O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 11 de setembro de 2018

O futuro é isto. Vamos apanhar o comboio ou ficar definitavamente arredados?

. 106 comentários


"A ideia de a UEFA ter três competições de clubes está prestes a ser colocada em prática. Segundo informou esta terça-feira o presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA) e membro do comité executivo da UEFA, Andrea Agnelli.

"Pendente da aprovação do comité executivo da UEFA, foi dada luz verde para se introduzir uma terceira competição", afirmou Agnelli, na assembleia geral da ECA, que decorre na Croácia, sem dar a conhecer muitos detalhes sobre a nova prova, que "aumentará o número de clubes nas competições europeias para 96 na temporada 2021/22", referiu ainda." - Record.

O futuro é isto. Uma espécie de 3 divisões europeias em que as diferenças entre esses grupos serão acentuadas.

Não será igual ao tempo em que existia Taça dos Campeões, Taça das Taças e Taça UEFA. Todas tinham prestígio e os valores envolvidos eram irrelevante face ao que se paga hoje aos clubes.

Será uma segmentação em que os do grupo "Champions" receberão a grande fatia das receitas, quer via patrocínios, UEFA e direitos televisivos(à escala global), e os outros lá terão de lutar por "migalhas" em comparação directa com esses.

Os lugares nessa "primeira divisão" não advirão de nenhum ranking mas sim serão por convite directo, diz-se através de uma espécie de comité de especialistas e investidores.

Encontrar uma fórmula que permita acompanhar a carruagem da "primeira divisão" deve ser talvez o principal desafio do SL Benfica para os próximos 2 anos. Não há muito tempo para o conseguir.

Olhando ao panorama português, não vejo espaço para mais que um clube português nesse lote de escolhidos. E pela sua grandeza, capacidade de gerar receitas e impacto no mundo, o SL Benfica é a escolha natural em Portugal.

No entanto, mesmo assim ficaremos de fora se nos próximos 2 anos não apresentarmos qualidade mínima para competir. Fazer novamente uma Champions a zero ou com eliminação na fase de grupos será quase fatal para as aspirações de fazer parte desse grupo cimeiro da Europa.

Quais as opções para conseguir esse lugar? 

Segurar os craques da formação 2 anos na equipa principal? 

Conseguir 3 ou 4 jogadores de qualidade já feitos para dar calo e sustentar o crescimento da equipa?

Financeiramente, passa por endividamento ou por reafectação do atual plano de investimento anual?

O tema não é simples nem há uma formula mágica. Mas esta discussão não pode ser adiada.

O futuro não espera por ninguém. Ou o SL Benfica entra neste comboio ou o perde para sempre. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

106 comentários

  1. Uma discussão a sério sem saudosismos e demagogias é precisa

    sem entrar em detalhes e estratégias, parece-me a mim que qualquer clube para estar numa competição deste calibre só poderá ter uma equipa competitiva com um investidor / sponsors a sério

    Sponsors não é fácil mas o Benfica é a maior e mais reconhecida marca Portuguesa. E qualquer um estará disponível para ser parceiro sabendo da exposição que irá ter numa competição destas

    Investidores não faltam, mas é preciso que estejam dispostos a entrar não tendo o controlo da SAD. e essa é a questão de fundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom ponto. A questão da SAD. Sou completamente contra a alienação do controlo da SAD. Poder receber um ou dois investidores, minoritários e com assento na SAD, eventualmente. Mas fundamental ser o SLB a continuar a controlar a SAD.

      Uma competição à escala da Europa terá sempre um impacto global. Os valores envolvidos serão astronómicos. Ficar de fora não é opção, digo eu. O caminho para lá chegar? Temos que fazer bem melhor no presente.

      Eliminar
    2. Suspender de imediato a construção de hotéis e escolas no seixal, serão no minimo 40 milhões que deverão ser aplicados na equipa principal. Porquê?
      Porque o core business do Benfica é a sua equipa de futebol. Porque este investimento em 2/3 jogadores directos a entrar na equipa tem um retorno a muito curto prazo - ao contrário dos outros, se houver retorno, se não se tranformarem num elefante branco -.
      Os tempos que vivemos têm uma vertente não falada, o atraso que provoca no projecto de LFV de tornar a marca "Benfica" mais importante, subalternizando o SLB.
      Mas o tempo não pára, tivessemos ganho o Penta, nem se punha qq questão se seria ou não o Benfica a ser convidado. Atenção, neste momento o foculporto no ranking está a frente do Benfica. Atenção...lá em cima não brincam em serviço no ódio e ataque ao SLB, como as sabem fazer também sabem ler e bem as atirudes da Direcção e Administração, e temos dado tantos, tantos tiros nos pés!
      Era obrigação estarmos desportivamente 10 anos à frente, SIM! Não estamos e há responsáveis por isso!!!

      Eliminar
    3. Rodrigues12/9/18 07:25

      E acham que com tanta lama a sujar a reputação do Benfica vamos arranjar investidores a sério que nos devolvam a dimensão europeia que já não temos?
      Os fulanos lá do foculporco é que têm uma estrutura mafiosa quase 30 anos à frente da estrutura mafiosa do Vieira. Nisto levamos uma tareia..

      Eliminar
  2. Tem que se fazer as duas coisas que estão nos dois primeiros pontos.

    Manter os melhores da formação, que neste momento são Rubén Dias, Gedson e Félix.
    Contratar jogadores feitos e com qualidade, mantendo-os vários anos.

    O Benfica tem a vantagem de colocar milhares de adeptos nos jogos fora. Creio que o record de adeptos visitantes num jogo da Liga dos Campeões são 45.000 benfiquistas no Stade de France contra o Lille. Isso mais ninguém na Europa faz. Convinha que nos próximos dois anos os petardeiros estivessem quietos, porque a cena em Madrid há dois anos não se pode repetir.

    Se o Benfica fizer tudo certinho pode ter esse lugar para um clube português, caso contrário os andrades ficam com a vaga. O zbordeng vai ficar no segundo pelotão, na melhor das hipóteses.

    ROC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não sei se os andrades ficarão com a vaga. Acho que seguindo o caminho de degradação em que estão agora, não serão escolhidos. O clube do Lumiar continuará a ser um saco de gatos e portanto continuarão a ser o melhor clube da zona em frente ao terminal de autocarros do Campo Grandes.

      Estou convencido de que se nenhum dos nossos adversário fizer algo estrondoso (tipo ganhar 2 Ligas Europa ou ir aos quartos da Champions 3 anos seguidos) e o SL Benfica não conseguir melhorar as prestações lá fora, Portugal será relegado para a segunda divisão.

      Eliminar
    2. Shadows, acho que neste momento,ou vai o Benfica ou não vai ninguém.O Sporting é irrelevante em termos históricos na Champions, por muito que lhes custe e o Porto nao tem peso social que justifique a participação numa competição virada para rentabilização financeira made in USA.O problema é que o modelo mais rentável sera sempre em forma de campeonato com os colossos a defrontarem-se semanalmente,o que implicaria a saída do Benfica do campeonato (provavelmente participando com uma equipa secundária)e consequentemente a perda de receitas da ja não muito relevante Liga NOS. Em poucos anos,sem o Benfica por cá,os nossos rivais passariam a ter dificuldades em permanecer sequer numa 2 divisão europeia.Por aqui se explica esta perseguição ao Benfica, tentando-nos travar a todo o custo e o que mais me irrita, é que a nossa direção tem sido conivente optando por um absurdo desinvestimento (17/18 inexplicável) numa altura fundamental para o futuro do clube.Como refere o post,este é o momento.Queremos acompanhar a elite europeia ou ficar para sempre nesta realidade mediocre? Queremos o Benfica de volta ao lugar que merece ou ficamos conformados com a lenga-lenga do clube vendedor da liga periférica que tanto jeito dá a muita gente, menos aos benfiquistas de verdade? A Superliga europeia será uma realidade (o peso do dinheiro assim o ditará,tal como em todos os sectores de atividade),as portas para o nosso clube estão entreabertas (história, ranking,peso social),cabe a todos nós benfiquistas exigir competência a nossa direção, caso contrário,eleger quem tenha ambição de seguir esse caminho! Não podemos ficar agarrados ao passado, muito menos a fantasmas, num momento crucial da nossa história em que se pede máxima competência e ambicao! Para os mais cépticos,que acham que o Benfica não poderá chegar ao patamar de alguns clubes,pensem no seguinte: uma Superliga só trará a máxima rentabilidade se for ultra competitiva, porque ganhar sempre os mesmos perde interesse (dando o exemplo da NBA, que para mim e referência,os Golden State ganharam 3/4 e o pessoal já tá farto),o que levará sempre a uma estratégia de equilíbrio de forças, em que num bom ciclo, qualquer equipa pode vencer. Hugo Silva

      Eliminar
  3. Para entrar numa competição deste calibre e numa primeira divisão de forma a não sermos envergonhados. Primeiro tens de arrumar a casa.

    Vender quem não interessa e retirar quem não interessa. ( Poupar e ganhar dinheiro)
    Depois concordo contratar jogadores como fizemos com Aimar e Saviola (jogadores de qualidade a todos os niveis principalmente um líder) para dar dinâmica a equipa e para ensinar os miudos.
    Arranjar um treinador que sinta o Benfica mas não sofra tanto tanto a pressão de o treinar e que consiga evoluir o seu futebol.
    Não te esqueças que numa primeira divisão vai estar City,Barcelona,R.Madrid,PSG,Bayern são equipas que normalmente quando jogamos já vamos a contar perder, o que numa competição deste nível não pode acontecer. Se é para estar é para lutar por um lugar respeitável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. O investimento terá que ser criterioso mas mais certeiro. Arriscar menos e claro...pagar mais.
      Estar nessa competição significará valores nunca vistos. Os clubes nessa primeira divisão lutarão pelos melhores jogadores dos clubes das restantes divisões.

      Eliminar
    2. Ora aí está...pagar mais..

      os 3 milhões /ano limpos já não chegam e o Benfica paga abaixo disto...

      Quando se contratar 2/3 jogadores pela bitola dos 5 milhões / ano limpos obrigatóriamente terá de se subir o salário dos que lá estão

      Quer isto dizer...duplicar o atual orçamento

      Nas condições atuais nenhum clube português tem a capacidade de ter um orçamento de 150 milhões por época

      Eliminar
    3. Os jogadores melhor pagos no plantel serão Jonas, Ferreyra e Luisão.
      Não servem de exemplo para o rácio vencimento/produtividade, assim não vamos lá.

      Eliminar
    4. Uma liga deste tipo so teria a ganhar quer desportivamente,mas principalmente financeiramente com uma enorme competitividade entre todos.Nos primeiros anos vamos passar mal,obviamente,mas acredito piamente que quem organizar essa competicao tera todo o interesse em criar mecanismos para elevar essa mesma competitividade,e que em 10 anos estaremos num patamar de poder competir com os melhores. Hugo Silva

      Eliminar
    5. Concordo com todos o investimento terá de ser feito de outra forma. Numa liga destas a formação poderá ser ainda mais importante e uma fonte de rendimento ainda maior. Porque se hoje em dia já existe visibilidade com uma liga a procura dos melhores ainda por cima para jogar em todas as frentes, Clubes com dinheiro não se vão importar de pagar para ter 2/3 equipas de topo.

      Agora da mesma forma que vejo isto com bons olhos e como uma evolução boa para os clubes com qualidade, vejo as ligas que hoje em dia já não são competitivas a ficar com um fosso maior. Imaginem os clubes de topo a ganhar cada vez mais dinheiro cada vez mais competitivos.

      Tal como tem estado a acontecer por exemplo com a Taça de Portugal vai acontecer com o Campeonato. Mais tarde ou mais cedo vais começar a jogar com jogadores da "Equipa B" para teres sempre os melhores nas competições europeias. Que são as que dão dinheiro. Por outro lado com a vergonha que está a acontecer em Portugal, tanto me faz.

      Eliminar
  4. Ando ha anos a avisar contra isto, que na verdade ja esta decidido mas tem sido implementado pela sombra e em fases, os clubes de futebol europeu (e mundial) estao a ser empurrados para um formato de franshise. Para uma americanizacao do nosso desporto rei. Sao as transferencias centralizadas em plataforma privada, as regras do fairplay financeiro, as competicoes europeias no actual formato, ate o video arbitro que vai possibilitar inumeros espacos publicitarios, e, agora a maciez com que se discute o nosso Benfica a jogar em espanha. Quando, se puderem pagar, apenas irao ver os jogos em casa, quando nenhum de nos tiver voz e voto para alem de uma caixa de comentarios, quando a identidade das gentes for substituida por uma marca de refrigerantes pode ser que alguem ainda se lembre do que era o Benfica, de como era quando eramos livres e sem donos.

    Paranoid Android

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrando numa liga deste tipo,nao teremos de se transformar obrigatoriamente numa franchise.Alias,se for no modelo que espero[estilo americano,visto que quanto maior a competitividade,maiores as receitas] serao criados mecanismos tipo tecto salarial e limites nas transferencias sempre de acordo com as receitas geradas por essa mesma liga[direitos televisivos e patrocinios] impedindo que um qualquer multimilionario desequilibre os pratos da balanca.Os desportos americanos sao o maior exemplo e os Green Bay Packers o exemplo de nao pertencer a um dono[pertencem a sua cidade].Entre ficar agarrado a tradicao,podendo ver a maioria dos jogos ao vivo,jogando neste lamacal que e o futebol portugues ou competir com os maiores da historia deste desporto,mesmo so podendo ver a maioria dos jogos na Tv,nao percebo como pode haver benfiquistas renitentes a uma eventual mudanca.Quem conhece e respeita a nossa historia,so pode admitir a 2 hipotese. Hugo Silva

      Eliminar
    2. Tal como já disse antes, não gostava de ver o Benfica a jogar noutra liga, mas depois do que tem acontecido nos últimos 3 anos para cá e a ficar cada vez pior. Não vejo com maus olhos a ida de o Benfica para outra liga. Sim seria uma m*** ao nível de deslocações, mas o Benfica é grande demais para um País tão pequeno, esta provado que assim que tentou abrir as asas com projectos inovadores, os tradicionalistas e tachistas ,arranjaram logo forma de acabar com isso. Não é normal que depois de tanto enxovalho publico e tanta violação da lei por parte de uma entidade do estado e aqui estou a falar no futebol em geral ( qualquer um dos grandes já foi prejudicado), não exista um politico que fale sobre o assunto. O futebol é um dos principais impulsionadores do povo e da economia em Portugal, ao contrario do Turismo e de outros negócios, está sempre em crescimento e nunca há-de terminar. Um dia que o povo Português deixe de se interessar no futebol, o País como o conhecemos muda por completo.

      Eliminar
  5. A tua última frase é sintomática.
    E se há muito a criticar relativamente a esta direção, há também a reconhecer e elogiar a antecipação em relação a muitos temas, como o fair-play financeiro. Acredito que esta nova prova, e suas consequências, esteja a ser acautelado.
    Na minha opinião, a fórmula passa por manter os miúdos da formação (Ruben, Gedson, Félix, Jota, Umaro) e mais alguns jogadores de nível (Jardel, Sálvio, Fejsa) para termos boas prestações na champions nas próximas duas épocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo.E obvio que para elevar o nosso nivel competitivo,visto que nao temos capacidade de contratar jogadores top,o unico caminho e segurar o nosso talento por mais tempo.Espero que seja este o caminho que a direcao pretende seguir,porque senao ficaremos definitivamente para tras da elite.Como os moldes ja estao definidos para o trienio 2022-24,nunca antes de 2025 a superliga vai ser criada[vai ser uma realidade,mandam os euros]e 7 anos e muito tempo,por isso ou evoluimos e crescemos,mantendo no minimo as diferencas para a elite[o ideal seria reduzir e ser presenca assidua na fase a eliminar da champions],ou daqui a 7 anos seremos completamente descartados de jogar entre os melhores. Hugo Silva

      Eliminar
    2. Não acredito que demore tanto tempo. A liga das Nações está a ser a experiência. Mais 1 ou 2 anos e entra uma Super Liga também em modo Piloto. Os Euros falam mais rápido e o futebol actualmente rege-se a volta do dinheiro. Agora uma coisa é certa o futebol como o conhecemos vai desaparecer. Tal como aconteceu com a F1. Vai tornar-se um desporto dos ricos e para os ricos. Porque vai ser preciso muito dinheiro para sustentar uma liga de sucesso.

      Eliminar
  6. Shadows, o Soares de Oliveira ainda faz parte da direção da Associação Europeia de Clubes, cujo a mesma é presidida pelo Andrea Agnelli? É só um pequeno reparo, que "se calhar" até pode fazer a diferença! Também explica um pouco, os ataques constantes ao Benfica e o denegrir da sua imagem fora de portas... ainda hoje, mais uma decisão estranha, 1 jogo à porta fechada!!! O Braga e o Paços, é só para disfarçar... Abriu-se hoje um precedente muito grave e em nada vai ajudar na projeção da nossa liga lá fora. Enfim... Somos da 3ª divisão Mundial!
    Manu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a política da terra queimada

      Os nossos inimigos Porto e Sporting incapazes de acompanhar o crescimento do Benfica preferem destruir o futebol Português

      E fazem-no com a conivência da FPF, Liga e instituições judiciais e comunicação social (algumas pessoas claro)

      E fazem-no com a benevolência, silêncio complacente do governo

      Uma vergonha

      Mas o que tanto baseiam não vão conseguir.

      O Benfica jamais acabará e sairá maior e mais forte deste lamaçal

      Eliminar
    2. Isto dos jogos à porta fechada não me preocupa nada. Irá ser resolvido nos bastidores através de recursos e providências cautelares! Temos de aprender com os corruptos!

      Quanto ao jogo do IPCJ parece que já baixaram os valores da multa para valores insignificantes e irá dar em nada. A Acusação do Baganha é parecida com a do e-Torneira = Bola!!

      Eliminar
    3. Luigi SLB11/9/18 21:58

      Não esquecer também que o Fernando Gomes (PRES.FPF) é responsável na UEFA pelo pelouro dos clubes. Não foi por acaso que o FCP não teve mais duras sanções sobre o Fair Play.

      Eliminar
    4. O meus amigos abram a pestana pensa que estes ataques que temos sido vitimas nao sao a pensar nisto e tao certinho como eu ser benfiquista porque eles estao a tremer eles sabem que se o benfica entrar nesse rol de clubes nunca mais chegarao aos calcsnhares do benfica estao com a corda na garganta com as condicoes que temos ao nivel das e infraestruturas seremos inalcansaveis a esses pequenos clubes por isso este estrebuchar dos pre anociados mortos eles estao a beira do hospicio

      Eliminar
    5. Porque o benfica trocou divida finaceira aos bancos por emprestimos obrigacionistas logicamente para se adaptar as novas regras de entrada nessa competicao que nao permitem muitas dividas a bancos

      Eliminar
    6. Que o Benfica saira mais forte,nao tenho duvidas,o problema e que pode ja ser tarde para acompanhar a elite do futebol europeu.E esse o objetivo desta campanha. Este futebol sem o Benfica morre em termos de receitas.A liga NOS sera inferior a belga ou a suica por exemplo,dai a conivencia da federacao e do proprio governo.Tudo sera feito para impedir o Benfica de sair para uma futura superliga europeia.No limite ainda somos castigados com 3 anos sem competir.Estas noticias sobre essa hipotese sao apenas um ´´abrir caminho na mente da opiniao publica´´ para tomar essa medida em ultimo caso.O futuro do futebol em portugal esta em jogo,e neste momento somos nos contra os rivais,a federacao e o proprio governo. E bom que a direcao tome medidas,se calhar algumas drasticas[para mim a selecao ja nao tinha jogado na luz ontem],mas essencialmente invista no plantel para fazermos boas champions,para quando chegar a altura nao nos deixem de fora da elite do futebol. Hugo Silva

      Eliminar
  7. Para mim o surgimento de mais uma competição e aumento de clubes é boa notícia para Portugal. E acredito que uma nova competição ficaria em termos de receitas a meio das duas existentes. A diferença agora entre Taça Uefa e Liga dos Campeões é abismal e insuportável.

    Quanto ao resto, podemos fazer mais 2 anos sem pontos na LC que isso n muda o facto do Benfica continuar a ser de longe o único clube com capacidade para atrair patrocinadores. Exemplo disso é o convite para esta pré-época no meio dos grandes nomes mundiais. Mesmo dp duma Champions miserável.

    ResponderEliminar
  8. Hibernaste nos últimos anos? O SLB já está a preparar isto à anos, só vai entrar uma equipa nacional. Daí o tremendo ataque a que estamos a ser sujeitos nos últimos dois anos.
    Há meses escrevi que sou contra, apesar de ser inevitável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Cabecinha pensadora!

      Eliminar
    2. Só o pessoal mais desatento é que não percebeu que o SLB se preparava para ser candidato a este ou a outro modelo da competição. Daí a estratégia que vem sendo seguida.
      Admira-me que pessoal e bloggers que se dizem tão bem informados e não tenham reparado nisto

      Eliminar
    3. Eles estao desesperados estao en agonia so de pensarem que podera ser o benfica a entrar nessa competicao

      Eliminar
    4. Vai ser mais um prego no caixão do desporto e clubismo e o futebol será apenas entretenimento. Se em Portugal já não é um desporto de pobres então aí poucos poderão acompanhar a equipa Europa fora, e nunca com a mesma paixão que atravessam a 2 circular. Que saudades que eu tenho dos 80's.

      Eliminar
    5. Será a melhor coisa para o futebol português, o Benfica entrar na elite do futebol europeu. Vejam o que aconteceu em outros desportos nos EUA.
      Os europeus que os conhecem de ginjeira, não querem corruptos lá.

      Eliminar
  9. Sinceramente acho esse projecto, e mesmo o actual formato das competições uma enormíssima palhaçada, mas se actualmente ainda se refugiam nas prestações dos anos anteriores, essa história de escolher clubes por convite só por manifesto mau gosto, ou melhor dizendo, excesso de bom gosto.

    As competições europeias na sua génese tiveram a ideia de um tratamento relativamente equitativo entre os diversos membros da UEFA, com este tipo de formato esse tipo de equidade desaparece por completo.

    Se é para criarem competições para os europeus de primeira e outras para os de segunda, terceira ou mesmo quarta, então que se crie um novo organismo com a função de organizar e promover essas novas competições.

    A ganância, não necessidade, de dinheiro não pode nem deve validar todos os atropelos.

    ResponderEliminar
  10. Shadows não é isso que é referenciado na comunicação social.

    A champions league continua com 32 clubes. neste momento as principais ligas já têm 4 ou 3 clubes, 19 dos 32.
    Depois existe a europa league, que baixaria de 48 clubes para apenas 32 clubes.
    Fala-se agora numa 3ª competição Europa Cup, com direitos de TV a serem transmitidos pela internet, etc. e que permitiria mais clubes a competir na europa. Por exemplo, esta época o Braga ficou de fora da Europa League, e se reduzirem de 48 para 32, é quase certo que o 4º e 5º classificado de Portugal vão para essa 3ª competição. Pode não dar tanto dinheiro mas permite pontos para o ranking da europa.


    Se a Europa League reduzir de 48 (12 grupos de 4) para 32 (8 grupos de 4), isso significa que vai haver na mesma 1/16 final? com 16 clubes da champions e 16 clubes da europa league? (3ª e 4ª classificados da champions e 1º e 2º classificados da europa league)?

    O que aconteceu na champions, com as 5 principais ligas a ficarem com mais de metade das vagas, acredito que algo semelhante poderá acontecer agora na liga Europa. (3 a 4 clubes na champions e 3 a 4 clubes na europa league). As 5 principais ligas com 30 a 35 clubes certos nos 64.

    o acesso a essas competições pela via das ligas nacionais, não me parece que esteja nesta fase em causa. Pretendem reduzir em grande medida as pré-qualificações e os play-offs.

    uma notícia da MARCA para leitura: http://www.marca.com/futbol/champions-league/2018/09/11/5b9798be22601d5f4f8b459f.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim também foi isso que eu entendi quando li a notícia pela 1ª vez, mas quando li o post do Shadows entrei logo em pânico, pois se fosse uma competição por convite, nenhum clube em Portugal entraria na mesma. Esta é infelizmente a realidade atual do nosso futebol.

      Como mudamos este cenário? Simples e vai acontecer com SCP, mais cedo ou mais tarde vai ter de entrar um investidor na Sad o problema, é que nenhum investidor a entrar com muito dinheiro não quererá o controlo maioritário da Sad logo o clube deixará de controlar a mesma.

      Depois disto nós adeptos dos outros dois grandes SLB e Fcp, se virmos que estamos a ficar para trás vamos exigir o mesmo tipo de investimento, mas vamos depressa entender que isso sem um investidor desse tipo é impossível logo o mesmo irá acontecer infelizmente com os outros dois... Esta é dura realidade do futebol Português e desengane-se quem acha que isto não vai acontecer.
      Saudações Benfiquistas

      João

      Eliminar
    2. Eagle, obrigado pela tua achega. Mas aquilo que sei vai no sentido do que escrevi. Várias conversas com gente da UEFA em Genebra apontam para este caminho. Aliás, os critérios têm sido alinhados nesse sentido na Champions. Ir apertando as classificações para quase só restarem clubes dos grandes campeonatos mais meia dúzia de outros clubes.

      O investimento de grandes patrocinadores vai exigir um quadro fixo de grandes clubes que atraiam milhões e milhões de consumidores por esse mundo fora.

      Não digo que estou de acordo mas será esse o caminho.

      João: talvez estejas certo. Veremos. Dos 3 grandes portugueses só o SLB tem possibilidades de conseguir investimento sem abdicar do controlo da sua SAD.

      Eliminar
    3. Shadows,
      Neste momento a champions league já é quase por "convite".
      19 clubes das 5 principais ligas. 27 clubes de 8 países ... num total de 32 participantes.
      Já é uma Champions muito "restrita".

      O problema é que isso provocou problemas, com muitas pré-eliminatórias e play-offs que originou a que países como a polónia, israel, roménia e eslováquia no TOP 30, ficassem sem um único clube nas fases de grupos. A polónia está quase no top 20 e ficou sem equipas qualificadas.

      Vai haver menos pré-eliminatórias em mais equipas com lugares certos, sem passar por pré-eliminatórias.

      Aliás, com essa jogada, de 32 champions + 32 europa league pode acontecer o que escrevi: nos 1/16 de final da europa league podem ficar 16 da champions + 16 da europa league, ou seja, qualquer clube qualificado para a fase de grupos da champions pode ter ida certa para os 1/8f da champions ou 1/16 da europa league.

      O que não pode acontecer, e tentaram, é por exemplo convidar um AC Milan para uma champions league quando andava em 7º e 8º no campeonato. Isso foi discutido há 3 anos e foi abandonado.
      Nas próprias ligas mais fortes ninguém entenderia que um 4º classificado não fosse à champions e fosse por convite um clube que tenha ficado em 6º ou 7º. Seria a "morte" das ligas nacionais, com os clubes "convidados para a champions" a encarar a liga nacional como uma taça da liga com equipas de "reservas" a jogar.

      Os 4 primeiros classificados das melhores ligas (3 em frança) já têm acesso à champions league.
      Os 5ºs a 7ºs das melhores ligas (4º a 6º na frança) podem passar a ter acesso directo à europa league.

      Portugal talvez tenha 1 a 2 certos na champions league e 1 a 2 certos na europa league, no total 3 a 4 certos nessas 2 principais competições.

      Eliminar
    4. Vejam lá isso da melhor forma. O que eu quero é que o GLORIOSO esteja no lugar certo que é, ENTRE OS MELHORES!!!
      É lá o seu lugar!!!

      Eliminar
    5. Os 7 principais países do Ranking (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Rússia, Portugal) têm neste momento metade dos clubes na Europa (40 em 80).

      Subindo para 96 clubes, se calhar esses 7 países ainda ficam com mais no total. No entanto, nos 64 da Champions + Liga Europa, se tiverem 32 a 36 será o mais expectável.

      Eliminar
    6. João no panorama interno esse é o cenário que eu neste momento dou como mais provável.
      O sporting acaba por ser entregue a um árabe ou russo multi milionário ou um fundo desses.
      Com isso desequilibra totalmente toda a competição interna porque o dinheiro deixa de ser o que resulta do negócio futebol mas sim o que resulta do património do dono.
      Ou seja Benfica e porto continuam a jogar no limite das suas receitas e endividamento e o sporting passa a jogar no limite do património pessoal que o dono entende lá meter mais as receitas do negócio do futebol.
      Com isso o Benfica e o Porto deixam de competir com um clube mas sim com um ou vários multi milionários.
      Essa será a brecha que irá acabar com os clubes.
      Neste cenário que dou como muito provável até poderão entrar mais SAD's "Portuguesas" nas super competições da UEFA.
      Não sei exactamente como o Benfica se poderá manter arredado deste desfecho... claro que se aceitar-mos não ganhar...

      Eliminar
    7. Nenhum investidor dos mais ricos irá investir num clube que tem um terço da base social de outro clube num país de 10 milhões.
      Um clube que só tem ganho nas modalidades porque é barato investir nas modalidades. Mas está cada vez mais caro e o CashBall que lhes deu 2 títulos este ano não se irá repetir.

      Nenhum milionário investe num clube para ganhar nas modalidades. As modalidades não dão dinheiro, não são rentáveis, são só custos!!
      Recursos que são retirados àquilo que é a única coisa rentável num clube, o futebol profissional.
      Mas só se for bem gerido! Que no caso da lagartada nunca foi.

      Eliminar
    8. Sim e um árabe ou russo multi milionário vai querer rebentar o seu dinheiro no Sporting porquê?

      Eliminar
    9. Milionários a rebentar dinheiro e até no futebol não será novidade.
      Os critérios de racionalidade ficam para que tem pouco dinheiro.
      Alguém acredita que grande parte dos Abramovich's ganham dinheiro com o futebol???
      Os Mendes sim ganham dinheiro com o futebol e com os Abramovich's.
      Acham que o sobrinho foi lá meter o dinheiro a achar que ia ter retorno??
      Acham que os Abramovich's são dos Chelsea's desde pequeninos?
      As razões para ficarem com o sporting serao as mais diversas e até muitas irracionais possivelmente.
      Existem também os fundos a quererem retorno e a fazerem contas. Esses também podem encontrar algum racional em ficarem com o seu ate para abrirem caminho para entrar no Benfica.

      Eliminar
    10. Os Abrahamovics ganham muito dinheiro no futebol. Sem noção!

      Eliminar
  11. "Ficar definitivamente arrumados"

    Não deves estar a falar do Benfica meu caro.

    ResponderEliminar
  12. JOSE VIEIRA11/9/18 18:20

    A dimensão europeia do Benfica, ou a falta dela, foi uma das razões (entre várias outras) da minha desilusão com a política seguida por LFV. Tendo perdido o Estádio e património adjacente para a SAD (que é dominada pelo Benfica, mas não é 100% dele, nem de perto nem de longe), criado um dos maiores passivos de clubes de futebol do Mundo e com necessidade de alimentar a máquina parasitária de agentes que gravita em torno dele, LFV foi-se despojando do talento ano após ano, incluindo os jovens da nossa formação, que aguentou, em média, e com poucas excepções, 6 meses a um ano. Enquanto isso, foi renovando com os jogadores veteranos, com contratos no limiar superior do tecto salarial admitido e rendimento desportivo a diminuir ano para ano (Luisão, Jonas, etc.). Resultado: a desvalorização acentuada do valor europeu do Benfica nos últimos 4 a 5 anos (embora seja uma tendência muito mais antiga e não toda devida a LFV) e o enfraquecimento competitivo tanto na Europa como em Portugal.
    Noticia-se hoje que o Benfica fez, desde 2010, 618 milhões em vendas de jogadores. Quem diria?... O que se fez com esse dinheiro (não se diminuiu o passivo nem se reforçou a equipa com reforços indiscutíveis)?
    Um ciclo de permanência de 2 anos é muito pouco para inverter esta tendência. O ciclo tem de ter a duração mínima de 4 a 5 anos. Pôr os jovens com talento comprovado no tecto salarial e não no limiar dos salários mais baixos do plantel é a primeira orientação política. Para que aceitem ficar de bom grado durante esse tempo. A segunda desfazer-se dos elementos mais velhos e mais caros com pouco rendimento desportivo (esta renovação com o Jonas é, a meu ver, de bradar aos céus) e que mais oneram o orçamento da SAD.
    Este ano não houve vendas, por razões que não têm a ver com a mudança de orientação estratégica (mas com a sobrevivência de LFV na presidência do Benfica) e vê-se logo um ar de melhoria. O que não seria com a manutenção dos nossos jovens pelo tempo indicado, com dois ou três reforços a sério (não as dezenas em que LFV torra o dinheiro do Benfica, distribuindo o dinheiro das comissões pelos agentes amigos, e que nunca vestirão a nossa camisola)?
    Não me iludo com a dita aposta na formação propalada por LFV e a sua máquina de propaganda. A "fábrica" está lá para dar dinheiro a ganhar a terceiros, na lógica de entreposto comercial em que o Benfica foi transformado, não para engrandecer a qualidade futebolística do plantel principal do Clube.
    Se perdermos o comboio da primeira divisão europeia, dificilmente voltaremos a alimentar o sonho europeu que nos distinguiu por tantas décadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que se fez com 618 milhões? Pergunta quanto ganHamburgo mês esses cartilheiros todos, o scouting da toupeiras e etcc

      Eliminar
    2. O que se fez com o dinheiro? Nesses 9 anos fomos campeões 5 vezes, tivemos uma série de 4 anos com 12 títulos, duas finais europeias, mais de 100 titulos nas modalidades, centro de formação na área do futebol reconhecidamente como um dos, senão o, melhores do Mundo, abatemos o passivo bancário de forma drástica, aumentamos as receitas de forma drástica.....

      Realmente fez-se muito pouco.

      Eliminar
    3. JOSE VIEIRA12/9/18 19:46

      Caro Rui Dias
      Depois de 2010 temos 4 títulos de campeão nacional. As finais europeias são da 2.ª divisão europeia e depois de eliminações da fase de grupos da Champions, com grupos perfeitamente acessíveis para a passagem. As modalidades respeitam ao SLB, não à Benfica SAD, onde está o futebol.
      Em todo o caso, transferência do património da Benfica Estádio para a SAD, incluindo o nosso Estádio (que deixou de ser do Benfica - a SAD é apenas 62% do Clube e por enquanto), passivo bancário substituído por empréstimos obrigacionistas, mas não abatido, uso de receitas futuras dos direitos televisivos (até 2021) para abater o passivo bancário, que não entrarão nos próximos anos. Quer continuar?
      Bela gestão financeira ...
      618 milhões gastos em comissões e em centenas de jogadores desconhecidos, que nunca calçarão no nosso Benfica. E como o passivo não foi abatido, teremos de continuar a vender no futuro os nossos melhores jogadores, porque as receitas ordinárias não chegam para os encargos crescentes com os reformados de ouro que temos.
      Ou seja, vendeu-se muito para o galheiro ...

      Eliminar
  13. Benfica Sempre11/9/18 18:22

    Ora bem! Quem pensou que este ano teríamos tréguas que se desengane!
    Jogos à porta fechada para Benfica, Paços de Ferreira (quem mandou empatar com o porto), e Braga (quem mandou andar a dizer que o sporting lhe devia dinheiro)!
    Não têm vergonha nenhuma na cara, e nós andamos aqui feitos burros a criticar a nossa direcção, por violar o segredo de justiça!
    Abram os olhos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já abri e só consumo BTV e vejo sites afetos ao Benfica, façam o mesmo e vão ver como eles caem! Sou sócio n. 131758 ex 260722, está na hora de dar a cara e aturar em conformidade!

      Eliminar
    2. a direcção/Admninistração não fez, desee o principio, para defender o Benfica. A bola cresceu e estamos aqui, mas tens razão agora é tempo de defender o SLB, as responsabilidades serão apuradas mais à frente, quando também tivermos uma opinião mais sólida.
      O que me preocupa é que, quem não soube e não quis defender o Benfica, já mostrou também que não sabe defendê-lo. Ser reactivo e tardio tem em qq sector custos muito elevados.

      Eliminar
    3. Violar segredo justiça? Não não. A Benfica Sad e seus admnistradores estão acusados de corrupção passiva, essa tese do segredo é a cartilha. Tem vergonha .Eu tenho.

      Eliminar
    4. Anónimo11 setembro, 2018 18:34, isso não é igualzinho ao que recomendou o BdC aos sportinguistas? Eu vejo tudo, ouço tudo, leio tudo. Depois, pelas minhas ideias e pelos meus valores, faço a minha síntese e chego às minhas conclusões. Achas que faço mal? Achas que pensar pela própria cabeça é pecado? Ai que só de pensar nisso se me consome a alma.

      Eliminar
    5. Os administradores o quê? Nenhum administrador está acusado do que quer que seja!!!
      A SAD está acusada, mas não pode ser acusada de nada porque uma SAD é apenas uma entidade abstracta que não pode responder por si em tribunal. Apenas os seus administradores!
      Oiçam o que disseram 6 dos mais insignes penalistas do país.
      Perderam!!! É lidar!!!

      Eliminar
  14. Uma competição dessas feita por convite sem critérios aceotáveis e transparentes é um hino ao nepotismo e nada tem a ver com a meritocracia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mau e pouco transparente mas nepotismo é outra coisa.

      Eliminar
    2. Cada um convida quem quer para sua casa! Queixa-te à ONU!!

      Eliminar
  15. O castigo ao Paços e ao Braga foi para disfarçar mais um ataque ao Benfica.

    ResponderEliminar
  16. Shadows,

    Essa é uma discussão interessante.
    Não acho que no futebol haja espaços temporais irremediáveis. No entanto este tipo de receitas para um clube português são de elevada importância orçamental anual.
    Já para um clube inglês, Alemão, Italiano ou espanhol são verbas interessantes, mas nunca serão vistas como "de pão para a boca".
    Na minha opinião e no Benfica em particular, não poderá haver precipitações e "All in" à Porto ou Sporting por verbas ou projectos baseados só no ganhar.

    Tenho a ideia firme, de que a diminuição do passivo, nos fará "imbatíveis" internamente a curto/médio prazo. Com essa diminuição, a obrigatoriedade de vendas diminuirá progressivamente e dar-nos-á capacidade de reter os nossos melhores jogadores, ou de não os vender a qualquer custo por necessidade premente de receitas para equilibrar orçamentos.

    Acredito no projecto actual do Benfica, se for executado sem volte-faces.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem,daqui a um anos andamos a ganhar campeonatos uns atras dos outros,sem duvida,mas o futebol a serio,so na playstation..Desculpa,discordo por completo.Imagina por exemplo que o Sporting tem ganho na Madeira e tinhamos ficado fora da Champions,que era o mais natural.Previndo que este ano iremos fazer pontos,estamos a falar em pelo menos 50m de euros,que seriam garantidos caso tivessemos sido campeoes,o que tinha acontecido com adequado investimento num GR e DD[20m chegavam e sobravam]Isto para colocar a questao,se investir 0,passivo 0 e encaixar 0 na champions e melhor que investir esses 20m em reforcos,pagar o que julgo andar a volta dos 15m em juros fruto do passivo,mas encaixar 50m na champions.E fazer as contas..E nao estou a considerar uma rentabilizacao e futura venda do investimento realizado e acima de tudo a conquista de um historico penta.[E possivel que alguns venham responder com o facto de termos encaixado os milhoes da champions na mesma,mas quem for honesto intelectualmente percebera o raciocinio] Outro facto a ter em conta,bastante em conta alias,e que se o Benfica entrar numa futura superliga,as receitas serao de tal ordem que o actual passivo sera meramente residual.Mesmo hoje,sendo campeoes e garantindo receitas iguais a este ano nos proximos anos e sabendo a situacao financeira dos nossos rivais e que garantidamente um deles ou mesmo os dois ficariam sem os milhoes da champions,menos percebo este visao absolutamente redutora de pagar o passivo ao inves de investir,ganhar e entao ir reduzindo passivo,quando possivel.A ter tambem em consideracao que este acordo com a NOS para quase liquidar o passivo bancario,nao sendo especialista em contas,longe disso,julgo que nos deixara numa situacao em que o passivo e tranquilamente sustentavel.Na minha visao,agora e a hora de dar a estocada final,crescer em termos competitivos,limpar tudo internamente e daqui a uns anos agarrarmos a oportunidade de pertencer a elite europeia. Hugo Silva

      Eliminar
    2. Hugo,

      Era o mais natural porquê? O mais natural era o Benfica ter sido campeão. Sem EstorilGate ou penaltis marcados na Luz no ultimo minuto do jogo contra o Porto.

      Se se se... o Benfica está na Champions. Deal with it.

      Eliminar
    3. Rui, também é verdade o que escreves,mas achas que a nossa direção fez tudo para resolver as lacunas do nosso plantel?Para mim não. Há situações que não podemos controlar, como as referidas,mas naquelas que podemos controlar temos de ser mais competentes.Sim,o Benfica ta na Champions,mas e o penta?

      Eliminar
  17. Exelente post Shadows primeiro temos de segurar os nossos miudos da cantera os bons a sairem tem de ser por valores astronomicos Segundo temos de contratar pouco e bom e segurar os bons que compramos e a sairem tem de igual aos miudos por valores astronomicos team s de contratar menos e em muito maior qualidade teremos obrigatoriamente de aumentar a massa salarial penso que podemos fazelo mantendo uma Gestapo financeira equilibrada contratando menos tendo menos jogadores para pagar vai libertar cash flow podemos pagar mais aos melhores podemos talvez pensar em contratar um grande Nome (EU sei que e difficilimo mas se a juve contratou o Ronaldo)nos podemos contratar um grande Nome do futebol mundial aumentava a qualidade desportiva e dava Mai's visilibidade mundial podemos tambem arranjar um pareceiro estrategico para investir na SAD (sem perdermos nunca a maioria do capital)podia ter 30/a 35% do capital podia ser chines ou norte americano tem Mercados gigantescos serial do intercede comum podia ester ligado ao naming o que faria entrar mais algumas dezenas de milhoes de euros ano tinhamos tambem beneficial gigantescos a nivel das transmissoes tv o nosso contato acaba em 24/25 podendo aumentar muitissimo o valor a receber pelos direitos de transmissao da equipa principal de futebol o resto vem naturalmente POIS SOMOS o MAIOR e MELHOR CLUBE PORTUGUES(e Mundial)temos a maior massa social adepta enfim a haver um clube na elite da uefa tera de sermons SEMPRE o BENFICA

    Carrega Benfica

    Este e o ano da Reconquista

    Red 1

    ResponderEliminar
  18. Anónimo (18:34):
    É cá dos meus! Já faço isso há muito tempo: BTV, jornal «O Benfica», revista «Mística», blogues benfiquistas (e de vez em quando um ou outro blogue inimigo, para dar a minha bicada). E chega! Fizessem todos os benfiquistas como nós fazemos, e iríamos ver.

    ResponderEliminar
  19. Oh Shadows deves ter andado a dormir , todos aqui andavam a gozar o LFV ter dito que estavamos 10 anos à frente dos outros clubes (so um cego ou uma pessoa má intencionada , nao entende queo LFV quis dizer)

    LFV nessa mesma entrevista explicou que o Benfica tinha que olhar para o futuro , porque ia haver uma superliga europeia (mas todos gozavam e menosprezavam os delirios do homem)

    Agora veem do alto da sabedoria se vamos la ou se ficamos para trás.

    Claro que denegrir a imagem do SLB ao nivel da lama nao é uma cabala , é apenas uma terrivel coincidencia , quando se sabe que o Benfica seria o clube mais prestigiado , e a ter lugar nessa Superliga e se a imagem do Benfica ficar manchada , ja outros podem avançar no seu lugar , claro tudo uma enorme coincidencia.

    Ah e os jogos à porta fechada , so o SLB é que dos 3 grandes nao sabe estar no desporto (castigue-se o Benfica se for merecedor disso , mas deixar de fora porto e sporting) , isto ja ´nao é à descarada , isto é mesmo violaçao total à justiça

    Mas nao , quem defende isto , so pode ser Vieirista !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "LFV nessa mesma entrevista explicou que o Benfica tinha que olhar para o futuro , porque ia haver uma superliga europeia (mas todos gozavam e menosprezavam os delirios do homem)"

      Bruno, o Vieira supostamente olhou para o futuro, mas desprezou o presente, e o passado recente?

      Eu explico, o Benfica entre 2010/11, e 2017/18, esteve nas 8 ultimas edições Champions, e nessas 8 ultimas presenças na Champions, quantas vezes superou a fase de grupos? 2011/12, 2015/16 e 2016/17, apenas em 3 edições champions, em 8 presenças? Será muito, ou pouco para a nossa realidade?

      Zero pontos: O Benfica foi a pior das 80 equipas na Champions e Liga Europa em 2017/18. O Benfica entrou no restrito lote de 19 equipas que ‘conseguiram’ terminar a fase de grupos sem qualquer ponto, sendo que, neste lote, não há qualquer bicampeão europeu, estatuto que o Benfica ostenta orgulhosamente desde 1961/62. Em termos nacionais, o Benfica passou a deter o pior registo de sempre das equipas portuguesas na Champions, ultrapassando a pior marca até então a versão 2014/15 do Benfica de JJ ...

      Mas " LFV nessa mesma entrevista explicou que o Benfica tinha que olhar para o futuro , porque ia haver uma superliga europeia", Bruno, alguém anda a brincar connosco, não concorda? Bom, da chacota na Europa, infelizmente já não nos livramos... Mas vamos olhar para o futuro, ignorar o presente, mas também o passado Europeu muito recente...

      Rebocho

      Eliminar
    2. Epa eu nao sou o Calado nem os comentadores de outros canais , que calam-se perante factos deturpados , O Benfica engradeceu no top Ranking da UEFA porquê ? obra do acaso? , agora o Benfica e Roma nao se constroiem num dia , para dinheiro numas coisas nao ha para outras , fomos campeoes europeus no Futsal e Hoquei , foste a final europeia futebol 2 vezes , foste a 2 finais da Youth League , fizeste um trabalho extraordinario a nivel e formaçao ,está considerada como uma das melhores academias d mundo , foste 4 vezes campeões , ganhaste varias Taças de Portugal , caramba deiam um pouco de crédito , e fomos atacados por todo o lado

      nao me esqueço , nao tenho memoria curta e nao sou ingrato , e nao e por um ano menos bom , que eu criticar tudo e meter tudo em causa.

      Até porque se o SLB nao incomodasse tanto , ninguem queria saber de usar mentiras , esconder factos , ou querer tanto arrasta-lo para a lama.

      Deve ser tudo uma série de coincidencias o que se está a passar agora

      Eliminar
    3. Rabo-roxo, "O Benfica foi a pior das 80 equipas na Champions e Liga Europa em 2017/18"
      Um acontecimento conjuntural, que não constitui uma tendência. A tendência é passar a fase de grupos.
      Como irá acontecer este ano.
      É lidar!

      Eliminar
    4. Bruno12 setembro, 2018 00:45

      Vamos ser sérios se essa prova for por convite a Equipa tuga que tem que la estar e o Porto por mais que custe mas eles tem mais títulos Europeus que o Meu Benfica com muita pena minha...

      Eliminar
    5. Bruno, o Ranking UEFA ainda é fruto das duas Finais da Liga Europa, e estavamos aqui a falar de Champions. A ultima final da Liga Europa, foi em 13/14, portanto essa bonificação pontual, já termina na próxima temporada, e, se o Benfica não fizer uma boa Champions este ano, corre o risco de resvalar nesse mesmo ranking.

      Os ciclos ganhadores, só podem ser observados no médio/longo prazo. Nos ultimos 5 anos, o Benfica ganhou 4 campeonatos em 5, excelente, mas nos ultimos 10 anos, ganhou 5 campeonatos em 10. Quanto a Taças de Portugal, o Benfica neste século venceu apenas 3 T Portugal, nesta competição, é o pior ciclo ganhador do Benfica.

      "Um acontecimento conjuntural, que não constitui uma tendência. A tendência é passar a fase de grupos..."

      Anónimo da 1:16, quer manipular a verdade, ou a mentira? Qual é a sua tendencia?

      Portanto, para si, a tendencia do Benfica é passar a fase de grupos da Champions?

      Ultimas 8 presenças do Benfica na Champions, passou 3 X a fase de grupos champions, e foi eliminado 5 X na mesma fase de grupos, e a tendencia é mesmo o Benfica passar a fase de grupos? Nas ultimas 8 edições, o Benfica falha 5 passagens à fase seguinte, e a resposta é "a tendencia é passar a fase de grupos"...

      O Porto, nas 8 ultimas na champions, passou a fase de grupos 5 X, e foi eliminado 3 X na fase de grupos, resultados opostos ao Benfica, já neste caso, o Porto por tendencia não ultrapassa a fase de grupos da champions, será isso?

      O Vieirismo é fortissimo a manipular a verdade, é extraordinário.

      Rebocho

      Eliminar
  20. Acaba de sair a informação de que fomos castigados com mais um jogo à porta fechada, por comportamento incorrecto das claques. Sim, DAS CLAQUES e não de grupos organizados de adeptos. Deixemos as hipocrisias e os jogos de engana tolos para os outros. O Benfica tem de assumir de uma vez se apoia as claques ou não. Esta situação é vergonhosa e embaraça qualquer Benfiquista sério. Eu sei que somos o alvo do momento. Os castigos só saem para nós, os sumaríssimos são só para nós etc. Mas neste assunto pusemos-nos a jeito. Há que clarificar e tomar uma posição séria em relação a este assunto de uma vez por todas. Este castigo é mais uma afronta ao clube. É a forma que os dragartos têm de mostrar poder. Reparem nos castigados - Benfica, Braga (que se afastou do Pinto) e Paços que também deixou de se rebaixar ao clube do Pinto e com isso já desceu e vai amargurar muito mais. O ano passado o melhor marcador da segunda liga e promissor avançado foi encostado pelo fcporto a meio da época. No momento estava no FCFamalicão, mas porque o FCFamalicão votou favoravelmente a um assunto que o Benfica colocou na mesa, para mostrar quem manda o porto não se preocupou em ter um jogador parado (que podia ter ido à Selecção de sub21 e com isso valorizar) só para mostrar quem manda. E o Benfica continua a dormir e a dar-lhes razões para gozar connosco. Há que acordar e tomar posições firmes à altura do clube que representam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor é ler a resposta do SLB que já saiu, antes de dizeres disparates!!

      Eliminar
    2. Dizer disparates? O Benfica não tem (e apoia) duas claques? Andamos todos a dormir? Ha que assumir as coisas e deixar destas habilidades copiadas pelo bimbo da costa. Se tem e assume tem de as legalizar (nem que indique apenas dois ou três elementos de cada uma), se não assume tem de deixar se apoiar. Não li a resposta do Benfica ainda, mas não muda nada do que eu aqui trouxe como factos de certeza. Andamos a dormir, e quem continua a achar que não temos claques nao gosta do Benfica ou está (para ser generoso) muito distraído

      Eliminar
    3. Está portanto a dizer que o Benfica não tem duas claques? Pior cego...

      Eliminar
    4. estranho ainda ontem fui Comprar bilhetes para jogo da Champions e vendedor perguntou para onde eu queria os Bilhetes eu disse Piso 0 inf Sagres ekle responde bancada NN boys??????? eu perguntei mas nos nao temos claque e vendedor começou a rir lololol

      Eliminar
  21. Águia Preocupada11/9/18 21:24

    Desde que começaram com invenções, estas competições nunca mais foram verdadeiras porque não baseadas no mérito!
    "Champions" é traduzido por "Campeões"! Ora, hoje é tudo menos isso. Há campeões que ficam fora da competição a eles dedicada e há não campeões e até alguns que nunca o foram e entram nesse campeonato de elite!
    A Liga dos campeões devia ser apenas e só para o campeão de cada país. Se querem ter mais duas competições é simples. Uma para os vencedores das taças dos seus países e outra para os segundos ou outro qualquer factor que entenderem.
    Ao meterem milhões no futebol, transformaram este desporto tão querido no mundo num campo minado de falcatruas e abriram o caminho a todos os atropelos e fraudes.
    Pode ser que eu me engane, mas um dia o futebol cairá e dará lugar a outro qualquer passatempo menos impuro e menos milionário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rodrigues12/9/18 08:04

      Subscrevo as palavras do Águia.
      Este futebol tem pouco de desporto e muito de negócios.
      A Champions, por exemplo, com esta treta do unfair-play financeiro não passa de um torneio quadrangular em que apenas três ou quatro equipas têm capacidade para a conquistar. Os outros clubes participantes não passam de meros sacos de boxe..

      Eliminar
  22. Sobre este castigo só tenho uma coisa a dizer. Antes na Liga Portuguesa do que na Champions (é que a UEFA já nos avisou e a próxima ... jogo à porta fechada).
    Os "meninos" NN não podem pensar que mandam no clube. Enquanto pensarem estamos a por-nos a jeito para que nos sancionem.

    ResponderEliminar
  23. Enquanto o paradigma for "sermos o Auxerre da Península", não vamos conseguir esse lugar que tanto ambicionas.

    ResponderEliminar
  24. Ora bem, a entrada nessa elite, acontecerá por convite (até rima).
    Facciosismos à parte, todos sabemos o quão afastada anda a equipa do Benfica dos grandes palcos do futebol europeu.
    De quando em vez faz uma gracinha, para logo a seguir cair na mediocridade.
    Posto isto, temos que concordar que, o Benfica para nós, diz muito e olharemos sempre para o nosso emblema como grande, glorioso e prestigiado.

    Já para a indústria do futebol, o Benfica...vale muito pouco e não garante grandes espectáculos futebolísticos. Não passa de um conjunto que vive da história e da epopeia dos anos 60 com Eusébio como cabeça de cartaz.

    Neste momento, para mim é óbvio que o Benfica já integra a II divisão do futebol europeu.
    Por culpa própria, também, mas acima de tudo porque as pessoas não se deram conta que o mundo e muito em particular o futebol europeu mudou e muito.

    Não estamos sós neste nosso ocaso.
    Há muitos emblemas, também com Taças dos Clubes Campeões Europeus conquistadas e passados brilhantes na Europa que passam por onde nós estamos a passar.

    Soluções para voltarmos ao topo ? Sinceramente não sei e também não as vislumbro. Mas só dinheiro, não basta.
    Uma coisa para mim parece certa : os convites feitos aos Clubes terão como base o que fazem e valem no presente e não o que outrora fizeram.

    Considero que muitos adeptos/sócios/simpatizantes do Benfica, vivem ainda à semelhança do que muitos portugueses sentem em relação ao Portugal Colonial que outrora ostentámos com orgulho.

    Os anéis já se foram há muito. Restam os dedos. E mesmo estes, já estão demasiado mirrados para voltar a sonhar com anéis valiosos.

    Para voltarmos a ter um Benfica competitivo, eram necessárias imensas coisas. Por exemplo, esta Liga com 18 equipas não serve nem melhora a competitividade dos maiores clubes portugueses.

    Cada vez mais o fosso é enorme. As goleadas sucedem-se e o equilíbrio acontece sensivelmente só entre os três grandes.

    Os últimos anos dos jogos de equipas portuguesas nas competições europeias, evidenciam isso inequívocamente.

    Vemo-nos aflitos para vencer emblemas modestos.
    E quando nos tocam emblemas mais poderosos, é normalmente expectável sofrermos goleadas.

    Por isso, se o "euromilhões" da elite não bater à nossa porta, não nos devemos espantar, escandalizar ou pensar logo em teorias conspirativas.

    É tão somente o resultado daquilo que têm sido as prestações do Benfica ao nível da Liga dos Campeões nos últimos anos, excepção feita a uma ou outra vez em que fizemos a tal "gracinha".

    Por último, temos que ter em consideração tudo o que neste momento envolve negativamente o Benfica.
    Conseguir neste contexto um bom patrocínio que sustentasse positivamente a qualidade da equipa, parece-me difícil. Não impossível, mas que fragiliza quem negoceia e precisa de dinheiro (muito), não podemos ignorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são apenas as classificações ou os pontos que irão ditar a escolha. O maior critério de escolha é também o peso social de cada clube. Porque é ai que estão as receitas. Quantos mais adeptos, maiores as receitas.

      O Benfica é o clube que tem a maior percentagem de adeptos dentro de um pais europeu e isso ninguém lhe pode roubar. Por mais manigâncias que façam.
      A ambição do Capo, que era retirar esse protagonismo ao Benfica, falhou em toda a linha.

      Actualmente o Porto em termos sociais continua a estar atrás do Sporting. O Benfica tem 60% das simpatias dos portugueses, não há nenhum clube da Europa que se aproxima desses números, o Porto tem apenas 20%! Com tendência para diminuir.
      É lidar!!!

      Eliminar
    2. Preferias ver o Ajax ou o Leipzig numa superliga?Para mim a resposta obvia seria Ajax,por tudo o que representa mesmo estando num patamar competitivo inferior.O Benfica idem,so nao dei logo como exemplo para nao passar a ideia de haver uma tendencia clubistica.As receitas do futebol resultam dos direitos televisivos e dos patrocinadores,essencialmente,ou seja dos consumidores.Achas que um clube novo rico abrange maior numero de consumidores que historicos da competicao como Benfica e Ajax por exemplo?Ainda por cima com os consumidores que o Benfica tem na Europa e na Africa,muito superior a grandes clubes europeus?Exceptuando os clubes ingleses,Real,Barca,grandes italianos e alemaes que tem muito mercado na Asia,que clubes estao ao nosso nivel para captacao de consumidores?O factor principal sera sempre a captacao de receitas,gira tudo a volta do dinheiro,pois com regras bem definidas[tecto salarial,regras nas transferencias,ex] a diferenca de competitividade seria esbatida em poucos anos,se nao for demasiado elevada.Neste momento o Benfica teria de entrar numa competicao deste tipo.Agora concordo contigo,com a nossa competitividade a baixar de ano para ano,envolvidos nestas questoes todas, a tendencia daqui a uns anos,quando for criada uma superliga,e ficarmos de fora.Mas esta nas nossas maos inverter esse rumo,haja competencia.Temos a situacao financeira controlada, uma boa prospecao e uma formacao de topo.Ha que reter o talento em vez de despachar tudo ao fim de 6 meses. O resto nao podemos controlar,so nos resta nao dar hipotese dentro do campo a nivel nacional e fazer boa figura na champions.

      Eliminar
  25. O Benfica está para a elite do futebol europeu, como o Tondela está para a elite do futebol nacional.
    O problema não é de agora. É de há anos.
    Fomos perdendo objectividade e foco.
    Elegemos como rivais o Porto e a espaços o Sporting e deixámos fugir aqueles com quem na verdade devíamos competir a nível europeu.

    Imitámos aquele atleta de atletismo, que na prova dos 100 metros, estava tão obcecado, tão obcecado, tão obcecado com o corredor do seu lado direito, que acabou por perder a corrida para o corredor do seu lado esquerdo. Assim foi o Benfica.

    Mas, de qualquer modo e mesmo que tivesse havido uma sábia e arrojada gestão desportiva, não acreditaria que o Benfica ombreasse hoje com os colossos do Futebol europeu, como são o Real, o Barcelona, o Bayern, a Juventus, os Manchester's...

    Se repararmos bem, são tudo emblemas de países muito maiores que o nosso "tão querido Portugal", muito mais poderosos economicamente, com adeptos com poder de compra e que investem bastante nas suas paixões (compra de merchandising por exemplo).

    O Benfica tem uma dimensão, diria que...paroquial, embora conste que tem mais de 10 milhões de adeptos.
    As paixões dos adeptos portugueses, são baratinhas, investem pouco (muitos nem sócios são), mas cobram e esperam muito.

    É difícil ombrearmos com os melhores e maiores, quando esperamos que outros façam (investir por exemplo) o que nos caberia a nós fazer.

    Mas também é verdade, que as prioridades de muitos nós não passam por alimentar a paixão clubística.

    ResponderEliminar
  26. Numa liga destas, a nossa unica esperanca sera que o SLB fica a ser o Green Bay Packers do futebol europeu. Quer dizer, o "underdog" que e sempre necessario em qualquer drama que quer atrair espectadores. Infelizmente, na Europa nao faltam "underdogs" com muito mais potencial televisivo. E so ir procurar na Russia ou na Turquia, paises com 10 e 6 vezes mais pessoas, respectivamente, que Portugal. Por isso, nao acredito que algum clube portugues entre por convite numa liga dessas. Money talks and bullshit walks.

    E Pluribus Unum
    A Canadian Benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua teoria do 'underdog', sempre acreditei nela, e sempre achei que o Benfica devia explorar isso.

      Acho que tens que colocar na equação a simpatia de Portugal. Portugal goza de uma reputação muito boa pelo mundo fora, uma reputação de país pacifico, acolhedor, inclusivo. Os russos e os turcos tem uma imagem muito má no panorama politico, social e cultural, mesmo que muitas vezes injusta, o que é irrelevante.

      Mais, o futebol de formação é muito apreciado por quem gosta de futebol, porque apela a um sentimento tribalista e a um sentimento de paternidade que todos temos, o Benfica tem uma das melhores formações do mundo.

      Conjugando a reputação de Portugal, o cariz de clube de um país verdadeiramente pequeno e periférico, os adeptos espalhados por todo o mundo, a formação, o clube ser dos sócios, entre outros, acho que o Benfica tem todas as condições para ser o 'underdog' mais amado e mais apoiado.

      Eliminar
    2. No teu caso é mais, bullshit talks and money walks!

      Eliminar
    3. Os Green Bay Packers sao bastante titulados ate!O problema desses paises que referiu e que tem muita gente,mas sao divididos por varios clubes e ficam restringidos as proprias fronteiras.O Benfica tem mais potencial televisivo que qualquer clube desses paises.Portugal e pequeno mas a maioria e benfiquista,em Franca o Benfica e o 2 clube com mais adeptos,entre outros paises europeus com emigrantes,na Africa sao milhoes,CANADA,etc

      Eliminar
  27. O Benfica tem dois corações que batem em simultâneo :

    - O dos adeptos, sempre apaixonado e delirante;
    - O dos dirigentes (mais ou menos realista) e nada em sintonia com os dos adeptos/sócios.

    O Benfica para se reafirmar como potência do futebol europeu, devia durante 5 anos consecutivos alcançar, pelo menos, os quartos de final da Liga dos Campeões.

    Fazer um feito "engraçado" num ano, para depois levar 5 do Basileia no ano a seguir, não concorre em nada para a recuperação da credibilidade.

    Costumo sempre referir o exemplo do outrora todo poderoso Ajax de Amesterdão, para comparar com o momento que o Benfica, outrora também poderoso, atravessa. Foram sem sombra de dúvidas cometidos alguns erros que nos empurraram para a situação que vivemos, mas acima de tudo, não nos apercebemos das mudanças que aconteceram no futebol.

    O Benfica será sempre um clube vendedor de talentos. Não restam dúvidas.
    Os próprios responsáveis dão conta desse caminho. Parece não haver outro.
    Até porque a formação, não chega para dotar o Benfica de grande competitividade ao nível europeu.

    Diria que o Benfica foi adquirindo a dimensão que resulta naturalmente do seu contexto desportivo, económico e social.

    A Liga portuguesa não propicia nem ajuda a que o Benfica se torne desportivamente mais competitivo;
    O contexto económico, também não favorece o poder de compra dos adeptos/sócios/simpatizantes;
    A dimensão social (sem massa crítica, país pequeno e assimétrico) também não potencia o desenvolvimento do Clube.

    São vários factores que, todos conjugados, atiraram o Benfica para o marasmo existencial que neste momento atravessa.

    E a culpa, garanto-vos, não é do Vieira, do Silva, do Figueiredo ou do Nunes.
    A culpa é do...contexto atrofiante contra o qual o clube tem que lutar. Neste momento, para...sobreviver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa é obviamente do Lopes da Silva!! ;)

      https://www.youtube.com/watch?v=JqslFYZJyqI

      Eliminar
    2. A sua analise e excelente,mas a perspectiva nao sera a mais correta.Como tenho referido em outros comentarios,o nivel competitivo nao sera o principal fator a ter em conta para um convite para uma competicao de elite,mas sim o potencial de criar receitas,essencialmente para quem organiza.E quer se queira,quer nao,o Benfica pela massa adepta que ostenta em todo mundo,nunca ficaria de fora de um top20.Ja li comentarios do tipo,pais pequeno e pobre,nao podemos competir em bilhetica e merchandizing,ok,tudo certo.Mas acham que quem organiza uma prova destas esta preocupado com as receitas desse clube ou do potencial em termos televisivos desse clube?Este tipo de receitas sao uma gota no oceano em comparacao com o que se vai facturar em direitos televisivos e patrocinios,com os respetivos lucros que muito boa gente vai ter,por isso e que a UEFA faz tudo para manter o controlo das competicoes.Agora tambem e obvio que nao podemos ficar demasiado para tras em termos competitivos,pois colocaria o problema da dificuldade em esbater as diferencas para os grandes clubes em poucos anos,numa prova que se querera competitiva,para alem de afectar a nossa imagem e consequente potencial de mercado.

      Eliminar
  28. Nem em bicos dos pés o Benfica chamaria a atenção dos poderosos.
    Talvez a nível de bastidores e por intermédio de alguém com peso nos organismos máximos do futebol europeu, pudesse sonhar com esse tal convite.

    Mas se surgisse, seria sempre o patinho feio, o parente pobre, o bombo da festa.
    E para isso, bem dispensava tamanha honraria.
    Se fôssemos lá só para sermos o saco de encher dos poderosos, então mais vale ficarmos por cá, a jogar contra o Tondela, o Arouca, o Marítimo.
    Quatro vezes por ano lá vestimos o "fatinho de ver a Deus" para os jogos (cada vez mais da treta) contra os eternos rivais e...por aqui nos ficamos. E ficamos bem, face à escassez de meios para medirmos forças com equipas mais poderosas.

    Entrarmos nestas coisas a sério com orçamentos de tostões, para jogarmos contra quem tem orçamentos de milhões, nunca deu bons resultados.

    Por norma ficamos sempre maltratados.

    ResponderEliminar
  29. Caro Shadows,

    Mais um bom post.
    Este é um assunto que deve merecer ampla discussão por parte dos adeptos, informação por parte da estrutura, reflexão e uma cuidada e ponderada decisão.
    O Benfica tem obviamente que ocupar ao pelotão da frente da Europa e esse caminho penso que está a ser devidamente preparado, sendo a época passada um revés enorme.
    Sabemos que o Porto tudo fará para nos retirar desse caminho e que a não ser o Benfica nenhum clube português poderá entrar nessa primeira divisão.
    O Benfica tem no imediato e nos próximos anos um campo de recrutamwento impar e isso será um fator decisivo para o nosso sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A época passada não foi um revés enorme, foi apenas uma pequena bossa no caminho. Que já passou.
      Não podemos perder a perspectiva.

      Eliminar
  30. Primeiro que tudo saudar o Shadows por fazer um bom post sem directas ou indirectas a seja quem for.

    Como tenho dito, os clubes sabem disto à vários anos, sempre pensei que esta Superliga Europeia estaria a pelo menos 5 anos de distância, estava errado, entendo ainda melhor o desespero total do FCP, que ou consegue hegemonia nos próximos anos ou fica definitivamente na segunda divisão europeia. Também como tenho dito, esta primeira divisão europeia só tem espaço para um clube português, e convictamente digo que esse clube entrará, só e apenas para demonstrar que não é a Champions dos ricos, para tentar vender a ideia de que qualquer clube consegue, até os da periferia que não pertencem ao Qatar.

    Se o Benfica tiver um bilhete, tem que agarrar-lo com unhas e dentes! Endividamento é mais do que aceitável se assim for, mas para ter o bilhete temos que estar sólidos em portugalzinho, hegemónicos, e fazer boa figura na Champions.

    Apenas não concordo com a ideia de que se se perde o comboio nunca mais o apanhamos, as outras competições com certeza continuarão a dar dinheiro, e o Benfica não vai deixar de ser o único clube português com reais argumentos para estar na divisão de elite europeia, mas não seria fácil conseguir entrar, nada facil. O desespero do FCP vem daí mesmo, o FCP não tem mercado, não tem visibilidade, não tem marca, não tem hegemonia, não tem ponto por onde se lhe pegue, a tábua de salvação é só uma, destruir o Benfica para ser o único clube português capaz de ir para esta divisão de elite, num género de come-se pescada cozida porque o marisco está de ferias.

    Isto é um claro sinal que o Benfica, mais que nunca, precisa que todos estejam unidos, para darmos a machadada final, todos juntos, no sistema corrupto do frutabol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é apenas o FCP que está desesperado, os lagartos estão tanto ou mais desesperados.
      Mas se não conseguiram com toda a corrupção que andaram a espalhar pelo país durante 30 anos, para além do que se sabe sobre doping e outras maroscas, que os ajudou a ganhar a grande maioria dos troféus, não os vejo a chegarem-se à frente, agora que estão pouco mais que falidos.

      A não ser que o Benfica desaparecesse do mapa. Que é o que os seus artilheiros espalham na CS e o que eles tentam nos bastidores, como o caso dos emails roubados e dos amiguinhos que têm infiltrados nas instituições jurisdicionais e desportivas.

      Eliminar
    2. Exacto!

      Os dragartos das varandas podem desesperar à vontade, nunca vão conseguir o bilhete para o top nem que ganhem todos os campeonatos daqui até 2020.

      Eliminar
  31. Ou seja falando curto e grosso lá arranjaram forma de criar uma super liga europeia onde só calçam os clubes topo.
    Coisa que no Benfica já se vem a falar desde meados de 2012 quando acho que até foi o "sportinguista" domingos Soares Oliveira a dizer este caminho estava a ser traçado pelos clubes de topo com a UEFA a permitir como tal ou Benfica lutava para que num prazo de 10 tivesse capacidade de ficar com os melhores e ir se reforçando, ou corria o risco de o futebol português vir por aí abaixo pois o único clube que na altura se encontrava com condições de crescimento sustentado era o Benfica pois estava preparado para perder e ainda assim ganhando (referindo-se a perder jogadores e manter se competitivo no campeonato).......agora continuem a criticar o homem....
    Não fosse porto e Sporting estarem de panelinha a fazer a cama ao Benfica o Benfica nesta altura do a nível de sponsors estava já com naming no estádio e as ações sempre em alta

    ResponderEliminar
  32. isso que falas deveria era ser sempre a nossa politica e não uma coisa especial apenas para nos prepararmos para as alterações que se avizinham na europa.

    extraordinário é os artolas que por aqui andam que dizem que já à anos que estamos a preparar isto, os tais dez anos de avanço, e que é por isso que nos estão a atacar pena é que nesse dez anos de avanço não se terem preparado para tais ataque, alias mais que previsíveis.
    depois temos dez anos de avanço mas à ano e meio que começou este ataque e nem sequer conseguimos ainda dar uma resposta satisfatória imaginem se não estivéssemos dez anos à frente dos outros.

    ResponderEliminar
  33. Sim, é verdade o facto de na época passada termos sido literalmente a "puta" da Champions com os ridículos 0 pontos e um score de 2 ou 3 golos marcados, contra uns 15 ou 16 golos sofridos... penso que não falhei nos golos por muito.

    Mas há também outra verdade que convém que não deixemos branquear, está época já demos 2 vitórias e 2 empates ao futebol português, embora sinceramente por mim, para o futebol português os 0 pontos até são demasiados para a escumalha dragartos que o controla, se pudesse por mim o Benfica até dava pontos negativos ao futebol português, bando de fdp's.

    Mas voltando aos pontos que já demos a Portugal nesta época, quero ver qual será o clube que irá dar mais pontos que nós, claro que há sempre que contar com os Skominas desta vida e outros da sua igualha, então quando por mera coincidência estatística se fica sempre em grupos de Liga Europa mas na Champions, podemos de facto esperar muita coisa, mas estaremos aqui para ver.

    ResponderEliminar
  34. André Geraldes fotografado com ‘agente das comissões’ do Sporting Ex-dirigente dos leões é suspeito de engendrar plano de corrupção de árbitros e jogadores de andebol e futebol para beneficiar o Sporting

    Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/andre-geraldes-fotografado-com-agente-das-comissoes-do-sporting-ja-a-seguir-no-liga-douro-na-cmtv?ref=HP_Grupo1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noticia do CM? Afinal sao dos nossos ou são contra nós? Por favor respondam antes de eu clicar no link. Agradecido.

      Eliminar
  35. Se o Benfica ficar de fora temos que "agradecer" à gestão de Luís Filipe Vieira e seus amigos.
    O resto é conversa para entreter papalvos!

    ResponderEliminar
  36. Depois de ler post e tomando por verdade criação liga europeia! Pois já há muitos anos se fala nesta liga! Ainda era o grande vale e Azevedo o presidente ja se ouvia a história da liga europeia! Surgiu me a ideia e digo ideia pq n tenho provas... A história dos emails vouchers e toupeira etc etc q tem denegrido o nome do Benfica n será tb para sabotar o Benfica nessa liga? Além de servir como distração da situação merdosas q os nossos rivais se encontram! Todos conhecemos o plano roquete aka santa aliança!
    Isto tem sido demais então o corrompido só recebia uns bilhetes umas camisolas e umas jantaradas? Enquanto flaturento azul recebia árbitros nas vésperas de jogos para dar conselhos sentimentais? Segredo de justiça é maior piada nacional acho q nunca existiu onde juízes são piores culpados! E um bacano q recebe uns bilhetes e um escândalo! Li alguns emails e deu me vontade de rir! Se emails de algumas empresas fossem públicos muita história haveria para contar! Como diz amigo meu futebol mete me nojo!
    Nesta campanha de difamação como dizia o macaco n e importante q seja verdade importante é denegrir! Se alguém souber alguma coisa n me importava de investigar! Será q querem minar Benfica nesta liga europeia? Só há espaço para um e em pt segundo plano Roquete no país só há espaço para 2 clubes e em lx só espaço para um! :)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking