O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

E ao cabo de 30 dias e duas derrotas: Eis (algumas) Imagens

. 8 comentários
Passaram-se nada mais nada menos que 30 dias, meus caros. O contador do GB está ali ao lado... e vai continuar enquanto as imagens não forem divulgadas de forma oficial e não fruto apenas de investigação jornalística.



Os comentários são praticamente dispensáveis e vêem apenas confirmar o chorrilho de mentiras de todo este processo. Desde a mentira que sustenta a expulsão de Cardozo, à mentira que sustenta as acusações e queixas do Porto (ops! Braga) contra Javi Garcia, DiMaria e Saviola, até ás mentiras que são sustentadas no relatório do árbitro e dos assistentes. MENTIRAS!

Vem ainda confirmar o que o GB aqui afirmou no tópico OFICIAL: O GB odeia o FCPorto em Vermelho (Braguil... (peço-vos por favor que recordem):

Tudo o que se passou em Braga foi premeditado e com a conivência do árbitro, da Liga e das forças de segurança.

Não foi só o GB, muitas outras pessoas souberam antecipadamente desta artimanha que tem os resultados bem à vista. Depois do que se passou não voltámos a ter um jogo ao nível dos anteriores aos acontecimentos de Braga.

A equipa e o Clube receberam uma mensagem de vulnerabilidade ao Sistema, que fez questão de nos demonstrar que nos domina e que estaremos sempre sujeitos a ele. E os resultados da inércia de proteger o nosso clube e especialmente os jogadores... está à vista.

Os nossos dirigentes não souberam, não sabem e penso que nunca saberão reagir na forma correcta e continuarão a ser presas fáceis para o Sistema que continuará a privilegiar os seus mais fieis seguidores.

Eles já destruíram Presidentes de Clubes que eram realmente capazes de lhes fazer frente e que estavam armados com as mais poderosas armas (o conhecimento da podridão) - como foi o caso de Dias da Cunha, afundando por Major Valentão e o Jaquim Oliveirinha com a ajuda do actual presidente da OSGA.

Já destruiram também um director desportivo no Benfica, pelos mesmos motivos (sabia demais sobre estes esquemas como o de Braga) - movimentações políticas e ao nível da imprensa deixaram José Veiga numa condição em que só poderia ter tomado a sensata atitude que tomou. Depois foi fácil fazer Vieira "vender-se" aos interesses e ao... amigo Oliveirinha e hoje em dia temos no Benfica ex-funcionários do Sistema que nunca trouxeram nada de positivo ao Benfica como o Paulo Gonçalves.

O que tinham Dias da Cunha e Veiga em comum? GANHARAM!

A minha pergunta é simples: Quando é que alguém vai ter coragem de acabar com isto e não vir apenas com "feiras de vaidades para a imprensa", mas depois por trás faz juras de amizade e pactua com o líder de toda a máfia - Jaquim Oliveirinha?

domingo, 29 de novembro de 2009

Foi do pouco que vi "À Benfica"

. 2 comentários

From Braga, with love!

. 3 comentários
Muito interrogavam-se do impacto da derrota de Braga no percurso vitorioso do Benfica!

Se dúvidas houvessem, mais do que a derrota, os acontecimentos de Braga deixaram marcas... e muitas. O Benfica não mais voltou a exibir a qualidade que nos habituou nos primeiros jogos. Depois disso seguiu-se uma vitória sofrida ante a Naval, uma derrota com o Guimarães e um empate sem sabor com o Sporting.

Nem sequer estou com vontade de "esmiuçar" o jogo! Durante a partida ia recebendo mensagens a dizer "que roubalheira" a propósito do lance da mão de Polga, que daria a respectiva expulsão do brasileiro a 15min do final do jogo.

SIM! É verdade! Pedro Proença deixou, como habitual, a sua marca a prejudicar o Benfica. Nós sabiamos que ia acontecer, tal como o Vitor Pereira também o sabia, senão não o tinha nomeado "há já dois meses" quando o Giorgio viu o poder de fogo do Benfica.

Um nota muito positiva para Sidnei, que honrou a oportunidade e a vaga de Luisão, em oposição ao rendimento de Aimar e do totalmente desinspirado DiMaria. Mais uma vez, Jorge Jesus teve também algumas opções com as quais não concordei e que na minha opinião contribuiram para a submissão do Benfica face a um frágil e descoordenado Sporting.

Sim, podemos queixar-nos do Proença, mas tal como com Braga, Naval e Guimarães penso que podemos queixar-nos mais ainda de nós próprios, da nossa desinspiração e falta de acerto acumulada em inexplicáveis precipitações e passes falhados.

Em resumo, fica a nota explicativa e já aqui tantas vezes afirmada: Eles sabiam bem o que estavam a fazer quando "montaram o circo" em Braga. Os resultados estão à vista... já o ano aconteceu o mesmo! Mas não se passa nada... continuemos a ser comidos por tolos e a pedir ao Vitor Serpa e ao José Manuel Delgado para fazer umas capas que a malta goste!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AG da SAD: dia 23 de Dezembro

. 1 comentário
Ontem deixei-vos o tópico Reestruturação do Grupo Empresarial do Benfica a propósito do tema e ponto único da AG da SAD marcada para o próximo dia 23 de Dezembro, com o ponto único:

- Apreciar e deliberar sobre a proposta de aumento do capital social, a apresentar pelo Conselho de Administração.

Nem vou relevar o facto de ter sido marcada para ante véspera de Natal, já com muita gente ausente. Gostaria, porém de recordar que o actual administrador financeiro da SAD do Benfica veio declarar, ao Jornal de Negócios, que o Benfica, leia-se, estes dirigentes do Benfica, "tem a expectativa de ainda conseguir a fusão este ano".

O mesmo dirigente referiu ainda que, "Para a incorporação da Benfica Estádio na SAD, basta, apenas, que a operação seja aprovada em assembleia-geral de accionistas da SAD. No entanto, os sócios do Clube vão ser chamados a votar esta proposta da administração(...)", pode ler-se na edição de fim-de-semana do mesmo jornal.

A minha pergunta é: Esqueceram-se dos sócios?

Recordo as perguntas fundamentais que eu, como sócio, ainda não tenho resposta:

Bem sei que o Presidente é um accionista de referencia da SAD e tem interesse pessoal também nesta situação, mas a minha opinião é que acho errado privilegiar a SAD, e os seus accionistas, sem cuidar do Clube e do seu futuro. Podemos até avançar neste processo com a SAD, mas é preciso proteger o presente e o futuro do Clube (e não falo apenas em posição accionista, pois essa ninguém pode amanhã garantir que não se voltará a alterar).

O que para mim vai ser fundamental perceber neste processo é:

Para que precisa a SAD deste aumento de capital, se ele não se traduzir em entrada de dinheiro ? Reestruturação apenas - para quê? Cumprimento do artigo 35º apenas - quantos não cumprem?

Se assim for, quem ganha com esta operação, e o que ganham os accionistas da SAD como Joaquim Oliveira- o inimigo... que só é amigo para o Presidente?

Em que condições fica o Benfica, caso a operação se concretize, para poder acompanhar um futuro aumento de capital ?
In Blog GB

O Clube (leia-se, os sócios) têm que se pronunciar sobre este tema... seja qual fora a palavra a dizerem.

Proença revela Sportinguismo

. 2 comentários

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Em semana de derby habitualmente "amarelinho"

. 3 comentários
Um pensamento rápido, na semana do verdadeiro (e quiçá único) derby nacional, marcado desde o início do Projecto Roquette, pelo recurso pontual à "amarelinha" pela OSGA.

Todos se lembram dos "grandes craques" do FCPorto, certo? Vamos falar apenas dos mais recentes: Ricardo Carvalho, Deco, Lucho, Bosingwa, Costinha, Maniche, Pepe, Paulo Ferreira, etc.

Agora o desafio do GB (o Google está ao vosso dispor):

- Descubram, dos mais destacados "craques" que o FCPorto vendeu por quantias exorbitantes, quais não tiveram - e muitos de forma recorrente - lesões musculares de media e alta gravidade?

Nenhum?! Ah! Sério? Não me digam que, depois de sairem do FCPorto, todos tiveram lesões graves ou muito graves de origem muscular (incluo aqui a extensão a tendões e cartilagens)???

Agora recordem lá os tópicos que o GB escreveu sobre a "Amarelinha"... Sim, sim, aquela que fez o Pepe quase esmurrar um adversário em campo, ou a que fez o Zbording o ano passado jogar do minuto 45 ao 90 com se fossem 25 jogadores em campo a jogar os primeiros 5' do jogo...

Há coisas fantásticas não há?

Já há equipa titular oficial do Sistema no derby

. 1 comentário



Lembram-se do Vitor Pereira ter dito que estava escolhido à dois meses? Pois bem... o tal que inventou o penalty o ano passado que evitou deixar o FCPorto atrás do Benfica e relançou essa equipa corrupta para o título. Estranho? Claro que não...

Depois de um árbitro totalmente do sistema em Braga, só mesmo o Proença para o derby. Em onze jornadas, este e o Sousa já arbitraram duas vezes e, salvo erro, mais de metade das vezes são árbitros da AF Porto. Miséria.......

Reestruturação do Grupo Empresarial do Benfica

. 2 comentários
Começo por afirmar, como ponto prévio que nem sequer me passa pela cabeça que os temas abaixo não sejam alvo de uma AG do Clube, quiçá histórica, pelo formato alargado que permita a participação de todos quantos quiserem.

Há semanas criou-se uma pseudo-bronca com a história dos capitais próprios negativos do Benfica e dos milhões de euros de prejuizo. Rapidamente sairam a terreiro os especialistas em blogs, jornais, televisões a dizer que era o fim do Mundo e mais além... ou a dizer que não era rigorosamente nada e que a reestruturação da SAD a coisa resolvia-se e/ou com o Fundo de Jogadores.

O tema não é pacífico e muito menos para mim que não sou nada dado a estas coisas dos números e da gestão:
- Há quem coloque condições para os valores de integração da Benfica Estádio
- Há quem se esteja marimbando, resguardados no chavão de que o Clube tem maioria na SAD
- Há quem simplesmente... se oponha por tradicionalismo, dizendo que o estádio é do clube e dos sócios, não dos accionistas da SAD.
- Há de tudo...

... E na minha opinião ninguém detém a verdade! Aliás, este tema pode até parecer que não, mas envolve antes da estratégia e contabilidade... muita sensibilidade, pelo que de uma coisa eu estou certo:

- Nem que seja por respeito aos sócios mais velhos e menos esclarecidos nestes temas, é absolutamente VITAL que haja uma AG para debater este tema antes de o submeter à votação.

Bem sei que o "modus operandis" habitual desta direcção não deixa grande espaço à discussão, é chegar ali meter um documento com 50 ou mais paginas à frente dos sócios, dar.lhes uma explicação de 1h de um dos Vices ou do Presidente a falar... meter a malta a falar 2minutos cada um, mas que pouco ou nada dizem e os que dizem falam é de futebol... e siga para votação.

NÃO PODE SER! O assunto em causa é demasiado sério para ser discutido com a leviandade, por exemplo, com que se marcaram e realizaram as eleições, ou que ano após ano se votam os R&C.

Como em muitos temas da vida do Benfica, neste caso também não há "branco ou preto"... este tema tem uma imensidão de cinzentos a ter em conta, como os critérios de avaliação e valorização do activo Estádio, o papel dos accionistas no aumento de capital, a nova estrutura accionista pós incorporação, os mecanismos de protecção do Clube perante movimentações accionistas e OPA hostis, etc.

Dizer, depois, que este assunto ou o fundo de jogadores (AKA empréstimo bancário que tem como garantia a venda parte dos passes) são as milagrosas soluções para a crise das contas do Benfica, parece-me (no minimo) uma visão exclusivamente técnica do problema.

Podemos todos juntar-nos em grupo, dar as mãos e chorar sobre as contas, antes de gritarmos de alegria que fizemos uma manobra contabilística ou de antecipação de receitas que resolveu a cura para o cancro e a fome em África.

O que precisamos é de sustentabilidade de, de uma vez por todas, colocar de parte os tais "amigos" e olhar a sério para os interesses do Clube, e quanto a este tema da reestruturação do Grupo Empresarial, já se sabe que será como a história da faca e do melão:

"Caia a faca no melão, ou melão na faca... quem se lixa é sempre o melão!"

Ou seja, seja qual for a decisão, a Administração da SAD vai sempre ser criticada e elogiada (seja porque não resolveu as contas, seja porque tirou o estádio ao Clube). A dimensão da critica ou do elogio vai depender da postura do Presidente e da capacidade de não se armar em ditador como num passado recente:

Bem sei que o Presidente é um accionista de referencia da SAD e tem interesse pessoal também nesta situação, mas a minha opinião é que acho errado privilegiar a SAD, e os seus accionistas, sem cuidar do Clube e do seu futuro. Podemos até avançar neste processo com a SAD, mas é preciso proteger o presente e o futuro do Clube (e não falo apenas em posição accionista, pois essa ninguém pode amanhã garantir que não se voltará a alterar).

O que para mim vai ser fundamental perceber neste processo é:

Para que precisa a SAD deste aumento de capital, se ele não se traduzir em entrada de dinheiro ? Reestruturação apenas - para quê? Cumprimento do artigo 35º apenas - quantos não cumprem?

Se assim for, quem ganha com esta operação, e o que ganham os accionistas da SAD como Joaquim Oliveira- o inimigo... que só é amigo para o Presidente?

Em que condições fica o Benfica, caso a operação se concretize, para poder acompanhar um futuro aumento de capital ?

Estas, e outras perguntas, terão de ser respondidas em Assembleia Geral do Clube e não apenas da SAD.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O jornalismo dos favorzinhos!

. 2 comentários
Ainda antes de avançar sobre o tema, falo do sorteio da Taça da Liga. Os mais audazes que investiguem porque motivo ao Benfica as "favas" tocam com mais frequência na Liga! Dica: Bolas Quentes - Bolas Frias!

Entretanto, o tema da comunicação é algo que há muito defendo que deve ser alvo de profunda reestruturação no SLBenfica.
Não falo de pessoas! Não me sinto habilitado para apontar competência ou incompetência seja a quem for. Falo de estratégia. Olhemos para a triste encomenda da capa do jornal A Bola de hoje:


Tem escrita a palavra "encomenda" ao longo de toda a capa! Depois de termos permitido ontem que a capa do jornal O Jogo acontecesse - ao facilitar nos nossos comportamentos perante as objectivas e jornalistas - hoje vimos, COMO HABITUAL, correr atrás do prejuízo e pedir um favorzinho à Bola para nos "salvar a pele".

Vamos primeiro ao facto positivo de tudo isto:

- Demonstra inteligência e percepção de que os acontecimentos que deram origem à capa de ontem foram NEGATIVOS e não deveriam ter acontecido. Ou melhor, não deveriam ser públicos.

Com isso, tentou o SLBenfica hoje emendar a mão recorrendo a uma "caixa" d'A Bola para tentar resolver a questão. Positivamente... é o mínimo que poderiam fazer, mas...

... Negativamente, tenho a apontar mais uma vez a falta de capacidade de antecipação dos factos. Como eu disse ontem - e esta encomenda da capa d'A Bola demonstra que eu estava correcto - o Benfica falhou ao permitir que aquela situação de JJ tivesse ocorrido nas barbas dos jornalistas e fotógrafos. Mais uma vez, somos obrigados a correr atrás do prejuizo e vir tentar "emendar a mão" com uma situação que creativamente é muito bem pensada, é um facto. Peca, contudo, por tardia.

Além disso, obriga-nos, a baixar a cabeça perante um orgão da imprensa e quem gravita neste meio sabe o que isso custa ou pode custar no futuro... favor com favor se paga.

Basicamente:

- A situação de segunda-feira NUNCA deveria ter acontecido
- Na eventualidade (e falta de controlo ou organização) de ter acontecido, deveria ter sido "passada esta mensagem" a toda a comunicação social... NA HORA!
- Estas situações demonstram a nossa incapacidade para antecipar os factos e jogar o jogo sujo do Sistema, antecipando as suas acções e reacções... agindo em conformidade. A forma como o fizemos hoje... soa a encomenda e assim a mensagem de ontem se torna bem mais impactante e forte do que a de hoje!
- Sejam os factos de ontem (capa do Record/Sporting e Jogo/Porto), seja a capa de hoje (Bola/Benfica) são bem demonstrativos da cultura de serviçalismo e avençalismo patente no jornalismo desportivo que, mais do que informar... está ao serviço de interesses bem identificados.

A "capacidade de antecipação" é, neste momento, um factor-chave a melhorar na nossa política desportiva, organizativa e de comunicação. Fica a recomendação, até porque JJ não resolve tudo e nas alturas-chave da época são estes detalhes que fazem e vão fazer a diferença.

Peço desculpa aos mais sensíveis e crentes se para mim resolver os erros não chega... é preciso evitá-los e provocar, sim, os erros dos outros! Reitero, contudo, o meu reconhecimento à tentativa de "emendar a mão", tal como ontem já elogiara no tópico A imaturidade de deixar passar a vida ao lado a excelente atitude do Benfica e triste e condenável atitude do jogador.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A imaturidade de deixar passar a vida ao lado

. 5 comentários
Diz o MaisAsneira que "Jesus já tem reforço para Janeiro".
(estes totós até lhe chamam "Filipe Lopes")

Deseja o GB que "Fillipe Bastos dificilmente voltará a vestir a camisola do SLBenfica"

Que este caso (desconhecido para muitos) sirva de exemplo para os jovens jogadores que recebem oportunidades de desenvolver o seu potencial ao serviço de um grande clube Mundial como o Benfica e... simplesmente desperdiçam, por não entenderem que uma carreira, seja a que nível for, se constroi com trabalho, humildade, dedicação e respeito por si e pelos outros.

Mais do que gerir, como muito bem o Benfica fez agora, é fundamental que sirva de exemplo!

CONCLUSÃO: Gostamos de ser comidos por tolos!

. 4 comentários
Definitivamente gostamos de ser comidos por tolos! Gostamos de ser AMADORES na relação com a imprensa e permitir dar origem a capas de jornal como esta:

Reparem agora no cuidado que tem o fotografo lá atrás em não deixar escapar o momento. Deve ter disparado mais de 10 fotos em 5 segundos, só para hoje os benfiquistas acordarem com este abraço e troca de sorrisos. E vejam a cara de espanto do homem atrás de JJ!

Se me preocupa que Jorge Jesus seja "amigo" de Pinto da Costa? Não! De todo, por mim o homem pode ser amigo de quem quiser. O que não pode é deixar que essa amizade seja utilizada pela imprensa avençada como forma de achincalho e desestabilização do clube que lhe paga o ordenado.

Por outro lado, esta exposição mediática perante alguém que considera o SLBenfica como um inimigo... Irrita-me! Este homem a quem ele se abraça diz cobras e lagartos do SLBenfica e engendra esquemas e artimanhas para nos prejudicar, para nos achincalhar, para nos humilhar.

Se quer abraçar, beijar ou fazer ao Pinto da Costa o mesmo que ele esteve habituado nos colégios onde andou... isso é lá com ele. Mas nunca em público e nunca me sujeite aos SMS e emails que já recebi com estas fotos e respectivos comentários.

CONTINUAMOS A SER AMADORES! E enquanto continuarmos a ser amadores e descurarmos os detalhes e pormenores, seremos sempre o elo mais fraco. Se o JJ tem culpa porque não teve cuidado, mais culpa tiveram aqueles que não souberam estar com ele e antes de as coisas acontecerem o aconselharem a não se expor publicamente.

Seremos sempre o alvo de regozijo dos nossos adversários e, neste caso, de alguém que nos considera mais que um adversário... um inimigo.

PS- Já aqui o disse, um dirigente do Benfica que, em Roma, esteve com Pinto da Costa, falou com ele e até partilharam viatura do hotel para o Estádio na final de Roma. Alguém soube, viu ou fotografou? Não! A isso chama-se cuidado, protecção da própria imagem e da do Benfica.

Eu pessoalmente não partilharia o espaço e a cordialidade com quem quer tanto mal ao meu clube. Mas entendo que por vezes relações de amizade ou institucionais se sobreponham a essa paixão. Nesses casos, como adepto, a única coisa que lhe exijo é que me respeitem e não se exponham como aconteceu.

VALHAM-NOS AS PALAVRAS DO CAPITÃO:
"No final faremos uma festa todos juntos"

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

GB Quick Quiz

. 1 comentário
Gostava de dar voz a um leitor e comentador no Blog GB que perguntava no twitter dele o seguinte: "Perguntinha muito, mas mesmo muito, inocente: Será que no próximo SCP-SLB vai haver controlo anti-doping?" by ArquivoVivo

Não caiam na esparrela!

. 1 comentário
Já começam a circular as teorias de que o Jorge Jesus não tem arte ou engenho para dar a volta a adversidades e levar de vencidos os adversários quando nos marcam golos.

A esses comentadeiros e paineleiros, só desejo a mesma sorte do Pedro Gomes da TSF: Que treinem um equipa de futebol, para nos podermos todos regozijar com os seus despedimentos sucessivos e com as melhorias que os sucessores (e mesmo os antecessores) têm sempre.

O Jorge Jesus, para mim, é talvez o mais completo técnico que tivemos desde Trapattoni, com a vantagem (perante este) de ter uma cultura táctica mais atacante, fruto da sua admiração pela escola holandesa.

O Sistema está a funcionar e pretende fazer com Jorge Jesus o que fez com Quique Flores: Deixar mensagens subliminares de incompetência e limitação. Recordo a todos que Quique Flores foi o técnico que foi ao Dragão jogar para o primeiro lugar e esteve a ganhar antes de o árbitro inventar aquele penalty. Antes disso tinham-lhe roubado outra vitória na Luz com o Nacional anulando um golo limpo a Cardozo... e aqui ficaram 4 pontos que teriam deixando o FCPorto a... 6.

Eu não tenho dúvidas que com Quique Flores este ano eramos campeões - apesar de lhe apontar ter-se deixado enterrar na campa que lhe construiram (mais tarde percebi que o fez porque sabia que tinha a porta de saída aberta). Mas tenho a certeza que com Jesus seremos campeões de forma ainda mais categórica.

Assim os adeptos e os dirigentes saibam proteger, nestas alturas, o Jorge Jesus como não o fizeram com Quique Flores, saindo a terreiro na sua defesa, não necessariamente de forma directa. Eles sabem bem como "patrocínios" de José Manuel Delgado, João Gobern, Nuno Farinha, etc. podem fazer junto dos adeptos.

Até lá, continuo a desejar isto: Keirrison vs Nélson Oliveira

Keirrison vs Nélson Oliveira

. 3 comentários
Facto: Não gosto do jogador Keirrison! Pode ser porque não percebo patavina de futebol, mas para mim as justificações em torno do potencial do jogador mais não são do que tentativas frustradas de justificar a obrigação de o pormos a jogar.

Não sei se o Barça já percebeu que foi um mau negócio (14M€), mas o Benfica tem que perceber que gastar (sim, gastar e não investir) 1,75M€ por ano nos salários deste jogador é um mau negócio.

Eu escrevi-o para quem quis ler (aliás até mereceu destaque na revista Focus) que o negócio Keirrison ia ter um preço para o Benfica, deixando antever a necessidade de ser "obrigatório" colocá-lo como primeira opção para o lugar de Cardozo - era o que faltava sentar o Cardozo!

Ontem ficou bem claro que Keirrison é, qualitativamente, a última opção dos avançados do Benfica que, na minha opinião deveria ser Cardozo, Saviola, Weldon, Nuno Gomes, (NELSON OLIVEIRA), Mantorras e Keirrison.

Todos sabem que concordo que façamos um negócio "para outros" por ano. Ou seja, um daqueles negócios em que pouco investimos (também pouco recebemos) e valorizamos um jogador para entrar num grande europeu. Mas concordo fazê-lo com jogadores de valorização efectiva - Ramires. Ou seja, com isso temos a possibilidade de ter um jogador de elevadíssimo potencial ao nosso serviço, ainda que por pouco tempo.

Podem dar a Keirrison as atenuantes que entenderem: é jovem, não está adaptado, não tem confiança... o que quiserem. Esquecendo-me que há ali ao lado um Weldon que já mostrou que é uma excelente opção e um Nuno Gomes que, apesar de não ter o ritmo de outras épocas, é sempre um jogador a ter em conta... gostava de questionar o que anda a fazer nos juniores Nélson Oliveira.

Ou melhor, não é o que anda a fazer nos juniores, porque até defendo que seja utilizado nesse escalão. O que não entendo é porque não é ele a opção para quando Nuno Gomes ou Weldon não o são. Porque não é ele que roda nos particulares, na Taça... ou mesmo em caso de indisponibilidade? Porque não treina com os séniores, pelo menos dois dias por semana, ainda que jogue com os juniores quando está "tapado"? Porque é opção para os Sub21 e não é para 2a opção no Benfica?

O motivo é simples: Porque estamos a dar minutos e oportunidades ao Keirrison.

Que fique claro que não se trata de uma crítica à escolha do jogador! Tinha tudo para ter sucesso: Goleador do brasileirão, estava na mira de todos os colossos, contratado por 14M pelo Barça, etc.

Trata-se de um jogador que mereceria este investimento e sacrifício se... fosse nosso jogador. Ele pode até vir a ultrapassar todas estas limitações e mostrar o que fez dele um goleador no Brasil, mas nessa altura já não estará na Luz e a nós ter-nos-á cabido apenas... a parte má, à qual tivemos que juntar entretanto 1,75M€ por ano em salários.

Não sei qual a possibilidade de "chorar sobre o leite derramado" e aproveitar Janeiro para o Barça o colocar noutras paragens para prosseguir a sua formação, mas penso que seria excelente tentar isso e dar, definitivamente, ao Nélson Oliveira a oportunidade de usufruir de toda esta paciência que temos tido com Keirrison.

Financeiramente já expliquei que, de acordo com os dados disponíveis, nunca será um bom negócio: Duas épocas na Luz custar-nos-ão 3,5M€, e irão conferir-nos 15% do passe, em caso de venda pelo Barça nos 2 anos seguintes.

Ora, se 15% custam 3,5M€, isso pressupõe uma valorização de 23,3M€ do jogador. Ou seja, só ganharemos alguma vez dinheiro com este jogador se o Barça (até 2013) o vender por... um valor superior a 23M€. Tudo o que for abaixo disso é perder dinheiro.

Eu até daria por bem empregues os 3,5M€ em dois anos, novamente a fazer fé nos dados disponíveis, se estivéssemos a falar de uma verdadeira alternativa ao Cardozo, o que me parece muito, mas mesmo muito complicado que venha a acontecer.

Posto isto, volto a reforçar a necessidade de dar espaço e oportunidades que com facilidade damos a jogadores estrangeiros ou que nos sujeitam a determinados contratos, aos nossos jovens que apresentam reconhecidos méritos e qualidade, que sentem o Benfica e que são produto da nossa formação... cheios das nossa mística.

PS- No início do campeonato, a primeira opção era Weldon. Resultado: Golos! Depois de uma sequência de notícias a dar conta do desconforto do Barça pela condição de não convocado sequer do Keirrisson, este passou a ser a opção perante Weldon e Nuno Gomes. Pode até não ter nada a ver, mas lá que é uma coincidência tramada, é.

domingo, 22 de novembro de 2009

Valeu a pena ir à Luz...

. 2 comentários
Valeu a pena ir à Luz...

... Antes de mais e desde já para aplaudir de pé o esforço, garra e determinação dos 14 jogadores do Benfica que estiveram em campo, aos quais se juntaram os todos os que não jogaram e os mais de 35.000 presentes na Luz. É incrível como se perde um jogo, mas se vem para casa de espírito cheio.

... para me arrepiar com o rosto do Fábio Coentrão no final do jogo, prostrado no chão e erguer-se e olharmos na bancada como que a dizer "mas nós demos tudo".

... para mais uma vez perceber que as arbitragens tendenciosas não são aquelas que marcam penaltys que não existem ou invalidam golos. As arbitragens "habilidosas" são aquelas que transformam lançamentos de uma equipa a favor de outra, são as que se esquecem de certas faltas (como aquela sobre Coentrão no lance do golo - recordo que a mesma coisa contra o Braga foi falta contra o Benfica), são também aquelas pactuam com o anti-jogo, enfim...

... para perceber porque motivo era tão importante garantir a expulsão de Cardozo em Braga e assegurar confusão que desse para, pelo menos tentar, afastar também outros jogadores do Benfica de darem o seu contributo.

... para perceber a importância que têm as notícias sobre os 40M€ de DiMaria, os pseudo-regressos de Simão, na capacidade de desestabilizar os jogadores do Benfica.

... também para entender os motivos de Sá Pinto ter procurado, ao intervalo da derrota do Pescadores da Costa com o Sporting, o capitão da equipa adversária de forma apreensiva... regressando do balneário sorridente e a fazer um gesto de "já está" para Carvalhal. Quem quiser que explique porque o modesto Pescadores deixou a atitude no balneário, num jogo que todos sabemos a importância que tinha para o Sporting, para Carvalhal, para Bettencourt, para Sá Pinto e para garantir que não chegavam ao derbi já a perder por 5-0.

... para perceber porque o FCPorto preferiu esperar para ver e ter o jogo adiado

E por fim, valeu também a pena para ver se finalmente o Presidente entende que é preciso fazer algo contra este Sistema Corrupto, senão irá acontecer a Jorge Jesus o mesmo que a aconteceu a Quique Flores, ou seja, em que serão aproveitados os momentos mais relevantes da equipa, para a destruir e assim colocar em causa o seu moral e dedicação... daí até ao conformismo e queda de todo o trabalho, é um pulinho!

PS- Posso estar enganado, e JJ acha que estou, mas para mim jogar com Keirrison é jogar com um a menos. Até os 32 anos de Nuno Gomes são muito mais produtivos que ele, mas muito mais. E o nosso Moreira (nosso porque é da "cantera")??? Não tem sido nada feliz e hoje voltou a não ser. Se juntarmos a isso um DiMaria e um Aimar totalmente desinspirados e um Ramires sem ritmo e temperarmos com um Cardozo castigado pelo Sistema (ou seja injustamente) e um Luisão "lesionado"... temos os motivos da derrota

CARREGA BENFICA!

O GB e as... Coincidências e Indignações do Mundo Azul

. 2 comentários
O último tópico do Antitripa fez-me recordar da necessidade de dar visibilidade ao imenso mundo das Coincidências e Indignações do Mundo Azul-Corrupto.

O que me melhor para esconder as jogadas de bastidores do que assentar tudo em... coincidências... e ainda por cima fazer de indignado com todos os acontecimentos!

Aquela organização faz lembrar de quando éramos putos e perante os nossos pais nos fazíamos de muito indignados quando eramos confrontados com certos erros nossos: "o queeeeê? euuuuuu? como foi possível isso ter acontecido?". Os mais espertos até iam mais longe e rapidamente desconfiavam dos próprios... pais: "não me digas que foste tu que fizeset tudo isto só para me mostrar que é errado?"

Talvez fruto de uma passado de opressão e de uma educação que terá tido algumas semelhanças com situações com ESTA ou ESTA, Giorgio de Bufa utiliza o esse tipo de "estratagemas" para se safar neste mundinho que formou... corrupto.

Quem pode censurar Giorgio? Basta falar com as vítimas do Colégio Militar ou da Casa Pia para percebermos que há situações que marcam para sempre a personalidade das pessoas sujeitas aos maus tratos, educações burguesas e... violações.

Gostaria de ir um pouco mais longe do que o GM no seu tópico, explorando não a "coincidência" em si... mas os meandros que a sustentam. Comecemos pelo adiamento do jogo de ontem:

Cronologia:
- Oliveirense é o clube da terra do Herminio Loureiro e o Presidente da Oliveirense é... sócio do FCPorto;
- Oliveirense fez dois jogos nos últimos 15 dias naquele campo. Nunca foi interrompido ou sequer colocada em causa essa possibilidade;
- Oliveirense, do nada, descobriu dinheiro para pagar a uma equipa técnica dedicada ao seu relvado durante mais de uma semana, a juntar a plantações complementares de relva que veio... do Dragão.
- Oliveirense pede a transição do jogo para Aveiro, sob argumentação de maior receita e solução dos problemas do relvado. FPF... recusou.
- FCPorto, dois dias antes do jogo, envia todos os bilhetes que recebeu de volta para a Oliveirense, colocando em causa a sua receita. Curiosamente, nas imagens de ontem do estádio vêem-se as claques no FCPorto no estádio.
- Em cima da hora, alguém ligado ao processo Apito Dourado por favorecimento ao... FCPorto, dá o jogo por adiado devido ao estado do relvado. Isto, em semana que precede a duas semanas europeias, logo com dois jogos por semana para os corruptos.

Ou seja, que o FCPorto não ia jogar ontem, já todos sabíamos, que o FCPorto ia ter mais tempo de descanso, já todos sabiamos, que o Presidente da Oliveirense ia pactuar com tudo isto, já todos sabíamos...

O que poucos associam é que o FCPorto assim não coloca em risco levar uma "tareia" do Chelsea, pois está consciente da fragilidade da sua equipa perante equipas de qualidade. Na impossibilidade de fazer ao Chelsea o mesmo que estão a tentar fazer ao Benfica, procurando ver castigados os melhores jogadores no jogo contra eles, a preocupação deles foi dar maior descanso aos jogadores.

A pactuar com tudo isto está o presidente da Oliveirense, utilizando a mesma estratégia de indignação. Em contra-ciclo estão os jogadores e adeptos da Oliveirense, que exclamavam ontem "Isto é só por ser contra o FC Porto" ou "Joguem futebol de sete ou de cinco que assim não apanham chuva."

Acima de todos os interesses do público e da verdade desportiva estão os interesses do FCPorto, devidamente apoiados no CJ da FPF e no Presidente lá colocado para defender os seus interesses em todas as vertentes - dos convocados da selecção a estas artimanhas.

Para desviar as atenções, e com a conivência da FPF que tem logo a resposta preparadas igualmente em consenso com o FCPorto, aparecem os comunicados a apontar culpas para distrair a opinião publica e a imprensa. Por falar em imprensa, atentem neste título do DN: "Porto reprova lamaçal e Paixão cancela o jogo".

Quem pensa que estas coisas acontecem por acaso, ou só apenas para chatear... pode estar muito enganado. Tudo isto é preparado ao pormenor e para defender objectivos bem definidos e identificados à partida pelos intervenientes.

A FPF à Oliveirense, passando por Joaquim Oliveira (que detém os direitos de publicidade e transmissões televisivas) todos ganham o seu quinhão nesta história. E obviamente a imprensa também pactua no momento. Uns por ignorância, outros por premeditação... o que interessa é não atacar os poderes instituídos, sob risco de perderem o emprego.

Nada disto acontece por acaso, ou sequer acontece "por sorte" e sempre com o mesmo. Também não foi por acaso que aconteceu o que aconteceu em Braga, não é por acaso que aparecem os pedidos de indemnização do Braga por Nelson Oliveira ou Peixoto (só se lembraram agora? ou será que há uns "iluminados azuis" a esmiuçar os regulamentos à procura onde pegar?).

O Presidente do SLBenfica afirma que "Já houve manobras pouco claras"! Manobras pouco claras??? O Presidente Vieira já viu e ainda vai ver bem pior que isto...

O GB já perguntou uma vez e volta a perguntar: O que está o Benfica a fazer para virar tudo isto contra os próprios intervenientes? Não se trata de fazer igual ou pior que eles, mas sim, como diria Sun Tzu, virar este tipo de jogadas contra eles próprios.

Esta gentinha está habituada a controlar os acontecimentos e quando aparece alguém que se antecipa, eles perdem o controlo e ficam totalmente perdidos. Basta voltar à época de Del Neri, Couceiro ou Fernandez para perceber isso mesmo.

Vir para os jornais dizer que "já houve manobras pouco claras" não chega e só lhes dá motivos para endurecerem a guerra... e acreditem que o pior está para vir.

O risco de não estamos totalmente empenhados e deixarmos estas situações perpetuarem-se no tempo, é de acontecerem situações como se vivem na modalidade onde Giorgio di Bufa começou no FCPorto e fez perdurar o seu legado de "coincidências" que, tal como no futebol, fruto de algumas conquistas internacionais, fizeram chegar as suas influências à FIRS - Federação Internacional de Patinagem - e assistimos hoje a verdadeiras vergonhas como esta, onde a FIRS escolhe os adversários que mais convêm ao FCPorto (e a outros clubes influentes) para garantir que eles avançam na fase de Grupos das competições europeias e assim continuam ganhar influência e obter receitas para financiar o seu modelo de trafico de influências e corrupção.

Reparem no que diz o treinador dos corruptos em rodas: "Franklim Pais, treinador do FC Porto, referindo-se a esta polémica, já alertou que, caso o Viareggio seja incluído no Grupo D, as dificuldades de apuramento para a final a seis vão aumentar. "Se o Viareggio entrar no grupo é mais um candidato, não desprezando o valor das equipas alemãs", disse o técnico"

Mais exemplos? Olhem para o Andebol onde ontem tivemos um duríssimo e importante jogo para a Taça EHF, onde saímos vencedores com classe e adivinhem o que temos hoje? Jogo para a Taça, pois claro... em Setúbal, 24h depois do jogo de ontem e... praticamente à mesma hora do futebol na Luz (para garantir pouco apoio aos nossos atletas). Coincidências, pois claro!

Onde quero chegar com isto é ao que há muito defendo e, aparentemente, os dirigentes pouco percebem: A máquina existe, está montada e é imune às leis e regulamentos, pois foram eles que os criaram e sabem bem as escapatórias que tem... e é nessas escapatórias (como o CD da Liga ou o CJ da FPF) onde têm os seus paus mandados para garantir o sucesso de todas as suas iniciativas.

Não resolve vir para a imprensa mandar bocas e bitaites, pois essa imprensa tem dependência directa (por ignorância ou medo) desse Sistema.

SOLUÇÃO: Calemos-nos todos (há muito que utilizo a expressão que "não se matam moscas com vinagre") e sejamos capazes de utilizar os ataques deles como nosso próprio ataque contra essas manobras. Temos que ser astutos e dominar o submundo da informação destas acções para as desmascarar... mas sem levantar ondas, caso contrário será a própria imprensa a acusar-nos de ressabianço - até porque estaremos a por em causa os rendimentos garantidos deles, ainda que à custa de uma total parcialidade que o código de ética os obriga a não terem.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Túnel da Corrupção

. 3 comentários
Já todos perceberam que a jogar futebol... não nos ganham! Os que não têm meios, usam o autocarro... os que têm meios fazem o quê?

Participações contra o Benfica
"o clube minhoto juntou aos vídeos participações contra Rui Costa e os jogadores Oscar Cardozo, Di María e Javi García".

Já todos sabemos que o Braga, em conjunto com quem manda no Sistema, arranjou forma de roubar pontos ao Benfica no jogo na "pedreira dos vendidos".


Não vale a pena voltar a repisar o tema. Mais do que tentar que Cardozo não jogasse com o Sporting... foi sim fundamental afastá-lo do jogo com o Braga (e se possível do máximo de jogos seguintes). A isto juntaram os cartões cirurgicos à defesa do Benfica.

Agora aparecem participações que afectam "apenas" os jogadores mais influentes da manobra do SLBenfica: DiMaria, Javi e Cardozo! Uma perfeita anormalidade?

Claro que não. Aproxima-se o jogo na Luz com o FCPorto, e com isso aproxima-se a possibilidade de dos corruptos levarem uma cabazada das antigas na Luz. Há que resolver desde já esse tema e avançar com todas as armas para a fragilização da nossa equipa.

As campanhas que se aproximarão por parte do jornalismo avençado já não são novidade, portanto eis uma marvilhosa e sublime tentativa de afastar do jogo do FCPorto o DiMaria, Cardozo e Javi Garcia. Tudo isto ocorre 20 dias depois do jogo com o Braga: 20 Dias!

Mas pergunto eu: E porque não Saviola e Aimar? A resposta é simples:

Para esses dois estão reservados, nos primeiros 15minutos de jogo, os miminhos de Bruno Alves e Raul Meireles.

Eu podia até lamentar-me com esta atitude do FCPorto, ops! do Braga... mas não o vou fazer. O que vou perguntar é:

O QUE TEM O BENFICA FEITO PARA SE ANTECIPAR A ISTO?

O QUE IREMOS FAZER PARA RIPOSTAR A ESTE TIPO DE ATAQUES?

Contra esta corja, ganhar em campo já não chega! É preciso mostrar-lhes que sabemos contornar estas estratégias e responder-lhes a um nível ainda mais forte, capitalizando o seu ataque para os... atacar a eles.

FICO À ESPERA, PRESIDENTE! Seja astuto... se quiser use algumas sugestões que o GB tem dado (ainda que acho que seguramente não deveria ser - nem será - preciso).

PS- Como a merda ligada à corrupção e doping nos azuis é sempre pouca... não percam os tópicos:

Code Name: AMARELINHA

Exclusivo GB: Mensagem de Madaíl @ Rapidinhas Gloriosas

Code Name: AMARELINHA

. 1 comentário
Atentem a esta situação ocorrida nos... juniores:

Hugo Moreira e Hélder Postiga formavam uma dupla temível no ataque dos jovens dragões, que viriam a conquistar o título nacional da categoria. Ambos sobem à equipa B do F.C. Porto, a par de nomes como Ricardo Costa, Bruno Alves ou Tonel. O baixinho Moreira, com apenas 175 centímetros, marcava golos como se não houvesse amanhã.

«Olhando para o meu passado, claro que me entristece a situação, não ter chegado à primeira Liga. Na altura, marcou-me bastante. Ainda para mais, sabendo que sou inocente. Calhou ser sorteado para o controlo. Eu apanhei seis meses, enquanto ao colega que estava comigo não aconteceu nada. Enfim, é melhor nem falar muito sobre esse assunto. Talvez um dia fale»

As pessoas ligadas ao futebol gostam muito de falar de histórias relacionadas com o doping no Benfica, dado a entender que o caso do Hernani que foi apanhado com cocaina, teria sido para esconder o real "dopado", que seria um jogador de topo do plantel.

Pois bem, atentem sobre a história acima e tirem as vossas conclusões à forma como se sacrificou um jovem promissor e com futuro para proteger alguém que tinha que se safar a uma situação de utilização de substâncias que adulteram as capacidades emocionais e físicas dos jogadores, a conhecida (aparentemente só as entidades competentes não conhecem) AMARELINHA!

Reparem que o jovem acima não fica surpreso por ter sido apanhado... mas sim que "só ele" o tenha sido.

Talvez com estas situações comecem a entender porque uns singram e outros não... ou porque alguns só jogam bem em determinado clube... e enquanto esse clube quer. Basta tirar-lhes a amarelinha e "puff".

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Narrar com o coração!

. 1 comentário
Oiçam: Link

Uma rapidinha...

. 4 comentários
Lembram-se disto: Os braços Armados do Poder ???

Pois bem, para os que me consideraram exagerado, leiam agora:

"Por favor, não me fiquem com o dinheiro dos bilhetes, que o pessoal dos Super Dragões mata-me." De acordo com os agentes da PSP ouvidos ontem no Tribunal do Bolhão, no Porto, foi este o desabafo de Bruno Mendes, membro da claque portista detido no dia 12 de Outubro de 2005, junto ao Estádio do Dragão, por venda ilícita de ingressos.

Nessa quarta-feira, dia de jogo entre Portugal e Letónia (3-0), Bruno e Adriano Silva, este já octogenário, foram apanhados por agentes da PSP a pedir 50 euros por bilhetes de 20 para o clássico entre FC Porto e Benfica, a realizar quatro dias depois.

Contudo, dos dois, apenas Bruno – com mais seis pessoas – foi levado para a esquadra mais próxima. Isto porque Adriano terá escapado graças à intervenção de elementos dos Super Dragões, entre os quais Fernando Madureira, ou ‘Macaco’, chefe do grupo de apoio, Hélder Mota e ainda António Oliveira, acusados de resistência e coacção. Depois de todos terem desmentido a autoria dos crimes, ontem foi a vez de os agentes da PSP testemunharem.

"Eles eram para aí trinta e estavam identificados com casacos dos Super Dragões. Empurraram-nos e diziam que nos f... a boca e pediam aos que estavam na carrinha para fugir", contou Cláudio Rocha.

Tanto Cláudio quanto o colega Valdemar disseram contudo que a partir de certa altura foi Fernando Madureira quem permitiu acalmar os ânimos na confusão.

Pois é... são relatos de agentes da autoridade que enquanto tentavam prender quem cometia crimes, foram eles próprios assaltados pelo braço armado do FCPorto e que assim garantiu a fuga desses elementos.

Antes disso, no momento da detenção, o criminoso afirmara que o mínimo era ser preso, porque o real problema era não entregar o dinheiro aos ChupaLadrões pois... seria morto!

Mais uma "descoberta" de JJ

. Sem comentários
Foi hoje anunciada a contratação, a custo zero (estava sem contrato com o ManUtd, onde foi formado) Evandro Brandão. Poucos o conhecerão, a mim despertou-me a atenção à umas épocas quando jogava FM e me deparei com um português nos Sub18 do ManUtd. Depois disso já tive oportunidade de ver dele boas indicações ao serviço da selecção Sub18 de Portugal.



Não é um craque! Mas é claramente um jogador à imagem e estilo de Jorge Jesus que já na época passada o tentara resgatar para os juniores de Braga, tal como tentara com Jean Silva. Ambos estão agora no SLBenfica, ambos pela mão de Jorge Jesus que demonstrou aos responsáveis do SLBenfica tratarem-se de apostas seguras.

Jean Silva já o demonstra ao serviço dos juniores, para Evandro começa agora a aventura e terá em Jorge Jesus uma importante ajuda e um determinante incentivo na sua evolução. O Evandro te ainda um longo caminho a percorrer e é fundamental não queimar etapas na sua formação, pelo que entendo uma medida muitíssimo acertada a de o colocar nos juniores - pois todos sabemos que o JJ tem uma atenção especial para com a evolução destes jogadores, acompanhando sempre que pode os jogos realizados no Seixal.

Em paralelo a esta política de aquisição de jovens de elevado potencial - este ano já vamos em dois pela mão de Jorge Jesus - demonstra que o nosso treinador está a assumir uma elevadíssima importância na nossa estrutura no que diz respeito não só ao Benfica de hoje... mas também ao de amanhã e depois...

À margem desta estratégia, evoluem ainda ligados ao Benfica com contrato profissional, valores como Miguel Rosa (Carregado), Ruben Lima (Setúbal), Romeu Ribeiro (Gil Vicente), David Simão e Carvalhas (Fátima), Yartey e Leandro Piementa (Beira Mar), Lassana Camará, Danilo, Roderick e Nelson Oliveira (juniores), entre outros... todos fruto de um projecto de formação que deu um elevado impulso ao SLBenfica, mas que carece de continuidade para se manter na frente do pelotão... na frente do Sporting e do FCPorto, que continuam a apostar na formação em conjunto com a prospecção de jovens em idade já junior e juvenil.

Rui Costa (e/ou Jorge Jesus?) tem agora um desafio fundamental que é o de cada vez mais dar a estes jovens uma integração planeada, apoiada e estruturada no futebol profissional. Dos acima indicados, poucos são aqueles que nesta fase estão efectivamente num processo de início de carreira com perspectivas de poder vir a integrar o plantel do SLBenfica. Nesta fase talvez apenas Miguel Rosa e Yartey se aproximem deste patamar, mas ainda a alguma distância.

Poderá ser por falta de qualidade, não que sejam maus jogadores, mas cada vez mais têm que ser de excelência, de topo... craques que fazem a diferença. Mas também poderá por não estarem em clubes que tenham um enquadramento favorável.

Nesta última vertente, cabe-nos escolher antecipadamente os melhores clubes e até treinadores para tal (talvez por esta altura preparar já o plantel desses clubes na próxima época). Estabelecer modelos de colaboração e compensação desses clubes e/ou treinadores por apostarem nos nossos jovens, lhes darem responsabilidade e os ajudarem.

Não tenho dúvidas que, com o projecto-Carraça, demos um salto qualitativo muito grande na formação e na prospecção... mas esse salto tem cada vez mais que começar a dar frutos. É um excelente indicador o numero e tipo de jovens que aparecem com contrato profissional, mas a formação só dará efectivos frutos e uma real rentabilização do investimento quando os nossos jovens integrarem com um papel activo o plantel de forma sustentada.

Bem sei que temos jogadores com esse potencial (ou pelo menos assim o desejo) e anseio por ver esse potencial consumado e orgulhar-me de os ver no plantel principal, em campo a lutarem por uma camisola que sentirão sempre de forma especial.

Para concluir, e regressando ao tema Evandro Brandão, reforço a enorme alegria e entusiasmo que me desperta este envolvimento global de Jorge Jesus na estratégia do nosso futebol. Demonstra um trabalho a vários níveis notável e que é reconhecido como de elevada qualidade pela Administração da SAD, facto demonstrado na materialização das contratações quer para o Benfica de hoje... como para o Benfica de amanhã.

Obrigado JJ
Viva o Benfica!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Teoria do Copo de Água: Meio cheio ou meio vazio?

. 3 comentários
Antes de mais gostava de me regozijar pelas recentes declarações de DiMaria e pelas notícias que dão conta que ele terá mostrado pouco entusiasmo na mudança para o City. Não posso desde já deixar de recordar uma quase antevisão desta situação, no meu tópico de ontem: Uma questão de coerência! onde desde a primeira hora disse que o City é pequeno para tamanha qualidade e dimensão do futebol no nosso DiMagia.

Não sou dono da verdade, mas o tempo tem-me vindo a dar razão num conjunto de matérias relevantes para o dia-a-dia do SLBenfica, ainda que no momento em que as apontei tenha sido muito mais fácil acusarem-me de "vendido" e muitas outras coisas.

Olhamos hoje para o Jornal A Bola e acumulam-se as histórias de brincadeiras de benfiquistas com apostas ao golo, à vitória... a reverter em jantaradas, viagens, convívios entre benfiquistas entusiasmados com o Clube. Para quase todos é unânime o factor diferenciador desta realidade: Jorge Jesus.

Podia aqui e agora avançar para um conjunto de questões filosóficas em torno do "e porque não há mais tempo?" ou "onde já estariamos se este tivesse sido o caminho traçado há quatro anos atrás?"... mas não o vou fazer. Chorar sobre o leite derramado não é solução e está à vista de todos que a actual estratégia é a correcta. Luis Filipe Vieira corrigiu o rumo de mais de meia década de insucessos e entende hoje que um esforço financeiro, quiçá arriscando acima de certos limites, numa realidade única como o Benfica, se traduz num enorme proveito futuro, a todos os níveis.

O Presidente apostou e apostou com tudo! Arriscou e arriscou tudo! Os resultados estão à vista... Um Benfica avassalador, uma molde humana determinada e carregada de mística, uma equipa que faz sonhar e anda nas bocas do Mundo pelos melhores motivos.

Está na cabeça de todos o título deste ano e eu não tenho quaisquer dúvidas que o vamos conquistar... e por isso a minha cabeça já está no percurso da Liga Europa este ano e no bilhete para Hamburgo para assistir à final. Temos equipa, treinador e futebol para lá chegar.

Apesar das grandes (em alguns dossiers) diferenças que nos separam, atribuo grande parte deste sucesso ao Presidente Luis Filipe Vieira, pelos motivos que acima apresentei e que acima de tudo se resumem ao elevadíssimo risco assumido. Podia lamentar que tivesse demorado tanto tempo a perceber o caminho... mas prefiro regozijar-me pelo sucesso actual ao invés de lamentar o insucesso passado.

Foram vários anos perdidos em contratações de camiões de jogadores a baixo preço, gastanto possivelmente o mesmo que se gastou este ano em opções mais cirurgicas, mas ainda assim deitando algum dinheiro à rua em jogadores que poderiam ter sido alvo de escolha mais criteriosa como Shaffer, Peixoto ou Patric.

Mas avante camaradas, avante!!! O caminho futuro é risonho e resta-nos desejar que esta estratégia de aposta nos títulos tenha vindo para ficar... e seja cada vez mais afinada de modo a evitar erros passados e presentes.

Posto isto e enquadrado o tema, chegamos agora às palavras de Pedrag Mijatovic que diz agora que Javi Garcia será um médio do Top10 Mundial. Tão bom que é poder dizer isto agora, não?

Depois de ter havido um treinador que acompanha a sua carreira desde o Real Madrid C que o escolheu como "pêndulo" do meio campo de uma equipa que pratica um futebol do mais atractivo que a Europa vê neste momento, é muito fácil vir dizer o melhor de Javi.

E logo vir dizer por parte de alguém que nunca deu ao "futuro Top10" uma aposta de estabilidade e futuro, sobrepondo-se às escolhas galáticas do Real Madrid em prol da qualidade do Javi. Ele na Luz aprimorou-se... mas a qualidade ele já tinha, infelizmente pouco a pôde demostrar (ao ponto de terem sido estranhos os 7M€ dados por ele e hoje comprovados como certeiros).

Lá está, não há formulas certas... mas haverá umas mais certas que outras. Se ao sucesso actual do Benfica podemos agora perguntar onde estaríamos se tivessemos tomado esta opção audaz há três ou quatro anos atrás (copo meio vazio), também poderemos sempre ser conservadores ao ponto de dizer que tal não teria sido possível sem estabilizar outras vertentes (copo meio cheio). Eu mantenho em mim a sensação de "copo meio vazio" e a noção de que esta estratégia teria sido sempre possível num passado recente, evitando um conjunto de inúmeros investimentos deitados à rua.

Javi Garcia e DiMaria, dois dos mais desejados atletas do SLBenfica neste momento, permitem-nos essa abordagem do "copo meio cheio" olhando para verbas na casa dos 30 a 40M€ e olhando para percentagens de rentabilidade do investimento de 3x, 4x ou 8x... mas podemos também olhar para o "copo meio vazio" e querer marcar um período da história do futebol europeu mantendo esses jogadores orientados à maximização do sucesso (Campeões de Portugal e com um percurso de sucesso na Champions) para depois chegarem a nunca menos de um lugar na história também apenas de colossos do futebol (Barcelona, Real, Inter, Milan, ManUtd, Liverpool...).

Novamente, prefiro o "copo meio vazio"... e contínuo (apesar das opções) apostado em manter os nossos craques até final da próxima época.

Porque estamos em Portugal, não poderia deixar terminar este tópico sem vos lançar a "Teoria do Copo de Água" a algo, no mínimo, caracterizador das práticas de subserviência reinantes neste futebol nacional:

É hoje notícia, de pouco destaque como é desejável nestes casos, que a Oliveirense (adversário do FCPorto na próxima eliminatória da Taça de Portugal - próximo sábado, penso) investiu esta semana numa equipa técnica de assistência ao relvado em dedicação "full time", ao qual juntou um investimento superior a 3.000€ em relva para compensar algumas falhas do relvado... mas relva que vem... idêntica à do Estádio do Dragão.

Vamos lá ver se nos entendemos... o próximo adversário do FCPorto, que os vai receber no seu próprio estádio e que jogou no passado dia 15 com o Gil Vicente em casa sem quaisquer preocupações... vai agora investir mais de 3.000€ numa semana (o equivalente se calhar ao ordenado de dois jogadores) apenas para... receber o FCPorto?

E como se não bastasse... o arranjo da relva é precisamente de acordo com a relva utilizada no... Estádio do Dragão?

Querem aqui aplicar a "Teoria do Copo do Água"? Simples...
Se quisermos ver isto pelo lado do copo meio cheio, teremos uma Oliveirense altamente desafogada financeiramente, ao ponto de investir em equipas de técnicos de relva dedicados e relva plantada de acordo com os melhores standards, porque tem interesse em que o jogo decorra num relvado muito bem preparado e que permita aos jogadores tecnicistas da Oliveirense explanarem todo o seu futebol perante o FCPorto.

Se quisermos olhar isto pelo lado do copo meio vazio, como percebem é sempre a minha abordagem, fica absolutamente evidente que o FCPorto em defesa dos seus interesses em perpetuar a sua presença em prova, financiou a Oliveirense no tratamento do seu relvado, de modo a conseguir que estes não sejam sujeitos às dificuldades da relva, que poderiam causar desgaste físico e dificuldades em levar a modesta equipa da Oliveirense de vencida.
Por seu lado a Oliveirense, em tributo por esta atitude benemérita do FCPorto, irá como se espera "abrir as perninhas" e permitir ao esse clube regional assumidamente corrupto (aka CRAC) manter-se em prova sem grande risco ou esforço.

Que merda de futebolzinho corrupto!!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O 4º Poder - A imprensa

. 5 comentários
Para os que não sabem, um estado democrático é composto por três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Mas a Sociedade da Informação criou um quarto poder: O dos mídia.

Essa expressão refere-se ao poder da imprensa e à sua capacidade de manipular a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e interferir nas escolhas dos indivíduos e até da própria sociedade.

Lembram-se do filme "Mad City"? Trata-se de filme onde se discute o poder dos mídia sobre a opinião pública, fazendo uma espécie de jogo com as emoções. O filme fala do poder e da manipulação da imprensa para favorecer interesses de terceiros. Recomendo!

Mas o que me traz hoje a este tópico não é a defesa dos interesses da sociedade perante a imprensa, mas sim, de uma forma muito breve, demonstrar o poder de manipulação da mesma. Senão vejamos:

Eu não sou, longe disso, expert em matérias económicas, financeiras ou sequer de contabilidade, mas recordo-me bem dos "fait divers" da imprensa quando o SLBenfica apresentou resultados com um prejuízo na SAD de 34M€ e capitais próprios negativos de 12M€, alguns exemplos:

IOL Diário - SAD do Benfica com prejuízo de 34 milhões de euros
Benfica - SAD regista prejuízo de 34,8 milhões de euros - Contra ...
Benfica tem prejuízos de 35 milhões Económico
SAD do Benfica com prejuízo de 34 milhões de euros > Economia > TVI24

Enfim... um fartar vilanagem, então se abrirem os links, o acumular de tentativas de lançar alarmismo e demonstrações de falência, etc. são mais que muitos. Vejamos agora a mesma situação, mas quando da apresentação de resultados do FCPorto:

Porto SAD com lucro de 5,1 milhões de euros mas passivo maior
IOL Diário - F.C. Porto: SAD anuncia lucro de 5,1 milhões
PUBLICO.PT Desporto - SAD do FC Porto apresenta lucro pelo ...
Oje - o Jornal Economico - Negócios - SAD Porto com lucro pelo 3.º ...

ESPETACULAR! São os maiores... 3º ano consecutivo! Campeões das transferências e no campo, blá blá blá blá!!! Ou seja, o FCPorto é um exemplo de gestão e sucesso financeiro e o Benfica um manancial de dívidas e buracos. Mas eis senão quando, um mês depois da apresentação de resultados do FCPorto, acontece isto:

Futebol FC Porto SAD emite empréstimo obrigacionista de 18 milhões ...
IOL Diário - FC Porto SAD emite empréstimo obrigacionista de 18 ...
Agência Financeira - FC Porto SAD emite empréstimo obrigacionista ...

E então o que lemos agora? Preciosidades como esta:

"A SAD do FC Porto pretende encaixar 18 milhões de euros com o novo empréstimo obrigacionista" in ABola

Pois bem, a informação posta a circular é parca em conteúdo e não é mais do que um telex da Lusa para as redacções onde "blá blá blá inicia-se no período de vencimento do anterior, de 15M€ e é a terceira vez que a SAD recorre a esta ferramenta financeira".

Agora pergunto e quem quiser que responda:

1. Porque ainda ninguém questionou como o FCP conseguiu mais de 70M€ em vendas este ano (e desde 2004 que é isto) e apresenta apenas 5M€ de resultado positivo? Para onde vai o dinheiro?

2. Porque é que o FCPorto continua a não divulgar as contas realmente consolidadas do Grupo FCP?

3. Porque motivo um clube que obtém em média mais de 50M€ em super-hiper-mega transferências todos os anos, não tem liquidez para pagar empréstimos obrigacionistas e já vai no terceiro refinanciamento e com o valor sempre a subir face ao anterior (este ano são mais 3M€)?

Não quero, obviamente, com isto esconder as fragilidades económicas do SLBenfica. Muitas são até assumidas pelos dirigentes e outras há são factos, mas não são assumidos como tal. Mas quero sim tentar com isto demonstrar a podridão da imprensa na tentativa de fazer passar para a opinião pública uma demonstração de poder e capacidade financeira de uma entidade que estará cerca de 10x pior que o SLBenfica.

Já muito neste blog escrevi sobre o tema imprensa, comunicação e a forma como nos relacionamos com eles. Podem consultar muita dessa informação na barra lateral no "Dossier Benfica by GB", mas será demais recordar que não é por acaso que Joaquim Oliveira é um pessoa tão "desejada" em muitos meios desportivos, políticos e económicos, apresentando-se hoje como uma figura (triste) de destaque em dossiers importantes como os que envolvem a ZON, BES, BCP, os direitos televisivos, o monopólio Sporttv, a relação promiscua com a RTP, o acesso ao Governo, etc.???

Nosso amigo? Oh sim!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uma questão de coerência!

. 4 comentários
Já vão entender porque escolhi esta foto para acompanhar este tópico...

Acordei ontem com uma notícia: Aparentemente, diz-se em Inglaterra (AKA país sensacionalista) que o DiMagia estará a caminho do City por 40M€ já em Janeiro.

Às Damas das Camélias que já começaram a temer pelo futuro ou mandar pedidos em lágrimas ao Presidente para não o vender, vou responder de duas formas:

UM: link - Acho que nem preciso comentar!

DOIS: A lei do mercado existe e é essa que deve sempre prevalecer! O SLBenfica investiu há dois anos em DiMagia. Um puto que em boa hora José Veiga e Luis Filipe Vieira aceitaram negociar com um grupo de empresários. O primeiro quis trazê-lo em trânsito directo para o estrangeiro (um negócio tipo Ramires, onde o Benfica pouco investiria, mas também menos lucraria no futuro) e o actual Presidente optou por, no momento em que colocava Veiga "fora do barco" negociar DiMaria directamente e investir 8M€ na totalidade do passe do jogador.

Depois de dois anos de um ano com o jogador "por ali" e mais um, com Pako Ayastaran, onde o jogador fez um trabalho específico (ao nível do que foi feito em Inglaterra com o Cristiano, ou em Espanha com o Figo), eis que sem qualquer surpresa, aparece este ano um DiMaria pronto a assumir-se mesmo como DiMAGIA. Encanta qualquer adepto, jogador, treinador, presidente, olheiro... enfim!

E o que nos diz a experiência, e porque não a realidade, em países da dimensão de Portugal? Que estes valores, depois de identificados e quando estão a maximizar as suas potencialidades, são rapidamente aliciados para outros voos aos quais dificilmente conseguem resistir, tamanhas são as pressões:

- Dos empresários: recordo que Mendes pagou 2M€ por 10% do passe do jogador e anseia por uma transferência milionária para receber os seus 10% do passe + os 5% de comissão. Em 40M€ estamos a falar de 6M€ direitinhos para o bolso de Jorge Mendes.

- Dos clubes compradores: que acenam com aumentos de ordenado de 100, 200 ou mesmo 300% ao mesmo tempo que colocam os jogadores nas grandes Ligas Mundiais (Inglaterra, Itália e Espanha).

- Da quantidade de parasitas que gravitam em torno dos jogadores: que "bebem" destas situações para continuar a viver à custa dos jogadores.

- Da imprensa: que lhes reserva "caixas" diárias e os torna Deuses do Olímpo.


Perguntam então: Mas achas que o Presidente deveria deixar sair o DiMaria já em Janeiro?

Assumindo o pressuposto que, desta vez (o que não aconteceu no passado, nunca) o Presidente efectivamente só vende pela cláusula de rescisão, respondo com uma pergunta: Face aos factores acima descritos, terá ele alguma alternativa?! NÃO!

A alternativa que nos resta é o jogador! E é aqui que deve entrar em campo o "factor Rui Costa" como fundamental para as decisões não que o Benfica venha a tomar (40M€ são 40M€ e se alguém os bater o Benfica tem mais é que aceitar, nem se sequer se deve dar ao luxo de recusar), mas sim o jogador:

- Na longínqua época de 1994, Rui Costa saiu para a Fiorentina por 7M dólares. Em valores de hoje estamos a falar de pouco menos de 10M€... há mais de 15 anos.

Nessa mesma época, o Benfica teve uma oferta do Barça, mas que dava menos dinheiro pelo seu passe. O Damásio diz que foi ele que recusou, o Rui diz que foi o Rui que recusou em prol do Benfica. Enfim... isso agora não interessa!

O que está em causa é que esse "pequeno" desvio de percurso foi o suficiente para... O Rui Costa, um dos melhores nº10 do Mundo, nunca ter sido coroado como... o melhor nº10 do Mundo (como merecia - mais até do que Figo).

E onde quero chegar, então? Simples... o City é muito pouco para DiMaria que não merece passar na "casa da partida" para chegar (tarde) a um colosso Mundial que o City nunca será nem permitirá que ele seja.

O DiMaria tem que chegar ao Barcelona, Inter, Real, Chelsea, Liverpool, Milan, Juventus nos próximos dois anos (até final da época de 2011)... mas não pode nem deve fazer uma passagem que em nada o engrandecerá por um Clube como o City que mais não é do que um entreposto de vedetas bem pagas.

A saída do DiMaria para o City pode ser o seu passaporte de entrada na "alta roda do futebol", pode! Mas também pode ser o início de um "percurso Robinho"... e o nosso DiMagia merece bem mais que isso.

Negocialmente?!? Bom... negocialmente é fácil dizer que o Benfica deve vender, seja para quem for, pelo mais alto valor e se é o City a dá-lo... é de vender.

Mas eu, no momento do SLBenfica actual e conforme defendi no tópico Reverter um Acordo com... um Reconhecimento, deveremos apostar em manter os jogadores em rendimento ao mais alto nível durante nunca menos de 2 anos (o DiMaria está no 1º ano ainda).

Posto isto, fica claro para mim que se houver MESMO quem esteja disposto a pagar os 40M€, o Benfica não tem sequer uma palavra a dizer sobre isso. Recebe e pronto, tendo apenas que assegurar que não há cá facilitismos do passado: é "Cash in one shot".

Onde acho que o Benfica tem uma palavra a dizer é na "educação" do jogador para lhe assegurar que um percurso de glória no Benfica o levará não ao City... mas ao Barcelona, Real, Inter, Milan, Juve, ManUtd, etc.

E se esses só derem 35M€? Se só derem esses 35M€ agora... não deveremos vender, mas se só derem esses 35M€ a meio da próxima época ou no final da próxima, sim... prefiro receber menos 5M€ e ter o DiMaria mais um ano, garantindo-lhe um passaporte directo para um "colosso".

E só vejo vantagens:

- O jogador permanece mais um ano e consolida o seu projecto com título (e não falo apenas dos nacionais). Novo aumento? Quem sabe!
- O Clube mantem nas suas fileiras um jogador adaptado ao Clube, ao futebol português e ao treinador, sendo um valor seguríssimo.
- O jogador transita directamente para a ribalta do futebol Mundial e não para um entreposto de vedetas pagas a peso de ouro.
- O Clube consegue com isto mais título e logo mais receitas que tornaram insignitificante um diferencial negativo entre os 40M€ e eventuais valores inferiores pagos por esse dito colosso. Ainda assim, num momento desses, nada nos garante que a concorrência entre colossos não fará o valor subir.

Esta é, portanto, a minha tese no que diz respeito à saída do DiMaria e que se aplica a todos os outros. Não podem, nem devem, jogadores deste nível sair para a segunda linha do futebol Mundial e muito menos sem títulos ou "apenas" o título de campeão nacional.

A questão da sucessão!??? Bom essa é mesmo a que menos me preocupa. Como disse no ponto UM, penso que o Fábio Coentrão nos dá todas as garantias de sucessão, assim como o facto de o sucesso actual (e que se espera maior ainda de futuro) nos permitir entrar no "radar" dos clubes atractivos para os jogadores ainda desconhecidos de elevado potencial e que os empresários querem colocar na ribalta do futebol.

Entendem agora a foto que acompanha o tópico???

ranking