O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Esta sim foi uma lição de Democracia! Saibam os candidatos estar à altura

34 comentários

Entrámos para a história com 85.000 votantes no passado sábado! Para todos aqueles que continuam a achar que "Democracia é a validação das suas opiniões / posições", os benfiquistas disseram "PRESENTE" e deram sim uma lição de democracia no seu verdadeiro significado: "Governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente"

Antes de qualquer análise ou opinião, quero deixar uma palavra de reconhecimento a todos os delegados e profissionais do SLBenfica e de entidades externas envolvidas nesta mega operação manual. Conheço alguns dos delegados, em particular na lista de João Diogo Manteigas, e todos relatavam a exigência que foi o processo durante horas a fío. Obrigado a todos.

Por outro lado, penso que ficou claro que não é forma de levar por diante as eleições.
É responsabilidade do novo Presidente, já a partir do dia 9 de Novembro, apresentar aos sócios uma solução de voto digital e à distância que possa ser avaliada, questionada e até testada em AGs que permita dar confiança para próximos actos eleitorais onde o nosso objectivo tem que ser:
- Chegar a todos os benfiquistas votantes (ambicionar ter 80%+ de votação em eleições e 60%+ em AGs
- Reduzir a dependência humana (e com isso o possível erro),
- Reduzir o custo da operação (esta brincadeira x2 vai custar mais de 5M€)
- Eliminar qualquer possibilidade de falha, erro ou fraude ao mínimo
- Reduzir o tempo e impacto nas pessoas que ficaram horas a trabalhar sem parar.
Estamos no seculo XXI e isso é impensável abordarmos processos de voto participativo desta forma quando há tantas soluções ao dispor.

O Povo escolheu Rui Costa com 42%. Venceu em número de votantes  e numero de votos, tendo ficado a menos de 8% da maioria absoluta necessária para terminar tudo na primeira volta.

Vamos olhar a isto numa perspectiva de numeros:

João Noronha Lopes: 27.109 votantes e 534.818 Votos
Rui Costa: 32.898 (+5.800) votantes e 744.655 (+209.837) Votos

Ou seja, se olharmos só aos votos entre os dois, o Rui Costa tem mais 10% de votantes e mais de 16% dos votos. O que entre é muitos significativo quando os sócios tinham - segundo os resultados - 4 opções sólidas de voto.

No que me diz respeito e depois de um record absoluto de votação e com estes números, o sócios foram claros e mesmo não tendo sido o resultado final aquele para o qual eu contribuí, é hora de respeitar a vontade absolutamente esmagadora de sócios votantes.

Os apoiantes de João Noronha Lopes, passaram 4 meses a dividir os sócios do SLBenfica. Fui insultado por elogiar João Diogo Manteigas enquanto candidato e toda a sua abordagem programática. Não tendo votado Rui Costa em 2020, parecia que era obrigatório que votasse num salvador da pátria agora. Não o diz, conscientemente.

Quiseram dividir os sócios entre:
- A continuidade: Rui Costa (42,13%) e Luis Filipe Vieira (13,86%) e as urnas atribuiram-lhes 57%
- A unica solução que salvaria o SLBenfica do fim ("onde é que já ouvi isto antes?"): João Noronha Lopes (que teve 30,26%)
- Os outros que só estavam a atrapalhar: João Diogo Manteigas (11,48%), Martim Mayer (2,10%) e Cristovão Carvalho (0.18%) e aqui estiveram 13,76%

Lamentavelmente, os que - como eu - foram insultados (e ameaçados) pelos voluntários de JNL ouvem agora que nesta segunda volta deveriam votar na mudança desejada e por isso votar em quem os insultou. Aliás, até não deixa de ser curioso ver esta malta apelar ao voto dos "vieiristas"... o que é absolutamente surreal e de uma falta de noção atroz.

O 8 de Novembro encerra agora três desafios:

- O primeiro será o número de votantes. Os que andaram a defender Continuidade (57%) vs (Salvador (30%) numa votação com 85.000 estarão legitimados se a votação for inferior?

- O que tem João Noronha Lopes para dar aos que votaram Luis Filipe Vieira, sendo que estes não só escolhiam a Continuidade, como o regresso ao passado que todos conhecemos e em nada nos orgulhamos? Querer contar com aqueles que andaram a chamar de "vieiristas" como uma classe de benfiquistas de 2a é do mais surreal que pode existir

- João Diogo Manteigas, principalmente, e Martim Mayer mostraram que têm uma visão para o Clube a ser tida em conta, goste-se ou não, concorde-se ou não. Se declaram apoio a um perdedor das próximas eleições, acontece-lhes o mesmo que a Benitez, passarão a ser um "duplo perdedor" e que nas urnas tinha tido votações irrelevantes e atrás de Vieira.

Daqui até 8 de Novembro, João Noronha Lopes tem três grandes decisões a tomar:

- O que irá fazer diferente para convencer os 70% de sócios que votaram noutras candidaturas?

- Em que medida irá reduzir o impacto negativo que tiveram os seus apoiantes e que não tenho duvidas que foram um dos seus maiores problemas, fazendo dele o que ele não era e deixando aos demais a ideia que era tudo propaganda?

- Vai continuar a debitar os CV dos seus companheiros de lista como factor em vez de concretizar sobre o que quer fazer? Se o for fazer, não ficou bem a Theotonio e Tadeu (dois do que mais usa) não terem estado ao seu lado quando veio assumir a derrota na primeira volta. Ou só estão lá para os bons momentos?

Parece que iremos passar de Theotónio como estrela para Bagão Felix como bastião (quando está só no Conselho Fiscal) para poder apelar aos mais velhos e acima de tudo aos que votaram Vieira. Surrealista!

Depois, João Diogo Manteigas com 11,5% do maior numero de votantes de sempre tem a responsabilidade de decidir se vai dar a palavra aos sócios ou se vai reduzir-se a apoiante de um candidato (na minha deveria apostar no futuro e colocar-se à margem de qualquer apoio seja a quem for)

Uma nota final para o video que circulou com PROVAS DOCUMENTAIS de falta de dever cívico e respeito pelo acto eleitoral da campanha de João Noronha Lopes que fez telefonemas a apelar ao voto na sua Lista com acto a decorrer. Foi muito infeliz e mais uma vez o candidato teve oportunidade de pedir desculpa e arrumar o assunto e resolveu "varrer para debaixo do tapete" e de uma forma aliás muito pouco respeitadora para quem tanto o ajudou... Deixando a entender que poderiam ter sido os voluntários e não a sua campanha.

Num mundo (o desporto e em particular o futebol) e num clube tão escrutinado como o SLBenfica, alguém que em campanha não assume os erros e não responde pela sua gente como lider, como quer que achemos que o vai fazer enquanto Presidente?

Lá estarei dia 8 de Novembro! Até lá decidirei o meu voto...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. EU SEMPRE DISSE QUE ESTE BLOG SE AJOELHaVA PARA A DIREÇAO. toda a gente precisa del guito para viver.......

    ResponderEliminar
  2. tb ja percebi pq nao fala de futebol nem de jogadores que nada valem..... para voces coluna foi o velho capitao....

    ResponderEliminar
  3. Implicação com Noronha, quando parece confirmar-se o golpe de teatro e conlui entre Rui Costa e Vieira?Sob a tese de que Vieira apenas vinha para tirar votos a Rui, alguém viu Vieira chateado por Rui estar em 1o e a lista de Vieira estar arredada da 2a volta? Vieira sabe que na 2a volta Noronha não tem hipóteses.O que lhe interessava era manter lá o incumbente. Fazem parte do mesmo grupo que tem aquilo tomado e controlado. Noronha era o failsafe, menos controlável, mas com malta do passado.Alguém estranhou a simpatia de Vieira com Rui, no debate conjunto? Depois do que disse dele nas tv's? De um certo ponto de vista é legítimo pensar que a única candidatura de mudança era a do Manteigas. Até Martim e Cristóvão passaram mais tempo a atacar Manteigas que o senhor 4-1.Surreal. Aguardo apenas que Rui compre um iate, o Lucky Me II.

    ResponderEliminar
  4. A boa notícia desta primeira volta é que os sócios rejeitaram claramente quer o Vieira quer o Manteigas.
    A má notícia foi a baixíssima votação no Cristóvão Carvalho e no Martim Meyer sobretudo neste último que para mim foi de longe o candidato que esteve melhor e o que representaria melhor o clube como presidente.
    Os sócios não pensaram assim e julgo que se preparam para dar uma segunda oportunidade ao Rui Costa. Desta vez com gente escolhida diretamente por ele e sem vieirismo.
    A proposta de Noronha foi rejeitada por 70% dos votantes. Se ganhar na segunda volta não será por mérito próprio ie por um voto positivo no seu projeto, mas por um voto negativo em Rui Costa.

    ResponderEliminar
  5. Lição de democracia, o carvalho.
    Isto foi a demonstração da burrice e da canalhice dos sócios.

    ResponderEliminar
  6. Tendo em conta os resultados desportivos no futebol, a sucessão de treinadores e o esbanjar de dinheiro nas contratações, em 3 CFO por quadriénio, um voto negativo em Rui Costa é uma má acção? Ele há com cada um...

    ResponderEliminar
  7. Dizer apenas, caro NGB, visto que tentas passar sempre uma imagem de "imparcialidade" e de amor apenas pelo Benfica, que coloques a mão na consciência e de alma aberta medites:

    1 - Se o caso da empresa de Rui Costa/filho de negócios de milhares com a federação de Proença, em tecnologia desportiva, com apoio absoluto ao ex. árbitro que nos assaltou e ofendeu, fosse feito por Noronha Lopes, quantos posts e certezas de que era corrupto terias feito aí vê-lo como convidado no camarote da Luz?

    2- Se fosse Noronha e filho que detivessem um empresa que estivesse envolvida num suposto papel de transferências de atletas para o clube. O que não estarias a afirmar com mil razões mais para desmereceres o valor de alguém do que nesta inquisição contra Noronha?

    3 - Se um indivíduo coloca-se uma providência cautelar contra Noronha por supostamente estar a sacar dinheiro em proveito próprio com a organização da Eusébio Cup, o que ditas e escreverias dele? Sabendo que falamos não dele, mas de Rui Costa?

    Se fosse Rui Costa a estar sujeito ao escrutínio que caiu sobre Noronha, e tivesse esclarecido tudo com prémio de melhor gestor internacional no um ano, 5 milhões em 7 anos de lucro mostrados em irs, em lugar de ter recebido 250,000 euros anuais do Benfica para assinar contratos que não sabia do que eram e fosse acusado pelo seu próprio mentor de inapto e preguiçoso, o que escreverias?

    Uma pessoa inteligente e integra, capaz de pelo menos se colocar na posição de observador externo registrando apenas factos e os medindo e pesando sem olhar aos nomes: Noronha e Rui Costa. Sabe muito bem o que pensaria, o que diria, e as certezas que apresentaria.

    Sei que o que escrevi é extremamente incomodo, mas quem avaliar como observador neutro, sem interesses alguns envolvidos., sabe a resposta correcta, mesmo que se recuse a admitir.

    Essa coisa da consciência humana, é lixada. Até podemos dizer que uma parede é um elefante cor de rosa, mas quando nos deitamos a consciência repete: parede, parede, parede! Que chato.

    ResponderEliminar
  8. As eleições do Sport Lisboa e Benfica ficaram marcadas por um recorde histórico de participação, com mais de oitenta e cinco mil sócios a exercerem o seu direito de voto. À primeira vista, este feito parece confirmar a vitalidade democrática do clube, mas uma análise mais cuidadosa revela uma contradição profunda entre a quantidade de votos e a qualidade da escolha.

    João Noronha Lopes apresentou o programa mais sólido, a equipa mais competente e a visão mais moderna, mas acabou derrotado por uma lógica de continuidade que revela algo maior do que um simples resultado desportivo: uma cultura de resistência à mudança, de voto emocional e de desinteresse pela informação. O que se passou no Benfica é, afinal, uma metáfora do país.

    Uma reflexão sobre o que significa participar sem compreender, votar sem se informar e escolher sem questionar. Porque, num país onde a estabilidade se confunde com segurança e a emoção substitui a razão, o problema nunca é a falta de opções. É apenas e só a falta de coragem para escolher diferente.

    ResponderEliminar
  9. Uma das coisas mais repetidas no Instagram e FB é que JNL é outro vale e Azevedo.
    Por favor, ajudem me a perceber de onde é que isto vem ou que raio de parecença possa existir para levar estas pessoas a dizer isto que não seja o insulto fácil só porque sim.
    O meu objectivo aqui não é dizer mal destas pessoas, é legitimamente tentar perceber de onde isto vem porque eu já tentei lá chegar e sozinho não consigo.

    ResponderEliminar
  10. Democracia. Cada clube é aquilo que os seus associados querem. E os do Benfica quiseram muito isto.

    Nos próximos tempos não se ouvirá um:
    "O Benfica não é isto"
    "O Benfica não merece isto"

    É sim !!! Merece sim !!! Para o bem e para o mal, os sócios terão aquilo que merecem.

    ResponderEliminar
  11. Não vejo 1 único rival preocupado com a eleição de RC.

    Todos festejam, todos gozam, todos sabem que ficam mais perto de ganhar com a “continuidade”.

    O Benfica está podre desportivamente e é chacota. É roubado e fica calado!

    É mesmo desesperante sentir que isto é suficiente para a maioria dos sócios.

    ResponderEliminar
  12. O único factor que pode fazer noronha vir a ter alguma hipótese de ganhar tem a ver com o facto de dia 8 ser quase certo que não deveremos chegar a metade do número de votantes.
    E aí, com muito menos votantes, a diferença poderá ser abatida, o que devería fazer refletir muita gente, noronha só ganha (ou tem essa possibilidade) quando pouca gente aparece. 3000 desestabilizadores num universo de 180.000 sócios é muito pouco, sendo que quando metade deles foram às urnas, deixaram uma mensagem clara.
    Se tivesse pudôr, depois de uma afluência tão grande às urnas, algo que claramente aconteceu para o impedir de chegar ao poder, escusava-se de uma segunda volta. Até nisso mostra o seu oportunismo, apostando que irão menos votantes às urnas, e que poderá receber alguns votos de vieira, que ironicamente tão ridicularizado foi pelos seus apoiantes. Não é pelo Benfica, mas sim pela sede de poder.

    ResponderEliminar
  13. É inacreditável quando um dos responsáveis deste blog acusa os apoiantes de João Noronha Lopes de atacarem alguém.
    Qualquer pessoa que saiba ler percebe claramente que este blog fez uma campanha baseada na mentira contra a candidatura de João Noronha Lopes.
    Não sabemos quais eram as suas motivações, mas desconfiamos.

    Relativamente às eleições e ao que tenho lido, os apoiantes de Rui Costa sustentam o seu apoio em três pilares:

    Rui Costa foi um grande jogador e é um grande benfiquista.
    João Noronha Lopes é o novo Vale e Azevedo.
    Rui Costa teve quatro anos para aprender e agora é que vai ser um bom presidente.

    Portanto, os benfiquistas têm o que merecem.
    Os nossos rivais, que foram capazes de mudar quando precisaram, agradecem a nossa decisão de manter tudo na mesma.
    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo. Pelo que sei dirigentes de porto e sporting festejaram como loucos a eleição de Rui Costa.

      Há duas décadas que o Benfica é dirigido pelo porto e sporting. Primeiro pelo sócio dos dois e depois pelo comandado pelos 10 anos de informação roubada dos computadores do Benfica.

      Agora seria a libertação do Benfica, mas os sócios decidiram tentar ver se o porto e o sporting davam autorização para o Benfica tentar ganhar mais 2 campeonatos em 8 anos como foi agora. Com Rui Costa de novo, não acredito que eles deixem sequer mais 2. Os donos é que mandam e o Benfica conseguiu o prodígio de ser comprado... sem ter sido vendido a um investidor.

      Eliminar
  14. Sou sócio desde Setembro de 1987, tendo disponíveis 50 votos.

    No entanto considero "atamancado" e distorcido este modelo de Democracia onde coexistem sócios com 3, 10, 20 ou 50 votos.

    AF

    ResponderEliminar
  15. "Confesso que já tinha muita dificuldade em o ouvir. Era uma cassete repetida.
    Dizia o mesmo texto em todas as entrevistas. Todas!
    Na BTV tbm não gostei nada. Incapacidade para conseguir lidar com o improviso.
    Aquela rábula da ata é inacreditável como ele deixa no ar a possibilidade de ter levado uma ata falsa.
    Riu -se e não percebeu que os sócios ficaram com a certeza que estava a mentir."
    Isto dito por um apoiante de JNL. E tudo dito.

    ResponderEliminar
  16. Usar uma estratégia de insulto permanente e ofensas a todos os que não apoiam a candidatura "F", seja porque são "acéfalos", "gostam de perder" e outros termos que não vou reproduzir, não resulta. E não perceber isto, é isso sim, não ser inteligente. Os eleitores do Sport Lisboa e Benfica têm todos o mesmo interesse: escolher os dirigentes que melhor representem o clube e apresentem propostas com vista a torná-lo aquilo que todos desejamos: o maior clube do mundo. Foquem-se nisso e não em insultar e querer mandar na vontade dos outros.

    E a oposição ao voto electrónico por parte da lista "F", mais reforça a ideia de que não defendem o melhor para o Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  17. O Margarina vai se juntar ao Lopes segundo a Bola, algo me diz que o Rui Costa vai ganhar de goleada.

    ResponderEliminar
  18. Só é vencido quem desiste de lutar. Quem acha que isto termina aqui não percebe o que é o Benfica.

    O Benfica não é conformismo, não é silêncio, não é aceitar o que está feito só porque “é assim que tem sido”. O Benfica é um verbo, é contestação quando é preciso, é acreditar que pode ser melhor. E ter coragem para o provar.

    O Sport Lisboa e Benfica é um clube incomparável. Estas eleições provam-no. E isso exige de nós um nível de responsabilidade imenso. Hoje, e no day after, temos de elevar o clube. Dar condições para que atletas e funcionários sejam os melhores, porque não basta sermos os maiores.

    Respeitem todos os candidatos. Respeitem todos os sócios. João Noronha Lopes merece o respeito de ser sócio do Benfica, de ser candidato à presidência.

    ResponderEliminar
  19. O João não vai desistir. E nós também não. Porque acreditamos no Benfica acima de tudo. Não acredito nas avenças.

    ResponderEliminar
  20. John Wayne27/10/25 14:16

    Estão contentes com este Benfica? Votem Costa.
    Não estão? Votem na mudança.
    Por mim, até no Pateta votava para pôr o vieirismo-costismo na rua .
    Manteigas, o vosso génio, ficou atrás de um presidente destituído pela PJ! AINDA assim, teve melhor resultado do que o vosso Gomes da Silva.
    Caso o Costa ganhe, não venham com postadelas críticas. Perderam esse direito!

    ResponderEliminar
  21. Quem dividiu os benfiquistas foste tu shadows, inventaste coisas sobre o Noronha, criaste teorias e o pessoal foi votar no Manteigas e no Mayer o que desviou votos, o Noronha era o único que podia salvar o Benfica e virar a página e acabar com o regime de Rui Costa/Vieira, o pessoal queria acabar com esta praga que tá sobre o Benfica deviam ter concentrado os votos todos no Noronha, desde o início defendi uma candidatura conjunta, porque haver muitos candidatos faz com que haja um desvio de votos, e quem votou Rui Costa será responsável pelas desgraças que o Benfica passar, o Noronha era a nossa oportunidade e não podíamos ter desperdiçado, os benfiquistas que votaram Rui Costa estão a contribuir para o mal do clube, e tu shadows só soubeste dividir quem realmente queria uma mudança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, está a fazer como Santo António um sermão para os peixinhos.

      E lamento, o Benfica foi tomado pelos tubarões. Existe uma máquina de notas que dá para toda a gente, até para comprar funcionários do Benfica na véspera das eleições com prémios pagos pelo Benfica ou fazer campanha com o dinheiro do Benfica.

      Porque a festa é rija no porto e sporting e em todas as redações de jornais e televisões? Porque toda a comunicação social apoiou mil por cento Rui Costa e fez campanha contra Noronha?

      Será por Rui Costa fazer um Benfica forte? Será por Rui Costa vender barato o Benfica na centralização dos direitos televisivos?

      Pois é, não podemos esperar nada quando o amor só Benfica é trocado por influências, favores e tremoços.

      Agora é esperar os novos records desportivos do impreparado. Vamos largados já na partida.

      Eliminar
  22. Manteigas vai ser um permanente problema para o Benfica. É um irresponsável que vai promover permanentemente a instabilidade.

    ResponderEliminar
  23. O eleitorado de Manteigas deve derivar para Noronha (candidato da mudança), a chave da eleição vai ser o eleitorado de Vieira.

    Do Benfica não se desiste. Vamos à luta.

    ResponderEliminar
  24. A realidade é que a reportagem da TVI sobre JNL resultou. Acham que JNL é um falido.

    Mas vamos então para a lama:

    — Footlabs e o apoio a Proença
    — 10 Invest e a organização da Eusébio Cup
    — Braço-direito e cúmplice do detido
    — Trunfo de Vale e Azevedo

    Não há reportagens aqui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem aqui nem em lado nenhum.

      Este blogue tem um sério problema de atenção seletiva.

      Isso tudo não importa falar. Muito menos admitir que é verdade.
      Há que levar o ódio anti Noronha até ao fim. Nem que seja à custa da “ética” que tanto apregoam.

      Eliminar
  25. Noronha Lopes continua a ter o projeto da competência.
    Entre todas as candidaturas apresentadas, a de João Noronha Lopes destacou-se não apenas pela seriedade do seu discurso, mas pela consistência técnica e estratégica do seu programa. Era, indiscutivelmente, a proposta mais moderna, mais estruturada e mais consciente das necessidades reais do clube. Ao contrário de outros candidatos que se apoiaram em retóricas de ocasião ou em apelos sentimentais, Noronha Lopes apresentou um plano assente em dados, metas e prioridades, acompanhado por uma equipa com credibilidade profissional e experiência relevante, porventura a melhor de sempre a concorrer aos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica.

    Contudo, a história repete-se: em Portugal, a competência raramente vence o carisma. O eleitorado benfiquista, à semelhança de tantos outros contextos nacionais, revelou uma notória aversão ao pensamento analítico, preferindo o conforto do conhecido à exigência da mudança. Noronha Lopes representava o caminho difícil, aquele que implicava reformar estruturas, impor critérios de mérito e introduzir uma lógica de gestão empresarial num espaço ainda dominado pela política de bastidores. E, como tantas vezes acontece, o caminho difícil não foi o escolhido.

    Este resultado também é um grave sintoma do analfabetismo informativo.

    ResponderEliminar
  26. Rui Costa, o garnde apoiante de Vale e Azevedo. Rui Costa que foi contra a construção do novo estádio. Rui Costa qeu queria ir para o Sporting no verão quente de 1993 - impedido pelo seu Pai. esse sim, benfiquista. Rui Costa que fugiu do Benfica, dizendo que o Benfica não poia cortar as pernas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo Mentiroso Compulsivo
      Tudo o que diz é mentira Rui Costa não estava no país quando Vale foi presidente Rui Costa nunca quis ir para o sporting Rui Costa não fugiu do Benfica aceitou sim ir para a Fiorentina no interesse do Benfica, quando tinha uma grande proposta do Barcelona, metendo assim muitos milhares de contos no Benfica que bem precisava Rui Costa não foi contra a construção de um novo estádio Noronha Lopes que estava na direcção do Benfica é foi contra a construção

      Eliminar
    2. O Manel está enganado quanto à opinião do Rui Costa sobre o novo estádio. Mas está mesmo. Não acredita? Então leia o que o próprio Rui Costa disse:
      https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/rui-costa-foi-contra-a-construcao-do-atual-estadio-da-luz-em-2001-sou-um-dos-que-nao-aprova-essa-solucao

      Eliminar
  27. Nem todos são aventureiros e tachistas.

    Enquanto os adeptos continuarem a confundir simpatia com competência e discurso com substância, estes perfis continuarão a encontrar terreno fértil.

    O resultado não é, pois, apenas uma nota de rodapé na história do Benfica; é um retrato alargado de uma mentalidade que resiste a morrer. O país, tal como o clube, mostra-se participativo, mas não necessariamente exigente; emotivo, mas raramente racional; fiel, mas nem sempre lúcido. E enquanto assim for, continuaremos a celebrar recordes de participação enquanto adiamos, sucessivamente, a verdadeira mudança.

    ResponderEliminar
  28. o que vale e que somos um exemplo para tudo, deve ser por isso que o pais cada vez melhor

    ResponderEliminar
  29. A ler os comentários aprende-se muito(embora se saiba que muitos são de avençados outros de provocadores) vê-se que o espírito democrático e o respeito pela decisão democrática isto é o respeito pelos outros é uma triste falácia, se o super gestor não ganhou é porque são todos (os que não votaram nele claro) burros estúpidos ignorantes e muitas outras coisas tudo de mau é evidente.
    Pergunto: será que se estão a ver ao espelho? nunca põem em causa o seu próprio discernimento? o grande gestor é um super homem que desceu à terra e só eles é que percebem?
    Por mim acho que têm muito que meditar ou marcar consulta num psicólogo(a) se querem realmente integrar-se no mundo democrático que o Benfica é

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking