O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 25 de julho de 2025

Exigir tudo (está bem), mas temos que fazer a nossa parte!

. 7 comentários

Hoje, pelos motivos errados, um benfiquista dizia num artigo de opinião no CM que faltam adultos na sala a propósito das eleições.

Bom, não sei se faltam adultos na sala, mas sei que falta muito entendimento a todos de como funciona o eleitor, o benfiquista que vota.

Os candidatos e recandidato alicerçaram as suas campanhas nas redes sociais e nas estruturas de "voluntários alinhados". Um simile ao que acontece na política que usa os "jotas" para fazer barulho e dar uma sensação de dimensão e relevância aos menos informados... mas também um caminho curto de serem os candidatos que vão resolver todos os problemas que todos os dias são expostos nas redes.

Ora, se por um lado é profundamente demagogo achar que se vai resolver todos os problemas, por outro lado, é profundamente infantil achar que quem diz que o faz... o vai fazer.

É daqui que vem o maior problema: Os candidatos, e parece que a Direcção em funções passou a assumir o mesmo formato, estão a trabalhar para as redes sociais. Para satisfazer todos os que diariamente escrevem nas redes não porque gostam de comentar ou discutir as suas opiniões, mas sim porque gostam de validação... o que escrevem é inabalável.. e quem não o abalar é o certo.

É comum ler-se e ainda há dias a propósito de um comunicado de um candidato lia-se isto numa rede social (e iriam ficar surpreendidos com a quantidade de gente que concordou): "Isto sim é querer um Benfica mais democrático. Quem não concordar com isto só pode ser burro ou avençado"

Acho que a piada se faz sozinha... não preciso explicar.

Mas queremos realmente discutir e decidir as eleições pelas redes sociais? Será que não aprendemos nada em 2020? Já que gostam de comparar as eleições no Sport Lisboa e Benfica às eleições de Estado até camarárias, já devíamos saber que o sócio normal, o votante normal melhor dito, não anda a fazer escatologia das palavras dos candidatos. Não vai aos encontros nas Casas, não lê sequer a noticia toda do jornal... lê "as (letras) gordas". Não ouvem entrevistas de 15min a meio do dia ou ao final do dia.

Se quiserem pelo exemplo do Benfica District, para o sócio normal - alheado do lixo tóxico das redes sociais (e são a grande maioria), ninguém quer saber do que diz o Moedas, o vereador, ou sequer o Rui Costa, do comunicado, se dos dois meios do clube ou com pombos correio. Gostaram (ou não) e segue jogo... nem se vão lembrar disso, se mais ninguém os lembrar, quando a bola começar a rolar. 

O que faz falta, na verdade, é os candidatos apregoarem o que gostam de exigir: Deixem de "actuar" em ambientes controlados, saiam das das redes sociais e vão falar do vosso projecto com quem discorda dele ou não tem segurança que sejam a melhor opção.

Os candidatos sairão reforçados se se sujeitarem - em nome próprio e não com entourages de comunicação - ao contraditório... ouvir porque outros discordam e tentar melhorar ou explicar-lhes porque a sua ideia é mais forte.

Deixem de falar em grupinhos de apoiantes e em áreas de simpatia onde todos batem palmas, incentivem os apoiantes que estamos todos pelo Benfica e que todas as ideias são boas, que é legítimo escolher caminhos diferentes... mas para isso precisamos conhecer "a marca de água" de cada um.

Já chega de andar a fazer favores e promessas aos sócios que depois não vão cumprir. Chega de demagogia para as redes sociais... DE TODOS, incluindo do Clube.

Vão discutir o Benfica! Vão falar das vossas forças e entender onde estão as fragilidades que têm que melhorar... sim, apoiantes... desculpem dar-vos essa noticia: Todas as candidaturas têm e terão fragilidades e coisas que serão piores que as dos outros. É a vida... andarem a bater uns nos outros a tentar inventar o mundo perfeito é a receita para o falhanço no dia 1 depois de ser eleito.

Os candidatos (incluindo o recandidato) parecem aqueles treinadores que passam a semana a treinar em situações de ataque de 3 para 0 (só com o guarda-redes pela frente) e depois ao Domingo não sabem o que fazer quando apanham os blocos baixos de 6 defesas. É que agora são tudo flores, todos batem palmas e todos acham bem a tudo... o PowerPoint aguenta tudo, o word aguenta tudo, o Excel aguenta tudo... os discursos que demoram horas a escrever são todos lindos. 

O problema é que depois de eleitos, a vida real não é assim... todos falam em proximidade e transparência, se calhar devia começar nas campanhas: proximidade com quem pensa diferente. Porque depois já todos sabemos que quando forem para lá e tiverem que aguentar os comentários críticos e sempre inflamados (muitas vezes insultuosos ou jocosos) lá se vai a proximidade apregoada...

Por isso, Candidatos e Recandidato, deixem as redes e vão para o mundo real, vão falar com quem pensa diferente, organizem conversas e tertúlias entre vocês para discutir o clube. Temos que votar em equipas, linhas de pensamento e compromissos... não em pessoas ou estratégias bonitas. Porque no futuro não queremos voltar a ser orquestrados com estratégias como no passado - mais tácticas à Vieira, não

Assim vai ganhar o Benfica

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. O GB continua a criticar os candidatos, pelo que fazem e não fazem, apesar de ainda não estarmos em campanha… nem sabermos se todos os candidatos já se apresentaram.

    Afinal, Vieira é ou não é candidato?
    Afinal, Mauro Xavier é ou não é candidato?
    E serão estas duas decisões tomadas de forma separada, ou conjunta?

    Mais que criticar o que os candidatos no terreno fazem ou não fazem, não seria muito mais criticável… criticar quem ainda nem sequer divulgou se é ou não candidato?!


    Quanto à crítica em concreto, que sugere o GB? Acha que os candidatos estão apenas nas redes sociais, apenas nas casas do Benfica, apenas em eventos fechados…
    Muito bem.
    Qual era a alternativa, caro GB?
    Comícios na rua? Brincamos? Acha possível?
    Arrendar um espaço para falar? Têm feito.
    Ir para as TVs? Já foi esclarecido, por 2 candidatos (Manteigas e Cristóvão), numa entrevista (conjunta, por sinal, à SIC, que só não vão mais vezes porque não são convidados!
    E mesmo essa entrevista, curta, a dois, revela uma armadilha. Não só expõe os dois, um ao outro; como o teor era comentar o Benfica District.
    Qual a posição dos candidatos? Criticam e são do contra. Aplaudem e não são diferentes da direção em funções.

    Sempre a malhar, contra quem tem zero meios, paga tudo o que faz do seu bolso, tenta lutar contra uma direção com total e despudorado controlo e acesso a uma estação de TV, uma App no telemóvel de todos os adeptos, um corpo de jornalistas residente na Luz e no Seixal.


    Critique a direção. Continua sem publicar o regulamento eleitoral.
    Critique os candidatos cobrardes que ainda não se anunciaram.
    Deixe em paz quem está a fazer pela vida, em pre-campanha!

    ResponderEliminar
  2. Vou, obviamente, passar a frente as provocações e as conversas sobre quem não está. Quem não está não é assunto. PONTO! Ja apresentei a minha posição sobre Vieira ser candidato. nao vou dar mais palco a quem considero que não o deve ter.

    Quanto ao conteudo do post, a alternativa está toda exposta aqui se quiser ler:
    https://geracaobenfica.blogspot.com/2025/07/rge-se-nada-mais-se-focarem-isto-nao.html

    organizem encontros e convidem outras candidaturas, vao a podcasts com outros candidatos. Ponham apoiantes de diferentes candidaturas no mesmo espaço a dialogar sobre ideias. Recusem entrevistas sozinhos e aceitem quando estão representantes de outras candidaturas. Fomentem o debate de ideaias e compromissos e nao apenas a arte de comunicação do "Rei Salvador".
    Quer que continue?

    quanto à critica, eu critico o que eu acho que está mal. Elogio o que considero estar bem. Ignoro o que considerar que não é assunto. O meu amigo pode sempre ter a alterantiva de não vir ler ou nao comentar. Se quiser comentar para debater pontos de vista, é bem-vindo, para me dar liçoes, pode poupar o seu tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. seria muito pedir debates entre candidatos? e pedir justificações de se gastarem milhares sem resultados desportivos?isso sim sao discussoes de adultos. o resto é espalhar vaidade...

      Eliminar
  3. Nao percebo a razão de tanto post sobre as eleições quando, no final, vais, como sempre e supostamente, votar em branco. E depois criticas quem anda aí a apregoar um mundo ideal irreal.

    ResponderEliminar
  4. João Manteigas X  Martim Mayer Coutinho
       Depois do que já ouvi, considero os dois muito bem preparados e conhecedores do que é o BENFICA, o GLORIOSO, Cristóvão Carvalho também o considero um Benfiquista a sério, alguém que também pode dar o seu contributo. LFV , não considero, é passado, João Noronha Lopes, tem bom discurso, é Benfiquista, mas tem sido superficial, não sei se por estratégia... RC, é BENFIQUISTA, excelente jogador, como Gestor nem tanto, creio que se deslumbra e não se rodeou de pessoas que lhe acrescentassem algo para o complementarem em áreas sobre as quais não domina, optou pela propaganda tipo partido político, provavelmente aconselhado por alguém ligado à comunicação e marketing da política e tendo do seu lado contatos com a comunicação social alinha pelo folclore, e propaganda de angariar votos de qualquer maneira. Desde que não envolvesse milhões em tudo isso tudo bem, mas tendo a necessidade de vender jogadores: João Neves, Ramos e outros, o passivo aumentar, não ter um plano de saneamento de custos, continuando num percurso de que p´ra frente é que é caminho e logo e vê, é uma gestão de alto risco e pode não acabar bem. Tem vantagem por estar na panela, ter ferramentas de manipulação que os outros não têm, tem uma rede de comunicação montada, mas os sócios, têm que separar o trigo do joio, aproveitar os candidatos disponíveis, BENFIQUISTAS, e votarem em quem confiem, que considerem ser o melhor para o GLORIOSO, que somos todos NÓS.
    JHG

    ResponderEliminar
  5. A postura do sr. macdonalds tem sido uma autêntica vergonha, não tem arcaboiço para comandar os destinos do Benfica, não sei o que certos benquistas vêem neste nabo.

    ResponderEliminar
  6. "Deixem de falar em grupinhos de apoiantes e em áreas de simpatia onde todos batem palmas"
    Isso é tudo muito bonito se os candidatos tivessem iguais oportunidades.
    Existe um que é só estalar os dedos e aparece a dar entrevistas na TV e no jornal que quer.
    Existe outro que não necessita disso, porque usa os meios do clube em proveito da própria candidatura.
    E depois existem os outros que estão a fazer pela vida. Ou achas que se estes se voluntariarem a ir dar uma entrevista sozinho, a um qualquer canal de TV, são chamados?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking