*: editado às 14.10
O presidente de Liga de Clubes apresentou um estudo em Agosto de 2022 que, entre outros pontos, defendia que a Centralização dos Direitos Televisivos em Portugal poderia gerar receitas na ordem dos 275 a 350 milhões de euros.
Nessa altura ninguém percebeu como é que esse estudo (e o próprio Pedro Proença) acreditavam nesse cenário.
Qualquer sucesso estrondoso envolvendo Direitos Televisivos tem de passar pela Ásia, Médio Oriente e/ou Estados Unidos. Tem de ter como primeiro alvo os PALOPs. Europa só não chega!
Mas para criarmos interesse temos de ter uma Liga competitiva e atraente ao espectador.
Como se faz isso?
a) Temos de ter jogadores “bandeira”
b) Os nossos clubes têm de estar nas várias competições europeias e as prestações não podem limitar-se à fase inicial
c) Melhorar a imagem exterior do futebol português
O que tem acontecido na realidade?
Jogadores “bandeira”: Apenas o SL Benfica tem capacidade financeira para ir buscar jogadores de maior nomeada, como se viu agora com Di Maria, mas já se tinha verificado com Aimar ou Saviola por exemplo.
O Sporting aposta na venda dos seus melhores, desbaratando qualquer consolidação de qualidade do plantel. A real situação financeira do clube é sempre uma incógnita, devido aos perdões sucessivos de dívida que tem usufruído ao longo dos anos.
O FC Porto é dos grandes o que está em pior situação. Com mais de 200M euros de capitais negativos, já nem os seus melhores consegue vender como se viu com Octávio ou Diogo Costa. Tem um passivo acima dos 600M euros e sem o dinheiro da Champions todos os anos não tem sequer já fundo de maneio para se manter com os vencimentos minimamente em dia.
Presença nas Competições Europeias: Tirando um ou outro ano com idas aos quartos de final, não se pode dizer que a prestação das equipas portuguesas (falando nos 3 grandes) é suficiente. Não o é.
Olhando para as outras, a situação é miserável. Esta temporada que agora começou demonstra isso claramente. Todas as equipas portuguesas ficaram de fora da Conference League! Todas!
SC Braga e Vitória de Guimarães, sempre tão afoitos no nosso campeonato, perdem com clubes de terceira categoria lá fora.
Ou o exemplo do Arouca, 5º classificado da nossa Liga que é eliminado por um clube da... Noruega.
Ou seja…qualidade a sério, nem vê-la!
Imagem exterior do futebol português: O episódio recente envolvendo Sérgio Conceição é apenas mais um entre muitos ao longo dos anos.
E ao contrário dos comentadores/relatadores nacionais, lá fora os comentadores não têm problemas em criticar as aberrações vistas em campo ou fora dele.
As constantes perdas de tempo com fitas, simulações ou faltas de respeito aos árbitros não tornam os nossos jogos interessantes. Cá para os comentadores do burgo, essas vergonhas são sinal de combatividade das equipas e muitas vezes até elogiadas!
Lá fora, não.
Por tudo isto e mais umas coisas, o futebol português não é um produto atrativo.
Por isso até mesmo um dos países com mais raízes portuguesas como a França não vai ter transmissão dos nossos jogos.
O mesmo com Inglaterra. Outros se estão a seguir.
Aliás, o nosso futebol nem sequer é atrativo para os seus próprios adeptos.
Ainda no fim de semana, vimos adeptos do SL Benfica obrigados a despir a única camisola do corpo, por sinal a do SL Benfica, para poderem entrar num estádio de futebol. Isto com a passividade das autoridades presentes no local.
É este o tal futebol que vai gerar receitas astronómicas? Não.
Pedro Proença é responsável pela grande mentira do futebol português: a Centralização dos Direitos Televisivos vai resolver os problemas dos clubes.
Não vai.
O que vai tornar o futebol português atraente é termos regras iguais para todos.
É termos árbitros e arbitragem geridos por não árbitros e fora da órbita das Associações de Futebol.
É termos Disciplina que decida de forma célere como fez agora com os castigos a Pepe e Sérgio Conceição, mas com sanções que reflitam a gravidade dos atos. Um treinador que já foi expulso 24 vezes na sua carreira e que se recusou a sair de campo não pode ter apenas 1 jogo de castigo.
O que vai tornar o futebol português atraente é proteger os adeptos e não impedir que possam celebrar em liberdade as suas cores.
Pedro Proença é responsável por um embuste que apenas vai penalizar um clube: O Sport Lisboa e Benfica.
P.S.: Então se o sucesso da Centralização é tão evidente, porque nenhum canal nacional quis transmitir o jogo do Arouca?
Tirando o erro da troca Arouca/Braga concordo contigo Shadows. O Benfica não pode ter qualquer ligação com a liga de Proença.
ResponderEliminarentão joga sozinho...isto é de um ridículo..
EliminarO que propões? o que queres? nunca percebí o que realmente se quer aquí? jogar sozinhos? continuar com a dependência dos clubes pequenos em relação aos grandes? nao fomentar a competitividade?
ResponderEliminarMas alguém tem dúvidas que Pedro Proença está destruindo o futebol em Portugal só para proteger os seus clubes amigos
ResponderEliminarPedro Proença na minha opinião é um canalha de tanto querer aos seus dois amigos arruina todo o resto, e já vão quatro países que não querem as transmissões dos nossos jogos, o Benfica tem que ter mão forte nas centralizações dos jogos não,não,e não qualquer benfiquista sabe perfeitamente que não jogámos sozinhos mas mesmo que essa merda do futebol português rebente o Benfica é um clube apetecível em qualquer liga forte europeia já o fcp e sporting tenho dúvidas. Francisco
Se lá fora se estão cagando para a tristeza e bandalheira do chutabol tuga, o SLB só tem de se preocupar em defender o seu espaço intramuros.
EliminarOs outros "grandes" que se organizem, modernizem, para serem mais competitivos e apetecíveis fora de portas.
Em vez andarem é a enriquecer meia duzia de marmanjos e Chico-espertos que gravitam à volta e que só vêem o bolso próprio e no curto prazo.
Ou não esteja o futebol tuga entregue a trolhas e empresários chulos!
O clube do crime organizado envenena este Frutabol há 40 anos. No ano passado seríamos Campeões com 20 pts de avanço, fomos in extremis com 2...mesmo com super-plantel na época de JJ (1ª passagem) e nos anos de Rui Vitória e Lage, fomos sempre campeões á justa, geralmente na penúltima jornada. jogos com o Fruta, escandalosamente roubados, com o Lumiar, a darem porrada de três em pipa, vale tudo. no último SLB-Fruta, este adversário (para eles somos inimigos, na "palavra" de merda do ditador-presidente Corrupto Impune) correram os 90m como loucos, sprints incríveis, ninguém consegue fazer aquele pressing durante todo o jogo, nem o City, Bayern, Liverpool, Barça e PSG Juntos!!! este futebol luso é uma merda, são todos contra o glorioso, se dás 10-0 ao Nacional, aqui del rei, q não há competitividade, q isto e aquilo, tem todos os dias a toda a hora uma propaganda nojenta contra o Glorioso, se vendes, vendeste mal e barato, se compraste, foi caro e desnecessário, tens os inácios e os braguinhas a guinchar q esta saúde financeira não pode ser, se o SLB ganha outra vez, cava um fosso mto grande para os Dragartos falidos...sinceramente, teríamos poucas hipóteses de sermos Campeões, mas pagava MIL€ ou mais por época para ver o Glorioso na La Liga (por óbivas razões geográficas e históricas) ou na Premier League. isto aqui está tudo viciado, ainda agora, a histérica castigada (24 Expulsões...), e conseguiu ver o jogo num camarote e descer aos balneários no intervalo. vão mamar na 5ª pata do cavalo, farto de 40 anos de batota e doping!!!
ResponderEliminarSó falas em merda, deve ser o teu "habitat"
EliminarVai dar banho ao cão Shadows. Contradizeste em todos os pontos enunciados. N se entende o que propões.
ResponderEliminarPura ficção:
ResponderEliminar"Oh Dr. tenho a firme ideia que com a centralização dos direitos televisivos conseguiríamos uma receita entre os 275 a 350 milhões de euros. Será que o Dr. com a sua equipa, obviamente generosamente pago pela Liga, consegue um estudo que confirme esta minha ideia? "
"Mas tem elementos disponíveis sobre os quais nos possamos desde já debruçar?"
"Isso não, apenas conversas exploratórias, mas estou convencido que desde a Asia à América, passando por África, isso então nem se fala, vamos ter um enorme sucesso, além que quer gostemos ou não, o Benfica tem adeptos aos milhões por esse mundo fora, e cá dentro se apertarmos um pouco a torneira em favor dos mais desfavorecidos, a coisa vai lá....."
O problema dos castigos é que eles ignoraram as imagens que todos vimos é apenas ligaram ao relatório do árbitro. Está esperteza saloia só é possível pelo descarado compadrio das autoridades desportivas com o fcp
ResponderEliminarEnquanto se não meterem na cadeia esses senhores não se resolverá nenhum problema de justiça desportiva
Os nossos jogadores-bandeira não passam de candidatos a lar de idosos (Di Maria, Aimar,...) estiveram cá aguardar vagas na 3ª idade. Preocupa-te com o nosso Benfica, que gasta milhões e não joga nada, e onde impera a indisciplina: Di Maria a namorada do outro, etc. Não há quem imponha disciplina e respeito?
ResponderEliminareu não comento um (excremento proença) que sempre roubou o SLB....NOTA...quase de certeza que smite vai encostar o (infiltrado vlako)..se isso acontecer aconselho todos os BENFIQISTAS a estar atentos a noticias vindas do bálneario do SLB para o f .c. porto..porque é ésse o plano B...
ResponderEliminarTão burrinho, que nãoi acredito que sejas de Gaia; com anormais como tu o Glorioso não vai a lado nenhum; joguem futebol, não alimentem teorias bacocas.
EliminarESTES homens, FATURAS GOMES E PORTOENÇA são os RESPONSÁVEIS pelo estado podre que o futebol português atingiu! A missão destes homens é apenas SERVIR o CRIME ORGANIZADO!
ResponderEliminarNão adianta pedir a sua demissão, se os que entrarem, vierem com o mesmo GUIÃO!
É preciso um BASTA, e expurgar o CRIME ORGANIZADO e seus tentáculos de uma vez por todas!
Se sabes tanto do tal crime organizado, conta às autoridades e a nós também, ok?
Eliminaro que estes dragartos Corruptos não suportam é a Grandeza do Glorioso. Então.....desde que nos libertamos da canga da Olivedesportos (empresa de Joaquim Oliveira q deve mais de 700Mios á banca, mas isto já não interessa...) e passamos a ser donos dos NOSSOS Direitos televisivos na LUZ, q esta guerra suja aumentou de tom. somos o único clube em Portugal com Cabedal para tal, valemos mais de metade do bolo televisivo, e querem, á custa do Glorioso dividir isso pela máfia dos clubes satélites do Fruta, clubes com 500 sócios, com médias de 1500 espectadores por jogo, e que ainda nos proibem de usar adereços do Benfica. Tudo uma tanga este Frutabol, em alvalade estava casa cheia...com 37 mil nas bancadas. no último SCP-FCP (época passada) estavam 39Mil num estádio de 50MIL. vão levar no pacote, Vamos ser campeões, rumo ao #39 e rebentar de vez com esta Máfia do Frutabol.
ResponderEliminarUm exemplo de como há mercados onde Portugal tem uma implantação enorme são os PALOP's.
ResponderEliminarEstive uns anos em Angola e atrevo-me a dizer que a "doença" está ao nivel da nossa.
No que ao Benfica diz respeito então não há palavras!
E o que nesse tempo o Clube fazia para manter ou aprofundar os laços?
Nada!
Apesar da popularidade do Mantorras na altura.
Messe tempo eu ainda dava de barato que estando o pulha do palheiro ao leme a política era mesmo a de encolher a popularidade do Clube em favor da dragartagem.
Pelo que (não) leio e ouço nos tempos que correm, a politica deve ser a mesma.
E se o Benfica se c@g@ para esses mercados os outros não ficam atrás.
E depois querem audiências internacionais!
Tá bem, abelha!
Pão
ResponderEliminarDois pontos importantes:
ResponderEliminar1 - Como benfiquista, pretendo que o Benfica defenda sempre os seus interesses próprios.
2 - Como Português e adepto de futebol, considero que a nossa Liga só se tornará interessante fora de portas e efectivamente competifiva quando existirem mais clubes com capacidade financeira para ombrear com os clássicos 3 grandes. Veja-se o que está a acontecer este ano: o Vitória de Guimarães e o Arouca estão já eliminados da Liga Conferência, representando um importante revés para a nossa posição no ranking. Perderam com clubes quase desconhecidos de campeonatos ainda mais periféricos que o nosso e isso é considerado normal. Se o 5º e 6º classificado da nossa liga não tiverem a mínima competitividade, corremos o risco de termos o campeão a disputar pré-eliminatórias da Liga dos Campeões nos próximos 10 anos. O modelo de divisão dos lucros proposto por Proença não será o mais adequado, mas tem de existir uma alternativa que traga mais qualidade aos nossos clubes. Caso contrário, a Liga Portuguesa tornar-se-á numa competição irrelevante a nível europeu.
CF
Segundo os nossos jornaleiros, a Liga Conferência é uma competição maldita! Não acordaram para a falta de competitividade do nosso "futebolzinho". Depois, a meio da época, é o Benfica que devia ter feito mais na Champions para melhorar o nosso ranking!
EliminarIsto já não é Liga Portugal. Isto é e sempre foi DESLIGA PORTUGAL.
ResponderEliminarO futebol português nunca esteve tão próximo da falência como nos últimos anos. Tem um presidente na federação que foi financeiro no clube das quengas e o deixou tecnicamente falido. Tem um presidente da liga que é administrador de insolvências. Teve um presidente da assembleia geral da liga que, para além de ter falido as suas empresas de mobiliário, colaborava com um administrador de insolvências, tendo para além de outros, elaborado os vários planos de recuperação e posteriormente de insolvência de um trolha mafioso mas falido que preside a sad do braga. Veja-se, portanto, a quantidade de falidos que mandam no nosso futebol.
ResponderEliminarCorrecção, gestores de falências!
EliminarE "falidos" apenas para não pagarem a empregados e fornecedores.
E aí entram os "gestores de falências" para dar um ar legal e cobertura ao dinheiro que fugiu para as off-shores.
E a seguir os "falidos" lá abrem outras empresas para sacar subsídios e benesses governamentais até sugarem tudo e abrir "falência" outra vez.
Falidos, são aqueles que se enterram de alma e coração num projecto que por "falência" dum ou mais clientes ou por crises de mercado ficam enterradinhos até ao pescoço e não podem ter nada em nome deles nas décadas mais próximas.
Só lembrar que o Sérgio foi um jogo mais 23 dias de castigo, ou seja mais 3 jogos, só sena 5 jornada,..
ResponderEliminarO Porto teve jogadores bandeira e no auge da carreira, não era reformas douradas a curtir Lisboa, Hulk, James, Falcão, Moutinho, Jackson, Ricardo Carvalho, Maniche, Costinha, Aloisio, Branco, e um sem fim de grandes jogadores....
Concordo com tudo que escreveste, ainda acrescento mais não devia-mos ter representaçao na direcção da liga e o Rui foi lá meter gente, uma vergonha, depois somos roubados e a direcção que faz? Nada... Não temos quem nos defenda... Este ano vão salvar o Porto com o campeonato e o Benfica que faz? Nada.. Ninguém nos defende, nem os nossos paneleiros desportivos... Estamos fod....
ResponderEliminarResumindo: o FC Proença é um fdp ao serviço do FC Porco.
ResponderEliminarNo estrangeiro começaram a cagar na transmissão da Primeira Liga.
A centralização dos direitos televisivos tem na sua base um bom fundamento que é tentar que os clubes mais fracos se consigam aproximar dos clubes mais fortes. Contudo em Portugal em que as discrepâncias são tão grandes entre os 3 mais fortes, não sei ate que ponto isto será viável. Porque os Aroucas, os Gil Vicentes, os Vizelas continuarão a ter 1000 ou 1500 pessoas a ver os jogos, ninguém vai ter muito interesse em dar maior apoios ou patrocinios a estes clubes. O que vai acontecer é que os 3 maiores clubes vão perder alguns € e assim verem ainda mais reduzidas as oportunidades de brilhar na Europa.
ResponderEliminarEntão o Benfica é de longe o mais prejudicado porque é o maior clube português e aquele que mais audiências tem, que mais adeptos move e que mais vende.
Isto em linhas gerais sem entrar em grandes detalhes.
O ponto fulcal é termos um presidente que apoia a maior fraude dos últimos largos anos do futebol português. Um incompetente como árbitro, tendencioso, a quem ainda foi dado o tacho da Liga. O que melhorou no nosso futebol com a ida deste senhor para a Liga? Piorou tudo, tudo!!!!
Mas nosso presidente apoia...quem nos roubou e vai continuar a roubar.
Nem na tribuna da Luz se sentava.
Caros senhores,
ResponderEliminarEu penso ter uma solução para a situação que o nosso clube se encontra. Situação esta se caracteriza por todos os protagonistas do futebol português fazerem uma política de prejuízo do Benfica de forma a garantir que o Benfica tenha algum tipo de concorrência mesmo que isso signifique em última instância a destruição do futebol português.
Eu sou totalmente contra a introdução da centralização dos direitos TV sem garantir primeiro que exista uma instituição que substitua a liga de clubes. Isto é, é necessário primeiro existir uma organização externa que produza os regulamentos ( poderiam seguir o exemplo da liga inglesa), que a disciplina seja igualmente gerida por uma autoridade independente com concelho de gestão nomeados pelo poder político/judicial. E por fim a arbitragem ser igualmente gerida por uma identidade independente desde da sua formação como a continua avaliação da performance dos árbitros, e que os processos de avaliação a cada jogo/performance fossem tornados públicos essas avaliações bem como a pontuação/ordenação dos árbitros também fossem tornados públicos a cada momento de nomeação dos árbitros para cada jornada com as justificação dessas nomeações serem igualmente públicos.
Sem estas reformas estruturais não haveria qualquer forma de existir centralização dos direitos TV.
E para mostrar o total compromisso na introdução destas medidas o Benfica deveria desde já solicitar a Real federação espanhola de futebol o licenciamento para a criação de um clube de futebol para iniciar desde já competir nos escalões regionais em Espanha, nomeadamente a região de Badajoz, de forma que em 4/5 anos esse clube podesse atingir os campeonatos profissionais em Espanha rapidamente.
Pois o decreto lei que obriga a constituição de uma centralização dos direitos tv está fixado para a época 2028/2029 permintindo este tempo que medeia a efectividade do decreto lei até ao dia de hoje que o Benfica fizesse crescer esse clube desde dos campeonatos regionais até aos campeonatos profissionais. Com esta medida garantimos ou aceitam todos os requisitos do Benfica ou o Benfica irá competir no campeonato espanhol.
Cumprimentos.
Shadows, de acordo contigo.Resta confiar na palavra dada por Rui Costa quando recentemente afirmou não aceitar que o Benfica fique prejudicado. Acredito que ou aparece de forma clara a proposta dos 300 milhões , e vamos ver a divisão, ou o Benfica vai continuar a explorar os DT que lhe pertencem individualmente. Nunca percebi porque os restantes clubes, sem os grandes, não avançam sozinhos. Se detém 50% dos DT dos jogos com os grandes terão então um bolo de 150 milhões para dividir...tretas querem é viver com as audiências do Benfica! Ide mamar...
ResponderEliminarCaro Shadows, junta a isso tudo a “rábula” do Huginho Miguel hoje no jogo dos lagartos e diria que 5 tostões vale a nossa liga.
ResponderEliminarRui Oliveira
se fossem só os teus amiguinhos do outro lado da segunda circular que vendem os melhores jogadores não consolidando a qualidade do plantel, alias eles até vendem muito menos do que nós.
ResponderEliminarque a centralização dos direitos televisivos não vai salvar os clube isso estamos completamente de acordo.
que duvido que se consiga muito mais receitas, e muito menos os valores absurdos que se fala, do que o sistema atual isso também concordamos.
agora não foi o proença que aprovou a lei por isso não é ele o responsável.
e não vamos ser só nós os prejudicamos vamos ser os que somos mais prejudicados mas não vamos ser os únicos.