O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 8 de dezembro de 2018

Vitória do Vitória no Vitória

Avatar
 ●  160 comentários  ● 

Não jogamos nada...o jogo foi feio.

Mesmo assim falhamos golos atrás de golos e acabamos com o credo na boca.

Mesmo com o Xistra dos velhos tempos...

Vencemos.

3 pontos muito importantes.

As viúvas do Rod Stewart devem estar tristes com esta vitória.

Logo hoje que o mestre empatou com aquele treinador mágico que é Hélder Cristóvão!

Venha o Braga!!!

V. Setúbal - SL Benfica: convocados e antevisão de Rui Vitória

Avatar
 ●  49 comentários  ● 

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Svilar e Odysseas;

Defesas: Grimaldo, Rúben Dias, Jardel e André Almeida;

Médios: Fejsa, Gabriel, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Pizzi, Rafa, João Félix e Gedson;

Avançados: Jonas, Seferovic e Castillo.

Foto: SL Benfica
"Ninguém sai de um estado menos positivo com um estalar de dedos. Temos confiança no que estamos a fazer; temos consciência do que temos de fazer pela frente. Não foi por vencer dois jogos que mudei a forma de pensar. Há muito a fazer e temos de estar ligados, pois, assim, estaremos mais perto de vencer. Antes já fizemos coisas positivas e outras menos positivas." - SL Benfica.

-------------------------------------------------

Só numa estrutura disfuncional e à deriva é que se aceita o que Rui Vitória(ou quem manda nele) está a fazer ao plantel.

Com o sorriso cara de pau que o caracteriza, Rui Vitória marginaliza uma série de jogadores de qualidade e que não tiveram qualquer margem de manobra em tempo de jogo.

Veremos o que mais vai custar ao SL Benfica esta gestão danosa do plantel.

O que sei é que neste momento, mesmo com tudo o que se está a passar nos jogos do FC Porto, se temos vencido 3 jogos obrigatórios como foram os com o Sporting, Belenenses e Moreirense...eramos líderes do campeonato.

Marcar ao FCPorto já nem entusiasma

Avatar
 ●  57 comentários  ● 
Eu percebo os jogadores de equipas “amigas” como o Portimonense quando marcam um golo ao FCPorto... eles sabem bem que o resultado está feito, aliás a sua permisividade bem o demonstra

A forma displicente como alguns jogaram (e não foi apenas Jackson - que fez uma figura ridícula) e o praticamente ausente entusiasmo no golo - quando se apanham a ganhar no Dragão - é bem evidente da vergonha que se passa no futebol português.

Quando for o funeral do futebol digam-me, eu gostava de ir ao último adeus de um desporto que gostei enquanto foi vivo. 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Parabéns a todos...

Avatar
 ●  54 comentários  ● 

...que acham que é com comunicados de figuras menores que se combatem erros de arbitragem sempre para o mesmo lado.

Os improváveis que passaram pelo Real Madrid...e os outros

Avatar
 ●  43 comentários  ● 

Os improváveis:

Lopetegui: FCP e Real Madrid
Camacho: SL Benfica e Real Madrid
Queiroz: Sporting e Real Madrid
Toshack: Sporting e Real Madrid
Heynckes: SL Benfica e Real Madrid
"Até eu estive no Real Madrid!"
"Sim eu também estive no Real Madrid!"
Até o gajo que desceu de divisão 2 equipas no mesmo ano esteve no Real Madrid!

E os outros:

Beto interessou ao Real Madrid anos a fio!
Naaahhh! Preferimos o Lopetegui!!!

Se há coisa que Jorge Jesus sempre foi é um treinador formador

Avatar
 ●  62 comentários  ● 

Eu sei que as pessoas têm memória curta mas, quando Jorge Jesus chegou ao Benfica em 2009/2010 também encontrou um Benfica desacreditado, apesar do investimento de 26 milhões de euros feito no ano anterior com Quique Flores, onde à Luz chegaram jogadores como Suazo, Reyes e Aimar, mas que infelizmente só chegou para um terceiro lugar na Liga, a 7 pontos do Sporting e a 11 do FCPorto!

Aliás, quando Jorge Jesus chegou à Luz e colocou a equipa a jogar como nunca, surgiram logo os primeiros inimigos do treinador que vinham lembrar o trabalho de base fantástico feito pelo técnico anterior (tão fantástico como prova a carreira fantástica de Quique Flores desde então), ele sim, o grande responsável pela explosão (diziam eles) de jogadores como por exemplo Di Maria.

Quando Jorge Jesus chegou ao Benfica em 2009/2010, houve de facto novamente um grande investimento no plantel (34 milhões de euros), mas o que muitos detratores nunca dizem é que não foi só de reforços aquilo de que se fez o Benfica 2009/2010...

...Aliás, alguns dos grandes reforços desse Benfica de Jorge Jesus já lá estavam, mas descredibilizados pelo fantástico Quique Flores...

Convém recordar por exemplo que:

David Luís era defesa esquerdo com Quique Flores, já que os centrais de Quique eram Luisão e Sidnei... Mas quantas vezes já aqui levámos com historietas de que Jorge Jesus inventou em Liverpool quando, numa situação pontual e para dar descanso a Coentrão, colocou David Luiz numa posição que não era sua (mas onde tinha jogado uma época inteira)?! A verdade é foi Jorge Jesus que apostou em David Luiz como central do Benfica e fez dele um dos melhores do mundo!

E já que falámos em Coentrão, pois, este também não era um extremo esquerdo que andava emprestado lá por Espanha e que não contava minimamente? Pois era! E quem foi o treinador que logo na pré-época viu em Coentrão potencial e disse, este fica, e começou a trabalhar a sua adaptação a defesa? Pois, foi Jorge Jesus!

Querem outro? O Di Maria! Quem era o extremo esquerdo de Quique Flores? Era José Reyes, jogador que chegou emprestado ao Benfica e sobre o qual tínhamos opção de compra para o ano seguinte, e por sinal alguém que queria ficar e de quem os adeptos até gostavam muito! E que fez Jorge Jesus quando chegou? Disse esqueçam lá a opção de compra do Reyes, eu não quero o Reyes, o meu extremo esquerdo vai ser Di Maria, que arrancou com Jorge Jesus para uma época fantástica!

E o Cardozo? Era outro Marcelo, não era? Bom bom era o Suazo e por isso o Cardozo era o suplente com Quique. Jorge Jesus chegou e Cardozo pegou de estaca para não mais sair da equipa!

Em resumo, e chegado a esse plantel descredibilizado que Quique Flores deixara, Jorge Jesus fez de pó e brincas na areia três jogadores magníficos, jogadores que até então nem os Benfiquistas davam nada por eles!

Isto para dizer o quê?

Que a situação atual do Benfica não é muito diferente de 2009/2010. Este é também um Benfica descredibilizado, um Benfica em que até mesmo os adeptos olham para um grupo de 28 jogadores e sentem dificuldades em perceber onde estão (se é que há) craques!

A maioria de nós continua com os seus bichinhos e amores de estimação, uns pedem o Felix, outros o Zivkovic, outros o Ferreyra, outros dizem que é o Krovi ou o Rafa ou que com o Lema é que era mas... até esses, sempre que chamados à equipa, têm performances medianíssimas, e lá temos nós de meter a viola no saco!

Pelo meio, e pior que não ver craques é começarmos a ver cepos em jogadores que até podiam ser craques nas mãos de treinadores de outro nível! Como por exemplo David Luiz, Coentrão, Cardozo ou Di Maria há quase 10 anos atrás!

Esse deve ser aliás um grande dilema de Luís Filipe Vieira! Quando se faz contas aos 4 anos de Rui Vitória, aos 120 milhões de euros gastos em reforços, e se vê que titulares foram 3 ou 4, e que desses 3 ou 4 o único a atingir um nível excecional foi Ederson, ainda por cima guarda-redes, LFV deve levar as mãos à cabeça e legitimamente perguntar: “Porra, sou eu que só contrato cepos ou é o treinador que estraga todos os talentos em que toca?”

No fundo é também isso muito do que me move neste meu desejo de ver Jorge Jesus de regresso ao Benfica: Saber se de facto é o plantel do Benfica que não dá para mais, ou se bastam dois ou três reforços com critério para que imediatamente também jogadores como Rafa, Zivkovic, Ferreyra, Gedson, Félix, Grimaldo ou Krovinovic se exibam a uma dimensão ainda não vista...

Eu sei que, por muito que às vezes, ao ler certas coisas, haja quem sugira o contrário, não há no mundo treinador que ganhe sequer 50% das competições em que participa... E que eu saiba, Jorge Jesus ainda é deste mundo mas...

Eu quero um Benfica a jogar à bola mesmo quando perde, com um treinador em que grandes jogadores não passem por medianos! Eu quero um treinador em que bons jogadores possam ter grandes carreiras! Não lhe peço que transforme merda em ouro, porque isso é impossível... Mas se houver prata, que saia ouro; e se houver ouro, diamantes!

Isto sim, é formar jogadores, se bem que ainda haja por aí muita gente confusa e a achar que treinador formador é pegar em dois ou três miúdos da B e dar-lhes oportunidades, mesmo que nos dois anos seguintes tenham evolução quase zero!  


Curtas

Avatar
 ●  41 comentários  ● 

Luisão:

"Luisão explicou numa palestra sobre liderança a maneira como foi mudando a sua forma de comandar o grupo no Benfica, deixando claro que "respeito e ética" são fundamentais para o bom funcionamento da instituição." - Record.

Julho de 2011
"O defesa central Luisão quer forçar a sua saída da Luz, noticia esta sexta-feira o jornal 'Record'. Luisão regressou ao Brasil após a eliminação da selecção brasileira da Copa América e tem estado incontactável para os dirigentes encarnados."

Respeito é fazer birras todos os anos para renovar contrato? Ética é saber que o treinador já não conta consigo e mesmo assim forçar mais uma renovação de contrato, que acabou como hoje sabemos?

Andrade:


Fonte: SL Benfica


Fonte: Expresso
Nada a dizer quanto à postura do Andrade sempre que se referiu ao SL Benfica. Muito menos quanto ao respeito que sempre evidenciou para com o Manto Sagrado.

No entanto...é mais um não benfiquista a coordenar uma área importante do nosso clube. Transversal a tudo no SL Benfica de Vieira.

Exposição com erros de arbitragem:

"O Sport Lisboa e Benfica envia nesta sexta-feira para a Federação Portuguesa de Futebol (Conselho de Arbitragem) e para a Liga de Clubes uma exposição com um vasto conjunto de lances ocorridos nos jogos da Liga NOS, com o objetivo de contribuir para a melhoria das arbitragens e diminuir o número de erros cometidos." - SL Benfica.

São todos os casos que publicamos aqui no NGB no dia 4 de Dezembro no post "Casos detalhados", acrescidos de mais um na jornada 10.

O efeito prático desta exposição? Será ZERO.

Não se combate a gestão de Fontelas Gomes e de Paulo Costa com comunicados ou exposições. 
Falta coragem na direcção do SL Benfica e da Administração da SAD para vir questionar o que se está a passar.

Isso passaria por um reconhecer de erros próprios em campo mas também por tomar uma posição de força, de viva voz, contra este sistema.

Enquanto árbitros condicionados por ameaças graves no passado como Soares Dias e Tiago Martins continuarem a errar consecutivamente em jogos do FC Porto, nada mudará.

O que será preciso para o SL Benfica retirar a confiança neste Conselho de Arbitragem?

Se viessem a público defender o clube nestas situações com a mesma facilidade com que vieram atacar António Simões, ninguém brincava com o SL Benfica.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

ESCÂNDALO: Benfica ilibado por António Salvador! É o "FIM" do e-toupeira para a SAD!

Avatar
 ●  40 comentários  ● 


O presidente do SC Braga, António Salvador, revelou durante a inquirição da instrução do processo e-toupeira que pediu bilhetes ao Benfica. «Falava com a minha relações públicas: ‘Liga aí ao Benfica a dizer que eu pedi se podem arranjar um bilhete’. Não sei como chegava lá acima, mas tinha convite», contou o dirigente, a 26 de novembro, à juíza Ana Peres.

Arrolado como testemunha do Benfica, Salvador admitiu, também, que Cosme Machado, ex-árbitro e atual funcionário do SC Braga, ofereceu um bilhete a um ex-delegado, alegando desconhecer se se tratava de Júlio Loureiro, um dos arguidos.

«Soube que houve um pedido de bilhetes de um ex-delegado a um funcionário do Braga, mas apenas porque me ligaram da comunicação social para comentar o assunto. Fui questionar essa pessoa e confirmou-me que um delegado lhe tinha pedido um bilhete para uma pessoa amiga», afirmou Salvador, que acrescentou: «Disseram-me que o ex-delegado pediu o bilhete para uma pessoa amigaAntónio Salvador estima que o SC Braga ofereça entre 2500 e 3000 convites por jogo. 

 A juíza Ana Peres decide dia 13 se os quatro arguidos, entre os quais a Benfica SAD, vão a julgamento. (In Jornal A Bola)


O SC Braga também ofereceu convites a um dos arguidos (Júlio Loureiro) sem que o seu Presidente tivesse qualquer conhecimento da situação! Tal como se verificou no caso da Administração da Benfica SAD!

António Salvador admitiu que já pediu convites para o Benfica e o SC Braga oferece entre 2500 a 3000 convites por jogo! Tal como acontece com o Benfica, é impossível de controlar todos os destinatários e qual o motivo para todas as ofertas.

Após as declarações de Paulo Gonçalves e de António Salvador ... Assunto arrumado!

A Benfica SAD NUNCA poderá ir a Julgamento!

E-Toupeira: A fantasia do Ministério Público e o irmão do Primeiro-Ministro! (5 de Setembro 2018)
E-Toupeira: Benfica ilibado por Paulo Gonçalves! (9 de Outubro 2018)
ESCÂNDALO: Benfica ILIBADO no caso E-toupeira (Paulo Gonçalves)! Estado viola o "Segredo de Justiça"! (23 de Novembro 2018)

Piada do dia

Avatar
 ●  20 comentários  ● 

"Até eu vou ser convidado para treinar o Real Madrid"

"Oh Peseiro! Até tu tiveste o teu tempo no banco do Real Madrid!"

O treinador da estrutura

Avatar
 ●  82 comentários  ● 

Foto: Record
O treinador do projecto, da estrutura, e que ilumina Luis Filipe Vieira, continua de pedra e cal na sua gestão desastrosa do plantel.

Seja qual for o adversário, o SL Benfica faz jogos simplesmente...penosos.

Ontem o adversário era a equipa B de um clube da segunda divisão. 

Jogadores como Samaris, Ferreyra ou Lema são impedidos de jogar para que não se veja o seu real valor.

Assim como outros no passado recente que não prestavam ou a quem eram apontados defeitos enorme e que afinal hoje, noutros clubes e realidades, rendem e bem.

Podemos falar de Jimenez, Cristante ou Jovic, por exemplo.

Não tenham dúvidas: Rui Vitória ficou para preparar a sangria de Janeiro.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

SL Benfica - Paços de Ferreira - Acompanhamento do jogo

Avatar
 ●  48 comentários  ● 

Guarda-redes: Svilar e Varela;

Defesas: Conti, Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Jardel e André Almeida;

Médios: Gabriel, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Krovinovic, Pizzi, Rafa, João Félix e Gedson;

Avançados: Jonas, Seferovic e Castillo.

-------------------------------

"O Benfica encerra a 2.ª jornada do Grupo A da Taça da Liga recebendo o Paços de Ferreira, no Estádio da Luz, às 20h15 de quarta-feira. Um triunfo coloca as águias à distância de apenas um ponto da final four da prova, que se vai realizar em Braga de 22 a 26 de janeiro de 2019.

Depois do embate com o Paços, ao Benfica faltará apenas defrontar o Desportivo das Aves. O duelo da 3.ª e última jornada do Grupo A está marcado para as 21h15 do dia 28 de dezembro.

O vencedor do agrupamento A, recorde-se, cruza-se com o primeiro classificado do Grupo C (constituído por FC Porto, Chaves, Varzim e Belenenses SAD) no primeiro jogo da final four, no dia 22 de janeiro de 2019.

António Nobre, árbitro da AF Leiria, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Benfica-Paços de Ferreira, da 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, às 20h15 desta quarta-feira no Estádio da Luz." - SL Benfica.

Onze inicial do SL Benfica
Svilar; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Yuri Ribeiro; Alfa Semedo, Krovinovic e Gedson; Zivkovic, João Félix e Seferovic.

SL Benfica - Paços de Ferreira

Avatar
 ●  12 comentários  ● 

LISTA DE CONVOCADOS:

Guarda-redes: Svilar e Varela;

Defesas: Conti, Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Jardel e André Almeida;

Médios: Gabriel, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Krovinovic, Pizzi, Rafa, João Félix e Gedson;

Avançados: Jonas, Seferovic e Castillo.

---------------------------

19 convocados. Não 18 mas 19.

Grimaldo e Fejsa de fora, Conti e Castillo de regresso.

Estou cá com um feeling que hoje Castillo terá a sua oportunidade. 


Curiosidades das entrevistas a Jorge Jesus

Avatar
 ●  34 comentários  ● 

Depois da milionésima entrevista dada por Jorge Jesus desde que teve que ir para os confins do mundo do futebol, por falta de interessados no futebol civilizado, fiquei com alguma curiosidade depois de ler as várias citações nos vários jornais e telejornais.

Depois de ler que o "Real Madrid e o Barcelona não têm dinheiro" para lhe pagar os 8 milhões limpos que aufere na Arábia, tem a tirada fantástica de que no entanto fazia um desconto de 6 milhões para voltar para Portugal!

Descontos para ir para um Real ou um Barça? Nem pensar! Curioso não é?

Mas o mais curioso de tudo é o "mestre da táctica", o "tipo mais famoso que o Ronaldo", o "inventor do treino intensivo", o "melhor treinador do mundo segundo o próprio", pode dar as voltas que quiser.
Pode inventar o que quiser.

Será sempre o treinador que:

- Perdeu 3 campeonatos seguidos para 2 treinadores rookies (Vilas Boas e Vítor Pereira)

- Perdeu 3 campeonatos seguidos, 2 para Rui Vitória e um para Sérgio Conceição

- Ficou 3 anos seguidos atrás de Rui Vitória

- Resolveu poupar jogadores com um Portimonense, empatou, e 15 dias depois perdia em casa com o FCP e víamos o FCP sagrar-se campeão na Luz

- Teve oportunidade de ser campeão no Dragão e jogou para o empate

- Foi eliminado pelo FCP na Luz depois de uma vitória por 0-2 fora

- Perdeu 5-0 no Dragão

- Entregou um campeonato ao FCP nos descontos por colocar em campo um inútil e não instruir a equipa para cortar todas as jogadas a qualquer custo

- Perdeu quase todos os jogos que disputou com o Braga enquanto esteve no SL Benfica

- Perdeu a qualificação para uma final da Liga Europa com o Domingos(outro treinador fracassado)

- Perdeu a qualificação para a Champions deste ano na última jornada

- Humilhou perante milhões uma figura mítica do SL Benfica chamada Shéu Han

- Assumiu um papel de ataque ao SL Benfica enquanto treinador do Sporting

- Levou 3 do poderoso Skenderbeu

- Nunca ganhou qualquer troféu relevante antes do SL Benfica

- Nunca venceu nada relevante fora do SL Benfica

E é isto o futuro do SL Benfica? Poupem-me!

Aposto que na jornada seguinte está curado!

Avatar
 ●  44 comentários  ● 

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Castigo a Sérgio Conceição ridículo...!

Avatar
 ●  43 comentários  ● 

A desfaçatez de quem gere o futebol em Portugal chega a isto.

Multa de 765€.

Alguém da direcção do SL Benfica ou da SAD para assumir a defesa do clube face à desigualdade de critérios?

Casos detalhados

Avatar
 ●  63 comentários  ● 

Publicamos de seguida alguns casos deste campeonato, cortesia e opinião do benfiquista "Pensamento à Benfica":

Casos do SL Benfica:
4º jornada (Nacional – Benfica) – Penalti por marcar a favor do Benfica na visita à madeira aos 14 minutos de jogo, resultado estava 0-0. Aos 67 minutos Cervi deveria ter visto o vermelho direto quando o Benfica encontrava-se na frente por 2 golos. Visto que há 2 erros para cada lado, considera-se que não há influência direta na vitória.

6º jornada (Chaves – Benfica) – Aos 87 minutos Conti recebe vermelho direto quando deveria ter sido apenas um amarelo, e sem mais alterações possíveis, Rui Vitória foi obrigado a inventar e recuar a equipa. Aos 94 clube da casa marca o golo do empate. A arbitragem teve influência direta no resultado, Benfica é prejudicado em 2 pontos.

7º jornada (Benfica – FC Porto) – Aos 82 minutos Lema recebe segundo cartão amarelo e vai para a rua. Lance exagerado, não deveria ter havido sanção. Mesmo assim, Benfica sai com os 3 pontos.

8º jornada (Belenenses Sad – Benfica) – Dérbi lisboeta. Na primeira parte, Keita dá uma cotovelada na cabeça de Rúben Dias intencionalmente. Vermelho por assinalar. E 2º golo do Belenenses Sad tem início numa falta sobre Pizzi a meio campo...golo irregular. Acumulando estes 2 erros, Benfica é prejudicado em pelo menos 1 pontos, visto que jogaria contra 10 a perder por apenas 1-0 e com uma parte por jogar.

Casos do FC Porto:
2º jornada (Belenenses Sad vs FC Porto) - Porto beneficiado com um penalti irregular assinalado aos 96 minutos, depois de a bola ser chutada diretamente para o braço do jogador do belenenses sad, permitindo a vitória ao Porto, beneficiado em 2 pontos.

3º jornada (FC Porto – Guimarães) – Penalti por assinalar sobre João Carlos Teixeira aos 40 minutos, quando Porto estava em vantagem por um golo. Segundo golo da equipa da casa, André Pereira, estaria em fora de jogo contudo validado pelo árbitro, pois VAR não estaria “operacional”. Apesar da grande ajuda por parte da arbitragem, Porto acabaria por perder 2-3, sendo assim a arbitragem não teve influência no resultado.

5º jornada (Vitória FC – FC Porto) – Aos 21 minutos Hildeberto Pereira seguia isolado para baliza portista, contudo foi rasteirado por Felipe. Vermelho direto por assinalar com um resultado 0-0, Porto iria jogar mais de 70 minutos com menos 1 jogador. Considera-se que a arbitragem teve influência no resultado final (0-2) e que o mais provável seria uma empate. Porto beneficiado em 2 pontos.

8º jornada (FC Porto – Feirense) – Aos 25 minutos golo de Felipe assinalado fora de jogo pelo fiscal de linha. Contudo VAR analisou de uma forma “invulgar” e considerou golo legal quando a primeira decisão teria sido a correta.

11º jornada (Boavista – FC Porto) – Aos 70 minutos fica um penálti por assinalar sobre Rochinha. Resultado encontrava-se 0-0. Porto acabaria por ganhar por um golo aos 90+5, quando o resultado seria um empate. Porto beneficiado em 2 pontos.

Fazendo as contas Benfica deveria ter neste momento 26 pontos em vez de 23 pontos, e Porto deveria ter 21 pontos em vez dos 27 atuais.

Assinado,

Pensamento à Benfica

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Não se compreenderá se amanhã...

Avatar
 ●  43 comentários  ● 

...nenhum membro da direcção do Sport Lisboa e Benfica ou da SL Benfica SAD vier a público demonstrar indignação sobre o que se passou nesta jornada, nos jogos do Sporting e do FC Porto.

Não é com indignações fingidas ou comunicados que se ataca este problema. Muito menos será com "directores de comunicação" que não representam o SL Benfica, que se assumirá uma posição de força.

É preciso alguém tomar uma posição firme em nome do Sport Lisboa e Benfica.

Algo que ataque, não os árbitros, mas quem os escolhe. 

Quem nomeia o VAR. 

Quem acha que só os árbitros da AF Porto é que são competentes. 

Quem pensa que só os árbitros que foram da AF Porto para a AF Braga é que podem ser bons também.

Quem tenta reeditar o sistema de Adriano Pinto nos anos 90.

O SL Benfica treinador por Rui Vitória não joga um chavo? Sem dúvida. Merece ter mais pontos dos que tem? Claro que não. 

Mas nada disso invalida que, sucessivamente, FC Porto e Sporting têm sido beneficiados escandalosamente, com critérios diferenciados face aos outros. Em especial o FC Porto é levado em procissão para poder chegar ao fim com acesso à Champions e poder receber mais um balão de oxigénio.

Onde estão os corpos sociais do SL Benfica? Onde está a administração da SAD? Onde está quem em nome do SL Benfica, venha defender o clube?

Exclusivo: Benfica, a crise da última semana de Novembro(guião para um drama), por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  123 comentários  ● 



1° ACTO: UM PRESIDENTE QUE NÃO VAI A MUNIQUE

Diz o povo português, na sua imensa sabedoria, que ... “o olhar do dono faz medrar a seara”!

Traduzido para o futebol, isto significa que há apoios, palavras de incentivo, sensações até, que só podem ser transmitidas num balneário por quem tem a legitimidade de representar os sócios.

Poderão dizer-me que há equipas onde o presidente nunca lá entrou.

Pois haverá, mas nessas a figura tutelar será exercida por alguém, desde sempre, em nome dessa legitimidade.

O que não é o caso do Benfica atual.

E, não o sendo (independentemente de tudo o resto), o não acompanhar a equipa, como aconteceu na nossa última deslocação a Munique, ... como tem acontecido desde a revelação de mails, ... deixa aos jogadores, a equipa técnica, aos outros dirigentes, a ideia de um presidente que admite, a cada jogo, um resultado menos feliz ... e por isso não vai com ela!

E depois ... esperam o quê?

2° ACTO: 24 HORAS DE DECISÕES NO SEIXAL

Ora, a ausência de Munique não foi obviamente - perdoem-me os mais ingénuos - ignorada nas suas consequências!

Na estratégia delineada, a ausência indiciaria distanciamento e a admissibilidade de outras soluções ... lá mais para Janeiro!

Mas como no futebol também há a “Lei de Murphy” ... o que poderia correr mal ... correu!

Neste caso, muito mal!

E uma estratégia de desgaste para quem tem JJ apalavrado lá mais para Janeiro, passou a ter um momento difícil.

O de dar a ideia que se discutia o “futuro” (apesar de esse “futuro” só poder acontecer no início de 2019).

Então, porquê todos estes avanços e recuos, verdadeiramente patéticos?

Porque como habitualmente, o presidente apontou para o caminho que não queria para ser contrariado internamente.

Ou seja, deixando aos outros a responsabilidade da continuação de Rui Vitória, ficando ele com os louros se corresse bem, ou com todos os avisos ... se corresse mal!

Ora, os outros, os que não contando para nada julgam contar para alguma coisa ... acharam por bem a chicotada e deixaram o menino nos braços do presidente!

Mesmo os que sabiam - e sabem - que serão corridos da estrutura com a chegada do “mestre da tática” (que não lhes perdoa o quanto se atravessaram contra ele, no passado).

Esses, porque julgavam que o fim do futuro começaria já na quinta feira passada, e para agradar a quem lhes paga, aceitaram ser essa a solução.

Só que a solução não pode vir até Janeiro, pelo que só com nova crise haverá JJ na Luz.

Ouvindo os “comentadores do Benfica”, perceberam-se os avanços e recuos da “estrutura”.

Entre o “Vitória fica” de terça à noite e o “Vitória fica” de quinta, houve um “Vitória sai” de toda a quarta feira!

Com tudo isso, o presidente vai ganhando tempo, gerando a ideia que ninguém quer Rui Vitória.

Tanto quanto tenho a certeza que, querendo JJ, nunca arriscaria numa solução transitória como Bruno Lage.

Correria sempre o perigo de essa experiência correr bem.

Ora, um êxito, num Dezembro fácil, em termos futebolísticos, deixaria sempre a solução JJ mais fragilizada.

E como Luís Filipe Vieira já decidiu — mal, muito mal, mesmo - que JJ será o novo treinador do Benfica (em Janeiro ou Julho, mas será), tudo deve ser visto de acordo com esse objetivo.

Alternativa?

Só Rui Faria ... para poder comprovar o mito de ter sido ele quem deu densidade a José Mourinho (e por outra razão, que todos os que por aqui andamos, conhecemos)!

Uma alternativa no papel para dar mais credibilidade à única solução que, no entender do presidente, o ajudará, neste momento, a perpetuar-se, como deseja, no Benfica: Jorge Jesus.

3° ACTO: UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA NA LUZ

E chegamos à declaração de apoio a Rui Vitória de quinta à noite.

Uma declaração que se esperava ser de explicações racionais para a sua manutenção como treinador do Benfica.

Mesmo com a esmagadora maioria dos benfiquistas contra, mesmo com a fragilização decorrente de 24 h de condenação na via pública, esperar-se-ia do Presidente uma explicação da opção tomada.

O que ouvimos? Duas afirmações patéticas!

O “tive uma luz” e “normalmente vejo mais à frente” serão tudo menos razões para invocar na sustentação de um treinador!

Rui Vitória ter-se-á rido para não chorar!

Porque mesmo aceitando que, no futebol como na vida, haja quem acredita em “feelings” ... tudo tem um limite!

Se na semana do penta o importante foi pagar 100 milhões aos bancos ... e ainda não ouvimos dizer que “feeling” obrigou a isso ... também agora nos poderiam poupar a essas confidências ...

Tanto quanto as críticas aos jogadores ... que deveriam ser deixadas para o balneário ... como por exemplo após a derrota de Munique.

Mas como estando lá muita gente a ”representar” o Benfica ... não estava lá ninguém que representasse o presidente do Benfica ...

O que vem provar que, desde que os mails e tudo o resto que se lhes seguiu entraram pela Luz dentro, ... cada decisão tomada não tem a ver com o interesse do Benfica ... mas antes com a salvação de quem a toma!!!

Nada melhor - por isso - que voltar a recordar que o Benfica, hoje é ... um enorme lago de gelo ...

APOTEOSE FINAL: OU UMA AG DA SAD MUITO IMPORTANTE

Como em todos os dramas, a felicidade precede - mesmo que momentaneamente - a tragédia, tantas vezes com a ... “morte dos artistas”!!!

Um grande final que passou, também, na véspera da vitória com o Feirense, pela Assembleia Geral da SAD.

Desde logo pela ausência ... de um actor menor ... que se julga estrela de um guião onde não tem entrada!

Ou terá, como prova de que a caridade existe mesmo para “os ratos” que ficam nos navios porque ... “não sabem nadar”!

Os ratinhos do futebol, ex-animais ferozes da comunicação, em tentativas “bufas” de arranjar protagonismo em vidas extras que lhes permitam chegar longe por caminhos onde nunca andaram!!!

Pois nesse pedaço de grande final que foi a Assembleia Geral da SAD ... os espectadores (mesmo os que batem palmas a tudo e se levantam ao aparecimento das “divas” na boca de cena, já que nunca lhes permitem uma ida aos camarins dos artistas) continuaram sem ter explicações para uma antecipação de receitas, 2 anos e meio para além da vigência do mandato de quem a decide, em 100 milhões de euros ... para reduzir o passivo em ... 40 milhões.

Sei bem da diferença, como tentarão vir a público explicar os arautos da boa nova de tudo o que se faz por lá.

Com o mesmo garbo e a mesma arrogância com que entrarão em palco para receberem os últimos aplausos ... traduzidos num voto de confiança à administração e à fiscalização da sociedade ... num ano em que perdemos o penta por não se ter investido na sua conquista e se conseguiu a maior vergonha de sempre (0 pontos) na Liga dos Campeões!

O enorme lago de gelo em que o Benfica se transformou ameaça partir-se mais depressa do que previam até os menos otimistas , sobrando pouco espaço e, cada vez, menos tempo para os “patinadores” que por lá andam caírem a água.

Se vão sobreviver ou não ... isso já é outra história!

Em tempo:
Ontem assistimos a uma das mais descaradas demonstrações dos efeitos da nossa fragilização!

O Porto ganhou!

Até poderia ter ganho ... também a 30 segundos do fim ... quando já não sabiam o que fazer!

Agora aquele pênalti perdoado pelo árbitro e pelo VAR aos 70 m ... é uma vergonha.

Uma vergonha que não se resolve com Twitter nem com declarações de figuras menores.

Hoje - se o Presidente quer voltar a ganhar e não tem medo dos ataques a que o Benfica está sujeito - tem de ter lá quem interessa (os que apareceram e os que não estavam) e chamar “os bois pelos nomes” deste escândalo em que se transformou o futebol português.

À vez ... porque a seguir vão beneficiar o Sporting e assim sucessivamente!!!




domingo, 2 de dezembro de 2018

No Sport Lisboa e Benfica prossegue a encenação do "fica Vitória"

Avatar
 ●  46 comentários  ● 

Interessa fazer do jogo de sábado aquilo que não foi. 

Foi um jogo contra uma das equipas mais fracas do campeonato português, que já não prima pela qualidade. Lembro que o Braga que muitos elogiam nem qualificar-se para a Liga Europa conseguiu.

Por isso, escusam de vir agora falar em união e comunhão, de palminhas e outras palhaçadas.

Enquanto lançam essa cartilha para o público, nos bastidores Vieira continua a preparar a vinda de Jorge Jesus. Incrível!

Aliás, é importante frisar que a grande discordância entre Vieira e os participantes da reunião que decidiu as mudanças no futebol do SLB era mesmo...a vinda de Jorge Jesus.

Rui Vitória era uma carta fora do baralho. Para Vieira e para todos os outros. Nem merecia discussão.

O que ninguém concorda no SL Benfica é com a vinda de Jorge Jesus! E foi isso que Vieira acabou por não conseguir fazer. Trazer JJ ...já!

Curioso que durante o dia os tais "insides" foram leakando as decisões que foram tomadas. 

O afastamento de Tiago Pinto retornando às modalidades o regresso de Lourenço Coelho, o lugar para encaixar Luisão no balneário, o convite a Tuck(antigo jogador do Belenenses) ou o regresso de Júlio César ao clube.

Também a solução temporária: Bruno Lage por um mês ou Luis Castro como opção até ao final da temporada.

Tudo para trazer um traste como Jorge Jesus a qualquer custo para o SL Benfica.

Só não aconteceu porque a operação financeira era demasiado pesada. Entre os milhões para RV e os milhões para resgatar já JJ, não dava.

Por isso ficou Rui Vitória.

Alguém acha que esta solução vai trazer algo de bom para o SL Benfica? Manter um treinador sem personalidade e completamente subjugado ao dono?

É isto que é defender os interesses do SL Benfica?

Por isso, este "enganador patológico, os seus fantoches e o manso" conforme escrevi na sexta passada, continua a minar o futebol do SL Benfica apenas para semear o caos com a performance previsível de Rui Vitória como treinador.

Tudo para que Jorge Jesus seja recebido em festa. 


P.S.: Tantos vice presidentes, membros do Conselho de Administração...e temos que gramar com o antigo director de Comunicação de Bruno de Carvalho, agora no SL Benfica, vir falar de futebol e fazer aquilo para o qual ninguém o elegeu? Só mesmo num clube liderado por Vieira.

ranking