João Diogo Manteigas falou e recusou um apoio da sua candidatura a Noronha Lopes. Mas....
"... somos a única candidatura que tinha condições, projeto e pessoas para mudar, de forma necessária, aquilo que o Benfica representa. Não nos revemos nos projetos dos outros candidatos, incluindo os dois que vão à segunda volta."
"Em relação a João Noronha Lopes, continuo a dizer que acho que o seu projeto não é a mudança que o Benfica precisa, mas é uma mudança. Não obstante não haver sentido de voto, no meu entendimento pessoal, e isto não vincula a candidatura nem ninguém vinculado à candidatura, João Noronha Lopes é o meu sentido de voto no próximo ato eleitoral. Não me revejo no projeto dele, não sei o que será o Benfica com ele, não confio a 100% no Benfica dele porque não sei simplesmente o que aí vem, mas é um primeiro passo para a mudança que quero no Benfica. Não obstante ficar de pé atrás, porque efetivamente não tenho a garantia do que será para o Benfica."
"Não dou qualquer tipo de apoio a Noronha Lopes nem a Rui Costa, não há qualquer tipo de aliança com qualquer um. Sou um homem de 50 votos e vou votar em quem quero. Isto não é um partido político, uma seita. Quem está comigo já manifestou vontade de votar em Noronha Lopes, em Rui Costa ou em branco. É para verem o que representamos: o verdadeiro Benfica".
---------------------------------------
... mas dá na mesma um tiro no pé.
Seria inteligente reservar para si o seu sentido de voto. Não o fez. Ficará assim associado ao resultado de Noronha Lopes. Era escusado.
Além disso, mostra não conhecer o seu próprio eleitorado. Há imensos votantes seus que nunca votarão Noronha Lopes e que estão desiludidos com o seu sentido de voto.
Onde estão afinal a responsabilidade e rigor de João Diogo Manteigas quando expressa o seu sentido de voto em alguém em que não confia, não se revê no seu projecto, não faz ideia do que será o SL Benfica de Noronha Lopes...mas vota nisso?
Mais ainda: foi entalado na Assembleia Geral pelos voluntários de Noronha Lopes... mas mesmo assim vota nele. Será Síndrome de Estocolmo? Não faz sentido.
Que tiro no pé, João Diogo Manteigas!
Acaba de hipotecar o seu futuro como alternativa. Ninguém no seu perfeito juízo apoia quem endossa a candidatura oportunista e vazia de Noronha Lopes.



Boa tarde, concordo plenamente consigo Shadows, por acaso tive essa conversa com a minha filha à hora do almoço, dizendo que Manteigas poderia estar a hipotecar a sua própria candidatura no futuro.
ResponderEliminarA. Lopes
Falei com outro benfiquista à pouco que me disse o mesmo sobre ele e a família. O JDM não está a perceber o erro que cometeu.
EliminarNão consigo compreender essa teoria. O JDM a hipotecar o futuro? Que mal fez ele ao Benfica? O dono do palheiro e o actual presidente hipotecaram o quê com 20 anos de porcaria?
EliminarAi Shadows, Shadows, quem te leu e quem te lê!
Mas qual é a diferença? Rui Costa também apoiou Pedro Proença para líder da Federação, dizendo que não apoiava a pessoa em si mas sim o seu projecto (qual projecto?), comprometendo o Benfica, o que ainda é pior, o mesmo acontece a João Diogo Manteigas, que não se revendo no projecto de João Noronha Lopes nem confiando nele a 100%, não está a comprometer o Benfica com coisa alguma, nem tão pouco os que votaram nele que têm total liberdade para tomarem a opção que quiserem nesta segunda volta das eleições, quanto muito, João Diogo Manteigas compromete-se a si próprio (os seus 50 votos) e nada mais.
EliminarEu sei que o cenário ideal e idílico para alguns benfiquistas avessos a mudanças seria haver uma segunda volta entre Rui Costa e LFV, pois assim, fosse qual fosse o resultado do confronto estaria garantido a continuidade do vieirismo.
Esta enorme demonstração de fervor benfiquista, ocorrida em Portugal e um pouco por todo o mundo, batendo um recorde histórico na vida do clube, de pouco ou nada servirá se tudo continuar na mesma como a lesma, e os prometidos ventos de mudança, tão urgentes e necessários, mais não passarão de ligeiras brisas incapazes de levar as folhas do Outono.
Acorda, Benfica!
Namouche
O tipo avança uma candidatura contra o senhor dos 4 anos e uma lágrima, tem o resultado que os iluminadissímos sócios lhe reservam, e está a hipotecar a sua futura candidatura? Que sanha é essa a Noronha? Simplesmente o que Manteigas deixa passar, é que tudo é preferível face à repetição do mesmo. E tem razão.
ResponderEliminarO JDM, se acredita tanto no seu projecto e visão, só tinha que não publicitar o sentido do seu voto. Apelava ao voto mas sem mais nada. Assim fica associado ao voto no Noronha Lopes e ao seu resultado. Mais ainda: ele arrasa Noronha com as suas palavras. Não confia, não se revê...mas vota. Coerência?
EliminarÓ Shadows, quanto mais argumentas mais te enterras! Então conta-me lá o que pensas sobre o apoio de Rui Costa a Vale e Azevedo?! Por acaso ficou associado ao Vale e Azevedo?
EliminarTu é que precisas de coerência!
Nesta situação concreta,preferes lá Rui ou Noronha?
Eliminar...."Onde estão afinal a responsabilidade e rigor de João Diogo Manteigas quando expressa o seu sentido de voto em alguém em que não confia"..., o ainda presidente do Benfica não fez exatamente o mesmo com o Proença? Curioso...
EliminarEstão contentes com este Benfica? Votem Costa.
ResponderEliminarNão estão? Votem na mudança.
Por mim, até no Pateta votava para pôr o vieirismo-costismo na rua .
Manteigas, o vosso génio, ficou atrás de um presidente destituído pela PJ! AINDA assim, teve melhor resultado do que o vosso Gomes da Silva.
Caso o Costa ganhe, não venham com postadelas críticas. Perderam esse direito!
Queres meter o Vieirismo fora e votas no tipo que ajudou Vieira a entrar no SL Benfica? Que está rodeado de quem apoiou Vieira estes anos todos? Que até o Facturas recebia em casa? Mas está tudo louco? Acham que andamos a dormir? Eu quero mudança real e não uma mudança a fingir.
EliminarAh, por isso vais votar em Costa, que é o delfim de Vieira! Que nojeira!
EliminarClaro com Noronha não tem tacho
EliminarEste Shadows é um grande filho da puta.
E Rui Costa não ajudou Vale e Azevedo a ser presidente do Benfica?
EliminarPara ti, as ideias e opiniões não podem mudar. Temos que pensar sempre da mesma maneira, porque evoluir é sinal de traição e sei lá que mais!
Ganha juízo, Shadows e não sejas tão faccioso!
HIPOTECAR o futuro do Benfica, direi mesmo fazê-lo seriamente PERIGAR é a insensatez de insistir em eleger Rui Costa como «Salvador» depois do desastre que foi o seu mandato.
ResponderEliminarÉ isto mesmo que querem, um Benfica POUCOCHINHO?!...
Um clube gigantesco em corpo, mas anão em mentalidade, assim vamos...
Errado. O "salvador" é o outro. Eu não apelo ao voto no Rui Costa, mas também não endosso o candidato do ódio chamado Noronha Lopes.
EliminarÓdio tens tu ao homem, Shadows! Estás no teu direito de não gostar do JNL. Mas daí à tua ausência de critica ao Rui Costa...
EliminarNão vejo 1 único rival preocupado com a eleição de RC.
ResponderEliminarTodos festejam, todos gozam, todos sabem que ficam mais perto de ganhar com a “continuidade”.
O Benfica está podre desportivamente e é chacota. É roubado e fica calado!
É mesmo desesperante sentir que isto é suficiente para a maioria dos sócios.
Realmente, o que me preocupa mais é a opinião de lagartos e andrades...
EliminarA realidade é que a reportagem da TVI sobre JNL resultou. Acham que JNL é um falido.
ResponderEliminarMas vamos então para a lama:
— Footlabs e o apoio a Proença
— 10 Invest e a organização da Eusébio Cup
— Braço-direito e cúmplice do detido
— Trunfo de Vale e Azevedo
Queres mesmo falar do apoio ao Proença? Vamos falar no Nuno Gomes, é isso?
EliminarEssa da 10invest e da Eusébio Cup está por provar.
O detido? O mesmo que fazia panelinha com o FC Porto no Alverca, que levou para lá o Deco, e que mesmo assim Noronha e Vilarinho meteram no SL Benfica?
Então quer dizer que ele aceita vir para o SL Benfica com muito para dar. É mau. Então o Bernardo Silva já é bom por vir no fim da carreira?
Está por provar ?! Ahahha
EliminarE o que dizes do Noronha Lopes está tudo provado, não é ?!
provado estão as coisas que inventas sobre o candidato que não gostas.
Eliminarvai lá votar no rui para poderes hipocritamente continuar a criticar.
e depois os outros é que quanto pior melhor.
Noronha Lopes continua a ter o projeto da competência.
ResponderEliminarEntre todas as candidaturas apresentadas, a de João Noronha Lopes destacou-se não apenas pela seriedade do seu discurso, mas pela consistência técnica e estratégica do seu programa. Era, indiscutivelmente, a proposta mais moderna, mais estruturada e mais consciente das necessidades reais do clube. Ao contrário de outros candidatos que se apoiaram em retóricas de ocasião ou em apelos sentimentais, Noronha Lopes apresentou um plano assente em dados, metas e prioridades, acompanhado por uma equipa com credibilidade profissional e experiência relevante, porventura a melhor de sempre a concorrer aos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica.
Noronha Lopes passou a vida a falar... do Rui Costa. Ou do Theotónio, ou do Nuno Gomes. Do seu programa, explicando o como... nada.
EliminarO Mayer explicou e levou 2,10%, e para mim era o melhor candidato, mas por as pessoas pensaram como tu é que votam no Rui Costa, um dos presidentes mais incompetentes da historia do clube, não que o Noronha seja muito bom porque não é, mas entre manter tudo como está, então há que arriscar, o Vale e Azevdo esteve 3 anos e deo«pois em eleições os sócios disseram não.
EliminarAgora a campanha que tens levado a cabo desde 2020 contra o homem é vergonhosa, mas bom mesmo era o RGS.
Eu pergunto-te a ti e a todos se tivessem no Benfica e tivessem uma proposta de trabalho para ganhar milhões, se pensariam em vocês proprios, na vossa familia ou se rejeitavam e ficavam no Benfica? responde a isso.
Criticas mais o homem do que aqueles que transformaram o clube naquilo que é actualmente.
até 94 tinhamos mais titulos que todos os outros juntos, depois em 30 anos ganhamos 8 campeonatos e 4 taças de Portugal, neste seculo, 11 titulos em 50, supertaça e taça da liga é para fazer de cinzeiro no museu. Quando as pessoas votam em Vieira e em Rui Costa votam nisto, cada vez que votarem neles votam nisto.
VAle e Azevedo deixou um passivo de 80 milhoes de euros, dizem que roubou 6 milhoes, acrescenta mais 10 aos 80 dá 90, qual é o passivo actualmente, mais de 500 milhoes, culpa do João Vale Tudo.
Até o João Vale Tudo foi capaz de mudar, de jogadores e tecnicos consagrados para treinadores e jogadores jovens.
Recebeu um clube na trampa de Damásio, assistencias de 4000 pessoas num estadio de 80 mil, se fez tudo bem? saida de sócios em massa, não fez tudo bem por isso saiu, mas quem veio de pois dele foi uma desgraça igual ou pior a ele, mas mesmo assim deixou o Mourinho a treinador, teve visão que mais nenhum presidente depois dele teve para escolher um tecnico, deixou jogadores como o malogrado Enke, Marchena campeão do mundo pela Espanha, Fernando Meira, Maniche que viria a ser um dos esteios do Porto, mais um oferecido assim como foi o Mourinho, Poborsky, pagou aos bochecos, mas depois de Poborsky ninguem conseguiu comprar um jogador desta magnitude ainda no topo da carreira, Van Hooijdonk, até o João Tomás rendia, Miguel, entregou o clube melhor do que aquilo que recebeu do Damásio, mas ainda hoje tudo o que se passa no Benfica é culpa dele.
O Costa poupou-nos a isso: escrevinhou umas quinze páginas. Não cansou ninguém.
EliminarVocês fizeram uma campanha nojenta contra o Noronha, até a sua honestidade puseram em causa.
100% acordo cm o comentario do Zihuatanejo, inlcuindo as observacoes sobre Vale e Azevedo.
EliminarTambem votei no Mayer. De longe o melho candidato, educado, com valores Benfica, competete, conhecedor do clube co eestrategia definida para coaro clubla em cima outra vez
Boas Shadows,
ResponderEliminarParabéns pelo resultados das eleições e está cada vez mais próxima a reeleição do teu candidato preferido.
Temos que respeitar a democracia e a vontade dos que são chamados às urnas, quer os resultados no agradem ou não. A mim não me agradaram , mas em democracia é assim e no nosso Clube não podia ser de outra maneira.
Como Rui Costa está praticamente reeleito, vamos ter mais do mesmo e se a grande maioria dos sócios assim entendeu, é porque estão satisfeitos com os resultados e o caminho que o Benfica leva.
Espero nunca mais ver lenços brancos no Estádio da Luz. Os sócios é no acto eleitoral que têm que dizer o que pensam e se no acto eleitoral optaram pela continuação, será uma vergonha e uma falta de respeito por si mesmos se ainda forem para lá com lencinhos brancos. Eu que não votei Rui Costa e queria uma mudança, jamais assobiarei ou levantarei lencinhos brancos. Há que aguentar mais 4 anos e nessa altura que digam outra vez da sua justiça.
Quanto ao João Diogo Manteigas que já me tinha desiludido por outros motivos, certamente que escreverias o mesmo se ele dissesse que ia votar no Rui Costa, penso eu de que.
Mas não te preocupes, o teu candidato Rui Costa está reeleito e não é por estas declarações do João Diogo Manteigas que vai haver surpresas.
Mas se queres compensar este tiro nos pés, como dizes, do João Diogo Manteigas, porque não apelas tu que na segunda volta se vote em Rui Costa? Qual é o problema. Já conseguiste praticamente o teu objectivo, agora já não é preciso escalpelizar mais os candidatos, basta apelares agora ao voto em Rui Costa.
E mais uma vez parabéns, parabéns aos vencedores honra ao vencidos.
VIVA O BENFICA!
Que Benfica daqui por 4 anos, vamos ver, mas tomo nota por quem quiseste lá para mais 4 anos.
Jocar, quando eu quiser apelar ao voto num candidato faço. Já me lês à tempo suficiente para saberes que não tenho problemas em escrever o que penso.
EliminarEu tenho idade para ter visto a entrada de várias corjas no SL Benfica.
Eu não voto Rui Costa, não votei nele no fim de semana e não voto dia 8. Mas nunca entregarei os meus votos a Noronha Lopes que não passa de um testa de ferro de um conjunto de pessoas que quer tomar o SL Benfica de assalto.
Tens na candidatura de JNL gente desprezível, que não olha a meios para atingir fins, mesmo que seja destruir seja quem for. Não têm regras, valores e apenas estão preocupados em ter um poiso no SL Benfica.
Noronha Lopes não tem credibilidade no SL Benfica, pois se tivesse tinha arrasado no sábado. O SL Benfica está a ter uma época miserável em termos de resultados, o Rui Costa cometeu imensos erros no seu mandato, mas mesmo assim as pessoas confiam mais nele que no candidato da Comunicação Social. Sim, se viste as transmissões, a campanha encapotada a favor de JNL foi vergonhosa, fora os sms para sócios.
Quero mudança mas não mudar para isto.
E pelo visto, a maioria dos benfiquistas achou o mesmo.
O Noronha não tem, mas o Manteigas, que ficou atrás do Vieira tem. Hilariante!
Eliminar"no candidato da Comunicação Social"
EliminarBastava ver as trombas do Paulo Catarro em direto quase chorava a comentar os resultado do seu querido Noronha
A comunicação social fez campanha por Noronha Lopes? Olha, não dei por nada... Até vi reportagens onde expuseram a sua vida - com verdades e quiçá com muitas mentiras - mas todas a denegrir o homem!
EliminarMas já agora e não posso deixar de dizer isto:
Começaste a tua luta anti Noronha com a acusação de ter fugido. Ora bem, o homem concorreu em 2020. Como não ganhou tratou da sua vida e assumiu compromissos. Não era um ano depois que desfazia tudo e voltava a correr para te contentar.
Mas se consideras que JNL fugiu, então o teu amigo RGS hibernou ou que lhe aconteceu que nunca mais ninguém o viu ou ouviu?! Porque não se voltou a candidatar?
Enfim, Por estas embirrações baseadas em: "Este nem sabe onde é a casa de banho e quer ser presidente" é que o Benfica tem estado entregue a gente muito duvidosa.
Diz o ditado que: "Quem não arrisca, não petisca". E os benfiquistas são uns medrosos cobardes que não são capaz de ter um bocadinho de coragem para arriscar!
A Coragem que Faltou: Anatomia de uma Escolha Incompreensível. A multidão que encheu a Luz no dia 25 de outubro carregava, em aparência, a urgência da mudança. Filas intermináveis, participação recorde, um fervor que parecia anunciar rutura. Dois dias depois, a certeza: os benfiquistas votaram para que tudo permanecesse exatamente como está. Não por satisfação — ninguém celebra derrotas consecutivas ou passivos que ultrapassam meio milhar de milhões. Votaram pela manutenção daquilo que repudiam por uma razão mais perturbadora: porque mudar de verdade exigiria assumir que os últimos dezassete anos foram um erro colossal. E assumir erros dessa magnitude requer uma coragem que faltou.
EliminarPortugal forjou-se como nação de revolucionários conservadores, capazes de derrubar regimes mantendo intactas as estruturas de poder. O Benfica, clube mais representativo desta contradição cultural, confirmou-o brutalmente. Querem mudança, sim — mas uma mudança indolor, uma transição mágica da mediocridade para a excelência sem o trauma de reconhecer cumplicidade. Como se fosse possível alcançar vitórias sem demitir quem se especializou em derrotas.
CARREGA BENFICA
(Sócio desde 1980)
Caro Shadows. Noronha não tem credibilidade. Credibilidade têm Vieira o ladrão comprovado, e o aprendiz Costa, o que assina sem ler os contratos de Vieira, mas assina sabendo ler os contratos com Proença, Eusébio Cup e afins...
EliminarNoronha mostrou o IRS de sete anos de falta de credibilidade. Pelo meio foi eleito uma vez o melhor gestor internacional por um juri fora de Portugal.
Tens provas? Mostra e ajuda o teu Rui Costa, o credível defensor da centralização contra o Benfica debaixo da mesa, e dos comunicados submarinos contra a arbitragem rindo com Varandas que o ridicularizou como Proença.
Falas de gente desprezível na candidatura de Noronha depois de falares em desempregados sem habilitação. A realidade factual comprova o oposto de forma tão devastadora que até incomoda.
Mas dizer que são gente desprezível pode ser o pior que já fizeste até hoje.
Ajuda-te a ti mesmo, e mostra uma prova do que disseste. Uma só pequena e microscópica. Afirmar algo tão forte precisa vá lá de um comprovante do tamanho de um cabelo, vá lá de uma pulga.
Força nisso. Não quero que as pessoas que disseram que o Noronha estava falido, e ele respondeu com IRS de milhões, e o acusaram de campanha suja, fiquem vc notadas com uma acusação novamente sem uma prova minúscula.
Noronha Lopes continua a ter o projeto da competência.
ResponderEliminarEntre todas as candidaturas apresentadas, a de João Noronha Lopes destacou-se não apenas pela seriedade do seu discurso, mas pela consistência técnica e estratégica do seu programa.
Era, indiscutivelmente, a proposta mais moderna, mais estruturada e mais consciente das necessidades reais do clube. Ao contrário de outros candidatos que se apoiaram em retóricas de ocasião ou em apelos sentimentais, Noronha Lopes apresentou um plano assente em dados, metas e prioridades, acompanhado por uma equipa com credibilidade profissional e experiência relevante, porventura a melhor de sempre a concorrer aos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica.
Mas onde anda o Shadows corajoso que apoiou aqui e de que maneira, a candidatura de Rui Gomes Silva, eu também votei nele e agora quer armar-se em neutro?
EliminarMas sabes uma coisa Shadows, por mais que uma pessoa queira mostrar que é neutro, não o consegue e basta ver os ses, as vírgulas, as perseguições e outras coisas.
Dizes que és pela mudança, mas depois dizes que é preferível continuar na mesma. Ah e o tal o damudança não é nada melhor nem mudança. Pois, mas então ficar tudo na mesma é a continuação. E se já aguentaste o Rui Costa estes anos todos, com LFV ou agora sozinho e não desancaste nele um centésimo do que fazes em relação ao JNLopes, por mais pinos que queiras fazer, tu queres que o Benfica continue na mesma e para continuar na mesma só há uma forma, é votar nele e por favor não me venhas com a conversa que ainda não disseste e que não vais votar no Rui Costa, isso é conversa para meninos.
Uma coisa não te podes gabar amanhã, acontece o que acontecer: é que não votaste no Rui Costa. Ou queres seguir o teu colega de blog e dizer que nunca votou no LFV?
Ora, se tu até ficas nervoso com o que disse hoje o Manteigas e nem és capaz de dizeres o que dirias se ele apelasse ao voto em Rui Costa...está tudo dito.
Sim, eu sei que apoiaste e votaste Rui Gomes Silva, mas também sei que votaste no Rui Costa.
E sabes porquê? É tão fácil! Se para ti nestas eleições só houve um alvo a abater, um alvo que nunca governou o Benfica note-se, e poupaste qual OMO lava mais branco o candidato Rui Costa, não precisas de dizer mais nada. Estás no teu direito. Mas coragem precisa-se.
Mas nunca por nunca nos venhas aqui dizer por uns tempos que nunca votaste no Rui Costa. Aliás, sabes que só votando nele derrotas o teu inimigo de estimação.
Já me fazes lembrar aquela cena dos filmes ainda a preto e branco em que a senhora se dirigia ao balcão da tasca e pedia uns pastéiszinhos de bacalhau e navolta diziam-lhe que já não havia, olhe então, são mais dois bagacinhos.
Mais uma vez parabéns Shadows, mas sê mais corajoso, eu gosto de pessoas corajosas e frontais.
O gigante Benfica está apático, hipnotizado na mediocridade reinante no clube há longo tempo.
ResponderEliminarDesde a perda do Pentacampeonato por pura bazófia e irresponsabilidade de Vieira, que o clube se apoucou e, mais grave ainda, normalizou esse apoucamento com o qual passou a conviver bem.
Bem sei que o Benfica lendário está no museu e nos cemitérios onde jazem os que construíram a lenda, mas podíamos aos menos esforçar-nos por honrar essa memória, esse tempo, esses Homens.
Mas não, lá seguimos mascarados de Benfica-Calimero, engravatados de Benfica S.A., um Benfica em Cuidados Intensivos que faz de conta estar na melhor das formas e no melhor dos caminhos.
Que a 8 de Novembro haja um verdadeiro sobressalto de Benfiquismo não acomodado e não anestesiado!
Até o Álvaro Cunhal votou no mal menor.
EliminarO debate no Benfica continua centrado no imediato. Mas o verdadeiro desafio é estrutural: sem uma base financeira sólida e sustentável, o sucesso desportivo será sempre intermitente — e a distância para a elite europeia continuará a aumentar.
ResponderEliminarCom o Rui Costa, o futuro pode esperar. Nunca vamos chegar lá.
A preparação do plantel é cada vez pior.
O desafio do Benfica é, no fundo, o desafio do futebol português: conciliar ambição desportiva com sustentabilidade financeira.
ResponderEliminarEnquanto a maioria dos clubes europeus caminha para modelos empresariais robustos e integrados, Portugal continua a depender do talento e da sorte — duas variáveis que, por definição, não se planeiam.
O Benfica tem agora uma oportunidade rara: usar o debate eleitoral não apenas para escolher uma direcção, mas para repensar um modelo.
Porque, sem uma reforma estrutural, o topo da Europa continuará sempre a ser uma miragem — e o sucesso.
Cuidado, porque vem aí a corja do Noronha, que vai substituir a corja do Vieira e do Costa.
EliminarO Noronha já foi preso pela PJ? Já foi a tribunal responder por algum crime? Já lhe perdoaram 300 milhões de dívidas?
*
Tu apiaste Rui Gomes da Silva, pá! Não tens moral nenhuma para abrir o bico contra quem quer que seja.
Entre 2019 e 2024, os gastos operacionais subiram de 129 milhões para 202 milhões (+73 milhões), enquanto os rendimentos operacionais cresceram apenas 49 milhões (de 132 para 181 milhões).
ResponderEliminarO resultado operacional, que era ligeiramente positivo (+3 milhões), passou para -21 milhões anuais, revelando a erosão da margem corrente. A pressão vem sobretudo de duas rubricas:
• Custos com pessoal, que aumentaram de 77 para 113 milhões (+36 milhões).
• Fornecimentos e serviços externos, que cresceram de 43 para 79 milhões (+36 milhões).
Em apenas quatro anos, o Benfica passou a gastar mais 72 milhões por época em salários e serviços externos, sem ter criado fontes de receita equivalentes. O clube gasta mais, mas não cresce ao mesmo ritmo.
É, mas repara passaste a gastar mais 72 milhões só em serviços externos, mas Rui Costa conseguiu... 1 campeonato em 4.
EliminarDiz lá que não valeu a pena?
Ó Valéria quanto é que o administrador do Noronha vai ganhar em part-time aos fins de semana , uma instituição como o Benfica pode dar-se ao luxo de ter administradores a trabalhar ao fim de semana, é isto que ´organização que o palhaço do Noronha apregoa, quer é taxo o tasqueiro.
EliminarA análise económico-financeira da Benfica SAD mostra que, por detrás dos 34 milhões de euros de lucro e das receitas recorde de 230 milhões em 2024/25, pouco mudou na essência do modelo.
ResponderEliminarO resultado positivo não nasceu de uma gestão mais eficiente, mas de dois factores excepcionais: a participação no Mundial de Clubes, que rendeu 22,5 milhões (17,1 milhões líquidos), e a venda de João Neves, o maior talento da formação, por quase 60 milhões de euros.
Se olharmos para o médio prazo, a fotografia é bem menos favorável. Em quatro anos, o Benfica acumulou 80 milhões de euros de prejuízos, duplicou a dívida líquida para cerca de 200 milhões e viu o seu capital próprio cair para metade.
O resultado é um modelo estruturalmente desequilibrado, onde o crescimento dos custos supera largamente a capacidade de geração de receitas.
É tão legítimo pensar que ele comete um erro a apoiar Noronha (mas não diz para os sócios fazerem mas sim que cada um decida por si) ou que cometeria um outro erro ao não o fazer. É que se ele não o faz e, por exemplo o Rui Costa aumenta ainda mais o bloco de votos que ele e o seu papá Vieira têm (55%) à custa de outros votos, todos vão chover contra o Manteigas e dizer que por conta dele o Rui Costa ganhou, só porque "pôs o ego pessoal" acima do clube.
ResponderEliminarNesta altura dar a entender que necessitamos de uma ruptura é melhor para ele por duas razões. Ao quebrar com o costismo abre portas para ele mesmo no futuro poder ganhar, porque criando-se por fim a ideia de que há Benfica além de Rui Costa, isso permite que um candidato minoritário como ele possa almejar um dia ser eleito.
Por outro lado, se Noronha pode ser um tiro no escuro (algo que não acredito, mas sim que seja um presidente fraco e sem carisma, mas ladrão não creio) de Rui Costa só poderemos esperar que nos próximos anos o clube caia no abismo financeiro, seja intervencionado pela UEFA. De Rui Costa não sairá auditoria nenhuma e o cancro de Vieira aumentará e nem me surpreendia que após se deixar passar esta chance histórica de o derrotar, daqui a 4 anos houvesse outro delfim promovido por Vieira que continuasse nisto por mais 15 anos até o clube dar o berro.
Desculpem, mas quando se tratou de mandar embora o Vale e Azevedo ninguém veio com o discurso que Vilarinho era um tiro no escuro e que ninguém sabia o seu projecto. Mas quando se está à beira do abismo, ou se dá um passo em frente como dizia o outro e se cai de vez com um ex-jogador inapto, corrupto e cobarde que vai vender o clube e ceder em tudo o que Proença quer, ou se arrisca e se muda algo, tendo de se recuar, mesmo que não seja logo para o caminho ideal.
Até porque Noronha não conseguirá governar sem Manteigas que irá bloquear com os votos que tem qualquer tique ditatorial ou gamanço que Noronha faça. O risco de ele ser um novo Vale e Azevedo é mínimo.
Que sugere este blog que se faça? Que votemos em Rui Costa que vai ceder em tudo (esperem até passar a poeira e verão ele a abrir as pernas ao Proença na centralização e nas arbitragens) e vai levar o clube ao abismo ou nos abstenhamos que vai dar ao mesmo, porque ele ganha sempre nesse cenário?
Agora é hora de varrer Costa como se varreu Vale e Azevedo. Se o Noronha for como o vinho de pacote Vilarinho daqui a 4 anos é Manteigas para presidente!
Votei Manteigas e estou realmente desiludido.
ResponderEliminarVou votar nulo.
VF
Percebo a desilusão, caro consócio.
EliminarTambém a partilho.
Mas se votou Manteigas é porque é pela mudança, deduzo. Como eu sou.
Isto tem de mudar. Já.
Não podemos ter mais 4 anos de subserviência a Proença, roubo atrás de roubo, cobardia na comunicação, compras e compras de jogadores, venda ao desbarato do talento criado no Seixal, descontrolo financeiro… e, no final de contas… insucesso desportivo.
Isto tem de mudar. Já. Depois poderá mudar para ainda melhor.
Eu ia era preparando um POST sobre o apoio massivo que aí vem dos apoiantes de Vieira. A coisa está engraçada, é só o que digo.
ResponderEliminarManteigas já ganhou o seu lugar de futuro presidente do Benfica ao apoiar com todas as letras, o seu apoio a Noronha. Agora os apoiantes de Vieira quererem vingar a traição de Rui Costa, ao estilo dente por dente, é que ninguém esperava. Já cresceu o movimento nas redes e... aí, nas casas do Benfica o "bichinho" entrou.
Boa sorte. A primeira parte foi 10 a 0, se não segunda perderem por 11 a 0 l, terão o lugar assegurado na história.
O margarinas é uma falácia que se vai diluir no tempo, com aquela cara de mau fazia melhor figura como secretário do chega.
EliminarE nós, benfiquistas, não desistimos. Nunca desistimos.Não quando é difícil. Não quando parece impossível. Não quando nos querem convencer de que o destino já está traçado. Por isso, no dia 8 de novembro, vamos a jogo outra vez. Vamos para a segunda volta.
ResponderEliminarJoão Noronha Lopes voltou a candidatar-se em 2025 e quase duplicou o número de votantes em relação ao último ato eleitoral que disputou. Isso é, claramente, um sinal positivo da vontade de mudança entre os sócios. Em paralelo, Rui Costa perdeu alguns votos relativamente a 2021, o que pode ser lido como uma ligeira crítica ao seu mandato. Será uma vontade clara de rutura? Não me parece. Mas é, sem dúvida, um sinal.
Também acho que manteigas se estampou quando revelou agora as suas preferências de voto. Até da forma como o fez...basicamente a descascar noronha.
ResponderEliminarBom, depois de se perder tanto titulo possível tivessem contestado esta ou aquela arbitragem para os pôr no sentido e exigir demissões que há muito é preciso no futebol português, é crível que esta época quererão ser um bom bocado mais impetuosos a cada resultado negativo.
A ideia que fica é que enquanto o benfica não tiver uma liderança que meta CS amestrada e arbitragens em sentido, ganhará sempre muito menos que os outros. A lengalenga é assim há 40 e tal anos, mas estas direcções são demasiado justas. Talvez precisemos de ''bestas'' a liderar o clube...já enche o politicamente correto e ficar a arder em titulos de futebol masculino. (e num país decente, a postura natural de rui costa seria exemplar se as regras e dualidade de critérios fossem iguais para todos, mas o nosso frutabol acho que quer mesmo isso...bestas).
Com candidatos destes como JDM ainda nos surpreendemos porque e que Rui Costa teve os votos que teve?
ResponderEliminarPobre SLB que nao consegue que gente a serio, com tudo o que e necessario, se candidate.
Este e que e para mim o grande problema que se mantem ha ja muito tempo.
Votei Manteigas e ouvi as declarações dele. Melhor ter ficado calado. Desilusão completa.
ResponderEliminarEntretanto este blog, assim como todas as redes sociais, vai ficar inundado com os comentários e as fake news dos apoiantes e comissários noronhnistas. Vai ser uma das tácticas fortes deles. E vão pegar na relação de R.Costa com Vieira. Preparem-se para a sujidade que por aí vem.
"Isto", obviamente, não é para publicar. Trata-se, porém, do título do "post" e talvez conviesse pô-lo correcto, de acordo? Então vá lá: diz-se e escreve-se "A" síndrome...". Pronto, acontece...
ResponderEliminarJDM + JNL = 39368 votantes
ResponderEliminarRui Costa = 32896 votantes
JDM teve mais votantes que LFV e fica 3% atrás. Vieira faz uma campanha anti-Rui Costa e agora apresentam-no como solução da continuidade. Tudo isto é muito estranho, mas é o que é.
Em qualquer país do mundo, seria destituído, não se poderia candidatar, e caso o fizesse teria a votação de um Cristovão, mas é o Benfica:
ResponderEliminar"O atual Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, é simultaneamente proprietário ou sócio de várias empresas com atividades relacionadas com o universo desportivo, nomeadamente:
• 10 Invest – Proprietário
• 10 Events – Proprietário
• 10 Sport – Proprietário
• Footlab World – Sócio
Estas empresas operam em áreas como gestão de carreiras desportivas, eventos, apostas, feiras, jogos e lotarias — atividades que coincidem diretamente com as do próprio clube.
De acordo com os Estatutos do Sport Lisboa e Benfica, este tipo de situação constitui impedimento e incompatibilidade, impossibilitando o exercício do cargo de Presidente ou a candidatura a eleições."
Chamam-se «EMPRENDEDORES À PORTUGUESA»...
EliminarAinda hoje falei com o sócio do Sporting e apenas me disse isto:
ResponderEliminar- a minha campanha é pelo R Costa. Todos os que puder influenciar....
Porque será?
O Manteigas acabou de derreter ao sol... vai votar num gajo em que não acredita. Porque sim!?!
ResponderEliminarpior que esta consegue ficar? é cada inocente
EliminarA ilusão de que Rui Costa representa rutura com o Vieirismo desmorona-se perante os factos. Mantém as mesmas práticas de gestão opaca, a mesma relutância em prestar contas, a mesma tendência para rodear-se de mediocridades leais em vez de competências desafiadoras. A única diferença substantiva: Vieira, com todos os seus defeitos e alegadas ilegalidades, pelo menos ganhava alguns campeonatos. Rui Costa nem isso consegue. É Vieirismo sem a única coisa que lhe conferia legitimidade — os troféus.
ResponderEliminarQuando os sócios votaram pela sua continuidade, não rejeitaram o Vieirismo. Aceitaram-no na sua forma mais degradada: todas as patologias, nenhuma das compensações. Títulos nacionais perdidos para clubes em processo de insolvência, eliminações contra adversários de orçamentos ridículos, contratações que somam dezenas de milhões em prejuízos, manutenção de estruturas técnicas comprovadamente incapazes, erosão sistemática da identidade desportiva, crescimento galopante do passivo, afastamento progressivo dos adeptos.
E perante este historial, exige-se que Rui Costa "mostre que quer mudar para melhor". Como pedir a um incendiário que prove que, desta vez, vai usar os fósforos com responsabilidade.
O Preço da Recusa
O síndrome do impostor que aflige Rui Costa é sintoma de lucidez rara: ele sabe que não tem competência para o cargo. Mas a vaidade impede-o de reconhecer publicamente o óbvio. Prefere arrastar o Benfica para mais anos de irrelevância a assumir o próprio fracasso. Os sócios, ao mantê-lo, tornaram-se cúmplices desta escolha consciente pela decadência.
Porque esta não foi uma escolha passiva ou desinformada. Toda a gente sabia. Todos os números estavam disponíveis, todos os fracassos eram públicos, todas as incompetências tinham sido expostas. A escolha de Rui Costa foi uma escolha por tudo aquilo que Rui Costa representa: a gestão desastrosa, os projetos rebentados, o dinheiro desperdiçado, os títulos perdidos, as humilhações europeias. Foi uma escolha pela continuação de tudo isso.
O Benfica não carece de sócios mais respeitosos — carece de dirigentes que mereçam respeito. Não necessita de estabilidade que perpetue a mediocridade — necessita de exigência que force a excelência. Não precisa de perfeição ou garantias de sucesso — precisa apenas de se livrar do fracasso garantido. Não necessita de candidatos sem mácula — necessita de se livrar de um presidente cuja gestão constitui, ela própria, a mácula que mancha a história recente do clube.
Os benfiquistas tiveram a oportunidade de escolher o desconhecido arriscado em vez do conhecido desastroso. Preferiram a segurança da derrota familiar. Não por falta de vontade de mudar — por falta de coragem para assumir que escolheram mal durante dezassete anos. Essa recusa em enfrentar o passado condenou o futuro. E quando, daqui a quatro anos, o passivo ultrapassar os seiscentos milhões e os títulos continuarem a escapar, não poderão dizer que não sabiam. Porque sabiam. Sempre souberam. Escolheram na mesma.
CARREGA BENFICA
(sócio desde 1980)
e o teu é o síndroma do que mesmo, do idiota, da dor enorme de cotovelo, da dor de corno.
ResponderEliminarjdm não é hipócrita ao contrario de ti ele criticou o rui por má gestão portanto não o ia apoiar, mesmo que acha que a outra hipótese não seja a melhor hipótese.
só um idiota hipócrita é que passa a vida a criticar alguém e depois vai votar nele como tu o fizeste, não uma mas duas vezes.
como disse és tão idiota que se a segunda volta fosse o vieira e o jnl ias apelar ao voto em vieira.
Francamente acho a posição do JDM razoável porque sendo sócio do SLB anunciou ir votar, no que do seu ponto de vista é o menor dos males...No entanto não apela ao voto , enunciado as suas multiplas duvidas sobre a candidatura de Noronha Lopes! Extraordinária a cara de pau a dos do Noronha dizendo-se mais Vieirista do que Luís Filipe Viera depois de anos e anos de insultos, acusando-o de tudo, inclusive de ter roubado a candidatura de Noronha por voto electrónico há cerca de 5 anos atrás! Basta consultar as paginas do Serbenfiquista se tiverem dúvidas...Os sócios têm boa memória do que os apoiantes de Noronha disseram e fizeram! Se tinha alguma dúvida da pouca credibilidade da candidatura ela ficou desfeita...Em JNLopes nunca...Pode se candidatar x20 que os meus 20 votos nunca terá...
ResponderEliminarCom esse número de sócio, não tens 20 votos, no máximo terás 10 votos
EliminarCaro anónimo: este era o número de sócio antes da ultima renumeração. Comecei a escrever com ele e continuo a utilizar para me identificar.
EliminarActualmente tenho o número de sócio: 102362. Espero ter ajudado a esclarecer.
Ps: já agora não estás cansado de não ter identidade.?Não achas cobarde escreveres sem identificação? Arranja um nickname para que daqui a 10 anos se saiba o que dizias e pensavas. Segue o bom exemplo do shadows, ou do geração benfica gb...etc.
Caro Sócio SLB n.º 218219, considerando que o que dizes é verdade, então é bom que te olhes ao espelho e vejas quem é Cobarde.
EliminarEstá a esconder-te a traz de um número de sócio que não é o teu, ou seja estas usar indevidamente a identidade de outro sócio.
A última recontagem, segundo julgo, foi em 2015, pelo que já poderias e deveria ter alterado o teu Nickname, se não fores capaz então pede ajuda.
Não vejo utilidade em criar um nickname, porque apenas leio os comentários efetuados neste blog, e comentei apenas nestes caso pela discrepância de votos relativo ao teu número de sócio.
Saudações Benfiquistas
Ou seja, eu afirmo o meu nome de sócio e sou acusado por um anónimo de ser cobarde... Como não adorar o surrealismo! O número de sócio 218219, foi primeiro meu, antes de ser atribuido a outro sócio e como tal não estou a roubar nada a ninguém, mas mesmo assim vou colocar um ex no nome. E tu? No futuro como posso encontrar as tuas opiniões?
EliminarEt voilá...
EliminarCatro Sócio n.º 218219, agora Sócio Ex.n.º 218219/102362. Percebo-o perfeitamente, e você também percebeu, tanto que alterou o seu nickname. Continuo a não ver necessidade de criar um Nickname porque para mim a conversa acaba aqui.
Eliminarcaro anónimo: é tão bom não é! dizer hoje uma coisa e amanhã o contrario...Eu ainda me recordo dos anonimos por aqui serem interditos mas...no minimo exige-se um nick name para que se possa estabelecer um dialogo ao longo do tempo! se de dialogo se trata ...mas percebi que não é isso que o move...só tentar descredibilizar com falsas alegações o outro, pq percebeu que deste lado tem um opositor de determinada candidatura....fique bem!
EliminarJDM faz-me lembrar Vale e Azevedo. Trauliteiro e bem falante, mas sem nunca conseguir explicar como executaria e fianciaria o seu programa extenso.
ResponderEliminarJNL, prvovavelmente o mais fraco e toda a equipa dele.
Pens que RC ira ganhar e e assim ficaremos com um presidente fraco nos proximos 4 anos e incapaz de defender os interesses do Benfica.
Interessante JDM dar um tiro no pé.
ResponderEliminarPortanto o 4º classificado do resultado eleitoral (mas 3º em número de sócios votantes) perdeu e não tem direito a comparecer para votar na 2ª volta com os seus 50 votos. Afirmou que não confia a 100% em João Noronha Lopes mas confia ainda menos em Rui Costa, cujos resultados são os que se vêm... 13 anos a vice-presidente não sabe nada, não viu nada, assinou sem ler porque confia nas pessoas. 4 anos a presidente 1 campeonato, 2 supertaças e 1 taça da liga... Perante um Porto nas cordas e um Sporting pós-Alcochete, que de lá para cá ganhou mais campeonatos do que o Benfica. Despediu por 2 épocas consecutivas o treinador á 4ª jornada a 5 e 4 pontos da liderança do campeonato respetivamente. Modalidades é o que se vê com honrosas exceções ao Basket e ao Futsal em 24/25.
Votei Manteigas por me parecer aquele que melhor representa o Benfiquismo, não concordei com tudo mas nada nem ninguém é perfeito.
Sobre João Noronha Lopes não me enche as medidas, creio que lhe falta algum carisma, no entanto tem uma boa equipa atrás dele, e essa história de gestor mal sucedido é uma fabricação. Não tem no essencial adesão á realidade.
Mais, para quem diz que JNL e o próprio JDM andam á procura de tacho devo recordar que estes candidatos fizeram o seu percurso na sociedade civil, e ambos apresentaram projetos que 90 % dos que aqui comentam não leram.
De resto JDM já está a prosseguir com a sua vida profissional como advogado, e para quem não se recorda defendeu o Benfica no caso E-Toupeira onde a SAD não foi pronunciada.
Rui Costa está á 17 anos no Benfica, 13 a VP + 4 a presidente, e não obstante o benfiquismo que não coloco em causa, não está de borla.
Recebeu até muito acima daquilo que produziu, com o seu mentor a apelidá-lo de preguiçoso entre outras coisas.
Está claramente demonstrado que Rui Costa não perfil para liderar o Sport Lisboa e Benfica, sobretudo quando para além das questões desportivas se vão tratar questões muito importantes como a centralização dos direitos desportivos fruto da mudança da legislação, onde Rui Costa é de uma passividade consternante e sunbmissa, aplicável também á nossa relação com a Liga e sobretudo com a FPF.
Teremos o que merecemos, mas custa-me a aceitar a linha de continuidade e consequentemente de mediocridade que estamos a seguir.
Contudo estamos a democracia e teremos de aceitar e respeitar os resultados sejam eles quais forem.