O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 5 de janeiro de 2019

Vamos lá continuar a experimentar o "made in Alverca"

Avatar
 ●  90 comentários  ● 

E para treinador Luis Castro...esse nome grande do futebol mundial.

ESCÂNDALO: Blogue Mercado de Benfica Polvo foi SUSPENSO do Wordpress!

Avatar
 ●  51 comentários  ● 
É curioso que já passa quase 1 dia após o Blogue "Mercado de Benfica Polvo" ter sido SUSPENSO do Wordpress, em consequência da queixa do Benfica nos EUA, e até agora os jornaleiros avençados do Porto e do Sporting não escreveram 1 linha sobre o assunto!



Esse facto já era conhecido desde ontem, e só há cerca de 1 hora o jornal A Bola fez notícia sobre o assunto. Link



A única coisa que souberam fazer, como vingança do que aconteceu ontem, foi lançar uma capa do Correio da Manha, a chorarem pelo facto de o Mala Ciao ter passado da PJ Porto para o MP de Lisboa!

Cofina - Correio da Manha? CMtv? Revista Sábado? Record?
Global Media Group - O Jogo? DN? JN?
Impresa - Expresso? Visão?

Onde andam essas notícias?
Como vão escrever agora as notícias sobre os e-mails do Benfica e dos advogados do Benfica?
A "azia" é assim tanta??

Eusébio da Silva Ferreira - respeito e saudade

Avatar
 ●  24 comentários  ● 

Foi o que foi dentro de campo.

Nunca quis ser mais ou maior que o SL Benfica.

Nunca pediu gratidão. Vestir o Manto Sagrado foi sempre a maior honra da sua vida.

E de facto ele vibrava tanto em campo como fora dele.

Quem é que não lembra os gritos de golo de Eusébio em Highbury Park em 1991? Filmado a festejar mais um golo do seu e nosso SL Benfica?

Eusébio, Coluna, Simões e tantos outros que construíram o grande Sport Lisboa e Benfica.

Mas nunca deixaram de se sentir em casa nas bancadas. São benfiquistas.

Respeito e saudade.

"Vestir a camisola do Benfica é uma honra para todos os jogadores. Alguns, e não são assim tantos, honram tanto a camisola como ela os honra a eles. Outros, ainda mais raros, conseguem dar mais ao Benfica do que o Benfica lhes dá. A esses, o clube ergue-lhes uma estátua à porta do estádio. É por isso que só está lá uma." - Ricardo Araújo Pereira.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Quer saber o que é mística Presidente? Recomendo um estágio no Club Sintra Football

Avatar
 ●  25 comentários  ● 

É roupeiro, cozinheiro, motorista, fez os estatutos, desenhou o símbolo, lava os equipamentos, toca o tambor, faz os cestos dos jogadores, é speaker no estádio...

Ah, e é também o presidente e o fundador do Club Sintra Football.

Podemos juntar a isto que é um Benfiquista fanático e até o símbolo do seu clube tem uma águia. E o equipamento é vermelho, pois claro.

Aliás, o Dinis, de seu nome, sempre acompanhou e viveu muito o Benfica, sempre teve cativo no Estádio da Luz, sempre teve muitos contactos, sempre teve sempre uma “lata” infinita para abordar fosse quem fosse, sempre correu atrás do que queria, ao ponto de ter até conseguido jogar no Estádio da Luz num jogo de exibição contra a fome há vários anos atrás pela equipa do Benfica, ao mesmo tempo que estava na primeira fila ao lado do Rui Costa no cemitério quando Eusébio foi enterrado naquele fim de tarde à chuva!

A juntar a isto tudo, o Dinis é também meu amigo, alguém que cresceu comigo, alguém de quem conheço e admiro, não só a capacidade de trabalho, mas a paixão com que vive e como se entrega às causas em que acredita.

Em 2004, o Dinis decidiu que ser apenas adepto do Benfica já não lhe chegava. Queria mais. E chamaram-lhe (chamámos-lhe) de louco quando comunicou que o passo seguinte era formar (e amar) o seu próprio clube.

Formou uma equipa apenas com amigos seus e, através de uns contactos, começou o seu percurso do patamar mais baixo possível, como equipa B de uma equipa do campeonato do Inatel...

E essa esquipazeca de amigos, com muitos coxos e muitos velhos mas sempre com muita paixão pelo jogo e muita amizade entre todos, subiu as duas divisões do Inatel, segunda distrital, primeira distrital, divisão de honra e agora disputa a pro-nacional encontrando-se lá em cima a disputar nova subida de divisão.

O Club Sintra Football é a equipa de futebol em Portugal que nos últimos anos mais subidas de divisão conseguiu… E nunca desceu.

E isto sem deixar de ser nunca um clube amador, um clube que vive sobretudo de paixão, de alguns patrocínios e do pouco dinheiro que o Dinis vai conseguindo lá meter do seu ordenado, resultado da profissão que exerce num negócio que tem, um Presidente que recolhe latas e papelão ao fim da noite para vender, porque esses 100 euros ao mês fazem uma diferença louca no orçamento do clube.

Ah, e o Sintra joga onde? Pois é, o Sintra nem campo próprio tem, e aluga o campo do Real SC em Massamá, treina por isso a horas impróprias (quando o Real SC não treina), e tem uma sede desenrascada debaixo de uma bancada.

O Dinis já teve jogadores a morar em sua casa, arranjou cursos para alguns deles, trabalhos e empregos, os seus jogadores são como filhos para si! O Dinis é um Presidente com uma paixão e dedicação tais àquele clube, paixão essa que permite que um clube sem dinheiro supere clubes com estruturas muitíssimo mais evoluídas.

E ainda assim é um clube que faz questão de guardar uns euros em cada jogo em casa para comprar cerveja, uns sumos e uma sandes, e oferecer (SIM, OFERECER) no intervalo do jogo aos 250 ou 300 adeptos que se deslocam ao Estádio para ver o Sintra jogar, como forma de agradecimento por acompanharem a vida do clube. Ali nunca falta um lanchinho grátis.

E tem lá umas mantas que empresta aos adeptos nas tardes de frio para verem os jogos, e é assim que se vai criando a mística de um clube tão jovem.

Um clube que de quando em vez convoca os seus jogadores para juntar uns alimentos e uns cobertores, e lá vão eles para Lisboa à noite com o Dinis na carripana dele distribuir bens por aqueles que dormem na rua!

Um clube pobre mas para o qual vários empresários vão abrindo os olhos, havendo vários que já abordaram o Dinis para lá investir dinheiro, para poderem lá rodar os seus jogadores, transformando o clube numa SAD.

E o Dinis, a contar tostões, diz não à SAD! Chora na hora porque não é fácil na situação dele dizer não a 100 ou 200 mil euros, mas rapidamente limpa as lágrimas e segue caminho, acreditando que um dia o SEU  Sintra, vai estar a disputar a Primeira Liga portuguesa. E eu acredito! Porque se há alguém capaz de operar esse milagre é ele!

E falo no Club Sintra Football e no Dinis porquê? Porque conheço a história de ambos. Estive lá com outros a chamá-lo de maluco desde o início! Falo no Sintra porque é fácil, quando já somos "muita" grandes esquecer as coisas básicas, esquecer onde tudo começou e onde estão as nossas raízes.

E falo no Club Sintra Football porque é nesse clube que Luís Filipe Vieira deveria fazer um estágio, para perceber como lhe bastaria ter um décimo da paixão do Dinis (que não me admiraria que um dia decidisse ser candidato a Presidente do Benfica – votava nele sem pestanejar), para que o Benfica desportivamente pudesse ser um clube tão diferente para melhor, mesmo sem ter as condições de outros emblemas mais poderosos. A paixão ainda é capaz de fazer a diferença e de esbater outras diferenças! O Dinis prova-o todos os dias.

A reportagem que se segue é por isso um hino ao futebol. Se querem saber o que é mística, mística é isto. Esta é a história de um clube pequenino, mas que tem muito daquilo que tanta falta faz no meu querido Sport Lisboa e Benfica: Paixão!



«O Benfica não é tão grande como sempre quis transparecer»

Avatar
 ●  40 comentários  ● 

"Num artigo no jornal ‘Sporting’ intitulado "Como somos relevantes", cujo objetivo é "demonstrar a verdadeira dimensão da marca Sporting", Miguel Cal cita dados do barómetro da ‘Eurosondagem’ e denuncia o que considera ser um "mito" a propósito da grandeza do rival Benfica.

"Vivemos com o mito de que existe um clube português que é maior do que os outros todos juntos, que é o único verdadeiramente grande e que usa o seu músculo para fazer bullying comercial. Esse clube utiliza frequentemente a sua dimensão em negociações com empresas para garantir exclusividade, sendo que os outros não importam porque eles são mais de metade de Portugal. (…)Não há nenhum clube que seja maior do que os outros todos juntos", escreve o administrador da SAD do Sporting, na edição desta semana do jornal do clube.

"O Benfica não é tão grande como sempre quis transparecer, o Sporting tem menos adeptos do que o Benfica e o FC Porto nunca alcançou uma verdadeira dimensão nacional", prossegue Miguel Cal na sua análise, ao pedir que se assuma "a realidade como ela é." E "a realidade diz que o Sporting tem três milhões de adeptos. Ou seja, tem menos um milhão de adeptos do que o Benfica mas mais um milhão do que FC Porto", aponta o responsável da SAD do Sporting com os pelouros estratégico, de marketing e operacional." - Record.

--------------------------------------

É notável como há lagartos(não confundir com sportinguistas) que continuam a precisar de falar no Sport Lisboa e Benfica para justificar qualquer coisa ou tentarem ser grandes.

Este administrador do Sporting, Miguel Óxido de Cálcio, sair agora debaixo de uma qualquer pedra do Campo Grande, não para falar das arbitragens que sustentam os resultados desportivos do FC Porto, não para tentar sarar as feridas que ainda não sararam no seu  próprio clube mas para acusar o SL Benfica de bullying comercial.

Ora, o que a BTV provou enquanto Vieira permitiu é que o SL Benfica continua a ser uma das maiores, senão a maior, marca nacional.

A Sporttv, ainda hoje, não recuperou e só não foi à falência porque Vieira resolveu vender em saldo os direitos à NOS.

Acham que se o SL Benfica não tivesse a força que tem a NOS já não tinha colocado os jogos na Luz na Sporttv? Porque acham que os jogos continuam na BTV? Porque é muito mais rentável!

Não se trata de querer diminuir a importância dos outros, mas sim não permitir que diminuam a importância e grandeza do Sport Lisboa e Benfica. É por isso que sou contra a centralização dos direitos televisivos em Portugal.

Foi algo desse género que permitiu que durante ano o FCP recebesse quase 20 milhões/ano enquanto o SLB recebia 8 milhões!

Não é assim, caro Óxido de Cálcio, que vai ganhar pontos em campo ou que vai ganhar a simpatia de alguém. Olhe para o seu clube e deixe o Sport Lisboa e Benfica em paz.

E estamos em quarto no campeonato...imaginem que estavamos em primeiro!

Luis Filipe Vieira: o grande derrotado e o "referencial" da confusão instalada no SL Benfica

Avatar
 ●  44 comentários  ● 
Foto: Record
Ao contrário do que se poderia pensar, o dia de ontem não marca uma nova fase de acalmia e recomeço no SL Benfica mas agoniza o que de mau infesta o SL Benfica. 

Luis Filipe Vieira: o grande derrotado disto tudo, e que arrasta o clube para um abismo difícil de prever. Foi ele que, ao contrário do que tinha sido decidido na SAD, decidiu de forma unilateral manter Rui Vitória no SLB. 

Vieira, mesmo vendo a equipa afundada num mar sem ideias e sem referenciais, preferiu sacrificar os interesses do SL Benfica aos seus, que era trazer Jorge Jesus. Em nome de quê ou quem? 

Por isso não defendeu de forma intransigente o treinador do clube mas preferiu defender Jorge Jesus. Que belo sinal para o balneário.

O desfecho de ontem demonstrou que Rui Vitória manteve-se até ao fim e obrigou Vieira a ter que assumir a decisão. Ou alguém acredita que foi RV que colocou o lugar à disposição? Em que mundo? 

Vieira sabe que contribuiu decisivamente para queimar Rui Vitória. Ou já apresentou queixa contra César Boaventura? 

O que Luisão tem andado a fazer nos bastidores da Luz?

O anúncio: Se é feita uma conferência de imprensa para anunciar a permanência de Rui Vitória, exigia-se a mesma postura para anunciar a sua saída. 

Como em outros momentos difíceis, nem Vieira nem ninguém deu a cara pela decisão. 

Tivemos sim o cúmulo de Luis Bernardo dar mais um exclusivo à CMTV(a tal estação que a cartilha diz ter uma conspiração contra o Glorioso) e responder a perguntas sobre vários nomes sugeridos em directo! Parece que nenhum administrador "risca" quanto à escolha de treinadores mas Luis Bernardo...sim!

O SL Benfica é de um desnorte total quando as coisas não correm bem. Incompetência pura. 

A estrutura: Valem zero. 

Quando nenhum dos vices ou dos restantes administradores da SAD servem para dar a cara num momento destes, servem para quê? 

Não servem para decidir, não servem para defender o SL Benfica...servem para quê? 

Para se pavonear na bancada presidencial? No lounge?

Inúteis!

Tanto falaram dos vices pretorianos que defenderam Bruno de Carvalho até ao fim, resistindo a todo o mal que o lagarto fez ao seu clube...mas o que dizer destes?

O que dizer de Moniz, Varandas, Gaioso, Rui Costa, Alcino ou Cervan? O que fazem num sítio em que não servem para rigorosamente nada? Defendem o SL Benfica? Não! Então defendem o quê?

O plantel: Penso que ouviremos nos próximos tempos falar muito acerca do balneário do SL Benfica. 

Luisão já não era líder de ninguém e a escolha para lhe suceder, Jardel, muito menos é líder. O plantel não tem um capitão “à Benfica”. O desnorte começa aí. 

Duvido que qualquer jogador tenha passado ao lado dos comentários inaceitáveis de Vieira na bancada em Portimão. Um tipo qualquer na bancada até diz pior…o presidente do clube pode pensar tudo, mas não o pode dizer. É assim que se “defendem ativos” como Ruben Dias? 

O que é senão um sinal de completo desnorte um clube como o SL Benfica perder um jogo com 2 auto-golos, um deles que ainda hoje ninguém consegue explicar? 

Será que o plantel se sente acompanhado ou protegido? Quem é o dirigente “com peso” na gestão que acompanha o plantel? Nenhum! 

Rui Costa é uma nulidade no SL Benfica. 

Shéu, o único com legitimidade para estar ali e emitir orientações e opiniões foi afastado. 

Quem é que sobra? Moniz?! Gaioso?! Soares de Oliveira?! Não sobra ninguém. 

E quem é que está de corpo e alma no balneário para dar tudo em campo? São todos ou serão apenas alguns? 

Que jogadores estão a fazer “panelinha” para renovações de contrato ou permanência prolongada no plantel contra outros que lhes poderiam tirar o lugar? 

Que interesses minam o balneário do SL Benfica? 

Resumindo: infelizmente os problemas do SL Benfica estão longe de se esgotar num ou noutro treinador. 

Os problemas nascem no topo da pirâmide. Nascem em Luis Filipe Vieira. 

Nota adicional: Enquanto Vieira se entretem a dar mais um título ao FC Porto, o clube de que foi sócio durante 24 anos, o FCP nem precisa de grande esforço para ser levado ao colo pelas arbitragens. Nem para criticar isto os inúteis da direcção servem!

O bode expiatório saiu. Quem se segue?

Avatar
 ●  181 comentários  ● 

Rui Vitória passou à história.

Foi quem esteve em permanência na linha de fogo, foi quem levou mais pelo falhanço do Penta e quem pagou por toda a incompetência com que esta temporada foi abordada.

Mais que isso: Rui Vitória pagou, e merecidamente, a factura de ser um pau mandado das prioridades de mercado do presidente do SL Benfica e de Jorge Mendes.

Portanto, não há como lamentar a saída desta forma de Rui Vitória. Mereceu sair pela porta pequena por se ter sujeitado a tudo. Só abriu os olhos por alguns momentos quando percebeu que o rei da picanha e o seu séquito o minavam constantemente.

Por isso não se demitiu e andou a arrastar isto até Vieira não ter outra opção senão assumir.

Mas agora terminou e não haverá mais Rui Vitória para arcar com as consequências das más decisões ou das prioridades de negócio.

Quem se segue? Para já Bruno Lage. A melhor das sortes para si, Bruno.

O que é certo é que não há um nome consensual entre a massa benfiquista.

O único consenso é a recusa de nomes como Jorge Jesus, Luis Castro, Paulo Sousa ou Vítor Pereira. Eu também sou dessa opinião.

O que é inegociável é o facto de que este ano TEMOS DE SER CAMPEÕES. Vieira tem a obrigação de saber isso. Daí que a escolha do treinador tem que refletir essa ambição.

Como poderam ver no post anterior, há muitas sugestões.

Alguns nomes interessantes como Marcelo Gallardo ou Marco Rose, por exemplo.

Há várias razões pelas quais uma série de treinadores poderiam ser boas escolhas no imediato.

David Moyes, embora não seja barato, é experiente ao mais alto nível e bom treinador. Não teria problemas de adaptação ao clube ou com o país.

Continuando com estrangeiros, Van Bommel também poderia ser uma boa opção, mas não acredito que esteja disposto a sair a meio da temporada.

Marco Rose também me parece uma boa aposta, embora a adaptação ao futebol do sul da Europa possa ser um obstáculo a alguém demasiado "germanizado".

Nos portugueses, não acho que Paulo Fonseca seja isso tudo que dizem. Não gostei da sua postura no FCP e como todos os outros que por lá passaram, terá muitas dificuldades em falar do seu ex-clube. Recuso.

Abel Ferreira é outro que não provou nada, excepto não se qualificar para a Liga Europa contra um clube de terceira categoria. Além disso, fala demasiado e justifica-se demasiado. Recuso.

Leonardo Jardim parece-me apostado noutros voos.

Por isso, dos portugueses só José Mourinho(com toda a carga positiva e negativa que arrasta) tem dimensão para isso. Acho que precisa de um "boost" e de mostrar que não "faleceu" para o futebol. O grande problema é que perdeu o seu braço direito Rui Faria e sem ele...não sei não. Para Vieira seria a sorte grande.

Por falar em Rui Faria, é uma incógnita. Pode resultar à primeira como pode logo espalhar-se ao comprido. Não o conheço o suficiente para saber se seria ou não uma boa aposta.

Defendi a contratação de Marco Silva ainda estava ele no Estoril e continuo a achar que poderia ser uma boa opção, apesar das dificuldades que mostra em Inglaterra onde o investimento é gigante e a pressão acompanha de igual modo todos os managers.

Gostaria de ver Van Bommel, Marco Silva ou Marco Rose. Acho que David Moyes seria uma boa solução no imediato.

Há um nome adicional que espero um dia ver a treinar o Glorioso. Fica para outro dia...

Na minha opinião, o SL Benfica precisa de alguém com nome lá fora para ser considerado e respeitado. Precisa de alguém com ambição, qualidade e com noção da grandeza do SL Benfica. Alguém que respeite o SL Benfica.

Jorge Jesus, a escolha de Vieira, não preenche nenhum desses requisitos.

Mas mais que tudo: O Sport Lisboa e Benfica TEM QUE SER CAMPEÃO ESTE ANO, caro Vieira!

E porque não Bruno Lage?

Avatar
 ●  63 comentários  ● 
Quem acompanha o NGB há muitos anos (sim, meus amigos andamos cá desde 2008 - fazemos em Maio 10 anos) sabe que há muito que admiro o trabalho de Bruno Lage e que penso inclusivé que personaliza bem o trabalho que entendo que deveriamos fazer de formação igualmente nos treinadores.

Ter Bruno Lage na equipa B é algo que defendo ainda ele estava nos juniores do SLBenfica a treinar jogadores como Gonçalo Guedes e Bernardo Silva... e defendo isto com o plano de Bruno Lage poder ser o futuro treinador da equipa principal... com escola de Benfica.

Dito isto, e face às péssimas opções em cima da mesa (de Jesus a Luis Castro, passando por Vitor Pereira ou qualquer estrangeiro desidentificado da realidade nacional) a minha escolha seria claramente avaliar a hipótese de Bruno Lage poder ser um recurso definitivo.

Ainda será cedo para tomar essa decisão, mas claramente deveria ser uma análise a ser feita com base em duas permissas:

- Caso se confirme que Lourenço Coelho pediu para se afastar do dia-a-dia da equipa para ter "mais agenda na vida pessoal" pedir-lhe para voltar até final da temporada e eleger ele o sucessor, tendo-o como mentor na próxima época.

- Ter Rui Costa como braço direito do treinador e da Administração mais junto da equipa e do treinador. Rui Costa é, na estrutura diretiva, a unica pessoa que realmente percebe de futebol - ainda se tenha convertido num "yes man" por motivos de ambição futura a presidente.

Estes dois elementos trariam a possibilidade de pessoas do futebol analisarem a adequação de Bruno Lage aos objetivos DESPORTIVOS atuais e futuros em Portugal e nas Competições Europeias.

Luis Filipe Vieira tem que ter a coragem de fazer sair também o seu "chibo" Tiago Pinto que é neste momento mais um problema que uma solução.

Já agora, há que aproveitar as várias coisas que Rui Vitória fez pelo SLBenfica e uma delas foi trazer o atual treinador de guarda-redes que, desejavelmente, se deveria manter.

Há coragem para tudo isto, Luis?

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Quem escolhe para novo treinador do SL Benfica?

Avatar
 ●  268 comentários  ● 

Qual seria o seu top 3?

- Leonardo Jardim

- Carlos Carvalhal

- José Mourinho

- Paulo Fonseca

- Rui Faria

- Vítor Pereira

- Jorge Jesus

- Marco Silva

- Van Bommel

- David Moyes

- Van Bronckhorst

- Peter Stoger

- Outro (Diga quem)

ÚLTIMA HORA: Rui Vitória de saída! Lage para já! Jesus pode sair agora da arábia

Avatar
 ●  75 comentários  ● 
Rui Vitória de saída do Benfica.

Lage treinador interino no jogo Benfica-Rio Ave

Jorge Jesus pode sair agora da arábia e até dia 06/01 pode ser anunciado treinador substituto no Al Hilal.


Como ainda não é oficial na CMVM... ainda podem existir "luzes".
Com Vieira nunca se sabe!


ACTUALIZAÇÃO (20h35)

COMUNICADO OFICIAL na CMVM

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248 . º - A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a um princípio de acordo com o treinador Rui Carlos Pinho da Vitória para a rescisão do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos.
Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD
Lisboa, 3 de janeiro de 2019

Link: https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR70682.pdf  



ACTUALIZAÇÃO (20h55)

COMUNICADO OFICIAL no site do Benfica

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o treinador Rui Vitória com vista à rescisão do seu contrato com efeitos imediatos ao dia de hoje. 

Ao treinador Rui Vitória fica o público reconhecimento de todos os Benfiquistas pelo valioso e meritório trabalho efetuado, que permitiu a conquista dos mais diversos títulos (2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Supertaças e 1 Taça da Liga). 

Informamos que a orientação da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica será assegurada de imediato e provisoriamente pelo treinador Bruno Lage. 
Lisboa, 3 de janeiro de 2019

Está por horas: O perfil há muito estava traçado!

Avatar
 ●  27 comentários  ● 
Dou-me por satisfeito de não conhecer Luis Filipe Vieira e, pior, não ser seu amigo... pois parece que ser português e ser amigo do Presidente é o principal requisito para ser treinador do SLBenfica. O resto logo se resolve...

É isto que tem explicado a sucessão de treinadores como Jesualdo, Fernando Santos, Jesus, Rui Vitória... o que têm em comum? Todos têm uma relação com Luis Filipe Vieira que lhe permite que atuem ao sabor dos interesses económicos do SLBenfica, para que possamos continuar a pagar casamentos a filhas de administradores.

Ir buscar um treinador como Koeman e ele depois por a jogar os jogadores em função de objetivos desportivos e só depois os económicos... ia ser um problema. É que depois arriscavamos a chegar outra vez longe na Champions e a não vender os jogadores que o Mendes quer, para onde quer, pelo preço que os seus esquemas precisam.

Dito isto, já sabemos que o futuro treinador do SLBenfica terá de ser português porque é a lingua que fala o presidente e este não aceita delegar essa relaçao em ninguem para poder controlar as transferencias.

Entre os portugueses, também já sabemos que nomes que se estão nas tintas para jogos que ponham em causa o seu trabalho, não vão aceitar - Rui Faria, José Mourinho, etc!

Sobram dois tipos de treinadores: os que entram no jogo e ganham dinheiro com isso (já cá tivemos um seis anos) e os pobre coitados que olham para o SLBenfica como a única chance de treinar um clube de dimensão e ter bons ordenados sem ter que ir para a China, Arábia etc.

Dito isto, e porque os interesses do SLBenfica estão em segundo lugar, o futuro treinador do SLBenfica estará repartido entre três nomes por aquilo que acho ser a ordem de probabilidade:

- Jorge Jesus (só não vem se nos proximos dias os adeptos reagirem mal às noticias que darão nomes como Luisao ou Aimar entre os adjuntos para ver se entusiasma)

- Vitor Pereira (que será testado na imprensa como "ganhador" e agressivo)

- Luis Castro (que será a preferência da estrutura dos casamentos, porque aparentemente é um gajo sério e tem feito bons trabalhos por onde passa - ignoram eles, porque se estão nas tintas para o SLBenfica - que o homem é um devoto de Pinto da Costa e um ferrenho portista).

Seja qual for o nome escolhido, a mim o que me preocupa é no que o SLBenfica comprovadamente se está a tornar: Um clube onde o que interessa é o controlo magnânimo do Presidente e não os interesses desportivos.

Vender jogadores passou de ser uma forma de manter as contas equilibradas, para ser o objeto de negócio da SAD - desenganem-se os que pensam serem os titulos desportivos.

Como se pode ver pelos prémios da Administraçao da SAD, um ano em que se vendam jogadores acima de vários milhões, é um ano positivo... ainda que não tenhamos sido campeões. Se o formos e vendermos poucos jogadores, o ano fica com uma perspectiva mediana.

No meio disto tudo, Luis Filipe Vieira demonstra agora uma postura digna do que conhecemos do seu amigo de vários anos: Ricardo Salgado... e o pior é que temos sabemos o resultados desse tipo de lideranças. Os seus amigos Ricardo Salgado (BES) e Oliveira e Costa (BPN) com posturas semelhantes levaram as respetivas empresas / bancos ao caminho que conhecemos.

Acho, por isso, absolutamente inacreditável que alguém que dentro de ano e meio vai a eleições ainda não esteja preocupado. Eu estaria...

Olho para dentro de casa e vejo casos como o de Paulo Gonçalves que só a muito custo saiu da estrutura do SLBenfica, vejo Tiago Pinto que nunca acrescentou nada ao SLBenfica e, acima de tudo, nunca provou qualquer competência para substituir um profissional fantástico como Lourenço Coelho, vejo ainda Domingos Soares Oliveira que, não obstante das competências profissionais que demonstrou, foi apanhado numa postura nada profissional que, se fosse detentor de um cargo publico (portanto eleito) não lhe restaria outra opção senão a demissão. Vejo também Rui Costa que aparenta ser pouco mais que uma figura decorativa, na medida em que ninguém lhe conhece qualquer responsabilidade ou liderança seja sobre o que for, tendo ele o pelouro do futebol. E por fim, olhamos para a vergonha pegada que é a comunicação ineficaz e incapaz de prevenir e de agir, mas tão somente reagir.

Pelo caminho um presidente incapaz de atacar os poderes instituídos e um futebol que, com o apoio de Luis Filipe Vieira, voltou aos tempos (se não pior) do Apito Dourado.

O que te prende a eles, Luis?

Rui Vitória dispensado? E o escolhido?

Avatar
 ●  41 comentários  ● 

Será que o rumor de que Rui Vitória foi dispensado esta tarde é real?

E que a escolha poderá não ser o Rod Stewart da Reboleira mas sim o campeão da China?

Ou será tudo mais uma baralhação do iluminado? Será que a 07/01 tudo ficará esclarecido?

Veremos.

Não há cura possível enquanto se acreditar que tudo se resolve com a troca de treinador

Avatar
 ●  93 comentários  ● 

Como é público para quem acompanha este blog, fui contra a saída de Jorge Jesus do Benfica há quase 4 anos atrás, e veria com bons olhos o seu regresso hoje...

Mas...

Também entendo no entanto a opinião daqueles que são contra o seu regresso, e ainda mais a pergunta legítima do “Mas não há mais ninguém para treinar o Benfica?

E de facto eu também me revejo nesta última pergunta, e de certezinha absoluta que num clube “normal”, num clube em que a prioridade fosse o futebol, num clube que fosse gerido de cima para baixo por gente que entendesse de facto da bola a rolar, nunca o nome do treinador seria assim tão decisivo no que se passaria a seguir...

O problema meus caros, ou pelo menos  o problema da forma que eu o entendo, é que o Benfica não é já um clube normal, não é de certezinha absoluta um clube gerido por gente que entende (E AMA) o jogo, e não precisa neste momento garantidamente de apenas um bom treinador!

O Benfica precisa de um bom treinador sim, mas precisa sobretudo de um gajo com os tomates  no sítio, teimoso e convencido como um raio, e que chegue para colocar na jarra os incompetentes que acham que percebem muito da coisa mas não percebem nada, e que diga que ou é como eu quero ou faço as malinhas e vou embora amanhã!

Ao Benfica não serve um bom treinador apenas, mansinho e domesticado e eternamente agradecido pela oportunidade dada, que chegue para fazer o que lhe mandam fazer lá de cima! A esses já todos sabemos o que lhes espera!

Até porque o problema meus amigos, e tal como está mais que visto, pode estar também no treinador sim, mas está sobretudo no presidente e na sua política desportiva!

Este desastre que têm sido os últimos dois anos, o declínio do futebol do Benfica que regressou a níveis de Manuéis Josés e Paulos Autuoris de há 15 e 20 anos atrás, não é resultado da incompetência de Rui Vitória apenas!

Rui Vitória é um peão apenas, um peão da estratégia presidencialista que achou que era com a formação que iria dar cartas em Portugal, na Europa e no mundo, e fazer em suma aquilo que nenhum clube do mundo foi capaz de fazer desde a Lei Bosman! O que se assiste neste Benfica não é nada que não tenha acontecido em TODOS os clubes que também acreditaram no passado que era só com a formação que lá iam!

Jorge Jesus saiu do Benfica há 4 anos atrás porque burro não é certamente, e ele próprio sabia o que aí vinha!

Mesmo nos últimos anos de Jorge Jesus, mesmo tendo conseguido ser Bi-Campeão e até chegado a duas finais de Liga Europa, o Rei já ia nu. O Benfica já era notoriamente um clube a vender tudo o que mexia, e um clube que cometia até a proeza de, com uma pujança financeira invejável (a fazer fé nas palavras de quem manda), não resistir a vender os melhores como Matic ou Enzo Peres em Janeiro  e a deixar o treinador descalço.

Aquilo que Jorge Jesus sofreu no Benfica nos últimos dois anos, mesmo até tendo conseguido os títulos e atenuar uma realidade que era já evidente, é que o desinvestimento já estava a ser feito, a política Made in Seixal já estava a ser imposta, e Jorge Jesus percebeu que para si o futuro seria cada vez mais responsabilidade e cada vez menos condições para alcançar os objetivos. E inteligentemente, escolheu outro caminho, e deixou que fosse outro treinador o bode expiatório do descalabro que se vive hoje e que já se adivinhava sem ser preciso ver luz nenhuma!

E quem não entender isto meus caros, não entende nada! Quem ainda hoje acha que é com 5 da formação a serem lançados OBRIGATORIAMENTE todos os anos que lá vamos, também não entende patavina disto! Que volta e meia sai um Gedson? De acordo! Mas quantos Gedsons saem em cada 10 melões que se abrem?

Quem acreditava que isto basta ter qualidade, basta lançar e o rendimento é logo imediato e duradouro, olhe para Svillar e que veja o reflexo de tanto o que há de mau neste atual Benfica! Anda um gajo a levar com as dores de crescimento todas, um puto de quem até a sua própria defesa desconfia, para amanhã fazer quiçá 10 bons jogos e ir embora a seguir!

Mas quem acreditava que era a estrutura que ganhava, e não os grandes jogadores e o grande treinador que tínhamos, tem agora a resposta a essas dúvidas!

Admite-se que um clube tão pujante, tão 10 anos à frente dos outros, tenha chegado a esta miséria?

Há quantos anos o Benfica não contrata um (UM!) grande jogador para a sua equipa?

O problema do Benfica resolve-se com a troca de um treinador apenas?! Algum treinador vai fazer algo deste Benfica amorfo, deste Benfica despido de alma, deste Benfica de tanta gravata e tão pouco fato de treino, sem varrer da Luz os burocratas que têm como prioridade e ganham e percebem muito e têm o foco é no cimento?! Deixem-me rir!

Mas o problema é que a malta acredita realmente nisso e já papa qualquer merda!


Os bastidores do futuro imediato do SL Benfica absolutista

Avatar
 ●  72 comentários  ● 


Pressão, pressão e pressão para...Vieira demitir Rui Vitória? Nem pensar!

Para que Rui Vitória se demita ou, pelo menos, aceite sair por menos dinheiro e que diga que foi por mútuo acordo.

O interesse nisto tudo continua a ser proteger a imagem de Luis Filipe Vieira como o único salvador do SL Benfica ou o único caminho.

Ou será que se o interesse fosse o sucesso desportivo do SL Benfica já não teríamos novo treinador, pelo menos, desde o início desta temporada?

Será que se o interesse fosse o SL Benfica ganhar Vieira tinha usado César Boaventura para despachar o treinador a meio da temporada do Penta? Logo o "referencial de estabilidade" dos treinadores que é Vieira?

Lembram-se da conferência de imprensa retratada pela foto acima? A única opinião que interessa, a única prioridade que conta, o único ponto de união que tem que existir no SL Benfica é em torno de Luis Filipe Vieira.

Por isso é que os "verbos de encher" que estão com ele na foto não servem para rigorosamente nada. 

Nem falo em Domingos Soares de Oliveira, que como sportinguista que é, não devemos esperar dele grande preocupação com o sucesso desportivo do clube. As suas prioridades são outras como, por exemplo, facturar casamentos ao SL Benfica.

Rui Costa tinha muito mais obrigações a assumir, como benfiquista que é. O antigo jogador da Fiorentina tem sido o equivalente a uma jarra com flores numa qualquer mesinha de sala. Fica bonito mas utilidade além disso...nenhuma.

A prioridade de Rui Costa tem sido manter o lugar, esperando talvez pela concretização de uma qualquer promessa antiga de Vieira. Tem pactuado com a gestão de Vieira/Mendes e sido o perfeito escudo "benfiquista" para todos esses negócios.

Foto: Record
Daí que Rui Costa se preste ao papel patético de aparecer de vez em quando Vieira está mais apertado. A diferença entre Figo e Rui Costa é que enquanto um ficou lá fora ganhando prestígio e até sendo considerado para presidente da FIFA, Rui Costa voltou para o SL Benfica, quando mais nada tinha a dar em campo, para uma reforma dourada.

Lembramos que a última intervenção relevante de Rui Costa foi em 2008, com a contratação de Pablo Aimar. De resto, e usando as palavras de Vieira, a sua acção limitou-se a Taraabt. Um inútil com utilidade.

E é neste SL Benfica absolutista que se procura uma solução para manter tudo igual: o Rei Vieira com o seu "Richelieu" Jorge Mendes controlando o poder e mantendo o povão entretido com inimigos externos, conspirações e outras histórias da carochinha que mantenham os holofotes apontados para outro lado.

Por isso é que até hoje ainda não sabemos quem é divulgou a conversa de Vieira com Boaventura nem sequer o SL Benfica está interessado nisso. Ou ninguém explicou como apareceram os contratos de Ferreyra ou Castillo cá fora, mesmo depois de alegadamente o SL Benfica já ter tomado medidas para proteger os conteúdos dos servidores.

Rui Vitória é um incompetente? Sem dúvida! Mas quem o manteve no comando todo este tempo? A quem interessou ter um Rui Vitória no banco?

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A mediocridade da gestão, por Luis Filipe Vieira

Avatar
 ●  207 comentários  ● 


Por mais que o treinador seja o alvo primeiro de muitos, quem viu "uma luz" e o manteve foi o presidente com a benção de Rui Costa e DSO.

Como ilustra a imagem, Vieira preocupa-se com muita coisa menos com os resultados desportivos. Daí o SLB estar a jogar e ele mais preocupado com o telemóvel.

Rui Vitória nem deveria ter começado a temporada passada, quanto mais esta.

Mas o que escreveu a propaganda oficial? Os maus benfiquistas não viam a qualidade do treinador bicampeão.

Este resultado é miserável, como as decisões da estrutura do futebol são miseráveis.

É para isto que foram marginalizados Castillo, Lema, Ferreyra, Conti ou Samaris? É para isto que se esconde um puto como Félix?

É este o sucesso financeiro que enterra milhões em Pizzis e Salvios(Renovado por 5 milhões!!)? São Jardéis que nos dão solidez à defesa?

Pelo segundo ano consecutivo, a Champions já foi e entrega-se mais um campeonato ao FCP.

Onde estão as figurinhas da BTV, que insultavam os adeptos e sócios do SL Benfica?

Onde andam todos os que gostam de aparecer nas fotos das vitórias?

Será hoje que Vieira vai aparecer a defender a sua opção do projecto? Ou Moniz? Ou Varandas Fernandes? Ou DSO? Ou Rui Costa?

É uma vergonha o que estão a fazer ao SL Benfica.

Nota final: Jonas entrou de sola ao guarda redes. Era expulso de qualquer maneira. Querem queixar-se do árbitro? Então queixem-se a quem NÃO PEDE A CABEÇA DE FONTELAS GOMES OU PAULO COSTA.

Portimonense - SL Benfica (Acompanhamento do jogo)

Avatar
 ●  164 comentários  ● 

Onze do SL Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Gedson; Zivkovic, Cervi e Jonas.

----------------------

Jogo importante para o arranque de 2019 e do mês de Janeiro em grande forma.

Vamos esquecer, de momento, o que sucedeu em 2018. Esperemos que, no final do jogo, possamos olhar para o futuro e não relembrar o passado recente.

Carrega Benfica!

Benfica SAD com crescimento de receitas de 460% (2009-2017) e o Sucesso de Jorge Jesus!

Avatar
 ●  29 comentários  ● 


Apesar do trabalho meritório do meu colega de blogue scaramanga (post), e devido ao facto de ter tentado apresentar conclusões diferentes das que tenho apresentado sobre as finanças do Benfica, importa lançar alguns esclarecimentos:

1) A evolução mais importante deve ser analisada desde 2008/2009 ANTES da entrada de Jorge Jesus, e não desde 2009/2010, após o 1º ano de sucesso de Jorge Jesus.

2) A Deloitte Football Money League apenas apresenta a análise de 3 rubricas de receitas: 
A) Bilhética / MatchDay 
B) Commercial / Comercial & Patrocínios & UEFA 
C) Broadcasting / TV
Não considera as receitas com a venda de jogadores.

Falta considerar as receitas com a venda de jogadores, rubrica onde o Benfica de 2010 a 2015 ("era" de vendas Jorge Jesus) encaixou 400M€ em 5 épocas tendo sido o líder mundial na vendas em jogadores, posição de liderança que o Benfica perdeu com Rui Vitória, de 2015-2019, tendo encaixado 310M€ em 4 épocas até ao momento, estando na 7ª posição a nível mundial nesse período.

3) Por último, a Deloitte Football Money League considera receitas operacionais do Grupo Benfica (SAD + Clube).

Para facilitar a análise da evolução de receitas relativas ao futebol (Benfica SAD) pode-se constatar facilmente através dos R&C's da Benfica SAD que o Benfica evoluiu de 55,1M€/Ano (antes de Jorge Jesus) para 253,5M€/Ano  em 2016/2017 (época dos últimos sucessos desportivos de Rui Vitória).

Evolução das Receitas TOTAIS da Benfica SAD

(2008/2009 - 2016/2017)
08/09 - 55,1M€
09/10 - 96,3M€ - JJ
10/11 - 124,2M€ - JJ
11/12 - 127,6M€- JJ
12/13 - 145,0M€ - JJ
13/14 - 184,7M€ - JJ
14/15 - 186,0M€ - JJ
15/16 - 211,9M€- RV
16/17 - 253,5M€ - RV

... 17/18 - 206,2M€ - RV

A Benfica SAD apresentou um crescimento de 460% nas receitas TOTAIS de 2008/2009- 2016/2017), e não apenas de 60% como a análise anterior do meu colega scaramanga tentou fazer crer!

Ou seja, desde Jorge Jesus a Benfica SAD alcançou também a LIDERANÇA MUNDIAL no crescimento de receitas totais (em termos percentuais), na área do futebol - Benfica SAD.

É fácil moldar análises com dados parciais ou com fases temporais escolhidas a dedo, para que certas conclusões pareçam correctas, no entanto é importante manter o rigor que caracteriza este blogue.

Uma coisa é certa, desde a época 16/17, as Receitas Totais da Benfica SAD baixaram pela primeira vez, nos últimos 10 anos, em 2017/2018 na "era Rui Vitória", de 253,5M€/Ano para 206,2M€/Ano, o que demonstra de forma clara e inequívoca que Rui Vitória está a piorar em termos financeiros e em termos desportivos (com seca de títulos internos e a queda evidente no Ranking da UEFA).


Na "era Jorge Jesus" (2009-2015) o Benfica sempre MELHOROU:

- em termos desportivos nacionais (3 campeonatos, 1 taça, 1 supertaça, 5 taças da Liga) Treinador MAIS TITULADO da História do Benfica & Bi-campeonato após mais de 30 anos (82/84).

- em termos desportivos europeus (2 finais europeias consecutivas, e evolução do Ranking da UEFA de 23º para 6º) MELHOR Clube Português a nível Europeu & 2 finais consecutivas após mais de 50 anos (60/62).

- em termos financeiros (evolução das receitas sempre a crescer de 55,1M€/Ano para 186,0M€/Ano) MELHOR Clube Português em termos financeiros & MELHOR Clube do Mundo em termos de Vendas de Jogadores.


Com Rui Vitória:
- Deixamos de ser o clube mais vencedor em Portugal.
- Deixamos de ser o melhor clube português na UEFA e baixamos de 6º para 25º.
- Deixamos de ser o melhor clube do Mundo em termos de Venda de Jogadores e corremos o risco de ser ultrapassados pelo Porto, a nível nacional, em termos de receitas TOTAIS se falharmos a próxima Liga dos Campeões.


Devido a estes factos todos, não admira que defenda o regresso de Jorge Jesus ao Benfica, e manifestei-me contra a sua saída em 2015! 

ranking