O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 14 de maio de 2016

Veremos se a operação "Jogo Duplo" vai ter consequências desportivas.

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

Duvido que as detenções fiquem por aqui.
Veremos se há coragem para ir mais além.

Hoquei Patins: NA FINAL DA CHAMPIONS!

Avatar
 ●  21 comentários  ● 
Depois de eliminar o Barcelona, "apenas" o Bi-Campeão Europeu:


O Nuno Gomes já tinha avisado: Que classe!

Avatar
 ●  16 comentários  ● 

Chama-se José Gomes, para os que não sabem, e acabou de "despachar" a Austria com um hattrick e dele Nuno Gomes em Fevereiro dizia "apenas" os seguinte:
"Posso estar a ser injusto para os outros avançados, temos bons avançados em todos os escalões, mas posso dizer que um dos jogadores que nós achamos que vai ter condições para jogar na equipa principal e na Seleção é o José Gomes, que neste momento está nos juniores. É um avançado que tem feito a di­ferença nessa posição desde que chegou ao clube. Não quero estar a ser injusto com os outros, mas é um dos melhores pon­tas-de-lança que temos no Benfica neste momento."

Que jogador! Aos 17 aninhos (está no Benfica desde 2012, penso) é um caso sério de classe e qualidade. Lá vai o mister Rui Vitória dar mais uma lição brevemente...

Quantos terá este quando "explodir"? Eu aposto nuns 28, o que acham? O que será que vai inventar desta vez o "Tolinho das Aldrabices"?




sexta-feira, 13 de maio de 2016

PSP, Benfiquistas e Sportinguistas: está na vossa mão.

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

A PSP anunciou hoje algumas medidas para garantir a segurança dos adeptos que se desloquem ao Marquês de Pombal para festejar o título da sua equipa.

Para isso informou ir criar uma zona vedada na zona central de Lisboa onde irá ter 5 pontos de acesso ao recinto improvisado para revista dos adeptos.

Nada tenho contra algum método razoável que garanta a segurança de quem vai festejar o título do seu clube para o Marquês de Pombal. Compreendo que face à ameaça terrorista (que não se pode ignorar) tenham que haver algumas cautelas adicionais.

No entanto, a falta de bom senso da PSP e em especial dos membros do Corpo de Intervenção nos grandes ajuntamentos de pessoas poderá estragar por si só o que se pretende que seja uma grande festa.

Por isso, espero que a PSP tenha algum critério nas revistas, não permita que se acumulem milhares de pessoas à espera para acederem ao Marquês de Pombal, e que seu pró-activa e não castradora dos festejos.

No ano passado, a PSP falhou porque bastava ter tido suficientes agentes à paisana a circular em torno da estátua do Marquês para ter detectado quem estava já a preparar-se para estragar a festa.

Todos vimos grupos de 10/15 pessoas que se deslocavam de um lado para o outro, provocando o choque ombro com ombro com outros adeptos e preocupados em subir a postes, atirar garrafas ou outros objectos e cujo comportamento era suficiente para serem abordados e retirados da zona.

Essa acção de dissuasão terá muito mais efeito que impedir as pessoas de aceder ao Marquês de Pombal.

Quem se lembra dos festejos de 2014, certamente recordará que as zonas-tampão utilizadas foram muito mais produtivas e impediram que os tais grupos tivessem mobilidade e não fossem claramente detectados e circunscritos.

O impedimento de se atravessar a Fontes Pereira de Melo, o condicionamento de descer do Pq.Eduardo VII para o Marquês sendo obrigatório ir pelo lado do Pavilhão Carlos Lopes, foram algumas medidas importantes e não envolveram fechar o Marquês de Pombal.

Quem já participou na organização de grandes eventos sabe que antecipar cenários é melhor que tentar condicionar demasiado as massas, pois isso resultará em insatisfação e até pode acontecer que as pessoas se revoltem contra os agentes da autoridade.

Apelo a todos os adeptos de futebol, benfiquistas ou sportinguistas, que respeitem os festejos alheios e que tornem Lisboa numa cidade festiva, cujos olhares e relatórios dos milhares de turistas que cá estão vão disseminar por esse mundo fora.

Que por esse mundo fora os adeptos dos 2 maiores clubes portugueses sejam um exemplo para o mundo do futebol. Que sejam todos falados pela força da festa e não por actos violentos ou de desordem.

Que benfiquistas ou sportinguistas possam ir com os seus filhos festejar a alegria do título de campeão em paz.

Que segunda-feira todos possam elogiar a polícia pela sua acção preventiva, discreta e eficaz. 

A nova MENTIRA da máquina de propaganda do gordo...

Avatar
 ●  68 comentários  ● 

Onde está a indignação pela nomeação do Bruno Miguel para o Sporting? Pois é... está esquecida! Mas sabem porquê?

Porque a técnica desta semana é outra... é inundar a comunicação social com uma MENTIRA:

- Que o Benfica conta com o título como garantido;

A ideia da máquina de propaganda do gordo é por os jornais todos a falar do título, da festa, de tudo o que faça acreditar que o título está ganho, mantendo o Sporting caladinho.

O pseudo-objetivo desta campanha é tirar toda a pressão do jogo de Braga, ao mesmo tempo que se acredita que se incute no Benfica e nos jogadores do Benfica um sentimento de missão cumprida que os vai prejudicar no jogo com o Nacional.

Mais uma vez ERRO CRASSO da máquina propaganda do gordo.

O gordo e o seu treinador entendem que Rui Vitória simplesmente tem tido sorte e que o Benfica age em função do Sporting, pelo que se os jornais montarem uma campanha de relativização do jogo como Nacional, o Benfica vai acabar por falhar.

Engraçado de ver que os adeptos estão todos a aguardar por mais uma jornada, ansiosos por uma vitória e tudo o resto virá no fim. Do Benfica, nem uma palavra a não ser o que falará amanhã Rui Vitória que, antecipo, irá como sempre num sentido totalmente diferente desse...

... mas o gordo e a sua máquina teima em fazer passar a ideia que o Benfica já festeja antecipadamente.

Mais uma vez, Obrigado gordo! Tu ainda não percebeste, mas na verdade essa coletividade é que é gerida em função do Benfica e é precisamente por isso que nunca vai resultar.

Nota final para o labrego da Reboleira. Dizia ontem ele numa declaração que lhe ouvi que o o clube dele ia fazer 86 pontos (espetáculo! pelos vistos alguém acredita em vitórias antecipadas e não é o Benfica) e que isso representava o record de pontos feitos por ele na Liga, o que torna evidente a justiça do título para o Sporting.

Ora expliquem-me lá como se eu tivesse 10 anos: Admitindo que esse argumento é válido, uma equipa que faça 88 pontos não faz ainda melhor que aquela que faz 86 e, como tal, não merece ainda mais a vitória no campeonato? Ou estou a ver mal?

quinta-feira, 12 de maio de 2016

O Dilema do Prisioneiro - versão Futebol Português

Avatar
 ●  47 comentários  ● 

Para retirar um pouco a ansiedade destes dias que correm, deixem-me lá divagar sobre outros assuntos…

Depois de o último post do Shadows e de ler este artigo: http://desporto.sapo.pt/opiniao/artigo/2016/05/11/reflexoes-em-torno-do-estado-atual-de-desenvolvimento-do-futebol-portugues, veio à minha memória alguns dos conceitos que aprendi na universidade, quando me licenciei em Economia.

Ora leiam lá este pequeno resumo de dois conceitos e vejam lá se conseguem encontrar algum paralelismo com o que se verifica no futebol português?

O dilema do prisioneiro é um problema da teoria dos jogos e um exemplo claro, mas atípico, de um problema de soma não nula. Neste problema, como em outros muitos, supõe-se que cada jogador, de modo independente, quer aumentar ao máximo a sua própria vantagem sem lhe importar o resultado do outro jogador.
As técnicas de análise da teoria de jogos padrão - como, por exemplo, determinar o equilíbrio de Nash - podem levar cada jogador a escolher trair o outro, mas curiosamente ambos os jogadores obteriam um resultado melhor se colaborassem. Infelizmente (para os prisioneiros), cada jogador é incentivado individualmente para defraudar o outro, mesmo após lhe ter prometido colaborar. Este é o ponto-chave do dilema.
(…)
Casos como este são recorrentes na economia, na biologia e na estratégia. O estudo das táticas mais vantajosas num cenário onde esse dilema se repita é um dos temas da teoria dos jogos
.”

In https://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro

A teoria dos jogos distingue-se na economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objetivos comuns.
Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectos significativos da vida em sociedade. Um exemplo deste último tipo de aplicações é o Dilema do prisioneiro (esse jogo teve sua primeira análise no ano de 1953) popularizado pelo matemático Albert W. Tucker, e que tem muitas implicações no estudo da cooperação entre indivíduos.


In https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_jogos

Viram as semelhanças? São ZERO. O que acontece por cá é exatamente o contrário do que seria desejável.

Tal como em muita coisa neste lindo país, conspurcado por energúmenos corruptos, os clubes portugueses optam por olhar para o seu próprio umbigo, e assim, num país com o potencial futebolístico como o nosso, optamos por dar atenção às polémicas, aos carneiros, aos corruptos, aos negócios obscuros, etc.

Voltando ao artigo que li no site do Sapo, temos o produto, de excelência, mas não o sabemos potenciar. Não o sabemos desenvolver. Não o sabemos aproveitar.

Temos dirigentes de nível abaixo de cão. Temos esquemas que nunca mais acabam. Temos uma comunicação social miserável. Temos demasiados clubes pequeninos que se mordem uns aos outros para conseguir migalhas para sobreviver. Enfim, temos um modelo insustentável.

Para mim, Portugal não tem dimensão para um campeonato principal com 18 equipas. Quanto a mim temos dimensão para 10 equipas, no máximo.
O que eu gostava é de ter uma liga com 10 clubes a disputar o título a 4 voltas (ao estilo da Escócia). Imaginem o que seria uma liga com Benfica, Sporting, Porto, Guimarães, Braga, Marítimo, Nacional, Belenenses, Boavista e Setúbal. Por exemplo estes. Seriam derbies atrás de derbies. Seria uma liga incrivelmente fácil de vender. A todos os níveis.

Mas… eu sei… é utópico. Há demasiados interesses envolvidos. Neste dilema do prisioneiro, a prática é bem diferente da teoria.

Cada um olha unicamente para si e assim perdemos todos. Adeptos, clubes e o país.


PS: Desculpem o texto longo, mas estou mesmo a precisar de desviar o pensamento do jogo de domingo… :)

Quem defende os jogadores e o futebol?

Avatar
 ●  52 comentários  ● 

Renato Sanches, Ederson, Lindelof, Nelson Semedo, Gonçalo Guedes, Nélson Oliveira, João Mário, Paulo Oliveira, William Carvalho, Adrien Silva, Ruben Semedo, Gelson Martins, Danilo Pereira, Ruben Neves, André Silva, Rafa, Rui Fonte e tantos outros jogadores… o que têm em comum?

Têm o facto de jogarem no nosso campeonato, terem todos muito valor e merecerem ser valorizados!

É desprezível ver que alguns dos dirigentes (e/ou seus colaboradores) do futebol português preferem destruir que valorizar o próprio campeonato que disputam.

A polémica levantada com os valores da transferência de Renato Sanches e a vergonha que se seguiu no Facebook do Bayern de Munique são o exemplo mais recente do nível baixo que se apoderou ao nível do dirigismo.

Isto não é de agora. Quem tem memória recorda-se, por exemplo, do tempo em que circulou um boato sobre o estado de saúde de Mozer com vista a prejudicar o jogador e o Benfica.

Que futebol é este em que são os dirigentes os principais responsáveis pela má imagem do futebol? Querem gente nos estádios, pagando bilhetes inflacionados, quando na realidade passam os dias, directamente ou não, a denegrir a própria indústria em que estão envolvidos?

Como tenho escrito repetidamente, não há aqui inocentes.

A clubite e o facciosismo impedem alguns de olharem para o seu próprio clube e discernir que os clubes grandes fazem da “intoxicação comunicacional” o seu dia a dia para defenderem, não os interesses dos próprios clubes(na maioria das vezes) mas sim para lançarem cortinas de fumo sob os negócios e comissões que alimentam os empresários e comissionistas.

Aliás, é muito curioso ouvir gente que trabalha nos clubes e paga a peso de ouro vir muitas vezes invocar a sua “condição” de adepto apaixonado ou falar em “amor à camisola” quando participam em programas televisivos. Guedes, Guerra, Inácio, só para mencionar 1 de cada clube, têm tanto de adeptos apaixonados como o Staline tinha de democrata.

A culpa? Os adeptos têm numa primeira linha responsabilidade porque não censuram de forma clara este comportamento.

Mas a maior responsabilidade é de quem está na cúpula do futebol português. Tem como missão zelar pelo superior interesse do nosso futebol, mas na realidade foge dos assuntos polémicos como o vampiro da luz.

Sim, estou a falar de Fernando Gomes e do seu braço direito, Tiago “Cachecol do Porto” Craveiro.

Ao presidente da FPF não se conhece uma intervenção pública que relembre aos dirigentes o seu papel no futebol e que coloque em sentido todos os que não tiverem um comportamento que valorize o futebol e os seus intervenientes.

Isto leva à quase anarquia que se tem vivido em Portugal esta temporada.

Como também já escrevi, em vez de se estar a valorizar a disputa do título até ao último jogo do campeonato, os dias são passados com ataques verbais e inflamação de adeptos uns contra os outros.

Já que os dirigentes não colocam um ponto final nestes comportamentos, espera-se que Fernando Gomes o faça. Se o antigo director financeiro do FC Porto  no tempo do “Apito Dourado” não tem coragem para o fazer, o que vai para lá fazer num novo mandato?

Defendam o futebol e os jogadores que cá estão. São eles que darão valor e reconhecimento ao trabalho que se faz em Portugal.

É a destruir que pretendem valorizar alguma coisa?

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Renato Sanches/Musgueira/Data nascimento.

Avatar
 ●  106 comentários  ● 
Chega?

GRAVISSIMO: A culpa será tua Bruno de Carvalho

Avatar
 ●  50 comentários  ● 
Tive hoje acesso à informação direta de quem tem conhecimento do que está a ser organizado para a desestabilização da eventual festa do título do SLBenfica no Marquês, com adeptos infiltrados só para criar confusão de modo a acabar com a festa e provocar desacatos.

A informação foi-me passada diretamente e sob recomendação de não ir, se quisesse estar em segurança a celebrar uma eventual vitória.

Tudo isto instigado pela conduta constante do Presidente do Sporting que, em boa verdade, nada tem que ver com isto mas depois de extremar as posições dos adeptos, agora são uma bomba relógio.

Fica feito o aviso e desde já a responsabilização ao presidente do Sporting pelo que fez ao longo do ano. Se houver desacatos é gente ferida ou problemas com crianças, a culpa será só dele.

Benfiquista de gema: a Carolina!!

Avatar
 ●  9 comentários  ● 

A benfiquista Carolina não falha!

"Tento, tento, tento e tento....mas é completamente impossível.

Por mais que queira, por mais que tente, por mais que queira treinar a minha cabeça para se focar noutra coisa....não consigo!

E sei que não sou a única. Obviamente, e ainda bem!!!

É impossível negar que estamos atravessar uma das mais importantes, enervantes, mas também bonitas e empolgantes semanas do ano.

O título está ao virar da esquina. Estamos com a mão em cima do Tri. Literalmente em contacto com a taça de Campeão Nacional. Só falta levantá-la!!! E aqui, misturam-se dois sentimentos: a responsabilidade, de não poder errar, e deixar que alguém de verde venha roubar o caneco à nossa catedral; e o conforto resultante do facto de dependermos APENAS DE NÓS, para que o desfecho seja aquele que todos nós queremos, e com o qual vimos sonhando desde Agosto, mas que tem vindo a ganhar uma dimensão estratosférica desde aquela noite de Março, em Alvalade.

Em Setembro, ao sair do Dragão, em plena caixa de segurança, e num ambiente pleno carregado de desconfiança, virei me para uma rapariga e em jeito de brincadeira disse :"já dizia o outro...isto não é como começa, é como acaba!!!!". E não é que se calhar até é verdade??!!

VAMOS SPORT LISBOA E BENFICA, JUNTOS, RUMO AO 35 !!!!!"

Pagar ao Musgueira, NUNCA!

Avatar
 ●  21 comentários  ● 
Deve haver poucos que valorizem mais que eu os pequenos clubes. Mas depois da palhaçada alimentada pelo presidente do Águias que veio agora MENTIR ao dizer que o Renato afinal não foi para o Benfica aos 9 mas aos poucos 11 anos (e mentir porque temos provas! Há o vídeo do Mundialito onde o Renato marca o livre ao FCPorto e vão investigar as idades dos meninos naqueles anos)...

Isto tudo completado por "o Benfica nunca mandou as bolas que prometeu, mas o Sporting (nota: do qual esse presidente é adepto) sempre cumpriu tudo connosco"

VENDIDOS DE MERDA! Deviam ter vergonha de fazer isso a um menino que o respeita ainda hoje como se tivesse 9 anos. Bandalhos

Mas o pior é que foi tudo premeditado porque num dia o presidente do Águias diz isso e no dia seguinte, hoje, vem um gajo da formação do Sporting dizer que se ele veio só aos 11 e diz que esteve 10 anos no Benfica então tem 21.

SÃO UNS BANDALHOS

O que faz um clube depois de perder a sua primeira escolha?

Avatar
 ●  63 comentários  ● 
... paga mais pela segunda escolha, claro!

Diz o "DailyStar" que «United have turned to the Sporting Lisbon sensation after missing out on preferred target Renato Sanches to Bayern Munich».

Qualquer coisa tipo, depois de terem perdido o Renato Sanches (porque quem davam 40M€ a 4 anos + objetivos que podiam ir até 80) voltam-se agora para João Mário.


e continuam referindo que «João Mario has a £45m release clause in his contract and United are willing to meet it»

Que quer basicamente dizer que o rapaz tem uma clasula de rescisão de 60M€ que o United está disposto a bater "al contado" mas o super-Presidente não quer deixá-lo sair.

Ora bem... tendo em conta o jornal oficioso do Sporting onde isso saiu... e o jornal sensacionalista onde isso de forma tão simplista e sem qualquer fundamentação... é caso para constituir o ManUtd num caso de estudo de uma entidade que dá 40M pela sua preferencia 60M pela alternativa.

Estes tipos do Sporting são esquisofrénicos a "fazer de parvos" os seus sócios!

Quem desdenha quer comprar.

Avatar
 ●  17 comentários  ● 

Afinal o Hugo Miguel vai apitar quem?

Ambiente tóxico.

Avatar
 ●  72 comentários  ● 

A vergonha que foi o dia no Facebook do Bayern de Munique é um reflexo da rivalidade doentia fomentada esta temporada por gente ligada ao Sporting mas também ao Benfica.

Picardias, piadas mais acutilantes, alguma batalha na pressão mediática? São aceitáveis e normais desde com limites de bom senso e educação.

Mas o que passe disso e resvale para as campanhas de lado a lado que se têm visto esta temporada são vergonhosas para todos e só contribuem para um futebol português demasiado inflamado e incapaz de apreciar o factor importantíssimo que é ter os seus 2 clubes mais representativos a discutir até ao fim a decisão de campeão nacional.

Como já escrevi várias vezes não há inocentes nesta batalha doentia.

Quero lá saber se os lagartos fazem o pino em biquíni a gritarem “Morte ao Benfica”! Isso é um problema dos sportinguistas e dos lagartos! Descer ao seu nível é que não é a solução!

Sabemos quem do lado do Benfica foi responsável por branquear Jorge Jesus durante os seus anos no nosso clube. Hoje são os primeiros a dizer “cobras e lagartos” do treinador do Sporting(até escrevem livros!) enquanto diziam exactamente o contrário até ao final de Maio do ano passado. Gente sem espinha vertebral travestida de adeptos do clube mas que não passam de mercenários que servem pessoas e não o clube.

Por isso bem podem vir bater no peito a dizer que são benfiquistas enquanto produzem “factos” para a TVI ou para outros órgãos de comunicação social alimentando a violência verbal e desinformação que torna a maioria dos programas de debate desportivo um espectáculo degradante e impossível de assistir.

Quem quer dar o exemplo não tem gente desta a servir(-se) dos seus clubes. Daí que enquanto Benfica e Sporting tiverem gente como Octávio Machado, Inácio, Pedro Guerra, José Eduardo, João Gabriel e todos os que andam a reboque destes não podem afirmar que contribuem para um futebol português pacificado.

Pouco me importa que o Sporting tenha um índio a incendiar todos os dias os ânimos quando o Benfica tem um presidente que não o faz em nome próprio mas aprova quem o faz em seu nome. Ou o prefácio do livro do execrável Pedro Guerra escreveu-se sozinho? 

terça-feira, 10 de maio de 2016

O exemplo Barcelona, tão cómico de tão ridículo que era

Avatar
 ●  53 comentários  ● 
Ah e tal, e o Barcelona não é a prova provada de que é possível fazer história com a prata da casa?!

Ah e tal, e se o Barcelona consegue porque razão não há-de o Benfica conseguir?!

Bem, aí têm a resposta...

O Benfica nunca há-de ser o Barcelona pela simples razão de que, como aqui disse muitos anos, os Messis do Barcelona ficam em Barcelona a vida inteira, enquanto os Renatos do Benfica ficam na Luz sete meses e depois vão brilhar para outro lado.

Aqui também disse durante muito tempo que o Benfica Made in Benfica era uma ilusão... Que o Benfica Made in Benfica (um Benfica Made in Benfica vencedor e pujante, entenda-se) só faria sentido no dia em que o Presidente do Benfica anunciasse, não só a aposta na prata da casa (como o fez), mas também que estavam criadas as condições para manter esses talentos pelo menos três anos  na Luz (se Renato saísse aos 21 anos estava mais que bem), e que durante esses três anos jogadores da formação só sairiam pelo valor das cláusulas...

Anunciou-se pois o lançamento dos jovens... mas nunca o tempo que teríamos para os ver de camisola da águia vestida!

Aqui disse durante muito tempo que um Benfica Made in Benfica não era apenas ter os talentos... era ter condições para os manter...

A verdade é que, os bons sairão sempre (depois de 30 joguitos e ainda antes de completarem 19 anos)...

Na Luz ficarão os medianos ou aqueles que ainda não foram capazes de convencer os grandes tubarões...

Alguns acreditam (e se calhar bem, o tempo dirá) que atrás de um Renato vem outro... Mas eu não acredito que, nem sequer nas tais escolas modelo do Ajax ou do Barcelona, que a seguir a um Messi, Iniesta, Xavi ou Cristiano Ronaldo venha outro... Não! Não vêm!

E a seguir ao Renato duvido que venha logo outro Renato, que entre na equipa aos 18 anos e que se torne em semanas numa peça absolutamente fundamental da equipa! Prodígios deste calibre não se fazem em série!

Poderia aqui lembrar que uma das ideias da aposta na prata da casa era reduzir custos e orçamentos que não tornasse o Benfica tão dependente das vendas de jogadores...

Poderia aqui lembrar as palavras do próprio Presidente de que não mais o Benfica teria de vender jogadores para ser sustentável...

Quem acreditou acreditou, mas a realidade chega nua e crua, mais cedo ou mais tarde...

Nada mudou, de facto... Português ou Chinês, mais jovem ou menos jovem, com orçamento maiores ou menores, na Luz só ficam aqueles que não se podem vender por muito dinheiro, e o Benfica está longe, muito longe, de ser um clube sustentável sem estas vendas...

Serve este texto para criticar esta venda ou até mesmo Luís Filipe Vieira?

Na verdade não. Esta é a fotografia que sempre tracei, aquilo que sempre soube que iria acontecer, e se calhar também, aquilo que no Benfica terá sempre de acontecer se o Benfica quer ser um clube sustentável...

Mas bastava terem-nos dito a verdade no início, que o tal modelo, o tal exemplo Barcelona que se tentava copiar, era tão cómico de tão ridículo que era. Não era preciso tentar vender tanto sonho e tanta banha da cobra! A malta iria sempre entender que a realidade é aquilo que é...

E eu entendo, claramente...

Que o Benfica será sempre um clube vendedor...

Que o Benfica necessitará sempre destas receitas extraordinárias para poder competir ao mais alto nível...

Que o futebol é o momento, e que não acredito que Luís Filipe Vieira não tenha aprendido essa lição da forma mais cruel, com os exemplos Sálvio ou Mantorras!

Resumindo e baralhando, é uma venda extraordinária...

Dói mas não há como não entender!


P.S. Impossível pedir mais a Rui Vitória no seu primeiro ano. O título no próximo fim de semana se tudo correr bem, e esta venda extraordinária de um miúdo que (aparentemente) para o ex-treinador não contava. Um golaço de Rui Vitória... Mas desconfio que ainda vamos ouvir o ex-treinador dizer que foi capaz de vender por 15 milhões alguns miúdos apenas pelo que faziam nos treinos! :)   





Renato/Benfica/Bayern.

Avatar
 ●  50 comentários  ● 

Antes de mais, as minhas primeiras palavras são para o Renato Sanches.

Parte do percurso que nos permite chegar ao próximo domingo com a possibilidade real de ganhar o título número 35 deve-se a ele.

Foi a entrada de Renato na equipa, com a sua qualidade mas também com o seu fulgor, a sua crença e com a força anímica que emprestou à equipa algum do ânimo que possibilitou a recuperação do que parecia ser uma época desastrosa.

Graças a Rui Vitória(parabéns mister!) que o soube utilizar no momento certo e o soube sempre proteger da pressão do que é estar no centro das atenções e saber que o seu futuro imediato estava a ser negociado. Não é fácil para um miúdo de 18 anos em poucos meses saltar da equipa B para a titularidade no Benfica e saber que há alguém disposto a pagar tanto dinheiro por ele. 

(Os bandalhos que andavam a criticar o miúdo provavelmente não aguentariam a pressão que o Renato suportou e mais uma vez não sabiam o que estava "em jogo".)

Por isso Renato, gostava muito de te ter por cá muitos anos pois és e serás sempre um dos nossos. Não um mercenário que tanto beija o símbolo do Glorioso como para o ano beija o símbolo do rival, mas alguém que sente a camisola e que a respeita.

Desejo-te os maiores sucessos. As tuas alegrias serão sempre as nossas alegrias. Vais para o Benfica da Alemanha e isso também é bom. Lá nos veremos no Oktoberfest!!

-------------------------------------

Os méritos financeiros do negócio ainda estão por clarificar na sua totalidade. Nisso concordo com o Benfica Eagle.

Ainda assim, o valor de 35M iniciais pagos a pronto pelo Bayern é formidáveldesde que esses 35M tenham chegado “inteiros” à conta do SLB e que as comissões tenham sido pagas pelo clube bávaro.

O resto, desde que não sejam só clausulas quase impossíveis de cumprir, será o normal nestes negócios e desde que realizáveis a um prazo máximo de 2 anos penso que o valor poderá ser interessante.

O timing é o apropriado à gestão de Vieira e Soares de Oliveira.

Há muitos “ses”. Se ficasse mais um ano, se fosse ao Europeu, se,se,se… são “ses” que farão ou não sentido nas próximas semanas e que abordarei noutros posts.

Em termos desportivos, não é melhor ou pior que esperar pelo fim dos jogos da temporada. Ele não joga domingo. Aliás, até acho que isto vai retirar alguma pressão ao Renato e poderemos contar com ele em máxima força para a final da Taça da Liga.

Levou o Renato quem mostrou vontade de o assegurar já sem estar dependente de novos treinadores ou estratégias ainda por definir.

Por isso é que o Bayern continua a consolidar-se como grande clube europeu. Gestão profissional, interesses do clube sempre acima de tudo, futebol gerido por “monstros” como Rumennige e Sammer, e com o responsável pela ligação do clube aos adeptos do Bayern nas mãos de um ex-futebolista do clube.

Não é a primeira vez que destaco a organização do Bayern, ao nível das maiores empresas do mundo. Também nisto Renato Sanches poderá contar com uma grande instituição a apoiá-lo.

Esta venda encerra outro significado. Vou abordar isso no post seguinte.

Renato Sanches vendido ao Bayern Munique (35M€ + 45M€ em objectivos)

Avatar
 ●  144 comentários  ● 
COMUNICADO 

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o Bayern Munique para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta Renato Júnior Luz Sanches, pelo montante de € 35.000.000 (trinta e cinco milhões de euros). Mais se informa que no acordo estão previstos valores adicionais, num montante global de € 45.000.000 (quarenta e cinco milhões de euros), dependentes da concretização de objetivos contratualizados e a ocorrerem até 30 de junho de 2021. 

O Conselho de Administração

10 de maio de 2016

Fonte: CMVM

Comentário: Somente após se conhecer os "45 Milhões de euros" de objectivos a cumprir nos próximos 5 anos é que poderei pronunciar-me sobre a boa ou má negociação realizada pela Benfica SAD, e espero que essa informação seja divulgada de forma "oficial". 

45M€ variáveis, numa negociação de 80M€ é um valor considerável.

Se os 45M€ forem realistas e alcançáveis, poderá ser um bom negócio.
Se os 45M€ forem irrealistas e dificilmente realizáveis, nesse caso considerarei um mau negócio.


Por fim, o "timming" do anúncio do negócio não foi o mais adequado, atendendo a que ainda há uma final da Taça da Liga em que Renato Sanches poderá intervir e jogar!



ADENDA (12h25)

"O Expresso sabe que 25 milhões de euros deste montante adicional está relacionado com o número de jogos a realizar pelo jogador, que aos 18 anos se torna o primeiro português a assinar com o clube da Baviera e um dos mais fortes da Bundesliga.

Outros bónus estão relacionados com uma eventual escolha de Renato Sanches para a equipa do ano da FIFA ou como jogador do ano da FIFA." Fonte Expresso


segunda-feira, 9 de maio de 2016

As denúncias que Bruno não faz...

Avatar
 ●  35 comentários  ● 

O "Tolinho das Aldrabices" não hesitou em vir publicamente "denunciar" que o Benfica não queria um árbitro que, profissionalmente, tem interesses comuns ao Sporting e cuja atividade teria benefício direto na vitória do Sporting no campeonato.

Porém não o vimos assim tão indignado com a nomeação do Veríssimo para o jogo da Madeira, sabendo ele, como eu sei, que o árbitro internacional português é... sportinguista ferrenho, o que facilmente explica a sua coragem para dar o amarelo inqualificável ao Renato no primeiro lance.

O mesmo artista faz hoje um apelo aos adeptos para irem a Braga, porém esqueceu-se de fazer o mesmo apelo para irem a Alvalade ver o jogo com o Setúbal, só isso pode explicar a (alegada) ida de um dirigente do Sporting e onze (11!) elementos da Juve Leo à Madeira, onde jogava o Benfica, durante um jogo... do Sporting. Pelos vistos Vieira sabia bem quando tinha chegado a mala...


Sobre o árbitro Hugo Miguel, assumido Sportinguista, eu imagino a quantidade de posts que o "Tolinho das Aldrabices" se houvesse um árbitro, que se tivesse assumido benfiquista, que fosse o representante da Adidas em Portugal e fosse nomeado para um jogo do Sporting que pudesse decidir o título...

Boas vindas a mais um benfiquista!

Avatar
 ●  6 comentários  ● 

Entre os muitos bebés que hoje nasceram há um que nos é especialmente querido.

Ele chegou mesmo a tempo de ver o 35, não é papá babado?

Um abraço enorme aos pais!

A escolha da melhor equipa da temporada.

Avatar
 ●  54 comentários  ● 


Chegamos à última jornada com o Sport Lisboa e Benfica em primeiro lugar e a 3 pontos do título de campeão nacional número 35.

À falta de outras coisas para invocar, a discussão tem passado muito por quem será a melhor equipa do campeonato e da temporada.

Vamos olhar aos números, tantas vezes invocados no passado para branquear a incompetência com vitórias morais:

- Melhor ataque do campeonato até agora: Benfica 84 Golos / Sporting 75

- Melhor defesa do campeonato até agora: Benfica e Sporting – 21 golos

- Número total de jogos na fase decisiva do campeonato(Desde 1 de Março): Benfica 13 jogos (Em 3 competições) / Sporting 9 (Só jogou no campeonato)

- Benfica prosseguiu até à final da Taça da Liga.

- Benfica prosseguiu até aos quartos de final da Champions.

Na fase decisiva do campeonato, Benfica marcou por 19 vezes enquanto o Sporting marcou por 26 vezes. Mesmo assim, o Sporting tem menos 9 golos marcados que o Benfica.

Sendo que o campeonato nacional é uma prova de regularidade e em que, tal qual uma maratona a ponta final é decisiva, quer Benfica quer Sporting contam como vitórias todos os jogos faltando apenas um para terminar a competição.

A excepção foi o embate entre os 2 em que o Benfica foi mais competente e venceu, assumindo desde então a liderança do campeonato.

Juntando a isso a carga dos jogos adicionais que o Benfica disputou neste período em que o Sporting apenas jogou para o campeonato, claramente o Benfica destaca-se como a equipa mais forte neste período.

Se incluirmos a recuperação efectuada pelo Glorioso no período anterior, fica evidente que a equipa que esteve em crescendo durante grande parte da competição foi sempre o Benfica, acumulando isso com a carreira na Champions com jogos muito exigentes.

Com todos estes dados, não vejo como alguém pode considerar outra equipa que não o Benfica como a melhor equipa nacional esta temporada.

A frase de Nelo Vingada.

Avatar
 ●  17 comentários  ● 

"Comigo ninguém falou diretamente."

Esta resposta de Nelo Vingada, num país de gente séria, merecia uma investigação.

O treinador do Marítimo tem a preocupação de se referir só a si próprio, "comigo", e em dar a entender que realmente tentaram dar-lhe o recado mas por terceiros.

Nelo Vingada é tudo menos ingénuo. A sua resposta também não o foi.

Era só isto...

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

Independentemente do que suceder no próximo fim-de-semana, Rui Vitória conseguiu – logo na temporada de estreia à frente do Benfica – igualar o melhor registo de Jorge Jesus nos encarnados no que se refere a vitórias seguidas num campeonato 
in Record

domingo, 8 de maio de 2016

#Rumoao35!

Avatar
 ●  111 comentários  ● 
Como escrevi de manhã, a responsabilidade de ganhar era nossa.
Apesar de todos os contratempos isso aconteceu de forma merecida e inequívoca.
O coletivo acima de tudo foi fundamental.
Faltam 3 pontos!!!
Quem viaja na A14 que faça o pisca pois na semana que vem sai para a A15.

Ao intervalo...

Avatar
 ●  43 comentários  ● 

- Jogo só com um sentido

- Primeiro amarelo ao Renato é tudo menos casual

- O árbitro não tem como achar que não é penalty

- Marítimo defende com 11

Ou seja, bem podem dizer que é mais um jogo como os outros. Nada contra os clubes darem o seu melhor. Mas só o fazerem contra o mesmo....

Temos mais 45 minutos para ganhar.

Mentalidades.

Avatar
 ●  35 comentários  ● 

Mentalidade pequena: "Se os outros perderem, eu ganho e sou o maior."

Felizmente, mentalidade à Vitória é saber que a responsabilidade de ganhar é nossa e isso será a única coisa que nos serve.

#Rumoao35

ranking