O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 6 de março de 2019

Exclusivo: Breve análise às contas da SAD do SL Benfica (Parte 2)

. 88 comentários



No passado dia 1 de março foram publicadas as contas da SAD do Benfica referentes ao semestre findo em 31 de dezembro de 2018. Vários comentários às mesmas já foram feitos, pelo que vou procurar não repetir o que já foi dito.

Em primeiro lugar, sobressai o aumento substancial dos rendimentos (36 milhões de euros) em resultado do acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA e do novo modelo de distribuição de receitas associado a esta competição. 

Esta situação vem claramente mostrar que há duas realidades paralelas para os clubes europeus: aqueles que competem regularmente nesta fase da competição (e nas fases seguintes) e aqueles que se limitam a assistir a tais fases pela televisão. 

Ou seja, aqueles que competem para ganhar alguma coisa e aqueles que competem para distrair a rapaziada. Ou ainda aqueles que chamam a atenção dos grandes players internacionais dispostos a investir muitos milhões no futebol e aqueles que são irrelevantes para este segmento de mercado. 

Resumindo, a realidade de um clube português que não compete regularmente nestas fases da Liga dos Campeões da UEFA está mais próxima da de um clube dos distritais do que da de um dos colossos do futebol mundial… e a ausência nesta fase durante 2 ou 3 anos consecutivos leva a que seja impossível apanhar o comboio dos grandes. 

Não era muito difícil perceber esta dicotomia e também perceber que apenas com equipas competitivas se pode garantir este objetivo. O que já é difícil perceber (diria impossível) é como a atual liderança do Benfica quase deitou fora a possibilidade de estar presente nesta fase da Liga dos Campeões na presente época quando se absteve de investir na conquista do penta na época passada. Isto é gestão danosa e não pode ser ignorada.

Se os rendimentos registaram um aumento substancial, conforme atrás referido, também é verdade que os gastos aumentaram bastante. E este segundo aspeto é mais preocupante porque tem a ver com eficiência das operações, algo de que a atual liderança faz bandeira como parte integrante do tão badalado modelo empresarial de gestão do clube e da SAD. 

Para começar, temos o considerável aumento dos gastos com o pessoal. 
Um aumento de quase 50% que se traduz em mais 16,2 milhões de euros despendidos em apenas 6 meses! Como é isto possível numa organização que prima pelo rigor da gestão? 

É referido no relatório e contas semestral que tal se deve a um esforço da administração da SAD no sentido de segurar talento. Ou seja, em renovações milionárias com atletas em final de carreira e já na curva descendente da mesma (Luisão, Jonas, Sálvio, Pizzi … acrescentar, por favor, mais 2,9 milhões de custos da renovação com o Sálvio) e ainda na contratação de atletas que, à excepção de Vlachodimos, deram contributo nulo à equipa na presente época. Isto não parece ser apanágio de organizações que gerem com rigor e constitui um esbanjamento de recursos que vão fazer muita falta para segurarmos os talentos emergentes que serão os alicerces do sonho europeu: João Félix, Ruben Dias, Ferro, Gedson, Florentino, … 

Por outro lado, temos ainda um aumento considerável das remunerações variáveis de 6,8 milhões de euros. Refere ainda o relatório e contas que tal se justifica pelos prémios pagos aos atletas e aos técnicos pelo acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Trata-se de 20% do incremento nos rendimentos resultante deste acesso, o que parece ser claramente desproporcionado. Ainda para mais que o Benfica tinha a obrigação de garantir o acesso a esta fase da prova, atendendo ao valor do plantel dos restantes clubes que participaram nas pré-eliminatórias. 

Que tipo de mensagem se transmite aos atletas com este tipo de incentivos? Que a época está feita com o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões? Que eliminar clubes com menos recursos e prestígio na europa do futebol é um grande feito? 

Mais uma vez estas práticas de recompensa dos colaboradores não parecem ser atributo de uma organização que prima por um modelo empresarial de gestão rigoroso. É antes apanágio de gestores com miopia estratégica que gerem de forma reativa e sem planeamento.

Por último, ainda em relação aos gastos com o pessoal, seria interessante perceber a que respeitam os 3 milhões de indemnizações pagas no semestre. Como essa informação não é proporcionada aos utentes das demonstrações financeiras (onde se incluem os acionistas, os sócios e os adeptos em geral), é legítimo especular se as mesmas não terão a ver com a rescisão de Luisão … cuja renovação de contrato por valores alegadamente milionários é mais um exemplo de falta de rigor na gestão do clube e da SAD.

E o que dizer do aumento inexorável do número de colaboradores da SAD, Benfica Estádio e Benfica TV? Já são mais de 530 pessoas! Alguém consegue explicar o que fazem 88 colaboradores na Benfica TV?

Quando falamos de aumentos substanciais nos gastos da SAD, teremos obrigatoriamente que falar do aumento nos gastos com fornecimentos e serviços externos … um clássico nas contas da SAD. 

Não seria, assim, surpreendente observar, mais uma vez, um aumento nesta natureza de gastos. Mas é! A atual liderança do clube e da SAD insiste em surpreender-nos consistentemente com a imaginação que demonstra para alcançar esta magnitude de aumento dos gastos. 

Depois de eu já ter referido aqui os aumentos consideráveis nesta rubrica nos últimos anos, consigo ainda ficar surpreendido com mais um aumento, desde vez de 8,5 milhões de euros em apenas 6 meses! Esta quantia daria para segurar alguns dos atletas que a atual liderança vai, inevitavelmente, deixar sair nos próximos tempos com o argumento de que não é possível segurá-los quando lhes oferecem salários muito elevados noutros campeonatos. 

A atual liderança tem de ser confrontada com este aparente contrassenso, de que não se retém atletas determinantes no plantel para não se lhes pagar salários mais elevados e depois esbanjar-se dezenas de milhares de euros em gastos que ninguém consegue perceber (nem a atual liderança ajuda a perceber). É sua responsabilidade o conjunto de decisões que conduzem a estas incoerências com graves implicações no que verdadeiramente interessa: o sucesso desportivo do Benfica.

Uma nota adicional sobre o aumento de 2,2 milhões de euros dos gastos com fornecimentos e serviços externos relacionados com deslocações. De acordo com o que é referido no relatório e contas, tal deve-se à digressão efetuada na pré-época aos Estados Unidos e aos 2 jogos fora das pré-eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Neste contexto, será legítimo questionar se vale a pena efetuar tais digressões.

De resto, nada de novo nas contas: comissões de 11%, mais 5,5 milhões em obras no Seixal e a omnipresente obsessão pela redução do passivo… exceto o facto de estar para breve uma assembleia geral extraordinária cujo ponto único será a deliberação da venda para a Benfica SGPS das participações maioritárias detidas pela SAD na Benfica Estádio e na Benfica TV. 

Em relação a esta operação, o relatório e contas semestral não é muito pródigo em explicações. Não se percebe qual a razão para tal. 

Será que se pretende isolar estes ativos para os mesmos serem vendidos a terceiros, ou para a sua exploração ser cedida temporariamente? 

Será que se pretende retirar estes ativos da SAD para facilitar a entrada nesta de um investidor externo? 

Será que o principal motivo para esta operação é salvaguardar estes ativos da contaminação de contingências que impendem sobre a SAD? 

Ou é apenas para permitir à gestão da SAD focar-se no futebol? Existem outras razões? 

O relatório e contas não clarifica, mas o seguinte é certo: a concretizar-se a operação, a SAD deixa de preparar demonstrações financeiras consolidadas a partir do exercício de 2019/2020 e diminui a visibilidade do que se passa nas sociedades a alienar à Benfica SGPS.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

88 comentários

  1. lol

    Este post de finanças poderia ser escrito por mim que nada percebo disso...

    Já agora, é triste quando se vem lamentar com o aumento de custo com pessoal quando estes aumentaram à conta das renovações com as jovens promessas.

    Pois, quer uma equipa a lutar na Europa do futebol mas não quer pagar ordenados condicentes?
    Já sei que vem com o argumento do Salvio e do Luisão, sim porque o senhor até sabia no princípio da época que estes iram, pendurar as chuteiras, ou jogar pouco no caso do Salvio.

    Meu caro, acertar no totobola à segunda feira é fácil.

    Só mais uma achega. A subida das variáveis em prémios não terão a ver com as renovações e como facto de motivar jogadores para ganhar ainda mais? Se calhar não querendo o SLB ter custos fixos com ordenados terá proposto, aquando das renovações, prémios de desempenho e por objectivos. Isso é mau? Pois se é mau terá que avisar as grandes empresas mundiais pois é assim que elas trabalham.

    Custa ver tanta demagogia debitada sem qualquer sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/19 14:35

      Ó oliveira da serra,
      o vento leva a flor.
      Ó oliveira da serra,
      o vento leva a flor.
      Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
      Ó i ó ai, para o pé do meu amor.
      Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
      Ó i ó ai, para o pé do meu amor.

      Ó oliveira da serra,
      o vento leva a ramada.
      Ó oliveira da serra,
      o vento leva a ramada.
      Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
      Ó i ó ai, para o pé da minha amada.
      Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
      Ó i ó ai, para o pé da minha amada.

      Eliminar
    2. Quando o Jonas teve um pé para sair , aqui vieram dizer como era possivel o melhor jogador sair desta forma, agora como é possivel renovar com estes jogadores em fase descendente da carreira. Ó homem decide-te o que realmente queres. Mas se for para ires para o poleiro não é desta forma que o consegues. O bota abaixo é é a forma mais estupida de conseguir conquistar algo....

      Eliminar
    3. Anónimo6/3/19 15:40

      A demagogia é fruto da ignorância quando se tenta mostrar que se percebe de contas. Para não criticar sem factos, provo que este texto não passa de um chorrilho de disparates.

      1. "Quando se absteve de investir na conquista do penta na época passada. Isto é gestão danosa".
      O Benfica investiu, entraram vários jogadores novos e subiram 4 da formação. Entrámos na Champions?

      2. "Um aumento de quase 50% (custos de pessoal) que se traduz em mais 16,2 milhões de euros despendidos em apenas 6 meses!
      Como é isto possível numa organização que prima pelo rigor da gestão? "

      Criticam que não se pagam salários milionários aos jovens da formação, por outro lado criticam o aumento dos custos de pessoal quando se "esquecem" que 7M são prémios, decididos antes das competições, que há uma NOVA equipa Sub-23, NOVAS equipas femininas profissionais de futebol assim com de todas as modalidades de pavilhão, com os respectivos treinadores e técnicos. Pensam que as equipas jogam de borla?

      3. "… renovações milionárias com atletas em final de carreira e já na curva descendente da mesma (Luisão, Jonas, Sálvio, Pizzi … acrescentar, mais 2,9 M da renovação com o Sálvio)".

      Se percebesse de contabilidade saberia que as remunerações pagas na renovações dos atletas vão para o activo ("activo intangível, plantel de futebol"), por vezes até as comissões, só entrando na Conta de Resultados em forma de "amortizações".

      4. "… temos ainda um aumento considerável das remunerações variáveis de 6,8 milhões de euros.
      Que tipo de mensagem se transmite aos atletas com este tipo de incentivos? ... É antes apanágio de gestores com miopia estratégica que gerem de forma reativa e sem planeamento."

      A mensagem foi bem sucedida, passou, tanto assim que entrámos na Champions.
      Chamar miopia estratégia e reativa, quando foi o contrário, foi fruto de planeamento ANTERIOR com sucesso posterior.

      5. "E o que dizer do aumento do número de colaboradores da SAD, Benfica Estádio e Benfica TV? Já são mais de 530 pessoas! Alguém consegue explicar o que fazem 88 colaboradores na Benfica TV?"

      Queria que os atletas novos que entraram para as NOVAS equipas não fossem mencionadas no R&C?
      Quanto à BTV não sou especialista, o que eu sei é que a BTV é um sucesso, tanto assim que recebeu o prémio nos últimos 3 anos de "melhor canal de desporto" em Portugal, quando nos atacam por transmitir os nossos jogos em casa, não só da equipa profissional futebol. São centenas de jogos por mês. E apresenta resultados financeiros positivos.

      6. "Uma nota adicional sobre o aumento de 2,2M de euros dos gastos com fornecimentos e serviços externos relacionados com deslocações... tal deve-se à digressão efetuada na pré-época aos Estados Unidos e aos 2 jogos fora das pré-eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. ... legítimo questionar se vale a pena efetuar tais digressões."

      Se vale a pena fazer digressões para entrar na Champions? Mau, não percebo nada. Criticam porque quase não entramos e depois criticam porque gastamos 1 milhão em deslocações para entrar?
      A viagem aos EUA deu de receitas 3,5M, nada mau para quem gastou 1M em deslocações.
      Para além da visibilidade e prestígio que deu num mercado que é estratégico para aumentar a penetração da marca.

      7. "gastos com fornecimentos e serviços externos … um clássico nas contas da SAD."

      Se não sabe fica a saber que todos os clubes têm custos destes. Estão bem discriminados. Com novas equipas a jogar, novos campos, novos equipamentos fruto do aumento das infraestruturas quer deixá-las ao abandono como fazem os nossos vizinhos?

      8. Por fim deixo uma pergunta, quais são "os ativos que estão contaminados pelas contingências que impendem sobre a SAD"? Só para saber.

      9. Vieira quer aumentar a clausula do Félix de 120M para 200M. Vieira sempre a destruir o Benfica.

      Eliminar
    4. Anónimo6/3/19 16:29

      oh anónimo das 15:40, tantos caracteres quando podias ter resumido a 13 : EU ADORO VIEIRA

      Eliminar
    5. Anónimo6/3/19 16:32

      Oh Anónimo das 15:40, desculpa-me que te diga, mas não estiveste melhor que o Scaramanga.
      Escreveste imenso, mas não disseste nada.
      Mas, parabéns por te teres esforçado (quase que te cagavas) para justificar o...injustificável. :-)
      Oxalá o teu patrão que idolatras te dê o biscoitinho da ordem.

      Eliminar
    6. Anónimo6/3/19 16:34

      Anonimo das 16:20 e discutir os pontos? Nada?

      Eliminar
    7. anónimo 16:29, resumo a tua contribuição em caracteres: 0

      Eliminar
  2. Parabéns pelo post, parecem-me todas as questões colocadas muito pertinentes.
    Gostava de ver um comentário do Benfica Eagle às mesmas.
    Isto porque comentários de quem efectivamente manda nao teremos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Todos os contributos para se discutir o nosso clube são bem vindos.

      Eliminar
  3. José Pereira6/3/19 12:53

    Em resumo, no ponto de vista deste senhor autor do texto, tudo por esta gestão é mau e mal feito. Deve talvez ter uma capacidade melhor para gerir. Candidate-se. Já agora uma observação, tal como é solicitado, seria também de bom tom que o senhor autor do texto passasse a assinar com o seu verdadeiro nome e não com um pseudónimo ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento José mas se o seu comentário a todos estes pontos é esse, quer dizer que ou não percebe da temática ou tem dificuldades em comentar. Lamento pois quantos mais refletirmos sobre estes temas melhor.

      Eliminar
    2. Anónimo7/3/19 00:52

      Caro José Pereira, ora nem mais! Totalmente de acordo com o seu comentário. Quem se diz Benfiquista e acha que lhe estão a levar o clube do coração à ruína, tem que se chegar à frente! Candidatar-se ou integrar uma Lista! Mas não! Afinal o que temos aqui é uma espécie de monge budista que se interessa pela temática e até está à reflectir muito, às vezes até a achincalhar e insultar mas tudo bem, porque "quantos mais refletirmos sobre estes temas melhor". Que peça!

      Eliminar
  4. "e ainda na contratação de atletas que, à excepção de Vlachodimos, deram contributo nulo à equipa na presente época".
    Até porque o Gabriel já cá está há muitos anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amorubroaomáximo6/3/19 14:04

      isso Meireles, até porque contratámos 3 e dois resultaram em cheio

      Eliminar
    2. Se observar o que se escreveu, até neste blogue, e os comentários feitos sobre Gabriel, notará certamente que há um mês atrás as palavras sobre Gabriel eram outras. O único que se afirmou desde o início da temporada foi Vlachodimos.

      Eliminar
  5. Com todo o respeito, parece-me que apenas faz sentido opinarmos sobre algo que estamos aptos para o fazer, o que não me parece manifestamente ser o caso aqui, apesar de concordar com algumas das considerações do autor (Luisão, Salvio e Jonas). O presente e futuro financeiro do Benfica é muito promissor e risonho e incomparável (mesmo!) com os outros grandes em Portugal e isso é seguramente mérito da gestão atual do clube, independentemente dos erros que também cometem.
    Saudações benfiquistas,
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário Tiago. Tomaramos todos nós que a maioria dos benfiquistas estivessem aptos para analisar Relatórios de Contas. Da minha parte, sei bem o que leio e interpreto. Estarei aberto a debater se mencionar os pontos em que acha que a minha análise está incorrecta.

      Eliminar
  6. SLB4ever6/3/19 13:05

    Ou seja, os contrassensos e incoerências nas contas poderão levar à "hipoteca" de um (previsivel) sucesso desportivo da equipa principal do Benfica, cujo resultado a breve trecho, ver final desta época, poderá ser a debandada dos talentos anunciados: Felix, R. Dias, Ferro, Gedson, etc?
    Estarei a ser demasiado pessimista ou cruel para com esta direção que, ao não reforçar a equipa, para a conquista do penta e nos momentos em que teve oportunidade para o fazer e que, simplesmente, deixou RV ao abandono (e à sua consequente queda), fez com que o Benfica não ganhasse desportiva e financeiramente; Certo? Mas afinal LFV está ao serviço de quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o atual presidente poderá responder porquê seguiu o caminho da destruição do sonho do penta e voltou a insistir na mesma estratégia esta temporada.

      Eliminar
  7. Scaramanga como podes falar em valores pagos a atletas que subiram e apenas apontarem esses 5 exemplos quando Félix Florentino Dias e Ferro foram aumentados cada um deles em mais de 400% sem contar com esses e jogadores como jota entre outros da B que tem sido aumentados em bons valores tendo em conta as renovações de contratos.....

    Volta Eagle que estás perdoado, até te deixo fazer cantinho da oração ao JJ.....

    Porra quem não percebe de sapatos não pode ser sapateiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E onde encontra o Pedro as referências que justificam essa subida com os miúdos? Se puder apontar o número da página agradeço. Obrigado.

      Eliminar
    2. Quer dizer vem as renovaçoes de Salvio de Jonas e Luisao e nao vem a do Dias no Final da epoca passada, nem a do Dantas no final de 2018 tal como a do Felix e a do Jota....e então a do Gedson....tudo contratos renovados ate ao final do ano...
      eu sei onde estão.....tu que sabes analizar tao bem ....procura....

      Eliminar
  8. Anónimo6/3/19 13:32

    LFV vai fazer tudo para ganhar este ano porque está apertado. O povão quer é ganhar, depressa se esquece dos desmandos. Assim, blogs como este continuam a fazer ver a quem manda que nem todos são acéfalos. Parabéns e obrigado.

    Pp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Defendo um Benfica livre, em que o debate e a democracia andem de mãos dadas.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho6/3/19 19:44

      Muito mais ainda, porque até já nem contava ganhar. Agora, os que lhe lambem as botas, tentam tudo, para atribuir mérito a Vieira pelo treinador Lage, quando sabemos muito bem, que o actual treinador, seria apenas temporário, até se contratar outro. Nasceu um novo fôlego, aos lambedores de botas, pois andavam caladinhos que nem ratos!

      Eliminar
  9. A prova da importância das receitas da Liga dos campeões é que um clube como o dos ladrões do Norte se não tem calhado dois anos seguidos em grupos de treta hoje estava pior que o zbordeng

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estaria numa situação trágica. E não sendo campeão este ano e não acedendo à Liga dos Campeões, assim ficará.

      Eliminar
  10. Em relação ao aumento da massa salarial e contratação de atletas, não esquecer que o Benfica tem neste momento mais duas equipas de futebol, a sub-23 e a equipa feminina. Estas têm custos, quer com jogadores quer com técnicos. Em relação às renovações do Sálvio e do Jonas deixo duas questões:
    Qual é a importância deles no crescimento dos jovens atletas que estão neste momento no plantel?
    Como se sentiriam se o Jonas e o Salvio aparecessem no rival do norte tal como aconteceu, por exemplo, com Maxi e o C. Rodriguez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol o maxi na altura toda a gente dizia que não se devia renovar que era caro que não valia o dinheiro porque estava em fim de carreira....depois de assinar pelo Porto, o LFV esteve mal porque era um jogador de balneário e que viramos as costas a um atleta etc e tal....e o tal barco a vela lol

      Eliminar
    2. Eu só valorizo atletas que tenham orgulho em vestir a nossa camisola e não mercenários que tanto a beijam como amanhã a deitam no chão.

      A importância de Salvio e Jonas no plantel é nula. No caso de Jonas, o exemplo pessoal é, na minha opinião, algo a não seguir pelos jovens. Nenhum deles, assim como Luisão, têm nada a dar ao clube.
      No entanto, retiro Salvio da postura negativa no balneário.

      Eliminar
    3. Scaramanga. Concordo consigo em relação ao Jonas e a sua postura quezilenta em campo, é algo que também detesto ver e que espero não passe para os jovens. Já no que toca ao Luisão não concordo. Mas não é só ao nível pessoal que os jovens aprendem, há os aspectos técnicos e táticos. Não duvido que o Ruben Dias, e até o próprio Jardel, por exemplo, tenha aprendido muito com o Luisão, em aspectos do jogo. Ou que o Félix aprenda com o Jonas, ou o Jota com o Sálvio. Estes jogadores não são só importantes para passar a "mística" mas também para passar a experiência acumulada de anos e jogos.

      Eliminar
  11. Claramente uma critica de um anti-Vieira!

    Vê-se por criticar renovações de jogadores chave como Pizzi(29 anos), Salvio (28 anos) e Jonas (o melhor jogador e marcador dos últimos anos).. fim de carreira? pois..

    depois temos a critica ao bónus da entrada na champions? Então mas é ou não importante? Fulcral mesmo pelo que dizes.. não merece ser realçado? Valorizado? Quando os jogadores atingem o objectivo, como qualquer outro funcionário, não merece ser recompensado? Então mas é importante ou não?

    Contratações? Pois.. Realmente o Ferreyra e o Carrillo foram maus e rapidamente despachados sem o Benfica perder muito dinheiro.. que fazer? flops existem em todos os lados, ninguém diria que o Ferreyra falharia assim tanto!
    Mas e o Conti? tem 24 anos ainda pode dar alguma coisa! E o Ebouhi? lesionou-se ao serviço do Benfica e para quase um ano! O Semedo tem 20 anos, mostrou algum potencial mas realmente o Gedson e o Florentino são preferidos pelo Lage e aparentam mais qualidade!

    Depois ainda temos as boas contratações de GAbriel e o Vlachodimos.

    Fomos assim tão maus no mercado? Parece que criticas o investimento e ao mesmo tempo criticas a falta de investimento no ano anterior, então mas queres que se invista ou não?
    Queres que não se falhe? pois também eles devem querer não falhar.. infelizmente toda a gente falha, não há nenhum clube que acerte em todas as contratações e o Benfica até é dos que mais acerta!

    Se não vejamos o dinheiro que fazemos com contratações que falharam por uma outra razão:
    - Jovic
    - Cristante
    - Talisca
    - Jimenez

    Ou com jogadores que não tiveram espaço por uma ou outra razão:
    - João Carvalho
    - André Horta

    Querem que apareçam jogadores e reclamam espaço para outros como se ninguém sair? e querem reforços como se ninguém entra?

    Não digo que sejam perfeitos, não digo que não falhem, mas olhar desta maneira também não é justo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado Pedro Gonçalves. Sou pró Benfica. Tudo o resto é para gente que não sabe o que é sentir o Benfica no coração e colocar o clube acima de outros interesses.

      Jogadores que não têm condições físicas para jogar são o quê?

      Não olho para o Benfica como um entreposto de jogadores nem como um meio para um fim. O Benfica e o seu sucesso desportivo é o único objectivo que aceito ver como prioridade de um presidente.

      Eliminar
    2. Mas o Pizzi está mal fisicamente?
      O Jonas e o Salvio não podem melhorar?
      É essa a ideia que queres passar aos jogadores? só servem quando estão bem e são descartados quando não servem?
      Eu acho muito bem que o clube compense quem dá tudo pelo Benfica e inclusivamente se lesione ao serviço do mesmo? Ninguém deve ser descartado só porque sim.. e se voltar ao mesmo nível? Vais pedir desculpa por estas criticas?

      Eliminar
  12. A equipa de sub 23 e toda a sua estrutura são de borla. Ridículo vontade de falar mal. Ratos como nunca tivemos a nível financeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explique pf quanto custa a equipa de sub23 e toda a estrutura.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho6/3/19 19:52

      Claro que a estrutura não é de borla, ainda mais quando nem sequer são BENFIQUISTAS!A essa gente que está no BENFICA, sem ser por amor, mas sim para ganhar dinheiro, chamam-se mercenários! Mas há mais coisas, que não são de borla. O casamento da filha de DSO, também não é de borla!

      Eliminar
    3. Scaramanga em concreto não lhe sei responder a isso mas não deve ser barato. Cada escalão tem o seu staff desde nutricionista, massagista,etc etc. Não são só os jogadores. A equipa feminina também não está na SAD? É só internacionais brasileiras.

      Eliminar
  13. "O relatório e contas não clarifica, mas o seguinte é certo: a concretizar-se a operação, a SAD deixa de preparar demonstrações financeiras consolidadas a partir do exercício de 2019/2020 e diminui a visibilidade do que se passa nas sociedades a alienar à Benfica SGPS."

    Esconder vigarices? De uma coisa tenho a certeza: para beneficiar o Benfica não é.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/3/19 14:01

    Por norma, não aprecio o conteúdo das colaborações deste escriba. São marcadas por facciosidade e até algum ressabiamento.
    Contudo, esta opinião está muito bem feita e sustentada.
    O Benfica parece uma empresa de gelados. Sobe e desce, consoante as estações do ano, sendo que no verão há um pico natural da venda de gelados.
    Assim está o Benfica. Vem de uma série de, creio que 10 jogos a vencer e já anda tudo eufórico e anestesiado.
    É assim a malta da bola. Bipolar. Vai do bestial a besta e vice versa num ápice.
    Quanto aos relatórios e contas, no universo benfiquista (sócios, adeptos e simpatizantes), quantos na verdade conseguem decifrar o que lá está ? 1% 2%...5% ?
    Ou então, mais, quantos pegam nele ?
    A malta quer é ver a bola dentro da baliza, mais vezes do que as que o adversário mete na nossa.
    O resto, nada importa.
    É por isso é que o futebol está como está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, embora não entenda o seu comentário inicial.

      Eliminar
    2. Anónimo6/3/19 23:07

      Não entendes o comentário inicial? Eu entendo perfeitamente e concordo totalmente com a observação.

      Eliminar
  15. Anónimo6/3/19 14:03

    Contas: Lucro! Redução passivo! Estádio e Btv para o clube! Há quem classifique como: "Isto é gestão danosa e não pode ser ignorada." God!!!

    Dizemos "Ou seja, em renovações milionárias com atletas em final de carreira e já na curva descendente da mesma" mas simultaneamente criticamos não renovar com Samaris!
    "Alguém consegue explicar o que fazem 88 colaboradores na Benfica TV?" eu percebo pouco mas imagino que os programas não se filmem sozinhos.
    "Neste contexto, será legítimo questionar se vale a pena efetuar tais digressões." ou, se calhar, convinha ver se a digressão deu lucro e qual seria o custo da alternativa. Mas demagogia é mais fácil!

    "comissões de 11%, mais 5,5 milhões em obras no Seixal e a omnipresente obsessão pela redução do passivo…" Bom bom era um presidente que fosse contra os empresários. Ups. Já experimentartam e não deu bom resultado. Mais obras no seixal? Para quê? Os jogadores nascem debaixo das pedras. "Serão os alicerces do sonho europeu: João Félix, Ruben Dias, Ferro, Gedson, Florentino," miúdos vocês vão começar a treinar nuns peladões com agua fria e vão dormir num colchão com 15 anos. É isto que quem critica propõe. O passivo? Até já deixou de ser motivo de critica o valor mas passou a ser motivo a redução! Ao que isto chegou!!!

    Esta serie de posts estão a fazer mais por vieira do que qualquer propaganda. Força ai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou para ver o que vai ser quando o Benfica avançar para a construção da escola no Seixal. Ainda vão acusar o Vieira de só querer usar o Clube para ser ministro da Educação.

      Eliminar
    2. E para beneficiar os netos dele.

      Eliminar
    3. "Esta serie de posts estão a fazer mais por vieira do que qualquer propaganda." Tocaste num ponto essencial. Esta crítica dirigida, aparentemente sem agenda (será?), constante e não admitindo nunca que se fizeram coisas boas, acaba por descredibilizar completamente os críticos e acaba por aglutinar os indecisos e levá-los a votar Vieira. Conheço vários benfiquistas nessas circunstâncias.

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho6/3/19 22:48

      Estou para ver quanto tempo é que os alicerces do sonho Europeu, demoram a ser vendidos!

      Eliminar
    5. Grande post!

      Isto sim grande verdade!

      O Cuspir no prato onde se comeu (RGS !!!), ignorar tudo o que de bom foi feito (voltar aos títulos em todas as modalidades, infraestrutura, contas positivas, CFC, grande formação, grandes jogadores e grandes equipas que temos tido) para o constante massacre sempre com os mesmos pontos MENDES e algumas decisões menos felizes (quase todos os comentadores deste forum !!!!!)

      Sim, porque agora o Benfica é apetitivo para TODA A GENTE!! Quando estava na merda, sem nada ninguém queria meter os cotos no clube!! ONDE ESTAVA O AMOR AO BENFICA?

      O Benfica aparenta ser o único clube português com algum futuro.. o Porto falha uma ida à CL e está acabado e o Sporting acabado está!!

      Quem nos recuperou para esta situação? Nada de bom foi feito? Nada de bom deve ser mantido? Está tudo mal?

      Continuem a criticar sem sentido critico e apenas criticar por criticar e o Vieira cada vez mais vai parecer o D. Sebastião num nevoeiro de oportunistas e demagogos!

      Eliminar
  16. Portanto a culpa e do LFV , Filho da mae , porque veio para o SLB apostar em betão. Deixava cair tudo nem se chateava muito se a ideia era nao defender os interesses do SLB

    Criticar sao uns ases , todos cometemos erros quem nao comete que atire a 1a pedra
    LFV É que aposto em LAGE ainda falava-se em Mourinho e ja o homem dizia que Lage tinha perfil para ser treinador do SLB

    LFV afinal tinha razao nao precisava reforços , porque estes jogadores jogam futebol espectáculo
    Renovar com Sálvios Jonas , ha muita gente aqui que nao entende o peso de um balneário , nao entende que o futebol nao é so dar pontpés numa bola e o Benfica precisa de Simbolos novos destas gerações

    Vejam o exemplo do Vizinho ao lado que ate tem academia e o que ganha ??
    Sem o Seixal sem toda a outra dimensão extra futebol nao havia toda esta qualidade , quem lutou sempre por isso LFV , e com uma Champions cheia de dinheiro e um Portugal mais pobre que o resto das ligas , apoio a 500 % tudo que o Benfica que fazer de inovador sem ser dentro do campo é sinal de visão. Sabem la que é isso.

    Para os que nunca acham que erram andavam aqui a mandar embora Pizzi , Ruben Dias , Samaris , Grimaldo , Gabriel (Que LOL) , Seferovic etc .. agora metam a viola no saco e assumam como o Costinha.

    Porque voces nunca vao ser mais que mero comentadores e que nao percebem nada d liderança , visão e estratégia
    muitos menos de futebol , para voces o Benfica ou ganha ou ganha , UTOPIA e falar é tao facil, mas ganhar sempre é impossivel.

    Afinal dentro de mais erros ou menos erros , estamos pujantes com muita saude financeira e futebolistica mesmo que se tenha abdicado de um titulo o ano passado.

    Ja agora da me orgulho ver que em 15 anos de email roubados num mundo que mexe com milhões nao ha nada sequer parecido com Cashball PPC ou Apito Dourado como ainda tiveram que truncar emails para parecer algo suspeito(VER ERC Comunicado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Não sei quem andava a mandar embora quem. Sei sim que há jogadores que sabem a importância de vestir a camisola do nosso clube e outros que são mercenários e sem qualquer apreço pelo clube ou pelos seus adeptos. Esses dispenso.

      Não sei a quem se refere com o "vocês" mas se a sua intenção é ter um discurso de intolerância para com opiniões diversas e instituir no clube algo parecido com o FCP ou o Sporting não terá nos meus posts qualquer acolhimento.

      Já basta as agressões que os calhordas que apoiavam João Vale e Azevedo promoviam aos benfiquistas que não apreciavam o rumo do clube. Alguns desses calhordas hoje estão dentro do Benfica, com muita pena minha.

      Eliminar
    2. Peço desculpa , meu caro Scaramanga , nao era para si , mas para muitos que apenas sabem deitar abaixo. Eu apenas acho que Futebol e Gestão desportiva nao sao dossiers que qualquer um saiba , ate porque ha muitos factores que mudam tudo de repente , ja sem contar com o psicológico, vejamos o caso do Real Madrid

      Apenas dizer a si , que o Benfica na minha opiniao apenas cometeu um erro , o ano passado , ao nao criar uma equipa mais forte , mas se calhar LFV acreditava neles e via o Potencial que vimos nós agora. porque este ano compramos Ferreyra (Grande craque) , Gabriel e Odysseias é verdade Conti Castillo e Lema nao foi os melhores negocios , mas se calhar ate seriam tao bons ou iguais a aos outros reforços ,mas sempre estivemos bem servidos , este ano , o Rui Vitoria foi um bom treinador , mesmo que muitos que digam que não e no principio da epoca ate ao jogo com o Porto na Luz alias ate ao Belem no Jamor o Vitoria meteu o Benfica a jogar a bola. Mentir ou omitir so porque nao se gosta do homem nao é correcto .

      Agora o Bruno Lage é um caso aparte , e o Benfica até isso está a fazer bem , criar treinadores , se isto nao é uma boa estrutura nao sei q seja.

      Eliminar
    3. Ja agora Jonas , Sálvio , Samaris , Luisão ( E este sei eu) e Pizzi , devem ser tudo menos mercenários , porque podiam ir para outro lado ganhar mt mais dinheiro e nao foram , agora e normal que queiram melhorar a sua vida ,afinal um jogador d futebol so joga ate aos 37 anos 38 no maximo dos maximos.
      Já para nao falar do que já deram ao Benfica!! e claro tambem o Benfica deu e da muito a eles , Abraço

      Eliminar
    4. Tens razão e vê-se porque muitos jogadores saiem gratos ao Benfica e aos seus dirigentes e porque muitas jovens promessas querem vir para o clube!

      Porque os jogadores que representam o Benfica e se portam bem são recompensados e aqui são bem tratados!

      Quando vês jogadores gratos e que se assumem como Benfiquistas como David Luiz, Jimenez, Ramires, Di Maria, Cardozo, Javi Garcia é porque algo foi bem feito!

      Os bons merecem ser bem pagos e isso não faz dele mercenários..

      Amor ao clube tens tu e eu.. que gastamos dinheiro para o apoiar e a muitos faz muita falta.. os jogadores são profissionais e estão no futebol para ganhar dinheiro, se o merecerem já é muito bom

      Eliminar
  17. Anónimo6/3/19 14:13

    O que se passa é que o Benfica vive um momento de inegável sucesso desportivo, embora ainda nenhum título tenha ganho, o que faz com que Vieira apareça em bicos dos pés a reclamar méritos de uma situação para a qual não foi perdido nem achado.
    Parece-me que o Benfica anda a reboque dos resultados desportivos, o que, se por um lado se compreende, pois é assim em todos os clubes de futebol, por outro é a prova provada do mais puro dos amadorismos.
    Aqui há uns anos, essa eminência parda (ou parva ?) que se chama DSO numa longa entrevista ao Jornal de Negócios, dizia, entre muitas outras coisas, que a gestão do Benfica não podia estar sujeita à bola que bate no poste e não entra, aos erros das arbitragens ou a eventuais não apuramentos para a maior prova do futebol europeu de clubes, a Liga dos Campeões.
    Esta entrevista, creio que aconteceu há uma boa dúzia de anos.
    De então para cá o que mudou ? Pouco ou mesmo nada.
    Há na verdade uma fonte de receitas generosas que têm disfarçado muita coisa : a venda de jogadores.
    Quanto ao resto, tudo na mesma.
    Há cerca de 2 meses andava tudo de queixo caído e agora as entrevistas fanfarronas sucedem-se, os artistas do costume todos os dias vêm a terreiro afirmar que a promoção de Lage a técnico principal foi uma jogada há muito premeditada e que a estrutura fabulosa continua a ser o garante do sucesso desportivo do Benfica.
    É claro que, nesta verborreia da treta, só cai quem é parvo ou anda distraído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/19 15:57

      O Benfica anda a reboque dos resultados desportivos? Heishhh!! Não fazia a mínima ideia!
      Andar a reboque dos resultados desportivos é amadorismo? E andar a reboque das "deusas" é o quê?

      Eliminar
    2. Não comento palavras de DSO. As únicas que apreciava ouvir da sua parte era o pedido de demissão pela vergonha que foi facturar despesas pessoais ao Benfica.

      Eliminar
  18. Anónimo6/3/19 14:17

    Se o Benfica chegar a maio sem título algum no bornel, voltará a depressão, os suspiros pelo Rod da Reboleira, pelo já gasto e deprimente Mou (caso ainda esteja desempregado) ou quiçá, os mais amnésicos, clamarão pelo regresso do ceboladas, este sim, um homem educado, pai de família e extremoso e que, e que, e que...até deu o bi campeonato ao Glorioso.
    Não deixa de ser divertido acompanhar os estados d'alma da malta da bola. :-) :-)

    ResponderEliminar
  19. Anónimo6/3/19 14:27

    Quer se queira, quer não, são os resultados que mobilizam as pessoas, lhes dão ânimo e perspectivam bons futuros.
    Mas os bons resultados desportivos, mandam para baixo do tapete muita porcaria que mais tarde ou mais cedo irrompe com imensa força.
    Os balanços fazem-se no fim, porque no futebol, como na vida, as coisas valem pela forma como acabam e não como começam.
    Balanços, devem ser feitos em maio.
    Quando eu olhar para a vitrina dos troféus e estiver(em) lá pelo menos 1 (oxalá que seja o campeonato), muito bem. Siga a rusga.
    De uma coisa parece estar certo : Vieira precisa mais que as coisas no futebol corram bem, do que de pão para a boca.
    As vitórias desportivas quando caem praticamente do céu aos trambolhões, não prenunciam futuros tranquilos.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6/3/19 14:31

    Coitado do Bruno Lage. De solução provisória a jogada de mestre do Vieira, que sempre viu nele, desde que nasceu, que iria tornar-se treinador da equipa principal do Benfica em fevereiro de 2019.
    O Vieira é mesmo assim. Vê luzes, pressente coisas estranhas, tem dotes premonitórios impressionantes, enfim, é um presidente para...anormais. :-)
    Há quem diga que ele quando fica nos balneários a ver os jogos, queima pauzinhos, leva búzios e cartas...

    ResponderEliminar
  21. Viva,

    Tinha curiosidade de ler este artigo, mas é mais do mesmo a atacar a gestão de LFV, logo nem tenho muito a comentar, apenas referir uma ou outra falha, Gabriel é um bom ativo e está em franco crescimento, foram vários os reforços de inverno (isto depende sempre da prespetiva que se queira ver certo ? ) como Ferro e Felix da formação já titulares indiscutiveis, Florentino, Zlobin, Jota idem da formação, Samaris que estava perdido, Rafa que parece outro e que estão a valer bem mais.

    E nas contas há algo importante que não é destacado, é que contabilisticamente os jovens da formação representam zero de ativos e bem sabemos que temos vários que nos podem vir a render, daqui a uns tempos esperemos, uns trocos valentes.

    Venha o artigo seguinte, que espero não seja mais um a "descascar" em LFV, mas pronto aguardemos :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Glorioso!6/3/19 14:34

    Agora o passivo e a divida liquida ja nao interessam!?

    A Benfica SAD MELHOROU os seus CP na ordem dos 140 MILHOES EM 5 ANOS !

    Aqui está um FACTO para escrutinarem na próxima parte, como foi - e bem - escrutinada a rubrica gastos com o pessoal

    ResponderEliminar
  23. Dizer que o Luisão ou jonas estão em final ou fase descendente da carreira nao merece qq reparo agora dizer o mesmo sobre o pizzi ou o salvio é suposto ser uma piada? Eu posso gostar mais deste ou daquele jogador como qq outra pessoa mas dizer que um jogador com 27 ou 28 anos está em final de carreira ou na fase descendente da mesma roça o ridículo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/19 15:05

      O Pizzi tem um rendimento desportivo dentro do campo muito próximo daquilo que é um jogador em final de carreira.
      Deu o berro vai para 2 anos.
      Porquê ? Só ele saberá a razão.

      Salvio sabe jogar à bola, sem dúvida.
      Mas passar 2/3 da época a contas com lesões, é no mínimo intrigante.

      Eu posso ser um excelente funcionário, mas se estiver quase sempre de baixa, duvido que haja um patrão interessado em manter-me e, pior ainda, aumentar-me o salário.
      Mas estas são as tais coisas intrigantes do mundo da bola.

      Eliminar
    2. Anónimo6/3/19 16:29

      "O Pizzi tem um rendimento desportivo dentro do campo muito próximo daquilo que é um jogador em final de carreira. Deu o berro vai para 2 anos."
      Parei de ler aqui...

      Eliminar
    3. Ahahaha, o Pizzi está a fazer uma época brilhante e este diz que tem o rendimento de um jogador em final de carreira. Abriram os portões do Júlio de Matos e não nos avisaram!...

      Eliminar
    4. O Pizzi é só o médio com mais assistências na Europa mas tem mau rendimento. Que dirá do Messi que é quem lhe segue.

      Há alturas em que mais vale estar calado.

      Eliminar
  24. Uma vez mais e apenas as incongruências maiores:

    Por um lado ter as receitas da CL é crítico, por outro não se deviam dar prêmios por isso alcancar (davas um belo gestor de RH... Só se ganhasses a CL é que os malandros viam um custo!)

    Queres jogadores com cartel e feitos e queixas te de que são caros (descansa que o Castilho e Ferreira já não custam mais este ano).

    O Salvio, o Pizzi, ambos com menos de 30 anos estão em fim de carreira (e o melhor marcador da época passada, tbm). Mas não se consegue ver que a equilíbrio entre jovens e velhos é que se firma uma equipa.

    Só o Odisseias é que é novo. O Gabriel e os putos que subiram, já lá andavam...

    De uma penada a RTP passou 130 pessoas de precários para efetivos. A BTV ter 80-90 pessoas, é estranho.

    Pagamos deslocações caras... Mas se queremos jogar na CL temos de fazer viagens, óbvio. Quanto às digressões serem caras... Pois, quando vamos para Nyon, sem receber o que quer que seja, deve ser à borla...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo6/3/19 14:53

    O R&C refere-se à actividade do clube no período compreendido entre junho e dezembro de 2018.
    Todas as jovens promessas que hoje admiramos, à excepção de Rúben Dias, apareceram já este ano (Felix, Gedson, Ferro, Florentino). Todas as revisões de contratos, aconteceram já este ano (2019).
    Posto isto, não deixo de estranhar uma boa parte do conteúdo do R&C, principalmente o que é identificado como gastos com retenção de talento.
    O segundo semestre de 2018 foi bastante penoso em termos futebolísticos.
    Estávamos na ressaca de um campeonato perdido da forma que foi.
    A única alegria qb foi o apuramento para a fase de grupos da Champions.

    Mas enfim, os R&C servem às mil maravilhas para mascarar muita coisa.
    Primeiro, ninguém os lê, depois os poucos que os lêem sabem decifrar o que lá está.
    É mais uma obrigatoriedade de quem está cotado na Bolsa e que precisa por lei de dar satisfações ao povo.
    Mas o povo quer é bola, cervejas e bifanas.

    ResponderEliminar
  26. Sabes q idade tem o Samaris? Faz 30 anos este ano. E querem renovar por 3 milhões brutos...
    depois ainda têm a a lata de se queixar da folha de salários. Oh pa, tenham cabeça pa.

    ResponderEliminar
  27. LFV deixou um BURACO no BES de 400 milhões, creio não ser a pessoa mais preocupada com gestões de RIGOR, enfim quando se coloca o clubismo e os ciclos vitoriosos acima da próprio BENFICA corre-se o risco das ditaduras da propaganda e do perpetuar no PODER, pois ou ELE ou o FIM. O BENFICA já existe à muitos anos LFV tem lá o seu lugar, mas não gosto de quem se agarra ao PODER, pois normalmente existe sempre algo que escondem e vícios que se perpetuam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/19 15:22

      o que é que são 400 milhões, hum, hum ?
      vende o joão feliz por esse valor e paga o que deve.
      onde está o mal
      e ainda fica com o ferro, o ruben dias, o gedson, o jota

      Eliminar
    2. Anónimo6/3/19 16:54

      Não pretendendo ser advogado de defesa de LFV. O tal buraco do LFV eram 600 milhoes há uns anos e agora são 400 milhoes. Parece-me que tem vindo a pagar. Ao contrário dos perdões ao sporting... e de outros créditos, esses sim ruinosos, ao GES e BESA, de onde o sobrinho era o responsavel.

      Eliminar
    3. Não sejas mentiroso! https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/expresso-novo-banco-reestrutura-divida-de-luis-filipe-vieira

      Eliminar
  28. Anónimo6/3/19 15:11

    Jonas, Pizzi e Sálvio, como até há um ano atrás se dizia do Luisão, são aquelas ditas referências do balneário que importa segurar para dar alguma estabilidade àquilo.
    A dúvida é se não se estará a pagar balúrdios a tipos cheios de manhas e se a partir de certa altura, não se tonarão eles mesmos em "maçãs podres".

    Que ninguém tenha dúvidas, os que estão agora a fazer de Lage treinador, são os mesmos que fizeram a folha ao ceboladas.
    O balneário do Benfica continua um ninho de víboras, patrocinadas e acarinhadas pelo Vieira.
    É tudo uma questão de tempo até fazerem a cama ao rapazito que agora estão a promover a treinador.
    Isto como diz o povo, "há um dia da caça e outro do caçador".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha!!

      Sim o que o Vieira quer é perder! faz tudo para perder!

      Ele paga extra aos gajos para lixarem aquilo tudo!

      Sai daqui dragarto.. ridículo !

      Eliminar
  29. Anónimo6/3/19 15:26

    Quanto ao rigor, vou ali e já venho.
    Quem não sabe gerir os seus negócios, como pode gerir os dos outros ?
    Vieira ou melhor, a sua empresa Promovalor deve ao Novo Banco mais de 400 milhões.
    Constituiu um fundo gerido pelo filho Tiago, que por sua vez o cedeu a Gaioso (vice do Benfica) para o rentabilizar e assim poder pagar o que deve.
    Ou seja, deu um carapau todo comido, onde só resta a espinha, mas há que inventar "carninha" para o que der e vier.
    É por estas e por outras que eu não confio na maior parte das pessoas que "gerem" o Benfica, ou melhor, a vidinha deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No outro lado da segunda circular as dívidas são perdoadas. Ao Vieira ainda o deixar pagar o que deve...

      Eliminar
  30. Tretas, análise tendenciosa com o único objetivo de lançar suspeitas e criticar.
    Não conheço nenhum clube no mundo que acerta nas contratações mesmo os que tem muito dinheiro (ex. Bayern com o Renato 35m€ e não correu bem!)
    Vejam também em Portugal os nossos concorrentes em quantas contratações acertaram este ano e lembro-me de ver comentários a valorizar o mercado de inverno dos lagartos. Os nossos concorrentes em Portugal tem mais transparência nas contas? não dão os lagartos "lucros" à 5 anos?
    Deixem acabar a época e depois levantamos todos estes assuntos, agora o tempo é de UNIÃO.
    Saudações Benfiquistas rumo ao 37.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo6/3/19 16:24

    Scaramanga,

    Talvez ainda vá a tempo de corrigir o Post 3.

    Pois os 2 primeiro foram escritos com única premissa....atacar a direção

    e devia ser o contrário...analisar de forma imparcial e apontar o bom e o mau

    Se o primeiro é banal como eu e qq outro por aqui escreveria pois de futebol sabemos o que vemos na catedral, neste segundo tenho a dizer-lhe que nada percebe....parece muito bem escrito mas de análise financeira zero....

    Que venha lá o Post 3, mas a ser bom e imparcial já perdeu...2-1

    ResponderEliminar
  32. Quando há muito dinheiro dá para tudo até para dar 50% de comissões (caso Ederson) que ninguém pede o contraditório e o pessoal tem umas "palas nas orelhas". Dá para renovar com o Luisão e por aí vai.
    Este clube com uma gestão de topo onde estaria. Espero que a oposição esteja a compor os argumentos de forma cuidada e atempada, as próximas eleições vão ser diferentes das últimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém pagou 50% de comissões no negócio do Ederson. O Benfica vendeu o Ederson ao Rio Ave quando este não era opção, nem para lateral esquerdo ou avançado, para o mestre da tática e visionário do futebol português e arredores Jorge Jesus. Esteve lá 3 anos e voltou ao Benfica que o recomprou adquirindo 50% do passe.

      Eliminar
    2. Não se sabe o que se fala, mas mesmo assim diz-se!

      Internet é mesmo assim!

      Eliminar
  33. Anónimo7/3/19 08:42

    O QUE MAIS AMEDRONTA LFV
    É QUE UM DIA SE FAÇA UMA AUDITORIA À SUA GESTÃO!

    A cedência das participações maioritárias detidas pela SAD na Benfica Estádio e na Benfica TV não terão a ver com a dificuldade que esta direcção está a sentir em arranjar um naming para o estádio?
    E que a Benfica TV, após abdicar das transmissões dos jogos da liga inglesa para a Sport TV, através do ruinoso acordo feito com a NOS, esteja a dar um prejuízo crescente?
    Não será uma maneira de despachar dois lixos tóxicos?
    Como diz o Scaramanga:
    “Será que se pretende isolar estes ativos para os mesmos serem vendidos a terceiros, ou para a sua exploração ser cedida temporariamente?” É muito possível!
    “Será que se pretende retirar estes ativos da SAD para facilitar a entrada nesta de um investidor externo?” É mais complicado!
    “Será que o principal motivo para esta operação é salvaguardar estes ativos da contaminação de contingências que impendem sobre a SAD?” Essa será a espada de Dâmocles que pende sobre esta direcção!
    Depois todos nós sabemos que na renovação do Salvio e nas contratações de dois jogadores do Leixões, quem intermediou as negociações foi Paulo Gonçalves. Pergunta-se para quê?
    Depois não é por acaso, que Domingos Soares de Oliveira, agora conhecido pelo CEO dos casamentos e baptizados, tenha necessidade de vir dizer que se prevêem receitas de 300 milhões. Faz-me lembrar o negócio dos 400 milhões da NOS. Não passam de sogans de propaganda!
    Do que falta cumprir do campeonato, o que eu só peço é que Bruno Lage e a equipa de futebol saiam da influência da SAD e fiquem maioritariamente detidos pelo apoio e carinho de todos os sócios e adeptos.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
  34. Anónimo7/3/19 11:48

    O QUE MAIS AMEDRONTA LFV
    É QUE UM DIA SE FAÇA UMA AUDITORIA À SUA GESTÃO!

    A cedência das participações maioritárias detidas pela SAD na Benfica Estádio e na Benfica TV não terão a ver com a dificuldade que esta direcção está a sentir em arranjar um naming para o estádio?
    E que a Benfica TV, após abdicar das transmissões dos jogos da liga inglesa para a Sport TV, através do ruinoso acordo feito com a NOS, esteja a dar um prejuízo crescente?
    Não será uma maneira de despachar dois lixos tóxicos?
    Como diz o Scaramanga:
    “Será que se pretende isolar estes ativos para os mesmos serem vendidos a terceiros, ou para a sua exploração ser cedida temporariamente?” É muito possível!
    “Será que se pretende retirar estes ativos da SAD para facilitar a entrada nesta de um investidor externo?” É mais complicado!
    “Será que o principal motivo para esta operação é salvaguardar estes ativos da contaminação de contingências que impendem sobre a SAD?” Essa será a espada de Dâmocles que pende sobre esta direcção!
    Depois todos nós sabemos que na renovação do Salvio e nas contratações de dois jogadores do Leixões, quem intermediou as negociações foi Paulo Gonçalves. Pergunta-se para quê?
    Depois não é por acaso, que Domingos Soares de Oliveira, agora conhecido pelo CEO dos casamentos e baptizados, tenha necessidade de vir dizer que se prevêem receitas de 300 milhões. Faz-me lembrar o negócio dos 400 milhões da NOS. Não passam de sogans de propaganda!
    Do que falta cumprir do campeonato, o que eu só peço é que Bruno Lage e a equipa de futebol saiam da influência da SAD e fiquem maioritariamente detidos pelo apoio e carinho de todos os sócios e adeptos.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
  35. Anónimo7/3/19 21:17

    As contas deste semestre do Benfica são muito parecidas às do Porto.

    Custos totais de 110 milhões de euros (contra 103 do Porto)

    Receitas totais de 124 milhões (contra 110 do Porto)

    E nos 2 casos mostram uma preocupante dependência de receitas que por natureza são voláteis (receitas da UEFA e da venda de jogadores)

    As receitas “certas” representam metade dos custos (53 milhões versus 110 milhões no caso do Benfica e 46 milhões versus 103 milhões no caso do Porto). Ou seja apenas cobrem cerca de 50% dos custos.

    O que extrapolando para o ano indicia que serão necessários )entre mais valias de vendas de jogadores e e receitas da UEFA) 115 milhões quer no no caso do Benfica quer no caso do Porto….

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking