NovoGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade.
novogeracaobenfica@gmail.com


Mostrar mensagens com a etiqueta UEFA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta UEFA. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Prestianni: o novo caso "Bosman"

33 comentários

 A UEFA abriu uma caixa de Pandora com o castigo miserável a Prestianni.

A partir de agora, todos os jogadores vão apresentar queixa de insultos homofóbicos e outros.

As imagens televisivas vão servir de prova, quanto mais não seja para mostrar os gestos.

Transformaram a o futebol num jogo de queixinhas e simulações.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

O sabor amargo da derrota, por várias razões

72 comentários

Acho que a azia pela derrota de ontem é transversal a todos nós.

Como fui escrevendo no X, é difícil aceitar a derrota quando marcamos 4 golos e estamos a vencer 2 vezes por 2 golos.

A equipa, como colectivo, não merecia perder este jogo.

Fui crítico ontem da gestão do jogo por parte do Bruno Lage, e hoje a frio, mantenho.

Conseguiu quebrar a boa dinâmica montada para o jogo e destruir o próprio bom trabalho que fez na preparação do mesmo.

Lage piorou a equipa com as substituições enquanto que o Barcelona foi melhorando. Empurrou a equipa para a defesa em vez de obrigar o Barcelona a manter-se mais recuado.

A troca de Pavlidis, esgotado, deveria ter sido por Artur Cabral para continuar no mesmo esquema e a obrigar a fixar jogadores do Barcelona mais atrás, por exemplo.

O terreno era pesado visto estar a chover a potes e as opções não seriam para “brincas na areia” mas sim para batalhar.

Lage não soube ajudar a equipa a gerir o jogo. É por isso que é um treinador fraco. Não é mais valia nos momentos chave.

Podemos lamentar as falhas de golos “feitos”. Bastava ter acertado um deles e provavelmente a história do jogo seria outra, mas isso faz parte do jogo.

Depois temos a arbitragem.

A UEFA é uma organização que não prima pela transparência, mas quando quer deixa as suas intenções bem evidentes.

Nos últimos 5 jogos da Champions do SL Benfica, 2 são apitados por árbitros holandeses.

Mandaria o bom senso e a imparcialidade que quer árbitros portugueses quer holandeses não apitassem jogos uns dos outros, visto Holanda e Portugal estarem a disputar o 6º lugar do Ranking de clubes.

A UEFA não pensa assim, daí termos levado com este árbitro ontem e que já tem um historial de prejudicar o SL Benfica no passado.

A arbitragem não invalida o mau trabalho de Lage na gestão do jogo, mas o que exigimos são arbitragens isentas.

A UEFA tem que sentir a insatisfação dos benfiquistas e do próprio clube.




quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Competência e humildade

46 comentários

A Champions desta temporada está a ser positiva.

Num grupo em que a maioria vaticinava uma vida difícil para nós, o SL Benfica soube mostrar que o que importa é a competência dentro de campo e não as capas de jornais.

Temos a passagem aos oitavos na mão e com mérito.

Ontem o jogo não foi tão de encher o olho para o nosso lado, mas o que fica para a história é o resultado e pontuar em Paris será sempre um resultado positivo.

Percebeu-se a cautela de Roger Schmidt ao promover a entrada de Frederik no 11, mas penso que a equipa se ressentiu um pouco do ajuste em termos de perfil e ficou mais presa de movimentos.

Seja como for, o PSG não beneficiou propriamente disso e as jogadas de perigo durante todo o jogo foram poucas.

Mas o que temos de destacar é a personalidade que o conjunto demonstra. Não se atemoriza com ambientes, com estrelas ou com vedetas.

Sabem o que têm que fazer e é com essa mentalidade que entram em campo.

Quero destacar mais uma boa exibição de António Silva. Fez o penalty? E depois? Vamos ter que lembrar a quantidade de falhas, golos e pontos perdidos nas primeiras semanas do Otamendi no SL Benfica?

O António tem provado que está onde merece estar. Ponto.

Também Frederik mostrou porque o fomos buscar. Jogador de grande qualidade e disponibilidade, assim como Enzo.

Até ao fecho do mercado insisti na necessidade de irmos contratar um PL de qualidade e do reforço do meio campo.

Acho que são as nossas fraquezas maiores.

Enzo, Frederik e Florentino não chegam para uma temporada inteira.

Gonçalo Ramos tem mostrado, como o BenficabyGB tantas vezes explicou, que vender pelos 40 milhões teria sido o melhor negócio que podíamos ter feito com ele. Não tem aquele poder de fogo que se exige a um titular do SL Benfica. Demasiadas falhas, inclusive na cara do golo.

João Mário sofre do mesmo mal. Esteve impecável na marcação do penalty, tem momentos brilhantes nos vários jogos que tem feito, mas é irregular e tem perdas de bola e falhas que não são aceitáveis num jogador com a sua idade e experiência.

Finalmente, Otamendi este ano beneficia de ter um puto impecável ao seu lado. Acho que com o João Victor ou o Veríssimo prontos, tem que encostar.

Seja como for, o treinador tem confiado neles e até o mercado reabrir, é com eles que contamos.

E a palavra final é mesmo para Roger Schmidt: um treinador à séria, como já não tínhamos há muitos anos.

PS 1: Neymar, Mbappé e vedetas como eles não fazem qualquer falta ao futebol nem ficarão na história do mesmo

PS 2: Notam a diferença nas arbitragens nacionais e estrangeiras, quanto ao SL Benfica?

terça-feira, 11 de setembro de 2018

O futuro é isto. Vamos apanhar o comboio ou ficar definitavamente arredados?

106 comentários


"A ideia de a UEFA ter três competições de clubes está prestes a ser colocada em prática. Segundo informou esta terça-feira o presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA) e membro do comité executivo da UEFA, Andrea Agnelli.

"Pendente da aprovação do comité executivo da UEFA, foi dada luz verde para se introduzir uma terceira competição", afirmou Agnelli, na assembleia geral da ECA, que decorre na Croácia, sem dar a conhecer muitos detalhes sobre a nova prova, que "aumentará o número de clubes nas competições europeias para 96 na temporada 2021/22", referiu ainda." - Record.

O futuro é isto. Uma espécie de 3 divisões europeias em que as diferenças entre esses grupos serão acentuadas.

Não será igual ao tempo em que existia Taça dos Campeões, Taça das Taças e Taça UEFA. Todas tinham prestígio e os valores envolvidos eram irrelevante face ao que se paga hoje aos clubes.

Será uma segmentação em que os do grupo "Champions" receberão a grande fatia das receitas, quer via patrocínios, UEFA e direitos televisivos(à escala global), e os outros lá terão de lutar por "migalhas" em comparação directa com esses.

Os lugares nessa "primeira divisão" não advirão de nenhum ranking mas sim serão por convite directo, diz-se através de uma espécie de comité de especialistas e investidores.

Encontrar uma fórmula que permita acompanhar a carruagem da "primeira divisão" deve ser talvez o principal desafio do SL Benfica para os próximos 2 anos. Não há muito tempo para o conseguir.

Olhando ao panorama português, não vejo espaço para mais que um clube português nesse lote de escolhidos. E pela sua grandeza, capacidade de gerar receitas e impacto no mundo, o SL Benfica é a escolha natural em Portugal.

No entanto, mesmo assim ficaremos de fora se nos próximos 2 anos não apresentarmos qualidade mínima para competir. Fazer novamente uma Champions a zero ou com eliminação na fase de grupos será quase fatal para as aspirações de fazer parte desse grupo cimeiro da Europa.

Quais as opções para conseguir esse lugar? 

Segurar os craques da formação 2 anos na equipa principal? 

Conseguir 3 ou 4 jogadores de qualidade já feitos para dar calo e sustentar o crescimento da equipa?

Financeiramente, passa por endividamento ou por reafectação do atual plano de investimento anual?

O tema não é simples nem há uma formula mágica. Mas esta discussão não pode ser adiada.

O futuro não espera por ninguém. Ou o SL Benfica entra neste comboio ou o perde para sempre. 

ranking