O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Azar de quem não sabe o que é sentir o Sport Lisboa e Benfica!

Avatar
 ●  155 comentários  ● 




Imagem: Facebook Memória Gloriosa


Estádio da Luz, temporada 1991/1992.

O jogo era SL Benfica vs. Sporting CP.

Estavam 100 mil pessoas no Estádio da Luz. 

Como alguém escrevia nos comentários a esta foto:

"Sem "cliente ou turistas", apenas fãs. Sem lugares macados, sem medos nem acusações de utilização de pyro. Sem selfies ou directos para redes sociais.
Apenas o futebol interessava! Long live the real fans! 1904"

Isto não era para amadores, para gente que não gosta de futebol ou nem sequer aprecia o clube. 
Não era para quem não tinha mais nada que fazer ou para dar status a ninguém.

Era para passar frio, para apanhar chuva, para apanhar sol, para suar e apanhar um escaldão...dava para tudo!

Mas estar ali...não se trocava por nada! 

Ver a entrada em campo do Glorioso era emocionante. Sentir as bancadas a tremer com os pés a baterem no betão era impressionante.

Gritar golo no Estádio da Luz era uma honra!!!

Nada afastou os benfiquistas do seu clube. Nem anos sem ganhar nada, nem Damásios ou Vales, nem frutas ou cafés. Nem plantéis destruídos por infiltrados. 

Passamos os anos 90 a ver o Glorioso ser roubado de todas as maneiras possíveis. 

Golos limpos anulados, jogadores nossos lesionados, enquanto do outro lado até fora da grande área defendiam com as mãos.

Gozaram na nossa cara quando arquivaram a prova real de que o FCP tinha pago uma viagem ao Brasil a um dos árbitros mais descarados do nosso campeonato.

Eram os anos em que supostos benfiquistas passeavam nas Antas com Jorge Nuno Pinto da Costa, festejando golos do FC Porto.

Pois todos os que têm memória sabem que o SL Benfica passou anos bons e maus. 

Sabem que o grande segredo da longevidade do clube sempre foi a sua gigantesca massa adepta. 

Sabem que a transparência, a democracia, humildade, o trabalho e a honra eram os pilares do Sport Lisboa e Benfica.

Por isso, metam na cabeça que no NGB defenderemos o Sport Lisboa e Benfica. Só e acima de tudo.

Não queremos saber de A ou B, se isso não defender os interesses do Sport Lisboa e Benfica.

Quem está no clube e na SAD tem que ser o primeiro a cultivar a transparência, a democracia e a honestidade.

Nunca verão no NGB "defesas à andrade" em que se negou o Apito Dourado porque as Escutas foram invalidadas. Defendemos e defenderemos a verdade. 

Queremos que quem nos representa no clube e na SAD esteja acima de todas as suspeitas e não que sejam uma espécie de imitações do que vimos no FCP ou no SCP ao longo dos anos.

Queremos gente com a honestidade de João Santos ou o benfiquismo de Jorge de Brito, só para lembrar os mais recentes.

Quem não tiver interesse em ter dirigentes deste calibre está no clube errado.

O NGB nunca participará numa caça às bruxas a dirigentes do SL Benfica, venha ela de onde vier, em especial da Comunicação Social.

Mas esses dirigentes têm que ser os primeiros a dar o exemplo e a desmascararem/desmentirem quaisquer procedimentos que não sejam "à Benfica!".

O NGB é um blogue de benfiquistas para todos os que quiserem falar/debater os temas aqui apresentados.

Não é o blogue de Rui Gomes da Silva como no passado não era o blogue de Fernando Tavares quando nos deu simpáticas entrevistas ou era o blogue de Bruno Costa Carvalho quando nos deu a honra de responder ao leitores do NGB.

Todos eles são benfiquistas e como tal têm e terão sempre o seu espaço no NGB sempre que quiserem escrever, debater ou até questionar. Essa é a tradição do Sport Lisboa e Benfica!


É com muita honra que continuamos todos os dias, cada um à sua maneira, a defender o Sport Lisboa e Benfica.

Quem ainda defende este monopólio?

Avatar
 ●  21 comentários  ● 

"Nelson Évora e Pablo Pichardo medem força na final da Liga Diamante, em Bruxelas, competição cujos direitos de transmissão televisiva foram assegurados pela Sport TV. Esta sexta-feira, a conta de Instagram Planeta de Atletismo, dedicada à modalidade, criticou o facto da estação transmitir a prova em diferido devido aos jogos de qualificação para o Euro'2020, publicação prontamente comentada por Évora.

"O canal 'desportivo' que detém os direitos televisivos da Diamond League em Portugal não irá transmitir em direto o meeting de Bruxelas, que contará com 15 finais da edição 2019 da Diamond League. Prefere transmiti-lo com duas horas e meia de atraso, em diferido. À hora do evento, o referido canal - que na verdade são 5 canais - irá transmitir emocionantes duelos de futebol (com bastante interesse nacional), como o San Marino x Bélgica, o Escócia x Rússia ou o Eslováquia x Croácia, jogos de qualificação para o Campeonato da Europa (de futebol, claro). 

A Diamond League é a maior competição anual mundial de Atletismo e entre os presentes nas finais de hoje constam dois atletas portugueses no Triplo Salto: Pedro Pablo Pichardo e Nelson Évora. Um deles foi o vencedor da competição em 2018. O outro é um campeão olímpico e mundial. 

A (falta de) cultura desportiva é responsabilidade de todos nós", pode ler-se no post., ao qual o atleta de triplo salto do Sporting respondeu:

"Existem muitas outras coisas que nos frustram. Agora se este caso vos deixa frustrados imaginem a mim que tentei anos a fio divulgar esta modalidade. O futebol é que interessa pessoal não vale a pena chatearem-se", escreveu.

E completou depois, ripostando a outro comentário: "Aqui continuo contra todas as odds... É fixe ver como se coçam depois".

Recorde-se que este é o primeiro confronto entre Évora e Pichardo num grande palco internacional. Em relação a Évora, o objetivo é melhorar os 17,13 m conseguidos no Meeting do Mónaco, a 12 de julho, onde ficou a um centímetro dos mínimos para os Jogos Olímpicos Tóquio’2020 e mostrar que ainda tem uma palavra a dizer, aos 35 anos, no Campeonato do Mundo em Doha." - Record.

----------------------------------------------

Grande parte do monopólio garantido pela SportTV foi garantido com dinheiros que agora iremos todos pagar.

Mesmo assim, não há um responsável desportivo em Portugal que afronte a SportTV ou coloque em causa como é possível a situação descrita acima.

Se a SportTV ou qualquer outro canal não tem tempo para transmitir em directo uma competição então não deveria ter concorrido para a adquirir ou, no concurso, deveria estar especificado que teria de assegurar a cobertura em directo.

É ridícula a protecção de que a SportTV usufrui. 

É como os jogos do SL Benfica. Contratualmente, o nosso clube tem que aceitar qualquer horário, em casa ou fora, que a NOS escolha. E esse horário escolhido pela NOS acautela os interesses de quem? Da SportTV.

Até quando?

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Se o futebol deve ser acessível para todos, que tal começar por aí?

Avatar
 ●  65 comentários  ● 

"O diretor geral da Federação Portuguesa de Futebol, Tiago Craveiro, esteve na Soccerex para falar do trabalho feito no futebol português e considerou "um erro" vedar o acesso televisivo aberto aos jogos de futebol.

"Parte do nosso trabalho deve ser tornar o futebol acessível a todos. Desde o preço dos bilhetes até à sua transmissão televisiva. Por isso, defendo que um jogo da 1.ª Liga devia ser transmitido em canal aberto. Fechar tudo em conteúdos pagos é um erro", defendeu o dirigente da FPF.

Tiago Craveiro abordou ainda as constantes mudanças no negócio do futebol e antecipou que dentro de pouco tempo "as televisões vão deixar de comprar jogos de futebol e poderão ser as grandes empresas a assumir esse papel", para depois os disponibilizarem aos clientes, à semelhança do que já acontece com o mercado da ficção.

A Soccerex, evento que junta ex-jogadores, dirigentes e outros agentes para debater a indústria do futebol, estreia-se em Portugal e, entre quinta e sexta-feira, vão passar por Oeiras nomes conhecidos da modalidade, como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, o antigo selecionador de França Gerard Houlier e os ex-futebolistas Christian Karembeu e Deco, entre outros, espalhados por diferentes conferências e temas que vão desde a forma de liderança no futebol europeu a novas áreas, como os e-sports.

A Soccerex organiza estes fóruns desde 1995, tendo já passado por 19 cidades e 13 países diferentes. Este ano, a organização fez uma aposta em "mercados emergentes no futebol" e já passou também pela China, em maio, marcando ainda presença nos Estados Unidos da América, em novembro. A realização da Soccerex na Europa cabe pela primeira vez a Portugal, com Oeiras a acolher mais de 60 oradores no ciclo de dois dias de conferências." - Record.

----------------------------------------------------

Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro produziu estas declarações hoje.

A lata no futebol português realmente não tem limites.



O fanático adepto do FC Porto acompanha Fernando Gomes desde que este se tornou presidente da Liga de Clubes.

Os dirigentes da FPF, durante anos, até com carros cedidos pelo "universo" de Joaquim Oliveira andavam.

As empresas de Joaquim Oliveira controlaram e mantiveram um monopólio em todos os aspectos.
Ou vamos ignorar também que as viagens da FPF eram da Agência Cosmos?



Também nos lembramos de quem esteve na RTP e negociou(com um enorme prejuízo para a RTP e para o interesse público) a saída dos jogos da Primeira Divisão para a Olivedesportos e SportTV.

Lembro que mesmo perdendo conteúdos como os jogos do SL Benfica na Luz ou a Liga Inglesa nunca nenhum dirigente do futebol português sequer colocou em causa os preços absurdos cobrados pela SportTV, que hoje ainda se mantém.

Sabemos que se o SL Benfica não tem vendido à NOS os seus direitos (com preço de saldo), há muito que a SportTV estaria fechada e todos aqueles direitos estariam no mercado podendo os outros operadores e canais disputar cada um a modalidade que mais lhe interessasse. Beneficiaram todos os canais como beneficiaria o público.

Sabemos hoje que as centenas de milhões de euros que financiaram tudo isso hoje estão "a arder".

Por isso, Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro deveria perguntar é porque os adeptos do maior clube português, que não podem ir ao Estádio da Luz, são castigados com um custo acrescido comparativamente aos outros.

Se o futebol deve ser acessível para todos, que tal começar por aí?

Domingos Soares de Oliveira: desmentido ou demissão

Avatar
 ●  189 comentários  ● 


Chega de andarem a brincar com os benfiquistas.

Foi divulgado hoje que, alegadamente, o SL Benfica pagou também facturas de uma escola privada de um familiar de Domingos Soares de Oliveira. (link)

Depois da história do casamento da filha, debitado ao SL Benfica SAD, isto não pode passar em claro.

Se é mentira, então que DSO venha a público desmentir e todos acreditaremos na sua palavra. 

Se não é mentira, então Domingos Soares de Oliveira deve demitir-se ou ser demitido ainda hoje.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

O plantel até Janeiro

Avatar
 ●  137 comentários  ● 

Este é o plantel, já com o mercado fechado, que vai atacar a Champions e restantes competições.

Guarda redes: Vlachodimos, Zlobin e Svilar

Defesas: André Almeida, Conti, Ebuehi, Ferro, Grimaldo, Jardel, Ruben Dias, Nuno Tavares e Tomás Tavares

Médios: Caio Lucas, Cervi, Chiquinho, Fejsa, Florentino, Gabriel, Gedson, Pizzi, Rafa, Samaris, Taraabt, David Tavares e Zivkovic

Avançados: Raul de Tomás, Jota, Seferovic e Vinicius.

São estes, e mais ninguém, com que teremos de contar nos próximos meses para levar o SL Benfica mais além em todas as competições.

Para trás ficaram os pedidos de Bruno Lage para ter 2 jogadores competitivos por posição.

Ficaram os desejos de 3 ou 4 contratações cirurgicas e de grande qualidade para elevar este plantel a um patamar superior.

Ficou assim por concretizar a ideia de Bruno Lage em ter um plantel curto. São 29 gajos. 

Contrataram-se jogadores à revelia do treinador por fortunas, e pagou-se mais do que se devia por outros por "compensação".

Voltou a dar-se prioridade à carteira de jogadores de Jorge Mendes em vez da prioridade ser suprir as carências do plantel do SL Benfica.

A vontade de ter 2 guarda redes fortes esfumou-se na palhaçada que foi a tentativa de fazer o SL Benfica gastar 15 milhões de euros num lesionado crónico. Até hoje ninguém assumiu que o tenha mandado vir e lhe tenha feito promessas, quando já se sabia que ele não tem condições físicas para cá estar. Ficamos com 2 miúdos no banco de valor muito duvidoso. Esperemos que Vlachodimos não se lesione, porque os Oblaks e Edersons não nascem todos os dias.

Pela enésima temporada consecutiva, não temos um defesa direito de qualidade a começar a temporada. Continua a adaptação de André Almeida, com o jogador a ter como sempre de arcar com as críticas que virão porque essa não é a sua posição. Só que ele joga onde o mandam.

No meio campo, tenta-se fazer de Taraabt um Gabriel, coisa que ele mesmo estando bastante empenhado não é. E como sempre, não será em jogos de menor exigência que se verá a sua real valia. Seja como for, o que esperamos ver no restante plantel é um empenho e concentração iguais às do marroquino. Os tempos do Urban e do Lust parecem ter ficado para trás, para infortúnio de quem bebia à sua conta. Também os tempos em que fazia chacota do clube que lhe pagava o vencimento estão no passado.

Na frente, a aposta não é fazer golos mas criar dinâmicas. Eu sou daqueles velhos do Restelo para quem avançados são para fazer golos...veremos quanto tempo mais Bruno Lage vai manter esta "dinâmica" em campo.

O que espero é que agora aquilo que o nosso treinador tanto apregoa tenha condições para ser concretizada no terreno: todos contarem.

Não quero ver no SL Benfica alguns jogadores de parte, só para os forçar a ir embora ou para mudarem de empresário. 

Não quero ver no SL Benfica vedetas ou atletas de primeira e outros de segunda. Muito menos quero o regresso dos tempos do RedPass Relvado.

Há quem só goste de ver o SL Benfica ganhar se for com o dirigente A ou o Treinador B. Ou ainda com golos do jogador C ou passes do jogador D.

Nós queremos que o SL Benfica seja forte, jogue para ganhar e seja vencedor, não importa quem lá esteja, em TODOS OS JOGOS

Seja com o Vieira, com o Pizzi ou até com o Mendes a escolher os jogadores todos, desde que joguemos sempre para ganhar, tenhamos qualidade, e não repliquemos métodos do Apito Dourado.

Não queremos desculpas que não podemos ganhar sempre ou que temos de saber lidar com o insucesso. A única lição que temos de aprender nas derrotas é que isso não pode voltar a suceder. 

Na Champions não podemos desculpar-nos com os orçamentos do outros porque senão o SL Benfica teria de vencer o Campeonato Nacional todos os anos só com vitórias.

Somos o Sport Lisboa e Benfica!!!

Vamos a isto!





terça-feira, 3 de setembro de 2019

O que aconteceria a Pepe se...

Avatar
 ●  58 comentários  ● 

...fosse alvo de um controlo anti-doping?

Provavelmente nada. Um rapaz sério e atleta de um clube que bebe inspiração no druida Povoix.

Alguém precisa de bilhetes da Manuela Cunha? Pode ir ao 14o andar, SFF.

Que palhaçada é este futebol português!

O que move o presidente do SLB não é o sucesso desportivo. Os números confirmam isso

Avatar
 ●  193 comentários  ● 

É a conclusão a que chegamos.
Não há outra forma de classificar uma gestão que contrata para a equipa B e para os miúdos como se não houvesse amanhã e nega à equipa principal contratações de qualidade superior, andando pelos saldos e pelos restos esperando que um ou outro lá funcionem, para os despachar logo de seguida em mais um negócio apetitoso para os empresários que circulam na Luz.

O que Vieira fez neste mercado é uma réplica do ano do Penta falhado, mas também da temporada passada em que apenas a entrada de Bruno Lage em Janeiro safou a pele de Vieira.

O que realmente move este presidente do SL Benfica não é o sucesso desportivo mas sim todo o movimento financeiro de milhões e mais milhões. 

Daí que o SL Benfica deixou de ter como principal objectivo vencer todas as competições em que entra e passou a ter como prioridade a compra e venda de atletas. 

Este é o SLB de Vieira: o entreposto.
Por isso é que compramos e vendemos o mesmo jogador 2 e 3 vezes como nos exemplos de Chiquinho ou Alfa Semedo.

Por isso é que estavam todos tão convencidos do valor desportivo de João Félix e de Ferro que não jogavam antes de Lage chegar e até íam ser emprestados.

Por isso é que em ano de possível Penta, Vieira combinava por telefone com o Boaventura despachar o treinador ainda em Dezembro e pedia para não dizerem que ele sabia.

Mas a propaganda que diz que nunca estivemos num período tão pujante não faz a mínima ideia do que é o SL Benfica. 

Por isso (muito obrigado Zé!) nada como demonstrar que o SL Benfica, durante o consulado de Vieira, e apesar das centenas de milhões de euros em vendas, não fez nada de especial com a gestão do clube, e com meios imensamente superiores aos do passado.

Nível nacional e contra o FC Porto 

No total temos 86 jogos em casa para o campeonato.

Antes de Vieira tínhamos 67 jogos, com 39 vitórias, 19 empates e 9 derrotas.

Em 19 jogos com Vieira, que está no Benfica desde 2001, temos 8 derrotas, 4 vitorias e 7 empates. 

Em 67 anos perdemos apenas 9 jogos, em 19 anos já perdemos 8.

Antes tínhamos mais vitórias no total de jogos do campeonato 50 contra 49, hoje temos 57 contra 67 vitórias.

Duas vezes o maior número de jogos consecutivos sem vencer: 7 jogos, no tempo do JJ e no tempo do RV.

Tínhamos melhor palmarés internacional, passamos a ter um palmarés muito inferior em termos internacionais, tendo eles mais do triplo dos nossos títulos internacionais ou mais do dobro se contarmos com a Taça Latina.

Para a Taça de Portugal houve poucos confrontos no tempo de Vieira, apenas 5 com 3v para o Benfica e 2d.

A diferença é a final da Taça de 2004, mas em casa no total temos 13 jogos, dos quais ganhamos 10, empatamos 2 e perdemos 1, derrota essa no tempo do Vieira, que permitiu uma reviravolta na eliminatória. Sempre algo negativo associado ao período dos últimos 19 anos.

Em termos de títulos a coisa não melhora, tendo até piorado ou seja eles chegaram a ter mais títulos na totalidade, sendo que nessa contabilidade voltamos a estar na frente, mas só em termos de quantidade não em qualidade, em valor e em prestígio.

Em termos de títulos:

Antes de Vieira: 

Campeonatos: Benfica 30 – Porto 18 

Taças de Portugal: Benfica 23 – Porto 11 

Supertaças: Benfica 3 – Porto 12 (apenas existe desde 78-79) 

Taça da Liga: Não existia 

Títulos internacionais: Benfica 3 – Porto 3 (sendo os do Benfica mais importantes, logo melhor palmarés).

Últimos 19 anos: 

Campeonatos: Benfica 7 – Porto 10 

Taças de Portugal: Benfica 3 – Porto 5 

Supertaças: Benfica 5 – Porto 9 

Taça da Liga: Benfica 7 – Porto 0 

Titulos internacionais: Benfica 0 – Porto 4 

Total antes de Vieira: Benfica 59 – Porto 44, tendo melhor palmarés nacional e internacional.

Total 19 anos de Vieira: Benfica 22 – Porto 28, sendo 4 deles internacionais.

Houve quem falasse que não era correcto analisar assim e que o certo era comparar os 19 anos antes de Vieira. 

Titulos 19 anos antes do Vieira: 

Campeonatos: Benfica 6 – Porto 11 

Taças de Portugal: Benfica 6 – Porto 7 

Supertaças: Benfica 2 – Porto 11 

Taça da Liga: Não existia 

Titulos internacionais: Benfica 0 – Porto 3 

Total 19 anos antes de Vieira: Benfica 14 – Porto 29, sendo 3 deles internacionais 

Se tirarmos a taça da Liga que vale pouco mais que 0, o mesmo que a supertaça(taça à qual o SL Benfica nunca ligou por ter sido criada para dar troféus ao FCP), e resumindo ao que interessa realmente que são os Campeonatos, Taças de Portugal e Competições Internacionais teremos o seguinte: 

19 antes do Vieira: Benfica 12 Porto 21 

19 anos do Vieira : Benfica 10 Porto 19 

Portanto, fica demonstrado que Luis Filipe Vieira, ao contrário do que diz a propaganda paga com o dinheiro do clube, não tem feito nada de especial, como quem sempre acompanhou o clube sabe.

Os da progaganda, na sua maioria, nem sabiam onde era o Estádio da Luz quanto mais o que ganhava ou deixava de ganhar. 

Não se pode esquecer também que o FC Porto durante os anos 80 e 90 teve equipas muito boas, mas sempre sustentadas por uma arbitragem muito pior que no tempo de Vieira no SL Benfica. 

Mas isso, como a foto acima demonstra, eram tempos em que, nas palavras do próprio, era homem do círculo de confiança de Pinto da Costa.

Mesmo assim, o SL Benfica fez a dobradinha no ano em que foram campeões europeus com uma  frente de ataque deles com Futre, Gomes e Madjer. 

Aquilo a que temos assistido nos últimos 3 anos em especial é um desinvestimento na capacidade desportiva do SL Benfica sem precedentes nos últimos anos.

E coincide com a altura em que o FC Porto mais precisa de vencer sob pena de cair, definitivamente, num abismo pior que o do Sporting.

A única lição que Vieira deveria aprender não é a das derrotas com o FC Porto mas sim a de que a maior força do SL Benfica durante toda a sua história sempre foi a do foco nas vitórias em campo.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Se isto não é sabotagem, o que será?

Avatar
 ●  135 comentários  ● 

"Luís Filipe Vieira salientou o facto de o Benfica ter estado estado calmo no último dia de transferências, lembrando a experiência do passado e frisando que o projeto de aposta no Seixal não permite determinado tipo de investimentos.

"Demonstrativo de que passámos ao lado [da agitação do último dia]. O plantel está fechado, não vale a pena transformarmo-nos, tenho a experiência de há uns anos, no último dia era uma feira de entradas e saídas de jogadores e não entramos mais nisso. Com este projeto nem o fazemos, não vamos atraiçoar o que pensámos fazer. Um ou outro jogador podia ter saído para rodar mas entendemos ficar com este plantel", disse o presidente encarnado após a Gala Quinas de Ouro 2019." - Record.

Vamos ver onde vão parar os mais de 200 milhões de euros.

É uma palhaçada o SL Benfica não assumir um reforço grande da competitividade da equipa com vista à Champions.

Pena que não tenha dado as caras na semana passada quando perdemos em casa com o FCP. Agora já foi fácil não é?

Vieira repete o que fez no ano do possível Penta. Se isto não é sabotagem, o que será?!

A diferença de critérios é gritante. Lembra-se disto? Setembro de 2018.

Avatar
 ●  18 comentários  ● 

Exclusivo: A vergonha dos tempos idos está de volta?, por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  111 comentários  ● 



QUE VERGONHA!

Comecemos pela vergonha que foi a expulsão, no 1.º minuto de jogo de ontem, no Dragão. 

Poderíamos continuar pela quase vergonha que foi a 2.ª expulsão, ao minuto 79, ... no Dragão!

Haverá outras razões ... mas “aquilo” é que também deveria preocupar os que andam sempre com o discurso da “defesa do negócio e da indústria do futebol” na boca!

Com “aquilo” é que se deveriam preocupar.

Embora - e não tenho medo de o afirmar - se não tivéssemos perdido o jogo na Luz ... aquelas expulsões nunca teriam acontecido!

Sentem-se confortáveis ... e julgam-se senhores do mundo!

Há tempos do futebol português que espero não tornar a ver nem posso pensar que seja possível voltarem, mas depois de ontem ver o que vi...o que achar?

LEVANTAR A CABEÇA 

Segunda feira, 36 horas depois do clássico em que perdemos um jogo ... de uma forma como já não via, há muito, o Benfica perder, ... Luís Filipe Vieira pediu ao plantel para levantar a cabeça.

Ora, quem é hegemónico, quem anuncia, na publicidade e no discurso, essa mesma hegemonia no futebol português, não se pode preocupar tanto com uma derrota. Não há equipas perfeitas nem treinadores perfeitos.

A não ser que veja nela todo o contrário do que essa mesma máquina de propaganda não se cansa de anunciar...

E não sendo - como se provou em Braga - só precisamos de jogar ... à Benfica!

LIGA DOS CAMPEÕES: GRUPO EQUILIBRADO?

Zenit, Lyon, Leipzig ... eis o que o sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões nos ditou em sorte.

Para quem anunciou ... há poucos meses, a vontade de ser Campeão Europeu (com o Seixal ... já lá iremos), este seria o grupo ideal para começar a construir esse sonho!

Seria!

E qual foi a reação de quem tem a seu cargo a comunicação oficial do Benfica (posição depois repetida por Bruno Lage)?

A de que este grupo é um grupo equilibrado! Grupo equilibrado quererá dizer ... grupo complicado.

Importam-se de repetir?

Equilibrado (ou complicado) para quem?

Talvez seja por isso que - apesar de Luís Filipe Vieira dizer que quer ser Campeão Europeu - as casas de apostas, nem na primeira metade da tabela dos favoritos colocam o Benfica!

Vale o que vale ... ou traduzido para o que nos interessa ... assim não vamos lá!!

MELHOR DA SEMANA: VITÓRIA EM BRAGA, POIS CLARO!

Há uma semana falávamos do medo que nos tinha causado o jogo com o Porto na Luz.

Ontem, afinal, passou o medo, com alguma felicidade à mistura!

Felicidade num 1.º momento, num jogo em que fomos “capazes” de esbanjar tantas e tantas oportunidades!

O que conta são os 3 pontos!

Eu sei que não era um jogo difícil, tipo em casa com o Rio Ave, mas sempre são 3 pontos ... em Braga!

PIOR DA SEMANA:

a) OS JOGADORES QUE ROUBAMOS AO BRAGA 

O Braga, mais uma vez, fez questão de desafiar o Benfica!

Preferindo deixar quase 1/4 do Estádio vazio do que fazer receita, vendendo esses lugares a adeptos ... do Benfica!

E vendendo não tantos bilhetes, para o jogo de ontem, como os que poderíamos desejar - a preços acessíveis - e outros nada acessíveis (a 93 €).

E porque será assim?

Por opção do Braga, é verdade!

Mas, também porque - vá lá saber-se porquê - qualquer jogador que interessa ao Braga, tem sempre a concorrência do Benfica.

O que poderíamos compreender se fosse por ... boas razões!

Mas, vendo bem, andamos a agravar as nossas relações com o Braga, por causa de jogadores - então do Leixões - como Pedro Henrique e Bernardo Martins (este, meia época, depois, “oferecido” já ao Paços de Ferreira).

Ou por causa de Cádiz, então do Vitória de Setúbal, que, apesar do azar na pré-época, acabou emprestado (para já) ao Dijon!

Ou, ainda, por causa de Guilherme Schettine, jogador do Santa Clara!

A pergunta, óbvia, será sempre a mesma: presumindo que não será para ajudar uns amigos armados em empresários, porque será?

b) MORATO

Não, não vou falar do jogador em si nem, sequer, do futuro que não sei qual será !

Nem o comparo - para já - a alguns dos que referi antes.

Mas será que alguém me poderá explicar porque é que o Benfica - que anuncia aos 4 ventos ter, no Seixal, tudo o que precisa para a equipa principal - continua a comprar sem critério nem nexo?

Para o eixo central da defesa temos Ruben Dias e Ferro, e ainda Jardel, Conti, e os que jogam na equipa B e na Sub 23.

Pois eis que chega Morato ... para a equipa B.

Do que sei, Morato nunca jogou na equipa principal do São Paulo, nem nunca foi internacional.
Joga - apenas - na equipa sub 20 do São Paulo e custou ... 6 milhões de euros (por 85/% do passe).

Há, de facto, “Brunos” a mais no futebol português!

Os dos outros ... e os “nossos” (que - afinal - são só “dele”)! Não entendem? Pois esse é o mal.

O MEU BENFICA: NUNCA VENDERIA JOÃO FÉLIX!

Pergunta recorrente que me fazem é sobre o que faria diferente, se fosse Presidente do Benfica.

Tanta coisa me vem à cabeça mas, nos últimos tempos, uma só bastaria para ... fazer a diferença!

Uma só!

Não venderia, nunca, João Felix!

A sair, sairia sempre pela cláusula, sem um euro de desconto, sem um minuto de negociações, sem um euro de comissões!

Sem falar de salários - que quem entrou ... por causa da sua saída ... ganha mais, em conjunto, do que João Félix alguma vez ganharia - façam lá as contas, comigo!

Dos 120 milhões que recebemos (aceitemos como bom que tudo o que nos vier a custar a operação de financiamento da sua venda será por conta do At. Madrid) 12 milhões foram para comissões de um empresário (que ... sublinhe-se, a acreditar na palavra do Presidente do Benfica, ... fez o que o Benfica não queria).

Se não tivéssemos vendido João Félix, não precisaríamos de comprar RDT, grande jogador de uma equipa da 2.ª divisão espanhola, por 20 milhões.

Nem Vinicius - embora sobre este, um dia, descobriremos que nunca o devíamos ter comprado ... qualquer que fosse a razão) - por 17 milhões.

Como também não compraríamos (se não houvesse, por aí, outras”lógica”) Cadiz por 2,5 milhões, mais os 10% da comissão!

Pressupondo que aquelas duas compras foram, também, feitas com a tabela que, agora, é aplicada no Benfica, teremos pago mais 3,7 milhões em comissões.

O que significa que - de facto - João Félix não saiu por 120 milhões.

Saiu - até ver, se não formos vendo, por aí, outras coisas - por 120 milhões menos 12, menos 20, menos 17, menos 2,5, menos 3,95 (de comissões de compras).

Ou seja por 120 milhões menos 55,45 milhões.

Isto é ... vendemos - na prática - João Félix por menos de 65 milhões de euros.

Para além de ninguém, no seu juízo normal, nos tempos que correm, poder vender um jogador daqueles por esse valor.

Muito menos quem goste do Benfica ... 

Em vez de estarmos a construir uma equipa para a Europa ... estamos a dar sinais à Europa que somos apenas formadores sem qualquer outra ambição.

E aos jogadores que todas as semanas envergam a camisola do Benfica que o limite da ambição desportiva deles é saírem na primeira oportunidade!

Só isto bastaria para querer que o Benfica mudasse de rumo!

Mas há tantas razões ... milhões de razões ... falaremos nelas nas próximas semanas.

Hoje fecha o mercado. Finalmente quem gere o Benfica pode deixar de andar preocupado.

Uma vitória oportuna

Avatar
 ●  66 comentários  ● 

Depois da miséria a que assistimos na Luz na semana passada, este jogo era encarado como muito importante para o futuro imediato da equipa.

Sabíamos que o Braga vinha de um desgaste grande e que não tinha dois jogadores importantes. E sabíamos que quem o treina é Sá Pinto, que até com o Sporting perdeu.

E o jogo foi mesmo de um sentido. Praticamente só deu Benfica.

Precisávamos desta vitória e ela apareceu.

Taarabt destacou-se pela positiva bem como Pizzi, cujos jogos de eleição são mesmo estes. Pena é que o palco principal de um clube como o nosso ser outro e não os jogos de bater em mortos.

Vimos o regresso de André Almeida com o puto Tavares relegado para a bancada e não para o banco. Lage bem pode dizer que não deixa cair ninguém. Não explica é como corrige o erro de meter o puto a defesa direito, queimando-o, e agora nem no banco ficou...

O que Lage não consegue justificar é como Seferovic continua como titular quando temos no banco alguém por quem pagamos 17 milhões de euros.

Muito menos Lage conseguirá justificar como os nossos avançados não marcam golos, que é para isso que lá estão.

Vão começar a marcar quando? No Natal? No SL Benfica não há tempo a perder, caro Lage.

O mercado fecha hoje. Alguém pode dizer com segurança que este plantel fará boa figura na Champions?

domingo, 1 de setembro de 2019

SC Braga - SL Benfica

Avatar
 ●  123 comentários  ● 

Onze do SL Benfica: 

Odysseas; André Almeida, Rúben, Ferro e Grimaldo; Florentino, Taarabt, Pizzi e Rafa; Raul de Tomas e Seferovic.

Suplentes: 
Zlobin, Tomás Tavares, Jardel, Samaris, Caio Lucas, Jota e Vinícius.


Isto promete!

Avatar
 ●  60 comentários  ● 

Ontem a invulgaridade de uma equipa ganhar com 3 penalties, hoje a invulgaridade de um defesa ser expulso logo aos 2 minutos de jogo...

Eu diria aos nossos para entrarem em campo na Pedreira bem atentos aos vestidos de preto..

É que o FCP tem que ir para primeiro a todo o custo.

#fontelasstyle

SC Braga - SL Benfica - convocados

Avatar
 ●  34 comentários  ● 

Lista de convocados

Guarda-redes: Odysseas e Ivan Zlobin;

Defesas: Tomás Tavares, Nuno Tavares, Rúben Dias, André Almeida, Ferro, Jardel e Grimaldo;

Médios: Samaris, Rafa, Caio Lucas, Pizzi, Florentino e Taarabt;

Avançados: Seferovic, Raul de Tomas, Vinícius e Jota.


ranking