Como já disse milhentas vezes: Apoiar é no Estádio! Isso de vir com conversas de que não podemos falar mal quando pensamos mal, porque este blog tem muita visibilidade e não se pode destabilizar, é conversa da treta!
Porque eu sou do tempo em que o blog não tinha visibilidade nenhuma e em que era uma sorte que cada texto fosse lido por 50 pessoas. E a fórmula (e motivação) nesses tempos era exatamente a mesma.
A não ser que me queiram convencer que, das duas uma:
1. A liberdade de expressão vale para tudo menos para falar do Benfica;
2. Pode-se explanar ideias próprias em blogs mas só para 50 pessoas. Quando passar das 50 deixa de ser um blog para passar a ser veículo de destabilização.
Se cada texto é hoje lido por 10000 pessoas é porque se calhar os nossos leitores apreciam que aqui cada um ainda diga aquilo que pensa (mesmo que não concorde). Aqui não se diz aquilo que fica bem só para manter as águas calmas e não levantar ondas. Quem é isso que procura que vá a outros blogs que há por essa blogosfera fora muitos desse tipo por onde escolher.
Antes de eu aderir a este blog há 7 ou 8 anos atrás, entrei num outro onde ao fim de 4 ou 5 textos, fiz lá uma criticazinha e meteram-me logo a andar porque eu me recusei a mudar. E vim para este porque era diferente, e porque o BenficaByGb aceitou ter-me cá, e verdade seja dita que, apesar de um historial de divergências com o BenficaByGB ao longo do tempo sobre várias temáticas, NUNCA o BenficaByGB me tentou calar ou moldar para continuar a escrever no espaço DELE. Aqui a liberdade de cada um sempre foi respeitada.
E como já cá ando há muitos anos, lembro-me também dos tempos em que muitos insinuavam que este blog estava por detrás de outros candidatos a Presidente do Benfica e que tinha objetivos políticos. Mas até esses desistiram das insinuações, já que nunca houve candidatos patrocinados, nem sequer houve publicidade paga. Este espaço continua a ser aquilo que sempre foi, um espaço onde alguns rapazes (hoje já homens) apaixonados pelo Benfica expõe aquilo em que acreditam, por muito absurdo que seja.
Hoje, com a participação do Ex Vice Presidente Rui Gomes da Silva neste blog com uma crónica semanal, há insinuações que vou lendo, de que este blog prepara o terreno para o ex-Vice-Presidente chegar em breve a Presidente do clube.
Ora vamos lá explanar algumas ideias para que nos deixemos de absurdos:
1. Se um dia Rui Gomes da Silva for candidato a Presidente do Benfica é problema dele e um direito que lhe assiste. Repito: UM DIREITO, de que poucos se podem gabar de ter, acrescentaria.
2. Este blog não prepara o terreno para ninguém. Este blog não tem nem poderia sequer ter interesses eleitorais, até porque como já perceberam, nem sequer todos os escribas deste blog defendem as mesmas ideias.
3. E mesmo que eu escrevesse neste blog com objetivos de me apresentar como candidato à Presidência do Benfica qual seria o problema, podem-me explicar? É crime por acaso ter-se um blog onde se possa explanar ideias próprias e discuti-las com aqueles que tiverem interesse em lê-las? Mas escrever-se num blog é sinónimo de votos? Se eu vier para aqui escrever coisas com que ninguém se identifica alguém vai votar em mim? Mas quem é que elege os Presidentes afinal? São os blogs ou são os sócios?
4. Que conhecimento infalível têm aqueles, sempre bem mais interessados em aniquilar o mensageiro do que em discutir a mensagem em nome de qualquer coisa que não entendo, para defender imediatamente que o caminho de LFV de vender tudo o que mexe assim que cheira a dinheiro é o ÚNICO caminho possível para a viabilidade do clube? Porque não o que RGS sugere no seu último texto (e com o qual concordo a 100%), “Planeando ciclos de 3 anos para ganhar e não ciclos anuais para... vender!” É possível discutirmos os dois caminhos como gente civilizada e que quer o melhor para o Benfica?
5. Assumo também que não me incomodava nada que ATÉ Vale e Azevedo se apresentasse a eleições novamente e pronto para apresentar as suas ideias. Se ele amanhã criar um blog eu vou lá ler. Seguramente não iria ter o meu voto mas, não há de ter esse direito se cumprir os requisitos porquê? Por mim pode vir Vale e Azevedo, RGS, Rui Costa, LFV, podem vir todos que eu ouço-os a todos... e no fim opto. Tão simples, não é?
6. Por último, há algo que assumidamente sou, e que aqueles que tão cegamente defendem este Presidente ao ponto de no caso dele amanhã sugerir trocar a Águia no símbolo do clube por uma girafa provavelmente também irem defender o mesmo (Sim, há mais Salvadores Sobrais no país, que se podem peidar à vontade que a malta vai sempre aplaudir), também deveriam ser:
Deveriam ser contra um QUALQUER Presidente que se apresenta constantemente a sufrágio sem participar num ÚNICO debate eleitoral onde a sua obra possa ser questionada e abordada sob um outro ponto de vista. Esta merda agora parece que LFV pode dedicar-se a construir Universidades e a levantar tijolo atrás de tijolo em vez de investir no futebol, que a malta tem toda de dizer Ámen! A Universidade é que é importante, que vai dar ao Benfica um lucro doido, e é tão urgente que não pode esperar. O que pode e deve esperar é claro o futebol, mesmo que só este ano tenham entrado 20 novos jogadores para 1 titular de caras!
Aqueles que constantemente criticam quem escreve num blog por ter opinião diferente à sua é nisto que deveriam pensar, quando têm um Presidente que acha que a obra diz tudo, que nunca tem de responder a ninguém, que em debates não participa, que precisa de um Arruaceiro de Comunicação que fale por si, e que quando uma vez por ano dá uma entrevista televisiva é aquilo que a gente sabe, conversas de amigos com o objetivo de nunca incomodar o entrevistado com perguntas difíceis.
É este o Benfiquismo que defendem?! Conhecem alguma outra área da sociedade onde tantos silêncios sejam permitidos? Ou querem que o Benfica seja como o outro, que vai dar entrevistas televisivas e fazer figuras de urso, e que na hora das justíssimas críticas se defende dizendo que o problema do seu clube é falta de militância?!