Um dos principais segredos da popularidade do SL Benfica ao longo dos
tempos foi a forma como todos os sócios e adeptos estão ao mesmo nível no
Estádio da Luz ou fora dele, no apoio ao clube.
Não há “doutores” ou “trolhas”. Há benfiquistas. Referi isto nas últimas
semanas.
Festejamos todos juntos, ficamos tristes todos juntos. Não há separações,
fossos ou sentimentos de superioridade.
No entanto, uma pequena franja de benfiquistas identificada/apoiante de
João Noronha Lopes não concorda com isso e tem vindo a insistir que há
benfiquistas de primeira e benfiquistas de segunda.
Critérios como “presenças em AG”, utilização própria do RedPass ou idas aos
jogos fora fazem parte do “cartão de fidelidade” que essa minoria exige que se
implemente.
João Noronha Lopes identifica-se com esse radicalismo do SL Benfica e toma
a dianteira em propor medidas para elitizar o acesso aos jogos na Luz e fora a
uma pequena franja de benfiquistas.


A) Um
trabalhador por turnos que não consegue ir a todos os jogos, deve perder o seu
RedPass, apesar de o pagar todos os anos
B) Um cuidador
familiar de pais ou familiares idosos que não possam estar em todos os jogos
deve ser penalizado e perder o lugar
C) Um pai/mãe
divorciados/solteiros com filhos que não consigam estar em todos os jogos,
perdem o lugar anual
D) Alguém com
uma saúde frágil que não lhe seja favorável ir a um jogo numa noite fria e
chuvosa deve ser penalizado
Estes são alguns exemplos dos benfiquistas que João Noronha Lopes ataca com
as suas medidas.
Para Noronha Lopes, apenas uma elite deve ter acesso aos jogos. Criar um
cartão de “fidelização” e usar o mesmo para medir o benfiquismo é das medidas
mais “anti-Benfica” que já vi.
Penalizar um benfiquista que não possa ir a um ou outro jogo é de um
“anti-benfiquismo” inaceitável.
Além de tornar os adeptos não sócios em benfiquistas de segunda, que só por
sorte poderão ter acesso a bilhetes para os jogos, Noronha Lopes cria nos
sócios um ranking de benfiquismo.
Quer criar um SL Benfica de uma elite, contrariamente ao SL Benfica do
Povo.
O sistema de bilhética deve ser simples, sem rankings. Quem primeiro chega,
primeiro compra. Online deve haver limite ao número de bilhetes que cada um
pode comprar. E já agora, acabar com os bilhetes dados a claques e colocar
disponível todos e qual bilhete desses para a venda em geral.
Noronha Lopes, com este projecto para elites, devia é ser candidato ao
Sporting CP.
Os RED PASS devem ser atribuídos em função das presenças no estádio.
ResponderEliminarÉ um absurdo não dar prioridade de acesso aos RED PASS a quem tem disponibilidade para estar no estádio face a quem não tem essa disponibilidade independentemente dos motivos alegados, que até podem ser válidos.
É um critério de racionalidade que premeia a disponibilidade e presença real do sócio na vida do clube, e não uma disponibilidade teórica e de presença ocasional.
Por mais viva e apaixonada que seja a disponibilidade teórica do sócio para a vida do clube, esta só é verdadeiramente consumada e vivida no seio do clube com a presença efectiva dos sócios.
Conheço vários sócios com RED PASS que por conveniência optam por ver os jogos na TV, não indo ao estádio, enquanto outros continuam à espera de RED PASS e a ter de mais dispender para ver os jogos no estádio.
TAD 1 Benfica 0
EliminarPedro Proença 1 Benfica 0
Sopinha de massas 2 Rui Costa 0
Se o Benfica faz um comunicado oficial para se meter com uma crítica dum candidato, de certeza ABSOLUTA que vai fazer dois comunicados sobre isto, a SuperTaça já começa a ser ganha fora das quatro linhas pelos lagartos.
E viva a centralização dos direitos televisivos.
Não abram a pestana não, e chorem, chorem muito no fim.
Sobre a Supertaça até me admira que se vão o QENDA e o DEBAST também deveriam levar a «equipa maravilha» de arbiragem da final da Taça de Portugal. . .
EliminarO «futebol» português é isto: o «GRAU 0» da credibilidade e da idoneidade. . .
P. S. - Aguardo ainda um INDULTO PRESIDENCIAL que permita, depois de devidamente agraciado em Belém e na Cruz Quebrada-dafundo com a Ordem do Fair-Play-é-uma-Treta, a merecida presença na Supertaça do «AQUI NÓS PISA NA CABEÇA»...
P.S. 2 - Já que querem circo, a 31 de Julho, no Estádio do Algarve, o Benfica DEVERIA fazer comparecer a Equipa B.
🎪
Tudo numa boa.
Eliminarhttps://www.abola.pt/futebol/noticias/rui-costa-com-proenca-e-varandas-na-supertaca-a-decisao-do-benfica-2025072818071736902
Fala o Luís Godinho, mas entre pensamentos profundos lá deve estar a magicar, nós assumimos o erro, mas quem se lixou foi o mexilhão ou seja o Benfica. A prova que assumimos o erro, é que lá vai o Fábio Verdíssimo arbitrar no Algarve.
E o Benfica ainda marca presença nas palestras do Duarte Gomes? Certamente que nunca leram (coitados) as análises às arbitragens que ele fazia na A Bola, que em caso de dúvida, era sempre contra o Benfica e a favor dos adversários.
https://www.abola.pt/futebol/noticias/o-arbitro-da-supertaca-entre-sporting-e-benfica-2025072815501452893
Vale mais tarde que nunca.
EliminarMas já estão a aprender que caladinhos não se vai a lado nenhum.
Desta vez é para elogiar a tomada de posição.
Mas a equipa do Proençote que o Benfica apoiou, vai continuar esta época a fazer nomeações provocatórias. O mal já está feito. Quem basce torto (Proença árbitro) tarde ou nunca se endireita. Como árbitro foi o que se viu, como presidente da Liga foi o que se viu, como presidente da FPF em tão pouco tempo é o que se vê.
https://www.abola.pt/noticias/benfica-arrasa-nomeacao-de-arbitro-da-final-da-supertaca-2025072914190813796
1.º Já fizeste o exercício das medidas positivas e que concordas ou andaste a escolher selectivamente apenas as que não concordas? Se foram só estas as que identificaste que não concordas, então, felizmente, temos de concluir que o programa é de excelente para cima.
ResponderEliminar2.º É impressão minha ou já existem sócios que, em função da sua antiguidade, já têm maior poder de voto do que outros? É impressão minha ou já existe um sistema de privilégio de assiduidade no red pass?
Zero coerência, zero imparcialidade. Assume o teu candidato
Acho sem sentido a argumentação.
ResponderEliminarPor que razão um sócio só porque paga o red pass mas não o usa pode ter o direito de impedir outros sócios de ver o jogo ao vivo?
Não tem sentido! O estádio deve estar sempre cheio sobretudo quando há listas de espera.
Acho correta a medida : quem tem red pass , não o usa e não o deixa usar por outros deve perder o red pass pelo menos durante um certo prazo!
Ninguém impede ninguém de assistir aos jogos. Se tem RedPass e não pode assistir ao jogo, tem duas alternativas:
Eliminar1 - Empresta o RedPass a quem entender
2 - Informa o Clube para vender o lugar para esse jogo e uma percentagem do valor vai ser abatido no pagamento de quotas, na renovação do lugar ou compra de material na loja.
Como vês, ninguém impede ninguém... Basta usar as possibilidades que estão à disposição. E quem tem RedPass tem com certeza conhecimento destas possibilidades.
Isso mesmo, MCRC.
EliminarMas o Shadows odeia o Noronha Lopes, por isso não vale dizer coisas com sentido.
Os exemplos apresentados pelo Shadows são patéticos. Está claro que é a falta de assiduidade que é penalizada - havendo formas de garantir essa assiduidade.
Como também já foi dito antes, este modelo de premiar quem mais vai JÁ É uma realidade. Na venda de jogos do Benfica em campo neutro (exemplo: finais de taça), é feito um ranking com base na presença nos jogos.
Finalmente, o Shadows parece esquecer que existe uma lista de espera no Red Pass. E que o estádio, tal como foi construído (se bem que alguém, na altura, alertou para isso) não permite real extensão.
O Shadows, portanto, prefere beneficiar os sócios que, por antiguidade, garantiram o seu Red Pass, prejudicando os mais jovens ou aqueles que, há alguns anos, não conseguiram comprar lugar.
Finalmente, ao ser crítico com todas as medidas apresentadas para este tema, parece que o Shadows convive na boa com quem explora o seu Red Pass para fazer dinheiro, aproveitando a falta de oferta.
Mais uma pirueta de Shadows, na ânsia cega de bater no seu ódio de estimação.
De nenúfar em nenúfar, Shadows volta a tudo fazer para manter vivo o Vieirismo. Outra vez.
Este Sr candidato é o pior,de certeza que não tem os meus votos
ResponderEliminarSó um candidato, do que se soube depois do jogo frente aos turcos, que desancou na arbitragem encomendada. Para mim, isto tem importância, porque isto já ultrapassou o limite e percebemos que querem voltar a dar passadeira para as osgas. Infelizmente, o mal de muitos benfiquistas hoje é desancar no treinador, no kokçu que não defende mas com bola foi dos melhores da liga se quisermos ligar às estatisticas, à boleia da CS amestrada ávida de lagartedo e pseudo benfiquistas que só enterram mais o clube com opiniões de lixo. Porque pensar de onde vem o mal é difícil.
ResponderEliminarParece que o apito dourado não existiu!, e ninguém entende que levar com mais 50 anos de apitos condicionadíssimos, só mudando a cor da camisola, é uma pedrada naquilo a que se queria como uma competição verdadeira e justa finalmente. Será que o normal seria todo o presidente cá protestar por tudo e mais alguma coisa? Não, e aí, teria rui costa a melhor postura possível como presidente. Mas falhou nos bastidores, quando até acertou em muitos jogadores para o benfica. O pior é que esta liga é viciada. Onde providências cautelares mandam e ninguém da liga ou fpf mete de vez nos regulamentos que fazer uso disso dará direito a perda de pontos...ou mesmo questionar porque os sumaríssimos deixaram de existir, e até nos anos do apito dourado existiam face à gravidade de alguns lances que têm vindo a passar completamente ao lado, como os pisa na cabeça ou qualquer clássico entre osgas e corruptos mores....
A osguização da fpf CD CA liga e APAFs até os corruptos lá de cima já viram que o futuro anda negro para eles....talvez façam melhor a pressão consoante os anos que ficarem a penar, visto que do lado dos presidentes do benfica, tem sido muito dificil exigir demissões. Ainda que eles até para a sua estrutura vão buscar ex-fiscais de linha (logo um do brilhantinas) para educar as equipas desde a formação. Ainda estou para tentar não rir com essa justificação deles. Aulas de como ludibriar árbitros? Ângulos mortos dos árbitros em questões de foras-de-jogo? Como educar a dar cacetada sem ser visto? Grandes técnicas que eles vão aprender......
Noronha lopes....se é uma questão que predomina em grandes clubes europeus, e parecendo-me racional, não estará a pensar mal neste aspeto em concreto, por muito que alguns motivos que condicionem idas ao estádio também sejam válidos.
Qualquer dos candidatos que avise que levará a vassoura para limpar a atual fpf CA etc ganharia facilmente. Era tão benéfico termos um candidato menos dado a politiquices/parecer bem na fotografia e que tomasse finalmente sérias medidas para combater 50 anos de campo inquinado....proença já fez de tudo para a liga não parecer séria e vai saltando de poleiro em poleiro porquê? Porque é que casos que mancham tanto o futebol português foram tratados com providências cautelares e ao fim de 3 ou 4 episódios nefastos, começando no caso palhinha, que daria direito a impugnar campeonato continuam a atestar seriamente a veracidade do vencedor? E isto, além de sorteios batoteiros, não ter estádios prontos a tempo mas ter beneces e desfavores aos rivais diretos, além de concorrências desleais de perdões bancários etc....quanto crime já passou pelo proença e ele deixou tudo na mesma? É dos piores dirigentes do futebol de sempre!
Algumas das medidas relativamente ao uso de RedPass já são antigas ou a memória é selectiva e tudo serve para atacar Noronha Lopes?
ResponderEliminarAlgumas medidas foram implementadas pelo dono do palheiro, quer no uso do RedPass quer noutros. Por exemplo, estou a lembrar-me da vendas de bilhetes para a final da Liga Europa em Amesterdão.
Os detentores de RedPass tiveram a preferência para a aquisição de bilhetes e mais, houve dias específicos de venda para cada grau de RedPass. Lembro-me que comprei o meu bilhete no segundo ou no terceiro dia de venda, após os detentores de camarotes e dos RedPass do segundo anel, cujo nome não me recordo. E só depois a venda foi feita ao público em geral, sendo que estavam disponíveis muito poucos bilhetes.
E não te vi a reclamar nessa altura...
Já se percebeu que tens sempre um ódio de estimação. Nas últimas eleições o bombo foi o Servir o Benfica.
Concordo que tem que haver algumas distinções entre os mais assíduos e os menos. Tive RedPass desde a estreia do estádio (já tinha lugar cativo no antigo estádio) até desistir em 2020 após as eleições e devo ter faltado a não mais de 5 jogos e foi sempre porque tive casamentos ou baptizados em dia de jogos. E bem me custou. E olha, até fui ver um jogo com um ombro partido no trajecto da minha casa para o estádio. E só quando o jogo acabou é que fui ao hospital! Não achas que esta assiduidade, este amor, tem que ter alguma vantagem? Ah! O jogo foi um Benfica - Famalicão para uma das taças, que o Benfica ganhou muito dificilmente por 2-1.
Não vejo, portanto, tanto mal em algumas medidas que premeiem a assiduidade.
Mas pronto, tem que haver sempre um ódio de estimação. No Benfica tem sido sempre assim: Prefere-se o mau conhecido (R.Costa) ao bom por conhecer! Por isso é que o clube tem atravessado o deserto demasiadas vezes para a sua história e poderio!
O Benfica precisa de uma mudança, mas por aqui, vai tudo bem não é preciso mudar nada!
Boas Shadows.
ResponderEliminarA medida pode merecer algumas críticas, mas quando há regateio para se assistir a alguns jogos na Luz, alguns filtros têm que ser utilizados.
O problema não é quem agora tem que fazer alguma coisa para colmatar o excesso de procura.
O problema, a asneira, o apequenamento do Benfica, foi quem passou um estádio de 120 mil lugares para um de metade da lotação, esse é que foi um crime de lesa-Benfica.
Hoje, já todos querem aumentar a lotação do Estádio, até o pai deste crime lesa-Benfica, de seu nome LFV. Mas não foi só ele, eu diria que a grande maioria dos sócios não se importou com isso, foram ludibriados pelo Estádio novo e não quiseram saber da grandeza do Benfica.
Mais, hoje até o autor deste crime lesa-Benfica, já promete dar a BTV de borla aos sócios, não é para rir, ele que fez a "maravilha" de ser o único clube dos chamados grandes a obrigar aos sócios do Benfica a pagar o seu canal, quando o Sporting e o fc porto o ofereciam de borla aos seus sócios e até adeptos. Elitista foi LFV que fez um acordo com a NOS que foi badalado aos 4 ventos e quem se tramou, afinal foram os sócios do Benfica. E quando digo que os sócios e até adeptos do Benfica podiam e deviam ter o canal da BTV de borla, não incluo a transmissão dos jogos de futebol da equipa principal, porque para isso lagartos e andrades também tinham que pagar.
O mal para mim é que andaram a apequenar o nosso Benfica durante estes anos todos, e esta da Benfica TV ser paga pelos sócios e adeptos foi outro grande tiro nos pés. Ou seja, neste aspecto os sócios e adeptos do Benfica foram tratados como - queres ser do Benfica? então paga e bem, muito mais que os outros. Ou se quisermos, os sócios e adeptos do Benfica para verem jogos do Benfica, tinham que pagar a subscrição do cabo, do canal BTV e da sportv, mas se quisessem ver a programação normal da BTV também tinham que pagar. Porquê? Porque o Benfica é um clube de elites e não do povo?
Foram muitos anos a gozar e a roubar os benfiquistas.
Evidentemente que sou por um benfica popular, que se identifique com o povo, isso quer dizer que o red pass é jà por si mesmo muito seletivo, e com isso traz critérios de benfiquismo de gente que investe dinheiro mais que benfiquismo eu sou do tempo em que havia miudos que à entrada pediam aos adultos para os levar ao estàdio, outros tempos eu até concordo que os tempos são outros e que a segurança exige outros padrões mas que diabo o Benfica não pode perder os fundamentais bàsicos da sua existencia senão corremos o risco de vêr o clube como tantos outros desaparecer e não estou a brincar exemplos não faltam Boavista, Belenenses, Girondans de Bordeus, o Lyon, não foi desta mas!!!! o Manchester United mesmo o Marseille o St Etiene enfim são muitos, exemplos não faltam lembrem-se que o dono do palheiro vendeu ou quiz vender as acçoes do clube a investidores que tem tanto de Benfiquismo que o meu gato que esta gente sem escrupulos tentam apoderar-se de uma instituição, que lhes confere um certo poder de representação e isso é visivél através mesmo do dono do palheiro, que quando fez de presidente nem aos jogos aos exterior ia e agora que não faz de presidente até se quer de novo apresentar e porquê porque deixou de existir,
ResponderEliminaras portas da admnistrações fecharam-se agora sofre de solidão o que vale é que não tem que pedir à familia se vai continuar de presidente ouf desta os Benfiquistas podem dormir descansados mas atenção!!!!!
VIVA O BENFICA
Nestas três opiniões de simpatizantes do JNL (nada a dizer, estamos em democracia, onde sempre demos cartas aos outros) acho alguns argumentos sem sentido. a)do BT - é um absurdo...então quem comprar o RP-como se faz? chama-se o sócio para um interrogatório e um juramento para estar no estádio aconteça o que acontecer na sua vida pessoal ou implementa-se uma ditadura que vigie se o sócio faltou por um motivo justificável? (é exagerado mas o que são as vossas opiniões?) CARREGA BENFICA
ResponderEliminarCreio que não entendeu a medida.
EliminarNa aquisição do Red Pass, o que vale é, naturalmente, a lista de espera. Não há outra forma.
Já na renovação anual do Red Pass, pretende-se avaliar se o utilizou devidamente.
Se não o fez, perde o Red Pass… e, caso continue a querer ver jogos do Benfica, tudo bem: vai para a fila de espera.
A medida é, na verdade, democrática e assente no mérito.
Mas como o Shadows TEM Red Pass, quer defender o seu poleiro. E esquece-se que existe muita gente que não tem e queria ter.
Trolhas no Benfica só servem quando o assunto for obras.
ResponderEliminarTudo errado neste post. Estás no lado errado da história.
ResponderEliminarUma crítica completamente parva, usando um exemplo totalmente errado… e que não aponta uma única solução para o problema da falta de lugares disponíveis no estádio, a que se soma a quase total renovação anual dos lugares existentes - mesmo que o detentor não tenha ido uma única vez a um jogo.
ResponderEliminarpois o problema é que este critérios já existem como sistema de distribuição no caso de poucos bilhetes disponíveis, jogos no campos dos outros dois, finais etc, mas pelos vistos isso nunca o escriba.
ResponderEliminare já agora gosto tanto do critério do fica quem chegar primeiro em que a, b e d também nunca obteriam bilhetes.
continua assim que o rui agradece depois nem venhas é com a tua hipocrisia habitual e dizer que o rui não presta.
estas medidas de previlegio para as elites nao sao surpresa. (exemplo dos tais palhacos politicos, radialistas e da TV que se juntam a ele)
ResponderEliminarJa votei no noronha mas desta vez nao.
Para ja estou mais inclinado para o Mayer pois parece-me ser o que representa melhor os valores do Benfica sem comprometer uma transformacao seria e competente do clube e da SAD.
O REDPASS tornou-se um negocio pois ha muita revenda de bilhetes sem sequer haver controlo.
ResponderEliminarAcho que o Benfica deveria ficar com o direito de vender os lugares vagos de redpass, disponibilizando esses lugares 2 hora antes do jogo. Percebo que talvez nao seja facil encontrar um sistema eficaz mas tb nao e impossivel. Por exemplo, os portadores de redpass deverao confirmar a presenca no jogo ate 4 h antes
Devriam tambem acabar com oferta de bilhetes para amigos e convidados.
A compra de ilhetes indiciduais deve ser por ordem de chegada e estarem limitadas as vendas a 2 por pessoa (excepto se houver menores)
ResponderEliminarPara os redpass devem ser por prioridade com respeito a antiguidade enquanto socios