O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Não sei ainda para onde vou, mas não vou por aí!

10 comentários

Estamos a menos de dois meses de mais um acto eleitoral do SLBenfica. Sim, mais um. Não é histórico, nem o mais importante de sempre, nem um ponto seja lá do que for. É um acto eleitoral tão importante como os demais e não passou a mais importante só porque os adormecidos resolveram acordar.

Neste momento considero absolutamente impossível alguém constituir-se apoiante ou votante seja em quem for. Aliás, eu diria que saber em que se vai votar quando nada foi apresentado, é o equivalente ao "acto de fé" em Luis Filipe Vieira tantas vezes criticado precisamente por quem diz saber em quem vai votar.

Os que dizem "vou votar no A" ou "vou votar em B" fazem-no com base em quê?

- Onde posso consultar o programa eleitoral desses candidatos?
- Onde posso ver quem são os membros das equipas dos órgãos sociais e, pelo menos os principais, para a SAD?

Sem estes dois elementos de base é absolutamente IMPOSSÍVEL alguém dizer que vai votar em alguém sem que isso seja por convicção. Ora, essa é precisamente a mesma convicção tantas vezes criticada - E BEM - quando muitos sócios repetiam os votos em Luis Filipe Vieira.

Por isso, se assim for, sou forçado a insistir que quem não estava contra a propaganda do Vieira... a propaganda eles gostam... só querem é ser enganados por outro de quem acham que gostam mais. Desculpem mas não vou por ai...

Não posso entender que haja quem diga que vota no candidato Rui Costa, que não abriu a boca desde que apresentou a candidatura, porque gosta do Sudakov, do Rios, de ter vencido a Supertaça ou porque só não venceram o campeonato porque o Sporting foi ajudado (e foi)!

Isto são tudo factos, é verdade, mas nenhum confere motivo para votar de forma consciente em Rui Costa. Desculpem mas não vou por ai...

Não posso entender que haja quem diga que vota no candidato João Noronha Lopes, quando este diz uma quantidade de jargões vagos, que não concretiza, que se atravessa com investimentos que não explica como vai realizar e diz que vai mudar para situações que já existem ao dia de hoje.

Tudo o que ele diz pode fazer mais ou menos sentido para cada um, mas deixado tudo no ar, são apenas boas intenções que não justificam voto algum de forma sustentada. Desculpem mas não vou por ai...

Não posso entender que haja quem diga que vota no candidato João Diogo Manteigas, apesar de ser o que de longe mais tem concretizado de forma efectiva, quando apesar disso existem os organogramas, os modelos de funcionamento, etc, mas não há informação de quem os vai efectivar. Bom plano com maus executantes é quase pior do que não ter plano algum.

Consigo rever-me em muito do que diz João Diogo, mas não tenho informação que me permita entender se a execução é sustentada, além do que muitas das suas permissas, nomeadamente para o futebol português assentam numa base que parece que existimos sozinhos. Isso é um erro de base. Desculpem mas (ainda) não vou por ai...

Não posso entender que haja quem diga que vota no candidato Cristóvão Carvalho, quando diz que tem investidores mas não diz quem são, que vai assentar o seu projecto em quadros de primeira linha mas não diz quem são, que faz uma campanha muitas vezes apontada a João Noronha Lopes em vez de focar no que quer para o SLBenfica.

Ao contrário dos três anteriores, o que diz não sei se é verdade ou não, não sei se é concretizável ou não, porque são excelentes intenções, mas explicadas de forma bélica e explosiva. Desculpem mas não vou por ai...

Não posso entender que haja quem diga que vota no candidato Martim Mayer, apesar de ser o único que já apresentou os dois lideres que trará consigo para eleições ao Conselho Fiscal e Mesa da AG, mas depois tem um discurso bastante vago ao nível do que quer executar e assustadoramente próximo do que diz Luis Filipe Vieira.

Sem expressão mediática, sem um nível de actividade e interação relevante com os sócios, dá-me a ideia que se trata de uma candidatura que não será para ir até final e se é assim, então para quê tudo isto? Desculpem mas não vou por ai...

Por fim Luis Filipe Vieira. Não posso entender que haja quem diga que vota no candidato Luis Filipe Vieira. Era só isto, neste caso.

Continuo sem entender porque levam já meses "de estrada" e as perguntas que fiz antes no tópico Quereremos eleger um "El Rei Salvador II!"? Bem Prega Frei Tomás... continuam por responder:

1. Os programas finais e as suas ideias-chave (seguramente não me vão querer convencer que vão fazer as 1001 coisas que já falaram)

2. As equipas de vice-presidentes e quem ocupará os cargos-chave (não preciso saber todos) da SAD

3. Porque os candidatos não organizam debates entre si transmitidos no Youtube ou nalgum podcast em directo? Porque precisam da MAG para isso?

4. Onde estão os fundamentos económicos das medidas apresentadas? Quanto custam? Quem e como se implementará? Que rubricas do orçamento o suportam? 

5. Vejo muito falar em aumentos de receitas e em maior acerto nas decisões. Como é que isso vai ser feito? Quais são e por quanto as rubricas que vamos aumentar as receitas? Como? Como vamos assegurar essa formula de "maior" acerto nas decisões, algo em que todos os clubes no Mundo batalham.

Podem continuar a ter equipas de comunicação e de conteúdos a bombardear as redes diariamente com tweets e posts artificiais... mas sem, pelo menos, estes 5 elementos qualquer sentido de voto definido é completamente vazio.

A isto junta-se uma incapacidade atroz de colocar os superiores interesses do SLBenfica à frente e resolver a situação do voto para quem não pode ou não tem condições de se deslocar às mesas de voto. Eu apresentei uma recomendação no tópico Eleições: TODOS VOTAM OU HÁ MEDO? não sie se é a melhor solução, mas sei que é uma solução... coisa que actualmente não temos. 

O ponto #1 de qualquer candidato deveria ser que houvesse condições para que TODOS VOTASSEM, MAS TODOS MESMO! Qualquer candidato deveria querer ser eleito pela maioria dos benfiquistas votantes e não pela maioria dos que votaram num universo de 10% ou 20% do total de sócios votantes.

PERCAM O MEDO E CHEGUEM-SE À FRENTE ou estarão necessária e objetivamente a fazer o jogo do incumbente e actual presidente.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. É sempre bom começar um post sobre as eleições do Benfica com uma referência a um dos poetas de eleição de Pinto da Costa. Sim, senhor.

    ResponderEliminar
  2. O Rui Gomes da Silva, de diversas direções do Viera e antigo apoiante do Vieira, não seria um bom candidato com base nos argumentos apresentados. Posto isto, onde anda a coerência quando foi dado apoio incondicional ao Rui Gomes da Silva?? E já agora, onde anda o RGS ??

    ResponderEliminar
  3. OUVIR ESCOLHER X ORGANIZAÇÕES PESSOAS
    Sejam partidos políticos, organizações religiosas, clubes futebol , etc. ou qualquer outro tipo compostas por pessoas, vivendo numa sociedade em conflito, fragmentada, tóxica, com falta de valores, princípios, vão estar sempre sujeitas a comportamentos menos éticos, de indivíduos que fazem parte delas, não há forma de controlar isso, não existe nenhuma que possa dizer que os seus são os BONS e os outros os MAUS. Até as leis apesar de muitas vezes serem elaboradas com bons propósitos, existem sempre os xico espertos, que arranjam advogados ainda mais xicos, que arranjam forma de defender e branquear o que todos vemos que é crime, injusto e não faz sentido. Olharmos cada um para si, em vez , de continuarmos nesse jogo, de que a culpa é sempre dos outros, do vizinho, do adversário político, do rival do futebol, ou da outra religião que não a nossa, procurarmos sermos construtivos talvez ajude um pouco. Não existem salvadores da pátrianem do GLORIOSO, somos todos NÓS, que vamos escolher quem nos represente, não um SALVADOR. Existe muita coisa boa neste Mundo,(100 boas 5 más, mas estas é que são notícia) muita gente de bem, pena que as notícias são os acidentes, os crimes, as guerras, o ódio, a falta de respeito pelo seres HUMANOS e tudo que envolve o planeta terra .Acredito que as coisas que nos unem são mais do as que nos dividem, escolher alguém que tenha esse sentido, de união, de Benfiquismo, de não ser ou se considerar soberano ou salvador, que seja transparente, e que tenha a noção de unidos somos mais fortes, já chegam os rivais(alguma comunicação social) para nos dividirem apoiarem candidatos que lhes dão mais jeito aos seus interesses etc, NÓS somos: "E Pluribus Unum" Candidatos apresentem os seus projetos, tenham coragem, a vida continua, e o que ganhar, se fôr gente de bem terá o apoios dos Benfiquistas, não esperem unanimismos, haverá sempre críticas, mas faz parte, umas justas outras menos, ouvir é crucial, dar opiniões é fácil, aprender a falar são dois anos, a ouvir alguns anos,(muitos mais)alguns nunca aprendem, mas é bom ouvir , refletir e depois decidir. Existe também quem comunique, sem palavras, sem ruído, mas tem que haver sempre coerência entre uma coisa e outra, e algo que é obrigatório esclarecer e informar.
    JHG

    ResponderEliminar
  4. Que histerismo com as eleições que por aqui anda!... Como dizia um colega meu: "Já não há cu que aguente!".
    São posts atrás de posts com o mesmo tema e quase sempre a malhar no mesmo personagem! Não tem mais assunto para escrever?
    Acalmem a passarinha!
    Tanto frenesim deve trazer água no bico! Andam por aqui muitos interesses e muitos interessados!
    Meu querido clube que és tão mal tratado pelos teus! Todos querem tirar algum proveito do que podem sugar! ENFIM!

    ResponderEliminar
  5. Como estás sempre atento a tudo o que diz e escreve o Mauro Cartaxo, certamente que o ouviste hoje na CMTV criticar o dinheiro que se está a gastar em contratações e repara bem, pugnou que se preste mais atenção a jogadores da formação. Ora como tens sido um crítico de que os jogadores da formação não resolvem nada no Benfica, gostava de saber o que pensas desta opinião do Mauro Cartaxo.
    Tens insistido na tecla que os candidatos assumidos não apresentam nomes e as ideias que são vazias e irrealizáveis.
    Mas há uma pessoa, que na tua opinião já apresentou excelentes ideias até no livro que escreveu, o Mauro Cartaxo. Só que, caramba, não há meio de por a cabeça na candidatura, ainda hoje foi outra vez desafiado e ele nem muge nem tuge.
    Pede-lhe que avance e finalmente estará encontrado um candidato que te agrade e certamente que te poupava escreveres tantos textos a desancar nos outros.
    Mauro Cartaxo, please, candidata-te é o movimento que se impõe.

    ResponderEliminar
  6. Outra vez arroz?

    ResponderEliminar
  7. mas a função do cristovão carvalho todos sabemos qual é, a mesma do abilio rodrigues, é um sombras depois não se admirem é de colocarem os mesmos de sempre no poder.

    todos deveriam de poder votar mas a culpa tem de ser assacada à mag, e à atual direção, porque é a estas que cabe organizar e dar condições para os sócios poderem votar nas casas fora do continente e no estrangeiro e não aos outros candidatos.
    mas já que fazes tanto alarido, e até parece que os sócios fora de portugal são mais de cinquenta por cento, qual é mesmo a percentagem de sócios que fica impedida de votar é que sem esses números andar a falar nisso é só demagogia barata.

    ResponderEliminar
  8. respondendo a pergunta
    Os que dizem "vou votar no A" ou "vou votar em B" fazem-no com base em quê?

    Com base na informacao atual disponivel e entrevistas ate agora concedidas por parte de cada um dos candidatos, bem como por experiencias passadas com respeito a 3 dos candidatos (RC, LFV e JNL).

    De facto os programas eleitorais sao muito genericos e para ja nao sera por aqui que a minha decisao assentara pois vejo muitos programas megalomanos e outros sem qualquer estrategia,

    Tenho uma certeza. Nao voltarei a votar no RC, LFV e JNL como fiz no passado. Ja expliquei por aqui varias vezes as razoes.

    Quanto aos restantes candidatos:
    CC: Nao me inspira muita confianca nem vejo nele qualquer background do ponto de vista de gestao para transformar o Benfica para os proximos 10 anos. Mais....nem faco ideia de quam sao as pessoas a volta dele.

    JDM: Apesar de as intervencoes serem assertivas, nao me parece que tenha o conhecimento de gestao necessario para a SAD e Clube afim de o transformar para maiores voos, bem como captar parceiros que possam trazer capital. Dou o beneficio da duvida dependendo das pessoas que ele possa a vir a aprentar.

    MM: De todos, claramente o mais capaz do ponto de vista de gestao, transformacao, Governance e internacionalizacao, bem como capaz de trazer pessoas competentes, como ja demonstrado nas pessoas que apresentou para a AG e CF. Ele proprio pode muito bem liderar o Clube e SAD (ainda que na minha opiniao o Presidente do clube devera ser um Chairman e delegar a Gestao executiva da SAD, para outro profissional que assumaa funcao de CEO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de todas as intervenções do Martim, mas ele está escondido, também me parece o mais preparado... suspeito que no fim tenha o mesmo número de votos do Cristovão.

      Eliminar
  9. Como te entendo os 6 candidatos não há um que preste, tudo aventesmas, a minha cartilha é o Benfica, o meu amor e paixão é o Benfica... no nosso mundo, anossa mente demente, faz do mundo isto.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking