De olhos no Penta… e com os pés
no chão.
Antes de mais, um bom ano para todos, e que seja o ano do PENTA CAMPEONATO!!
Ora bem, quero com isto dizer algo que parece ser tabu falar, ou admitir no Benfica, que de momento, não há dinheiro para grandes aquisições. Não vou estar aqui a perder tempo a falar do dinheiro que entra, do que sai, temos tido imensos posts sobre isto. A realidade e o ponto de partida para esta discussão é: Não há dinheiro ( milhões e milhões ) para gastar. Apenas para retocar o plantel, e é aqui que temos de ser meticulosos. Não vamos ao mercado propriamente com um saco de rebuçados aliciar jogadores, como em tempos o Toni dizia, mas digamos que o cartão visa tem um plafond que obriga a rigor e qualidade, algo que desde a preparação da nova época, esta direcção tem falhado miseravelmente.
Vamos lá, eu sei que há aqueles que defender ir buscar o David Luiz, ou o Ramirez, ou Javi, ou o Lavezzi á china, mas… como diz o título, queremos o penta, mas com os pés no chão. Espero sobretudo que estas sugestões que aqui deixo, abram lugar a uma discussão sóbria sobre o que podemos espremer do atual plantel, e como valorizá-lo com reforços (e não reforços do seixal, precisamos de jogadores com impacto imediato na equipa, e que entrem de caras!).
E uma das ideias fortes e realidades duras, para o bem e para o mal, que temos de lidar é:
Amigos, apenas temos o campeonato. Menos jogos, nada de adversários europeus, maior parte dos jogos a defrontar equipas que jogam com 10 atrás da linha da bola. Menos jogadores, e menor rotação da equipa, pois se há coisa que não faltará ao plantel, serão dias de descanso entre os jogos. Dito isto, vamos lá:
GUARDA REDES:Odisseas Vlachodimos, 23 anos, 1.91mEste GR tem de vir já em Janeiro. Contratado ao Panathinaikos, tem de vir para ser o titular da equipa, e permitir que se acabe com a pressão sufocante que asfixia o crescimento de Varela e Svilar. Tem qualidade, tem provas dadas, muito mais maturidade que os dois nossos atuais gr, não é nenhum Ederson, nem um Júlio Cesar (quando tinha condições físicas há uns anos atrás), mas vai certamente estabilizar as nossas redes, e com ele o nosso quarteto defensivo.
Paulo Lopes pode finalmente retirar-se para o lugar de diretor, ou de treinador adjunto de GR, seja lá a posição que lhe prometeram.
Varela deve ser o nosso nº2. Svilar deve descer para a B, e ser lá titular. Precisa de jogar, sempre, e sem estar rodeado de fogo, a queimar por todo o lado. Deixem o puto crescer, acredito que será grande GR, mas ainda é apenas um projeto, e precisa de perceber que ao fazer grandes defesas, não pode aliviar a bola sempre para a frente da pequena área. Grande parte dos golos sofridos são recargas, á uma boa defesa, mas para a frente… Na B,
Slobin, será o GR sacrificado. Até lhe reconheço algum valor. Fica aqui a dúvida se dever ser o 3º GR da principal, mas aí nunca vai ter minutos, ou (e acho o melhor) empresta-lo a um clube da 1ª liga.
DEFESA:Direita – S
ALVIO deve ser adaptado a esta posição já! Não há no mercado (a meu ver) qualquer jogador que a preço razoável possa ser A solução imediata e futura para a equipa. E como disse, vamos jogar grande parte dos jogos com equipas fechadas. Salvio não é dos piores a defender, mas a atacar já não tem o discernimento / capacidade que tinha, embrulha-se demasiado com a bola, é inconsequente na maior parte das jogadas. Seria um novo fôlego para ele, que assim aparece embalado na direita, ganhado a profundidade da linha. E se para mim, já não faremos dinheiro com ele como ala, como lateral a conversa seria outra, porque até assim se arrisca a ser titular da seleção argentina, e aí sim, certamente criaríamos um ativo. A defender… para o efeito atual, desenrasca. Compensa com velocidade e sentido posicional.
Será
Douglas tão melhor opção que…
Aurélio Buta?? Tem trazido tanta competência assim sobre o jovem miúdo? Não brinquem, pois ele não trouxe nada… é devolver ao Barça, e fazer regressar Buta á luz. O miúdo saiu para jogar, mas tem 8 jogos e pouco mais de 600 minutos de jogo, por isso, acho que será melhor para todos o seu regresso.
Centrais – Sejamos francos, enquanto
Luisão, o “companheiro da jornada aventureira” de LFV continuar a jogar, será sempre titular. E como parece que até vai renovar mais um ano (enfim), qualquer um que venha vai tirar o lugar a
Rúben Dias, e acho que não devemos cometer esse erro. Este miúdo vai-se fazer, e tem de ser aposta. Enquanto o brasileiro estiver no estaleiro, joga
Jardel ou Lisandro.
Esquerda –
Eliseu deve sair. Ainda tem hipótese de fazer um bom contrato no estrangeiro, e devemos-lhe isso. Ah e tal, tem peso no balneário. Também o Júlio Cesar tinha, e saiu. Não acrescenta mais nada á equipa.
Grimaldo- li que a sua saída está certa para o Nápoles, e por 30M. Tive de me rir… porque se o Nápoles der 30M por este jogador, Nelson Semedo valia 100!!!! Defende quase tão mal como Douglas, perde sempre no ombro a ombro, e quanto ao ser ofensivo… malta, percebam isto: um lateral ofensivo é aquele que aparece sempre a dar profundidade e linhas de passe ao ataque. E que rapidamente recupera defensivamente. Não é aquele lateral que pensa que desde a sua bandeirola de canto, finta 4 adversários sempre em progressão e aparece a finalizar ou assistir para golo. Isso só faz é perdas de bola, e muitas vezes comprometedoras, como tem sucedido. A sair, não perdemos nada.
Passa André Almeida para a esquerda, e aqui sim, precisamos de ir ao mercado.
Ryan Sessegnon, Fulham, 17 anos, 1.78m . Quem não conhece, digo isto: Irmão gémeo do Nelson Semedo. Esta frase acarreta alguns riscos, mas pesquisem na net vídeos deste miúdo, e ficarão todos… uau! Este seria o maior investimento do mercado de Janeiro. O Totenham está doido para o comprar, mas o miúdo quer é jogar. E sair do championship para jogar no Benfica, ainda cola. Agora, o André Almeida seria para já a escolha natural, mas em poucos jogos, este miúdo agarraria a titularidade e daqui a uma ou duas épocas, vale milhões!!
MEIO CAMPO:Manuel Fernandes. Fazer regressar este jogador, será o que precisamos para o miolo. Jogador intenso, com garra, muito mais maduro, tem capacidade física, algo que falta e muito ao nosso 11, e acrescenta outra coisa muito importante: remate da meia-distância. Finalmente podemos parar de tentar entrar com a bola pela baliza a dentro.
Pizzi deve encostar á direita. Assim, deixa de jogar sempre pressionado pelos matulões do meio campo adversário, pode respirar e pensar um pouco melhor o jogo. E acrescenta vantagem no meio, ao descair para lá, vindo da lateral. E mais, com esse movimento, arrasta consigo o ala adversário Permitindo a Sálvio aparecer ofensivamente a ganhar a linha.
João Carvalho, deve ir para a B, e jogar!! Falta capacidade física (motivo pelo qual nem florentino nem Jadson podem ainda subir á A). Manter a presença de
Keaton Parks, Fejsa e Samaris. Filipe Augusto, Rafa, são para dispensar/emprestar.
Krovinovic, Cervi, Zivkovic e Diogo Gonçalves completam as soluções.
ATAQUE:Seferovic – emprestar/vender ou até… dar a quem queira. Não acrescenta nada e está desmotivado, desligado da equipa. Dá ideia que nunca se adaptou a ela. Sei que a ideia era vê-lo fazer um bom mundial e vendê-lo, mas acho que não vai dar.
Jonas, apesar dos tiques de vedeta e de não decidir os grandes jogos, ainda é ele que marca os golos, e por isso, enquanto assim for, tem o lugar na frente.
Jimenez será a alternativa / companheiro, mediante o modelo tático. Mais uma situação em que o peso na equipa do brasileiro Jonas ser tanto, que qualquer reforço que venha, vai para o banco. Mas mesmo assim aqui ia buscar uma solução que pode ser interessante em alguns jogos. Um jogador de área que saiba finalizar no meio dos matulões.
Fernandão, Fenerbahce (Turquia), 29 anos, 1.92m. Suplente, perdeu margem na corrida pelo 11 e é vendável. Não será caro (2M ou 3M). Possante, jogo aéreo, e surpreendentemente para a sua envergadura, rápido e gosta de correr com a bola nos pés. Acrescentaria soluções que actualmente não temos, e lá está, não vem para ser titular… mas pode sê-lo.
Como onze tipo teríamos :Vlachodimos; Sálvio, Luisão, Ruben Dias, Ryan Sessegnon ; Fesja, Manuel Fernandes, Pizzi, Krovinovic, Zivkoviv; Jonas . E quando é preciso a carne no assador, temos o Jiménez ou o tal matulão na frente, o Fernandão.
Aceitam-se sugestões, ideias, e sobretudo, que a direcção, que tanto gosta de seguir o nosso blog, ponha os olhos na discussão deste post!
Quanto ao resto já sabem, SINTAM A MÍSTICA, CARREGA BENFICA!