O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 31 de julho de 2016

"A fábrica" tem lá mais prontos a surpreender...

. 43 comentários

Num momento em que se fala de dispensas entre a generalidade dos grandes clubes europeus que deram prioridade às contratações e venda de jogadores chave para agora finalizarem os planteis com a saída dos excedentários (excepção feita ao Tolinho das Aldrabices que acha que o ideal é planear toda a época com jogadores que saem já com jogos oficiais à porta), há outra dimensão que me capta a atenção:

- A Fábrica do Caixa Futebol Campus!

Num ano em que João Teixeira parece ter pedido o comboio para ganhar um lugar na equipa principal, tal como já acontecera com Nelson Oliveira, e não foi por falta de oportunidades, do plantel do ano passado parece que Gonçalo Guedes ganhou um novo fôlego, tal como Nelson Semedo. Duas apostas do ano passado que este ano vão "explodir" ao lado do Lindelof que parece ter claro na sua cabeça que lhe falta um ano para ser titular de uma grande equipa europeia.

Então quem são os senhores/meninos que se seguem?

Na equipa B, os cabeça de cartaz serão o Ruben Dias e o João Carvalho, porém há outros nomes a ter em conta: João Nunes, Gilson Costa, Guga (Gonçalo Rodrigues) e Pedro Rodrigues. Entre os atacantes (com vida difícil face ao que temos na equipa principal) surgem: Buta, José Gomes, Diogo Gonçalves e João Filipe.

Mas não é tudo, nos juniores há um menino chamado Florentino Luis que pode "arrasar" o Renato Sanches em matéria de idade em que ascende ao plantel principal, porém dificilmente poderá ser uma aposta para titular como foi o RS85, acima de tudo pelas soluções existentes. Este menino que chegou com 10 anos ao SLBenfica é um tratado de bola, como se pôde ver no campeonato da Europa de sub17.

Se eu tivesse que apostar, este ano, diria que veremos o Ruben Dias, o Diogo Gonçalves e... o Florentino algumas vezes a passar na televisão a jogar no plantel principal.

Prospeção do Benfica dá para todos... ou serão os documentos "roubados"?

. 58 comentários
"Os jogadores novos, tirando o Alan Ruiz, são jogadores que, como o Meli, foram descobertos com muito trabalho e que são importantes do ponto de vista financeiro. Buscar jogadores a custar milhões é fácil; já buscar jogadores como temos feito... Tirando o Alan Ruiz, que já custou alguma coisa... A nossa escolha obedece a qualidade e como acreditamos muito na nossa qualidade de trabalho e valorizamos muito os jogadores, esperamos que estes possam melhorar a qualidade do plantel", explicou, à Sporting TV Jorge Jesus.

Aproveitando para mandar a habitual bicada ao Benfica, Jesus defende que o Sporting contrata jogadores de baixo custo porque... existe um trabalho árduo do departamento de prospeção do Sporting.

Ora, portanto hoje acabam de anunciar Marcelo Meli que é fruto do trabalho árduo da prospeção do Sporting, certo? NOT!


Depois de Cervi, Mitroglou e muitos outros que o Sporting não teve argumentos para contratar... depois de Danilo, Suk, José Sá e Marega que o Sporting não teve argumentos para contratar e acabaram no FCPorto... eis que o clube dos viscondes se começa a virar para aqueles que Benfica e FCPorto deixaram de ter interesse porque conseguiram melhores opções.

A versão "realidade aumentada" dos garganeiros de AlvaLIDL é que "existe um trabalho árduo do departamento de prospeção do Sporting"

Dá para pelo menos dificultarem a vida ao FCPorto e Benfica na luta pelo título dando menos tiros nos pés???

Ah espera... «OS JOGADORES NÃO MANDAM. QUEM MANDA É O CLUBE»

Isto vai correr tão bem...

sexta-feira, 29 de julho de 2016

As dispensas. Concorda com estes nomes?

. 99 comentários

"Com a Supertaça Cândido de Oliveira a aproximar-se, Rui Vitória já tem definido com quem conta e quem vai ficar de fora durante esta temporada. Num plantel com 33 jogadores, há cinco atletas que não entram nas contas do treinador português na sua segunda época no comando das ‘águias’.

À cabeça, Talisca está de fora dos planos. O médio brasileiro aparenta ter os dias contados no clube da Luz e pode até ser oficializado em Inglaterra esta sexta-feira. Com propostas na ordem dos 25 milhões de euros e com outras opções no meio-campo, Talisca não tem espaço para Rui Vitória.

A lista de ‘dispensas’ de Rui Vitória não se cinge apenas a Talisca
Marçal regressou de empréstimo da Turquia, mas não convenceu o treinador português e não fica no plantel. Rui Fonte também regressou de empréstimo do SC Braga para fazer a pré-época, mas deve voltar a rodar noutra equipa. Os bracarenses surgem como o principais candidatos a receber o português.

Em pior situação está Carcela. O marroquino chegou a realizar alguns jogos na temporada passada, mas perante as chegadas de Carrilo, Benitez, Cervi e Zivkovic, perdeu espaço de manobra nas opções de Rui Vitória.

João Teixeira chegou da equipa B para realizar a pré-época, mas deve rumar ao segundo escalão dos ‘encarnados’. O jovem médio é um jogador com margem de progressão, mas para já ainda não entra nas contas do treinador.

As definições de Rui Vitória colocam à sua disposição um plantel de 28 jogadores para atacar a conquista do tetracampeonato. No entanto, as escolhas do técnico luso acabam por estar condicionadas pelo mercado. Relembre-se de que Lindelof é seguido em Inglaterra, Salvio pode estar de saída e existe ainda interesse em Samaris e Jardel.

O Benfica tem o seu primeiro jogo oficial contra o Sp. Braga em Aveiro, quando enfrentar os bracarenses na Supertaça Cândido de Oliveira." - SAPO.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Notas soltas de um defeso tranquilo

. 49 comentários
Bem, ontem fui à Luz... São bem poucas as vezes que lá vou, fruto de morar no exterior, mas achei que era o dia certo para o meu filho entrar na Catedral pela primeira vez e equipado a rigor...

Foi um jogo fraquíssimo, é certo, um daqueles que chega mesmo a dar sono... Se aquilo que se viu ontem fosse um treino de captações para ver se ficava algum, acho que nem um ficava de tão fraco que foi o jogo, quer a nível individual quer coletivo...

Para mim serviu pois por dois motivos: Em primeiro lugar pelo meu filho, que queria muito lá ir e que adorou a experiencia mesmo que na segunda parte tivesse de lhe ligar o IPAD para se entreter; e em segundo para apalpar um pouco a sensibilidade aos adeptos...

Sim, há sempre um risco muito grande em alguém que mora no estrangeiro e que o que acompanha é por jornais, TVs ou blogues, que aquilo que lê não seja bem aquilo que reflete a opinião da generalidade dos adeptos...

E a resposta dos adeptos, e depois também no próprio jogo, foi dada a uma das dúvidas que tinha: Se Luisão tinha lugar neste Benfica...

E claro que tem... Primeiro foi um dos mais aplaudidos quando o speaker anunciou o seu nome... Ele, Mitroglou e Rui Vitória foram os vencedores do aplauso... Depois durante o jogo, onde Luisão foi dos melhores, bem melhor que Lizandro... Se no balneário já todos sabemos do seu peso, mesmo no campo continua a ter lugar, na minha opinião, entre os três melhores centrais da equipa...

Outra curiosidade que tinha era ver Horta ao vivo... E não gostei... Aliás, não gostei do Horta como não gostei de nenhum daquele meio campo, órfão de Renato Sanches... É que tudo naquele miolo é muito parecido, desde o Horta, ao Samaris, ao Cilis, ao Fejsa, tudo médios de equilíbrio, de demasiado passe para o lado, à procura do homem que vai assumir o jogo e o ataque, só que, esse homem não existe... Ou pelo menos não existiu ontem... Convém lembrar que este era o grave problema que existia o ano passado e que Renato veio resolver.

Três médios novos (para já), e nenhum deles me parece que no estilo de jogo venha acrescentar muita qualidade ao que já existia nem resolver o que deixou de existir com a saída de Renato Sanches... Em suma, três jogadores que equilibram o plantel mas que no máximo serão boas opções a Fesja e nunca o 8 que falta, continue o Benfica a jogar com dois avançados como parece que irá acontecer...

Outra curiosidade que tinha era ver Benitez... E gostei do estilo, raçudo, mais físico, o único que no jogo de ontem foi capaz de acrescentar velocidade ao jogo... Este Benitez chegou quase já com guia de marcha mas, na verdade, tem uma coisa a seu favor, tem características que o diferenciam da maioria dos outros que lá andam, e a minha aposta é que vai ficar no plantel...

Outra aposta que faço é que Eliseu vai continuar a ser dono e senhor do lugar de lateral esquerdo... Grimaldo precisa de ser muito melhor do que tem sido para fazer justificar a presença de um jogador tão leve e tão franzino na equipa e que não ganha uma bola dividida... Ok, sabe cruzar e a bola sai sempre redondinha daquele pé esquerdo, mas acho que Eliseu dá mais à equipa...

Nélson Semedo... Ontem esteve simplesmente péssimo, ao ponto de ter sido o primeiro a levar uma valente assobiadela... Este jogador que no início da época passada prometeu muito e depois se aleijou, já recuperou há muito tempo da lesão e continua a mostrar muito pouco... Com André Almeida a não passar na minha opinião de um jogador mediano (embora lhe louve a raça e o carácter), penso que falta a este Benfica um defesa direito de um nível mais alto...

Gonçalo Guedes... Fez pouco mas pareceu mais confiante que em tempos recentes... O treinador parece querer puxar por ele, inclusive a testá-lo como segundo avançado... Este é um daqueles jogadores que me parece que só precisa de um grande jogo para que os seus índices de confiança aumentem e o possa levar para patamares exibicionais mais altos... Só a cabeça o impede de ser mais do que tem sido.

Carrilho e Cervi... Fora do jogo... Carrilho desconcentrado... Cervi tentou algumas vezes pegar no jogo pelo meio, mas conto no jogo todo um lance em que o miolo da equipa foi capaz de colocar Cervi com corredor pela frente para galgar terreno e atacar o defesa, naquilo que todos acreditamos ser o seu ponto forte...

Jimenez e Pizzi... Dois dos três jogadores mais caros da história do Benfica... Acho que está tudo dito, de um clube por onde têm passado tão brilhantes jogadores ao longo da sua história...

Dois dos três mais caros são portanto, o Jimenez e o Pizzi, 36 milhões de euros neste dueto... Medianíssimo na minha opinião... Não vou dizer que são maus, não vou dizer que não têm lugar no plantel, não vou dizer que não possam dar o 36 ao Benfica com dois golos de bicicleta num Porto X Benfica no próximo ano...

Vou dizer apenas que cheira a esturro, muito esturro, estas duas contratações pelos valores que foram, principalmente quando para o outro lado vão indo Oblaks e Gaitans...

No mais, uma pré época tranquila, onde de negativo não tenho nada a apontar... O plantel foi reforçado a tempo e horas, as saídas acauteladas (a posição 8 tenho dúvidas), o valor dos jogadores que chegaram terá de ser obviamente confirmado mais à frente...

De negativo, talvez apenas a venda de Renato Sanches... Enfim, compreendo a venda pelos valores que foram, compreendo que quem compra um miúdo de 18 anos compra a pensar no que pode vir a ser e não naquilo que já é mas... Não compreendo o timing em vésperas de europeu, e quando se vê o europeu que o miúdo fez, os elogios que mereceu, o valor que Higuain e Pogba movimentaram neste defeso, este Renato, hoje, se calhar saía pelo dobro!

Mas este é claro o preço que se paga num clube que se sabe vendedor, e que, apesar da tal aposta na formação que anunciou, se vê incapaz de segurar até mesmo os seus jogadores da casa e com mais futuro, por mais do que sete ou oito meses...

Sobre este assunto, já muito escrevi... Custa claro a aceitar esta realidade quando do outro lado se vê um clube que se diz falido a ser capaz de segurar William Carvalho pelo quarto ano consecutivo mas...


Também entendo que quando se consegue um Tri Campeonato nos anos em que mais se vendeu, agora será sempre a abrir, e LFV já se terá perguntado a esta hora porque raio não começou a vender mais cedo.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

terça-feira, 26 de julho de 2016

Sport Vieira e Benfica - parte 2.

. 176 comentários

Uma das coisas que Luis Filipe Vieira soube fazer muito bem no Benfica foi replicar, e de forma mais refinada, o que Pinto da Costa fez no FC Porto: instrumentalizar o clube e criar condições para que ninguém ouse enfrentá-lo em eleições.

As excepções foram nomes secundários que nunca conseguiram criar uma máquina de informação que combatesse os vários meios pelos quais se faz a apologia do "Vieira salvador da pátria". Mas o curioso é que mesmo assim Vieira tremeu e então com Rangel até lhe ofereceu um lugar de vice-presidente, segundo as declarações da altura. Impressionou Vieira o facto de Rangel ter enchido com várias centenas de pessoas a “Voz do Operário” ao contrário do próprio Luis Filipe Vieira que só atrai gente com promessa de repasto nas Casas do Benfica ou na Catedral da Cerveja na Luz.

Vieira instrumentalizou o Benfica por promover alterações fundamentais nos estatutos aprovadas naquelas AG’s a meio da semana e com pouca publicidade que é assim que se promove pouca a participação dos sócios.

Hoje em dia é mais fácil alguém concorrer à Presidência da República que à Presidência do Sport Lisboa e Benfica. Alguém terá que ter, no mínimo, 43 anos para concorrer ao Benfica e 25 anos de sócio ININTERRUPTOS. Alguém que não Luis Filipe Vieira, claro.

Usar as Casas do Benfica para criar uma rede de gente “agradecida” foi importante. Não só os 50 votos da Casa estão garantidos pelo presidente da mesma(que só precisa de ter UM ANO de sócio do Benfica) e que não tem que consultar ninguém de forma vinculativa, como a grande maioria dos votantes mais antigos e pouco favoráveis a mudanças que frequentam essas Casas garantem mais uma carrada de votos.

Junta-se tudo a uma permanente campanha de imagem na CS e está criado a receita do “Vieira Salvador” presente cada vez que se fala no Benfica.

Mas provavelmente eu estou a exagerar. Se calhar estou a ser injusto. Até porque Vieira tem repetidamente dito que está em missão no Benfica. 

Até porque para qualquer benfiquista é normal ser sócio do FC Porto e do Sporting também. É normal que só tenha cancelado a sua inscrição no FCP em 2009 ou seja já quase 10 anos após a sua entrada no Benfica. Foram 24 anos de sócio do FC Porto. Pouca coisa que se calhar até ajudava quando Vieira, segundo o próprio, fazia parte do círculo restrito de confiança de Pinto da Costa, esse benemérito que nunca fez mal ao Benfica.

Aliás, até duvido que Vieira se tenha apercebido de qualquer momento em que o Benfica tenha sido prejudicado durante os anos da sua proximidade a Pinto da Costa até porque nos anos 90 as coisas eram calminhas para o Benfica em especial quando ía jogar às Antas. Em Alverca não haviam notícias ou tv. Só para servir de caminho para alguns jogadores irem para o FC Porto.

Também será normal que os 2 jornalistas do Independente que desenterraram e escreveram o artigo sobre a condenação em tribunal de Luis Filipe Vieira sejam hoje director de conteúdos da BTV e o outro coordenador de informação também da BTV. Um feliz acaso decerto.

Também será um acaso que o filho do ex-dirigente da FPF João Rodrigues tenha um cargo no Benfica. Ou que a irmã do director de informação da TVI, o tal que inventou o degradante “Prolongamento”, também esteja no Benfica. Dizem até que é sportinguista. Não sei se será mas não é nada de mais no Sport Vieira e Benfica.

Ou que ainda a filha do responsável do departamento de sócios do Benfica seja a responsável do CDI. Sobre isso, Ricardo Serrado(o “historiador”) afirmou na sua carta de despedida que o seu currículo “não corresponde à realidade” e que “não possui formação profissional nem habilitações” para ocupar o lugar de coordenadora do CDI. Não quero acreditar que tenha obtido esse lugar por cunha do seu pai e que nem sequer tenha sido feito um concurso público para tão importante posição. Foi também uma feliz coincidência decerto.

Podemos falar no poder que alguém como DSO, indicado pela banca e sportinguista, tem no Benfica.
Inconcebível em qualquer outro clube com a dimensão do Benfica, ainda mais impossível de acontecer nos rivais. Estou mesmo a ver um adepto confesso do Barcelona a ser escolhido para chefiar as finanças do Real Madrid. Ou vice-versa. Mas para Vieira tudo serve desde que dê jeito aos negócios. Mas negócios de quem?

O futuro também será sim o legado de Vieira, o que neste momento é:

- uma dívida colossal que mesmo com 615M€ de vendas(fonte DN) em 13 anos de presidência nunca desceu nos últimos anos dos 400M€

- um valor absurdo de juros que o clube suporta anualmente e que, ao contrário dos outros grandes e até de algumas grandes empresas nunca é alvo de renegociação

- o estádio(mais de 12 anos após a sua inauguração) continua por pagar e os passes dos jogadores rapidamente e parcialmente alienados ou dados como garantia de mais financiamentos 

- o período mais vitorioso de sempre do FC Porto com títulos nacionais e europeus a todos os níveis, com um bicampeonato, um tricampeonato e um tetra campeonato. Tudo com Vieira no Benfica!

- mais de 10 anos após entrar no Benfica conseguiu um tricampeonato. Muito bom mas qualquer um que despejasse contentores de jogadores e de centenas de milhões de euros consecutivamente durante anoslá haveria de chegar. Mas e pagar isso tudo? Quem realmente vai pagar? O contrato da NOS? Como se afinal não pode ter períodos superiores a 3 anos e assim nunca a NOS vai poder antecipar o pagamento total do contrato como alguém no Benfica pretende? E com que legitimidade se vai antecipar receitas dos próximos anos?

- um centro de formação de jovens jogadores que afinal funciona como ponto de entrada/passagem de dezenas de estrangeiros que nem sequer chegam a vestir a camisola do Benfica   

Vieira entrou no Benfica em Maio de 2001. Tem 15 anos de Benfica.

Foi com Vieira que o FC Porto deixou de ser hostilizado quando se deslocava para longe das Antas(hoje Dragão)O Benfica passou a ser hostilizado por todo lado e não foi certamente pelos títulos porque até 2014 Vieira só tinha 3 títulos de campeão em 13 anos.

Foram inúmeros os episódios de apedrejamento, de agressões e de ataques aos benfiquistas. Algo impensável quando o Benfica era dirigido por senhores como os históricos que deram ao Benfica a sua grandiosidade. A azia pelas vitórias do Benfica existia mas era impensável os benfiquistas serem recebidos como passaram a ser em alguns estádios.

Foi com Vieira e em nome da sua amizade pessoal ao presidente do Braga que se permitiu que os benfiquistas fossem enxovalhados e agredidos em Braga, passando a cidade (que já tinha sido um bastião do benfiquismo) a ser hostil ao clube e aos benfiquistas.

Contra toda esta hostilidade Vieira nada fez ou faz.

Foi com Vieira que se quebrou uma regra histórica entre os grandes clubes portugueses que visava proteger a integridade das competições nacionais:nunca permitir que um adepto/dirigente do FC Porto ocupasse o lugar de presidente da FPF.

Fernando Martins abriu a porta, Damásio ajoelhou o Benfica mas foi Vieira quem fez campanha por um portista. Curiosamente a entrada de Gomes na Liga de Clubes coincidiu com um tricampeonato do FC Porto. Mais um acaso.

Fernando Gomes, director financeiro do FC Porto do período do Apito Dourado e apanhado nas escutas a falar com o “guia das deusas”, numa das maiores vergonhas do futebol português contemporâneo.

Este Sport Vieira e Benfica é o presente do Glorioso Sport Lisboa e Benfica e tem o nosso clube como refém. Ninguém pode negar isso.

Um dia os vieiristas serão como os aclamadores de Damásio ou os ferrenhos adeptos de Vale e Azevedo. Desaparecerão do mapa como os outros. Ninguém terá votado em Vieira. 

O medo de Bruno de Carvalho quanto a João Mário...

. 33 comentários

...é o facto de lhe terem dito que os clubes que apresentaram uma proposta real e interessante pelo jogador só o queriam para a outra temporada e até lá iriam emprestar João Mário.

Alguém disse a Bruno de Carvalho que em qualquer dos casos, o tal clube que receberia o jogador seria... O Benfica, por intervenção de Jorge Mendes.

Quem vai ser mais forte? João Mário ou o Sporting?

O que prometeu Bruno de Carvalho a João Mário e ao seu pai aquando da renovação de contrato?

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Será que o "Tolinho das Aldrabices" é do Benfica?

. 17 comentários

Ao cabo de três anos a fazer tanta coisa que só beneficia o Benfica prejudica o Sporting, não será legítimo questionarmo-nos se não estamos a ser injustos nas críticas e se calhar estamos a apontar a um grande benfiquista que tem feito muito pelo nosso clube?

Hastag do momento para divulgarem pelos blogs, redes sociais e foruns para defendermos o homem: 

#brunocarvalhoédoBenfica

Nuno Saraiva... o "wanna be" de João Gabriel (mas em mau!)

. 41 comentários
O Sporting apresenta-nos esta época uma cópia contrafeita de João Gabriel... será algo como um "Wanna Be" do antigo diretor de comunicação do Benfica que na temporada passava se divertia no Twitter a responder aos pacóvios acéfalos do Sporting.

Só que João Gabriel, com muitos defeitos que possa ter, tem uma qualidade: Saber fazer!

O "wanna be de João Gabriel" não consegue ser mais do que uma versão fraca e reles do antigo direitor de comunicação do Benfica... desde logo fazendo-o no Sporting.

Avizinha-se, portanto, mais uma época divertida em que, possivelmente, o momento mais alto que o "Wanna Be João Gabriel" vai ter é mesmo este tópico, pois é já um dado adquirido seja na comunicação social, seja nos blogues que, ao contrário de João Gabriel, ninguém vai ligar patavina ao que diz o escravo do "Tolinho das Aldrabices".

Quando nós pensavamos que eles tinham aprendido com os erros da política de comunicação desastrosa do ano passado... eles optam por elevar a fasquia e fazer mais porcaria ainda.

Brilhante!

RIP Artur Correia

. 12 comentários






1972 Jamor, final Taça de Portugal. Em época de estreia com dobradinha!

domingo, 24 de julho de 2016

Não é como começa mas como acaba.

. 86 comentários

Rui Vitória lá vá fazendo o seu trabalho com paz e podendo avaliar os jogadores quer em treino quer frente a adversários com diferentes valias.

Agora vem a altura de fazer escolhas e consolidar o que já se faz no ano passado.

E tudo isto com a ausência quase total do responsável do futebol do clube. Mas no ano passado também acabou por correr bem.

Força Rui Vitória! Possas tu fazer o teu trabalho sem te lixarem o plantel.

sábado, 23 de julho de 2016

Um blog livre por um grande Benfica

. 59 comentários
Há escribas com menos tempo, por uma razão ou outra, para escrever do que outros e os que têm escrito têm uma visão que pode definir a visão, errada, do blog. Quero agradecer a todos os que conseguem manter este blog activo e lido.
Não existe uma linha editorial e por isso não temos o direito de criticar qualquer texto escrito aqui, dentro das regras de boa educação que prezamos.
Eu acho que o LFV fez algumas coisas menos bem e outras melhores, ainda não sei muito bem se o balanço é positivo ou muito positivo, mas o que me importa é o futuro já que existem alicerces criados pelo próprio e que têm de funcionar como as fundações para que a nossa casa cresça sem desculpas com os seus antecessores.
O que me leva a escrever neste momento, e que é do interesse geral, é perguntar quais as 3 medidas que gostariam que o novo presidente, caso seja eleito, tomasse para melhorar o BENFICA.
Pretendo, com isto, discussão sobre o futuro, não sobre o passado. Uma discussão sobre o futuro não tem críticas pois ainda não aconteceu, apenas desejos. Podem obviamente comentar os desejos de cada um.

Força Benfica!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Luís Filipe Vieira anuncia recandidatura esta tarde.

. 149 comentários

Artigo 61º - Constituição.

1. A Direcção é constituída pelos seguintes membros:

a) Presidente;

b) Quatro ou seis Vice-Presidentes efectivos;

c) Dois Vice-Presidentes suplentes.

2. O Presidente da Direcção terá obrigatoriamente pelo menos vinte e cinco anos ininterruptos como sócio efectivo, concomitantes com a data da eleição.

Informações publicadas em 2012:

Aqui, aqui e aqui.

Força Vieira!!!

Para rir!!!

. 23 comentários

Lopetegui seleccionador de Espanha.

O que virá a seguir? Carlos Azenha no Real Madrid?

quinta-feira, 21 de julho de 2016

André Gomes no Barcelona

. 80 comentários


Outro que não servia para o mestre da táctica e para o Benfica.

Comparação.

. 40 comentários

Mario Götze:
- 24 Anos

- Vitórias no currículo: 5 Bundesligas, 3 Taças da Alemanha, 1 Supertaça Europeia, Campeão do Mundo por selecções(marcador do golo) e finalista vencido da Champions League.

Suplente no Bayern Munique, comprado por 37M€,foi vendido por 26M€ ao Borussia Dortmund.

Raul Jimenez:
- 25 Anos

- Vitórias no currículo: 1 Taça do México, 1 Supertaça de Espanha, 1 Campeonato Nacional e 1 Taça da Liga.

Suplente desde que veio para a Europa com um total de 6 golos marcados pelos 2 clubes que representou.Comprado pelo Atlético de Madrid por cerca de 10M€Vendido ao Benfica por cerca de 22M€. Um suplente que duplica o seu valor não é para todos.   

Como nota final, e não poderia deixar de ser, o outro elo nos negócios com o Atlético de Madrid (mas no sentido Porto-Madrid), também foi parte da história da vinda de Raul Jimenez para a Europa.

Link ESPN; Link GOAL.Com

O saque é oficial

. 55 comentários


"O Benfica oficializou esta quinta-feira, em comunicado à CMVM, a compra dos restantes 50 por cento do passe do avançado mexicano Raúl Jiménez, por 12 milhões de euros, confirmando a notícia avançada por Record nos últimos dias.


Jiménez, de 25 anos, chegou à Luz no mercado de verão em 2015. Na altura, o Benfica adquiriu 50 por cento dos seus direitos desportivos ao At. Madrid por 9,8 milhões de euros e agora comprou a outra metade, totalizando quase 22 milhões. Raúl assinou no ano passado até 2020 e há muito que as águias andava a sondar o Atlético no sentido de comprar o que restava do passe.


O mexicano torna-se assim no jogador mais caro da história do Benfica, sucedendo a Pizzi e Toto Salvio. Três jogadores comprados... ao At. Madrid."
- Record.


Atlético de Madrid: o parasita do Benfica.

. 56 comentários


O histórico de negócios com o Atlético Madrid remonta a 2007 com a venda de Simão Sabrosa por 20M€, abaixo da claúsula de rescisão de 25M€, e com a inclusão do direito de opção sobre a contratação de dois atletas do clube espanhol. Começou aí o estranho mundo dos milhões que viajam de Lisboa para Madrid e que em alguns casos seguiram logo para o Porto.

Dois tais 2 jogadores nunca ninguém ouviu falar ou lhes viu a pinta. Desde a promessa de contratar Jardel que passou a ser normal prometer e não cumprir no Benfica. Ou seja, mentir.

Em 2008 Reyes vem para o Benfica fazendo boas exibições e demonstrando publicamente a sua vontade de continuar na Luz. Em 2009 o Benfica tem a possibilidade de comprar o resto do passe do jogador pois fazia parte do contrato o exercício da opção. O Benfica não o fez, sem explicação, e o jogador retornou ao Atlético e contra a sua vontade. Era o interesse do Atlético de Madrid.

Quanto ao caso Roberto nem é preciso escrever mais nada. Desde o valor da contratação, ao contrato ridículo com o Saragoça e depois o acerto que ainda nos custou 14M€ com a contratação do Pizzi, que nem 7M€ vale quanto mais o dobro.

Em 2010 o Benfica paga 2,5M€ pelo empréstimo de Salvio para o contratar em 2012 por mais 11M€ totalizando 13.5M€.

Juntando isto ao já exposto pelo Benfica Eagle no post anterior, fica claro que o Atlético de Madrid sempre que precisa de escoar jogadores suplentes de que não precisa pode contar com Vieira para os comprar em nome do Benfica a peso de ouro.

Outra certeza de que o Atlético de Madrid não se livra é que pode vir sempre à Luz buscar os nossos melhores jogadores por um preço simbólico pois logo surge um negócio em contra corrente que anula qualquer benefício económico.

Não deixa de ser vergonhoso que Vieira tenha andado a regatear o preço de Mitroglou mas não hesite em pagar uma fortuna pelo Jimenez. É bom rapaz, marcou alguns golos importantes, pode até a vir a melhorar no futuro mas NÃO VALE 22m€!

Sim, é o mesmo Vieira que achou que pagar 7M€ por um defesa esquerdo como o Siqueira era muito.Ficamos depois a saber que afinal o Benfica não exerceu a opção de compra para o jogador acabar por ser comprado pelo…Atlético de Madrid. Este foi outro exemplo do servilismo de Vieira aos interesses alheios ao Benfica.

Daí não ser de estranhar que apesar dos negócios de centenas de milhões de euros, o Benfica continue endividado sem conseguir baixar o seu passivo.

O nosso clube está ao serviço de Vieira e de muitos outros. Deveria ser ao contrário.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Afinal, Gaitan foi quase de borla para o A. Madrid.

. 72 comentários

"Raúl Jiménez vai ficar na história como o reforço mais caro da história do clube. O Benfica avançou para a compra dos restante do passe do jogador e o total ficou nos 22 milhões de euros.

A confirmação da aquisição do passe de Jiménez foi dado pelo empresário do jogador. Em entrevista, citada na edição desta quarta-feira do jornal ‘Record’, Yvan Le Mée revelou que o clube ‘encarnado’ comprou a totalidade do passe há “três semanas”.

À imprensa francesa, Le Mée garantiu que tentou colocar o mexicano no Marselha, mas que não conseguiu porque o Benfica comprou o passe completo. “Eu sugeri à direção do Marselha o avançado Raúl Jiménez, mas não conseguiu negociar porque o Benfica comprou a totalidade do passe”.

O valor pago pelo Benfica ao Atlético de Madrid torna o internacional mexicano no jogador mais caro da história. Com 22 milhões de euros investidos, Jiménez ultrapassa Pizzi que custou 14 milhões.

Apesar de ter sido uma alternativa a Jonas e Mitroglou, o mexicano teve uma época positiva e despertou cobiça no futebol europeu. De acordo com o ‘Record’, o Presidente do Benfica, Luís Felipe Vieira, recebeu sondagens pelo avançado, mas terá recusado qualquer tipo de negociação antes de possuir a totalidade do passe do jogador.

Raúl Jiménez chegou ao Benfica na temporada passada vindo do Atlético de Madrid. Depois de uma temporada má com os ‘colchoneros’, o mexicano ‘renasceu’ nos ‘encarnados’. Na Luz, Jiménez marcou 12 golos em 45 jogos com a camisola do Benfica." - Sapo.

Um grande senhor! Obrigado!

. 9 comentários

Pelo que deste ao Sport Lisboa e Benfica e a Portugal!!

Grande Luís Senica!

terça-feira, 19 de julho de 2016

António Simões.

. 79 comentários

"Nem Eusébio, Pelé, Maradona, Cruyff, "líderes de grande calibre" como os apelida António Simões, tiveram atitude semelhante à que Cristiano Ronaldo teve na final do Euro'2016. Em entrevista ao jornal "i", o antigo internacional português garantiu nunca ter assistido a "uma coisas destas" nos seus 72 anos de vida e não poupou críticas.

"Foi por isso que ganhámos? Se as pessoas começarem a pensar que foi por causa disso que ganhámos, então exijo que se faça isto em todos os jogos. Tenho 50 anos de carreira, nunca assisti a uma coisa destas na minha vida. E agora querem convencer-me que foi por causa disto que se ganhou? Vou-me matar, como dizia o outro. (...) Acho que se apoderou do Ronaldo uma ansiedade tremenda de querer ganhar e demonstrar que era líder.

Quem é líder não tem necessidade de fazer isto. Fez aquilo, não trouxe mal ao mundo, ganhámos, mas não é a matriz de liderança. Peço desculpa se estou a ofender alguém", afirmou o antigo médio do Benfica que participou no histórico Mundial de 1966.

E recordou igualmente o "episódio do microfone" que envolveu o capitão da equipa das quinas. "Antes de eu achar bem ou mal, o que é preciso perceber é que aquilo está mal feito. Não é uma questão de saber se resultou em bem ou em mal, é olhar para isto e dizer que não é suposto ser assim. Mas agora, uma vez que se ganhou, quem é que quer saber disso? A vitória abafa. Aí está o bom ou mau exemplo de que o argumento de se ter ganho permite que tudo se faça."
- Record.

Pena é que o antigo campeão europeu não aplique essa matriz que defende ao clube que lhe deu tudo.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Para onde vai Marco Silva?

. 53 comentários

Não deixa de ser curioso que agora o apontem à selecção nacional...

sábado, 16 de julho de 2016

Eu não queria estar no lugar do Rui Vitória para escolher...

. 79 comentários
Escolher os 24/25 vai ser muito difícil... escolher os 11 vai ser uma missão pior ainda!
Excelentes indicações dos que muitos antecipavam que estavam de saída como o Fonte, Horta, Guedes ou o Benitez... a juntar à qualidade dos que vieram para ficar e também estão fortes!

Acho que só mesmo o Talisca e o Carcela já tenham a "guia de marcha" traçada, tudo o resto deve manter-se em aberto, digo eu.

Boa sorte mister!

Guedes e Semedo de volta

. 10 comentários
Por motivos diferentes, os dois jogadores da formação do SLBenfica não puderam dar continuidade ao excelente momento que tiveram no início da época passada. Depois da recuperação física de Semedo e mental de Guedes, aparecem os dois com uma determinação fantástica e uma qualidade de jogo em grande nível que só pode poderá ainda melhorar com o desenvolvimento da condição física.

Entre os reforços Cervi é uma aposta claramente ganha com Horta a deixar boas indicações e Benitez que quase consegue passar de "patinho feio" a potencial reforço de qualidade.

Entre os que já cá estavam, Jovic mostra estar bem melhor, Almeida e Fejsa estão imperiais e Salvio bastante melhor, não obstante ser claro que a lesão e problemas físicos dificilmente poderão fazer dele um jogador de top para uma equipa que quer lutar por títulos.

Quanto ao tão desejado Carrillo, vai precisar de algum tempo até percebermos o que poderá dar à equipa. Foram vários meses sem competição e sequer sem treino de conjunto com outros atletas, o mesmo se aplicando a Zivkovic, fazendo destes dois jogadores de grande qualidade

Entre as dúvidas, Rui Fonte, João Teixeira, Jovic e Marçal serão jogadores que estão a lutar por um lugar no plantel e que podem dificultar bastante a missão de escolha de Rui Vitória, pois estão em excelente plano (excepção para Marçal que estava a treinar muito forte antes de se lesionar).

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Qual dos três é "dispensável"?

. 53 comentários

Grimaldo, Eliseu ou Marçal?

Cabem todos no plantel principal?

quinta-feira, 14 de julho de 2016

O que fica do primeiro jogo?

. 86 comentários


A vossa opinião!

Que saudades de ver jogar o Glorioso!!!

. 49 comentários

Arrancam hoje os jogos de pré-temporada.

Boa oportunidade para começar a ver o que os novos craques valem e para perceber onde é que ainda podem faltar jogadores.

O que é certo é que esta pré-temporada será bem mais tranquila que as anteriores. É um bom começo.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Boa notícia!

. 76 comentários

Bebé assina por quatro anos com os espanhóis do Eibar.

Next: Taraabt. Next: Salvio. Next: Luisão.

terça-feira, 12 de julho de 2016

segunda-feira, 11 de julho de 2016

A selecção, um a um.

. 91 comentários

Eduardo e Anthony Lopes – O papel ingrato de saberem que não iriam jogar. Pelo que sei, sempre foram parte do bom ambiente lá dentro. O reconhecimento por isso.

Cédric – Fez um bom europeu, atingindo provavelmente a sua melhor forma de sempre.

Vieirinha – Teve um mau início no Europeu e acabou por ser sacrificado. Era um dos preferidos de Fernando Santos mas como se viu não tem qualidade para altos voos.

Ricardo Carvalho – O melhor defesa central português, em experiência, mas sem a condição física que lhe pudesse permitir tirar proveito dessa mesma experiência. Ele e Pepe não ligavam e a permeabilidade da defesa portuguesa ressentiu-se disso.

Pepe – Depois de um arranque em que esteve desconcentrado e quezilento, Pepe justificava a saída da equipa. Mas com José Fonte ao lado emergiu o melhor Pepe. Duro mas de uma qualidade enorme. Um patrão para a defesa de Portugal. Acaba por ser um dos melhores da selecção.

José Fonte – Uma das chaves desta vitória. A sua entrada na equipa( quantas vezes é que reclamei a sua utilização antes? Muitas!) foi fundamental para estabilizar a defesa. Foi rigoroso, nunca inventou e juntamente com Pepe foi uma muralha brutal. Mereceu este prémio pelo tempo em que o preteriram a favor de gente com menos qualidade.

Bruno Alves – Quando precisamos dele, cumpriu. Mas mais nada que isso. Ficou marcado pelo lance com a Inglaterra e Fernando Santos nunca quis arriscar nele.

Eliseu – Cumpriu quando foi utilizado mas se não o considero com qualidade para ser o titular do Benfica, também não o considero com nível para a selecção. Um bom suplente, nada mais.

Raphael Guerreiro – Uma grande revelação mas só para Portugal. Milhões gastos em brasileiros e outros sul-americanos e ninguém reparou num português com esta qualidade? Ontem, provavelmente pelo nervosismo, fez o seu jogo mais fraco. Mas foi também um exemplo na capacidade de sofrer. Boa sorte no Dortmund!

Danilo – Ontem, em vez de Moutinho, talvez tivesse trazido mais poder de choque contra o meio campo fortíssimo da França. Tem bom poder de embate e de destruição mas falta-lhe qualidade no passe. Foi aí que perdeu para William.

William – Um grande europeu. Tem uma missão muito espinhosa e que envolve muitos riscos pois por vezes é ele a última barreira antes do último defesa. É um falso lento, que alia o forte posicionamento a uma qualidade de passe elevada. Foi um dos fundamentais.

Adrien – Também passou de última escolha de FS para titular e notou-se a diferença. Ontem também teve um trabalho complicadíssimo pois levar com aqueles 2 touros do meio campo francês é uma missão quase impossível. Tem no seu pulmão e concentração o melhor. Também passou por ele parte da mais valia desta equipa.

João Mário – Talvez a maior desilusão em termos exibicionais. Esperava-se muito dele mas tirando num ou noutro jogo algumas tiradas de qualidade, pareceu sempre demasiado nervoso ou desconcentrado. Perdeu uma grande oportunidade de brilhar.

Renato – Outra das estrelas da equipa. O facto de estar em campo desmontava parte do esquema adversário pois ele aparece em todo lado. Pedia a bola, entusiasmava e puxava pelos companheiros e sempre foi o primeiro a recriminar-se quando falhava um passe ou perdia uma bola. Este Europeu foi uma bofetada enorme nos facciosos que diziam que ele não merecia lá estar.

A bofetada é especial para os benfiquistas(sim também temos muitos facciosos) que até o Renato ser vendido diziam o mesmo que os outros facciosos passaram a vida a dizer: que não tinha qualidade ou maturidade para jogar como titular no Benfica.

Pois todos vocês, facciosos de merda, inchem pois o puto de 18 anos deu uma lição a todos.

André Gomes – Outro jogador que sai valorizado do Europeu. Grande qualidade de passe, visão de jogo e luta. Acabou por ser atraiçoado pela condição física mas tem muitos anos ainda para dar à selecção o seu futebol.

Moutinho – Uma das vacas sagradas que teve de ser sacrificada. Não aprecio o seu futebol e acho que nem sequer o tem desde que saiu do FCP. Suplente, na melhor das hipóteses.

Rafa – Não teve oportunidades. Terá tempo para isso.

Nani – Vimos um Nani diferente neste Europeu. Jogou para a equipa, raramente complicou e foi também fundamental com os seus golos e passes. Um Nani maduro que assim pode reclamar o lugar de um dos melhores.

Quaresma – Também o “cigano” merece um lugar de destaque. A partir de determinado momento do torneio, assumiu o seu lugar de suplente de ouro e por isso também ajudou os seus colegas de selecção. O título de “Grande” é merecido.

Ronaldo – Mereceu todas as críticas que teve durante o torneio assim como ontem mereceu ser chamado de CAPITÃO. Deu o exemplo a todos os níveis, dentro e fora de campo. Fosse sempre assim e ninguém nunca tinha contestado a sua braçadeira. Junta ao seu currículo um título pela selecção. Algo que poucos poderão alguma vez conseguir.

Éder – Que dizer? Teve o seu momento “Carreira” ontem. Não será um momento “Kelvin” mas andará nas vizinhanças. Fez um jogo como nunca o vi fazer. Ganhou bolas no ar, batalhou, usou o físico no combate duríssimo com os franceses e marcou o golo que valeu um título europeu.   

E o melhor do Euro 2016, na minha opinião foi:

Rui Patrício.
Desde o primeiro jogo que foi sempre o último recurso da equipa mas afinal era sempre o primeiro a garantir que os colegas poderiam ter tempo para fazer melhor. Para ultrapassarem os obstáculos. Em todos os jogos foi colocado à prova e em todos conseguiu ser aquele jogador que todos esperavam que fosse.

Se a equipa conseguiu ter a chance de chegar onde chegou, foi porque Rui Patrício defendeu quase tudo.

Fernando Santos – Não retiro nenhuma das críticas que lhe fiz. Continuo a achar que é um treinador medroso e limitado. Só quando se viu apertado é que retirou as vacas sagradas e colocou os melhores em campo. Isso poderia ter custado tudo.

Teve a sorte do seu lado pois todas as coisas que poderiam ter corrido mal afinal correram sempre bem. Acho provável que tenha um pacto com o diabo.

Se passar a colocar os melhores em campo e não os jogadores “preferidos de alguém” poderá continuar a ter a chance de brilhar.

O colectivo venceu. Portugal foi uma selecção unida. Essa foi a grande vitória. 

A festa segue hoje.

. 9 comentários


A chegada da Seleção Nacional a Lisboa está prevista para as 12h15. Uma hora depois toda a comitiva será recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seguindo logo a seguir para o Futebol Park, na Alameda Dom Afonso Henriques, onde os campeões da Europa falarão aos portugueses.

Percurso entre o Palácio de Belém e o Futebol Park:

Av. Índia
Av. 24 Julho
Av. Infante Santo
Largo do Rato
Praça do Marquês de Pombal
Av. Liberdade
Rossio
Praça da Figueira
Av. Almirante Reis
Alameda Dom Afonso Henriques.

(Informação no jornal Record.)

Merci. 2016.

. 7 comentários

Bom preço.

domingo, 10 de julho de 2016

Já está!!!!!

. 19 comentários

Campeões!!! E com um golo do Eder caraças!!!

Portugal - França! Ganhar!!!

. 6 comentários

ONZE DE PORTUGAL: Rui Patrício; Cédric, José Fonte, Pepe e Raphaël Guerreiro; William Carvalho, Adrien, João Màrio e Renato Sanches; Nani e Cristiano Ronaldo.

André Almeida - um jogador à Benfica!

. 4 comentários

Com classe, fair play e amigo.

És um orgulho, puto!

Lucas Silva: "Chumbou nos exames... financeiros"

. 33 comentários
Depois de Boateng, Wolfswinkel e Sandro... é a vez de Lucas Silva falhar nos exames "médicos", após as negociações terem falhado com o Sporting.

Após Bruno de Carvalho conhecer todas as exigências financeiras de Lucas Silva, o Presidente do Sporting, mais uma vez, quase que teve um "ataque cardíaco" ... e nessa medida o jogador falhou nos exames médicos por ter colocado em perigo a saúde do presidente do Sporting!! :))) 

Uma 2ª versão posta a circular nas redacções dos jornais indica que na verdade Lucas Silva falhou nos exames médicos pelo facto de ter o coração ... VERMELHO, algo que é inadmissível no novo código de conduta do Sporting, onde o uso da cor vermelha está interdita!!! :))) 

Depois das equipas médicas do Cruzeiro, Nacional, Real Madrid e Marselha ... sem dúvida que a experiência de passar pelos exames "médicos" do Sporting é uma experiência no mínimo... "alucinante".


PS: Mais logo, que a Selecção Nacional traga a taça para Portugal!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

O curioso mundo do Sport Vieira e Benfica. Parte 1.

. 87 comentários

A passagem de Ricardo Serrado(novo director do Museu do Sporting) pelo Benfica foi marcada por uma tentativa clara de reescrever a história do Sport Lisboa e Benfica.

Ricardo Serrado e Luis Lapão(Curador do Museu) tomaram a dianteira nesse propósito. O resultado, entre outras barbaridades, foi a de inventar o nome de Júlio para Cosme Damião ou querer mudar a data de fundação do clube para 1908.

Mas o pior de tudo foi o que esteve em destaque no site do Benfica durante algum tempo e também segundo o que soube era para constar no museu. Passo a citar:

“Após ter realizado uma intensa investigação sem precedentes podemos afirmar o seguinte acerca da fundação do clube:

No dia 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de 10 indivíduos de Belém, cujos nomes são: António Rosa Rodrigues, Daniel Brito, Eduardo Corga, Henrique Teixeira, Carlos França, Abílio Meyrelles, Amadeu Rocha e Manuel Gourlade; sedentos por criar um grupo para jogar football association, realizaram ali o seu primeiro treino. São estes, em rigor, os fundadores do Sport Lisboa.

O Sport Lisboa não é, contudo, uma criação formal e não é uma realidade que acontece num único dia, ao contrário do que até há pouco tempo se pensava, corresponde, isso sim, inicialmente à vontade de um pequeno grupo de 10 indivíduos de criar uma equipa de futebol, os quais começam depois a recrutar outros de forma a fortalecer o seu grupo.

É neste contexto que se juntam aos 10 fundadores outros indivíduos, alguns deles pertencentes à Casa Pia de Lisboa, outros não, oriundos de vários extractos sociais, que fortaleceram o grupo e ajudaram na construção de uma identidade que está mais ou menos completa em Agosto de 1904.”Equipa de investigação histórica do SLB.

Este atentado à história do Sport Lisboa e Benfica teria sido consumado, com a bênção de Luis Filipe Vieira, e sem sequer ser apresentado aos sócios numa AG, se não tem sido a intervenção do presidente da AG do Benfica, Luis Nazaré.

A 11 de Abril de 2012, 3 sócios do Sport Lisboa e Benfica enviaram uma carta de indignação endereçada ao presidente da Direcção, ao presidente do Conselho Fiscal e ao presidente da Assembleia Geral. O único que fez alguma coisa e se dignou a agir foi o já citado Luis Nazaré.

Entre outras considerações, a carta trazia à atenção a vergonhosa manipulação da realidade histórica do clube. Dizia a carta dos nossos consócios:

"Primeira constatação: segundo esta “equipa de investigação histórica”, ao fim de 108 anos, a acta da fundação do nosso Clube, na qual consta a assinatura de 24 fundadores, não vale nada. O Benfica, afinal, não tem 24 fundadores, mas sim apenas 10. E Cosme Damião, por exemplo, deixou de ser um dos fundadores do nosso Clube. Ele, como outros 13, foram-se juntando ao longo dos meses e em Agosto estavam, finalmente, todos juntos. A reunião realizada na Farmácia Franco na tarde de 28 de Fevereiro de 1904 não teve qualquer relevância.”

Mas os factos eram graves demais e por isso a missiva prosseguia:

“Tudo isto seria cómico se não fosse bem triste e atentatório da história gloriosa do nosso clube. Ao fim de 108 anos, fazendo lembrar tristes actuações de outros clubes, a nossa história é alterada. Admitiríamos que o fosse, caso novos e irrefutáveis documentos tivessem surgido, mas nada do que esta “equipa de investigação histórica” apresenta é novo e permite diferentes interpretações.

A história dos primeiros anos do SLB foi feita por quem a viveu e está relatada de forma exaustiva na monumental História do Sport Lisboa e Benfica, em dois volumes, realizada no início dos anos cinquenta por Mário Oliveira e Rebelo da Silva, que tiveram oportunidade de contactar pessoalmente alguns dos fundadores e, nomeadamente, Cosme Damião. E essa mesma história está alicerçada em documentos existentes no Clube e que não permitem segundas interpretações.”

Os sócios terminaram a sua missiva com o seguinte apelo:

“Senhores Presidentes:

O Sport Lisboa e Benfica foi fundado há 108 anos por 24 jovens cujos nomes figuram na respectiva acta. A história do Clube não pode ser alterada (e falseada) em 2012, sem qualquer nova documentação de suporte. Apelamos pois a V. Exªs no sentido de ser reposta a verdade histórica, ao mesmo tempo que manifestamos a nossa viva preocupação pelas deturpações e erros que possam vir a ser igualmente cometidos no nosso futuro Museu Cosme Damião, curiosamente um dos fundadores do Clube agora proscritos.”

O legado de Ricardo Serrado seria trágico se não fosse a intervenção destes sócios(em nome de dezenas e dezenas de outros) e se Luis Nazaré, o único dos presidentes visados a reagir, não tem tomado uma posição a favor da reposição da verdade histórica do clube.

Mas se Ricardo Serrado já saiu, Luis Lapão ainda por lá anda. E curiosamente, o senhor Serrado saiu com uma missiva enviada a várias dezenas de funcionários do clube enxovalhando toda a gente menos…Luis Lapão a quem declara a sua admiração profunda.

Entre outros termos, Ricardo Serrado utilizou palavras para caracterizar diferentes funcionários do clube como “parvoíces”, “falsidade”, “trombas” ou “gritante incompetência”. Aliás, mais à frente caracteriza a responsável do CDI, Rita Costa, como “sem alma”, “controladora”, “incompetente” ou “obcecada pelo poder”, “venenosa” e com uma “liderança penosa”.

A estirpe de Ricardo Serrado fica selada com a entrevista dada à Sporting TV cujo link podem encontrar no blogue “O Belo Voar da Águia”(link).

A passagem deste tipo de indivíduos pelo Sport Lisboa e Benfica é trágica e rebenta com o amor ao clube que marcava as estruturas.

Luis Filipe Vieira, o responsável pela enchente de gente estranha ao benfiquismo no clube, pactuou até à exaustão com este senhor e com os seus atropelos à história do SL Benfica. Talvez um dia venham a público mais textos escritos por este senhor, num revisionismo repugnante ao nível do que de pior se faz no FC Porto.

Mas se foi o FC Porto que serviu de escola para Luis Filipe Vieira poder dominar a estrutura do SL Benfica, não é surpreendente.

Continua na Parte 2.

(Obrigado a quem defendeu a história do Sport Lisboa e Benfica.) 

ranking