O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Oportunidade perdida para o candidato João Noronha Lopes

1 comentário

É um dever de todos nós, sócios do SLBenfica, ouvir todos os candidatos a cargos eleitos no Sport Lisboa e Benfica. Tive agora a oportunidade de ouvir João Noronha Lopes na SICNoticias.

Como sempre, arranco com os pontos positivos e considero que houve dois factores a destacar:

- O planeamento da equipa de comunicação, ao colocar a entrevista logo a seguir à entrevista do Chega, que habitualmente arrasta muita gente. Obviamente que pode ser visto como um movimento político e propagandista, mas numa campanha este tipo de movimentos são inteligentes. Não que acredite que isto traga votos, mas o planeamento bem feito é um factor a elogiar.

- Quase no final da entrevista, desafiou os demais candidatos a apresentarem a sua estrutura para o futebol, tal como o candidato João Noronha Lopes fez ao apresentar Nuno Gomes e Vitor Paneira. Estamos a dois meses das eleições e os candidatos não apresentam nomes nem programas. "Já é hora de se apresentarem as pessoas e discutirem as ideias" disse João Noronha Lopes e tem razão. Aliás até acho que devia ter sido desde a primeira hora, mas...

Porém, penso que hoje, 48h depois de ter dado outra entrevista no NOW, o candidato perdeu a oportunidade de mudar o discurso e beneficiar de um entrevistador simpático nas perguntas... e acabou a repetir exactamente a mesma mensagem, os mesmos jargões... Foi uma oportunidade totalmente perdida.

Vamos abordar o que o candidato considera serem as ideias, que infelizmente hoje acabaram em tremenda contradição, algo que o entrevistador não clarificou e o candidato acabou a deixar várias dúvidas no ar.

Desde logo João Noronha Lopes comete um erro grave em vários temas de achar que o SLBenfica existe sozinho. Não existe! Não é porque nos queremos que as instituições, os adversários ou os clubes a quem compramos ou vendemos jogadores, se vão colocar de joelhos. Partir deste princípio - erro que João Diogo Manteigas também cai com frequência - é meio caminho andado para ser dizimado por quem conhece o mundo real.

- O SLBenfica contrata demasiado caro e tarde.
Eu percebo o argumento. A sucessão de contratações a mais de 20/25M abre porta ao argumento, mas querer que alguém acredite que o candidato João Noronha Lopes e o vice presidente Nuno Gomes, são mais espertos que todos e vão passar a contratar quando querem, quem querem e por menos dinheiro. E por falar em comprar mais barato... foi um erro crasso alinhar no mesmo diapasão de Luis Filipe Vieira.

- Ir contra Pedro Proença e exigir mudanças, acentuando a critica ao suposto apoio de Rui Costa
 Ora, o candidato João Noronha Lopes acabou de anunciar Nuno Gomes para liderar o futebol e esse candidato a vice presidente e administrador da SAD ainda há poucos meses defendia ele próprio Pedro Proença na sua candidatura à FPF de forma ainda mais veemente que Rui Costa.

Em virtude destas circunstâncias, seria prudente ajustar o discurso sobre este tema e centrar no essencial: como contribuir de forma positiva para a Liga e para a FPF, sabendo que não é a "gritar mais alto e sozinho" ou a "pedir audiências" que se vai mudar nada. O modelo de votação da FPF e Liga confere aos SLBenfica a mesma relevância que aos demais clubes.

O posicionamento de dizer que se deve reduzir o numero de clubes para o Benfica ter menos sobrecarga de jogos para jogar na Europa é de uma falta de bom-senso e sentido que não percebo como pode ser dito por um adulto.

- Anunciou um investimento sem precedentes na formação
Novamente cometeu o erro de palmatória de afinar pelo mesmo diapasão de Vieira que coloca a silaba tónica sempre nas obras do Seixal.

O candidato João Noronha Lopes voltou a usar o argumento de que "não basta ganhar na formação" é preciso assegurar a transição para a equipa principal. Mas lembra-se de algum jogador que o SLBenfica não tenha aproveitado nessa transição e que tenha dado cartas noutro clube? Desde Bernardo Silva (que enfrentava Enzo, Gaitan e companhia) e Cancelo (com Maxi, Semedo..) que nenhum jogador saiu do SLBenfica para ser melhor aproveitado noutro clube.

Mas quanto ao investimento, o candidato João Noronha Lopes pediu (e bem) para conhecer os fundamentos financeiros do Benfica District, mas depois faz anúncios de investimentos sem precedentes e não sustenta de onde vem o dinheiro.

E por falar em investimentos, insistiu bastante (e bem) em falar na parte financeira para dizer três coisas sem qualquer sentido:

- Temos que cortar nos gastos correntes e FSE's, mas não disse onde., nem quanto, nem como.
- Temos que congelar os custos dos RedPass à custa de vender o nome do Estádio e sobrecarregar os parceiros Corporate com aumentos proporcionais de custos. Nem vou sequer qualificar esta medida de tão populista e sem sustento que a considero.
- Diz que passeia pelo Mundo e nunca encontra camisolas do SLBenfica. Por isso fez um acordo com um parceiro, que não diz qual é nem quais os termos para o SLBenfica, para colocar merchandizing do SLBenfica em todo o mundo.
Neste ponto, tem que começar por comprar o merchandizing em Portugal em vez de andar só a comprar no estrangeiro. De que serve anunciar mega acordos de merchandizing se quem acha que devemos vender mais... não dá o exemplo? O próprio tem andado com camisolas de há vários anos sempre pelos jogos do SLBenfica. Aqui sinceramente, são pormenores que eu não acho particularmente relevantes... mas é ele próprio que anda a dizer que vai trazer mais receitas nessa área, mas depois não dá o exemplo. São pormenores que o muito pessoal liga.

A estes acordos juntam-se os investimentos nos sistemas de bilhética, renovação de vários cargos e estruturas no Seixal que defende (e bem) devem ser muito bem remunerados para reter talento. Não sei qual é a quadratura do circulo que pretende anunciar, mas... penso que se em vez de anunciar só as ideias as sustentar dizendo como as vai realizar, marcará imensa diferença.

Portanto ficámos sem saber que receitas irão aumentar e que custos irão ser suprimidos. Sim, porque não me diga que aquela ideia peregrina de centro de conteúdos em parceria com empresas de streaming é de quem não sabe que 1) eles não precisam de nós para isso; 2) nunca teremos diferenciadores fora do Clube que empresas especializadas têm e 3) requer um investimento muito superior ao retorno.

No futebol tudo na mesma...
Se o plantel estiver na frente e o treinador a lutar pelos títulos, o plantel de Rui Costa é o plantel do candidato João Noronha Lopes, tal como o treinador... então mas se é assim, quer dizer que acha positivo o trabalho que está a ser feito neste domínio?

Nuno Gomes terá a reportar a si o Vitor Paneira (o tal que não ia ter cargos) e o Director Geral. Ora quer isso dizer que o Director Técnico não reporta ao Director Geral? Que estranho... Tal como achei estranho que o Director Técnico seja quem transmite a garra, a determinação e ambição... Há aqui qualquer coisa mal explicada.

Termino com outro tema que insiste em abordar mal, na minha opinião: O Benfica District. 
Tal como disse Martim Mayer, claro que o conceito é fantástico, mas é algo que está em consulta publica e não irá arrancar antes das eleições. Em vez de se vitimizar com o comunicado do SLBenfica, devia era dizer que não sendo um projecto em curso, deve ser avaliado quando entrarem e dar continuidade ou proceder a alterações se necessário... e matar o tema ali.

Aquela conversa do Benfica demorar 5 minutos para lhe responder fica-lhe mal. Obrigou-me a ir ver e o comunicado do SLBenfica tem 17 parágrafos e 400 palavras... acham mesmo que isto surgiu depois da entrevista? Claro que não... surgiu como reação ao que fora dito no dia anterior. O candidato ao valorizar isso está a fazer o jogo da actual direcção, o que é negativo para todos.

Voltou a faltar falar de modalidades, de associativismo... enfim, falta concretizar.
O que considero uma perda de oportunidade nesta entrevista é querer falar de tudo, mostrar que tudo está mal e que tem solução para tudo e acaba por perder-se em ideias que são populistas.

Eu admito e acredito que terá efectivamente essas abordagens todas estudadas... mas então "menos é mais": Apresente os fundamentos (tal como exigiu ao SLBenfica). Apresente a equipa que diz que está com ele a trabalhar há vários meses... Acho que o candidato vai beneficiar muito mais quando centrar a conversa em factores mais claros:

1. No que pode efectivamente comprometer-se, mostrar e detalhar
2. Não depende de terceiros para ter sucesso
3. Reconhecer que há coisas boas mas isso não que as oportunidades de melhoria não existam em grande escala
4. Mostrar quem são essas pessoas e mostrar como são mais competentes que os que lá estão.

Os candidatos em geral estão a perder tempo precioso para dar palco às suas equipas sem a sombra do incumbente.

Os candidatos em geral estão a perder tempo precioso para apresentar elementos concretos e por as cartas na mesa sem estar a ser comparado com o incumbente

Os candidatos em geral estão a perder a oportunidade de marcar a agenda e obrigar o incumbente a aparecer de forma a marcar a diferença ou ser abafado.

Por fim, os debates... mais uma vez o "venham debater" e perde a oportunidade de dizer que convida os outros candidatos para se encontrarem para conversar sobre o SLBenfica. Como ele refere e muito bem (o que melhor aborda o tema sem dúvida) os benfiquistas não precisam estar divididos entre quem vota em A ou B, pelo que os candidatos podem e devem ser capazes de conversar entre si sem moderadores, sem jornalistas.. Rui Costa e Vieira não querem vir? Perdem eles... 

PS- Os discursos políticos habitualmente terminam com uma frase forte. João Noronha Lopes escolheu "chega de 20 anos disto"... numa alusão a uma frase de Frederico Varandas. Copiar não tem mal nenhum, copiar a toda a hora e das pessoas erradas já começa a não fazer qualquer sentido

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

1 comentários

  1. Acho genial está demanda contra Noronha e Manteigas, e logicamente deixando claro que bom, bom, é o que tantas conquistas deu ao Benfica: as décadas de Vieirismo/Costismo.

    Por oposição, Noronha diz mal e errado, Costa e Vieira deram provas de perfeita gestão financeira, integridade e honestidade intocável e genialidade desportiva com resultados avassaladores.

    Criticar as ideias de gestão de um CEO de topo internacional com provas dadas, é dizer nas entrelinhas: eu cá tenho um currículo muito melhor e sempre do que falo. Muito bem, então, parabéns.

    Criticar o não ter mostrado as cartas todas, quando os outros candidatos não mostraram nenhuma (como o Costa que não sabe da existência de órgãos desportivos porque vive escondido debaixo da mesa), é curioso. Sendo que Vieira tem um histórico de cartas nas mangas, roubos de camiões e enxovalho do Benfica em tribunal com a complacência de... Costa! Esse Vieira que tem expostas comissões pagas a empresários centenas de vezes acima do valor.

    Se tem candidato melhor, que o apresente. Agora atacar quem tem integridade e honestidade, competência provada na vida profissional e.. nenhuma necessidade de encher o saco de notas com esquemas, para defender o Ali Bábá e o ajudante que tem como maior capacidade assinar contratos que nunca leu, é dose.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking