A Autoridade da Concorrência(AdC) emitiu um comunicado “a defender que o acordo esta quarta-feira anunciado pela NOS e pela Vodafone para a disponibilização recíproca de conteúdos desportivos nacionais e internacionais "é uma solução que parece ter o intuito de responder às preocupações da AdC" em matéria de eventuais exclusivos de determinados operadores nas emissões de futebol nacional e internacional.”, segundo publicado no Expresso.
A AdC é como qualquer outra “Autoridade” reguladora em Portugal. Fala quando devia estar calada e cala-se quando deveria intervir.
A AdC se está realmente preocupada com a gestão de conteúdos desportivos e com a livre concorrência/funcionamento do mercado, porque não investiga o negócio RTP/SportTV no que diz respeito aos jogos do Euro2016?
- Valor de compra dos direitos do Euro2016 por parte da RTP? Desconhecido.
- Valor de venda dos direitos do Euro2016 à SportTV? Desconhecido.
- Valor da mais valia arrecadada pela RTP no negócio de cedência à SportTV?
Além disto, a AdC deveria questionar porque todo o negócio que envolve a RTP e a SportTV é de contornos sigilosos quando a RTP é uma empresa suportada directamente pelos impostos de todos os portugueses.
Também a AdC deveria questionar a RTP se disponibilizou aos outros operadores de televisão em Portugal, pelo mesmo valor, os jogos do Euro2016, na totalidade ou em blocos.
Será que a TVI ou a SIC, a BolaTV ou a CMTV tiveram sequer a oportunidade de conhecer as condições especiais oferecidas à SportTV?
Porque razão a AdC se preocupa tanto com os exclusivos que possam colocar em causa o monopólio da SportTV mas não revela qualquer preocupação com o facto de uma competição tão importante ficar exclusivamente na mão de um operador e por valores desconhecidos?
Coloquem o Proença a presidente da comissão de arbitragem da Fifa ou lá o que é, e magia acontecerá. Vejam a roubalheira que está a acontecer hoje em Basileia. Há 3 anos foi igual.
ResponderEliminarÉ mt fácil ser-se grande em Espanha. É só corrupção.
E a renegociação dos direitos, já agora? Quando sobe para pelo menos 60 milhões?
ResponderEliminarE vender o nome do estádio aos chineses?
O CEO que trabalhe que está na hora.
O conjunto de disparates que tu escreves aqui ultrapassa o inimaginável!
EliminarCada vez me entristece mais eu gostar tanto de futebol! É só interesses, jogadas de bastidores, corrupção! PQP isto!
ResponderEliminarAs instâncias que gerem o futebol tem mais poder que o próprio futebol em si e no espectáculo!
E uma vez mais, as taças europeias vão morar em Espanha... Porque será? Só pelo valor das equipas? Hum! É tudo tão evidente, tão descarado, que até o melhor futebol do mundo já não "manda" nada!
TRISTEZA! É o que sinto: TRISTEZA!
Que asco me dá ver estes gajos outra vez a festejar uma liga Europa. Que atraco, meu deus, mas que atraco. Que metam já o vídeo-árbitro porque isto assim nem em 100 anos, uma equipa portuguesa pode ganhar alguma coisa. Ladrões.
ResponderEliminarCMTV?
ResponderEliminarEm primeiro lugar a Cofina tem que pagar os 20 milhões que deve à AT e à S.Social...já bastou o perdão de 5 milhões que o PPC e a Maria Luís lhes concedeu em 2013, mas ainda faltam 12,5milhões.
Acho que a resposta é simples... se os jogos já estão em canal aberto, interessa pouco para a concorrencia se eles sao também transmitidos em canal pago...
ResponderEliminarSe me estiver a escapar alguma coisa digam-me
Independentemente do benefício para a Sport TV quanto a esses acordos, o benefício é muito mais para o cliente. A situação é muito mais complexa do q parece e aqui a Adc tem mesmo que agir...
ResponderEliminarO que se está a passar é que cada operadora tem os seus canais exclusivos, não sendo canais com muita relevância o povo vai aceitando essa situação, mas... Vejamos o caso do Porto Canal - q apesar de ser um canal ligado ao fcp é tbm um canal alusivo à região Norte.
O Porto Canal era transmitido na operadora NOS e MEO, mas a partir do momento que a MEO adquiriu os direitos televisivos ao Porto o canal passou a ser exclusivo dessa mesma operadora, porque as principais operadores não chegaram a um consenso para ambas o transmitirem. Esta situação não agradou, obviamente, a clientes Nos q de um dia p o outro ficaram sem o canal.
Tal como a mim tbm não me irá agradar nada ficar sem a Benfica TV na Meo... Visto que os direitos pertencem à Nos.
É que é preciso ter a consciência do que é benéfico para os clientes e não é benéfico um cliente ter que ter várias operadoras para ver os canais que deseja.
É fácil dizer que é só mudar para o outra operadora, mas não é bem assim. Há contratos a cumprir e se for contratos empresariais nem sempre é simples, como se diz, para a empresa.
A Sport TV pertencendo às várias operadoras não tem nada a haver para estas guerrilhas. Aqui prejudicados são os clientes!
DH