Pela primeira vez, os orgãos sociais do SLBenfica passarão a ser remunerados. Se há coisas que os benfiquistas gostam de presentar na história do clube e lutar por ela como princípios que sempre caracterizaram o Clube, a relação com dinheiro não é uma delas.
Estou à vontade para falar disto porque sempre me manifestei absolutamente contra a remuneração dos orgãos sociais do Clube e para tal importa fazer as seguintes distinções:
- Eu sou a favor da integral separação da gestão da SAD, da gestão do Clube.
Alguém muito bom na dimensão eclética e representativa do Clube, não tem que ser alguém bom na gestão do futebol profissionais e todas as dimensões de negócio que o envolvem. Isso simplificaria e muito a eleição do Presidente do Clube.
Para mim, o Presidente do Clube deve ser Chairman da SAD sem funções executivas mas com poder de veto em qualquer decisão da Comissão Executiva da SAD, se assim o entender.
Para a SAD, o Presidente eleito do Clube, deve nomear o CEO da SAD, num processo desejavelmente de selecção profissional e este, num processo de selecção semelhante, deve eleger a sua estrutura de Administradores.
Antes - para o Clube - deve propor-se a votos com uma equipa de Vice Presidentes que devem ser o garante da liderança estratégica e visão eclética para o Clube. Para operacionalizar, deve haver uma equipa profissional sim (e bem remunerada) para liderar as diferentes áreas em reporting ao Vice Presidente.
Os cargos de Presidente / Chairman de uma instituição como o SLBenfica, assim como os cargos de vice Presidentes, deve ficar a cargo de homens e mulheres experientes, com elevado reconhecimento entre os benfiquistas, com visão estratégica fruto de um percurso profissional reconhecido. Devem ser a voz o Presidente nas diferentes áreas de gestão profissionais, lideradas por directores seleccionados e pagos em conformidade.
A nivel remuneratório, todos os profissionais do SLBenfica com cargos de liderança devem ter uma remuneração fixa que corresponda a 60% do total do que podem auferir... e 40% associados à performance que lhe corresponde, sendo que destes 40%, uma fatia de 25% deve ser condicionada à performance colectiva
Ora, recentemente um candidato referiu a sua intenção (muito infeliz na minha opinião) de ter um salário e de ter uma remuneração por bónus só quando o SLBenfica vencesse. Ora, isto uqer dizer que o candidato consider que o Presidente - do Clube - deve ter uma remuneração igual à dos treinadores e jogadores, que recebem em função do desempenho para o qual são contratados: vencer títulos.
Porém, um Presidente do Clube está muito longe de ser contratado para isso... Esse modelo aliás ficou muito conhecido no FCPorto onde os Administradores, mesmo com as contas todas no vermelho, sacavam grandes remunerações em bonus porque tinham sido campeões.
Este modelo é um incentivo ao uso do futebol como bandeira propagandista e ao risco do desgoverno das contas, se num momento dado for necessário sacrificar a sustentabilidade para dar titulos que permitam ao Presidente segurar-se e ganhar algum..
DISCORDO EM ABSOLUTO E TOTALMENTE DESTE MODELO DO FCPORTO que o candidato João Noronha Lopes propõe para o SLBenfica.
A remuneração dos OS não é obrigatória... é possível. Nada impede os candidatos de nomearem profissionais para o Clube e manterem os vice presidentes eleitos tal e como até hoje. Eles próprios, no Clube (repito: NO CLUBE) não faz qualquer sentido serem remunerados.
Eleger além - que não pode ser demitido por incompetência por foi eleito - e pagar-lhe por cima em função dos resultados desportivos é completamente sem sentido algum.
Recordo a todos que foi definido ter 0,05% da receita do grupo Benfica assignada a salários para os orgãos sociais... ou seja, cerca de 400 milhões de euros, que representam praticamente 200.000€/ano por orgão social. MAS ESTÁ TUDO BEM DA CABEÇA????
Agora, o no caso da SAD a conversa é outra:
- Eu sou totalmente a favor de um CEO remunerado, de uma Comissão Executiva remunerada - e bem remunerada - e de um Conselho de Administração onde os não executivos são remunerados por dedicação (de tempo) e envolvimento nas decisões da SAD.
A estes acrescento o Director da Formação e Director do Scouting (que são dois cargos que se fosse eu a decidir integraria na SAD como Administradores com poder de influência na operativa estratégica da SAD - ou queremos apostar na formação ou não queremos. O director geral para as modalidades, o Director Técnico, Director de Performance e Desenvolvimento, Director de Marketing e Comercial, Director Financeiro (do Clube, porque a SAD tem CFO), etc.... são tudo cargos (alguns existem outros novos) que devem ser remunerados - tal como o modelo anteriormente exposto.
É por isto que considero que os OS não devem ter funções na SAD e que funções de liderança e direcção no Clube e SAD devem ser remuneradas. Os OS só devem estar no Clube e não se requer a tempo inteiro e não devem ser remunerados - o que não significa que não devam ter as suas despesas, deslocações etc. em representação do Clube inteiramente pagas, claro que sim.
O Benfica é roubado há décadas pelos seus dirigentes, aos milhões e milhões por época.
ResponderEliminarMas a remuneração, expressa publicamente, é que vai ser um problema.
portanto como ha fome no mundo, que se lixe a guerra é isso?
Eliminarla porque ha outros problemas, ha uns que deixam de o ser? brilhante
Portanto, o GB acha que os Órgãos Sociais de um clube que movimenta milhões de euros, que administra uma SAD que movimenta ainda mais milhões de euros e que é responsável por uma SGPS que agrega muitíssimos milhões de euros…. Não deve ser remunerado.
ResponderEliminarTerá, portanto, de ser de família rica ou já ter tido uma carreira profissional tal que lhe permite desempenhar funções no Benfica… por carolice.
Ou, talvez, o GB ache que o ideal é ter uma carreira profissional paralela às suas funções no Clube.
Cita o exemplo do Porto como um alerta. Esquece TODOS os clubes das Ligas Europeias onde isto acontece.
Esquece também um exemplo bem mais relevante que o do Porto: o Benfica. Ficou claro, para todos, na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES, que um ex Presidente do Benfica - Vieira, de seu nome - usou esta posição para benefício das empresas que detinha. Disse-o, com todas as palavras. Mais, ficou claro que a redução acelerada da dívida do Benfica ao BES deveu-se a pressões do Banco sobre Vieira, num claríssimo conflito de interesses - em que o prejudicado fomos… o Clube. Ou seja, todos nós.
Eu só vejo vantagens na remuneração dos OS.
O Clube, hoje, é muito maior do que era no passado. As exigências, da competição e regulação, são incomparáveis.
Mais: a remuneração dos OS terá regras e será divulgada. Isso foi acautelado nos novos estatutos. E os sócios poderão sempre insurgir-se caso discordem. E dispõem de meios - que antes não existiam - para poder transformar o seu desagrado em ações efetivas. Bastará, em último caso, rejeitar o orçamento e a direção cai.
diz o meu amigo que só ve vantagens. Mas não disse quais são... quer explicar quais sao as vantagens?
EliminarAcho muito bem que contribuam para o debate e esmiúcem os candidatos a presidente do Benfica. Este é um momento chave da vida do clube e todos devemos querer o melhor presidente possível. Contudo, é surreal como o Noronha Lopes continua a ser o saco de pancada deste blog! Quase todos os posts tem de referir algo negativo sobre ele. Quem não soubesse até acharia que era ele o presidente do mandato que foi um descalabro financeiro, institucional e desportivo no futebol. Até parece que o homem teve alguma responsabilidade no clube nos últimos 20 anos. O que vocês estão a contribuir, como já contribuíram ao longo dos anos, é para a tomada do poder do dono do palheiro! Pelos vistos andam distraídos com as eleições, com o apoio despudorado a um dos candidatos com novo potencial para 1%, e no ataque ao Noronha e não reparam na patética gestão desportiva do futebol. Neste momento, temos uma equipa e plantel pior do que no final da época anterior, com as férias mais curtas de sempre e duas semanas de trabalho antes da final da supertaça e da eliminatória da Champions contra o 4º classificado do campeonato francês. Tem tudo para correr mal, e correndo pelo pior o Rui Costa acabou, e com o desgaste diário que tentam fazer do Noronha e a Cofina a apoiar o dono voltamos ao palheiro de partida! Se isso acontecer, podem ficar orgulhosos de mais um contributo!
ResponderEliminar