João Diogo Manteigas falou e recusou um apoio da sua candidatura a Noronha Lopes. Mas....
"... somos a única candidatura que tinha condições, projeto e pessoas para mudar, de forma necessária, aquilo que o Benfica representa. Não nos revemos nos projetos dos outros candidatos, incluindo os dois que vão à segunda volta."
"Em relação a João Noronha Lopes, continuo a dizer que acho que o seu projeto não é a mudança que o Benfica precisa, mas é uma mudança. Não obstante não haver sentido de voto, no meu entendimento pessoal, e isto não vincula a candidatura nem ninguém vinculado à candidatura, João Noronha Lopes é o meu sentido de voto no próximo ato eleitoral. Não me revejo no projeto dele, não sei o que será o Benfica com ele, não confio a 100% no Benfica dele porque não sei simplesmente o que aí vem, mas é um primeiro passo para a mudança que quero no Benfica. Não obstante ficar de pé atrás, porque efetivamente não tenho a garantia do que será para o Benfica."
"Não dou qualquer tipo de apoio a Noronha Lopes nem a Rui Costa, não há qualquer tipo de aliança com qualquer um. Sou um homem de 50 votos e vou votar em quem quero. Isto não é um partido político, uma seita. Quem está comigo já manifestou vontade de votar em Noronha Lopes, em Rui Costa ou em branco. É para verem o que representamos: o verdadeiro Benfica".
---------------------------------------
... mas dá na mesma um tiro no pé.
Seria inteligente reservar para si o seu sentido de voto. Não o fez. Ficará assim associado ao resultado de Noronha Lopes. Era escusado.
Além disso, mostra não conhecer o seu próprio eleitorado. Há imensos votantes seus que nunca votarão Noronha Lopes e que estão desiludidos com o seu sentido de voto.
Onde estão afinal a responsabilidade e rigor de João Diogo Manteigas quando expressa o seu sentido de voto em alguém em que não confia, não se revê no seu projecto, não faz ideia do que será o SL Benfica de Noronha Lopes...mas vota nisso?
Mais ainda: foi entalado na Assembleia Geral pelos voluntários de Noronha Lopes... mas mesmo assim vota nele. Será Síndrome de Estocolmo? Não faz sentido.
Que tiro no pé, João Diogo Manteigas!
Acaba de hipotecar o seu futuro como alternativa. Ninguém no seu perfeito juízo apoia quem endossa a candidatura oportunista e vazia de Noronha Lopes.



Boa tarde, concordo plenamente consigo Shadows, por acaso tive essa conversa com a minha filha à hora do almoço, dizendo que Manteigas poderia estar a hipotecar a sua própria candidatura no futuro.
ResponderEliminarA. Lopes
Falei com outro benfiquista à pouco que me disse o mesmo sobre ele e a família. O JDM não está a perceber o erro que cometeu.
EliminarO tipo avança uma candidatura contra o senhor dos 4 anos e uma lágrima, tem o resultado que os iluminadissímos sócios lhe reservam, e está a hipotecar a sua futura candidatura? Que sanha é essa a Noronha? Simplesmente o que Manteigas deixa passar, é que tudo é preferível face à repetição do mesmo. E tem razão.
ResponderEliminarO JDM, se acredita tanto no seu projecto e visão, só tinha que não publicitar o sentido do seu voto. Apelava ao voto mas sem mais nada. Assim fica associado ao voto no Noronha Lopes e ao seu resultado. Mais ainda: ele arrasa Noronha com as suas palavras. Não confia, não se revê...mas vota. Coerência?
EliminarEstão contentes com este Benfica? Votem Costa.
ResponderEliminarNão estão? Votem na mudança.
Por mim, até no Pateta votava para pôr o vieirismo-costismo na rua .
Manteigas, o vosso génio, ficou atrás de um presidente destituído pela PJ! AINDA assim, teve melhor resultado do que o vosso Gomes da Silva.
Caso o Costa ganhe, não venham com postadelas críticas. Perderam esse direito!
Queres meter o Vieirismo fora e votas no tipo que ajudou Vieira a entrar no SL Benfica? Que está rodeado de quem apoiou Vieira estes anos todos? Que até o Facturas recebia em casa? Mas está tudo louco? Acham que andamos a dormir? Eu quero mudança real e não uma mudança a fingir.
EliminarHIPOTECAR o futuro do Benfica, direi mesmo fazê-lo seriamente PERIGAR é a insensatez de insistir em eleger Rui Costa como «Salvador» depois do desastre que foi o seu mandato.
ResponderEliminarÉ isto mesmo que querem, um Benfica POUCOCHINHO?!...
Um clube gigantesco em corpo, mas anão em mentalidade, assim vamos...
Errado. O "salvador" é o outro. Eu não apelo ao voto no Rui Costa, mas também não endosso o candidato do ódio chamado Noronha Lopes.
EliminarNão vejo 1 único rival preocupado com a eleição de RC.
ResponderEliminarTodos festejam, todos gozam, todos sabem que ficam mais perto de ganhar com a “continuidade”.
O Benfica está podre desportivamente e é chacota. É roubado e fica calado!
É mesmo desesperante sentir que isto é suficiente para a maioria dos sócios.
Realmente, o que me preocupa mais é a opinião de lagartos e andrades...
EliminarA realidade é que a reportagem da TVI sobre JNL resultou. Acham que JNL é um falido.
ResponderEliminarMas vamos então para a lama:
— Footlabs e o apoio a Proença
— 10 Invest e a organização da Eusébio Cup
— Braço-direito e cúmplice do detido
— Trunfo de Vale e Azevedo
Queres mesmo falar do apoio ao Proença? Vamos falar no Nuno Gomes, é isso?
EliminarEssa da 10invest e da Eusébio Cup está por provar.
O detido? O mesmo que fazia panelinha com o FC Porto no Alverca, que levou para lá o Deco, e que mesmo assim Noronha e Vilarinho meteram no SL Benfica?
Então quer dizer que ele aceita vir para o SL Benfica com muito para dar. É mau. Então o Bernardo Silva já é bom por vir no fim da carreira?
Noronha Lopes continua a ter o projeto da competência.
ResponderEliminarEntre todas as candidaturas apresentadas, a de João Noronha Lopes destacou-se não apenas pela seriedade do seu discurso, mas pela consistência técnica e estratégica do seu programa. Era, indiscutivelmente, a proposta mais moderna, mais estruturada e mais consciente das necessidades reais do clube. Ao contrário de outros candidatos que se apoiaram em retóricas de ocasião ou em apelos sentimentais, Noronha Lopes apresentou um plano assente em dados, metas e prioridades, acompanhado por uma equipa com credibilidade profissional e experiência relevante, porventura a melhor de sempre a concorrer aos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica.
Noronha Lopes passou a vida a falar... do Rui Costa. Ou do Theotónio, ou do Nuno Gomes. Do seu programa, explicando o como... nada.
EliminarO Mayer explicou e levou 2,10%, e para mim era o melhor candidato, mas por as pessoas pensaram como tu é que votam no Rui Costa, um dos presidentes mais incompetentes da historia do clube, não que o Noronha seja muito bom porque não é, mas entre manter tudo como está, então há que arriscar, o Vale e Azevdo esteve 3 anos e deo«pois em eleições os sócios disseram não.
EliminarAgora a campanha que tens levado a cabo desde 2020 contra o homem é vergonhosa, mas bom mesmo era o RGS.
Eu pergunto-te a ti e a todos se tivessem no Benfica e tivessem uma proposta de trabalho para ganhar milhões, se pensariam em vocês proprios, na vossa familia ou se rejeitavam e ficavam no Benfica? responde a isso.
Criticas mais o homem do que aqueles que transformaram o clube naquilo que é actualmente.
até 94 tinhamos mais titulos que todos os outros juntos, depois em 30 anos ganhamos 8 campeonatos e 4 taças de Portugal, neste seculo, 11 titulos em 50, supertaça e taça da liga é para fazer de cinzeiro no museu. Quando as pessoas votam em Vieira e em Rui Costa votam nisto, cada vez que votarem neles votam nisto.
VAle e Azevedo deixou um passivo de 80 milhoes de euros, dizem que roubou 6 milhoes, acrescenta mais 10 aos 80 dá 90, qual é o passivo actualmente, mais de 500 milhoes, culpa do João Vale Tudo.
Até o João Vale Tudo foi capaz de mudar, de jogadores e tecnicos consagrados para treinadores e jogadores jovens.
Recebeu um clube na trampa de Damásio, assistencias de 4000 pessoas num estadio de 80 mil, se fez tudo bem? saida de sócios em massa, não fez tudo bem por isso saiu, mas quem veio de pois dele foi uma desgraça igual ou pior a ele, mas mesmo assim deixou o Mourinho a treinador, teve visão que mais nenhum presidente depois dele teve para escolher um tecnico, deixou jogadores como o malogrado Enke, Marchena campeão do mundo pela Espanha, Fernando Meira, Maniche que viria a ser um dos esteios do Porto, mais um oferecido assim como foi o Mourinho, Poborsky, pagou aos bochecos, mas depois de Poborsky ninguem conseguiu comprar um jogador desta magnitude ainda no topo da carreira, Van Hooijdonk, até o João Tomás rendia, Miguel, entregou o clube melhor do que aquilo que recebeu do Damásio, mas ainda hoje tudo o que se passa no Benfica é culpa dele.
Boas Shadows,
ResponderEliminarParabéns pelo resultados das eleições e está cada vez mais próxima a reeleição do teu candidato preferido.
Temos que respeitar a democracia e a vontade dos que são chamados às urnas, quer os resultados no agradem ou não. A mim não me agradaram , mas em democracia é assim e no nosso Clube não podia ser de outra maneira.
Como Rui Costa está praticamente reeleito, vamos ter mais do mesmo e se a grande maioria dos sócios assim entendeu, é porque estão satisfeitos com os resultados e o caminho que o Benfica leva.
Espero nunca mais ver lenços brancos no Estádio da Luz. Os sócios é no acto eleitoral que têm que dizer o que pensam e se no acto eleitoral optaram pela continuação, será uma vergonha e uma falta de respeito por si mesmos se ainda forem para lá com lencinhos brancos. Eu que não votei Rui Costa e queria uma mudança, jamais assobiarei ou levantarei lencinhos brancos. Há que aguentar mais 4 anos e nessa altura que digam outra vez da sua justiça.
Quanto ao João Diogo Manteigas que já me tinha desiludido por outros motivos, certamente que escreverias o mesmo se ele dissesse que ia votar no Rui Costa, penso eu de que.
Mas não te preocupes, o teu candidato Rui Costa está reeleito e não é por estas declarações do João Diogo Manteigas que vai haver surpresas.
Mas se queres compensar este tiro nos pés, como dizes, do João Diogo Manteigas, porque não apelas tu que na segunda volta se vote em Rui Costa? Qual é o problema. Já conseguiste praticamente o teu objectivo, agora já não é preciso escalpelizar mais os candidatos, basta apelares agora ao voto em Rui Costa.
E mais uma vez parabéns, parabéns aos vencedores honra ao vencidos.
VIVA O BENFICA!
Que Benfica daqui por 4 anos, vamos ver, mas tomo nota por quem quiseste lá para mais 4 anos.
Jocar, quando eu quiser apelar ao voto num candidato faço. Já me lês à tempo suficiente para saberes que não tenho problemas em escrever o que penso.
EliminarEu tenho idade para ter visto a entrada de várias corjas no SL Benfica.
Eu não voto Rui Costa, não votei nele no fim de semana e não voto dia 8. Mas nunca entregarei os meus votos a Noronha Lopes que não passa de um testa de ferro de um conjunto de pessoas que quer tomar o SL Benfica de assalto.
Tens na candidatura de JNL gente desprezível, que não olha a meios para atingir fins, mesmo que seja destruir seja quem for. Não têm regras, valores e apenas estão preocupados em ter um poiso no SL Benfica.
Noronha Lopes não tem credibilidade no SL Benfica, pois se tivesse tinha arrasado no sábado. O SL Benfica está a ter uma época miserável em termos de resultados, o Rui Costa cometeu imensos erros no seu mandato, mas mesmo assim as pessoas confiam mais nele que no candidato da Comunicação Social. Sim, se viste as transmissões, a campanha encapotada a favor de JNL foi vergonhosa, fora os sms para sócios.
Quero mudança mas não mudar para isto.
E pelo visto, a maioria dos benfiquistas achou o mesmo.
Noronha Lopes continua a ter o projeto da competência.
ResponderEliminarEntre todas as candidaturas apresentadas, a de João Noronha Lopes destacou-se não apenas pela seriedade do seu discurso, mas pela consistência técnica e estratégica do seu programa.
Era, indiscutivelmente, a proposta mais moderna, mais estruturada e mais consciente das necessidades reais do clube. Ao contrário de outros candidatos que se apoiaram em retóricas de ocasião ou em apelos sentimentais, Noronha Lopes apresentou um plano assente em dados, metas e prioridades, acompanhado por uma equipa com credibilidade profissional e experiência relevante, porventura a melhor de sempre a concorrer aos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica.
O gigante Benfica está apático, hipnotizado na mediocridade reinante no clube há longo tempo.
ResponderEliminarDesde a perda do Pentacampeonato por pura bazófia e irresponsabilidade de Vieira, que o clube se apoucou e, mais grave ainda, normalizou esse apoucamento com o qual passou a conviver bem.
Bem sei que o Benfica lendário está no museu e nos cemitérios onde jazem os que construíram a lenda, mas podíamos aos menos esforçar-nos por honrar essa memória, esse tempo, esses Homens.
Mas não, lá seguimos mascarados de Benfica-Calimero, engravatados de Benfica S.A., um Benfica em Cuidados Intensivos que faz de conta estar na melhor das formas e no melhor dos caminhos.
Que a 8 de Novembro haja um verdadeiro sobressalto de Benfiquismo não acomodado e não anestesiado!
O debate no Benfica continua centrado no imediato. Mas o verdadeiro desafio é estrutural: sem uma base financeira sólida e sustentável, o sucesso desportivo será sempre intermitente — e a distância para a elite europeia continuará a aumentar.
ResponderEliminarCom o Rui Costa, o futuro pode esperar. Nunca vamos chegar lá.
A preparação do plantel é cada vez pior.
O desafio do Benfica é, no fundo, o desafio do futebol português: conciliar ambição desportiva com sustentabilidade financeira.
ResponderEliminarEnquanto a maioria dos clubes europeus caminha para modelos empresariais robustos e integrados, Portugal continua a depender do talento e da sorte — duas variáveis que, por definição, não se planeiam.
O Benfica tem agora uma oportunidade rara: usar o debate eleitoral não apenas para escolher uma direcção, mas para repensar um modelo.
Porque, sem uma reforma estrutural, o topo da Europa continuará sempre a ser uma miragem — e o sucesso.
Entre 2019 e 2024, os gastos operacionais subiram de 129 milhões para 202 milhões (+73 milhões), enquanto os rendimentos operacionais cresceram apenas 49 milhões (de 132 para 181 milhões).
ResponderEliminarO resultado operacional, que era ligeiramente positivo (+3 milhões), passou para -21 milhões anuais, revelando a erosão da margem corrente. A pressão vem sobretudo de duas rubricas:
• Custos com pessoal, que aumentaram de 77 para 113 milhões (+36 milhões).
• Fornecimentos e serviços externos, que cresceram de 43 para 79 milhões (+36 milhões).
Em apenas quatro anos, o Benfica passou a gastar mais 72 milhões por época em salários e serviços externos, sem ter criado fontes de receita equivalentes. O clube gasta mais, mas não cresce ao mesmo ritmo.
A análise económico-financeira da Benfica SAD mostra que, por detrás dos 34 milhões de euros de lucro e das receitas recorde de 230 milhões em 2024/25, pouco mudou na essência do modelo.
ResponderEliminarO resultado positivo não nasceu de uma gestão mais eficiente, mas de dois factores excepcionais: a participação no Mundial de Clubes, que rendeu 22,5 milhões (17,1 milhões líquidos), e a venda de João Neves, o maior talento da formação, por quase 60 milhões de euros.
Se olharmos para o médio prazo, a fotografia é bem menos favorável. Em quatro anos, o Benfica acumulou 80 milhões de euros de prejuízos, duplicou a dívida líquida para cerca de 200 milhões e viu o seu capital próprio cair para metade.
O resultado é um modelo estruturalmente desequilibrado, onde o crescimento dos custos supera largamente a capacidade de geração de receitas.