas tão magras? Vou censurar o meu clube por dizer que não está a negociar ninguém e depois aparecer alguém contratado ,porque isso é mentir aos sócios? Vivemos no mundo da informação e, infelizmente, temos de aceitar certos expedientes. Se queremos um Benfica romântico, só voltando para trás ou mudando de planeta! 

Ser acusado de vieirista por defender, tentando sustentar as ideias, certas atitudes e direcções que o Benfica toma, cansa-me e limita-me, pois vejo ser deduzido da minha realidade, apenas o facto de estar a defender uma pessoa, quando o que pretendo é defender o Benfica! Claro que me dirá, quem critica, que faz e vê acontecer-lhe o mesmo! A grande diferença está na consideração pela pessoa que é o Presidente do SLB. Quase sempre a critica está “enfeitada” com o fato que veste a LFV, o da vaidade e do nosso clube ser apenas um meio para atingir um fim pessoal, que visa dinamizar os seus negócios e ganhar umas comissões com transferências. Eu vejo em Luís Filipe Vieira, apenas o presidente do Benfica e, até prova em contrário, um homem honesto. Quem tiver provas do contrário ou dúvidas e queira esclarecer isso, pode contar com a minha assinatura para as tais 10 mil, necessárias, para a convocação de uma Assembleia-geral.
 
E pronto, queria apenas defender o Benfica, mas cabo por concluir que sou um pró Vieira. Ou melhor, que dou todas as possibilidades para me acusarem disso. Que hei-de fazer para dizer que sou apenas e só, um benfiquista!!!

PS: Está muito extenso mas não conseguia sintetizar melhor o que queria dizer para poder prosseguir...

ranking