SÓ A CHATICE DE SER INCOMODADO O INCOMODA
«... quanto mais chatearem mais força vou ter para levar o Benfica onde quero...»
Foi com estas palavras que o Presidente do Benfica concluiu um improviso sobre o futuro do Benfica!
Na comemoração oficial do 116.º aniversário do Clube, onde deveria prevalecer o “nós” em vez do “eu”, a vontade dos sócios em vez dos interesses pessoais de quem se acha o “dono” do Benfica!
Por isso devemos realçar essa declaração porque ela diz tudo de quem a proferiu!
Que as acusações sobre tudo, mesmo sobre os caminhos que destruirão o Benfica como o conhecemos, cheio de “elefantes brancos” quando ele sair, “só lhe dão força para levar o Benfica para onde quer”!
Porque ele se julga o Benfica!
Porque ele se julga o único com legitimidade para saber o que os sócios querem, mesmo que queiram coisas muito diferentes do que ele quer!
IMPORTANTE NO BES POR PARECER IMPORTANTE NO BENFICA ... IMPORTANTE NO BENFICA POR PARECER IMPORTANTE NO BES
Para responder a essa pergunta, é preciso saber não quem é, mas, antes, o que é que ele representa!
Vieira chegou onde chegou - no Benfica - porque teve a sagacidade de dar a entender que era o homem de confiança de Ricardo Salgado (o que, até isso, hoje, acho nunca ter sido verdade) para controlar as dívidas do Benfica ao BES.
Conseguiu passar de segundo a primeiro sem ter ido - verdadeiramente - a votos!
Num plebiscito ... método usado historicamente, como sabemos, para se entronizarem as ditaduras!
Vieira percebeu, depois, no momento da “queda” de Salgado, que, para se perpetuar, tinha de descartar o DDT de então, para se encostar a outro”peso pesado”!
A criatura sobreviveu ao criador!
Foi então que descobriu a “parceria estratégica”!
Descobriu Jorge Mendes que - sem a distância a que Salgado o mantinha - lhe garantiu as razões para poder anunciar porque se devia perpetuar no Benfica!
Dando - outra vez - a ideia de que, sem ele, o grande Benfica desapareceria!
O BENFICA É A SOBREVIVÊNCIA DE VIEIRA
Vieira é que só continua a existir por causa do que faz no Benfica!
Eu, por mim, se perdesse as próximas eleições no Benfica, a que me candidatarei, voltaria à minha vida, sem qualquer problema!
Mas - nisso todos estaremos de acordo - se Vieira sair do Benfica ... não terá uma vida igual à que hoje tem!
Por todas as razões ... e em todos os sentidos!
As próximas eleições serão, para mim, uma eleições por um projeto para salvar o futuro do Benfica, enquanto, para ele, serão umas eleições para se salvar, dando a ideia que tem um projeto para o Benfica!
O BENFICA EUROPEU DE VIEIRA
Na última quinta feira fomos afastados da Liga Europa, por uma equipa em pré-época, com “craques” que nunca passaram de clubes medianos.
Duas razões, apenas, explicam esta falência desportiva.
E são as duas causa e efeito uma da outra!
Porque, Vieira, não acreditando em vitórias na Europa, vai gerindo a equipa a seu bel prazer ...
Ele sabe que os sócios - não querendo saber o que vai acontecer a médio prazo - se contentam em ir ao Marquês ...
E como com isso mantém a ideia de uma hegemonia que contenta os menos exigentes ... vai continuando até que o Benfica seja dele!
Ganhar lá fora implicaria outras decisões ... e essas não davam para “deixar” ... seja lá quem for ... ganhar tanto dinheiro!
Como me escrevia o Nuno Freitas, “... um Benfica que vende um avançado por 120 milhões e vai buscar o seu substituto ao Moreirense, ... que perde Jonas e contrata Vinicius, ... que já teve Garay e joga com Ferro, ... que já teve Aimar, Witsel e Enzo e joga com Taarabt, ... que já teve Di Maria e Gaitan e joga com Cervi, ...” só dá para consumo interno ... tão pobre é o nosso futebol.
Mas não dá para andar na Europa ... até - um dia - já não termos sequer, estatuto para lá irmos!
OS MILHÕES DO BENFICA QUE VIEIRA DESBARATOU
Há, entre os sócios, o mito da boa gestão de Vieira (um péssimo gestor das suas empresas ... mas um bom gestor do Benfica)!
Um dia acordaremos e perceberemos o logro em que caímos.
Desde 2010 que o Benfica vende muitos jogadores com grandes mais valias ou jogadores vindos da formação onde o resultado é todo lucro!
Se assim é ... como é que as amortizações ao passivo conhecidas, foram todas feitas com recurso a adiantamentos de contratos e não com o suposto lucro de transferências?
Porque é que, a cada resultado desportivo negativo, nos acenam com a possibilidade de podermos reter talentos ... a que se segue a venda de tudo o que vale a pena, do Seixal?
OS BODES EXPIATÓRIOS DE QUEM NUNCA PERDE
Haverá por certo - como vimos esta sexta feira, depois da vergonhosa eliminação europeia do dia anterior - quem se preste ao ridículo de dizer que os lenços brancos da Luz se deveram “a 2 pessoas constipadas”!
Mas, pondo de lado esses momentos em que os “empregados” fazem umas gracinhas para o “patrão” lhes dar umas palmadas nas costas (julgam eles de apoio, pensa ele de total desconsideração pelos personagens em causa), temos, apenas, uma certeza, a de que, aconteça o que acontecer, a culpa nunca será do ... Presidente do Benfica!
Ele escolhe o treinador, ele vende tudo o que tem valor na equipa, compra cada vez com menos qualidade, somos todos os anos enxovalhamos na Europa dos grandes clubes e corridos à primeira da Europa dos assim-assim ... mas - nós, os sócios, ingratos e ignorantes das coisas do futebol - não percebemos que ele está a “... fazer um Benfica de dimensão mundial”!
BRUNO LAGE ... O PRÓXIMO CULPADO
Nesse quadro de filosofia comportamental “vieirista” de “eu ganho e alguém, que nunca eu, perde”, o próximo a despachar será ... Bruno Lage!
É verdade que comentários como "... hoje viu-se um Benfica à Benfica”, quando encaixou 3 golos em casa e foi eliminado da Liga Europa por um Shakhtar Donetsk, em início de época ... não ajudam!
As notícias “plantadas” pela estrutura - do regresso de Jesus ao interesse por Ruben Amorim - acabarão por vitimar Bruno Lage!
O ano passado, por necessidade mas, também, por instinto de sobrevivência (que é o único que tem validade universal por aquelas bandas), deixaram-no ser quem era!
Este ano, tudo voltou ao normal.
Com a estrutura a tudo fazer para controlar o balneário (até com uma repescagem de um roupeiro que estaria para ser despedido de uma modalidade, mas que foi para o Seixal ... para servir os interesses do “dono” por via da sua vassalagem ao “feitor do dono”, com todos os problemas que isso criou)!
Não tardará e aí teremos os que acusarão Bruno Lage de não dar uso ao Hotel do Seixal - por não fazer estágios antes dos jogos em casa (os da margem sul aparecem lá e os da margem norte vão de mini bus desde o Estádio, na manhã do jogo), matando, com isso, dois coelhos com uma só paulada!
Fragilizam o treinador e aumentam a sensação pública de ser necessário mais construção civil no Seixal ...
E - enquanto a estrutura se entretém a assinar contratos em que o “representante do dono” no balneário passa a ter comissões por ganhar títulos - Bruno Lage sairá para um qualquer lugar arranjado pela “parceria estratégica” e nós acabaremos a contratar um dos 3 últimos treinadores portugueses do Porto: Paulo Fonseca, Luis Castro ou Nuno Espírito Santo.
Como me escrevia um amigo: “... Vieira, como sempre, prepara-se para sacudir a água do capote, ... numa fuga pra frente, em que sacrificará um ou outro bode expiatório ...”
Mas - como ele também me dizia - “... essa estratégia poderá ter efeitos a curto-prazo ... mas tenderá ao mesmo impasse, à mesma estagnação que ciclicamente aparece, [já que] ao longo destes anos, o elemento que é comum a todos estes momentos de crise é o presidente”.
TEMOS DE EVITAR QUE O HOMEM QUE QUERIA SER UM NOVO COSME DAMIÃO FIQUE PARA A HISTÓRIA COMO UM NOVO VALE AZEVEDO
Por tudo isso - porque, não é demais repetí-lo, ... as próximas eleições serão, para mim uma eleições por um projeto para salvar o Benfica, enquanto, para ele, Vieira, serão umas eleições para se salvar a si próprio, dando a ideia que tem um projeto para o Benfica - é que começamos a ter conhecimento de tantas “parcerias estratégicas” pessoais ... feitas com base na sua posição no Benfica!
Um dia - se ainda formos a tempo de impedir que o Benfica, em vez de continuar a ser nosso, seja só dele e dos amigos dos negócios dele - descobriremos tudo o que nestes últimos anos fez sem ser em benefício do Benfica!
Das coisas bem feitas no passado, das boas decisões tomadas em tempo, até à situação actual, vai um percurso que a História nos diz repetir-se com quem se acha ungido para continuar onde já não devia estar!
O que temos - todos os que gostamos muito do Benfica - de evitar é que essa mesma História registe alguém que queria ser um novo Cosme Damião a acabar como um novo Vale Azevedo!
O Benfica não merece e - já agora, pelo que de positivo fez, no passado, no Benfica - Luis Filipe Vieira também não!
SER E CONHECER A HISTÓRIA DO BENFICA
Se ele conhecesse a História do Benfica, saberia como acabaram por sair (quase) todos os Presidentes que teimaram em continuar para lá do seu tempo ... mesmo os que ganharam muito mais do que ele ganhou ou poderá ganhar!
Sem voto electrónico dirão ... mas - olhem para a (outra) História contemporânea - a queda de qualquer poder autocrático ... é, sempre e só, uma questão de tempo!
Sejamos, pois, capazes, de - com o nosso voto- provar que há Benfica para além desta perspectiva egocêntrica, mesquinha e “merceeira” de um Clube apenas vendedor, que não ganha na Europa (já agora ... vejam por onde andam, em termos internos, os ex grandes clubes europeus, que deixaram de ter relevância nas provas da UEFA)!
Depois de 2020 - tomem nota - não haverá, no Benfica, outro acto eleitoral que possa definir o futuro do Clube!
Porque com OPA ou sem ela, o próximo passo de Vieira é tudo fazer para que o Benfica... deixe de ser nosso ... e passe a ser dele (qualquer que seja a forma jurídica pela qual o venha a conseguir)!
Porque - Vieira pensa assim - o mais chato disto tudo é haver jogos para ganhar e títulos para conquistar.
Só isso pode justificar a sua afirmação no sábado passado - ainda na cerimónia da entrega dos emblemas de dedicação, na comemoração oficial do 116.º aniversário do Clube:
“Não há euforias em momentos de vitória nem depressões com resultados negativos”!
Essa é a forma dele ver o Benfica!
Dizendo racionalizar emoções que não tem ... porque o negócio é o seu único fim!!!
Quem sente assim o Benfica... como sabemos todos os que sofremos pelo Benfica... não é, verdadeiramente, do Benfica!
Também por isso ... as próximas eleições serão, para mim, como para todos os que “amam o Benfica” umas eleições por um projeto para salvar o Benfica, enquanto, para ele, serão umas eleições para se salvar a ele, dando a ideia que tem um projeto para o Benfica!
Entre um Benfica nosso, de todos, ... e um Benfica dele, só dele e dos amigos!
Nota: Quem viveu os tempos do Apito Dourado sabe das complexas teias de influência que as aranhas trabalhadoras teceram para servir os seus amos.
Por isso não posso acreditar que alguém se tenha deixado corromper por jantares de menor ou maior valor.
Nem consigo conceber que alguma vez o Benfica ganhe competições desportivas com corrupção seja de quem for.
Nunca vi nada disso no Benfica enquanto lá estive.