O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 14 de novembro de 2009

Depois do F.Mendes... O Pacheco e o Doping!?

 ●  4 comentários  ● 
Penso que todos se recordam do lançamento do livro "Jogo Sujo", onde o Fernando Mendes se desbroncou de forma "bem montada" acerca dos meandros do doping em Portugal. Basta citações como «Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)». Cliquem no link acima para recordarem.

Mas houve uma coisa que poucos disseram na altura, que foi o "timming" do livro. Apareceu, curiosamente, apenas depois do Boavista ir parar à 2a Divisão e estava já no fundo do poço, pelo que se juntou o útil ao agradável:

Por um lado não se identificou o clube onde se passarram aquelas ilegalidades, mas por outro lado se algo corresse mal, era fácil que todos ficassem a pensar no Boavista. Engenhoso, hã!?

Hoje apareceu o Jaime Pacheco! Numa interessante entrevista ao Jornal i, percebemos o que já se esperava há muito tempo, dentro do Sistema Corrupto. Quando, findo algum tempo, começa a deixar de haver "mama" para alguns dos que no passado alimentaram e se alimentaram do Sistema... rapidamente começam as "fugas". A cena dos próximos capítulos é... o Jaime Pacheco silenciar-se para sempre, depois de uns correctivos que os "ChupaLadrões" já devem estar a planear.

O Jaime é esperto e soube também ele falar sem por em causa as pessoas que o alimentaram (e mais tarde o abandonaram). A entrevista, entre lamentos, deixa a entender a sua conhecida devoção pelos dois eixos do Sistema - Boavista e Porto.

A terminar, contudo, deixa escapar uma frase interessante: "Uns até fumavam ao intervalo e davam tudo, outros bebiam leitinho e não se mexiam".

O Jaime Pacheco, dificilmente voltará a treinar em Portugal depois de um dia se ter posto a jeito para treinar o Benfica - no momento em que veio Camacho. É fundamental que todos saibam uma coisa e é exactamente isso que tem estado na génese de acontecimentos recentes em Portugal:

- Tal como só sobem de categoria os árbitros que não se recusem a "favorzinhos", tal como só conseguem bons lugares em jornais desportivos os jornalistas que não escreverem coisas incómodas e pelo contrário saibam escrever o que convém aos "patrões do futebol"... também só têm trabalho em Portugal, os treinadores que se vergarem ao Sistema Corrupto.

No "Job Role" desses treinadores está, entre muitas coisas, o saber "alimentar" os jogadores com a "amarelinha" certa. São esses que vão permitir as transferências que vão dar dinheiro a presidentes, empresários e outros parasítas... como os ditos treinadores.

Há por aí um treinador a quem todos chamam de Especial, que se fartou de lucrar com o trabalho que fez num clube do norte, fruto de uma lucrativa parceria que fez para a colocação dos jogadores que ele (e a amarelinha) ajudaram a promover ao Mundo.

Depois basta saber ter a postura certa nos jogos com os "patrões" (onde é essencial esquecer da "amarelinha" em casa, senão acaba-se o fornecimento) e, por oposição, nos jogos com os adversários directos do Sistema (leia-se Benfica) é obrigatório cumprir com todas as decisões dos patrões ("amarelinha" bem usada, porque os patrões tratam do "controlo"; declarações de superioridade dos treinadores adversários; e sempre que possível entradas duras e provocar expulsões).

O Jaime, pelos vistos, cansou-se de esperar pelo retorno desses "serviços prestados" e anda amargurado e rancoroso.

Já o puto Villas Boas, parece que percebeu que tinha mais a ganhar em manter-se do lado do Sistema e lutar com o Domingos e o Jorge Costa pela vaga do Juju Bebedeira no final da próxima época... do que arriscar uma vida de treinador de futebol.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A história não acaba aqui...

 ●  1 comentário  ● 
Para os que já tiveram oportunidade de ler os tópicos:

Os braços Armados do Poder
ESCÂNDALO? Nada disso... é normal!
Como tornar a Mafia Siciliana... nuns meninos de coro!

E especialmente:
Os jogos ganham-se cada vez menos no campo

O GB gostaria apenas de completar com o seguinte: A história não acaba aqui.

Como dizia há pouco um grande sabedor na matéria:
"No SLB (a propósito deste tema) voamos mas não somos águias... somos anjinhos"

Os braços Armados do Poder

 ●  4 comentários  ● 
Circula na Gloriosaesfera a situação das assistências aldrabadas no Estádio do Ladrão. Abaixo vão perceber os trâmites destas situações que estão longe de serem coincidências. Senão vejamos:

Atentem a esta notícia do Correio da Manhã sobre os espetadores no Estádio do Ladrão: link

E agora recordem a história da promiscuidade entre a polícia e os ChupaLadrões na venda paralela de bilhetes: link

Vamos então fazer um exercício de ligação (óbvia) destas duas situações:

Todos sabem que os ChupaLadrões são o braco armado do sistema e do presidente do CRAC. Isto não é novidade para ninguém e o Apito Dourado deixou a nú um conjunto de actividades destes "senhores" que são autênticos "Donos" da Cidade do Porto.

São eles que escoltam o presidente quando este vai ao tribunal, são eles que mandam very-lights acesos para dentro do carro do treinador, são eles que ameacam e espancam jogadores e outros elementos que se mostrem prontos a desmontar a teia (quem não se lembra dos casos de Paulo Assunção, Adriano Cristian Rodriguez e outros que nunca chegarão ao domínio público).

São também estes senhores que vandalizam tudo por onde passam e não há força da ordem que os restrinja - a palavra é esta mesmo, pois o que é facto é que eles gozam de uma liberdade estranha.

Para quem se recorda da resistência das extintas claques do SLBenfica aos processos de legalização, por este constituir um modelo muito transviado e penalizador para quem está no futebol apenas para apoiar a sua equipa e celebrar as conquistas.

Mas não deixa de ser estranho que os ChupaLadrões sejam uma claque organizada e legalizada em formato de empresa, com 4 trabalhadores, sendo Macaco o chefe maximo (o Youtube está a abarrotar de exemplos de violência deste menino e seus comparsas).

Sabe o GB que o clube corrupto garante material oficial para revenda via ChupaLadrões e assim garantir um modelo de financiamento da Claque de forma, alegadamente legal. Entende-se, assim que o facto de o líder dessa máfia, nunca ter tido qualquer emprego em toda a sua vida a não ser "dono" dos ChupaLadrões... mas ainda assim guia desde muito novo um Porsche topo de gama…

Como qualquer "Padrinho" de uma máfia Siciliana, Giorgio di Bufa tem assim os seus "homens de terreno" devidamente financiados por si, sendo o seu nucleo duro constituido por cerca de 15 a 20 elementos que são responsaveis pelo recrutamento de novos elementos e organização das actividades desenvolvidas, sempre sobre batuta do animal. São eles que, ligados a fontes do clube, tem informacoes privilegiadas acerca de horários, rotinas, moradas, matriculas de automóveis de todos os ligados (ou não) ao clube e conseguem, desta forma, controlar, aterrorizar e ameaçar as “ovelhas” que se descaem ou ameacam descair.

Ora o problema é que uma organização desta dimensão precisa de financiamento e nem todos podem estar oficialmente ligados à empresa ChupaLadrões, visto a facturação não o justificar e, sobretudo, porque a sua maioria tem um vasto cadastro que poderia chamar atenções (tráfico de droga, extorsão, associação criminosa, etc).

Até aqui pouco de novo, vejamos então o que diz uma informação recebida ontem pelo GB:

Como, então, pagar a esta gente toda?

Fácil: O clube cede gratuitamente bilhetes a FM que se encarrega de vender uma parte “oficialmente, para as contas” aos membros juniores dos SD (5 a 10 EUR) e outros no mercado paralelo com precos que vao dos 30 aos 100 EUR. Este dinheiro sujo nao entra em conta nenhuma da SAD do CRAC: vai directamente para FM que se encarrega de, depois de tirar a sua comissao, distribuir o restante pela matilha e assegurar que o nucleo esta satisfeito. No dia do jogo, alguem olha para os numeros oficiais de bilhetes vendidos, acrescenta-lhe umas centenas ou milhares (porque fica bem) e, um caprichinho, a terminacao com o numero da camisola do jogador que marcou o golo. Depois da partida, FM devolve (ou nao) os bilhetes que nao conseguiu vender a SAD para que esta “controle” o volume de negocio paralelo dos SD – o que nao acontece verdadeiramente porque nao sabera ao certo o valor conseguido na candonga.

Facil nao? E com sentido…


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O IRA na Irlanda, a ETA no País Basco... e em Portugal?

 ●  Sem comentários  ● 
Há muitas organizações terroristas espalhadas pelo Mundo. Não é apenas no Médio Oriente que há organizações terroristas como a Al Qaeda, na Europa também há o IRA (Irlanda) ou a ETA (País Basco - Espanha), etc. Portugal, aparentemente também não fica fora desta rota e também tem "braços armados" de grupos organizados e com objectivos políticos, desportivos, económicos ou... todos estes e mais alguns. Desfrutem dos três tópicos abaixo e amanhã voltaremos a este tema.

Esconder a Incompetência

 ●  4 comentários  ● 
Vi um artigo do MaisAsneira que tem como título: Liga ganhou 35 mil espectadores num ano.

Não consegui evitar a curiosidade e lá fui eu dar mais uma pageview a esse "avençado-mor" do Luis Sobral e então com o que me deparei:

Concluído o primeiro terço da Liga 2009/2010, há sinais encorajadores no que diz respeito ao número de espectadores: segundos os números oficiais da LPFP, estiveram 897 715 adeptos nas bancadas, nos 80 jogos já efectuados, mais 35 mil do que há um ano na mesma altura (862 409).
A comparação é ainda mais vantajosa se tivermos em conta que à 10ª jornada da época passada já se tinham jogado os três clássicos da primeira volta, enquanto nesta temporada ainda há um Sporting-Benfica e um Benfica-F.C. Porto pela frente, com o previsível acréscimo de espectadores.

A média é de 11 221 por jogo, contra 10 780 há um ano. Em 2008/09 a média final viria a cair ainda um pouco mais: a última edição da Liga concluiu-se com um total de 2 493 653, à média de 10 390 por jogo. Um valor que a actual edição da prova parece em condições de superar.


Ora, ao cabo de 10 jornadas, vamos lá perceber os factos (retirados dos números da Liga):

1. As estatísticas do Estádio do Ladrão são ALDRABADAS! Pois é, poucos sabem, mas o GB está em condições de revelar que as estatísticas oficiais são tudo menos... reais.

2. O SLBenfica teve até ao momento mais de 227mil espectadores em apenas 5 jornadas em casa (Marítimo, Setúbal, Leixões, Nacional e Naval). Ou seja, mais de 45.000 adeptos por jogo.

3. O SLBenfica visitou até ao momento Guimarães, Restelo, Leiria, Paços Ferreira e Braga, onde bateu records de assistência dos últimos anos nos campos dos adversários e records de SEMPRE como em Leiria

4. FCPorto e SportingCP juntos fazem aproximadamente 300mil adeptos, ou seja, menos de 70.000 adeptos de diferença do total do SLBenfica. Ao ritmo actual precisavamos apenas de um jogo e meio para bater esses valores!

5. Os jogos com Marítimo e Nacional na Luz tiveram mais adeptos que o Porto x Sporting. E o jogo na Luz com o Leixões teve praticamente os mesmos espectadores. Apenas esse jogo entre os corruptos e o respectivo satélite impedem de os 5 jogos do SLBenfica serem os 5 com... mais assistência da Liga.

E MAIS: No Top 15 entram ainda os jogos fora com Guimarães e Braga, ou seja, metade dos 15 jogos com mais assistência envolveram o SLBenfica.

E onde quero então chegar com isto?!? SIMPLES! O futebol nacional tem cada vez menos adeptos nos estádios. Os estádios deste país estão cada vez mais vazios... mas os números da Liga de Clubes são cada vez maiores. Onde é que está o segredo?

Na excelente época do SLBenfica. É totalmente falso que esta edição da Liga Sagres Corrupta tenha mais adeptos do que as anteriores... O SLBenfica é que tem MAIS ESPECTADORES.

Querem ver uma coincidência?

Informação de Luis Filipe Vieira:Benfica aumentou receitas em 30% com as goleadas
Conclusão da Informação do MaisAsneira/LPFP: Liga aumentou espectadores em 4%

Ora, se considerarmos que a grande maioria das equipas PERDEU assistências e o Benfica SUBIU drasticamente... aqui têm a explicação para este crescimento de que a Liga se orgulha, APROVEITANDO-SE DO SLBENFICA!

Entretanto, o GB promete partilhar nos próximos dias uma informação a que teve acesso sobre as assistências falseadas no Dragay e o papel dos ChupaCagões nesta história de lavagem de dinheiro.

Ainda o Benfica x Naval

 ●  Sem comentários  ● 
Não querendo fazer esquecer o tópico anterior: Reverter um Acordo com... Um Reconhecimento, gostava de destacar a excelente a capa do Jornal O Benfica que sairá para as bancas amanhã:


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Reverter um Acordo com... um Reconhecimento

 ●  3 comentários  ● 
Há uns meses atrás, fruto de uma referência que já vinha de Jorge Jesus, e também de uma excelente iniciativa de Jorge Mendes, o Sport Lisboa e Benfica, pela mão de Luis Filipe Vieira contratou Javi Garcia, oriundo do Real Madrid e pela "galáctica" verba de 7M€.

Todos, absolutamente todos sem excepção, e podem agora vir os mais puritanos "yes man" e os mais prestativos "lambe cús" vir dizer o contrário, mas todos os benfiquistas questionaram a elevada verba como despropositada e um investimento excessivo.

Do Benfica, e avisadamente face a desaires passados, ninguém se atreveu defender o valor investido, deixando o tempo rolar e, talvez, compreendendo a dúvida que deixaria o passado recente de Javi Garcia, perante tamanho investimento.

Os mais prestativos rapidamente inventaram que os 7M€ incluiam os salários e mais não sei o quê, procurando antecipar justificações que não faziam qualquer sentido. O facto é que o jogador custou 7M€ e em boa hora alguém teve a coragem de o fazer, pois tudo o que o ex-jogador do Real Madrid e Osasuna precisava era de um Clube da dimensão do Benfica e um treinador da categoria de Jorge Jesus par fazer despontar todo o talento que tem enchido os relvados onde o Benfica joga.

Como li hoje num blog, sim... Javi está ao nível do ENORME Jonas Magnus Thern, aquele nº6 colossal que enchia o campo do Benfica e da selecção sueca no final década de 80 e início da década de 90. Javi é, possivelmente, o que de melhor vimos passar na posição de nº6 nos últimos anos em Portugal e na Europa.

Confirma-se, com Javi Garcia, a teoria de são os grandes treinadores que fazem os grandes jogadores. São treinadores como Jorge Jesus que potenciam abissais craques como DiMaria, Aimar, Javi Garcia, Saviola, Cardozo, David Luiz, Coentrão, etc... como Trapattoni fez com Luisão, Simão ou mesmo a outro nível inferior com jogadores medianos como Bruno Aguiar, Karadas, mesmo Fernando Aguiar. Ou ainda, voltando a excelentes jogadores, como Mourinho fez com Paulo Ferreira, Bosingwa, Maniche, Costinha, Deco, Ricardo Carvalho, etc.

Destes treinadores em diante... tudo muda para estes jogadores. Os mais efémeros sabem beber desta dádiva mas não a sabem fazer perdurar (Paulo Ferreira, Maniche, Costinha, Quaresma, etc.), mas outros há que estes treinadores são apenas o que os separa de uma carreira de topo no futebol Mundial.

Diz-se à boca pequena (logo, não confirmado) que do compromisso com o "predador mercenário" Jorge Mendes faz parte um Acordo de Cavalheiros assumido por Vieira de que a partir de 22M€, o Javi Garcia terá a porta de saída facilitada para Inglaterra ou mesmo para o regresso a Espanha.

É certo, no momento actual, que o Benfica tem matéria-prima (treinador e jogadores) para ir longe nos próximos três anos. O desejo de Eusébio de reviver a vitória numa final Europeia está mais perto. Não está, de todo, atingido... muito longe disso. Mas está mais perto...

Está à distância de darmos a este grupo todas as condições necessárias para em três anos lá chegarem. Por condições entendo, principalmente, dois vectores:

1. Continuidade da política de antecipação das necessidades e expectativas dos jogadores em termos, essencialmente, financeiros. Quer queiramos quer não, um jogador que ganha, pode ganhar ainda mais e é bem pago... é um jogador estável e menos sujeito a pressões de empresários e clubes estrangeiros.

Este factor, durante muitos anos prometido por Vieira, mas poucas vezes cumprido é hoje uma realidade e o Presidente merece o meu aplauso por isso. Em boa hora o viu ou permitiu ser convencido por Jorge Jesus desse facto.

Essa política é para ter continuidade e não podemos de todo nesta hora fechar os olhos a esta realidade, num quadro nunca superior a 3 anos, momento em que teremos que estar já, numa óptica de continuidade (o 2º ano de cada ciclo é o ano onde se introduzem as "novas peças") estratégica. Ou seja, 1º ano de estruturação, 2º de consolidação e preparação, 3º de glória total e abertura de portas à renovação (nunca superior a 1/3) do plantel.

Há, neste ponto, muitas variantes que podemos considerar, como seja a saída anual de 1 ou 2 jogadores, mas eu prefiro a abordagem de ciclos de vitória acima descrita.

2. Organização interna do Clube, inteiramente orientado para a protecção, controlo e gestão dos activos (treinadores e jogadores). É absolutamente vital garantir mecanismos de protecção e gestão dos jogadores perante os adversários, os inimigos e... eles próprios, os jogadores.

O activo "jogador de futebol" é alguém naturalmente exposto a muitos oportunismos e experimenta, se quiser e/ou deixar(em), praticamente todos os "sete pecados mortais".

O SLBenfica é cada vez mais um empresa/clube que tem que evidenciar uma efectiva preocupação com a gestão dos seus activos. Em tempos aqui falei amiudadas vezes dos mecanismos a implementar, definir e comunicar. Estão disponíveis e consultáveis no Dossier Benfica by GB na barra lateral do blog.

São factores como esses que fazem a diferença entre um Fábio Coentrão focado na maximização do rendimento ou... na maximização do "estatuto" de futebolista. E quem diz o Fábio diz outros que já por cá passaram e se perderam ou outros que ainda não chegaram.

São factores como esses que fazem a diferença entre sermos vítimas em terreno hostil e inimigo, como fomos em Braga, ou sairmos desses sítios como vencedores.

É absolutamente vital que também esta vertente de organização seja cada vez mais da atenção da estrutura do Clube. É algo que Rui Costa conhecerá bem, talvez (ainda) não tão bem como é necessário... mas que tem que ir cada vez mais longe, que tem que ir cada vez mais fundo, que tem que ser cada vez mais pro activo e menos reactivo.

Traçados estes dois vectores que, acredito, levarão o Sport Lisboa e Benfica a, pelo menos, uma final Europeia até Maio de 2012, regresso a este propósito ao tema do Javi Garcia para pedir ao Presidente que, como fez com os demais pilares da equipa, e incluindo sempre o Jorge Mendes neste enquadramento, possa alterar esse alegado Acordo dos 22M€ (que ainda assim representaria uma valorização de 300% do nosso investimento) pelo reconhecimento da valia do jogador, introduzindo no enquadramento contratual do Javi Garcia um incentivo de permanência (não necessariamente um "aumento" directo) no clube por mais 2 anos.

Javi Garcia não será, porventura nenhum dos outros, o último e melhor do Mundo na respectiva posição. No futuro do Benfica passarão seguramente outros jogadores que no nosso Clube crescerão e demonstrarão toda a sua classe...

... Mas o meu ponto de análise é que o enorme esforço e dedicação demonstrada por estes para quem o saboroso título nacional se começa a tornar uma proforma... e começam a demonstrar merecer a curto prazo voar mais alto e inscrever o seu nome e o do Benfica na história do futebol Europeu e Mundial.

É NO BENFICA QUE OS QUEREMOS VER VENCER!
É esta maravilhosa onda vermelha que os Benfiquistas têm de continuar a ajudar e a engrandecer o Clube. É do pequeno contributo de cada benfiquista que se fará sócio, que marcará presença na Luz e que utilizará os serviços dos nossos parceiros (e lojas) que o Benfica irá suportar (também) a capacidade de tornar este meu desejo possível.

VIVA O BENFICA!

Robert Enke (1977 - 2009): Desansa em Paz

 ●  5 comentários  ● 
Dies ist, wie Sie sich zu erinnern: HAPPY
Es war eine Ehre, Sie als einen von uns haben. Wer kann kostenlos teres hatte den Ehrgeiz, nach Barcelona zu spielen und uns verlassen. Aber wir haben nicht vergessen und auch die besten Locations zu spielen, gibt es wenig Zeit, um zurückzukehren.
Rest in peace, müssen Sie einen Verlust für die Welt.

É desta forma que te queremos recordar: FELIZ
Foi um orgulho ter-te como um dos nossos. Quem te pode cobrar teres tido a ambição de jogar no Barcelona e nos deixares. Mas nunca nos esqueceste e mesmo jogando nos melhores palcos, há pouco tempo desejaste regressar.
Descansa em paz, foste uma perda para o Mundo.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

GB divulga imagens exclusivas do treino do Benfica

 ●  4 comentários  ● 
Como é do conhecimento de todos, um dos segredos do sucesso da equipa de Jorge Jesus são os treinos. Altamente programados e definidos para todas as situações de jogo serem preparadas ao detalhe.

O GB tem fotos EXCLUSIVAS dos últimos treinos da equipa do Benfica na preparação do jogo com a Naval:
Jorge Jesus tem procurado esconder os seus métodos de todos, mas o GB teve acesso EXCLUSIVO a esta imagem captada no Caixa Futebol Campus e que dá bem conta do treino específico de todo o plantel para empurrar os "autocarros" para a baliza contrária.

Mais adiante no treino, e numa imagem mais próxima, é bem visível o esforço de toda a equipa, propositadamente a treinar com um equipamento específico para este trabalho altamente exigente dos pupilos de Jorge Jesus. Esta imagem é precisamente o momento em que depois de empurrar o autocarro, o plantel do Benfica já consegue... DESVIAR O AUTOCARRO da frente da baliza adversária num esforço conjunto de todos:

Posso inclusivamente adiantar, também em rigoroso exclusivo, que dentro do autocarro encontram-se sempre os 18 convocados das equipas adversárias que se RECUSAM jogar contra o Benfica e permanecem os 90' acantonados com o autocarro dentro de campo para não serem HUMILHADOS!

Com um trabalho específico destes e com tantas equipas a recusarem-se a jogar contra nós, enquanto tirava estas fotos, vi passar por mim já vários benfiquistas que procuram o melhor lugar no Marquês de Pombal para a festa do dia 9 de Maio.

PS- Dado que todos os autocarros do Clube estão ao serviço dos nossos planteis que andam pelo país a espalhar a miséria nos campos adversários, o SLBenfica contou com a preciosa colaboração da FPF para emprestar o autocarro da selecção, que necessita de ter rodagem dado que estão planeadas viagens de ida e regresso da Africa do Sul num espaço de tempo muito curto.

Contudo, sabe o GB que para treinar nas próximas semanas a deslocação a AlvaLIDL, Jorge Jesus já pediu aos responsáveis do Benfica que disponibilizem um autocarro maior para treinar num cenário mais real. Além disso, a FPF parece que vai precisar de usar o autocarro para por no campo nos jogos contra esse colosso que é a Bósnia e também não vai estar disponível

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

É preciso saber assumir...

 ●  Sem comentários  ● 
Vamos começar directamente pelo fim, porque seja qual for o momento, eu sempre tive o coração na ponta dos dedos, mas nunca fui hipócrita.

Talvez fosse mais confortável para mim não revelar esta satisfação que vos vou descrever! A minha opinião pode não ser a de outros. Posso não escrever o que todos gostam de ler, nos momentos que gostam de ler e posso até escrever coisas sem sentido às vezes... mas se há coisa que nunca fui foi "lambe cús" ou "yes man". Quando tive que engolir sapos e fingir que nada acontecia, em prol da união... fi-lo; quando achei que era tempo de dizer "basta" a certas situações que tinham que ter um fim... disse; quando discordei assumi-o sempre!

Escrevi em tempos que lamentava certas posições a que Rui Costa era sujeito, assim como lamentei a ingerência de Luis Filipe Vieira em "dossiers" que eu entendia (bem ou mal é a minha opinião) que Rui Costa deveria ter total ou maior autonomia. Enfim... como podem ver não aproveito bons momentos para esquecer o que escrevi no passado e correr atrás dos bons momentos.

E porque recordo agora as diferenças? Para dar valor a quem hoje me deu gosto ver no final do jogo: Rui Costa!

E não me deu gosto apenas pela forma intensa e apaixonada como viveu o fim do jogo e celebrou a vitória com Jorge Jesus e os jogadores. NÃO! Foi por aquele virar costas para o campo, olhar para LFVieira, na tribuna, e estender-lhe no braço um símbolo de conquista (retorquido pelo Presidente), como quem diz "GANHÁMOS, Presidente"!

No gesto de Rui Costa ia a comunhão de uma vitória de um Clube como um todo! Não interessa voltar ao facto de se é uma comunhão conquistada, imposta ou consentida. Isso é lá com eles e eu sei o que desejo que fosse (ou seja). Mas se estiver a fazer bem ao Benfica, está bom para mim.

Pouco falarei hoje do jogo! Porra! Que novidade é dizer que a nossa equipa tem uma força e determinação de guerreiros que lutam pela vida em campo? E que novidade é dizer que os nossos adeptos levam a equipa a uma dimensão e atitude inesgotável? Ou que novidade é dizer que Jorge Jesus é um motor de uma dinâmica de constante insatisfação e vontade de querer sempre mais?

Não há muito a dizer sobre o jogo! Era jogo para 4-0 se a Naval não tivesse vindo para a Luz ter apenas 28% de posse de bola, fazer dois remates à baliza e utilizar no seu último terço do campo duas linhas de 5 homens à frente da baliza. O autocarro do Marítimo perto deste era uma mera furgoneta.




Prefiro voltar à satisfação que senti no gesto do "Rui Costa adepto". Por momentos vi em Rui Costa gestos e atitudes que eu próprio e cada um dos 42.000 gostaríamos de estar a exultar e partilhar com aqueles bravos jogadores.

Com as opiniões que me conhecem sobre este tema, era bem mais fácil escusar-me de falar sobre isto. Mas não me vou esconder, porque nunca fui e continuo a não ser do Sport Rui Costa e Benfica ou do Sport Vieira e Benfica! Só tenho um Clube e esse Clube será uma paixão com ou sem Rui Costa, Vieira ou qualquer outro.

Não embarco em ondas de loucura! Luis Filipe Vieira não virou o "mr. perfect" só porque o Clube ganha. No rescaldo de Braga eu próprio apontei um conjunto de situações que são ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAIS de melhorar... e muito. Mas seria de uma tremenda estupidez e mesquinhez não assumir as coisas boas que são feitas.

Continuo a discordar de alguma situações e sempre que entender que deverei dar a minha opinião discordante vou fazê-lo - ao fim ao cabo, são os bons momentos, os melhores para mudarmos as coisas que estão menos boas. Mas por outro lado, o Presidente, especialmente o Presidente, tem que merecer o mérito das coisas boas que estão a acontecer este ano e uma delas, a principal, é a contratação de Jorge Jesus, e só ele sabe as resistências que teve dentro do Clube.

Em tempos desejei que Rui Costa tivesse mais e melhor autonomia em determinadas decisões ou dossiers. Posso até estar errado, mas não é por acaso que José Mourinho um dia disse a um presidente: "se eu for para aí é para, no futebol, mandar mais que você". Ele sabe que o futebol é para quem sabe de futebol.

Hoje vi um Rui Costa satisfeito e orgulhoso! Neste momento pouco me interessa se isso é porque não tem outra opção, se é porque conquistou o seu espaço ou se sempre foi assim. Interessa-me, sim, que não haja "rabos de palha" e caminhos de discórdia no Benfica.

Seja pela mão de Rui Costa, de Vieira ou de ambos... é vital não esquecer neste momento, que em matéria de organização da "máquina do futebol" (e porque não falar também do Hóquei e do Baskete) estamos ainda longe do desejável e é importante apontar baterias para esse lado.

Não deixem de ler o tópico anterior: Confusão no Gayniário

Confusão no GAYniário

 ●  1 comentário  ● 
É com muita satisfação que o GB teve conhecimento (e continuo em contactos para confirmar as próximas linhas) que o gayniário do Dragão vive momentos complicados. Aquela merda parece o mercado o Bolhão em dia de saldos das varinas.

Contrariamente ao que acontecia no passado Giorgio di Bufa e Gaynaldo Teles falharam redondamente no planeamento do seu enriquecimento anual com as transferências de jogadores. A necessidade de não levantar muitos alertas com as contas da SAD obrigou-os a vender os líderes da banda gay (Lucho e Emanuelle "a puta") e o seu braço direito (Lisandro) numa assentada, ao mesmo tempo que vendiam também o Charroko.

Ora, todos sabem que o Gayneário do Dragão vive acima de tudo do clima de controlo total, imposição e rédea curta que deriva do eixo de dois líderes (um de campo e outro fora de campo - Lucho e Emanuelle "a puta") em sintonia com o controlador da noite do Porto - Gaynaldo Teles.

O que se passou é que numa assentada os dois bufos e patrões do balneário sairam e com eles saiu ainda o braço direito de um deles. A esperança era que o Merdeles e o Espírito Santo obreiro do título de 2006 pudessem segurar as pontas! NADA DE MAIS ERRADO!

Num ápice, não só não seguraram o balneário como enfrentaram a luta feroz de "outros galos" como o Burro Fu Alves ou mesmo o homem do cavaquinho e o incrível Flop!

Ora em balneário descontrolado... quem não tem mão é treinador sem credibilidade. Em boa verdade nunca teve e sempre se foi apoiando nos já identificados líderes da banda Gay. Na ausência desses e com demasiados egos a surgirem, também este foi apanhado na maré e há cada vez mais que lhe antecipe um "very light" pelo carro a dentro como o holandês.

A história não fica completa sem a Cebola Podre! Como o GB em tempos anunciou, reina a hipocrisia para com o merdoso vendido, quando este deixou claro que estava no Dragay por tinha sido a vontade do empresário para ganhar algum, porque ele até tinha ficado na Luz onde deixara amigos e bons momentos. E ao saberem, como o Merdeles e o Burro Fu Alves, que ele ganhava pró dobro deles... foi um fartar vilanagem.

Confusão suficiente no mercado do Bolhão de Merda? Nada disso! Há por lá um ex-lagarticha de quem se diz estar em cura de substâncias não autorizadas e mais frequentemente encontradas nos "agarradinhos" do Casal Ventoso, talvez por isso a lesão tão prolongada, súbita e por explicar se continua a intrigar muita gente... menos os corruptos avençados da imprensa desportiva.

Para terminar, o maravilhoso e incrível Flop dos 100M€ continua a ouvir dos colegas que ele precisa de uma bola só para ele e que se quer jogar sozinho, que o faça porque os demais não vão correr para ele andar a mandar-se para o chão com o vento.

Juntamente com isso, o tio Juju Bebedeira continua a deixar no "banquillo" o Bellaxuxa e o ValeriaZero e dá tempo de antena a gajos como o Guaxini ou o Merdiano Gonzalez que simplesmente tiram do sério qualquer andrade.

Depois do Cotonette andar a chamar cretinos aos sócios da OSGA e do espectro de termos como adversários gurus como o Soco Pinto ou do Luis "Fazias Fazias" Lobo... só mesmo saber deste granel que anda pelo Gayniário do Dragay (tal qual um mercado do Bolhão em dia de saldos) me poderia deixar ainda mais contente.

Mais uma demissão em AlvaLIDL

 ●  Sem comentários  ● 
Já nem o Leão aguenta aquilo...

domingo, 8 de novembro de 2009

Caguei para a derrota do FCP. O Importante é:

 ●  1 comentário  ● 
PARABÉNS FÁBIO COENTRÃO!

De lamentar, contudo, a ausência de jogadores realmente competitivos e em excelente forma para "SALVAR" esta miserável qualificação: Quim, César Peixoto, Nuno Gomes e Ruben Amorim. Mas enfim, já estamos habituados à mediocridade de quem está no "tacho" para agradar aos patrões... e os resultados estão à vista!

Num momento onde a nação deveria ser mais importante que os interesses Corruptos, interrogo-me na ausência dos jogadores do Benfica e olho para convocados como Hilário, Patrício, Ricardo Costa, Duda, Edinho, Hugo Almeida ou o brasileiro Liedson. A lista completa aqui.

O que é melhor que...

 ●  Sem comentários  ● 
... uma derrota dos Corruptos?

Eles perderem um jogo... com um golo deles próprios! Grande golo, Rolando! Quem sabe se o Hulk não aprendeu qualquer coisinha.

Só falta mesmo confirmar-se a boa notícia do Antitripa e mais uma derrota hoje do Zbording para ir assistir a ao "Rolo Compressor" da Luz passar por cima do Inácio amanhã.

ranking