Eis um tema complicado! Todos dizemos que o SLBenfica é péssimo neste aspecto, porém não é menos verdade que todos nos esquecemos que o SLBenfica é noticia por si mesmo, ao contrário de todos os nossos adversários e rivais que só são notícia se fizerem algo por isso. No SLBenfica, somos notícia até se nada fizermos.
Contudo, ao contrário das teorias vigentes, discordo totalmente que me digam que a imprensa tem alguma coisa a ganhar em prejudicar ou incentivar algo que prejudique o SLBenfica. Eles vendem muito mais nos nossos bons momentos.
Volto a reforçar que estas ideias e conceitos decorrem de um processo totalmente amador e sem qualquer vínculo ou interesse que o sustente, além de abrir a discussão entre os benfiquistas.
Dito isto, o processo de comunicação numa organização da dimensão do SLBenfica deverá ter em conta os seguintes factores:
Muito do que aqui tem sido escrito sobre a Comunicação do SLBenfica, que mais uma vez não deve ser confundido com colocar em causa a competência das pessoas, vai no sentido da impreparação da estrutura para o contexto (futebol) onde estão inseridos, que é porventura totalmente diferente de outros contextos empresariais que fizeram parte do passado desses profissionais. Essa impreparação resulta, na generalidade das situações, numa imensa e gritante falta de capacidade de antecipação das situações.
Nesse sentido, resumiria a linha condutora do modelo de comunicação desejável para o SLBenfica em quatro elementos totalmente interligados e interdependentes:
Um factor, para implementação deste modelo, que se torna fundamental é a separação da Comunicação da SAD (futebol) face à Comunicação institucional (Clube).
Assim, uma medida fundamental seria a Autonomização da Comunicação da SAD face à Comunicação institucional do Clube, na medida em que são entidades totalmente distintas e com necessidades distintas. Contudo, operacionalmente a estrutura de suporte à Comunicação seria comum à SAD e ao Clube, por forma a assegurar um fio condutor e a partilha de informação e estratégias.
Assim, uma medida fundamental seria a Autonomização da Comunicação da SAD face à Comunicação institucional do Clube, na medida em que são entidades totalmente distintas e com necessidades distintas. Contudo, operacionalmente a estrutura de suporte à Comunicação seria comum à SAD e ao Clube, por forma a assegurar um fio condutor e a partilha de informação e estratégias.
- Comunicação da SAD na directa responsabilidade do CEO da SAD e lider de todo o futebol, de acordo com o perfil anteriormente traçado.
- Comunicação do Clube na directa responsabilidade de um vice presidente eleito e com conhecimentos no sector
- Modelo de Comunicação coincidente, mas com responsabilização diferente dadas as diferentes necessidades de cada organização.
- Criação de Programa contínuo de Media Training para os principais interlocutores com meios de comunicação.
A Estrutura
Ao nivel de estrutura de base, vejo a Comunicação como uma fase invisivel exteriormente, mas altamente dotada de capacidade e competências de trabalho internas, tanto no Clube como na SAD, num fundamental apoio ao Presidente e à sua estratégia.
Analisemos então, na perspectiva da liderança do Presidente, um possível modelo estrutural (recursos) de comunicação do SLBenfica:
Atentem como considero, neste modelo que a face mais visivel do projecto desportivo, o Presidente, seja o "topo da cadeia alimentar", sendo que no caso da SAD, a estrutura de comunicação, não teria propriamente um director de comunicação, mas uma estrutura de apoio ao CEO, o verdadeiro responsável pela comunicação do core business do Clube.
Tentando definir uma matriz de competências destes três tipos de acessores, uma tarefa totalmente ingrata para quem não é da área e porventura não domina a amplitude das competências de alguém de um departamento de comunicação, prefiro antes apresentar uma visão externa para o "papel" de cada um na estrutura sugerida:
Tentando definir uma matriz de competências destes três tipos de acessores, uma tarefa totalmente ingrata para quem não é da área e porventura não domina a amplitude das competências de alguém de um departamento de comunicação, prefiro antes apresentar uma visão externa para o "papel" de cada um na estrutura sugerida:
Cenas do próximos capítulos: BenficaTV e RadioBenfica, sim eu sei, a RadioBenfica foi noticia ontem, mas aqui no blog já tinhamos escrito sobre essa ideia no dia 22 de Junho no tópico O Fim das dúvidas na BenficaTV?
era isso tudo e alguém que saiba escrever em bom português...
ResponderEliminartipo assessor, em vez de acessor...
Iço são delhates cem importáncia.
EliminarBem notado o erro de escrita. Obrigado pela nota, ainda que comunicada de forma absurda.
ResponderEliminarUm organograma com tudo o necessário para uma comunicação proactiva, que o Benfica deveria adquirir, em vez de reagir só depois do acontecimento. Touché !
ResponderEliminarPodia ser um bom programa apresentado HÁ 30 ANOS ATRÁS.Porque só aparece agora? Ah é verdade naquele tempo não havia dinheiro, não haviam estruturas desportivas...pelo que agora basta ir a um bom manual utilizado em qualquer Universidade para se fazer uma bela cópia e se apresentar como sendo ideia original.
ResponderEliminar,MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE
Marquês,
EliminarSempre é melhor que o teu contributo que é igual à tua capacidade de raciocínio. Fraco.
Enquanto uns se dedicam a percorrer a internet para criticar quem pensa o clube e se preocupa com mais do que festejar golos, outros gastam do seu tempo de família, do seu tempo pessoal para tentar dar um contributo para um Benfica melhor.
Apontamos os erros, criticamos, mas também damos uma sugestão de caminho.
Tu e os como tu limitam-se a ser ecos. Maus ecos, diga-se. Toma lá um ansiolítico e vai-te deitar.