O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 9 de novembro de 2019

3 (1), 90 (2)

Avatar
 ●  80 comentários  ● 
Sim, uma equipa que tem de orçamento menos do que o SL Benfica pagou de comissões por Caio Lucas quase nos roubava pontos. 

Aliás, na primeira parte foi quase a única equipa que queria ganhar, ou que demonstrava futebol para isso.

Há quem insista em olhar para a equipa técnica e plantel do SL Benfica como um grupo de amigos nossos a quem devemos quase vassalagem.

Nada disso. Eles são profissionais e só têm um objetivo para todo o seu esforço: jogar bem e ganhar.

O SL Benfica não faz um jogo de jeito há quanto tempo? Enfardamos de qualquer um na Europa e até ao jogar com um clube com os recursos miseráveis do Santa Clara é o que se vê.

Então, vamos pedir responsabilidades a quem? Ao Camões? Ou ao treinador, o tal que só se ouve a ele próprio há 20 anos?

Mais curioso ainda é quando se acha que é preciso um episódio pessoal para se motivar uma equipa profissional contra um adversário, desculpem os açorianos, insignificante!

É bom ter ganho, mas até quando será sustentável ganhar assim? Ou até quando é que a sorte continuará do nosso lado no campeonato? Praticamente todos os jogos ganhos com o "credo na boca".

É fantástico que, com este futebol de qualidade mínima, se continue a achar que Samaris não tem lugar na equipa. Ou que, vendo Taraabt em campo, achar que Zivkovic não tinha também lugar.

E já que se fala em quem "anda a fazer a cama" ao treinador, pensem em que será o homem de Vieira no balneário e em quem, já no tempo de Rui Vitória, fazia pandilha com a turma da picanha. Um abraço mais revelador não podia haver. Se calhar é demonstrar respeito pelo treinador mandar bocas em campo ao mesmo... Se fossem outros...

Já tivemos um Rui Vitória. Ter uma segunda versão, mais refinada e cínica, não dá.

A responsabilidade maior disto tudo? É de Vieira e de quem se sujeita a ele. Não se façam de vítimas.

Oh Vieira abre os olhos! Não destruas o que pode correr bem...

Avatar
 ●  62 comentários  ● 
O "gang do balneário" que correu com o Rui Vitória, aparenta querer despachar também o Bruno Lage... porque, talvez tal como Rui Vitória, aparentemente o Bruno Lage também parece não estar pelos ajustes para fazer as vontades às primadonas.

Hoje o Pizzi deixou claro tudo isto num gesto muito simples no seu festejo, mas também na forma como com alguns jogadores discutia em campo e com outros ri-se e dá palmadas nas costas...

O Presidente, tal como fazia com Luisão, gosta de "ser o dono do balneário", porque aquilo para ele é um negócio, não é um balneário desportivo, não é uma equipa. A tentação do Vieira de dar poder a certos grupos e ser o controlador do que ali se passa, resulta no que se tem visto... aconteceu com Jesus, aconteceu com Vitória e acontece agora com o Lage.

Para o Vieira, os treinadores são absolutas marionetas e deixa-os sujeitos às birras e atitudes dos gangas que se sentem cheios de poder porque jogam bem e porque o Presidente os suporta.

O Shadows e todos os outros, podem continuar a atacar o Bruno Lage que, além de ter de ligar com o Artur Soares Dias a ROUBAR penaltis (hoje sobre o Cervi foi gritante), além de ter de lidar com adversários "motivados especialmente" para ganhar ao SLBenfica... ainda tem de lidar com jogadores que se sentem no direito de decidir as suas escolhas, de as influenciar ao invés de respeitar.

Acho muito bem que o Bruno Lage, à semelhança do que se espera dos grandes lideres, não se deixe moldar e influenciar por estes esquemas de jogadores que não gostam do tempo de jogo de certos companheiros, de jogadores que não gostam que outros fiquem de fora, que não gostam da posição onde são chamados a jogar...

... Lamentavelmente os sócios e adeptos escolhem sempre o alvo errado, neste caso o Lage. E o Vieira sabe disso e por isso "joga" nos bastidores onde precisamente os adeptos não sabem nem podem ver.

Vieira olha para o balneário e vê as transferências que lhe valem (perdão, valem ao Benfica) milhões de euros... e usa os jogadores em seu proveito estando-se nas tintas para as consequências.

Caro presidente, desta maneira, esqueça lá as transferências milionárias porque assim só vai desvalorizar tudo.

Quanto ao Lage continuem a criticar porque as equipas de qualidade e com ambições estarão ansiosas por ver o Benfica mandar um treinador assim pela janela por ter um "gang" no balneário que quer dominar o clube e as decisões.

Continuem a criticar o Lage.

Santa Clara - SL Benfica: 11 inicial

Avatar
 ●  133 comentários  ● 

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Convocados para o Santa Clara - SL Benfica

Avatar
 ●  35 comentários  ● 

Lista de convocados

Guarda-redes: Zlobin, Svilar e Odysseas;

Defesas: Grimaldo, André Almeida, Jardel, Rúben, Ferro e Tomás Tavares;

Médios: Taarabt, Florentino, Pizzi, Gabriel, Caio Lucas, Cervi, Gedson e Chiquinho;

Avançados: Jota, Seferovic, Raul de Tomas e Vinícius.

Sorte as dos não têm que ser sonsos....

Avatar
 ●  60 comentários  ● 
Não sei de onde vem a encomenda, poderia ter vindo do Shadows, mas sei que o Lage passou com distinção perante os inúmeros ataques directos dos jornalistas ao próprio treinador.

Praticamente toda a conferência de imprensa foi de ATAQUES DIRECTOS ao treinador do SLBenfica... os jornalistas IGNORARAM O JOGO com o Santa Clara e passaram a conferência de imprensa a atacar o treinador do SLBenfica.

... a primeira pergunta sobre o jogo com o Santa Clara surgiu aos 13 minutos de conferência de imprensa, que durou... 15 minutos.

E isto a um treinador que, apesar dos maus resultados na Champions... lidera o campeonato, isolado, com a melhor defesa e melhor ataque... isto depois de ter sido campeão.

Sorte a dos treinadores que são eliminados da Champions, sofrem duas derrotas e um empate em quatro jogos na Liga Europa... e nunca são questionados pelos jornalistas. Esses nunca precisam que lhes chamem sonsos...

... esses são os mesmos que não perdem mais pontos na Liga porque os árbitros ajudam...

... esses são os treinadores adversários que não enfrentam arbitragens vergonhosas como a do Xistra, altamente pensada para prejudicar o Benfica.

... esses são os treinadores que não enfrentam os adversários a jogar jogo após jogo com linhas de 5+2 a defender e 11 jogadores atrás da linha da bola.

Vivam os sonsos!

Já agora, a todos os que não são sonsos, continuo a espera que me digam quem é o plantel que o SLBenfica devia ter (e podia pagar) para poder ganhar tantos jogos na Champions e seguir em frente aos 1/4 e 1/2 de final... só naquela... já que há tantos sabujos.

Bruno Lage e a arte de ser um sonso

Avatar
 ●  61 comentários  ● 

"Bruno Lage foi esta sexta-feira confrontado, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Santa Clara, com as críticas que tem recebido relativamente às escolhas que fez para o jogo com o Lyon, na Liga dos Campeões, e o treinador deixou a garantia que a aposta na formação é para manter. O técnico lembrou que há uns anos poucos acreditavam que um clube podia ganhar o campeonato nacional com uma equipa alicerçada na formação e o Benfica conseguiu-o. O próximo passo, assegurou, é levar essa aposta para as competições europeias. 

Contratar para manter o Benfica forte na Europa
"São opiniões. Se a cada desaire tivermos de mudar o nosso rumo, não temos estratégia. A seguir a uma derrota podemos fazer outro tipo de análises. Há anos dizia-se que era impossível vencer um campeonato tendo como base uma equipa vinda da formação e nós provámos que isso era possível. O passo seguinte é termos a capacidade de fazer uma participação nas competições europeias à dimensão do clube seguindo uma filosofia e uma estratégia. Se o Benfica tivesse tido capacidade de segurar todos os melhores jogadores que temos tido... Nos próximos oitavos-de-final da Liga dos Campeões estarão presentes seis jogadores daqui. Imagine nós, com uma situação financeira estabelizada, conseguirmos segurar esses jogadores? Nada nos pode tirar deste trajeto; há 10 anos ou 15 anos, quando se colocou a primeira pedra no Seixal, poucos acreditavam. As pessoas que lideram o Benfica acreditam nessa estratégia e, independentemente do resultado, não podemos sair dela."

Jogadores da formação abaixo do rendimento
"São momentos. Teríamos de estar a fazer uma análise concreta a quem? Toda a gente tem tido oportunidade de jogar. O rendimento da equipa em alguns momentos não é brilhante, em alguns jogos não fomos tão brilhantes como no passado, mas é um caminho que temos de fazer. Disputar 7 jogos em 21 ou 22 dias, com paragem para as seleções, e regressar para um novo ciclo com dinâmica coletiva nem sempre é possível. Não faço distinção, de uns estarem melhor ou pior do que na época passada. Tomara ao longo de uma época sermos sempre consistentes."

Paciência dos adeptos
"Tem sido importante o apoio que temos tido, sentimos isso, é fundamental. Estamos a perceber que os adversários estão a jogar de maneira diferente contra nós, com uma linha de cinco, a dar-nos menos espaço para explorar, por vezes com uma linha defensiva muito perto da área, temos de ter paciência para os atrair, encontrar espaços entre os defesas. Requer paciência da parte dos jogadores e é importante que os adeptos percebam isso, há que continuar apoiar e a ter paciência. O mais importante é durante os 90 minutos os adeptos e a equipa sermos apenas um e remarmos todos para o mesmo lado."

"O Pizzi só não jogou o último jogo na Liga dos Campeões, André Almeida também. Contra o Lyon, na Luz, como vencemos, não se levantou essa questão, Seferovic... Vinicius tinha feito dois golos nos jogos anteriores. São opções. São opções que passam por mim, fechámos o jogo da Liga dos Campeões e seguimos. 

É perceber e fazer a análise do que é a avaliação de cada um deles e depois escolher o melhor onze para cada momento. 

Deixe-me contar uma história. Tenho 43 anos, terminei o curso há 23. Há 23 anos, entre 15 a 20 colegas, todos foram dar aulas, eu não fui. Tentei investir no meu futuro como treinador. Muitos diziam 'vais ganhar 100 ou 200 euros enquanto nós 1.200 ou 1.400...' Fui atrás desse sonho. Passado uns anos cheguei ao Benfica, com 27 anos: com 30 treinava os juniores, treinei iniciados, juvenis... A determinada altura pensei que precisava de um projeto e aqui diziam-me que ninguém sai do Benfica. Estive no Dubai, acompanhei o Carvalhal, voltei à equipa B, toda a gente dizia que ia deixar a Premier League para competir na 2.ª Liga... Pensei pela minha cabeça. São 20 anos a pensar pela minha cabeça. Quando saí do V. Setúbal, ganhava 100 euros. Quero um dia olhar para trás e perceber o percurso que fiz a pensar pela minha cabeça", afirmou o treinador do Benfica." - Record.

--------------------------------------------------------

O ainda treinador do SL Benfica parece não querer aprender nada com o que se tem passado esta temporada. 

Parece também não ter a mínima noção de que treinar um clube como o Sport Lisboa e Benfica.

Independemente do resultado? O único resultado aceitável para o nosso clube é a vitória. Qual tal não acontece, e de forma recorrente como tem acontecido esta temporada, é porque a estratégia está errada. Por isso, só não muda quem é burro ou quem está de má vontade...

Não temos que perder jogos porque "é um caminho que temos de percorrer". A tarefa do treinador é não deixar a equipa seguir esse caminho.

São 20 anos a pensar pela sua cabeça mas são apenas 11 meses como treinador principal de um clube de futebol. Por isso, não há qualquer razão para a sua soberba, caro Bruno Lage.

O SL Benfica não é o Sheffield nem o caríssimo ainda é adjunto de Carlos Carvalhal. 
Por isso, vá pedir paciência lá para um clube qualquer da segunda divisão. 

No Sport Lisboa e Benfica, a única paciência que temos de ter é contar os dias até ao próximo jogo do nosso clube.

Evite dar lições aos adeptos e aos sócios do clube, pois você é pago para treinar e GANHAR jogos.

O outro também é o maior do mundo a treinar num campeonato fraco, nem na Arábia se aguentou e ,fora do SL Benfica, na Europa, é um zero. E olhe que percebe muito mais de bola que você.

O que eu gostaria mesmo é que Bruno Lage se comportasse como na temporada passada, em que jogavam os melhores para cada posição, não se inventava, e até, pasme-se, era a equipa que tinha de conseguir ganhar o apoio dos adeptos!

Mas infelizmente, o dinheiro subiu-lhe à cabeça e está convencido que, depois do SL Benfica, vai treinar um clube da Premier League, por ter o empresário que tem.

Os orçamentos da nossa Liga de Futebol

Avatar
 ●  69 comentários  ● 

Os dados são fornecidos pelo Jornal de Negócios (link):

- Sport Lisboa e Benfica: 90 milhões de euros

- FC Porto: 90 milhões de euros

- Sporting CP: 70 milhões de euros

- Sporting de Braga: 25 milhões de euros

- Vitória de Guimarães: 10 milhões de euros

- Rio Ave: 9 milhões de euros

- Marítimo: 9 milhões de euros

- Famalicão: 7 milhões de euros

- Desportivo das Aves: 5 milhões de euros

- Gil Vicente: 4,3 milhões de euros

- Paços de Ferreira: 4 milhões de euros

- Vitória de Setúbal: 3,7 milhões de euros

- Moreirense: 3,5 milhões de euros

- Codecity: 3,5 milhões de euros

- Boavista: 3 milhões de euros

- Santa Clara: 3 milhões de euros

- Portimonense: 3 milhões de euros

- Tondela: 3 milhões de euros

-------------------------------

Agora expliquem-me, muito devagarinho, como é que o Sport Lisboa e Benfica não faz este campeonato com uma perna às costas e, assim, ficaria com espaço para se dedicar com afinco na Liga dos Campeões.

Façam-me lá perceber como é que andamos a rodar jogadores na Liga dos Campeões para jogar neste campeonato.

Ou a lenga-lenga dos orçamentos só serve para justificar as derrotas na Liga dos Campeões?

À parte disto, fica evidente que o salto qualitativo no investimento e orçamentos dos clubes da nossa Liga só pode acontecer com uma reformulação das competições e com a centralização dos direitos televisivos.

Repito a minha ideia que partilhei alguns dias atrás... a centralização dos direitos televisivos não é mais do que o SL Benfica dividir por todos a sua mais valia, pois vale grande parte das audiências do futebol português.

Dos 3 grandes, o clube mais beneficiado por uma centralização é o FC Porto, pois continua a ser quase insignificante quanto a audiências televisivas. Beneficiou durante anos de uma hiper-valorização, à custa do SL Benfica, enquanto a Olivedesportos conseguiu pagar.

A realidade é que o acordo do FCP com a Altice indica que o FCP tem uma base de adeptos de 1,1 milhões, o que os deixa em termos de audiências muito longe do SL Benfica e até do Sporting CP.

Para o SL Benfica aceitar uma centralização de direitos televisivos, na minha opinião, teremos de reduzir a Primeira Liga para um máximo de 14 clubes.

Também, para uma divisão justa e como fomento do futebol em Portugal Continental e Insular, defendo que a Segunda Liga deve regressar à formula de zonas. Não sei se 3 ou 4 zonas, dependendo da solução a dar quanto ao encaixar dos clubes das ilhas, mas isso seria fundamental para fazer crescer o mercado do futebol em Portugal, para dar a todo o país o acesso ao vivo a jogos de Primeira Liga, e para fomentar a competitividade em todo o território.

Defendo também que, no âmbito da CPLP, poderia ser criada uma competição anual a ser disputada pelos campeões nacionais dos países da CPLP. Também isso divulgaria ainda mais o nosso futebol dentro do espaço da Lusofonia e seria mais um foco de interesse e receitas. Que patrocinador não quereria anunciar numa competição com um alcance potencial mínimo de mais de 280 milhões de pessoas?

Há muito a fazer no futebol português.

Só não se faz porque os dirigentes do nosso futebol não querem. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

LFV e Bruno Lage: Agora já são dois a querer reinventar a roda!

Avatar
 ●  174 comentários  ● 
Se não estou em erro, o último post que escrevi neste blog foi em Abril último, celebrava o Benfica a qualificação do... Ajax... para a meia final da Liga dos Campeões, numa colagem interesseira a um êxito alheio que mais uma vez não passou de propaganda para reforçar o velho paradigma de que é com esta política demagoga Made in Seixal que nos preparamos para conquistar o mundo.

Porque aquilo que o Benfica não fez quando celebrou a vitória do... Ajax, foi lembrar que o Ajax não é só formação e que nos últimos 4 anos investiu 170 milhões de euros em reforços, vários deles experientes, e pasme-se, quase todos para a equipa titular! O que o Benfica também não fez foi lembrar nessa celebração que, ao contrário de Renato Sanches e João Félix que saíram do Benfica ao fim de 35 e 43 jogos respetivamente, De Jong e De Ligt  jogaram pelo Ajax 89 e 117 jogos antes de saírem!

LFV continua portanto a querer reinventar a roda! Continua a achar que vai conseguir aquilo que na verdade NINGUÉM conseguiu no futebol moderno desde a Lei Bosman: Ser competitivo dentro e fora de portas com uma política assente quase em exclusivo nos jogadores criados na sua Academia! Uma política que adora lembrar Bernardos e Cancelos e Félix como se isso seja a norma, e que retira sempre Rodericks e Nélsons Oliveiras e Varelas e Cavaleiros e Joões Carvalhos e Diogos Gonçalves da sua narrativa.

Claro que não ajuda nada já não ser só o Presidente a querer reinventar a roda! Não ajuda de facto em nada termos agora o primeiro treinador do mundo que em Outubro já poupa jogadores na Champions para estarem em forma no campeonato (Da próxima vez que quiserem contratar um Witsel, digam-lhe isso para o motivar a vir).

Ou o que acredita de facto que é possível ser competitivo na Champions com 5 jogadores no 11 que há 18 meses apenas jogavam numa segunda liga portuguesa, mais um sexto que ainda era júnior.

Ou o que se deixa inebriar por vitórias contra equipas de quinta categoria dentro de portas e acha que essa é a bitola que chega lá fora para derrotar um qualquer Lyon desta vida! E não chega, nem os tais 13/14 jogadores que são sempre a base de todo e qualquer plantel do mundo, e muito menos os 28 ou 29 todos juntos no mesmo saco como se faz no Benfica (até aqueles que nem há dois meses atrás estavam dispensados, porque com Lage ninguém cai), e que Lage quer passar como sinal de inteligência quando mais não é do que um sinal de desorientação total.

O percurso europeu dos últimos 3 anos mostra claramente que estamos MUITO LONGE daquilo que se exige para competir no patamar europeu! Um percurso desastroso que mostra também claramente que muitas das “estrelas” do campeonato português, são a nível europeu de uma mediocridade confrangedora!

E aí voltamos ao mesmo ciclo vicioso de sempre, porque é quase sempre essa mediocridade o solo fértil que permite que tantos miúdos do Seixal tenham as portas escancaradas para entrar no 11. Porque sim, é facílimo lançar  por exemplo um Ferro no 11 num ano em que quem se contratou para aquele lugar foram dois flops como Lema e Conti. Aí meus amigos, é facílimo acenar com a bandeira da formação! Mas não deveria o Benfica, em vez de ter contratado Lema e Conti, ter contratado um Garay ou um Mathieu (para mostrar que também é possível comprar bom e barato), mesmo que isso tornasse o caminho de Ferro mais difícil?

É aqui pois que tem de se encontrar o equilíbrio entre o caminho dos milhões e o do sucesso desportivo, porque é facílimo hoje ser um fiel seguidor da cartilha da formação e a entrada no 11 ser uma auto estrada para os miúdos, quando apenas a título de exemplo e em apenas 18 meses, se contratou por MUITOS milhões 4 avançados de “calibre internacional” como Castillo, Ferreyra, RDT e Vinicius e, até ver, o melhor continua a ser o... Seferovic!  Portanto meus amigos, que fique claro que o problema é muito maior do que a política de formação apenas!

Culpados? Toda a gente! Menos o Presidente, claro, ou já se esqueceram do que era o Benfica do Vale e Azevedo e do que é o Benfica hoje?! Obviamente nunca LFV será culpado de nada enquanto existir fantasma Vale e Azevedo para ressuscitar na mente das pessoas sempre que o desaire surge e soam os alarmes! E mais ainda enquanto existir BTV e Pedros Guerras e toda a Lavandaria Made in Seixal a fazer o seu trabalho de branqueamento como deve de ser por todo o lado onde se possa expressar uma opinião!

A verdade meus caros, é que nunca na história do Benfica houve um vínculo tão grande entre o projeto de um clube e o assumir desse projeto por parte do seu Presidente. Este é o projeto de LFV para o bem e para o mal, um projeto que nos foi imposto e que veio substituir outro que já era ganhador dentro de portas e jogava sempre olhos nos olhos fosse contra quem fosse lá fora (porque diziam, não mais o Benfica poderia contratar jogadores de 8 milhões de euros, quando hoje até por 75% do Caio Lucas pagam isso!!) não podendo haver por isso margem para se colocar agora as culpas das suas fragilidades e dos seus méritos em mais ninguém!

Deixo apenas duas perguntas para reflexão: Que treinador conceituado (dizem que o Benfica quis Mourinho, deixem-me rir!) aceitaria treinar este Benfica de catraios e de consumo interno apenas, numa liga sem visibilidade nenhuma? Que jogador com mercado nos dias de hoje escolhe vir para o Benfica ou ficar no Benfica tendo propostas para sair, sabendo que a Liga dos Campeões se tornou para o Benfica numa competição que em vez de os valorizar, os humilha e embaraça?

Reflitam, porque uma coisa eu sei: O projeto Made in Seixal de LFV tem muitos méritos e até aceito que me digam (embora eu não concorde, e Jorge Jesus provou-o enquanto cá esteve) que este é o único caminho viável para o Benfica sobreviver! Mas então assumam tal desígnio, assumindo também que o Benfica é para consumo interno e a Europa é para mostrar o catálogo!

Deixem-se é desta aldrabice pegada de que este é o caminho para nos tornarmos novamente grandes na Europa, porque isso já todos percebemos que não vai acontecer, pelo menos no futebol! Que assumam então que este é o Benfica empresarial, o Benfica do FTSE 100, o Benfica dos relatórios de contas, o Benfica das academias referência na Europa, o Benfica do betão, da Hotelaria e das Universidades, e que depois, e lá bem no fim desta hierarquia toda, tem para lá uma equipa de futebol.

LFV ainda não percebeu que é nessa equipazinha de futebol lá bem no fim da hierarquia toda que reside a grande e ÚNICA paixão dos adeptos! Mas talvez até com isso consiga acabar um dia!

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

A hipocrisia de Bruno Lage, explicada pelo próprio

Avatar
 ●  113 comentários  ● 

Bruno Lage a 20/09/2019:

"Temos de perceber qual é o momento atual do Benfica e qual é o projeto que o Benfica tem neste momento. As pessoas podem ter esta ideia: 'Então jogamos com o Tomás [Tavares] quando a opção principal é o André [Almeida]? Eu não sei qual é a opção principal. Por isso é que desde o primeiro dia disse, juntamente com o presidente e a estrutura, que queríamos organizar um plantel, curto, organizado e competitivo"

"Onde é que eu arranjo um jogador com 18 ou 19 anos como o Tomás? Quanto é que me custa? Como é que eu vou ao mercado contratar um jogador destes? Ou o David Tavares? Quanto é que isso me custa? Não senti diferença entre o Tomás e o André."

"Hoje, o Florentino é uma ausência na equipa. Qual foi o primeiro jogo dele? [n.d.r.: estreia a titular foi com o Galatasaray na Turquia para a Liga Europa]. E notou-se a diferença? Saiu o Fejsa e entrou o Tino. Não se notou. Este é o nosso caminho. Se quisermos contratar um jogador do valor dos que temos aqui, custa 60 milhoes. Onde vamos encontrar um atleta para substituir o André Almeida daqui a dois ou três anos? Quanto custa? Pizzi, Samaris, Adel [Taarabt], Fejsa e Jardel… Onde vamos encontrar jogadores destes no mercado?", apontou, para insistir de seguida na mesma ideia.

"Acredito no projeto que o Benfica tem traçado. Vejam o passado recente: com grande parte destes jovens fomos a duas finais da Youth League! Isto leva-nos até há 15 anos, quando surgiu a primeira ideia de construir o centro de estádio, eu estava cá. O que se dizia na altura era que não se podia ter uma equipa campeã com base em miúdos... e conseguimos. 

Fala-se de o Benfica voltar a ser grande na Liga dos Campeões, estamos a dar os primeiros passos. Os que hoje dizem que não é possível foram os que há 10 anos diziam que não se podia ser campeão com jovens. Apostei naquela que na minha opinião era a melhor equipa para vencer o jogo. Para cada cenário, a melhor estratégia - o 'Servi' jogou, jogou bem, fez o que lhe pedi. 

Há o projeto do clube, o caminho é acreditar nos jovens jogadores. Não me tirem esta vontade de acreditar que vamos fazer uma competição à altura do Benfica com esta mentalidade."

----------------------------

Bruno Lage a 05/11/2019:

"A dimensão europeia constrói-se dando a oportunidade à equipa para crescer. Se olharmos para os resultados eles não estão a acontecer. 

Temos de encontrar o ponto até onde a equipa pode crescer com aquilo que temos em casa e olhar para o mercado

Queremos aumentar a competência da nossa equipa para fazer competições ao nível do clube".

----------------------------

Só depois de tudo enterrado e de os resultados desmentirem os mentirosos e manipuladores que estão dentro do clube é que, afinal, se calhar temos de ir ao mercado.

O líder atento, ao primeiro sinal errado, tenta perceber o que está a acontecer.

Bruno Lage, com a soberba de lhe andarem a dizer que era já muito bom treinador, e com aqueles discursos enjoativos nas conferências de imprensa, insistiu naquilo que vimos logo no primeiro jogo com o Leipzig em casa que não funcionava.

O treinador do SL Benfica, antes de mais, que se preocupe em aumentar a sua própria competência.

Deixe de ser falso, hipócrita e até manipulador. 

Não precisamos de um lírico no banco, de um experimentalista e muito menos de um pau mandado.

Com o plantel que tem, mesmo com a falta de qualidade do mesmo, poderia ter feito bem melhor. Não o fez porque não quis.

Este SL Benfica é o pior dos últimos 10 anos. 

(Parabéns Vieira! Até num período de "hegemonia" consegue rebentar tudo...em nome de quê ou quem?)

Afinal, Bruno Lage não era um Skywalker mas sim um Dark Lord dos Sith

Avatar
 ●  102 comentários  ● 

Eu sou de um tempo em que, não importava o adversário, o SL Benfica entrava sempre para ganhar. 

Era assim no campeonato nacional, na Taça de Portugal ou em qualquer competição europeia.

Foi assim que tivemos noites de luxo na Luz, em Londres, em Milão ou em tantos outros locais míticos do futebol europeu.

Nunca nos choramos que os outros tinham mais dinheiro que nós. Pelo contrário, o foco era na responsabilidade de ser SL Benfica, mas ao mesmo tempo, era de inspiração em dezenas de jogos em que o nome do SL Benfica ficou vincado na história.

O que compreendiam os dirigentes históricos do SL Benfica? Que era com um plantel de qualidade que se conseguiam resultados desportivos.

Ainda assim, o SL Benfica nunca deixou de apostar nos jovens. Entre tantos, temos o exemplo de Chalana que se estreou no Glorioso com 17 anos!


Só que NADA SUBSTITUI a qualidade e a experiência.

A maior desilusão de todas foi perceber, cedo na temporada (depois de alguns sinais ainda na época passada), que Bruno Lage não era aquela "nova esperança", uma espécie de Skywalker, mas sim mais um "Lord of the Sith", dando mais intensidade ao domínio do lado negro da Força no SL Benfica.

Em vez de usar em seu proveito e do SL Benfica a oportunidade que lhe foi dada, Bruno Lage preferiu entrar nesta temporada completamente rendido aos encantos do lado negro da Força, proveniente do presidente e de quem manda nos negócios do clube.

Daí que logo na pré-temporada se percebeu que qualquer miúdo da formação, com ou sem experiência, seria lançado preterindo qualquer outro jogador.

O exemplo desastroso de Tomás Tavares está aí para quem quiser ver. Um puto com potencial mas que não pode ser lançado na Champions não sendo um craque já em fase de consolidação. A sua participação é um desastre. Ontem passavam por ele como um adulto passaria por um miúdo de 10 anos. Quantas vezes foi utilizado no Campeonato Nacional?

Olhar para o 11 inicial é perceber que o plantel além de pouca qualidade, não tinha como objectivo ou prioridade fazer mais nada que ser humilhado na Europa.

A Champions League tem servido para rodar, o que é inaceitável!

Quem gere o futebol do SL Benfica não quer saber de um mínimo de altura para jogadores no SL Benfica. Ir enfrentar matulões e com enormes "caparros" com miúdos, jogadores baixos e lingrinhas é não querer ganhar sequer um jogo lá fora.

(E sim: temos 3 pontos na Champions porque o GR do Lyon fez aquela oferta.)

Daí que, no caso de Florentino, além de o jogador ainda não ter futebol nos pés para fazer mais que passes para o lado e para trás(o que qualquer estatística ama), não tem poder de choque para estar ali numa Champions. 

Gabriel não pode fazer tudo sozinho todo o jogo, Chiquinho tem potencial mas andou às aranhas procurando espaços e parceiros, e Vinicius com outra oposição mostrou porque falhou em Nápoles e em França.

Gedson é outra vítima de Lage pois é obrigado a jogar onde não rende e onde pode render também falha na questão do poder físico.

Na defesa, além do puto Tavares, Ferro e Grimaldo a este nível são comidos de todas as formas. Verdade seja dita que Vlachodimos tem feito uma temporada boa e tem ele evitado males ainda maiores.

Olhamos para o futebol de equipa pequena praticado pelo SL Benfica e continuamos sem resposta porque Samaris ou Zivkovic não cabem sequer para entrar numa segunda parte.

Como é que Taraabt está ali ou como é que Caio Lucas também vai estando...

Basta faltar Rafa que o improviso e a imaginação desaparecem.

Ontem era preciso ganhar, mas Luis Filipe Vieira e Bruno Lage acharam que a prioridade era mostrar miúdos. 

A sabotagem confirmou-se...

Avatar
 ●  82 comentários  ● 

Foto: LUSA

Escrevi as seguintes palavras a 27 de Agosto de 2019, no post "Vamos ver repetida a sabotagem do ano do Penta?". Infelizmente, mais uma vez, estava certo:


"Luís Filipe Vieira: «Vejo reforços todos os dias no Seixal».
Foi assim que o presidente do SL Benfica respondeu no final de Agosto de 2018 quando se falava em como o clube aplicaria os mais de 40 milhões que receberia pelo acesso à fase de Grupos da Champions.

O homem que tomou conta do futebol do SL Benfica em 2001 não via necessidade de reforços, apesar de todos vermos que não só era necessário como haviam vários erros de casting, propositados ou não. 

Vínhamos de uma temporada desastrosa em que Vieira também tinha recusado reforçar o plantel com qualidade e tinha, com isso, sacrificado o Penta, salvando o FC Porto de uma situação financeira caótica.

Todos sabemos o que sucedeu após estas declarações de Vieira. Das contratações milagrosas praticamente ninguém se aproveitou, alguém viu luzinhas, e quem salvou a temporada foi Bruno Lage, uma escolha temporária, como anunciado pelo próprio SL Benfica.

Só que a temporada esteve longe de ser um sucesso. Bruno Lage assumiu que teve de sacrificar todas as competições para assegurar que o SL Benfica era campeão nacional. Porquê? Porque faltavam opções de qualidade.

O que está a acontecer esta temporada?

Quem lê o NGB sabe há quanto tempo aponto a necessidade de reforços de qualidade. O que temos visto é que o SL Benfica contrata, não por critérios de qualidade e necessidade, mas por outros que nada têm a ver com o interesse desportivo.

Enquanto andavam muitos a babar por termos dado 5 ao Sporting, 5 ao Paços e termos ganho no Jamor ao Codecity B SAD, os que não são cegos já percebiam as fraquezas deste plantel e das opções do próprio Lage.

E quem é que também as entendeu? Sérgio Conceição. E de repente, com a Luz cheia, vimos o SL Benfica não rematar um jogo inteiro perante uma equipa que tinha sido humilhada por um...Krasnodar.

O que se avizinha nos próximos dias? A comunicação do SL Benfica, que serve não o clube mas o próprio Vieira, já está a passar a mensagem de que não são necessários reforços.

Ora, só mesmo quem trata os adeptos e sócios como se fossem atrasados mentais é que pode acreditar nisto.

Há quantos anos não contratamos um central ou um defesa direito de qualidade?

Que clube profissional é que faz aquela palhaçada com o GR italiano, que todos sabiam estar "podre"?

Como se justifica que um clube diga que pagou mais dinheiro para compensar um negócio anterior, como no caso de Raul de Tomás? Não foi afinal o SL Benfica que saiu prejudicado por deixar sair Garay por pouco mais de 2 milhões de euros?

Como é que Vieira ou Domingos Soares de Oliveira apregoam o "Benfica Europeu" quando à primeira oportunidade vendem os melhores ou mais promissores? Já contaram as vezes que desde 2001 fomos humilhados na Europa?

É o SL Benfica maior hoje do que era no passado? Ou afinal Vieira não fez mais que cavalgar na grandeza imensa de um dos maiores clubes do mundo?

Que resultados desportivos pode Vieira apresentar em comparação com o FC Porto desde 2001? É ou não verdade que o período mais brilhante do FC Porto, com a conquista de vários troféus europeus, foi no consulado de Vieira?


Porque devemos confiar numa estrutura que não se preocupa em servir o clube mas sim o presidente?

Será por isso que temos uma estrutura cheia de lagartos e andrades, para quem ganhar ou perder é exactamente a mesma coisa desde que ao fim do mês recebam o deles?"

O Bruno Lage é mais um pobre peão que só agora estará a aperceber-se que desbaratou o capital acumulado na temporada passada e que agora já é tarde demais.

Preferiu ser um capacho destes senhores em vez de construir um nome como treinador de um dos maiores clubes do mundo.

Mas o principal problema está mesmo nos senhores acima. São eles os responsáveis por anos a fio a desbaratar centenas de milhões de euros que poderiam ter dado ao SL Benfica uma equipa coesa e capaz de nos orgulhar.

Ao invés, preferem praticar o tal "amor sujo" de que falou o outro sócio na AG sacrificando sem qualquer remorso o sucesso desportivo do SL Benfica.

São medíocres assim como é medíocre a sua gestão. 

terça-feira, 5 de novembro de 2019

O SL Benfica do catálogo é esta vergonha

Avatar
 ●  201 comentários  ● 
Na Europa somos uma espécie de Tondela.

O importante para Lage é coloca em campo o catálogo de Vieira e Mendes.

Perdemos com qualquer um, temos um treinador medíocre que não dá mais que isto e vemos que o importante são mesmo as negociatas.

Representados por lagartos que estão mais preocupados com os chineses que com os resultados desportivos do SL Benfica. 

É uma vergonha. É por isto que Bruno Lage é também um treinador à medida do presidente do SL Benfica.

Parabéns que o vosso amor sujo sacrifica os resultados do clube.

Lyon - SL Benfica

Avatar
 ●  170 comentários  ● 

ONZE DO SL BENFICA:
Odysseas, Tomás Tavares, Rúben, Ferro, Grimaldo, Florentino, Gabriel, Gedson, Cervi, Chiquinho e Vinícius.

Suplentes:
Zlobin, André Almeida, Jardel, Taarabt, Pizzi, Raul de Tomas e Seferovic.

----------------------------------------------------

Está demasiado em jogo hoje.

Que os escolhidos provem hoje merecer vestir o Manto Sagrado e nos ofereçam uma noite europeia à altura dos pergaminhos do Sport Lisboa e Benfica!

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Convocados para a Champions League

Avatar
 ●  81 comentários  ● 

Lista de convocados:
Guarda-redes: Odysseas, Ivan Zlobin e Mile Svilar;

Defesas: Grimaldo, André Almeida, Rúben, Nuno Tavares, Tomás Tavares, Jardel e Ferro;

Médios: Pizzi, Taarabt, Florentino, Gedson, Gabriel, Cervi e Chiquinho;

Avançados: Jota, Vinícius, Seferovic e Raul de Tomas.

----------------------------------------------

O que salta à vista nesta convocatória é a ausência de Samaris. Depois do bom jogo realizado na semana passada, saltou para a bancada e lá continua.

As justificações de Bruno Lage, de que só precisa de um trinco, não só não são lógicas como não fazem sequer sentido em termos da valia futebolística. 

Florentino tem que jogar à força, eu sei. Mas por muito que queiramos que seja já um craque...não o é. Tem muitas dificuldades em sair com bola nos pés e por isso é um festival de passes para trás e para o lado. As estatísticas adoram estes números...

Não tem a experiência necessária para uma Champions League e para a necessidade imperiosa de ganhar. 

Mas vamos aceitar que a primeira escolha de Bruno Lage é o Florentino. O treinador leva várias opções para todas as posições. Até leva 3 guarda-redes. 
Como justificar a ausência de um dos jogadores chave da temporada passada, sequer como opção de recurso? 

Como se viu na semana passada, não é nada relativamente à performance do jogador em campo. Portanto, Samaris, assim como Zivkovic, não jogam porque Lage ou alguém por ele não quer. Uma gestão que se gaba de rentabilizar todos os jogadores e investimentos está a proceder...à FC Porto. 

Mas porque não confiarmos cegamente nas opções de Bruno Lage? Bem, para já os seus números na Europa são assustadores. Como treinador do SL Benfica, tem 9 jogos feitos e desses só ganhou 4. É muito pouco. 

E esta temporada, os números não são melhores. Não me impressionam resultados contra equipas menores do nosso campeonato, por muito que as queiram fazer melhores do que são.

Em 5 jogos de dificuldade mais elevada (Sporting e FC Porto e os 3 da Champions) temos 3 derrotas e 2 vitórias. Também aqui o score é negativo. E a vitória com o Lyon todos sabemos como surgiu.

Portanto, espero que amanhã Bruno Lage não invente mais uma vez no 11 inicial.

É um jogo fundamental para esta temporada. Ganhar, mais uma vez, é o único resultado aceitável.

Não há desculpas.

Exclusivo: "Faltam 11 meses e 25 dias", por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  165 comentários  ● 



“Aquele que é infiel à sua própria consciência tem uma dívida impagável para consigo mesmo.”


1 E 2 DE NOVEMBRO DE 2019

No passado dia 1 de Novembro, no dia em que o meu Pai, se fosse vivo - o que, infelizmente, não acontece há quase 34 anos, - faria 88 anos ... recebi uma mensagem de um amigo (Jerónimo Mendes, de seu nome, com uma importância decisiva “nesta minha vida”), que dizia:

“Contagem decrescente: faltam 11 meses e 28 dias ...”

Um dia antes do dia em que Cosme Damião nasceu, em 1885, há, portanto, 134 anos!

Aos dois - ao meu Pai e a Cosme Damião - devo esta paixão pelo Benfica!

A Cosme Damião por ter sido dele esta criação grandiosa, desde o início.

Ao meu Pai por - mesmo tendo nascido e vivido no Porto, mesmo antes do Benfica ganhar tudo - sofria e vivia o Benfica como nunca mais conheci ninguém!

Por isso me fez sócio ao nascer, também no Porto ... e me fez crer que a minha vida teria de ser em Lisboa, perto do Benfica, já que a dele não dera para concretizar esse sonho!

Sonhos de voltar a ganhar a Liga dos Campeões ... começado com o sonho - o de Cosme Damião - de ganhar tudo!

É entre esse tudo que quero para o Benfica e o nada que quero para mim, do Benfica, ... que me movo pelo sonho!

Esse ... como todos os outros que vou concretizar!

UM ANO PARA EXPLICAR O QUE QUERO

Estamos, por isso, hoje, a 11 meses e 25 dias para a data previsível da realização de eleições no Benfica.

Tempo de começar a dizer o que quero e ao que vou!

Sem cair na estratégia dos outros, que tudo querem saber ... ou para copiar (como já aconteceu, algumas vezes, num passado recente) ... ou para destruir!

PROGRAMA 

Quase sempre, os amigos mas, muito especialmente os que se fazem passar por amigos, vêm sempre com a necessidade de divulgar já o meu programa.

Sei o que quero, como sei o tempo em que o devo apresentar aos Sócios!

Que terá, obviamente, medidas sobre uma mais que necessária reorganização interna, nomeadamente a nível estatutário, sobre a “governação” do Clube e da SAD, sobre quais os objetivos do futebol profissional, da formação e das modalidades, sobre as relações e o respeito para com os Sócios, sobre a internacionalização, sobre uma verdadeira política de comunicação, na valorização de um Património e no respeito a uma História ímpar que não poderá ser propriedade de ninguém e muito menos de uma só pessoa, por mais “escolhida” que se julgue!

DEBATER IDEIAS 

Depois disso, faremos tudo para que haja debate de ideias.

Sei que haverá quem não o vá querer!

Pelo medo de discutir o que não pode, pela impossibilidade de mostrar o que não convém, pela necessidade de encobrir o que não quer que se saiba!

Mas foi precisamente contra essa amálgama de interesses que o Benfica se fez grande.

Contra a ditadura, contra os iluminados, contra os heróis únicos (a quem sucede o caos, a crise e as dificuldades extremas que deixam depois da sua passagem)!

UM BENFICA DE TODOS (E NÃO DE UM)

Sempre o pensei e disse-o enquanto “por lá andei” e continuo a defender o mesmo!

O Benfica é demasiado grande para ser deixado à vontade e ao livre arbítrio de um homem só, nomeadamente no que diz respeito ao futebol!

Trabalhar em equipa, com órgãos sociais que sejam respeitados pela estrutura, que sejam ouvidos em cada decisão, com pessoas que conheçam as realidade de todas e de cada uma das modalidades, ... esse é o Benfica que quero!

Uma equipa verdadeira a decidir em conjunto como equipa (e nunca uma equipa a depender da luz que alguém vê, em cada noite que passa no Seixal, sobre cada assunto a decidir)!

Até porque, na equipa que tenho em mente constituir, não haverá empregados do Presidente, pessoas sem história no Benfica ou amigos para ganhar votações internas!

Estarão lá pelo seu valor, pelo seu mérito ... mas por serem do Benfica ... com paixão!

E TODOS DO BENFICA (E NÃO DOS OUTROS)

E se quero um Benfica de todos, também quero que todos os que lá trabalham em lugares de gestão, a partir de agora - com excepção dos profissionais que treinem e joguem - sejam do Benfica!

Todos!

Quem tem 46 % da população portuguesa não pode deixar de escolher para trabalhar no Benfica... só benfiquistas!

Ou acham que será assim tão difícil encontrar alguém muito competente, para trabalhar no Benfica, a não ser entre os adeptos dos nossos rivais e quase nunca nos que sofrem pelo nosso Clube?

TRANSPARÊNCIA

O Benfica que eu quero é, também, um Benfica que transparente em todos os negócios.

Que esclareça - em relação a cada transação - o custo e as comissões pagas.

Quem não deve não teme ... e ser claro só engrandece o Clube e os seus dirigentes!

A recente divulgação do pagamento de 4 milhões de euros por 75% do passe de Caio Lucas - que foi anunciado ter sido transferido a custo zero - pode ser bom para muita gente!

Mas envergonha-nos como benfiquistas.

Especialmente a mim, que passei anos a denunciar “negócios” destes noutros clubes, especialmente num ... porque os julgava impossíveis no meu!

Chega de pagar comissões por negócios que não queremos, ... chega de comprar jogadores com comissões exorbitantes que nunca jogarão no Benfica, ... chega de deitar dinheiro à rua!

PLANEAMENTO PARA SER CAMPEÃO EUROPEU 

Com um grande objetivo, de entre tantos outros que levarei comigo: ganhar cá dentro e fazer tudo para ganhar lá fora!

Mas isso só se conseguirá se nos conseguirmos libertar dos atuais espartilhos!

Por um futebol sem “parcerias estratégicas” interessantes só para um dos lados ... que só servem para vender quem não queremos, dividir comissões com quem não conhecemos, contratar quem não precisamos ou para pôr a jogar quem, tantas vezes, não tem qualidade para representar o Benfica!!!!

Por mim e comigo não haverá jogadores a saírem sem cumprirem contratos, a não ser por razões desportivas ... por não corresponderem ao esperado!

Como serei intransigente no planeamento do plantel, com uma regra de ouro, “que consiste no principio de nunca se vender um jogador muito importante na equipa sem haver outro jogador preparado para o substituir, com igual rendimento desportivo, de imediato, nunca colocando em causa a capacidade competitiva do futebol do Benfica, em Portugal e na Europa” (como me relembrava, no sábado, antes do jogo, o Mário Correia)!

Qualquer parceria terá que ser vantajosa desportivamente para o Benfica.

RESPEITO PELOS SÓCIOS 

E tudo isso no maior respeito pelos Sócios!

Respeito no tratamento diário, respeito nos jogos, respeito com bilhetes, respeito na formação do plantel, respeito nas modalidades ...

Respeito pelo enorme esforço de disponibilidade e de dinheiro que a maior parte deles faz para estar onde está o Benfica!

Porque o Benfica será deles e serão eles (e nunca o Presidente ou do Presidente)!

BENFICA É EMOÇÃO 

Todos os que não vivem nem querem viver do Benfica têm muito a fazer na vida!

Mas, ainda assim, todos os que me acompanharem - com vidas próprias e sem precisar do Benfica para nada a não ser que ganhe sempre - saberão que, à frente das nossas vidas, estará o Benfica!

Por paixão ... ao Benfica!

“Chorando” com as derrotas (apesar de ser - para alguns - muito .. popularucho) e vibrando ... vibrando mesmo (sem ser ordinário) com as vitórias!!!

GANHAR

Por isso ... vamos ganhar!

Ganhar o Benfica para ganhar cá dentro e tudo fazer para ganhar lá fora!

Não para ficarmos ou continuarmos ricos ... mas porque o BENFICA faz parte de nós!

Porque o Benfica faz parte das nossas vidas!

Com paixão ... pelo Benfica!

Como o meu Pai me ensinou, como Cosme Damião nos mostrou, como nós seremos capazes de fazer!

Porque o Benfica é a nossa vida!

E pelo Benfica passará esta nova fase das nossas vidas!

Vamos a isso?

Vamos lá ver oh Lage... já nem eu entendo!

Avatar
 ●  41 comentários  ● 
Que se passe alguma coisa entre o treinador e o Samaris, eu percebo... Agora, a realidade é que o grego não justificou menos que o Taraabt - que tem estado em todas as convocatórias - e ainda que nunca tenha jogado este ano ao nível do que fez na época passada... também não tem jogado (especialmente contra o Portimonense, pelo contrario) de forma que não justifique ser opção em campo o sequer no banco - percebo a última explicação (para que o jogador daquela posição ou está em campo ou está na bancada e que isso não quer dizer que não conte) mas.......

... já me parece difícil de acreditar na explicação do treinador.

Cuidado que há uma linha ténue entre a teimosia que destroi balneários e a confiança de um treinador competente.

ranking