No post A 15 meses das eleiçoes: Análise ao Cumprimento do Programa de Rui Costa (as 10 medidas) eu referia que "A primeira coisa q espero que futuros processos eleitorais evitem é o "Antropocentrismo presidencial". Logo quando abrimos o manifesto de Rui Costa é um "eu, eu, eu..." fotos dele e só dele e as medidas são 10 porque se notabilizou com o 10. Claramente apelo ao jogador não ao presidente".
Ontem todos ouvimos Rui Costa falar e mais uma vez sobre a actualidade do Clube e a transferência do João Neves - como sempre, abordou tudo com a melhor das intenções mas sem as palavras correctas.
Não contem comigo para insultar o benfiquista Rui Costa. Eu, como Noronha Lopes disse uma vez, penso que o Rui Costa ama o Benfica e teria sempre um lugar na estrutura do Benfica. Porém, discordo em absoluto de quem acha que ele tem perfil ou capacidade para ser Presidente do SLBenfica. Isso não é nenhuma critica à pessoa. Eu também não tenho esse perfil e conheço muitos outros que são muito benfiquistas e não têm esse perfil. Aliás somos muitíssimos mais os que não temos dos que os que temos... e não somos piores pessoas e piores benfiquistas por isso.
Como referiu o Shadows, ao contrário do Noronha Lopes e outros que tiveram receio de perder, Rui Costa teve o mérito de "se chegar à frente", tal como fez Francisco Benitez, quando o Ministério Publico afastou Luis Filipe Vieira do cargo.
Nenhum dos dois, quando se chegaram à frente, passam automaticamente a estar prontos ou preparados. Eu pessoalmente, por esse factor, votei em branco e se todos os que pensávamos assim o tivessemos feito em vez de "escolher um lado", talvez tivessemos forçado uma segunda votação e que outros tivessem a coragem que estes dois, impreparados mas comprometidos, tiveram.
Dito isto, volto ao meu ponto inicial e maior crítica desde que Rui Costa apresentou a sua equipa:
- Liderar o Benfica não pode ser um modelo "Presidencialista". Este modelo de adoração ao lider que fez Pinto da Costa arrastar-se no poder - como todos vimos - por mais de 4 décadas, que Vieira implementou - seguindo os passos autoritários de PdC - e Bruno de Carvalho tentou, é um modelo que em nada beneficia os clubes nem os seus sócios, mas sim os próprios.
Contudo, mesmo que fosse por aí, esse modelo requer um lider forte e dominador dos temas - principalmente os empresariais, que era o que Vieira usava para esconder o seu completo desconhecimento do conceito desportivo e que tanto nos penalizou.
Rui Costa não é um lider forte e não tem uma equipa capaz com ele. Cada dia que passa isso arrasta o problema, aumenta dramaticamente as dificuldades e acima de tudo expõe e humilha Rui Costa a coisas que, mesmo que a intenção dele seja outra (como parece óbvio) acaba por lhe rebentar nas mãos.
Dado que não é tempo de eleições e que antes das mesmas é fundamental que se aprovem novos estatutos para não deixar de fora ninguém que queira apresentar um projecto, a remodelação da equipa de Administração da SAD e dos orgãos sociais é um factor urgente e cujo adiamento só vai prejudicar o Sport Lisboa e Benfica em cada um dos dias que faltam até às eleições de 2025.
Rui Costa foi muito criticado por dizer que não é possível abdicar de 70M€ e depois logo todos se apressaram a exagerar dizendo que estava a estabelecer uma futura bitola, o que obviamente não é verdade. Penso eu, e talvez esteja a ser demasiado ingénuo, o que ele quis referir é que quando se junta uma proposta de 70M por "um jogador não ofensivo" (e não estou a menosprezar a qualidade do João), um salário 3x maior do que que pode auferir no maximo no Benfica (e não estou a dizer que o João forçou nada) a uma necessidade de receitas que o SLBenfica tem por ter feito investimentos mal feitos que está com dificuldade em recuperar... efectivamente é impossivel de abdicar. A transferência do João Neves por 70M é Top5 na posição dele.
Mas não é isso que está sequer em causa. O que está em causa é que ontem era Lourenço Coelho, ou na pior das hipóteses Rui Pedro Braz, que deveriam ter falado do futebol. Nunca o Presidente. São esses que deveriam justificar a estratégia e execução. O Presidente é o responsável máximo mas não pode nem deve ser o único... e quando comunica mal e se deixa entusiasmar pelas boas inteções, pior!
Tal como considerei que na AG, deviam ter saido a terreiro e a falar dos respectivos pelouros Jaime Antunes, Domingos Almeida Lima, Fernando Tavares, Sílvio Cervan e Manuel de Brito, tal como achei que Luis Mendes nunca deveria abandonar assim um cargo sem dizer uma palavra aos sócios e a AG era local, e não os jornais como parece ser o plano, também acho que nesta pré-temporada deveria ser Lourenço Coelho e/ou Rui Pedro Braz, pelos cargos que ocupam a assumir essas responsabilidades, justificações e comunicação - até porque (pelo menos RPB) são melhores comunicadores que Rui Costa.
Pedro Pinto e Rui Costa tinham claramente planeado a comunicação de Rui Costa ontem - prova disso o facto de terem saido juntos e o primeiro ter acompanhado de perto as respostas do Presidente - mas é impossivel controlar o resultado quando depois quem fala não tem preparação e características para o fazer e escolhe as palavras erradas e vai mais longe ou fica mais curto do planeado.
Termino como comecei:
- Tem que acabar o regime presidencialista, do todo-poderoso.
- Tem que haver remodelação urgente dos OE e da SAD, com maior internvenção e responsabilização dos envolvidos. Não pode ser apenas um cargo. Têm que fazer algo e assumir responsabilidades.
Quando mais estes dois temas se arrastarem, pior estará o SLBenfica. mais polarização haverá entre os adeptos... e depois, virá o próximo com a mesma ideia... e voltaremos a ter polarização neste sentido ou inverso e cada decisão, erro ou acerto... será sempre a mesma "guerra", os mesmos ataques, as mesmas trincheiras, os mesmos insultos e a mesma tentativa de definir um muro e que cada um "encaixe" num lado ou noutro. Nunca se poderá elogiar o que está bem e criticar o que está mal se correr o risco de ser "cartilheiro" ou "papagaio".
O Benfica ate por 30M tinha de aceitar...
ResponderEliminarAs finanças do Benfica não estão más.. estão abismais.
Benfiquista a sério
repito : pq não conseguem vender os mancos? a comunicação do SLB é fake e para garotinhos? vendiam 5 mancos e faziam esse dinheiro. já agora para os aleijados: o jogo com o fulham nao foi a continuação do ano passado?
EliminarVERDADES QUE DOIEM... - 1
EliminarNão adianta andar-se permanentemente a enganar os sócios do Benfica, fazendo deles uma corja de labregos e idiotas úteis, que apenas contam no dia das eleições quando vão depositar os seus votos para legitimarem mandatos a direcções incompetentes e irresponsáveis.
Deixem-se lá de truques e de salamaleques, de artimanhas e de mais afins astuciosos, porque se o departamento médico do Benfica fosse uma entidade minimamente séria, rigorosa e idónea - como se esperaria - jogadores como Draxler, Bernat ou agora Renato Sanches - curiosamente todos com a tarimba do PSG, clube satélite para as negociatas de Jorge Mendes - nunca por nunca poderiam levar a chancela de aptos para jogarem no Benfica, mas como no reino da águia começa a valer tudo, por certo que muitos já não vão estranhar estas patifarias e sacanices comportamentais. É caso para dizer: quem te viu, Sport Lisboa e Benfica, e quem te vê, nesta promíscua existência de vida.
A credibilidade de uma instituição centenária como o Benfica, com princípios e valores reputacionais a defender e a preservar, não pode ser atirada ao lixo como qualquer coisa descartável e ser sucessivamente enlameada na praça pública, para níveis de indecoro e indecência, porque na verdade, a mística de outros tempos, tomara ainda um cego vê-la e a glória dos feitos imemoriais, quem dera ainda um coxo apanhá-la.
O atrofiamento competitivo do Benfica é hoje uma cruel realidade e a decadência acelerada da sua cultura de exigência e entrega uma penosa e dolorosa constatação.
Não é razoável nem de bom tom negar ou esconder as evidências factuais e objectivas do momento, quando estas surgem límpidas e definidas à frente dos nossos olhos, tão bem exemplificadas e reflectidas na pobreza franciscana dos títulos e troféus domésticos alcançados, e não se trata de uma análise empírica distorcida da realidade ou de uma embirração gratuita e insistente de teimosia, só porque nos apetece e nos dá jeito, não, é tão só uma conclusão lógica da realidade que não deixa quaisquer dúvidas e nos deve alertar e suscitar as maiores preocupações.
O Benfica, nos últimos 5 anos, só por uma vez foi campeão. A Taça de Portugal, a festa do povo no Jamor, nas últimas duas décadas só por duas vezes a levantámos. A Taça da Liga já nos foge há 8 anos e a Supertaça Cândido de Oliveira, em 46 edições só por 9 vezes a arrebatámos. Mais palavras para quê?...
E o que ainda é mais grave e alarmante, é que toda esta exiguidade de títulos e troféus ganhos resulte num tempo de fortes e avultados investimentos, que desembocaram em contratações ridículas e falhadas, em despesismos descontrolados e desaproveitados, em total ausência de planeamentos e projectos, enfim, num sem número de disparates e absurdos de amadorismo e incompetência sem paralelo.
VERDADES QUE DOIEM... - 2
EliminarReconhecendo-se que Rui Costa é um presidente fraco e frouxo - só comparável a Manuel Damásio de triste memória para todos os benfiquistas - facilmente se põe a jeito de ser comido de cebolada por todos os inimigos do Benfica, e seguindo à letra o ditado dos cobardes: se não podes vencê-los, junta-te a eles, o presidente do Benfica é assim que tem pautado a sua intervenção, agachando-se constantemente às ordens e directrizes vindas da Liga e da Federação, ou subjugar-se aos interesses comerciais e financeiros dos parasitas Joaquim Oliveira e Jorge Mendes.
Tudo isto para dizer, que nem todos os sócios e adeptos do Benfica são tão broncos e estúpidos ao ponto de comerem tudo o que lhe metem à frente, desalinhando claramente das trapalhadas, patranhas e mentiras desta direcção, porque dizer-se - sem o menor pingo de vergonha na cara - que a transferência de João Neves para o PSG por 60+10 milhões de euros, é uma peta de todo o tamanho só para embalar e adormecer alguns incautos que ainda acreditam no pai-natal, ora se o regresso de Renato Sanches faz parte do mesmo embrulho de negócio do João, então o mais correcto e verdadeiro é afirmar-se que são 60-10-6 milhões de euros, pois há que abater os 10 milhões do Renato e os 6 milhões da comissão cobrada pelo empresário-abutre.
Em conclusão, a transferência do João Neves fica em 44 milhões de euros e é essa quantia que vai entrar nos cofres depauperados da Luz. Para quem alvitrava aos sete-ventos, com toda a pompa e circunstância, uma cláusula de 120 milhões de euros, devemos reconhecer que tudo não passava de um fait divers de meras intenções no papel, sendo notório que a montanha não pariu um rato, foi muito pior, abortou uma monumental decepção.
Não foi o João Neves que quis sair do Benfica, ao contrário do que a máquina de propaganda e comunicação do clube nos quer fazer crer, não, a vontade do Benfica vender e de Jorge Mendes embolsar a respectiva comissão era bem maior que a disposição do jogador em fazer as malas. João Neves e outros Joões Neves que apareçam acabarão sempre por ir embora, como consequência directa dos dislates de gestões incompetentes e desgovernadas, e não sairemos tão cedo deste ciclo vicioso.
Mas para os que se regozijam com o regresso do Renato Sanches e com a continuidade de Di María, seria bom que amainassem o entusiasmo e a euforia, pois com tantas vacas-sagradas no plantel a reivindicarem um lugar no onze titular, vai ser o bom e o bonito, e se as coisas descambarem novamente para o torto, não venham depois os apaniguados do presidente sacudir a água do capote e apontar as baterias todas ao treinador.
Enquanto no Benfica houver os jogadores do presidente, os jogadores do treinador e os jogadores do Jorge Mendes, vão sobrar poucas vagas para os jogadores do Benfica e, sobretudo, para os jogadores à Benfica. O que é pena...
Acorda, Benfica!
Namouche
Alias, andamos a desbaratar dinheiro em jogadorzinhos e rodriguinhos que não têm qualidade nem espaço, mas pagamos preço caro.
ResponderEliminarBenfiquista a sério
O problema é que ja sabem que temos o cancro do Mendes do nosso lado.
ResponderEliminarE portanto só nos vendem caro, porque sabem que também vai sair caro, e neste carrosel de lavagem de dinheiro e de notas artificiais que só inflacionam números mas não são verdadeiros, os clubes inferiores depois querem entrar à força cobrando uma venda inicial cara.
O problema é que o dinheiro que saí para eles é verdadeiro e não volta a entrar...
Benfiquista a sério.
o Mendes que é tão amigo dos adeptos burros, não ajuda a vender os mancos pq? ninguem pergunta isso?
Eliminar60 milhoes = 59 387 873.......... o mendes ja tirou o dele? afinal quanto fica? vao gozar com quem é burro............ idioters que pagam quotas e nem sabem p onde vai a guita......
EliminarMais grave, é que depois quem compra já está escaldado de receber gato por lebre
ResponderEliminar.. ainda se lembram do flop Renato e do flop Felix. E por isso já tudo é mais comedido nas compras que se faz ao Benfica.
Benfiquista a sério
Não posso estar em maior desacordo.
ResponderEliminarContinuam a insistir que não se pode abdicar de 70 M : se o Benfica fosse uma empresa em que objectivo é fazer dinheiro para distribuir pelos accionistas todos estaríamos de acordo. Mas o Benfica é um clube desportivo cujo objectivo é ganhar títulos e praticar bom futebol. Nesta perspectiva o que é que o Benfica ganha em trocar o Neves por 53M? Ou mesmo os 70 como falaciosamente andam a dizer? Vai comprar alguém melhor que o Neves? Vai fazer uma equipa melhor? A minha resposta é claramente um não. A estratégia do Benfica tem de ser criar ano após ano uma equipa mais forte e isso só se consegue substituindo os piores por outros melhores nunca vendendo os melhores.
Aliás o próprio Rui Costa mostrou com enzo Fernandes ao insistir na cláusula até ao último dia do mercado.
A outra falsa ideia é que 70 M é muito por um jogador que não tem golo. Isto é outra falácia facilmente desmentida. Nem é preciso falar de casos passados. Ainda este mês o city comprou um defesa pelos 70M . Nem sequer falo do médio do arsenal que tb não tem golo e que há dois anos valeu cerca de 110M. Ou guarda redes por valores semelhantes. Aliás não sei como é que estes expertos opinadores valorizariam um jogador como o backenbauer. Provavelmente venderiam por menos que o Neves.
Enfim. Parece-me que com este tipo de inteligência o Benfica nunca sairã da cepa torta. Nunca com este tipo de de isoes conseguiremos ter uma equipa de nível internacional e dominadora em termos nacionais.
O ano passado a única coisa interessante nos jogos do Benfica eram as constantes excelentes exibições do João Neves que literalmente valia por dois num meio campo muito fraco. O resto era medíocre menos.
Viva o Rui Costa . Viva a sua magnífica inteligência que nos há-de levar á vitória
53M por JoãoNeves onde?
EliminarÉ 60M + 10M + Renato Sanches de borla! Isto é quase 100M
Deixa de ser anti
Entao tu achas que o Renato vale mais de 30M por 1 época?
EliminarDeves beber mais cerveja que o Renato tu
53=60-7 da comissão do Mendes. Quanto aos 10 de bónus fico sentado a ver quando caem se caírem. O Renato vem emprestado por isso não contei nada por ele (se o Benfica o quiser no fim dizem que pagará ainda mais 10M e provavelmente mais uma comissão do Mendes)mas se, como dizem alguns o Benfica paga 1/5 do ordenado então ainda temos de tirar mais 1M. Resta saber se o pagamento é a pronto. Se não for é o Benfica precisar realmente dele para já ainda terá de pagar mais uma comissão de factoring provavelmente de 6% e muito provavelmente a uma firma do mendes(como aconteceu com o j Félix e com o enzo)
EliminarPor isso, caro benfiquista irritado, o negócio até pode ser bem menos que 53M.
Abram os olhos e usem a cabeça: o Mendes está a comer papas na cabeça do Rui Costa e por tabela das nossas benfiquistas sofredores.
ah!ah!ah!
EliminarAinda ninguém sabe o valor da transferência. Nem as metas para a componente variável. Mas toda a gente crítica.
EliminarPassou mais um dia em que o negócio não se concretizou. Porquê? Porque acham?
Não entendem o braço de ferro q está a ser feito para melhorar as condições do acordo?
Claro que não entendem... O pressuposto é a crítica. O resto, vai por arrasto.
E assim se cospe e apelida de “danosa”, aquela que será a 5a maior venda do futebol português, de sempre.
Aí concordo, acordos entre quem vende e quem compra, a "mercadoria" até nem queria sair da prateleira e para meter parte da comissão ao bolso o vendedor até pegou na empilhadora... estamos sempre a ser enganados é comidos de cebolada... Isso já passou a fase de pouca vergonha e já está na fase de sem luta de vergonha na cara(?).
ResponderEliminarRCosta ao continuar com os "RAPA TACHOS" na sua direção de IR-responsáveis e q já vinham dos tempos do PALH€IRO de LFVieira, ou seja MAIS DO MESMO, apenas e só começou a sua "DINASTIA" no Benfica de corda ao pescoço... E antes de ter dado esse passo ñ conseguiu entender BEM, q dessa maneira a corda ñ iria estar de NÓ LARGO mas SIM COM ELE BEM APERTADO...
ResponderEliminarE AGORA a "PANDILHA" Ñ consegue entender o porquê de Ñ CONSEGUIREM ALARGAR esse nó q tanto os tem vindo a sufocar, mas apenas e só por culpa própria... Assim sendo, temo q tenhamos pela frente, infelizmente para os Benfiquistas, + 15 meses de TIROS NOS PÉS, TROPELIAS, ATOS DE MÁ GESTÃO e de "NAVEGAÇÃO" à vista, pois "MÃOZINHAS" para o NAVIO NEM VÊ-LAS...
INFELIZMENTE + 1 vez tenho q o dizer: CADA UM TEM AQUILO Q MERECE, e nós sócios, à imagem do povo Português, merecemos o q estamos a passar, pois somos nós q pomos lá este tipo de gente q está + interessado em defender INTERESSES PARTICULARES em vez de defenderem os INTERESSES para os quais foram eleitos, e quando assim é, "É UM FARTAR VILANAGEM"...
Custa-me como Benfiquista ver ao q o Benfica chegou, e começo a ficar farto de "DAR PARA ESTE PEDITÓRIO" e de me REPETIR, mas o PIOR CEGO É AQUELE Q Ñ QUER VER... ou antes, QUERER VER, QUER... DESDE Q AS COISAS MUDEM SEM TER Q MEXER UMA PALHA...
E PLURIBUS UNUM - ENTRE MUITOS, UM...
Rui Costa parece ainda não ter percebido seriamente que não é presidente de uma «Associação Recreativa», de um «Grémio Cultural», de um «Rancho Folclórico», ou de uma «Trupe Teatral»...
ResponderEliminarQuando se aperceber que foi eleito como Presidente do Sport Lisboa e Benfica pode já ser demasiado tarde...
Ele e quem o ampara sabem muito bem que com umas paletes de gelado, a maioria do maralhar está a bater com eles na testa!
EliminarFico estarrecido com as tretas tão óbvias que esta gente atira para o ar e como há tanta gente que, desde que se ganhem dois jogos de seguida, tudo papam!
É o que temos!
A necessidade de muita gente de colorir um pouco a vida miserável que os políticos lhes impingem dá em aceitar toda a treta, mesmo tão óbvia que se lhes atira!
Barao
EliminarSe o caríssimo é benfiquista, faça o favor de eliminar toupeiral do seu nome. Seja um barão das águias
´Não abdicarei do meu título toponímico, para que sirva de memória à VERGONHA PÚBLICA que o «Vi€ira do Pa£h€iro» fez cair sobre o clube, e dos quais muitos seguidores e apoiantes de «ilusionista burlão» foram cúmplices.
EliminarNunca esqueçamos Vale Azevedo, Vi€ira, Gonçalves & Cia de trastes que infestaram o Benfica e muito prejudicaram o clube na vez de somente e BEM o servirem, como era sua obrigação e DEVER como benfiquistas.
Ainda aguardo a EXPULSÃO, sem remissão possível, do clube desse «artista de f€iras & pa£h€iro$»...
Parece que o Porto encontrou o seu Rubem Amorim depois de se ter desfeito da fera selvagem.
ResponderEliminarDepois de ver este jogo entre os dois colossos do futebol português temo que o meu Benfica tenha de trabalhar muito para não ficar atrás do Braga.
Como nota positiva: os guarda redes de Porto e sporting são tão frangueiros quanto o turbin. Nisso estamos au pair .
100 % de acordo...
ResponderEliminar"Sócio Benfiquista que prefere ficar no anonimato.
Concordo plenamente com o que escreveu.
Juntos somos mais fortes
"A venda de João Neves para o PSG está a suscitar uma discussão que apenas serve o propósito de criar instabilidade no Benfica. Os mesmos que dizem que o regresso de Renato Sanches é uma manobra eleitoralista de Rui Costa, são os mesmos que se escondem atrás de João Neves para atacar a direção e um presidente eleitos por mais de 34 mil sócios do Benfica.
É preciso que um adulto na sala se chegue à frente e pare com este frenesim mediático. O negócio João Neves fez-se porque é bom para todas as partes. Bom, para o Benfica, que tem o seu modelo de negócio montado em cima das vendas que lhe permite ter planteis competitivos. Bom para o jogador, que resolve a sua vida e da família e bom para o futebol português que se continua a projetar como autêntica fábrica de talentos.
A contestação é ridícula e puramente emocional. A saída de João Neves não terá o impacto que se antecipa, na equipa, como as recentes exibições o provam e será resolvida, como sempre acontece, de uma forma coletiva.
O Benfica terá uma equipa melhor que a do ano passado, o João Neves terá um contrato muito melhor que o que tinha no Benfica e, no final do dia, é só isto que interessa. Muita desta discussão, não tem propriamente a ver com o João Neves e com o Benfica. Tem a ver com as eleições em 2025 e com o total desrespeito de uma minoria de adeptos do clube pela esmagadora maioria de sócios que mandatou a atual direção para tomar decisões como a que tanto criticam.
No fundo, manipuladas pelos restos de uma candidatura que perdeu as eleições em 2020, estas pessoas desprezam aquilo que tanto dizem defender. A democracia. Porque, em democracia, o pilar fundamental é o respeito pela vontade da maioria. Se calhar, em Outubro de 2025, está na altura dos Vascos Mendonças, os Pedro Ribeiros, os Manhãs, os Adões e de todos os seus peões digitais, aprenderem mais uma lição. Que, com a maioria silenciosa do Benfica, não se brinca.""
A Gola do Sabry, in Facebook
És tu, Maduro?
EliminarÉ que foi prática recente desaparecer com os votos, dar porrada aos sócios nas assembleias, oferecer lições e depois falar em democracia!
Os planteis competitivos permitiram que os corruptos, em plena era vieirista, nos tenham ontem ultrapassado em títulos!
EliminarQual será a próxima etapa competitiva?
Os PRETORIANOS não ganharam ontem qq Titulo, mas sim 1 TROFÉU...
EliminarE se for titulos?
EliminarO Lawrence equivale uma Supertaça a um campeonato.
EliminarTá bonito.
Se dúvidas houvesse que é dragarto
A pqtp!
Eliminarcomo é que alguém que foi à procura do negocio, porque foi isso que fizemos porque estamos desesperados por fazer mais valias, podia recusar os 60m e só não se vende também o senhor silva porque ele não tem a qualidade que os propagandistas querem vender.
ResponderEliminarpor falar em propagandistas a coisa anda tão má que é copiar e colar a mesma mensagem até à náusea.
"modelo de negócio montado em cima das vendas que lhe permite ter planteis competitivos"
ResponderEliminarBenfica com plantéis competitivos? Os plantéis competitivos do Benfica remontam aos anos 80/90, onde o Benfica era Benfica. Agora os plantéis de competitivo nada têm, não passam de grupos de meninos mimados que servem para lavar dinheiro.
"e bom para o futebol português que se continua a projetar como autêntica fábrica de talentos."
Mais uma falácia vieirista. Ainda só conheço três talentos portugueses que ganharam bolas de ouro e nenhum é da formação do Benfica. Os outros são bons jogadores mas talentos é outra coisa, diferente...
"O Benfica terá uma equipa melhor que a do ano passado"
Todos os anos é esta mentira, parecemos os lagartos.
"Que, com a maioria silenciosa do Benfica, não se brinca."
Eu gostava era de ganhar mais títulos que os outros. O resto são fait-divers.
Nos últimos 5 anos (exatamente aqueles em que vendemos os melhores jogadores pelos valores mais altos e em que fizemos os investimentos maiores da história) e em 20 competições nacionais ganhámos 2 troféus e deixamos o FCP ultrapassar-nos em número de troféus. Surrealmente, os defensores do modelo insistem que é a única maneira de termos um plantel competitivo...
EliminarNão vou escrever mais sobre o desastroso negócio João Neves mas fica aqui um alerta para aqueles que continuam a exaltar as vendas do Benfica e acham que não se pode rejeitar vendas milionárias.
ResponderEliminarO core business do Benfica é a valorização desportiva da equipa e não a valorização financeira. O Benfica tem de ter uma grande equipa em campo e não muito dinheiro nos cofres. O sucesso desportivo é tudo e é através dele que vem a estabilidade financeira e não o contrário. Os títulos e as boas exibições trazem público, trazem sócios disponíveis a pagar mais, trazem publicidade, trazem contratos, atraem mais talentos, trazem mais jogadores consagrados disponíveis por menores custos dão maiores receitas televisivas e dão mercado a jogadores que sem esse sucesso não o teriam.
Para ter esse sucesso é preciso reter os melhores jogadores 3 a 4 anos e ir substituindo anualmente os jogadores mais fracos por outros melhores. Nunca por nunca vender os seus melhores jogadores ao primeiro sucesso por se convencerem que nunca no futuro darão tanto por eles.
O passado recente do Benfica é a prova provada disso mesmo. O que é que ganhámos com os milhões todos das vendas do Félix, do Sanches, do Darwin, do enzo, do dias do Ramos? Continuamos numa situação financeira periclitante e muito poucos títulos ganhámos. Vendemos o Félix e ficámos 3 anos sem ganhar vendemos o Ramos e logo a seguir perdemos e só não perdemos com a venda do enzo porque apareceu o Neves.
O sporting entendeu isso com o varandas e o Porto também com o vilas boas mas o Benfica do Costa não aprendeu nada. Continua alegremente a encher os bolsos do Mendes e fica satisfeito com isso.
Abram os olhos de vez antes que o clube se arruine tendo desperdiçado nos últimos anos vários jackpots que nos poderiam ter dado uma longa hegemonia desportiva e saúde financeira e em vez disso estamos na situação em que estamos por não podermos abdicar de mais uma venda para os jornais.
Oh homem. A estratégia do Benfica está, há muito, definida. Temos fraca receita corrente, pq estamos num país pequeno e num campeonato de Merda. Temos muita despesa corrente, pq pagamos salários altos (e mesmo assim, nada competitivos, quando comparados com equipas das big 5). Além disso, “gastamos” muito, mas muito dinheiro numa estrutura de formação que atletas. Que nos permite, por via de receita extraordinária, compensar a pequenez do nosso mercado.
EliminarÉ isto. Não vendemos porque queremos. Vendemos porque temos de vender.
Não vender não é opção. Não temos perdoes de dívida bancária - isso é só para viscondes. Tb não temos salários em atraso nem dívidas por honrar - isso é nas antas.
Temos o que temos. O melhor modelo possível, para o contexto que vivemos.
Ontem jogou-se a super taça entre verdes e azuis mas eu vi Benfica em todo o lado.
ResponderEliminarO Porto entrou com força como habitualmente e o sporting tremeu como o Benfica costuma fazer. Se o chapéu do damaso tem entrado não sei o que seria. Mas a sorte estava do lado dos lagartos e na primeira vez que vão á balida metem golo. Graças á fera gotejares que meteu medo aos azuis. Então vejo o sporting a fazer 15 minutos á Benfica e o Porto a jogar como infelizmente o Benfica faz contra eles: jogo medroso com baixa intensidade e dando a iniciativa ao adversário; passes errados; jogadores que vão aos pares á queima e são ultrapassado tb aos pares; hipnotização pela bola deixando os adversários livres nas costas e um guarda redes que deixa entrar tudo o que chega á baliza( mesmo assim os nossos espertos comentadores continuam a achar que é o melhor do mundo) . Vejo um Porto á deriva que só para quando a sorte muda e o Porto marca num golo caído do céu porque o sporting jogando num futebol ofensivo de vertigem á Schmidt se esqueceu de defender e acabou com a equipa partida.
No intervalo dá-se a reviravolta. Enquanto o Amorim fazia de Schmidt e não entendia nada do jogo insistindo no erro o Vitor Bruno mostrou que mantinha a qualidade táctica do Conceição e corrigiu os erros adaptando a equipa ao adversário e elevando o moral. Logo o Porto equilibrou o jogo mas só o ganhou porque o novo gr do sporting resolveu dar uma turbinada.
Em resumo o novo central do sporting, com um indiscutível potencial, cometeu mais erros num jogo que o António Silva no ano.
Os dois médios do sporting que gozam de elevada fama e estima dos comentadores da praça jogaram os dois em conjunto menos que o joão Neves sozinho e o Amorim esteve tão mal como o Schmidt nos seus piores momentos.
A sic estava de luto. Na tvi o inefável Luís Vilar berrava contra o Amorim não escondendo o seu humilhado sportinguismo
Trubinada? Aponta aí um frango do tamanho da ponte da Arrábida como o de ontem...
EliminarPorra. Portanto, na Supertaça, tudo o que viu de mal feito, seja pelo Sporting ou pelo Porto… pareceu-lhe Benfica.
EliminarPoxa, que rica depressão.
Estás a tentar uma narrativa mas morres na introdução
Eliminarlol
Vi parte do jogo e não gostei do pouco que vi de ambas as equipas salve se o jogo porque houve muitos golos que é isso que os espectador gostam de ver mas com muitos erros á mistura, no que toca ao Benfica e para além dos erros é sempre o carneiro dos arbitros que nos derrota sempre.
ResponderEliminarNão gostam do Rui Costa mas também não aparece melhor para o cargo temos que aguentar o que temos e cara alegre.
Já estamos dia 4 de Agosto e ainda não há comunicado oficial do Benfica à CMVM.
ResponderEliminarNo transfermarkt, João Neves ainda aparece como jogador do Benfica e Renato Sanches ainda aparece como jogador do PSG.
Verdade.
EliminarO negócio vai acontecer. Já andou demasiado para parar.
O que também se verifica é que todas as partes têm feito finca pé no braço de ferro. Nem o Benfica cede (e bem), nem o PSG cede (e quero que se lixem). Neves parece ser o único que já tem condições fechadas.
Ao contrário do que muito se diz e escreve, aqui e nos jornais, ninguém sabe a razão da demora. Cláusulas de bónus? Opção de compra de Renato? Garantias? Prazos de pagamento?
Ninguém conhece os factos. O que se sabe é que tudo é criticado, apesar de não haver factos concretos para criticar.
Renato Sanches já esteve na bancada com o Fulham. Não há dúvidas que esse negócio está feito.
Eliminaro Benfica é de longe a melhor equipa em Portugal evidentemente que para equilibrar metem-se umas arbitragens encomendadas e aí a comunicação do Benfica é tão má que não defendem o clube e deixam a mdcqt viver do mal que fazem ao Benfica quanto au plantel o RS tem que deixar de fora o Florentino com ele no campo jogamos sempre com 10 lento passes a 3 metros nunca assume o jogo enfim 1 a menos exige aos outros muito trabalho é por isso que o João Neves faz muita falta o pessoal que diz que o Tino na equipa oferece muita segurança nunca viu bola na vida e quando faz um jogo razoável vem logo para aí dizer que o homem é bom se fosse bom já haveria muitos tubarões a querer leva-lo até agora nem um os mesmos que dizem bem do Tino,dizem que o JM é caro estranho e esta hem
ResponderEliminarCaro Artur,
EliminarConcordando com a maior parte do seu texto, deixo uma nota: o Benfica terá o melhor plantel em Portugal, mas não tem o melhor onze. O onze base do Sporting Comercial Português é bastante bom, muito equiparado ao nosso. O FCP é, em teoria, mais fraco. Mas “chega” para todos os clubes pequenos da Liga. Tal como o Braga.
Vai ser, como sempre, um campeonato equilibrado. Não hajam dúvidas. Os 4 grandes estão muito acima dos demais. O título decide-se em pormenores - deslizes, jogos entre os candidatos… e árbitros, sim.
A última do Rui Costa: o Benfica tem de pagar taxas ao psg se for campeão.
ResponderEliminarVende e ainda tem de pagar.
Que humilhação!
Este clube tem as pessoas mais incompetentes a face da terra, títulos é um deserto, os outros com menos orçamento ganham mais que o campeão nacional de vendas, somos o único clube que não passou por fairplay financeiro, e ataques academia. Não conheço mais nenhum clube do mundo que falha hegemonia quando ainda antes desses clubes passarem por isso estava dez anos à frente. Este clube devia ser caso de estudo, como exemplo de tudo que não se deve fazer para não ter sucesso.
ResponderEliminarTanto frisar os 70 milhões
ResponderEliminarQue faz lembrar o Renato Sanches que AINDA HIJE EXISTEM PESSOAS QUE PENSAM E JURAM QUE ELE FOI VENDIDO POR 70 milhões e não os 35 que de facto aconteceu
Vamos aguardar para ver se de facto são 70 milhões ou se existem variáveis
Pq já estão a falar muito em 70 milhões 70 milhões parece que se quer implantar a ideia
Espero que não seja 60 mais 10 como se tem falado
Pq assim a realidade destas declarações e como o autoclismo
Faço de parvo e pergunto : Porquê o Benfica tem de pagar a intermediação? A proposta se é irrecusável veio de alguém por intermédio de um intermediário, certo? Foi isso que ele aprendeu com o dono do palheiro? Já agora o MP que faça o seu papel.
ResponderEliminar