O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 9 de janeiro de 2021

O elogio aos rivais! E como seria facil ao SLBenfica fazer melhor ainda...

Avatar
 ●  25 comentários  ● 

O SCBraga e SportingCP merecem o meu elogio! O FCPorto obviamente que jamais vai merecer o meu elogio por ser um clube onde o crime e a corrupção chegam antes do que se possa fazer bem...

Ao SportingCP não há muito para elogiar... estão com uma boa imprensa que parece que fazem com que cada resultado do clube seja uma vitória espetacular, facto que a generalidade dos adeptos se deixam levar porque são poucos, muito poucos, os não sportinguistas que veem os jogos do Sporting.

Na verdade o Sporting tem um vector  a elogiar que é a atitude e garra de um grupo de jogadores que, como o seu treinador, nunca ganharam nada nem sequer ficaram perto... Ao contrário do que dizem os benfiquistas, muito poucos (se é que algum) jogadores teriam lugar no SLBenfica e vamos confirmar isso mesmo no jogo do final deste mês - o que não significa que não sejam jogadores de qualidade.

Porém a vontade ganha jogos, mas é a regularidade e as soluções que ganham campeonatos... e isso o Sporting não tem. O Sporting são, acima de tudo, quatro jogadores: Palhinha, João Mario, Pedro Gonçalves e Nuno Santos... e quando conseguem anular dois destes quatro jogadores, assistimos a jogos como os que recentemente vimos com o Belenenses e Braga onde o Sporting ganhou porque foi eficaz, não porque tenha sido melhor.

Ruben Amorim, agora muito elogiado como super treinador, nunca ganhou nada nem nunca teve sustentabilidade no seu trabalho. Casa Pia, Braga, Sporting... nunca esteve tempo suficiente para lidar consigo próprio e com a sequência do que faz. Dizer que é um bom treinador é... apenas abuso.

A nivel de jogadores, não há também muitos elogios a fazer... limitaram-se a contratar dois jogadores que se destacaram em clubes do primeiro terço da tabela e apenas porque FCPorto e SLBenfica não quiseram - porque ambos tinham mais argumentos.


Um clube que sim eu gostaria de ressalvar é o SCBraga!!! Com um modelo de jogo consolidado, maioritariamente acertam nos treinadores há bastante tempo - foram eles quem apostou primeiro em Jesus, Abel, Amorim... e Carlos Carvalhal parece ser o treinador ideal para o projecto deles.

Porém o que mais destaco é a política de scouting (liderada por Paulo Meneses, se não estou em erro. Trata-se de um ex Sporting que já tinha sido scout no Braga e que foi levado para Alvalade por Carlos Freitas e que voltou a Braga para liderar o scouting).

Além de qualidade na "captura" de jogadores do campeonato nacional (foi lá que Palhinha "apareceu" depois de excomungado pelo Sporting, sem esquecer os irmão Horta, Iuri Medeiros, Galeno, João Novais, Esgaio... isto só para falar nos mais recentes), mas também alguns valores da formação como Trincão e outros ainda menos conhecidos que já estão a integrar o plantel... e agora na capacidade de contratar bem fora como são exemplos as boas contratações de Dion McGhee ou de Al Musrati e por pouco não tinham capturado Ruben Vinagre por emprestimo do Wolves - mas o controlo do Famalicão pelo Mendes falou mais alto.

Obviamente que muito poucos - se é que algum - destes jogadores poderia jogar no SLBenfica, se não quisermos que a ambição seja unicamente ser campeão nacional ou se acharmos que a exposição mediática diária que se tem no SLBenfica é irrelevante face ao que acontece nestes clubes. 

Quando se fala nestes jogadores e na forma como "não é o mesmo jogar no Famalicão ou no SLBenfica"... o problema não é a qualidade futebolistica, mas as pressão externa a que são sujeitos diariamente. O SLBenfica é o clube mais escrutinado de Portugal - é o que é! Por isso entrar em campo com aquela camisola (especialmente quando há publico) é infinitamente mais complicado do que jogar no Braga.

E não me venham com "ah mas olha o Pedro Gonçalves no Sporting" porque (infelizmente) também já não é muito diferente ser jogador ou treinador do Sporting ou do SCBraga... foi essa a herança deixada por artistas como Godinho Lopes, Bruno de Carvalho ou mesmo este artista do Frederico Varandas.


Onde quero chegar é que se o SLBenfica montasse um modelo de liderança forte no futebol - alguém que seja um lider e que qualquer treinador entenda que é o verdadeiro lider entendido do futebol do SLBenfica, muito mudaria no nosso futuro.

A maior contratação que o SLBenfica poderia ter - e meu Deus como já vamos atrasados - seria um lider do futebol do SLBenfica. Obviamente que a escolha natural é Rui Costa, mas este já demonstrou diversas vezes não ser capaz de descolar de Luis Filipe Vieira e da sua dependência (haverão factores externos que o justifiquem?) - isso seria claramente o melhor para o SLBenfica.

Ter um lider que interprete, porque sabe de futebol, as necessidades do treinador e lhas possa gerir de forma inteligente, unindo a formação, o mercado nacional e o scouting.

Isto seria o que nos poderia permitir, por exemplo, "poupar" dinheiro num novo 8 e procurar estruturar a entrada de Paulo Bernardo na equipa - um jogador que tem sido o MVP de todos os jogos do Benfica B (mesmo quando perdemos, é o melhor em campo das duas equipas). No campeonato nacional já vimos passar o Kraev, por exemplo, que voltou à Dinamarca e que poderia ter sido uma aposta interessante... o próprio Al Musrati ou o Taremi poderiam estar no SLBenfica como alternativas muito válidas aos titulares (reduzindo o orçamento e permitindo investimentos mais centrados).

FALTA-NOS UM LIDER! É A CONTRATAÇÃO MAIS URGENTE A ASSEGURAR NOS PROXIMOS DIAS.

Não temos responsável pelo futebol, não temos Director Geral, não temos Boto no scouting, perdemos o responsável pelo scouting no Brasil... e nada disto foi substituido de forma adecuada.

ABRE OS OLHOS VIEIRA! 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Terá Pedro Pinto transformado Jesus? A COVID e um jogo para os haters de Weigl, Otamendi e Gilberto

Avatar
 ●  22 comentários  ● 

Voltou a não ser um jogo brilhante, longe disso... mas poderia ter sido. Como muito bem disse o "regressado" Jorge Jesus, estivemos muito bem defensivamente (Gilberto, Otamendi e Weigl bastante bem, mas já la vamos), só que no ultimo terço basicamente não terminamos as jogadas. Como disse (e bem) Jorge Jesus... pode até não dar golo, mas é preciso começar a definir e concluir as jogadas.

Depois do jogo com o FCPorto, Otamendi e Weigl - mesmo sem deslumbrar - voltaram a estar a muito bom nível, assim como Gilberto que passo a passo vai ganhando maior qualidade e relevância no seu futebol que (obviamente) ainda tem algumas falhas imperdoáveis... mas nada que não vejamos em vários jogadores que temos como "de qualidade".

Foi um jogo complicado para os haters destes três "ódios de estimação" no plantel do SLBenfica... nos quais tenho que me incluir pois não esperava ver este rendimento por parte destes jogadores que eu dava por "perdidos". Mas eu sou dos que não se importa nada de "dar o braço a torcer" nestas situações.

Outro elemento também de destaque é o facto de que a equipa parece "durar" cada vez mais
. Depois dos impactos do COVID (momento da queda de rendimento da equipa em que perdemos a liderança) a equipa deixou de "aguentar" sequer 45min - muitas vezes diziamos que a equipa fazia 45min (ou nem isso) e depois quebrava...

Pois hoje pareceu efectivamente durar já bastante mais - praticamente todo jogo diria eu - e com o elemento adicional de que não perderam a vontade de marcar o segundo golo no final - o que acabou por acontecer.

Há a assinalar uma subida de rendimento, que me parece que se verá de forma mais efectiva nos jogos com as equipas de maior qualidade: FCPorto (15/01); SCBraga (20/01 - TL) e SportingCP (31/01) - Com sucesso nestes jogos, chegaremos ao final de Janeiro a 1 ponto do Sporting, com 3 de avanço do FCPorto e na final da Taça da Liga... antes de um Fevereiro com Guimarães e Arsenal (2x) e entrar na 2a volta da Liga.

Outro ponto relevante Jorge Jesus explicou também na conferência de imprensa o impacto que teve na preparação e rendimento da equipa os já 13 jogadores que se viram infectados com a COVID19. Pois é, 13!!!! Só entre os titulares de hoje foram quatro (Darwin, Weigl, Pizzi e Seferovic).

Além do impacto no contexto emocional e no receio dos jogadores em ambiente de treino, há também os impactos físicos e de forma de cada jogador. Este não é um tema novo e tem sido exposto a nível internacional como hoje foi indicado face à situação de Mbappe:

Os especialistas do PSG acabam de dar conta disso a propósito da baixa de rendimento de Mbappé (que basicamente está a passar pelo mesmo "baixão" que tem Darwin...):

"Devíamos pensar que ele teve covid-19. Nos nossos estudos estamos a tentar averiguar se pode aparecer fadiga, mesmo em pessoas que não tiveram sintomas, ou se o sistema nervoso pode ser alterado com um alto nível de esforço. Talvez seja uma parte das sequelas da doença. Além disso, muitos jogadores que tiveram covid-19 são uma sombra de si próprios, isto não acontece apenas em França", disse o especialista em cansaço, o Dr. Jean-Bernard Fabre, ao jornal 'Le Parisien'.

Para resolver o problema, o médico diz que é importante perceber a sua origem. "É excesso de treino ou está ligado ao coronavírus? Serão ambos?", questiona.

Os efeitos da covid são uma questão que preocupa os médicos de muitas equipas um pouco por todo o Mundo. "Todos temos essa preocupação. Se existe uma infeção no pulmão, a pessoa também sofreu sequelas ao nível da capacidade pulmonar. Outros pequenos sintomas, como a falta de olfato ou de paladar, também podem ter influência ao nível da alimentação", contou ao jornal espanhol 'As' o chefe do departamento médico do Elche, César Quesada.

Pode continuar a haver gente que considera uma "manobra de diversão", mas infelizmente parece cada vez mais real que há quem anda a "jogar com a COVID" - sendo que duvido que os próprios jogadores nesse clubes saibam da situação quando estão assintomáticos. 

Há uns anos atrás houve um clube "por aí" que ficou famoso por dar aos jogadores um fármaco artesanal que fazia dos jogadores autênticos animais em campo. A internet está cheia de relatos de jogadores estrangeiros - e até um ou outro relato de alguns portugueses - que contavam que depois de tomarem "aquilo" sentiam-se capazes de conquistar o mundo... ainda que nos dias seguintes isso resultasse de forma complicada e o uso consecutivo os deixasse em situações complicadas. Um deles chegou a dizer-nos para vermos como uma determinada geração desse clube - em especial os que mais anos ali jogaram - hoje em dia são praticamente todos... carecas! 

Obviamente que dará muito jeito agora ocultar casos de COVID, colmatá-los com fármacos que estimulam o metabolismo dos atletas (como sempre se fez), algo que - a ser real é lamentável que haja gente a "jogar" com a saude de jogadores (e continuo a querer acreditar que tudo não passe de coincidências muito factuais e infelizes).

Já que falamos em coincidências... eis mais uma jornada com a coincidência de um ex-jogador do FCPorto cometer um penalty descarado (já nem se dão ao trabalho de disfarçar estas situações) que coloca o FCPorto na frente do marcador e, com isso, permitir ao clube do treinador que PEDIU AOS ÁRBITROS PARA MARCAREM MAIS PENALTIS A SEU FAVOR pudesse enfrentar o jogo de forma tranquila. Assim tudo fico mais fácil...

... A ver se passa a COVID para poderem celebrar nos Aliados o Record Mundial de Penaltis.


O FCPorto hoje conseguiu jogar pior que o SLBenfica e inclusivamente ter menos oportunidades que golos... mas houver "outra equipa" que teve as suas oportunidades e ajudou.

Benfica - Tondela: PROVEM QUE ESTAMOS ENGANADOS!

Avatar
 ●  32 comentários  ● 

Cada vez mais adeptos concordam que há VACAS SAGRADAS DO PLANTEL (e eu não tenho vergonha de os identificar - e desejar que um por um me provem em campo que estou enganado): Pizzi e André Almeida à cabeça. Rafa, Samaris e Gabriel mas também Grimaldo.

Na minha opinião são, em campo, os responsáveis pela falta de determinação, liderança, compromisso, empenho nos limites.

O Benfica tem jogadores muito talentosos... mas o talento quer dizer pouco quando os adversários entram com mais foco, determinação, mais vontade, mais coração... eles decidem que não aceitam resignar-se... 

No passado recente estes mesmos jogadores lideraram precisamente a união do talento que têm com uma postura determinada, empenhada, focada e que não aceita perder e muito menos "apenas ganhar"... então serão (novamente) imparáveis. NINGUÉM SERÁ CAPAZ DE NOS FAZER FRENTE ASSIM!

Querem ser apenas mais um jogador do Benfica, com a cagança de se sentirem superiores ao clube?

Chegaram ao topo com os titulos no SLBenfica!? Sim! Todos os celebrámos! Mas o mais forte não é o que chega ao topo... é o que acorda todos os dias determinado a manter-se no topo e a estabelecer objectivos e ambições cada vez maiores, cada vez mais desafiantes, cada vez mais altos.

DEIXEM O CORAÇÃO EM CAMPO!

FAÇAM OS ADVERSÁRIOS LEMBRAR-SE DE QUEM É O BENFICA!

VAMOOOOOOOOOOOOOOOS! CARREGA BENFICA!

Segue a "Palhaçada" entre o Portimonense e o FCPorto, que descobriu o COVID no NGB

Avatar
 ●  46 comentários  ● 

Em 2018, o FCPorto meteu 12M€ no Portimonense. Bom "meteu" com aspas muito grandes porque na verdade, o Portimonense meses depois queixava-se que os sete milhões por Paulinho e os cinco milhões por Ewerton tardavam em chegar: 

 "Indicaram-nos que não podem cumprir o acordado, devido a limitações financeiras", confirmou Rodiney Sampaio, presidente da SAD ao Record meses depois.

Como em casos anteriores de outros jogadores... estes dois jogadores regressam agora ao Portimonense com a "maquina de lavar" em perfeito funcionamento... numa palhaçada à qual o Min Publico, a Policia Judiciária, a Liga e a FPF teimam em fechar os olhos... fosse no Benfica e teriamos materia para jornais todos os dias.

Aliás, tivesse sido no SLBenfica que Nakajima (24M) e Jose Luis (12M) não tivessem justificado e saído sem o clube receber o valor investido... e teriamos acusações de gestão desportiva vergonhosa durante meses... Mas como é no FCPorto é tudo bem feito!

Por falar em FCPorto, depois de termos adivinhado o COVID19 em Claudio Ramos, parece que adivinhámos também a infeção do Carraça! Não se tratasse da saúde de dois seres humanos e isto seria para rir às gargalhadas com tamanha vergonha e crime.

Para dar um pouco mais de "dimensão" à situação juntaram-lhe agora o Fabio Vieira, que leva 154min no campeonato em 10 jogos, a uma média de 15min por jogo.

É caso para dizer que a COVID19 no FCPorto não só só foi descoberta depois da denuncia do NGB, como só ocorre em jogadores com poucos minutos de jogo, o que deveria ser um caso de estudo... pois isto pode ajudar a descobrir a cura para a doença, pelos vistos.

Mas não fica por aqui, parece que ao afectar um titular... conseguem que seja direccionado para um jogador cujo substituto na posição é... o melhor jogador da equipa. Bolas! Realmente são um clube diferente... não só conseguem que só afecte os menos utilizados, como ao afectar um titular pela primeira vez quase um ano depois do início da pandemia... foi um que pode ser substituido pelo melhor jogador da equipa.

Se eu fosse à Graça Freitas chamava os artífices do FCPorto para curar a COVID19 no Mundo. 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Oh Dra Ana Gomes? E agora? Não há lavagem de dinheiro no FCPorto?

Avatar
 ●  36 comentários  ● 


Um jogador avaliado pelo FCPorto em 24M€ quando o comprou há cerca de ano e meio... depois de 1300 minutos jogados na época passada e cerca de 280 minutos este ano... sai agora para o Al-Ain emprestado e com uma valorização de quase 80%... ou seja, uma valorização de 16M€ o que dá quase uma valorização de 1M€ por cada 100 minutos jogados.

MAS ALGUÉM ACREDITA NESTA MENTIRA?

É outra mentira igual à dos milhões do Fabio Silva por 40M... Mas a Ana Gomes não fala agora!!! Está ocupada com as Presidenciais, onde continua a fazer figuras tristes.

Rui Vitória de Regresso ao SLBenfica?

Avatar
 ●  52 comentários  ● 

Bem sei que Rui Vitória tem muitos "haters". Eu sou dos que entendeu que a dada altura já não havia forma de o manter - especialmente quando Vieira o abandonou como fez com Bruno Lage e agora com Jesus e já antes tinha feito com Camacho, Quique e até Santos...


Mas mantenho tudo que disse sobre ele - e que o confirmou no campeonato vencido de forma superior a Jorge Jesus e ao "All In" de Bruno de Carvalho... mesmo jogando debaixo de fogo de todos os que adoravam Jesus e também por parte do próprio Jesus e do "louco" do Bruno de Carvalho.

Rui Vitória seria, na minha opinião, um excelente substituto de... Tiago Pinto!

"Ah mas o Jorge Jesus" é a primeira coisa que ocorrerá a muitos... pois, mas aqui é onde Luis Filipe Vieira, se quer ter uma liderança no futebol, tem que fazer entender a Jorge Jesus que tem que ser parte da equipa e entender as hierarquias e o director geral para o futebol não tem que ser visto como seu chefe, mas Vieira não pode (sob nenhuma circunstância) sobrepor-se à sua liderança.

Se só pode ser funcionário do futebol do SLBenfica quem Jorge Jesus quiser... insisto no que digo desde que entrou na primeira vez no SLBenfica: NÃO SERVE PARA O SLBENFICA!

Mas se quer ser parte da solução, a capacidade de Rui Vitória entender o futebol, a organização do clube, os jovens, as necessidades da equipa de futebol, o percurso com títulos, etc... É UMA CLARA MAIS-VALIA!

Pensando bem e de forma profunda - algo que espero que o SLBenfica esteja a fazer também -  identifico em Rui Vitória a melhor escolha para a função anteriormente de Tiago Pinto (com a vantagem que trabalhou com ele e conhece o que de bom - e menos bom - foi feito e pode ser aplicado e continuado e melhorado...).

Aliás, recomendaria que Rui Vitória fosse Director Geral para o futebol - com supervisão sobre TODO o futebol do SLBenfica (profissional, formação e feminino) sob a liderança directa do Presidente da SAD, ou seja, como sendo o homem forte do futebol SLBenfica trabalhando directamente com Rui Costa (vice-presidente e responsável pelo futebol na SAD).

Fica a dica, Sr. Luis Filipe Vieira

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Jorge Jesus? Rua obviamente!

Avatar
 ●  101 comentários  ● 

 



Desde a eliminação com o PAOK que peço a demissão de Jorge Jesus. Aliás, eu pedi foi que ele nem sequer fosse contratado. Ao contrário de muitos malabaristas, eu peço a demissão de Jorge Jesus desde o seu segundo ano de SL Benfica! Não lhe reconheço competência para ser treinador do SL Benfica.

Infelizmente, os benfiquistas perderam a exigência e agora preferem ser fãs de alguém que fanáticos do SL Benfica.

Por isso, mesmo vendo o clube afundar, não se vê uma grande indignação entre os benfiquistas.

Mas adiante. A época só se salva com o despedimento de Jorge Jesus. Cada jogo que lá ficar será mais uma tortura para todos nós.

ALém disso, Jorge Jesus nem sequer está concentrado ou focado no clube. A sua cabeça não está cá. Está no Brasil. Ele sabe disso mas como não quer abdicar da indemnização, vamos ver o futebol cada vez pior e assistir a um SCP a lutar como nunca com um treinador competente no banco, vamos ver um FCP a ser levado ao colo para os milhões da Champions sem os quais fecha portas, e ver até um SC Braga também ajudado pelo sistema a progredir.

Querem salvar o SL Benfica? Isso começa por fazer cair Jorge Jesus. Mas é só o princípio.

Há que fazer uma limpeza de balneário, onde estão jogadores medíocres e estão jogadores que se acham vedetas do SL Benfica. Nem uns nem outros têm lugar no SL Benfica.

Depois vamos a Luis Filipe Vieira, a Rui Costa e a todo o entulho que mina o SL Benfica.

Não posso deixar de me rir ao ler textos a falar de liderança por alguém que ainda em Outubro dizia que a sua solução para esta temporada eram... Rui Costa e Jorge Jesus! Estão a gozar?!

Alguém que queria mudar mas a sua solução era manter toda a gente e por isso nem um nome anunciou para o futebol ou para a SAD?

Por isso é que digo que para tirar de lá Vieira tem que ser em eleições e com gente com ideias sérias e não fantoches sem ideias que são apenas o eco de outros.

Não sei onde está a supresa sobre o que está a acontecer no SL Benfica. Era previsível. Tudo.
Começando em Jorge Jesus. 

JJ vs LFV, o braço de ferro já começou há muito!

Avatar
 ●  33 comentários  ● 

As pessoas têm memória curta, mas quando Weigl chegou ao Benfica o ano passado, éramos líderes destacados do campeonato com 6 pontos de avanço sobre o FCPorto.

Vou culpar Weigl pelo descalabro? Claro que não. Mas gostava de saber quem é que no Benfica achou que Weigl era uma pedra essencial que precisava de ser contratada por tanto dinheiro, e tão essencial que precisava de chegar e ser logo titular como aconteceu. A verdade é que culpa ou não de Weigl, a derrocada começou a partir daí. Quem é que contratou Weigl?! Foi Lage?! Duvido!

Pior, o tal scouting do clube dos 10 anos à frente da concorrência contratou Weigl como 6, para umas semanas depois se perceber que afinal o homem não era 6! Um pequeníssimo pormenor que nos custou 20 milhões de euros! E que nos custou também um Gabriel que era jogador de bom nível antes de Weigl e que desvalorizou muitíssimo quando Weigl o empurrou para funções que não são as suas!

Este ano contratou-se Jesus! Ah e tal que isto ia ser um arraso! Lembro-me bem das curtas palavras de Vieira na hora da apresentação dirigidas a JJ: “Prometo que tudo vamos fazer para satisfazer os teus desejos!” Mas o dinheiro já tinha sido quase todo gasto, não só num Weigl mas também num Pedrinho, mais uma que ninguém entende!!

O treinador que por exemplo só queria Lucas Veríssimo para juntar ao Ruben, mas que levou com o Vertonghen e o Ottamendi. Ok, teve input nas contratações de Cebolinha e Gilberto, e provavelmente também Darwin, mas contas feitas o dedo de JJ na construção deste plantel apesar de tanto dinheiro gasto é muito curto!

Contas feitas, para JJ ter o que conseguiu ter, teve de se desfazer do seu melhor central. O tal mundos e fundos que LFV lhe prometeu foi afinal... campanha eleitoral, como sempre aqui dissemos. JJ sente-se enganado, e com todo o direito!

Mas dito isto, não pretendo desculpabilizar JJ. Até hoje mostrou muito pouco e tem cometido na minha opinião erros crassos, gerindo os jogadores que tem. É fácil escrever aqui uma narrativa sobre o trabalho de JJ baseado nos jogadores que não tem, mas a verdade é que é sua função adaptar-se ao que tem, e não o tem feito.

Mas só alguém muito desatento não percebe que o braço de ferro JJ vs LFV já começou há muito, e que não vai acabar bem. JJ quer jogadores para o seu sistema. LFV quer o sistema adaptado aos jogadores que há. Mas todos sabemos, JJ não vai mudar sistema nenhum, e se morrer vai ser com as suas ideias.

Bom, contas feitas, o Benfica continua a não ter um “6”! Mete pena ver o Benfica das segundas partes quando Taarbat estoira. Mete pena ver um suposto candidato ao título sem qualquer capacidade de segurar a bola no meio, mete pena ver Rafas, Cebolinhas, Waldschmidts, Grimaldos, Diogos Gonçalves sem quilos e sem qualquer capacidade de bater de frente com quem lhes aparece pela frente.

Pergunto: Este meio campo tem grande margem de progressão? Alguém acredita que daqui a 4 semanas vai estar mais oleado?! Claro que não! Mas para JJ a questão é muito simples: ou o meio campo vai sempre ser este, ou Vieira que traga os jogadores que ele quer!

Então qual é a solução Mister JJ? Ou indo mais acima, qual é a solução Sr Vieira?! A solução é só uma meus caros: Ou LFV traz os jogadores que JJ quer, ou então JJ não serve! Simples! O que não é admissível é deixar arrastar-se esta solução insustentável de teimosia e de espera de ver por onde é que a corda parte primeiro, sendo certo que JJ sabe que ser despedido lhe valerá muito dinheiro!

Há dinheiro para ir buscar William Carvalho?! Provavelmente não! Mas o que dizer então dos ainda há um ano atrás novos Messis, um tal de Gedson e um tal de Florentino que iam render 80 milhões cada, e que não jogam nem no Mónaco nem no Tottenham?! Não tinham esses dois jogadores hoje claramente lugar neste plantel, principalmente Gedson que tem a capacidade física e a agressividade que claramente falta neste nosso meio campo?

Já nem vou falar dos nossos outros “craques”, dos dois Tavares emprestados, dos Jotas, que nem em clubes que lutam pela despromoção jogam. Ou do Vinicius por quem LFV recusou (diz ele) 60 milhões de euros e que à semelhança do Gedson também anda a apanhar bonés em Inglaterra!

Jimenez valeu um pote de ouro no Wolves, e então LFV achou que ia ser sempre assim e que a solução dos nossos problemas era enviar para Inglaterra e para clubes mais fortes do que o Benfica, jogadores que não tinham lugar no Benfica!! Brilhante!!

Mas o Benfica de Vieira é isto! E isto é tudo tão mau, tão mau, tão mau, tão amador, tão amador, tão amador, que dá vómitos! Gedson já devia estar no Benfica desde dia 1 de Janeiro! É um ativo do Benfica que está há um ano em Inglaterra sem jogar e de quem Mourinho já disse que pode regressar se o Benfica quiser.

Ah e tal que Gedson perde um milhão se regressar já?! Fdx, mas aqui importa o Gedson ou importa o Benfica?! E se não há dinheiro para um novo 6, então não é hora de apostar no único que temos a apanhar bonés em França, e fazer dele finalmente o jogador de futebol que tantos acreditaram que iria ser?!

JJ não quer um nem o outro?! Porra!! Mister JJ e Presidente Vieira, entendam-se! Mas se é para haver divórcio, que seja já! Talvez assim ainda se vá a tempo de salvar o Sport Lisboa e Benfica.


Abel Ferreira a demonstrar como colocar Jesus no seu devido lugar: Mediocre!

Avatar
 ●  54 comentários  ● 

 


Todos nos lembramos de ver o super plantel do Flamengo, o mais caro da história do futebol brasileiro, sofrer a bom sofrer (e ser inferior em quase todo o jogo) face ao River Plate na final da Libertadores de 2019 - onde venceram por 2-1 com uma eficácia tremenda.

Porém, a equipa que o ano passado ficou pelos 1/4 de final e que nos últimos três anos não gastou mais de 6M num jogador... (neste ultimo ano foram 2M€ o jogador mais caro)... "despachou" o River Plate esta noite por claros 3-0 (e não foi mais porque não calhou!)... esta equipa compara com o Flamengo de Jesus que gastou (entre outros) 14M em Arrascaeta, 12M em Vitinho, 18M em Gabriel Barbosa, 12M em Gerson e este ano 14M em Pedro... Isto apenas nos últimos 3 anos.

Vitor Pereira e o seu adjunto André Villas Boas já o tinha demonstrado... Rui Vitória também... Sergio Conceição idem e veremos se o inexperiente Ruben Amorim não fará o mesmo. Mas para os mais cepticos, agora Abel Ferreira também demonstra que Jesus não é mais que um bom, porém limitado, treinador. Um treinador que só tem um modelo de jogo e uma forma de treinar na base dos gritos, insultos e broncas... Quando não tem os jogadores necessários para o fazer... os resultados que obtém são inferiores aos de outros treinadores mais versáteis e completos.

Qualquer dos treinadores acima são bem mais baratos que Jorge Jesus tanto a nível salarial como a nivel de exigências de jogadores... Sendo que nem sequer quis ferir suscetibilidades ao referir que Bruno Lage é, na minha opinião, superior a todos eles - porém mais inexperiente, o que o faz menos adaptado para construir planteis e mais adaptado para os gerir e por em valor.

Abel Ferreira, por exemplo, cumpriu em todos os clubes por onde passou... Vitor Pereira brilhou na China (onde outros conceituados não conseguiram) e prepara-se para voltar à Europa para ter exito também. Rui Vitória conseguiu na Arabia o sucesso que Jesus não foi capaz e Conceição não vou nomear porque é claramente o mais fraco, muito fraco, de todos.

LUIS FILIPE VIEIRA ERROU AO CONTRATAR JORGE JESUS!!!!

JORGE JESUS NÃO TEM A CULPA!!! ELE É UM TREINADOR DE UM SÓ MODELO E QUE SÓ FUNCIONA COM JOGADORES CAROS E MUITO ACIMA DA MÉDIA!!! 

A CULPA NÃO É DE JESUS... ELE É ASSIM! E TODOS O SABÍAMOS QUANDO ELE CHEGOU! E TODOS ANTICIPÁMOS O QUE IA ACONTECER!!!!


A juntar a isso, uma parte de Jesus terá ficado no Brasil - não sei se não foi o coração - e em Portugal é verdade que enfrenta um plantel desequilibrado... porém com valores mais que suficientes para fazer MUITO MAIS do que está a fazer.

Luis Filipe Vieira e Rui Costa NÃO PODEM NEM DEVEM dar a Jorge Jesus os caríssimos jogadores que pede porque o treinador - está à vista - não vai sequer chegar ao final do campeonato!!!

Quanto mais cedo Jorge Jesus regressar ao Brasil, melhor para o Benfica, para Jorge Jesus, para o seu futuro clube (na minha opinião deveria voltar ao Flamengo num acordo a três entre Benfica, Fla e Jesus para que seja um bom acordo para todos - dado que Ceni tarda em apresentar bons resultados). 

Jesus está desgastado e o Benfica a desgastar-se / afundar-se. Jesus, ao seu estilo e para pressionar a Direção, está a penalizar os jogadores que rendem mas que "não são seus" (como Luca Waldshmit, por exemplo), está a tentar valorizar jogadores em sub rendimento apenas "porque são seus" (como Gilberto e Everton)... com o objectivo de pressionar a Direcção a contratar mais jogadores "dele".

Deixar arrastar esta situação só irá aumentar o problema para todos!!!

Eu não sou como o João Noronha Lopes! Eu não peço Exigência e Responsabilidade - isso é o mínimo que até se for eu o treinador tem que existir!

EU PEÇO MUDANÇAS! EU EXIJO QUE O BENFICA VENHA PRIMEIRO! E JÁ!
Não deixemos o mês de Janeiro passar porque com uma liderança no futebol e com um treinador que coloque os interesses do Benfica à frente, não serão necessários investimentos brutais para colmatar falhas evidentes que tem o plantel.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Noronha Lopes não aprende! E era tão fácil ele "aparecer"!

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

 


MAS NÃO! Continua a deixar esse trabalho para os estagiários ou para os humoristas da campanha, ou talvez para o "wanna be" político que tem na lista...

Depois de vários dias com benfiquistas a tornarem ensurdecedor o silêncio e desaparecimento a que se relegou João Noronha Lopes, algo absolutamente incompreensível apenas para os que não entenderam a sua campanha vazia (muito boas intenções, mas muitos dos erros e ideais do actual Presidente - motivo pelo qual continuo sem conseguir aproximar-me da sua postura)...

... eis que surge a fazer o què? A pedir liderança e exigência rumo a um Benfica com títulos com os que lá estão a fazer tudo mal - motivo pelo qual lá estão sem o meu voto.

João Noronha Lopes, mais uma vez fez tudo errado.

Teria que ter utilizado os mesmos contactos na Cofina que resolveram dar tanto espaço e som à sua campanha em Outubro, para vir FALAR aos benfiquistas em vez de deixar um tweet que sabe Deus quem o escreveu. Calhando nem foi o próprio.

Deveria ter vindo falar (e não escrever, se é que foi ele) aos benfiquistas não para pedir liderança e exigência a quem lá está, mas sim para pedir RESPONSABILIDADES! Deveria ter vindo falar para CONFRONTAR o actual presidente com as suas próprias promessas e discurso... face à situação actual.

Deveria ainda João Noronha Lopes, disponibilizar-se para ser um benfiquista activo e que quer RESPOSTAS... lançar questões que preocupam todos os benfiquistas (se não as sabe é só ler o seu twitter porque há dois meses que andavam a questioná-lo sobre o silêncio).

NÃO! Não queremos liderança e exigência por parte de quem nunca a teve!!! QUEREMOS MUDANÇAS! Não falo obviamente de eleições... isso infelizmente houveram 62% que escolheram um caminho (errado na minha perspectiva, mas que a democracia só me manda respeitar, não tenho que aceitar ou concordar)...

... Falo de chegar-se à frente para dar voz aos sócios! Para levar o povo para a Luz e para o Seixal discutir o Benfica e fazer-se ouvir. Torne-se o Martin Luther King :) do Sport Lisboa e Benfica... vá à Luz discursar e convide os benfiquistas a juntarem-se (com a devida segurança face à situação actual) e que se faça ouvir a voz do descontentamento.

O que fez hoje foi uma não-atitude. Foi usar uma conta de twitter para deixar um texto sem contudo e sem acção, sem nada que o comprometa e que o una aos milhares de descontentes como todos nós.

Quer usar o NGB? Pois use a imprensa, o twitter, o NGB... venha... não seja por isso! Terá a porta e o nosso email aberto - como sempre e como qualquer benfiquista.

Mas chega de palavras bonitas e de conversas de café! Foi isso que "matou" a candidatura de João Noronha Lopes e que parece que ele, ou quem o aconselha, não entenderam. São precisos factos! Responsabilidades! Peito aberto e sem meias palavras...

Quer usar o Twitter? Use-o para anunciar que vai à Luz num determinado dia pedir audiência a Luis Filipe Vieira e que não sairá enquanto não for ouvido para lhe exigir responsabilização e mudança... convide quem quiser estar consigo a juntar-se... e verá a resposta! Eu próprio lá estarei... Mas tenha coragem! E no fim saia com respostas e comunique as respostas que os benfiquistas querem ouvir... nada de conversas de café simpáticas com o Presidente.

PS- e de caminho "arraste" consigo Rui Gomes da Silva e demonstre união por um Benfica melhor

O que escondes tu, Benfica? E a CMVM não pergunta nada?

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

Da famosa "estrutura" sairam nos últimos anos Nuno Gaioso e Paulo Gonçalves que já não são administradores da SAD, e entre os funcionários sairam também José Boto, Tiago Pinto... quatro elementos muito importantes na estrutura da SAD do SLBenfica... 

... e nenhum deles foi substituido! O que é, no mínimo, estranho!

O Presidente do SLBenfica continua sem esclarecer a situação de Rui Costa que, dizem os jornais, será o substituto de Gaioso na SAD, enquanto administrador não remunerado nomeado pelo Clube (sendo o outro José Eduardo Moniz)... porém a vaga anterior de Rui Costa (e Paulo Gonçalves) continua por explicar... e a CMVM a ver passar o desfile.

A única explicação para esta situação é o momento desportivo MUITO NEGATIVO... o que deixa antecipar que precisam de uma "maré positiva" para poder fazer as alterações sem serem questionados... o que significa desde logo que estaremos perante mais maroscas e/ou decisões pouco transparentes.

Já temos um administrador cujas despesas do casamento da filha foram pagas pelo SLBenfica e nunca ninguém assumiu responsabilidades ou culpas. Agora temos uma SAD com um responsável pelo futebol que ninguém sabe explicar muito bem a compensação que obterá por abdicar de um vencimento de 232.000€ anuais (+ prémios)...

Temos também um pelouro jurídico sem liderança e responsabilidade... e como se não bastasse tudo isto, a direcção geral do futebol... não existe... caiu na rua e a falta de orientação já está à vista de todos.

E a CMVM não pergunta nada?

E os sócios não querem saber, sendo que (por enquanto) são os donos da SAD?

Que azar teve o Bruno de Carvalho por nem no SportingCP deixarem que este tipo de situações se arrastassem, se se beneficiasse deste tipo de abstinência e militância por parte dos seus sócios, ainda hoje lá estava.

ACEITEMOS: O Benfica já não é nosso... é DELE... e será que vai vendê-lo!?

Avatar
 ●  57 comentários  ● 

Segundo o Relatório e Contas de 19/20, o SLBenfica gastou 13,1M€ em comissões na venda de jogadores (Felix, Salvio, RDT e Carrillo) com os quais ganhou cerca de 170M. Refere o SLBenfica que gastámos 7,7% do valor recebido a pagar a intermediários... para nos venderem os jogadores.

Já este ano, pagámos 5M€ na venda de Ruben Dias (vendido por 53M) - ou seja outros 10%!

E agora chega Lucas Veríssimo por 6,5M para se juntar aos 3M investidos no Gilberto e 20M no Everton, onde no Brasil se diz que o SLBenfica pagou chorudas comissões para conseguir os jogadores junto dos seus empresários - algo que em breve iremos confirmara no R&C.

Antes disso, o SLBenfica já tinha comprado Morato ao São Paulo por 6M€ (aproximadamente o mesmo valor agora pago por Veríssimo) e que será acrescido também de mais comissões. O problema é que o Veríssimo parece ser o novo Cavani da defesa... mas o Morato pelos vistos não é sequer opção.

Pelo caminho chegou Todibo, por quem o Benfica pagou mais 2M€... e sabe Deus se também circularam mais comissões, pois se somos o unico clube do mundo que paga para vender jogadores-chave que não queremos vender... imagino quando queremos comprar (onde é normal e óbvio pagarem-se comissões).

Como se não bastasse tudo isto... o SLBenfica paga em comissões como paga juros ao NovoBanco: MUITO ACIMA DO MERCADO!

Há quem diga por aí que os custos com juros acima do mercado se explicam com a necessidade de o Novobanco ser tolerante com outras dividas e juros não pagos... mas neste caso das comissões, não querendo acreditar que há no Benfica quem ponha as comissões à frente dos interesses do reforço do plantel... fica por explicar o que se passa.

O que todos sabemos é que podemos despedir Rui Vitória, Bruno Lage e agora até podemos pedir a cabeça do treinador actual, dizendo (como eu digo) que está apático e indiferente ao sucedido... mas também podemos entender que se trata de um treinador de ideias fixas (sempre o foi e por isso nunca o considerei treinador de equipa grande) e que sem jogadores para essas ideias... não passa de um treinador banal intolerado pelos seus jogadores pela sua conduta e falta de educação e respeito (que a ganhar ainda se tolera por um ano... a perder ninguém quer aguentar).

O que se passa é que o SLBenfica não só desinvestiu imenso: já aqui vos referi que "desviámos" 250 a 300M€ de investimento nos ultimos 5 anos... para amortizar de forma anticipada os compromissos com o NovoBanco/BES (justamente para que não se levantem ondas como as que parece agora pedir o Bloco de Esquerda)...

... o SLBenfica também deixou de comprar de forma criteriosa e de vender apenas quando nos querem comprar os jogadores... para passar a comprar em função de amizades, parcerias, comissões exageradas e influencias externas... em sentido oposto, passámos a vender nós em vez de nos comprarem os jogadores... também aqui distribuindo dinheiro de forma absurda.

O SLBENFICA TEM UM PLANTEL HIPER DESEQUILIBRADO!!!! E MAIS AINDA PARA UM TREINADOR QUE QUER E PRECISA DE UM PLANTEL COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS... E A QUEM LHE FOI PROMETIDO O MUNDO!

Quando foram as eleições, houve um candidato, que ninguém quis ouvir, que antecipou que a situação iria piorar ainda bastante, de modo a que se pudesse justificar a alienação do capital da SAD a um investidor externo e que isso fosse visto como a "salvação" para o SLBenfica - e todos sabemos como o Presidente do SLBenfica adora "salvadores": Foi Vilarinho "salvador", Mario Dias "salvador", Vieira "salvador"... e prepara um novo salvador.

E reparem bem quem ganharia/ganhará com isso se se confirmar a tese de quem o defendeu:


Jose Antonio dos Santos e a sua empresa lideram mais de 16%... o que não seria um problema se não houvessem ligações do mesmo ao Presidente do Benfica.

José Guilherme dispensa apresentações nas suas ligações a Ricardo Salgado e até a Luis Filipe Vieira... sem esquecer o NovoBanco/BES.

A OPA chumbada de forma VERGONHOSA pela CMVM e que ia "entregar" mais de 25M a este grupo... já tinha sido um avanço

Perdoem-me se estou menos preocupado com perder pontos com o Santa Clara ou com a estratégia tácnica de Jorge Jesus... Estou bastante mais preocupado com a subsistência do SLBenfica, enquanto clube e não como um negócio de um grupo de empresarios que enriqueceu e enriquece às custas do SLBenfica.

Querem despedir o Jesus? Pois que o seja... Jesus na prática tem a mesma percentagem de vitória que Rui Vitória e Bruno Lage (façam vocês as contas), o que só demonstra que o problema não está no treinador mas sim na falência de estratégia desportiva e na falência da liderança do scouting... Se despedirmos o Jesus e mantivermos esta falência desportiva... será apenas mais um novo treinador a ter os mesmos resultados que os anteriores.

O que sim me preocupa é que nós os sócios permitamos toda a palhaçada e vergonha de gestão e liderança desportiva... ou melhor, falta dela. Isto já sem falar em alegadas suspeitas de situações futuras.

Lamento se não me entusiasmo com contratações ou sequer com vitórias... e muito menos quando as vitórias são apenas excepções numa política e gestão desportiva danosa... e as contratações, como Fabio Cardoso hoje demonstrou e como demonstraram antes Oleg, Karev, Al Musrati, Taremi, Pedro Gonçalves etc...  são apenas formas de levar por diante um conjunto de interesses externos ao SLBenfica... e não aos nossos objectivos desportivos.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Continua o calvário...

Avatar
 ●  119 comentários  ● 

 Uma equipa sem chama, apática a espaços, e sem ninguém fora de série que traga um rasgo individual que faça a diferença.

No banco, um inútil que custa uma fortuna e que já deveria ter sido despedido assim que fomos eliminados com o PAOK.

Acima destes, uma estrutura cara mas de incompetentes, para quem o SL Benfica ganhar ou perder é a mesma coisa, desde que no final do mês os milhares de euros e os prémios de gestão não deixem de cair.

E é isto o SL Benfica de 2021. Igual ao de 2020.

A caminho da Belémnização. 

COVID19 FCPorto: MENTIR à Descarada! Já nem se dão ao trabalho de ser cuidadosos!

Avatar
 ●  68 comentários  ● 

 A propósito da milagrosa gestão do COVID19 no FCPorto, há dias eu referia o seguinte no tópico Um caso raro na Europa dos grandes clubes! PARABÉNS FCPorto!


E eis que apenas 5 dias depois e já com a vergonha impossível de esconder depois dos casos no SLBenfica e Guimarães:

SÃO E SERÃO SEMPRE A VERGONHA DO FUTEBOL PORTUGUÊS! Assim como o são todos aqueles que vivem desta MAFIA... Paz à vossa Alma, futebol português!

PS- Podem continuar, todos os benfiquistas que acham que se passam lutas leais e reais em campo, a atacar o próprio clube... serão apenas ingénuos num futebol português de mafiosos. Mas todos sabemos que a Máfia precisa disso: de ingénuos. Pelo que na verdade apenas servem de peões dos corruptos

domingo, 3 de janeiro de 2021

PARABÉNS PELO TÍTULO 20/21 FCPORTO!!! Entreguem-lhes a Taça e deixem jogar os honestos!

Avatar
 ●  54 comentários  ● 

 


Se eu puser aqui esta foto prometem que lhes entregam a taça e lhes retiram do campeonato, deixando as demais equipas honestas a tentar lutar pelo segundo lugar?

Já nem me importo! Por mim podem ser campeões todos os anos, desde que não sejamos obrigamos a ver esta vergonha como vimos hoje com o Moreirense!

A passividade da defesa, que para ser pior só se saissem de campo cada vez que o FCPorto entrava na área, só é possível superar pela vergonha relatada pelo Polvo d'as Antas:

Vamos continuar a brincar à fantochada que é este campeonato?

Steven Vitória seria o titular do jogo de hoje frente ao FC Porto, mas a direção do Moreirense quis intervir no 11 inicial e colocar Ferraresi no seu lugar. César Peixoto não gostou e demitiu-se.

E quem é Ferraresi? Nada mais, nada menos que o ex-jogador do FC Porto B (emprestado pelo Manchester City), onde disputou 23 jogos. Foi precisamente este o jogador que cometeu o penálti forçado a favor do - seu - FC Porto.

Desde que Sérgio Conceição teve a distinta lata de pedir mais penáltis a favor, o FC Porto tem admiráveis 12 grandes penalidades em 19 jogos (13 em 20 se considerarmos o jogo da Supertaça, frente ao SL Benfica).

23/06 Porto-Boavista, 2 penáltis
29/06 Paços de Ferreira-Porto
05/07 Porto-Belenenses, 1 penálti
09/07 Tondela-Porto, 1 penálti
15/07 Porto-Sporting
20/07 Porto-Moreirense, 1 penálti
25/07 Braga-Porto
19/09 Porto-Braga, 2 penáltis
26/09 Boavista-Porto
03/10 Porto-Marítimo, 1 penálti
17/10 Sporting-Porto
24/10 Porto-Gil Vicente, 1 penálti
30/10 Paços de Ferreira-Porto, 1 penálti
08/11 Porto-Portimonense
28/11 Santa Clara-Porto 05/12 Porto-Tondela
20/12 Porto-Nacional, 1 penálti
29/12 Guimarães-Porto
03/01 Porto-Moreirense, 1 penálti

Na Liga NOS, o FC Porto leva 7 pontapés de penálti em 12 jogos, o Sporting CP 5 e o SL Benfica 0.

Até quando irá continuar o regabofe? É isto a Liga Portugal. 
A equipa do Polvo das Antas.

Santa Clara - SL Benfica

Avatar
 ●  31 comentários  ● 
ONZE DO SL BENFICA: 
Odysseas, Gilberto, Ferro, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin.

Suplentes
Helton, Todibo, Nuno Tavares, Samaris, Chiquinho, Tiago Araújo, Diogo Gonçalves, Pizzi e Ferreyra.

Onze do Santa Clara: 
Marco, Sagna, João Afonso, Fábio Cardoso, Mikel Villanueva, Nené, Anderson Carvalho, Lincoln, Diogo Salomão, Cryzan e Jean Patric.

Suplentes: Rodolfo, Osama Rashid, Carlos Júnior, Lucas, Ukra, Costinha, Lucas Marques, Shahriyar e Mesquita.

Defender o SL Benfica é isto!

Avatar
 ●  35 comentários  ● 
O Benfica by GB denunciou e muito bem as coincidências de não haver infecções de Covid no FCP e ao mesmo tempo a coincidência de infecções nas equipas que jogam com o FCP.

São coincidências? O que temos aprendido com o Covid é que não há coincidências. O FCP tem um historial de falta de transparência. Bastaria relembrar as acusações do Casagrande, sem falar em tudo o resto que quem acompanha o futebol português percebe.

Infelizmente, com o LFV à cabeça, há uma cultura de medo do FCP em que, pasme-se, o único que nos últimos tempos teve coragem de dizer as coisas como são foi o presidente do Sporting, que era talvez o último que esperava ter essa coragem.

No SL Benfica, entre andrades e lagartos na estrutura, falta benfiquismo puro, sem amarras, capaz de assumir uma defesa intransigente do clube.

Sim, benfiquismo puro, não corrompido ou comprometido com um vencimento ao final do mês ou com a promessa de uma comissão futura num negócio qualquer.

Benfiquismo sério, e não benfiquismo de jarra tipo Rui Costa, para quem a posição é o mais importante. E o vencimento.

Portanto, enquanto o SL Benfica estiver entregue a estes, e tivermos como oposição prostitutos de ocasião, que se vendem em troca de um qualquer pedaço de porco, veremos clubezecos mais próximos do SL Benfica, em vez de usarmos a nossa grandeza e capacidade para dominar cá dentro e lutar lá fora na Champions, onde é o nosso lugar.

Pobre SL Benfica, entregue a quem de si não gosta.

ranking