Há umas semanas eu fiz um post, para quem quiser revisitar com a Contribuição do NGB para o Regulamento Geral Eleitoral. São mais de 12 pontos que considerei importantes, redigidos dentro das minhas óbvias limitações técnicas e jurídicas para o efeito, mas o importante - mais do que o formato - era assegurar que os temas estavam na discussão.
Hoje ficámos a saber que o tema está a mexer, inclusivé o PMAG irá ter (e bem) uma reunião amanhã com o candidato João Diogo Manteigas sobre o tema - no seguimento de uma proposta apresentada penso que pela sua candidatura com contributos para o RGE.
Infelizmente, há cerca de 25 anos que não ha debates (em 2021 houve, OK, mas percebem o que quero dizer... foi a ferros arrancado à Direcção). Houve o ultimo entre Vilarinho e Vale e Azevedo, que ainda está na nossa memória, mas desde então, depois em 2003 quando Vilarinho passou a Vieira o testemunho planeado com o Bibi e Vieira desde o início da candidatura em 2000... nunca mais houve nada relevante e Vieira posicionou-se como Rei todo o Poderoso que não precisava prestar contas a ninguém nem mostrar os seus argumentos contra os seus opositores.
Vieira nunca quis debates porque sabia que quanto mais falasse, pior imagem transparecia, mais claro ficava que não era quem queria fazer os sócios achar que era.
Nada disto pode voltar a repetir-se. Os powerpoints aguentam tudo, as folhas de excel também... no conforto dos pulpitos dos seus acólito seguidores, todos os candidatos dizem coisas que todos acham bem e todos aplaudem.
O valor para o SLBenfica está na discussão de diferentes pontos de vista. De uma vez é preciso separar que é possível ser um grande benfiquista tendo um caminho que os demais consideram menos bom. O facto de num debate de ideias o A pensar diferente do B e dizer que a ideia do outro não funciona, jamais pode ser visto como um acto de superioridade ou inferioridade, mas sim discussão de diferentes caminhos para o SLBenfica.
Não há nem nunca vai haver um único caminho para o SLBenfica.
Não há nem nunca vai haver um "salvador" para o futuro do SLBenfica.
Dito isto, eu defendo que a campanha seja mais sobre debates e entrevistas do que passeios por Casas do SLBenfica onde os candidatos nunca puseram os pés em anos de benfiquismo. Esse périplo chega a ser confrangedor para quem está nas casas. Aparecem agora a querer votos e vão desaparecer doravante quer ganhem ou não.
Se querem liderar o Clube e Empresa mais mediáticos de Portugal, têm que ter capacidade de lidar com a exposição, contraditório e capacidade de adaptação a cenários onde as suas ideias são desafiadas e postas à prova.
Querem mostrar a coragem que tanto apregoam? EXIJAM VÁRIOS DEBATES!
Os podcasts querem continuar o bom serviço? CONVIDEM REPRESENTANTES DE CANDIDATURAS PARA DEBATER
A BenficaTV quer ser do Clube e não da Direcção? CONVIDEM PARA DEBATES CANDIDATOS A VICE PRESIDENTES e também CANDIDATOS A PRESIDENTES DA AG E CONSELHO FISCAL
São muitos debates? Então mas as visitas às casas, as idas às televisões não são muitas... mas andar a debater com outros é muito?
O que acham que vão fazer no futuro? Sim... vão passar a ser o alvo dos comentários, das críticas... No futuro, os que hoje são candidatos vão passar a ser os de quem se espera que:
- SE FAZEM BEM NÃO É MAIS QUE A OBRIGAÇÃO
- SE FAZEM MAL SÃO INCOMPETENTES
O que temem os candidatos para não apostar no contraditório?
O que temem os candidatos para não mostrar as equipas?
O que temem os candidatos para não usarem as redes em nome próprio e não por responsáveis de campanha?
Têm a oportunidade de debater entre si sem serem obrigados... porque não dão o exemplo de que querem um Benfica mais proactivo e aberto à participação? A não ser que esperem só participações de gente alinhada....
Se os candidatos temem e não o fazem proactivamente, o que é um mau sinal dado que o exigem (e bem a quem está na liderança), então o RGE tem que ser muito claro:
- Todos os candidatos a cargos de Presidência têm que ter um debate 1:1
- Todos os candidatos a cargos de Presidëncia tëm que participar num debate entre os candidatos todos juntos.
- Todos os candidatos a vice-presidentes devem aceitar a participação em 3 debates temáticos na BenficaTV, ficando a cargo da candidatura nomear o Vice a participar e não podem repetir o elemento participante.
Quem não participar, a sua candidatura não será válida para o dia 25 de Outubro.
Se nada mais desta Contribuição do NGB para o Regulamento Geral Eleitoral, pelo menos asseguremo-nos que os debates são um elemento central e que os sócios escolhem a partir do contraditório e não a partir do populismo
0
Enviar um comentário
O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.