O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 2 de junho de 2020

Exclusivo: Carta aberta a Luis Filipe Vieira, por Rui Gomes da Silva

. 105 comentários
O meu benfiquismo não está à venda! Nunca esteve.



Caro Luis,

Vi – com o interesse merecido – a tua entrevista à BTV.

Afinal, ainda és presidente do Benfica e tudo o que possas dizer e fazer, nessa qualidade, será sempre relevante, pois cada uma dessas tuas declarações ou decisões “mexem” com a paixão de todos nós, benfiquistas!

Fui Vice-Presidente do Benfica durante 7 anos e 3 meses (entre Julho de 2009 e Setembro de 2016), em dois mandatos de uma Direção por ti liderada, como fui, durante 3 anos (2009/2012) administrador da SAD do futebol, cargos que desempenhei com muito orgulho, e dos quais saí com a plena consciência do dever cumprido.

Fui solidário quando tive de o ser, mas nunca abdiquei do meu benfiquismo, nem dos valores que defendo para o Benfica!

Enfrentei todos quando defendi sozinho – na SAD e na Direção – a não renovação do contrato com a Olivedesportos e a independência do Benfica quanto à exploração dos seus direitos televisivos.

Contra a tua posição, quase até ao último minuto (lembras-te da reunião de Órgãos Sociais que convocaste e quiseste ouvir todos os membros, para te validarem, então, a opção pela continuidade da Olivedesportos?), embora, hoje, todos percebam quão importante foi essa decisão para romper e desalojar de certos poderes no futebol português, quem os ocupava há anos e anos!

Como te posso recordar a minha voz assumidamente contra o “aburguesamento da estrutura” – que se tinha acomodado ao êxito – no primeiro ano de Rui Vitória, quando íamos a muitos pontos do líder, mas acabámos campeões!

Ou a forma como – lá dentro – contra tudo e contra todos, contra o riso de desdém de uns e o sorriso de complacência de outros (porque não conhecendo ou não sendo do Benfica, acham isso impossível), defendi sempre a aposta na Europa como o grande desígnio do Benfica, com base num raciocínio tão simples quanto uma equipa forte na Europa também o seria naturalmente no campeonato português.

Lembrar-te-ás bem que ninguém, ninguém mesmo, acreditava nisso nem sequer achava possível essa aposta!

E a minha pergunta, recorrente, sempre (como, aliás, referi, na minha ultima Assembleia Geral, como Vice Presidente, a única em que, nessa qualidade usei da palavra, tão grande era o desconforto quando eu queria falar e tão grande era o esforço para que eu não usasse da palavra), era a de se a geração do meu Pai tinha conseguido fazer do Benfica bi campeão europeu, o que teríamos nós a menos para o não conseguirmos?

Ou o que teria sido de Presidentes históricos como Borges Coutinho, Ferreira Bogalho ou Maurício Vieira de Brito sem essa ambição de fazer do Benfica grande?

Estive ao teu lado sempre que foi preciso, até à altura em que tu quiseste mudar.

E, para não teres uma voz incómoda dentro da Direção a clamar contra uma parceria que só prejudica o Benfica (como havemos, todos, infelizmente, de constatar), mudaste as regras para eu ficar sem legitimidade.

Nunca precisei de cargos para defender aquilo em que acredito!

Tentei fazer ver que aquele não era o caminho certo – como referi, em privado, no encontro de quadros de Junho de 2016, quando anunciaste essa “parceria estratégica”, mas também aqui houve razões que a razão desconhece!

Discordei dessa tua opção porque o Benfica que ambiciono, o Benfica com que sonho não pode ser um instrumento pessoal de ninguém.

Seria fácil para mim ter ficado, como querias – fazendo figura de corpo presente como a esmagadora maioria dos que tens a teu lado que, por um convite no Camarote Presidencial e um lugar nas viagens ao estrangeiro nas deslocações da equipa concordam com tudo (embora, em boa verdade, não saibam por que concordam nem sabem porque deveriam discordar).

O mesmo lugar no Camarote Presidencial e nas viagens com a equipa ao estrangeiro que me quiseste manter, na nossa última conversa comigo como Vice-Presidente, que te agradeci, mas recusei!

Porque – para além de, mesmo enquanto Vice-Presidente, ter continuado a pagar o meu lugar e o dos meus 3 filhos e o parque automóvel (como facilmente pode ser verificado) – há coisas que só se podem ter com base na legitimidade democrática, sob pena de deixarmos de poder dizer o que pensamos!

O meu benfiquismo não está à venda!
Nunca esteve.

Depois da salvação do Benfica, por Manuel Vilarinho e da recuperação financeira, pela tua mão, era chegado o tempo – como tantas vezes defendi – do projeto desportivo para o Benfica voltar a ser muito grande na Europa.

Mas tu mudaste, porque esqueceste o Benfica e começaste a privilegiar os negócios e a parceria estratégica, sacrificando a qualidade da equipa.

As humilhações na Europa a que temos penosamente assistido são da tua responsabilidade, pois só pensas em transferências, aliado a quem só pensa em comissões, e desprezas o fortalecimento do nosso plantel de futebol.

Infelizmente, o rumo a que conduziste o Benfica só nos tem enchido de preocupação.

Lamento que, hoje, o Benfica, gerido por ti seja o Benfica das comissões, do enriquecimento dos empresários – não me obrigues a dar nomes - e das OPAS dos teus amigos ou sócios, … dos negócios sucessivos que destroem a equipa.

Em Portugal, nos últimos anos, temos mais campeonatos, mas perante adversários falidos.
Quando não o estavam quantos campeonatos conseguiste vencer?

Lamento que faças da BTV um canal fechado e de veneração própria, algo que colide com os valores de sempre do Benfica, em que nunca nada foi obra de um só homem nem para a imagem e a projeção de um só homem, mas sim pelo e para o Clube.

Apelidaste-me de anti-benfiquista mas, claramente, confundiste-te nessa tua ânsia de repetires o que os teus homens de imagem te disseram para me chamares.

Sabes, que eles (muitos nem sequer são do Benfica) não conhecem a História do Benfica!

Sou – desde a última renumeração – o sócio 1812, sócio desde 23 de Agosto de 1958.

Sem interrupções como sócio e como benfiquista.

Nasci no Porto, com muito orgulho, mas nunca fui sócio do FC Porto.

Nem um dia, quanto mais 24 anos.

Nem descobri o Benfica já na idade adulta.

Nunca me sentei na Tribuna do antigo Estádio das Antas ao lado do presidente do FC Porto a vibrar com golos do clube da casa.

Nunca fiz negócios com o FC Porto, nem sequer fui visita de casa do seu presidente, muito especialmente numa altura em que o Benfica era semana após semana prejudicado pelo sistema de então, nos anos 90.

Não fui eu que, subserviente, me sentei, em S. Bento, ao lado de quem, ainda há muito pouco tempo, nos chamava de corruptos.

Estamos – portanto – esclarecidos quanto a quem terá sempre um lugar de privilégio no Porto Canal!

Sabes porquê?

Porque lá são todos portistas!

E sabendo que sou benfiquista a tempo inteiro e não em part-time, nunca me convidarão para lá ir!

Infelizmente, ser benfiquista a tempo inteiro não se pode aplicar a quem escolhes para estar na BTV ou ao teu lado nos últimos tempos, se nos recordarmos e quem estava, por exemplo, ao lado de Bruno de Carvalho, no Sporting, como seu mentor de imagem e de comunicação, com os ataques ao Benfica que conhecemos.

Não queres debater, não queres escrutínio aos teus atos de gestão, não aceitas ter o voto eletrónico confirmado com uma votação física ao lado...

Isso – Luís – nada tem a ver com a tradição democrática do Benfica!

Estás sem ideias, sem genica, sem paixão.

Pensas só em ti e não no Benfica e nos sócios.

A tua entrevista acaba por ser um exercício notável de hipocrisia.

A minha ambição, o meu sonho para o Benfica é continuar o trabalho que iniciamos juntos a 3 de Julho de 2009.

Tu abandonaste esse rumo para, em prejuízo do Benfica e do que deve ser a nossa preocupação única, te preocupares e sobreviveres nos negócios.

Estás tão preso nesse teu medo de perderes o controlo do Benfica que até falas em tomar decisões em 2028, daqui a 3 mandatos.

Não percebes que o Benfica não é teu nem nunca será de ninguém.
É de todos nós!!!

Tu sabes que eu julgo – e apesar desse teu esforço, tudo farei para que a minha convicção não se venha a tornar realidade – que esse é o teu desígnio último.

Ficar – em conjunto com os teus amigos – com a maioria da SAD do Benfica (ou com um acordo parassocial de gestão, primeiro, que conduzirá ao mesmo em pouco tempo).

Por isso é que quando falas em investidores interessados na SAD do Benfica, afirmo que, comigo, nunca, como te disse na penúltima conversa a sós, no teu Gabinete, antes da ultima que confirmou a minha saída da Direção!

Comigo como Presidente, o Benfica nunca será despromovido a um qualquer “Wolves” ou instrumento de qualquer testa de ferro.

Tenho uma equipa, um programa, um projeto para o Benfica e para os benfiquistas que passa por um clube e uma SAD independentes de poderes externos.

A seu tempo serão revelados, e nunca no tempo que outros querem.

O pensamento de qualquer Presidente do Benfica tem que estar sempre nos sócios do clube, e por isso apelei a que fosse devolvido parte do valor dos cativos aos sócios, apelo ao qual cedeste.

Apelei que o clube apoiasse as Casas do Benfica, apelo ao qual cedeste embora não na medida que acho ser necessária.

Apelei a que todos os benfiquistas mostrem aos atletas a força do clube por colocarem os seus cachecóis à janela nos dias de jogo até ao final do campeonato.

Sim, o Benfica não existe sem a paixão de todos os benfiquistas!

Eu vou retomar o rumo de um Benfica Europeu, empenhado, rigoroso e em que a prioridade seja encher de orgulho todos os benfiquistas com as conquistas no campo.

Foi esse rumo, feito de paixão, mas também de muito trabalho e rigor, que construiu o Benfica.

O Benfica que quero deixar, quando sair da presidência, é um Benfica que orgulhe todos os benfiquistas quer pelos resultados desportivos, mas também pelos métodos, pela postura e pelos valores.

Foi isso que me ensinaram e é esse Benfica que quero deixar e pelo qual vou lutar.

Rui Gomes da Silva, sócio 1812 do Sport Lisboa e Benfica
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

105 comentários

  1. Respostas
    1. Anónimo2/6/20 19:05

      Subscrevo.
      Está quase no ponto de temperatura. Aguardamos para as eleições que divulgues o que leva a tanto medo de perdera a presidência. Mas isso, será lá mais para a frente.

      Eliminar
    2. Sugiro a RGS que se foque no essencial e não tanto na lavagem de roupa em público.
      Tem toda a razão e terá os meus votos, mas o LFV só ganha neste bate boca offline.

      Eliminar
    3. Anónimo2/6/20 23:34

      Sr Dr RGS e NGB, deixem-se de merdas porque o inimigo mora a norte no clube dasjantas !!

      Eliminar
    4. E por isso mesmo precisamos de alguém que os enfrente olhos nos olhos, sem medos, dentro e fora do campo. O que não corresponde à realidade actual.

      Eliminar
    5. Anónimo3/6/20 09:41

      A.das 23.34 tens que dizer isso ao lfv, depois do Penta agora foi a final do Jamor à vida.

      Eliminar
  2. Nunca tinha estado em acordo contigo, mas há sempre uma primeira vez para tudo!

    Estou farto do Vieira. Ontem, vendo com atenção a sua postura, o seu olhar, vi novamente o Vale e Azevedo, ou o outro Azevedo, dos croquetes, Nero de vocação e percebi o quanto o LFV mentiu.

    Está na hora de uma mudança. Ainda rezo por outra candidatura que me empolgue, como apenas o Luis Tadeu me empolgou no passado...

    Em último caso, o mal menor: Votarei num político, o que jurei nunca fazer, juntamente com um militar. Porque não sabem fazer, só sabem mandar ou atirar para o ar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço suas as suas palavras, infelizmente o RGS, tem razão em tudo o que diz. Eu também estive sempre contra o RGS, mas vou passar para o lado da
      transparência.

      Eliminar
  3. O vieira foi atropelado por um comboio! Fodasse grande texto RGS! A resposta que ele deu ao vieira sobre o porto canal foi demais!

    Assim sim, sem rodeios e enigmas, direto ao assunto! Se o RGS quer ganhar estas eleicoes tem que começar a abrir os olhos aos vieiristas e deitar as verdadea ca para fora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era preciso a RGS criar um programa tipo POLÍGRAFO SIC, que tivesse como principal objetivo apurar a verdade – e não a mentira - no universo de todas as notícias postas mos mais diversos meios pela propaganda Vieirista.

      Eliminar
    2. Acho que é o que falta ao RGS é tirar a pele de político e se quer ganhar as eleições, tem que deixar-se de meias palavras e ser tao direto como nesta carta, assim começo acreditar caso contrário é mais do mesmo.

      Eliminar
    3. Exatamente Silva, o RGS ou é meias palavras ou enigmas, tem que ser direto no que diz! Como o fez nesta carta!

      Eliminar
    4. Sr. Silva, "RGS tem que deixar-se de meias palavras e ser tão direto co mo nesta carta"???? Que mais quer, meu caro? Está escrito, como bem diz, por nele nesta carta aberta! Repito, ESCRITO!!! Não é diz que disse! Que mais quer do que por escrito? Eu prefiro o escrito identificado e de livre vontade do que o "disse que" ou alguém disse que um outro alguém lhe tinha dito"!!! Certo?

      Eliminar
  4. Anónimo2/6/20 16:23

    Finalmente um texto à altura de um candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica.

    António

    ResponderEliminar
  5. João S.2/6/20 16:26

    O melhor que já li, vi ou ouvi do RGS em muito tempo.

    Faça um mea culpa o que disse do Vinicius ("nem 2M€ valia quanto mais 17M€", o que até compreendo pela emoção inicial de ter sido um negócio Jorge Mendes que toldou o raciocínio de quem não conhecia o jogador) e, mostrando o lado que também sabe reconhecer quando se engana, e, da minha parte, passo a considerá-lo um alternativa séria. Enquanto não o fizer, demonstra ser como o outro que "Eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas".

    ResponderEliminar
  6. Grande texto!

    O caminho faz-se caminhando e há tempo para tudo.

    Vivó Benfica!

    ResponderEliminar
  7. EXCELENTE, Parabéns RGS, só não se sente quem não é boa gente !!! LFV colocou-se a jeito quando com aquele seu ar de sonso e velhaco, afirmou que RGS poderia ter tempo de antena na TV dos corruptos, só que como em muitas outras coisas tem telhados de vidro,!!! Não ficou sem resposta, de alguém BENFIQUISTA, daqueles que o sempre foram, daqueles que vão à LUTA, que defendem valores, ética e respeito, que chama as coisas pelos seus nomes, pois tem INTEGRIDADE, não tem os tais telhados de vidro, quando o difamam fazem-no em coisas vagas, por terceiros, só que desta vez perante o desespero de LFV, que deseja a tudo o custo se manter no PODER, deve ter tido aquelas luzes que são seu apanágio e de uma forma tão característica da personagem OFENDEU e colocou em causa o BENFIQUISMO de RGS, imaculável, que ninguém no seu perfeito juízo deve colocar em causa, muito menos por quem é TRICOLOR e se rodeou de outros, que só por puro interesse lhe são subservientes. A ALMA e RESPEITO de um verdadeiro BENFIQUISTA nunca deve ser posta em causa é uma questão de HONRA, só quem não é, como é o caso, pode ter tal ousadia. Podemos mudar de tudo, cor política, religião etc, do BENFICA NUNCA. Coragem RGS, até ao fim, numa luta POR TODOS: " Pluribus Unum " pelo GLORIOSO...

    ResponderEliminar
  8. Um dos melhores textos de sempre de RGS!

    Infelizmente o Benfica está transformado numa caricatura do que é hoje a América de Trump - uma democracia cada vez mais minada, um sistema totalmente centrado da defesa e no culto da personalidade do "líder", um sistema eleitoral formatado para a ajudar a manter quem está no poder e uma base de apoio completamente incapaz de alargar horizontes e totalmente refém do complexo messiânico do líder.

    Muito mais se poderia dizer, mas sinceramente já estou demasiado cansado de LFV, das suas pseudo-entrevistas repetitivas e da cegueira e conformismo de grande parte dos benfiquistas. Um vendedor de banha da cobra, um labrego é o melhor que se consegue arranjar?... Está tudo dito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo a comparação e creio que na parte do Benfica tens toda a razão. Agora isto nada tem a ver com a presidência do Trump

      Eliminar
    2. Quem nos dera o Trump e não só desportivamente, esse quer ganhar!
      Por alguma razão a manada não vai com ele.. .

      Eliminar
    3. Excelente comentario.
      Como e possivel que uma instituicao enorme como o SLB ficasse refem de um labrego, chico esperto?

      Eliminar
  9. Anónimo2/6/20 16:37

    O Benfica tem um aproveitamento europeu em vitórias e derrotas igual ao Anderlech. Desceu imenso desde de Damásio, não interessa ir lá marcar presença. Interessa é ganhar mais do que perder. Andamos há 30 anos a fazer turismo europeu. Numa futura superliga é impossível integra la. Rua Viera !

    ResponderEliminar
  10. Estava a precisar disto. Chapeau!

    ResponderEliminar
  11. Vermelho Vivo2/6/20 16:59

    Bom texto do RGS.

    Mostrando claramente ao invertebrado que não tem estatura moral nem muito menos pergaminhos benfiquistas para se permitir dar sabujas lições de pretenso benfiquismo a quem quer que seja.
    Convém lembrar.
    Vieira é um arrivista alverquense, ex-sócio de foculporco, a quem em determinada altura saiu a lotaria por Vilarinho lhe ter dado boleia para o Benfica, quando Vilarinho e muitos outros sócios finalmente escorraçaram o agora cadastrado Vale e Azevedo, que também ele se tentou apropriar do Benfica, à época por meios bem mais toscos do que hoje.
    Convém também lembrar
    que o cadastrado V. Azevedo foi ele próprio durante muito tempo aclamado pela maioria dos benfiquistas depois da presidência de Damásio.
    Não havia melhor,
    julgavam os adeptos.
    Com as devidas diferenças,
    a história hoje repete-se.
    O alverquense dos pneus ainda vai enganando muitos. Tem ao seu dispor meios bem mais sofisticados e um séquito de lacaios pagos pelo Benfica.
    Até um dia.
    Oxalá que não seja demasiado tarde.
    Tenhamos a lucidez de congregar um voto útil no mais bem posicionado dos candidatos em Outubro.
    Seja RGS ou outro benfiquista sem trapaças no seu currículo ou no seu benfiquismo.
    O Benfica merece muito melhor!
    Saudações benfiquistas.
    E saúde para todos.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/6/20 17:06

    Só um reparo ao texto de RGS: faltou somente "E viva o Sport Lisboa e Benfica!" E é isto.

    #sófaltaovieirairembora

    ResponderEliminar
  13. Hugo Ferreira2/6/20 17:09

    Se me tivesse perguntado, ter-lhe-ia dito para não responder, porque o aldrabão ontem deu-se verdadeiramente à morte.

    Nos termos em que o fez: O MEU APLAUSO DE PÉ A RUI GOMES DA SILVA!!!!

    Temos Próximo Presidente do Sport Lisboa e Benfica!

    VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/6/20 17:15

    Ou o Vieira finge e representa muito bem e ilude quem quer que seja, ou as pessoas que agora o atacam andaram ceguinhas de todo. Do tipo, "quem feio ama, bonito lhe parece".

    A mim, que levo mais de 4 décadas de sócio do Benfica, é que não me podem atirar à cara de ter integrado os corpos sociais do SLB encabeçado por Vieira.

    Vieira é tão bom e tão mau como os outros. Tem os mesmos vícios e a mesma ambição : perpetuar-se no poder.
    Mas os que contribuíram activa e passivamente para isso, também não estão desresponsabilizados.
    Vieira ao cabo e ao fim, fez e tem feito do Benfica aquilo que Pinto da Costa fez e faz do FCP : uma coutada pessoal.
    Não admira. Frequentou a mesma escola e era, ao que dizem, discípulo atento e colaborante do "papa" do norte.

    ResponderEliminar
  15. Rui Gomes da Silva em (legítima?) defesa, sem ser atacado... ainda! Gostei de ler...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/6/20 17:23

      Saraivada sempre como não quer a coisa, armado em guarda chuva para aparar os salpicos de merda que possam atingir o dono Vieira..

      Eliminar
  16. Vejo muitas críticas ao LFV. É isto, é aquilo, é aqueloutro. Pergunto: mas o LFV mudou assim tanto? Não é o mesmo de sempre? Aquele em que num momento de ternura o Rui diz que "A minha ambição, o meu sonho para o Benfica é continuar o trabalho que iniciamos juntos a 3 de Julho de 2009."
    Qual é então a diferença deste candidato para o tão malvado LFV? É que desde 2009 continua sozinho um trabalho que foi sonhado junto? Mas não é isso o Benfica? O Benfica não é um sonho colectivo de milhões de pessoas que é materializado na pessoa de alguns que elegemos para nos representar? Custa-me nestes últimos anos ver e ouvir tanta gente a falar do "meu Benfica" e o do "meu projecto". O Benfica não é de ninguém, nós é que somos do Benfica. E se um dia somos chamados a servi-lo devemos encarar isso como uma honra e não como forma de projecção pessoal. Com orgulho e não com vaidade. Com humildade e não de forma serviçal. Agora se o Benfica só serve quando nos serve, se os projectos só são válidos se lá estiver o nosso nome, peço desculpa mas isso não é nada mais que um projecto pessoal. E isto tanto serve para o RGS como para os outros todos desde o porteiro ao ponta de lança, passando pelo sócio que está sempre presente e pelo que sofre à distância. O RGS terá concerteza mais para oferecer ao Benfica que apenas terminar um sonho comum com LFV de 2009. Se o dia o quiser fazer, discutamo-lo. Senão deixe-se disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DSO lagarto, P. Gonçalves Cagay, LFV tricolore será que isto importa para si??

      Se é Benfiquista e acredito que sim porque ter gente desta no nosso clube de coração??

      Por causo sabe qual era projecto em 2009!? Tinha alguma contrato com J. Mendes?? Mas sabe va ao YouTube tem lá uma chamada do tal Mendes para o porco Costa a mandar desviar um jogador não se recorda?? Pois bem

      Eliminar
    2. Anónimo2/6/20 18:29

      É. Por isso, no meu caso, sempre votei contra ele ou me abstive. É uma vergonha ter um individuo destes à frente do meu clube há 15 anos

      António

      Eliminar
    3. Anónimo2/6/20 20:45

      Da Fonseca02 Junho, 2020 17:42

      Para burro só te faltam as penas. Então o Mendes ,se fez isso, na altura trabalhava para o SLB?. Deixe de ser burro.

      Eliminar
    4. Pessoa que trai o Meu Benfica nunca na vida pode por la as patas e gente não bem vinda ele é agente não tinha que fazer aquilo, pior ele trabalha para o Benfica, Porcos e sapos ele é como o teu lord é tricolore e depois o burro sou eu?? Ahahaha

      Eliminar
  17. Anónimo2/6/20 17:19

    Eu gostava era que, em vez de escrever ao Vieira, tivesse escrito um manifesto aos sócios do Benfica sobre a ou as ideias que tem para o SLB.
    O que é que RGS diz na carta que nós não soubéssemos ? Nada, absolutamente nada.
    Continua é por saber que ideia tem para o Benfica, isto no pressuposto que se candidatará.
    Ou provavelmente pelo andar da carroça, não passará de candidato a candidato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tbm gostava ver o Benfica jogar mais na Europa do que andar a fazer figuras tristes eu tbm gostava de ter um presidente não tricolore porque será sobre isso tu nem pias?? O call center é fodido

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho2/6/20 17:55

      Qual o Vieira escrever! Se o amigo lhe fizesse um ditado de poucas linhas, ele daria dezenas de erros de ortografia!

      Eliminar
    3. Anónimo2/6/20 20:48

      Ó Anónimo 17:29!

      Então você acha que o RGS podia escrever aos sócios do Benfica?
      Pedia
      ao Departamento de Comunicação do SLB os endereços electrónicos dos sócios?
      Você não acha que dar divulgação pública, por exemplo neste blog benfiquista, é comunicar com os adeptos?
      Se a imprensa desportiva não fizesse sobretudo os fretes ao Vieira, não seria de esperar que esta carta tivesse largo eco naquelas páginas e nos sites desses mesmos jornais?
      Diga lá então como deve, em sua opinião, RGS comunicar com os benfiquistas?
      Comprar páginas de publicidade ou passar anúncios na TV?
      Você paga?
      Pedir a Sua Eminência o Cardeal
      Patriarca que aquele texto seja lido nas missas de domingo?
      Vá lá,
      tenha uma ideia útil, homem!

      Eliminar
  18. Anónimo2/6/20 17:28

    Finalmente um texto decente e minimamente objetivo, empolgante e credível. Ficam os sócios à espera então desse programa e dessa equipa para analisar e tomar opções de sentido de voto.

    Alberto João

    ResponderEliminar
  19. Como se diz aqui no norte, cá puta de rasgadela!!! Brilhante, mesmo não sendo admirador de RGS, achei brilhante!!! Estava a precisar disto estes últimos meses!! Grande, grande!!

    ResponderEliminar
  20. A carta aberta de RGS mostra acima de tudo classe e seriedade. Era fácil perante um ataque tão baixo do sr. Vieira o RGS se passar e responder grosso, se calhar essa era a intenção, mas RGS não caiu na armadilha e deu-lhe uma resposta tal que até me arrisco a dizer que ganhou muitos votos só com esta carta aberta dirigida na primeira pessoa ao sr. Vieira.
    Exemplar a forma como a escreveu e o sentido que lhe deu. Bravo sr. Rui Gomes da Silva.

    Em relação ao sr. Vieira, já não existem palavras para descrever o que tem andado a fazer.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/6/20 17:54

    Dr. RGS, se ganhar, corte relações com o pasquineiro Vitor Serpa. Sempre andou a promover Viera, há 30 anos que andam a parasitar o Benfica, ligando se sempre as direcções. O Benfica tem de ser independente em tudo. Qualquer pessoa mais atenta repara que há uma aliança Serpa - Viera.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/6/20 17:57

    IMPECÁVEL, rigoroso, À BENFICA.
    RGS A PRESIDENTE.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/6/20 18:12

    Desde que vi o sucesso da campanha do cachecol ou bandeira do nosso Benfica às janelas que percebi que em outubro teremos presidente novo. Filas intermináveis de habitações com os nossos símbolos. Caramba até nos carros!

    Ed 404

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já enviaste o teu o Erro 404??

      Eliminar
    2. red 1 és um cão avençado vai là receber a tua codea nunca foste BENFIQUISTA!!!!!! isso nos teus comentàrios cheira a extrume badalhoco o teu interesse não é rumo ao 38 é rumo ao vigarista VIEIRA,o tal que foi ou é!!!!socio do FCP,do Sporting e este é o seu clube de alma e o Benfica o clube do negocio tudo gente reles não falo dos sportinguistas falo destes porcos que pensam que o entrudo dura todo o ano
      VIVA O BENFICA

      Eliminar
    3. Anónimo2/6/20 21:01

      Artur 33! Primeiro CÅO ÉS TU! Segundo VIVA O BENFICA! Terceiro OS FACTOS SÃO COMO O KARMA, são tramados! O TEU UNICO ARGUMENTO É O INSULTO! Pois pura e simplesmente NÃO TENS ARGUMENTOS! A TERMINAR! Eu sou do Benfica, e so do Benfica e a 100% e continuarei a ser do Benfica e independentmente de quem vençer as eleições de outubro, quer seja o LFV o RGS ou um outro candidato forte essa pessoa no dia a seguir as elições será o meu Presidente! Vou continuar a apoiar o Benfica E continuarei a FESTEJAR AS VITORIAS DO BENFICA! Já tu Artur 33 DUVIDO! Em outubro lá estarei a VOTAR! Carrega Benfica!

      Lutememcasa

      Pelo Benfica

      Rumo ao 38

      Red 1

      Eliminar
    4. Em resumo; és da situação. Se Salazar ainda fosse vivo eras Salazarista!!!

      Eliminar
    5. Anónimo3/6/20 17:11

      Ele é das benesses os corredores do blogue informam o Luís este Red defende sempre o dono no NGB e o Luís manda lhe uma carta com uns convites para ele e família com direito a garagem, e o Red a só bendizer do dono..

      Eliminar
  24. Muito bem dr. RGS. Muito bem.
    "O meu benfiquismo não está à venda!
    Nunca esteve."
    Esta afirmacao so pode ser feita por quem ama o SLB. E sei que e honesta.
    Ja o outro ....so nao vende o que ninguem quiser comprar.
    Viva o SLB historico, popular, democratico de Cosme Damiao.

    ResponderEliminar
  25. Silvestre2/6/20 18:25

    Se não aparecer outro candidato terá os meus 10 votos...

    Chega de Vieira...chega de hipocrisias e mentiras...chega...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo2/6/20 18:43

    Para Anónimo das 1759:
    Estou de acordo consigo e na sua análise, no entanto á um facto que lhe escapa,RGS só deixou LFV porque este não o promoveu a número 2 e não lhe deu cobertura para o vir a subestituir na presidência para satisfação do seu ego e vaidade,no entanto o que me preocupa é a loucura que vai por aqui a falar num grande da Europa, onde arranjam os milhões, num país sem granded grupos económicos nem grandes patrocinadores,com cotas de 16milhões e,embora no último ano tenhamos vendido 48 mil lugares cativos nunca isso aconteceu no Benfica nem volta a acontecer tão depressa, resta gastar o dinheiro em caixa e vender Vinicius por 4milhões, já é dobro daquilo que o poeta diz valer,RGS vai ser o comprador porque ele nunca erra.
    Vaidade e populismo nunca deram bom resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos sabemos que ganhar a Champions não é fácil (que o digam PSG ou Man. City) mas aquilo que todos desejamos é que o Benfica seja capaz de competir, depois às vezes a bola vai bater no poste e entrar e noutras vai bater no poste e sair: é futebol. O que não pode acontecer é em seis jogos de champions só sermos superiores no que fizemos com o Zenit em casa. Não podemos levar 5-0 em Basel. Não podemos jogar em casa com um Porto intervencionado e perdermos 2-0 num jogo onde nada o fizemos para ganhar.

      Aquilo que eu como benfiquista desejo é que se seja competitivo, que se tenha os melhores jogadores, técnicos e os melhores recursos técnicos humanos possíveis, sem eles as instalações do Seixal valem 0.

      Eliminar
    2. Anónimo2/6/20 20:21

      perante uma carta destas vê-se quem são, fraquitos, fraquitos, fraquitos.

      Eliminar
    3. "RGS só deixou LFV porque este não o promoveu a número 2 e não lhe deu cobertura para o vir a subestituir na presidência".




      Porque a política desportiva correcta implicava um defensor acérrimo dentro do Clube.

      Eliminar
  27. Anónimo2/6/20 18:49

    Grande texto sem baixar o nível como o Vieira, quando lhe chamou popalarucho, que se não pagar comissões fecha a porta nunca teve coragem de apontar o dedo à ninguém nem mesmo ao Porto, foi sempre por meio termo, a única coisa clara que disse a que o Porto tem uma super equipa de andebol..

    ResponderEliminar
  28. Não sei se o RGS será um grande presidente. Mas não tenho dúvidas que é um grande benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/6/20 09:44

      Tenho a certeza que não será.
      Tenho a certeza que é.

      Eliminar
  29. O melhor texto que o RGS escreveu, muito melhor que qualquer crónica de 2ª feira, muitas delas cheias de enigmas e vazios, com pouco de concreto, muito bom este texto, muito assertivo e cheio de conteúdo

    Mas em tudo existe um mas, e este mas vai ter custos na batalha que irá travar, sr RGS, Vieira nunca mudou, foi sempre assim desde o inicio, muitas das coisas que o acusa já o sabia quando foi para dirigente do Benfica, e ainda que nem sempre tenha concordado com o Vieira enquanto esteve lá, o facto de ter estado lá quer queira quer não queira, será sempre um handicap e uma arma de arremesso de quem lá está e vai ter que se saber defender muito bem quando chegar a hora da campanha eleitoral.

    Posso lhe dizer que não sou apreciador da sua forma de ser enquanto benfiquista, defende o Benfica mas não de um forma que gosto, tenho 50 votos, mas não tenho intenção de lhos dar a si e muito menos a Vieira que nunca votei nele, tenho quase 42 anos de sócio, apenas com uma suspensão temporária de ano meio por causa de Damásio, por este ter dividido os benfiquistas em benfiquistas de 1ª e 2ª quando da final da Taça de Portugal de má memória em 1996, quando quis dar primazia na compra de bilhetes a quem à época tinha carnet ou o actual bilhete de época em detrimento de quem não tinha, nunca concordei com isso, o facto de termos mais dinheiro não faz de nós mais do que os outros ou nos deve dar primazia seja no que for. Eu não sou endinheirado nunca fui, mas tinha as quotas em dia e o dito carnet de época, mas por estar farto dele, isso foi a gota de água, escrevi uma carta e enviei o cartão de socio e disse-lhe enquanto ele fosse presidente nunca mais seria sócio, felizmente ao fim de ano e meio, voltei, paguei todas as quotas em atraso e mantenho o meu numero inicial.

    Desde Março de 2013 nunca mais fui ver o Benfica, fiquei farto de Vieira e disse, que nunca mais voltaria e não volto enquanto ele for presidente do Benfica, mas ao contrário de 1996 nunca deixei de pagar as quotas, foi um erro e nós devemos aprender com os erros, vou às assembleias apenas e só.

    Para terminar, só votarei em si numa condição, ser você contra o Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para lembrar que actualmente também existem Benfiquistas de 1ª, 2ª e 3ª categorias, quem tem Rede Pass e outro têm primazia na aquisição de bilhetes, quando os mesmos são necessários, inclusive para os de 1ª.
      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    2. Unknown é verdade o que dizes, mas eu não gosto disso, somos todos do Benfica tenhamos mais ou menos dinheiro, não concordo com essa politica desde o inicio com o Damásio. Nós no Benfica não precisamos de divisões como existe na sociedade, até porque o Benfica é o clube do povo não um clube de ricos, como parece que o estão a tentar transformar.

      Quem tem mais possibilidades financeiras já tem mais facilidade em adquirir bilhetes, seja para que sector for, não tem que ter primazia nem deve ter esse tipo de privilégios, mas isto é a minha opinião e no devido momento e possuindo tudo o que era necessário para ter o meu bilhete simplesmente recusei.

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  30. Carrega RGS!
    VAMOS ACABAR COM O BENFICA DE BETÃO E FAZER UM BENFICA EUROPEU !

    ResponderEliminar
  31. Brutal, fabuloso, magistral, excelência, apaixonante, maravilhoso, lindo e sei lá que mais este texto do Dr Gomes da silva, este sim respira Benfiquismo por todos os poros.

    ResponderEliminar
  32. Luigi SLB2/6/20 20:09

    Gostei da foto. Bela foto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/6/20 21:01

      Tu gostas é do homem do bigode, Vieiradas..

      Eliminar
    2. Luigi SLB3/6/20 01:39

      Ainda não decidi. Ainda é cedo.

      E olha que tenho direito a voto.

      Mas em ti para presidente da junta nunca votarei.

      Remete-te a tua insignificância de comentadornet.

      Eliminar
  33. Finalmente o vejo falar como presidente do Sport Lisboa Benfica. Acho que está na hora de se focar no seu projeto, no que pretende fazer, quem pretende trazer, que objectivos tem a cumpri no primeiro mandato.
    Acho que chegou a hora de deixar de se focar no que Vieira faz e começar a apresentar o seu projeto a sua equipa e as suas soluções.
    Chegou a hora da mudança.

    ResponderEliminar
  34. É este o discurso. Apareçam as pessoas e o projeto. Está na hora de expurgar a racalha do vieira.

    ResponderEliminar
  35. Caro Rui Gomes da Silva,
    Louvo o texto lucido e certeiro que subscrevo na integra.
    Jà votei em Vieira!!! Mais que uma vez e penso que nas primeiras vezes o fiz de forma acertada...jà a ultima tenho as minhas duvidas.
    O que sei é que nunca mais votarei em Vieira e expresso aqui a minha intenção de votar em Rui Gomes da Silva.
    Luís Borges

    ResponderEliminar
  36. É EXACTAMENTE ISTO, mais uma ideia sólida para termos equipas FORTES e 2 ou 3 reforços de nomeada para Janeiro e a vitória é sua, vá por mim! Os reforços de nomeada vão dar-lhe a vitória tem que começar "a trabalhar nisso" em silêncio, uma equipa de 3 ou 4 pessoas hiper mega discretas.

    ResponderEliminar
  37. A muito custo acabei de ouvir a entrevista de LFV. Que dizer? Dá-me voltas ao estômago. Quando reconhece que a OPA era para recompensar os amigos e, sobretudo, quando diz que não discute nem debate com ninguém... é inacreditável. Cobarde nojento. Tem o desplante de afirmar que criticá-lo, dizer mal dele, é dizer mal do Benfica. Não consigo compreender o apoio a esta figura miserável. Estou verdadeiramente enojado, mas, infelizmente, não surpreendido.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo2/6/20 22:15

    Cheira me que a propalada saúde financeira do Benfica não passa de um bluff... Aguardemos os próximos capitulos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te cheirou agora? Vai ao otorrino, urgente.

      Eliminar
  39. Anónimo2/6/20 22:19

    O candidato que apresentar um projecto europeu convincente merece ser presidente. João Santos apresentou um e foi a duas finais da taça dos campeões. Cumpriu. A formação ajuda, é preciso contratar 3 ou 4 por ano como antigamente para titular, não 10 ou 15 para emprestar, vender, dar.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo2/6/20 22:26

    Isso mesmo, um clube tipo Dortmund, não temos tanto dinheiro assim, mas é preciso competência e rigor.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo2/6/20 22:55

    Excelente! Que arraso no presidente tricolor! Viva ao SLBENFICA europeu do LFVieira! E mesmo internamente, com fcp e scp falidos só à rasquinha se vai vencendo o campeonato, que ao tempo já devia estar arrumado, juntamente com a Taça da Liga. Falavam tanto no Pinto da Costa e o LFVeira também parece que quer lá ficar até morrer...

    ResponderEliminar
  42. Anónimo2/6/20 23:09

    SÓ FAÇO UMA PERGUNTA MUITO SIMPLES AO SR RGS

    ONDE VAI BUSCAR O DINHEIRO
    PARA SER CAMPEÃO EUROPEU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas o Benfica não estava a nadar em dinheiro? Não entendi a pergunta...

      Eliminar
  43. Anónimo2/6/20 23:12

    sinceramente nao acho problema em ser amigo de pinto da costa fernando martins que fez do estadio da luz o maior da europa e terceiro maior do mundo esteve no lançamento da biografia de pinto da costa e ainda fez o pavilhao borges coutinho negaram a aguia de ouro a joao santos que esteve em duas finais da taça dos campeoes mas perdeu rui aguas e dito po porto porque o porto abriu os cordoes a bolsa alias isso tem a ver com a estrategia do porto desde sempre como disse o anibal pinto ontem na cmtv a estartegia do porto pa nao deixar o benfica ganhar tudo passa por gastar e muito é uma estrategia de risco mas tem dado resultados ja que so o porto faz frente ao benfica agora se o benfica nao quer dar 6 milhoes ao maxi 6 milhoes ao rui aguas nunca podera entao manter os melhores jogadores agora vieira ganhou vinte e dois titulos inclusive 5 supertaças mais do dobro do que obenfica tinha ganho em 30 anos esteve em duas finais europeias consecutivas veira tem merito em muita coisa e demeritos noutras acho que sinceramente so falta um titulo europeu ao vieira mas pra isso so a formaçao nao basta

    ResponderEliminar
  44. Falava Manuel Boto, no último post, de assassinatos de carácter. B

    dar umas voltas na NET para se ir percebendo o que alguns vão preparando para RGS: mobile.twitter.com/jorgeraa/status/1267888676341678081

    Como se vê, afrontar o criminoso dá nisto... Espero que os RGS desta vida entendam o que os espera...

    ResponderEliminar
  45. Anónimo3/6/20 00:09

    Ó da fonseca,
    Tu és tanto do Benfica como eu sou do cascalheira!
    Vai mas é enganar o Camões... e se ele deixar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O palhaço o teu pai é que lagarto o cagay vai te foder boneco

      Eliminar
  46. Grande texto, grande resposta de RGS, concisa, com elevação e à Benfica!

    LFV já mostrou ao que veio, não aceita debates mas aceita monólogos, é sargo.. .

    Sabe que tem telhados de vidro e que os seus podres são por demais evidentes, por isso foge ao confronto, para não dar ao visado uma oportunidade de se defender.

    Tal é o receio que nem nos "seus" profissionais da BTV confia.. .

    Agora é "pegar" onde mais lhe dói, Benfica europeu, politica desportiva deplorável e subserviência aos verdadeiros inimigos do Benfica.

    Apresentar um projeto que honre os pergaminhos do clube e chamar para si Benfiquistas de referência, competentes e que devolvam a identidade ao nosso clube.

    Benfica aos Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  47. Luigi SLB3/6/20 02:38

    Caro RGS o problema é a candidatura forte que está para aparecer, o melhor é começar a Cartuxar, porque pelo que se sabe, vem aí uma alguém que vai ser um candidato muito forte.

    Não é assim... Já li neste blog esta notícia.

    Vamos esperar, adoro quando candidatos começam a sair da caixa.

    Vamos ver que bicicleta têm. Já vi muitos a partirem a bicicleta pelo caminho.

    Quero e desejo que se esgrime o Benfica do Futuro sem dogmas. Mas com sentido de Benfiquismo.

    Sem lavar roupa suja. Somos um clube Ímpar e preservo essa identidade.

    Quanto mais se discutir o futuro do Sport Lisboa e Benfica mais satisfeito fico.

    Coloquem na mesa os vossos trunfos e ditarei em quem votar.

    O pote está demasiado apetecível para demagogias.

    Espero, mas não acredito que seja uma campanha eleitoral saudável.

    Todos os sócios devem fazer uma triagem da informação que vos chegará, tenho a noção que esta eleição será das mais estranhas a nível de ideias.

    Vai ser consumidos muito bites em campeões europeus e afins, como se alguém estalasse os dedos e já está.

    Quero e desejo um Benfica Europeu não tenho dúvidas disto.

    Votarei em quem me seduzir no projecto futuro do SPORT LISBOA E BENFICA com plena consistência.

    Não quero viver tempos que já vivi em que era gozado gratuitamente por gente que nunca ganhou nada de jeito e me fazia sentir como fosse de um clube pequeno.

    Somos o que somos e ninguém nos percebe.
    Somos assim, somos Benfica, eu vou a qualquer lado e sinto o Benfica em todo lado.
    Eu tenho experiências inacreditáveis por causa do Sport Lisboa e Benfica.

    Agradeço sinceramente a quem me fez Benfiquista.

    Agora apetece-me estar muitas vezes com umas sagres valentes no Marquês a celebrar o Campeão Benfica cá e lá.

    Nota. Alguma coisa tem que ser feita para voltar a ter o estádio da Luz ao rubro durante muito tempo.

    Para finalizar VIVA O BENFICA.

    Rumo ao 38. Encontramo-nos no Marquês. Com covid ou sem covid lá estarei.




    ResponderEliminar
  48. BENFIQUISTA A SERIO3/6/20 03:16

    assim sim, caro RGS.
    é com discursos destes que os benfiquistas esperam de si e não discursos à Fernando Seara que ninguém os percebe.
    ponha sempre o nome nos bois e aí ganhará com certeza a atenção dos benfiquistas a serio. não tenha medo e seja sempre corajoso como fez neste post e aí poderá ganhar a simpatia dos benfiquistas a serio.
    eu não quero mais vilavinhos nem damasios no BENFICA, eu quero BENFIQUISTAS A SERIO sem medo de ninguém e sempre defensores do BENFICA e não de defensores de pinto da costa (damasio) e da olivedesportos (vilarinho e lfv)

    NÓS SOMOS O MAIOR CLUBE PORTUGUÊS E O CLUBE PORTUGUÊS COM MAIS PRESTIGIO NO MUNDO, POR ISSO, NÃO PODEMOS SER SUBSERVIENTES, DEPENDENTES E INFERIORES A EMPRESARIOS (J.MENDES) NEM A CLUBES MAIS PEQUENOS (PORTO E SPORTING E TODOS OS OUTROS CLUBES PORTUGUESES) NEM A UMA COMUNICAÇÃO SOCIAL ANTI-BENFICA. TEMOS QUE COMBATER QUEM NOS QUER E FAZ MAL E MOSTRAR QUE O BENFICA É O MAIOR E MELHOR DE PORTUGAL.






    ResponderEliminar
  49. Anónimo3/6/20 07:57

    Não venho aqui há 3 meses mas hoje cá estou para dar os meus parabéns ao RGS! Bravo!

    ResponderEliminar
  50. benfiquista de gaia3/6/20 10:06

    O BENFICA ia vender 2 jogadores por 200.000.00 M..palavras de vieira ..o porto ia vender jogadores por 147.000.00 M. disse pinto da costa....sâo tâo parecidos..atè parece que combinaram...sò faltava o pinto dizer que ia fazer 2 emprestimos obrigacionistas...comforme disse vieira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/6/20 00:43

      Benfiquista De Gaia03 Junho, 2020 10:06

      Não sejas mentiroso que isso é feio...Disse que devia à pandemia estar a provocar prejuizos nem que fosse preciso fazia-se outro EO...
      Com a diferença que o SLB tem quem subscreva e os dragartos a um nem 2M€ lhe emprestaram e o outro anda a viver de perdões dos Bancos que nós andamos a alimentar com os nossos impostos.

      PS - Já descobriram que afinal os 2M€ não eram para salário mas sim para pagar os juros do EO vencido? 1,6 milhão de juros

      Eliminar
  51. Anónimo3/6/20 11:52

    O que este Sr. ainda não explicou é como se faz contratações de jogadores no contexto actual sem pagamento de comissões

    O Reguila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/6/20 12:07

      Reguila , não sejas burro... o homem nunca disse que não devia pagar comissões a empresários. O que ele diz é que não pode ser só um a mamar, quer na compra quer na venda e até nos que não são agenciados por ele...

      Eliminar
  52. Anónimo3/6/20 12:06

    É legitimo criticar o presidente ou a Direcção do SLB? É.
    É legitimo com as criticas beliscar a história e o nome do SLB? Não
    Por tudo isso RGS deveria criticar o criticável, mas também apontar tudo aquilo que o fez sair depois de tantos anos onde defendia de forma calorosa quem agora critica, aponte os porquês, apresente idéias exequiveis e responsáveis, assim será mais fácil passar a mensagem e conquistar mais votos, caso contrário ficamos à espera de outro candidato ou acabaremos por ficar novamente com mais do mesmo, ou seja, a vitória do status quo vigente.

    ResponderEliminar
  53. Sócio atento3/6/20 12:57

    Caro Rui,

    Gostei bastante do texto, contudo temos de ter a noção que o NGB não tem um alcance significativo junto dos sócios do nosso clube.

    Tal como o debate Vilarinho/Vale A. foi crucial para a eleição do primeiro, um (ou mais) debate(s) com o actual presidente será essencial para mostrar ao que vem, e, mais importante, desmontar LFV.
    Nesse potencial debate (ou estratégia de campanha), importa, a meu ver, dividir a comunicação em dois pilares: i) porque é que o Benfica não pode continuar a ser liderado por este presidente; ii) em que é que o Benfica pode´ra melhorar com o Rui ao leme.
    Relativamente ao primeiro ponto, infelizmente (ou felizmente) há muito por onde pegar. Contudo, acho que para se passar uma mensagem forte e eficaz, a comunicação se deve centrar em poucos (seleccionados/prioritizados) pontos. Dando alguns exemplos:
    . Relações com o maior accionista da SAD: centrando-se no caso da OPA que tirou, obviamente, credibilidade à SAD enquanto entidade emitente de dívida e cotada em bolsa, e em todos negócios que envolvem LFV e o dito accionista (vários jornais e revistas têm coberto estes casos nos últimos tempos).
    . Transparência - a dois níveis: por uma lado, "quem é quem" na estutura do clube e SAD, já que há pouca clareza sobre quem decide no Benfica. Qual o papel de cada VPresidente? Qual o papel de cada administrador? Quantas pessoas como o Paulo Gonçalves existirão? Há demasiada gente à volta da cúpula de decisão do Benfica, o que só aumenta a desconfiança dos sócios em relação às decisões tomadas. Por outro, importa trazer maior transparência nas movimentações do plantel de futebol. Lembro-me à cabeça de casos como Roberto, Arango, Francisco Vera, etc. Aqui importa investigar bem, trazer documentação que fundamente as posições e não entrar em demagogias infudadas.

    Quanto ao segundo ponto, sei pouco da "equipa e programa" que refere no texto. Outra vez, acho importante focar 2/3 pontos-chave e alavancar a campanha à volta desses pontos. Deixo aqui algumas ideias:
    . Plantel principal - Acredito pouco em populismos, e sou pouco dado a grandes slogans e mudanças, portanto anunciar contratações sonantes ou um treinador novo, parece-me errado e que será facilmente rebatido pelo actual presidente. Seria mais benéfico identificar lacunas evidentes que existam no plantel (ou na formação) e dizer que será uma prioridade o reforço dessas áreas.
    . Equipa: Por um lado, tente incluir pessoas com passado de Benfica (há muitos que estão descontentes e/ou foram afastados pela actual direcção: Nuno Gomes, Simões, Toni, etc), acredito muito num modelo ao estilo BMunique, com antigos jogadores a terem um papel importante nas decisões do clube. Por outro, procure alguma renovação. Rodei-se de gente nova, com benfiquismo. Há por essa sociedade fora, muitos benfiquistas com talento e com vontade de ajudar. Em resumo, deve haver um mix entre pessoas com capacidades empresariais fortes (e.g. seria um erro afastar DSOliveira), com pessoas que saibam o que é o Benfica e que viveram/fizeram a sua história.

    Outras ideias mais curtas que poderão ser desenvolvidas:
    . Renovar a BTV. Começando pelo nome (não entendo porque se cortou o "enfica"), até aos múltiplos programas de endeusamento da actual direção. Apostar mais em programas sobre as nossas conquistas (é preferível ver e rever as finais da década de 60, do que sucessivos programas de debate)
    . Melhorar a animação fora e dentro do estádio (infelizmente a Luz está hoje mais próxima de ser uma uma discoteca do que do Inferno da Luz dos anos 70/80)
    . Trazer um maior profissionalismo à gestão das Modalidades. Ter Carlos Lisboa a saltitar entre a sua equipa (basket) e a gestão de todas as modalidades não cumpre as melhores práticas de gestão. Temos muito a agradecer a CL pelo que fez pelo clube (por isso é que o único com uma camisola no tecto do pavilhão), mas isso não faz dele a pessoa certa para a gestão das Modalidades do nosso clube.

    Aqui ficam umas divagações de "Um Sócio atento"

    Saudações a todos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/6/20 13:50

      Pois, mas o Luís já disse que não quer debater com ninguém, nem tem projecto apresentar, a obra está feita à 17 anos os sócios que julgam, se der para o torto o voto electrónico dá uma ajuda, afinal obedece a quem lhe paga..

      Eliminar
    2. O sócio atento, anda muito desatento.

      Dizer que o NGB não tem alcance significativo junto dos sócios, é estar mesmo desatento, porque todos os jornais fazem eco das palavras aqui ditas por RGS.

      Eliminar
    3. O caro Sócio atento, não viu com atenção a entrevista do Vieira...Montou uma ratoeira ao RGS para não debater com ele: 1º chamou-lhe lambe-botas, depois anti-benfiquista, e no fim disse que não debate com quem quer lavar roupa suja. RGS caiu na ratoeira, logo não há debate!

      Eliminar
  54. Sócio Atento3/6/20 15:54

    @Viriato De Viseu,

    Só disse isso na óptica em que se este blog for a principal fonte de comunicação de RGS (e tem sido) parece-me que a mensagem não chegará a todos. Um debate (na Benfica TV ou num dos generalistas) ou uma entrevista estruturada terá um alcance muito maior do que o blog.
    E, atenção, não coloco em causa o conteúdo do blog, que muito prezo e que muito me vai informando.

    @Hugo Boss,

    De facto, não vi a entrevista de LFV. Para levar com areia nos olhos, prefiro ir às praias da zona Oeste.
    __________________________________________________________________________________________________________________

    Preferia que não andássemos num ping-pong de quem está atento ou desatento. Acho mais interessante debatermos o que queremos para o clube (quer apoiemos o LFV ou não). Eu, no meu caso, nunca vi este presidente com bons olhos (faz-me confusão não ter um Benfiquista no cargo), contudo aceito perfeitamente normal (e democrático) que haja quem o apoie. Pois então, abra-se o debate e discuta-se o futuro do nosso clube.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  55. Anónimo3/6/20 19:30

    Basicamente o que Vieira disse foi: quem criticar a direção é antibenfiquista, porque, para ele, criticá Vieira é criticar o Benfica. Se isto fosse verdade, o Benfica era defendido sempre que fosse atacado. Mas tal não acontece: só defendem o nome de Vieira. Viva o vierismo!

    anti-antis

    ResponderEliminar
  56. Anónimo3/6/20 22:28

    Logo hoje é que o Benfica resolveu fazer um comunicado a criticar o poder político na lista do PdC.
    Concerteza amanhã ninguém falará desta resposta do senhor Rui Gomes da Silva... Que esperteza este departamento de comunicação...

    ResponderEliminar
  57. Este sim, é um VERDADEIRO BENFIQUISTA.
    Espero e desejo que seja o próximo Presidente do Maior e Melhor Clube de Portugal, o nosso Glorioso e Inigualável SPORT LISBOA E BENFICA.

    Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Ad Eternummmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  58. Ponham em prática o lema do GLORIOSO: DE TODOS UM! Juntem as listas concorrentes numa só, com verdadeiros benfiquistas e façam do BENFICA um dos potenciais vencedores da Liga dos Campeões todos os anos. E a "ARRASAR" cá dentro obviamente.
    Pelo BENFICA TUDO E SEMPRE.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  59. Tão necessário neste momento!!!
    Merece o destaque que não lhe deram, para trazer este sentimento à tona de todos os benfiquistas.
    Talvez assim lhe reconheçam as qualidades e os defeitos próprios de quem vive o Benfica!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking