O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 23 de julho de 2025

RGE: Se nada mais se focarem, isto não pode ser negociável - DEBATES

. 15 comentários

Há umas semanas eu fiz um post, para quem quiser revisitar com a Contribuição do NGB para o Regulamento Geral Eleitoral. São mais de 12 pontos que considerei importantes, redigidos dentro das minhas óbvias limitações técnicas e jurídicas para o efeito, mas o importante - mais do que o formato - era assegurar que os temas estavam na discussão.

Hoje ficámos a saber que o tema está a mexer, inclusive o PMAG irá ter (e bem) uma reunião amanhã com o candidato João Diogo Manteigas sobre o tema - no seguimento de uma proposta apresentada penso que pela sua candidatura com contributos para o RGE.



Infelizmente, há cerca de 25 anos que não há debates (em 2021 houve, OK, mas percebem o que quero dizer... foi a ferros arrancado à Direcção). Houve o ultimo entre Vilarinho e Vale e Azevedo, que ainda está na nossa memória, mas desde então, depois em 2003 quando Vilarinho passou a Vieira o testemunho planeado com o Bibi e Vieira desde o início da candidatura em 2000... nunca mais houve nada relevante e Vieira posicionou-se como Rei todo o Poderoso que não precisava prestar contas a ninguém nem mostrar os seus argumentos contra os seus opositores.


Vieira nunca quis debates porque sabia que quanto mais falasse, pior imagem transparecia, mais claro ficava que não era quem queria fazer os sócios achar que era.

Nada disto pode voltar a repetir-se. Os powerpoints aguentam tudo, as folhas de excel também... no conforto dos pulpitos dos seus acólito seguidores, todos os candidatos dizem coisas que todos acham bem e todos aplaudem.

O valor para o SLBenfica está na discussão de diferentes pontos de vista. De uma vez é preciso separar que é possível ser um grande benfiquista tendo um caminho que os demais consideram menos bom. O facto de num debate de ideias o A pensar diferente do B e dizer que a ideia do outro não funciona, jamais pode ser visto como um acto de superioridade ou inferioridade, mas sim discussão de diferentes caminhos para o SLBenfica.

Não há nem nunca vai haver um único caminho para o SLBenfica.
Não há nem nunca vai haver um "salvador" para o futuro do SLBenfica.

Dito isto, eu defendo que a campanha seja mais sobre debates e entrevistas do que passeios por Casas do SLBenfica onde os candidatos nunca puseram os pés em anos de benfiquismo. Esse périplo chega a ser confrangedor para quem está nas casas. Aparecem agora a querer votos e vão desaparecer doravante quer ganhem ou não.

Se querem liderar o Clube e Empresa mais mediáticos de Portugal, têm que ter capacidade de lidar com a exposição, contraditório e capacidade de adaptação a cenários onde as suas ideias são desafiadas e postas à prova.

Querem mostrar a coragem que tanto apregoam? EXIJAM VÁRIOS DEBATES!

Os podcasts querem continuar o bom serviço? CONVIDEM REPRESENTANTES DE CANDIDATURAS PARA DEBATER

A BenficaTV quer ser do Clube e não da Direcção? CONVIDEM PARA DEBATES CANDIDATOS A VICE PRESIDENTES e também CANDIDATOS A PRESIDENTES DA AG E CONSELHO FISCAL

São muitos debates? Então mas as visitas às casas, as idas às televisões não são muitas... mas andar a debater com outros é muito?

O que acham que vão fazer no futuro? Sim... vão passar a ser o alvo dos comentários, das críticas... No futuro, os que hoje são candidatos vão passar a ser os de quem se espera que:
- SE FAZEM BEM NÃO É MAIS QUE A OBRIGAÇÃO
- SE FAZEM MAL SÃO INCOMPETENTES

O que temem os candidatos para não apostar no contraditório? 
O que temem os candidatos para não mostrar as equipas?
O que temem os candidatos para não usarem as redes em nome próprio e não por responsáveis de campanha?

Têm a oportunidade de debater entre si sem serem obrigados... porque não dão o exemplo de que querem um Benfica mais proactivo e aberto à participação? A não ser que esperem só participações de gente alinhada....

Se os candidatos temem e não o fazem proactivamente, o que é um mau sinal dado que o exigem (e bem a quem está na liderança), então o RGE tem que ser muito claro:

- Todos os candidatos a cargos de Presidência têm que ter um debate 1:1

- Todos os candidatos a cargos de Presidëncia tëm que participar num debate entre os candidatos todos juntos. 

- Todos os candidatos a vice-presidentes devem aceitar a participação em 3 debates temáticos na BenficaTV, ficando a cargo da candidatura nomear o Vice a participar e não podem repetir o elemento participante.

Quem não participar, a sua candidatura não será válida para o dia 25 de Outubro.

Se nada mais desta Contribuição do NGB para o Regulamento Geral Eleitoral, pelo menos asseguremo-nos que os debates são um elemento central e que os sócios escolhem a partir do contraditório e não a partir do populismo

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Continua o ataque, disparando em todas as candidaturas, sem ver, nem ouvir, nem pensar.

    2 candidatos, pelo menos, já exigiram que se fizessem debates entre todos. Exigindo também que sejam na BTV. Nenhum fugiu. Porque os acusa disso?!

    Só um candidato tem o poder de decidir que os debates existam. Só um tem o poder de o colocar no regulamento eleitoral. Só um dos candidatos controla a BTV.

    Pegue nessa raiva toda e aponte a quem tem o poder: Rui Costa, claro.

    Quanto aos debates propriamente ditos, só podem existir QUANDO houver campanha, claro. E TODOS - incluindo o vosso Mauro - tiverem finalmente decidido avançar ou não.

    Espero ainda um post a criticar o taticismo de Mauro Xavier. Que afirmou peremptório que só avança se vencer. Ena Benfiquismo imenso.

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, quando tens tens, meus senhores debates e de prefência em canais independentes, a Benfica TV não é independente, está ao serviço da direcção. Para deixarem de estar no conforto de entrevistas com perguntas encomendadas e na apresentação de powerpoints a maioria deles feitos pela IA.

    Queremos debates, mano a mano e um com todos, e se houver 2ª volta, tem que voltar a haver debates ai manoa mano

    ResponderEliminar
  3. Debates para que vos quero...
    Os sócios do Benfica estão-se marimbando para os debates. Eles existam e não existam, não vão acrescentar rigorosamente nada às escolhas que cada sócio já interiorizou.
    Os benfiquistas, de uma forma geral, não gostam de pensar, estão agarrados a preconceitos e a matrizes que não alteram e não abdicam, entregando o seu voto aos mesmos trauliteiros de sempre.
    Havendo uma hipotética segunda volta entre o incompetente Rui Costa e o vigarista Vieira, muitos sócios, GB incluído, vão ficar todos contentes e felizes da vida, pois não ver ter a massada de ir às urnas para validar uma mudança, que era urgente e necessária, optando pelo rame-rame da podridão e estagnação.
    Mauro Xavier, já todos percepcionámos, nas entrelinhas das estratégias e agendas próprias, funcionaria como testa-de-ferro que avançava caso o vigarista Vieira não se candidatasse, e quem o ouve na televisão ou nas palavras escritas no livro que lançou e tão publicitado que tem sido neste blog, não o levaria preso, porém, ele usa várias máscaras com que tenta iludir e enganar os sócios.
    O Benfica, nos tempos de hoje, corre o sério risco de se vir a tornar o pretexto e a circunstância para demagogos inconscientes e depravados indecentes, que aproveitam a ocasião, que lhes é oferecida e dada de mão beijada, para entoarem a cantiga do ladrão.
    Num Benfica district vão continuar a sobrar as promessas fox-trot, iluminadas por milhares de luzes leds, que vão encadear o discernimento e o futuro do Benfica.
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
  4. Não percebo tanta insistência com as eleições.
    Rui Costa provou ser um mau presidente mas a verdade até agora é que nenhum dos candidatos mostra poder vir a ser melhor que ele. São todos um vazio de ideias e de personalidade. Concordo no entanto que todos são melhores que o Vieira, incluindo Rui Costa e por isso todos deviam estar foçados em derrotar Vieira e em colocar fora da estrutura do Benfica o que resta de vieiristas.

    ResponderEliminar
  5. Esquecer Félix já!!!!!
    Pagar 27M já e ainda comprometer-se com mais no futuro é um desastre.
    Digam ao chelsea que fique com ele.
    O Benfica deve focar-se em encontrar uma alternativa

    ResponderEliminar
  6. Nem o Félix vale 27M nem o moussa vale 20.
    O Benfica que ganhe juízo.
    O Benfica deve apresentar ao chelsea uma proposta de 25M por 51% do passe sem mais nenhum compromisso pegar ou largar e esperar até ao fim do mercado. Nem mais um tostão.
    Entretanto deve focar-se no segundo avançado e num extremo criativo mas sem pagar enormidades por jogadores que estejam longe de ser certezas. O scouting deve mostrar o que vale.

    ResponderEliminar
  7. O Félix é um capricho do Lage.
    O Laje com o melhor Félix não conseguiu
    Eliminar o eeintrac Frankfurt, uma equipa mediana na Europa . Desde essa altura ele nunca foi elemento decisivo em equipa nenhuma nem conseguiu fixar-se a titular na selecção.
    Como é que agora o Félix é um trunfo tão grande que leve o Benfica a fazer um disparate financeiro?
    Se não for possível ficar com ele por no máximo 25M por 51% do passe ( sem mais comcessões) então o Benfica deve informar o chelsea que desiste da compra mas continua interessado no empréstimo pagando de ordenado apenas o que já acordou com Félix!
    O Jorge Mendes neste negócio é um perigo para o Benfica. Ele vai ludibriar o Rui Costa, ficar com 10% ao Benfica por defender os interesses do chelsea.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceitar as últimas exigências do chelsea é mais que ruínoso. É mesmo criminoso.
      Espero que Rui Costa tenha juízo.

      Eliminar
  8. Achar que é plausível excluir candidatos por faltarem a debates.... terceiro mundista no seu explendor.

    ResponderEliminar
  9. Os árbitros portugueses “nas mãos “ do sporting e Porto são a melhor arma para anular o richard rios. A campanha nas tvs já começou. A cartilha está bem ensaiada.

    ResponderEliminar
  10. A bem da CREDIBILIDADE, os debates não poderão ser na BTV, que vai parecendo cada vez mais a Sporting TV no tempo de Bruno de Carvalho: A VOZ DO DONO...

    ResponderEliminar
  11. Como é que o Benfica acautelou o negócio richard Rios para não acontecer o mesmo que aconteceu com o enzo Fernandez? Em janeiro amua e sai à gyokeres para qq chelsea da vida?

    ResponderEliminar
  12. Noronha Lopes apesar de já ter sido dirigente e candidato a presidente do Benfica e de já ser candidato há mais de um mês nunca apresentou uma visão estratégica para o clube. Ninguém sabe o que o Benfica será no fim do seu mandato e muito menos a 10 ou 15 anos. Nunca se lhe ouviu um grama de ideias sobre o que pretende fazer , como o pretende fazer e com quem vai trabalhar( quem são as pessoas que pretende colocar nas várias posições executivas) . Tambêm nunca se lhe ouviu uma crítica ao que os nossos adversários andam a fazer agora e no passado( até nos discursos troca o Benfica com o sporting).
    Apenas se ouve criticar os erros do Rui Costa ( até um adolescente consegue fazer) o que parece dizer que apenas está preocupado consigo e em arranjar um bom tacho.
    Mas a crítica primária que faz ao projeto Benfica Distrit aliando-se a todos os inimigos do Benfica com (independentemente de ser justa a crítica a Rui Costa e ao modo como actuou) memorizando e fazendo críticas destrutivas demonstra que não é só um BLUFF como é tão perigoso para o clube como o Vieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que o anónimo aqui escreve é treta, ou revela desinformação.

      Assim vai ser esta campanha. Montada em cima de muita falsidade.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking