Quando muito se fala, e cada vez mais, do processo eleitoral que se aproxima a pouco menos de 15 meses, gostaria eu próprio de cumprir com a minha bitola que sempre incentivo todos a fazerem: Colocar o foco nas acções e compromissos, nas ideias e visões para o SLBenfica, e falar menos de pessoas. Colocar de parte os ódios de estimação e olhar à credibilidade das ideias, dos compromissos e das equipas que as executam.
Estes exercícios são importantes não só para reforçar a necessidade de um programa credível e publico, mas acima de tudo para que quem se compromete, possa ser julgado pelo que fez ou não daquilo que prometeu.
A primeira coisa q espero que futuros processos eleitorais evitem é o "Antropocentrismo presidencial". Logo quando abrimos o manifesto de Rui Costa é um "eu, eu, eu..." fotos dele e só dele e as medidas são 10 porque se notabilizou com o 10. Claramente apelo ao jogador não ao presidente.
As eleições são para um Presidente, sim. mas votamos numa equipa de Direcção e num compromisso para SAD, que é a mola real do Clube. Estes manifestos eleitorais, têm que refletir o conceito coletivo, a atribuição de competências, etc. É certo que o Presidente é a figura máxima, mas temos cada vez que ser mais responsáveis e votar claramente nas ideias, compromissos, na equipa e na liderança.
Eu sempre assumi e manterei para o futuro: A minha primeira e maior bitola para as eleições são as ideias/compromissos, as respectivas atribuições de competencias da equipa dos Orgãos Sociais e ouvi-los na campanha e as ideias e compromissos dos principais elementos e modelo de Governo da SAD.
Vamos à minha opinião sobre o cumprimento do Programa:
1. O Benfica dos Socios e Adeptos:
A proximidade aos sós manteve-se nula e a ser um assunto recorrente por parte dos benfiquistas.
Mesmo ao nivel da transparencia passaram a explicar-se transferencias, mas pode ir-se mais longe detalhando os dados e comissoes como faz o Sporting.
A auditoria demorou muito tempo e foi comunicada de forma atabalhoada e a tentar varrer para debaixo do tapete factos que ou foram gestão danosa ou foram gestão irregular. Tentar dizer que nao está ali nada vai contra esse compromisso de transparência. Também não foi demonstrado o que foi feito para o evitar no futuro, nao foram responsabilizados envolvidos, nao foram limitadas relações com pessoas / empresas que prejudicaram o Benfica, etc.
Diz tambem que em cada Casa do Benfica tem que estar regularmente quem lidera o Benfica e já todos sabemos que isto não acontecee as casas continuam a ser o parente pobre, a ter visitas para a fotografia quando da jeito e continuam se apoios ao nivel do orçamento do clube, deixadas ao seu próprio destino.
O resto ou são coisas que se repetem nos pontos seguintes (já la vou) ou eram basicamente generalidades que davam para tudo e coisa nenhuma
Opinião NGB: Não cumprido
2. Focar na Liderança Desportiva, Atitude e Valorizar a Formação e Sustentabilidade.
Em dois anos sairam dois jogadores da formação na primeira oportunidade. Logo aí a questao de valorizar a formação apostando na permanencia dos atletas fica claramente por executar e não se vê qualquer indíco que esteja a ser trabalhado algo para que isso se altere.
Começa este capitulo por falar no modelo de gestão que, para mim, é uma das maiores falhas catastroficas desta liderança. Uma equipa má, fraca, sem capacidade. Uma liderança inexistente. A saida de dois pilares fundamentais (CFO e CEO - Miguel Moreira e DSO) sem que nenhum fosse substituido... um desastre a este nivel. Quem substituiu o Paulo Gonçalves, tarde, acabou tambem por sair e quem lidera o futebol, Lourenço Coelho, penso que nunca o ouvimos falar, assumir nada, comunicar aos sócios, nada.
A retenção de talento é uma falácia, devido a contas devastadas no vermelho e sem plano de inversão de ciclo.
O reforço da comunicação e defesa / posicionamento do Clube foi outro elemento que viu absolutamente nenhuma evolução. Refere-se uma comunicação mais próxima, mais emocional mais positiva... e zero.
Que se criaria o Benfica Factory Content, que eu saiba não existe..
Series e documentários saiu o da Youth League nada mais nem se sabe de nada que esteja a ser preparado
Renovação da BTV, zero... e reforço do posicionamento do SLBenfica nas redes sociais é melhor nem falar de tão incipiente que é.
Opinião NGB: Não cumprido
3. Futebol e Modalidades
Ora vamos la ao que o povo gosta. Dizia Rui Costa em 2021 logo a abrir este capitulo que iria ser o inicio da Cidade Desportiva do SLBenfica. Três anos depois, nada avançou nem está previsto que avance.
Sobre o futebol profissional, foi efectivamente reduzido o número de jogadores com contrato e as equipas ficaram mais competitivas, o que se viu numa época de 22/23 muito forte, mas que não se sustentou na seguinte com erros claros na construção da mesma. Ou seja, a sustentabilidade do projecto desportivo não existe.
Tempo para crescer e se afirmar no clube aos jogadores da formação acho que vou passar a frente, mais ainda agora com o caso do Joao Neves a falar por si.
Gostava de ouvir falar sobre a massa salarial do plantel senior que prometeu ir ter um limite global (mas nao invididual, o que é um erro). Não sei que nada tenha acontecido neste caso e parece-me que pelo contrario subiu bastante. mas aqui deixarei o R&C falar por si mesmo.
Quanto ao compromisso de vitórias e de impacto europeu parece claro para todos que isso não foi uma realidade.
Já sobre o futebol feminino, é certo que aqui grande parte das poucas coisas indicadas - e muito genéricas - se verificaram.
Nas modalidades, que parece ser um especial gosto do Presidente eleito e onde continuo a dizer que gastamos demasiado e deviamos fazer uma aposta mais estratégica. a base dos compromissos com as modalidades eram orçamentos sustentavies, liderança nas 5 modalidades de pavilhao, titulos europeus, referencias de atletas e voltar ao ciclismo. Até ver nada disto se cumpriu.
Opinião NGB: Não cumprido
4. Igualdade de Genero e Inclusão
Foi feita a promessa de desporto adaptado que, que eu saiba, não foi levada adiante.
O resto, no ponto eram basicamente generalidades.
Opinião NGB: Não cumprido
5. Ser Referencia Institucional, Social, Desportiva e Economica de Modernidade
Este acho que vou saltar, pois é claramente onde a direcção de Rui Costa falhou totalmente.
Apontam a compromissos de exigencia e nem sequer tem CEO, nem CFO na SAD. "Salvaguarda dos interesses financeiros" e vemos os custos a disparar a um ritmo superior às receitas ordinárias, deixando o clube sem estratégia e refém de receitas extraordinárias permanentemente.
"Sustentabilidade, transição energetica" (sem qualquer plano de ESG conhecido) e "transição digital" sem qualquer evolução.
E isto em falar no compromisso de exigencia interna onde a auditoria deixou a nu diversas inconsistencias e tremenda falhas de processos, controlos e compliance na defesa dos investimentos do clube.
Opinião NGB: Não cumprido
6. Focado no Rigor, Transparência e Sem Polémicas.
Bom, acho que auditoria e os estatutos são dos processos de atestam bem que este ponto não foi sequer tido em conta.
Apregoava-se maior participação da gestão com os sócios, proximidade na convergência e divergência. Esta maior proximidade foi tentada algumas vezes for Fernando Seara mas de forma pouco sólida e com resultados muito discutiveis.
Pressupunha també o Incremento de receitas com o Digital e que eu saiba não ocorreram ou pelo menos eu não tenho conhecimento.
Opinião NGB: Não cumprido
7. Papel do Benfica perante Liga e FPF.
Ja todos sabemos que foi outro falhanço integral. No processo dos direitos televisivos nada foi feito nem com a Liga nem com o Governo para forçar alteração da abordagem. E no caso dos quadros competitivos (que deveriam anteceder a centralização obviamente) nem sequer é assunto.
Opinião NGB: Não cumprido
8. Benfica da Memoria aos ex-atletas.
Isto era um capitulo cheio de generalidades e de bater no peito... não falharam porque tambem nao prometeram.
Opinião NGB: Cumprido na medida em nada foi prometido
9. Infra-estruturas.
A Casa do Sócio nunca saiu do programa.
Avançaram as melhoria internas do estádio, mas não a externa que também fazia parte do programa e essa não teve qualquer evolução.
Estava previsto novo alagargamento do Benfica Campus, mas acho que neste mandato nada ocorreu.
Pouco melhorou nos pavilhoes ou Museu, que eu tenha conhecimento além dos ecrans dos pavilhões.
O Centro de Alto Rendimento e a Cidade Desportiva nem sabemos bem o que é ao cabo e 3 anos.
Opinião NGB: Parcialmente cumprido
10. Reforço da credibilidade nacional e internacional
Aqui continuamos com um presidente, justa ou injustamente, em vias de ser arguido num processo juridico, outros em curso, continuamos sem ser implacáveis com quem nos prejudica e com vários processos cuja defesa dos individuos se mistura com a do clube, envergonhando todos os benfiquistas.
Opinião NGB: Não cumprido
Ora aí está um olhar sobre a floresta em vez da árvore apenas!
ResponderEliminarE pronto é isto.
ResponderEliminarVendemos a joia da coroa por 60M - depois de andarmos aqui com juras de amor e falar em clausulas...
Perdemos contra equipecas da Premier
Ha dias maus para o Benfica
Fellini
é continuar a apoiar, a acreditar, é preciso é união.
ResponderEliminarmaus são os que não estão no clube quem lá esta é só iluminados.
Como se pode verificar da confrontação entre a realidade presente e esse rosário de promessas da Lista A, essa Lista A poderia muito bem ser um tradicional partido político à portuguesa: muita parra e pouca uva, para mais notoriamente mijona...
ResponderEliminarA Direcção de Rui Costa tem sido simplesmente decepcionante. Tem uma última oportunidade nesta época para colocar o Benfica no carril digno do clube. Caso persista nos desmandos, inércias, falta de rasgo, e falência geral dos objectivos do seu mandato, Rui Costa será, como presidente, uma lamentável nota de rodapé no historial do Benfica.
Para que é que interessam essas promessas? Para que interessa o Benfica não ter equipa pá ganhar ao 13 da premier league? Que interessa o Benfica jogar mal e perder?
ResponderEliminarO QUE INTERESSA É QUE TEMOS 70M NO BOLSO!
O parrvalhão nem sequer percebe que desses 70M 15 já voaram e provavelmente os 50M da champions do próximo ano também!
60M . Os 10M de objetivos sao impossiveis.
EliminarDaqui sai os 6/7 M de intermediacao. Ja estamos em 54M. Depois levamos com o Renato que vai dar mau balenario ou vai tapar alguem no 11.
Péssima exibição dos adeptos ontem os brilhantes dirigentes e extraordinário treinador mereciam mais de louvar que o exímio treinador já não tem as mãos nos bolsos tem atrás das costas...lindo
ResponderEliminarNum dia perdemos o Neves e o Neres...
ResponderEliminarBoa! Continua RC! Se calhar o caminho é vender os flops tipo Kocs, Di Maria, Florentino, Morato, Jurasek em vez de tentares vender quem tem qualidade não?
Lord Benfas
Eu até gostava dele e perdoava os seus evidentes defeitos. Mas o crédito de simpatia foi-se. Cada vez vejo mais sonsice , aldrabice, burrice e mentira descarada. A minha única dúvida é se tudo vem dele ou está a ser manipulado por gente na sombra.
ResponderEliminarO que sei é que o Benfica está desgovernado tanto na política desportiva como nas finanças.
Admirei Rui Costa como jogador, e depois do longo tempo na sombra de Vi€ira, tomei-o como apto a liderar o Benfica após a queda do «ilu$ioni$ta de palheiros».
EliminarMas Rui Costa fraquejou logo no começo com a caldeirada requentada que permitiu continuar alapada no clube: resmas de vi€irismo enlatado...
Mais uma do "eu, eu, eu" fresquinha:
ResponderEliminar"Não ESTOU em condições de pagar o que João Felix ainda custa hoje"
Não é NÓS (Benfica), sou EU!
Continuando com o tema "eu,eu,eu", mais uma amostra do nível de respeito e humildade que deve existir seja no desporto como na vida:
ResponderEliminarUm muito jovem atleta, ligado ao Benfica e a quem se augurava grande futuro, deu com os "burros na água" das piscinas olímpicas!
Até aqui, tudo normal. Umas vezes ganha-se, outras perde-se!
Há que estudar o que correu mal, corrigir e seguir adiante.
O problema é quando se dispara para todo o lado como se tudo estivesse feito para prejudicar o atleta.
Piscinas, água, comida, estadia, tudo mal, diz o jovem|!
Mas o que me "mordeu" mais foi esta tirada:
"Acho que mesmo os portugueses podem e devem pedir mais, porque vim aqui como campeão mundial, mas acho que também TEM DE AGRADECER pelo que nós fazemos"
O Clube paga, o povo, através do estado e do COP, paga, e ainda temos que lhe agradecer.
Rapaz, desincha um bocadinho ou não vais longe!
Patético.
ResponderEliminarO teor do post até é bom, mas a avaliação está… pejada de interpretações que revelam ódios de estimação e projeções pessoais.
Nem me vou alongar. Basta ver como se ignorou, por completo, a hegemonia do desporto feminino e a excelente época das modalidades (incluindo a manutenção de todas as modalidades), nessa promessa.
Ou como se conclui “sustentabilidade desportiva” como um fracasso, porque vencemos o campeonato num ano, ficámos em segundo noutro, com uma excelente campanha europeia.
Nem tudo está bom e muita coisa está mal. Há objetivos não cumpridos. A análise é má e enviesada.
Mais lixivia, quem viu este blog e quem o vê, após a situação de venda do Neves, ja vamos em mais posts num curto de espaço de tempo, com lições da treta de moralismo, a tentar mandar areia para os olhos, mais uma vez ontem o Rui Costa acha que andamos todos a comer gelados com a testa, diz ele:
ResponderEliminarNão se pode abdicar de 70m ? Pronto a partir de agora os outros clubes nem precisam negociar , sabem que o Benfica nao pode dizer não a 70m, mesmo que um jogador possa valer mais , sei la tipo, Enzo, porque nao foi pelos 70m? esse que era um ingrato?
E o Neves que era o prototipo à Benfica, nao fazes o mesmo? Deves achar que todos comem o geladinho com a testa!
O + grave disto tudo nem sequer è constatar q a GRANDE maioria dos pontos ñ foram cumpridos, pois roça o ridiculo a maneira como esta gente se continua a arrastar no poder sem ter capacidade para tal...
ResponderEliminar+ GRAVE para mim é a última proeza cometida, lá venho eu "BATER NA MESMA TECLA" + 1 vez, ou seja a venda de JNeves... Esta é daquelas de "CAIXÃO À COVA", mas como estamos num país de brandos costumes toca de apelar ao NACIONAL PORREIRISMO e "NO SE PASA NADA" pois ñ podemos abdicar de 70 Milhões... menos COMIXÕES, menos RSanchez, menos ordenado, menos favores, menos...
É com GRANDE mágoa minha, q constato q apenas uma pequena minoria se consegue aperceber q aquilo q se acabou de fazer é uma das "FACADA$" + graves q se deu ao Benfica e ao Benfiquismo nas ultimas décadas, pois nem sempre o + importante é o DINHEIRO... e o + grave é q a maioria dos sócios e adeptos se deixam ir alegremente na "LADAINHA" desta gentinha, e ñ se aperceba q a venda de JNeves é + um "PREGO NO CAIXÃO" naquilo q devia ser o verdadeiro Benfica à BENFICA, pois ao se perder 1 jogador como JNeves perde-se aquilo q verdadeiramente representava o sentimento e espirito Benfiquista, era isto q o JNeves passava para a Bancada, era uma "COMUNHÃO" q existia entre JNeves e os Benfiquistas e q JM€ND€$ se APRESSOU de destruir para proveito do clube do seu coração... Digam o q disserem, mas Ñ HÁ DINHEIRO Q COMPRE ISSO DE MANEIRA NENHUMA, é a identidade do clube q está em causa e q se vendeu a qualquer preço, e quando esse sentimento e espirito é "TRAFICADO" POUCO OU MESMO NADA pode restar...
Apenas pergunto: quantos anos vai agora o Benfica estar até se encontrar outro jogador, à imagem de JNeves, e q realmente seja BOM em "COMUNHÃO" com os Benfiquistas e com este espirito e sentimento q representa o verdadeiro Benfica à BENFICA e transmitindo isso mesmo para a Bancada???
E, se por SORTE se encontrar, VOLTA-SE A FAZER O M€$MO só porque ñ podemos abdicar de tantos Milhõ€$???
Com este tipo de gente, NUNCA + teremos 1 Benfica à BENFICA... mas ainda sou daqueles q gosto de SONHAR BEM ALTO e... RECORDAR...
E PLURIBUS UNUM - ENTRE MUITOS, UM...