O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 17 de setembro de 2016

Factos são factos diz o "caddy" do Tolinho...

Avatar
 ●  26 comentários  ● 

Alguém quer adivinhar, sendo este o quarto ano, a que factos é que correspondeu também o final do campeonato em cada um dos três anos de presidência do Tolinho das Aldrabices? Factos são factos, mesmo quando és o caddy do pequeno líder da claque.

Um clube diferente...

Avatar
 ●  22 comentários  ● 

Um grande sportinguista, daqueles que patetas como o "Wanna Be" gostam de elogiar e considerar "ilustres" dizia-me esta semana que espera que o SLBenfica ajude a salvar o seu clube dos rapazes da claque que estão a brincar aos dirigentes e do treinador que acha que inventou o Sporting.

Eu perguntei que raio queria ele dizer com isso de o Benfica salvar o Sporting e respondeu-me: Ganhem o campeonato outra vez! Por favor, ganhem até tornar a presença deles insustentável porque os adeptos estão cegos e não fazem ideia da destruição que vai por dentro da máscara criada pelos rapazes da claque e pelo bronco do treinador.

Por respeito social abstenho-me de dizer quem é a pessoa, tão respeitada por sportinguistas (e não só) que disse isto, mas não posso abster-me de vos dizer o que lhe respondi:

"eu sabia que estava muito mal, mas se está assim tão mau quase que tenho pena de ganhar, porque assim perpetuamos a destruição"

E então ouvi uma frase que nunca esperei ouvir:

"nem isso os sportinguistas conseguem hoje em dia perceber: nunca benfiquistas e portistas quiseram tanto alimentar a estratégia do Sporting, porque sabem que dessa maneira, mesmo que ganhemos uma ou outra vez, nunca seremos uma ameaça à vossa hegemonia".

Eu calei-me e tive que admitir que além do grande sportinguista que sabemos que ele é... fica a constação que é um grande Homem.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Saraivada...de fumo

Avatar
 ●  40 comentários  ● 
"O Sporting, através do director de comunicação Nuno Saraiva, já reagiu à polémica relativa ao futsal, que levou o Benfica a admitir a impugnação do último campeonato com base na decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em anular a derrota na secretaria diante do Belenenses.

Enumerando os 8 resultados entre as duas equipas na última temporada, que mostram 6 vitórias dos leões e 2 das águias, Nuno Saraiva concluiu que "quando não se é competente para ganhar dentro de campo tenta-se vencer no campeonato da secretaria".

"Posto isto", conclui o responsável leonino num post de Facebook, "e perante a realidade dos factos, se quiserem ver o troféu de Campeão Nacional estamos disponíveis para vos receber no Museu Sporting"." - Record.

.........

O director de comunicação do Sporting vem hoje atacar a decisão de um órgão como o TAD, ainda para mais quando se sabe que o Benfica merecia os 3 pontos porque venceu no campo de forma clara e transparente.

Mas na realidade, Saraiva ainda está a tentar disfarçar o enorme flop que foi a sua actuação junto da comitiva do Sporting em Madrid.

Qualquer boa impressão deixada pelo Sporting ficou ofuscada pelo show deprimente e que até a mim, que agradeci pelo dia em que JJ saiu do Benfica, causou uma enorme sensação de vergonha alheia. Devido à incompetência do director Saraiva, o Sporting foi motivo de gozo durante dias.

O director Saraiva falhou a todos os níveis, pois deveria ter logo antecipado o que JJ iria fazer logo que tenta "hablar" à chegada a Madrid. Mas não. Falhou.

Por isso, caro Saraiva, em vez de tentar disfarçar os seus erros com mais um comunicado sobre o Benfica, experimente contar as taças de campeão nacional de futebol. 

Quando quiser vir ao Museu Cosme Damião estamos disponíveis para o receber com todas as honras.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Uma mentira repetida não vira verdade...

Avatar
 ●  49 comentários  ● 


Agora virou moda dizer que o Benfica tem muitas lesões porque os treinos estão a propiciar lesões. Pois é... uma tremenda mentira. Como podem ver pela infografia do jornal Record, grande parte das lesões são traumatismos, entorses, fraturas... Apenas muito poucas são lesões musculares.

Ou seja, querer andar à procura de um bode espiatório em Rui Vitória ou no BenficaLab, quando jogadores como Mitro ou Jimenez até vêm lesionados da selecção e o Rafa se lesiona em jogo, com penas dois treinos... é apenas ser desonesto e tentar criar uma imagem falsa do treinador o Benfica.

Não passarão...

Pergunta respondida

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

"Rui Vitória foi obrigado a assistir às incidências da partida num camarote do Estádio da Luz devido ao castigo da UEFA e, desta forma, ficou sem possibilidade de ter qualquer contacto direto com os seus colaboradores no banco de suplentes, mais concretamente com Arnaldo Teixeira.

O responsável técnico dos encarnados, mesmo no final do encontro, foi obrigado a esperar mais de 20 minutos para se deslocar ao camarote de forma a evitar um novo castigo pois os delegados da UEFA estiveram atentos à situação." - Record.


Ou seja, está respondida a questão que levantei. A decisão de encolher a equipa a defender o 1-0 bem como as opções tomadas nas substituições foram do adjunto. Medroso.

Já faltou mais...

Avatar
 ●  41 comentários  ● 
... para ser o próprio Talisca a explicar a verdade sobre a sua saída da Luz e o papel de Jesus nisso. Só uma nota para o rapaz e para o empresário amigo do treinador do Sporting: algo me diz que o brasileiro vai ser obrigado a cumprir o contrato em sucessivos empréstimos, estragando assim os planos do treinador de tornar a relação com o Benfica insustentável a fim de o vendermos para a Arabia com vista que o treinador cumpra a promessa de o ir lá resgatar para o clube onde ele estiver na altura.

Jorjuz e o seu mundinho de comissões em offshores. Até dava um bom título para um livro dele um dia

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O que seria destas meninas no tempo do antigo Terceiro Anel?

Avatar
 ●  57 comentários  ● 
Curioso como se apressam a invocar a falta de experiência dos jogadores mais jovens do Benfica. Alguém viu jogadores a tremerem de medo ou a jogarem receosos? Eu não.

Vi sim os mais experientes, e portanto a quem se pode e deve pedir mais responsabilidades, fazerem um jogo quase medíocre. 

Mas no Benfica de hoje parece que é crime ficar insatisfeito com um mau resultado. E não ganhar, com raras excepções, para mim continuará a ser um mau resultado para o Sport Lisboa e Benfica.

Eu gostaria de ver estas meninas no tempo do antigo Terceiro Anel. O Michael Thomas que o diga.

Nota: Alguns dos comentários deixados ao Talisca nas redes sociais deviam envergonhar todos os que os escreveram, benfiquistas ou não. 
O Talisca é um mal agradecido, como quase todos os jogadores são. Como já se viu, os decisores do futebol do Benfica também, e mais uma vez, geriram a saída do Talisca com um amadorismo extremo. Isto porque ninguém pode desmentir todo o tempo já nesta temporada em que o brasileiro ainda esteve integrado no plantel. 
Mas nada é justificação para comentários ofensivos e racistas.

O que me lixa é ter sido o Talisca

Avatar
 ●  65 comentários  ● 
Uma coisa é indesmentível... O karma é tramado, e com o Benfica especialmente é sina sermos “lixados” por elementos que a certo período da sua história se cruzaram no nosso caminho!

Eu cá tinha um feeling que o Aboukabar ou o Talisca iam ontem meter uma bola lá dentro... É da praxe! Especialmente com o Benfica! E é uma pena que nesta coisa de “feellings”, apenas este se tenha confirmado.

Também tinha o outro, o de que ontem ia ser o jogo do Guedes, e a verdade é que o moço mostrou mais uma vez que o caminho de muitos jovens deveria ser irem jogar uma ou duas épocas inteiras para um clube menor, adquirir calo e maturidade e voltarem mais fortes!

Continuo a dizer que isto não tem nada de depreciativo! Em Portugal há muito “bom” clube de primeira Liga onde ganhar calo! Há até muito “bom” clube para fortalecer com jogadores nossos, sabendo nós que pelas regras, depois estes não poderão jogar contra nós!

Esta foi prática corrente durante anos, muitas vezes com bons resultados (veja-se o caso de Otávio do Porto), e nem todos os jogadores de qualidade vão conseguir dar o salto de uma equipa B para a A, diretamente, sem denotarem a maturidade que ainda não têm!

O Guedes não falha golos de baliza aberta nem remata tantas vezes nas orelhas da bola por não saber mais! Ele falha porque mentalmente não está AINDA preparado e, jogar naquele estádio, e com aquela camisola, a ele tem pesado muito. Há alturas em que se percebe que ele não tira os olhos da relva!

Há muitos bons jogadores que morrem por causa disso – por falta de mentalidade! E eu gostava que o Guedes não morresse, porque o talento, vê-se, está lá!

O problema é que a mentalidade custa mais a treinar... Vê-se um Horta, um Renato ou um Guedes a jogarem com a mesma idade, e percebe-se que se está em estágios diferentes da evolução! E repito, não está em causa o talento! Esse, é inquestionável!

Mas o Guedes joga numa posição em que não basta ser esforçado e correr atrás da bola ou fazer um passe para o lado se a confiança não permite mais... O Guedes joga numa posição em que tem de fazer a diferença e decidir o jogo nas poucas oportunidades que tem! E quando se tem essa responsabilidade, as pernas não podem tremer e as dele ainda tremem!

Ah e tal que o Sálvio também falha! Correto! Mas o Sálvio já tem mentalidade para não se deixar influenciar por assobios ou momentos adversos! O Sálvio falha uma jogada, é assobiado, mas na seguinte não vai passar a bola para o lado porque está “borrado”! Não, ele volta a tentar, e se falhar, tentará a seguir outra vez! Ter mentalidade de grande clube é isto, não é falhar de quando em vez, porque isso de falhar acontece a todos, quer ao Guedes, quer ao Sálvio, quer ao melhor jogador do mundo!

A verdade é que o Guedes vai tendo oportunidades e desperdiçando muitas delas... E quando os lesionados regressarem o seu espaço vai ser diminuto!

Sobre o jogo, foi fraco evidentemente, com a devida condescendência já que, ofensivamente, não tínhamos armas! Este era um período difícil para Rui Vitória, já se sabia, sem os três jogadores do ataque, problema resolvido com brilhantismo em Arouca mas que, logo por azar, trouxe mais uma lesão para Rafa e mais um problema para Rui Vitória! E na verdade, começa a ser demais!

Milagres não há, e seria injusto crucificar Vitória por causa deste jogo!

Saúdo o regresso de Ederson, que espero, seja para ficar! Só um cego não vê que ali está um dos futuros melhores guarda-redes do mundo, alguém que LFV ainda pode vender dentro de poucos meses (como é hábito fazer com tudo o que é bom), ainda a tempo de voltar a meter o Júlio César a titular ainda antes de este chegar ao fim do prazo de validade!

No mais, o que fica do jogo de ontem, e daí o azedume, é a falha grave do Benfica ao emprestar Talisca permitindo-lhe jogar contra nós, não só jogar mas, vingar-se até, pagar o seu próprio empréstimo no relvado da Luz e permitir-lhe ainda ir ao flash interview como herói turco desancar em quem pagou quatro milhões por ele e o foi buscar ao Brasil!

Mas lá está... As palavras de Talisca, a serem verdade, tornam-me condescendente com o seu desejo de vingança e justificam até a forma como comemorou o seu golo... Só o rapaz sabe realmente o que lhe fizeram, se é que lhe fizeram alguma coisa, claro... Mas alguém que, segundo o Quaresma, passou a semana a dizer que ia à Luz marcar, convenhamos, ou é mesmo moço muito ruim ou aprontaram-lhe bem!

Eu não costumo dar como certo tudo o que me contam, e para mim, sem ver provas não vou tomar como certo de que o Talisca era o "bufo", e que ligava logo para o Jesus, etc, etc... Isso, quer dizer, são coisas que se vão dizendo, como havia a história das SMS aqui há uns tempos, e depois vai-se a ver e é só poeira e histórias que se vão contando (e inventando) para conseguirmos ir passando as nossas teses!

Também se diz que o tentaram empurrar para a China, e que em função da recusa do Talisca, foram-lhe tentando fazer a vida negra... Nestas coisas, como sempre, vai-se sempre dizendo muita coisa! Uns acreditam logo no A, outros no B, eu tento manter-me neutro até novos esclarecimentos!

Ficam dois pontos perdidos, dois pontos importantes contra a equipa do Pote 4, mas com os jogadores todos do ataque disponíveis, não temos razões para temer ninguém, e está, evidentemente, tudo em aberto!


Rafa principalmente, continuo a dizer, é O jogador da nossa Champions League!

Sustentabilidade

Avatar
 ●  20 comentários  ● 
O SLBenfica jogou com uma equipa com média de idades de 23 anos na Champions... Just saying.
Tirando o Lisandro, há pouco mais de um ano dos cinco elementos da defesa, todos jogavam na equipa B (do Benfica é um do Barcelona).
Para quem não sabe, chama-se formação...

Cai o Carmo e a Trindade... Eis a bipolaridade benfiquista

Avatar
 ●  42 comentários  ● 

Sim, eu sei... os benfiquistas habitualmente só têm dois estados de espírito: ou estamos para vencer a Champions, ou estamos à beira da crise varrendos todos a incompetência extrema. Nada de novo!

Vamos lá só tentar perceber: Enter os titulares, "apenas" André Almeida, Jardel, Jonas, Jimenez, Mitroglou estiveram ausentes por lesão. Como se não bastasse, Rafa chega e lesiona-se, Lindelof nem pôde jogar na sexta-feira lesionado... Zivkovic, Danilo e Carrillo ainda demoram a estar a 100% depois de períodos de paragem quase total entre 8 a 12 meses cada um.

Chega a ter piada ler comentários como: "então o gajo defende o resultado em vez de meter um jogador sub17 para a frente de ataque!?". Admitam lá que esta indignação tem piada... dizer que a solução para um jogo da Champions é um jogador que está agora a chegar à equipa B com uma época de junior ainda pela frente. Só rir para não chorar.

Mesmo com um meio campo de ataque sobre-povoado, pois os médios não aprendem a ser avançados numa semana, o Benfica foi totalmente superior a um Besiktas fraquinho que só de bola parada chegou ao golo. Pelo caminho temos um Celis que fez ali uma falta absurda e deveria estar avisado para tal quando entrou (se calhar até estava!) e temos um Guedes que falha um lance na cara do guarda redes, ou melhor, este defende.

O Gonçalo teve uma noite de tremenda luta e entrega. Correu como poucos vi correr e lutar até hoje do meio campo para a frente no SLBenfica... têm a certeza que querem crucificar o rapaz por ter falhado na cara do golo? Quantos não falham?

Este resultado não é positivo, pois fomos claramente melhores, porém está longe de ser o fim do mundo nem sequer perto disso.

Agora há que levantar a cabeça e observar ao longe a satisfação do Talisca enquanto liga para a pessoa que muitas vezes ligou durante a última época e que, aposto, hoje já teve dele uma felicitação pelo golo, mas acima de tudo por ter tirado pontos ao Benfica.

Pois, há quem não aprenda... vamos aguardar pelo momento certo.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

É fácil culpar a juventude.

Avatar
 ●  41 comentários  ● 
Geralmente, os pontos conseguidos ou perdidos em casa são decisivos na Champions. Esperemos que estes que perdemos hoje possam ser compensados fora.

Com tantas lesões(e que terá que ser bem explicado o que se anda a passar!) a equipa inicial seria sempre um exercício inventivo para surpreender o adversário e para funcionar de forma que desse a vitória.

E se olharmos à primeira parte, isso foi conseguido. O problema maior chegou na segunda parte.
Aí as insuficiências vieram ao de cimo, quer em campo quer no banco. E quando me refiro ao banco não me refiro aos jogadores mas a quem dirigia a equipa.

Acho ridículo o argumento que já ouvi de que o problema foi o Benfica estar a jogar com tantos jovens. Mais uma vez se tenta culpar os miúdos ou menos experientes por aquilo que as "vacas sagradas" não fazem.

Salvio fez no máximo 3 bons passes, um deles deu o golo e foi quando ainda estava fresquinho. Durou 50 minutos. Não sei o que andou lá a fazer o resto do jogo.
Pizzi se acertou 2 passes foi muito. Andou lá o jogo todo. 
E a culpa é dos putos?

Gonçalo Guedes faz um jogo de grande sacrifício e merece que isso não fique ofuscado pelo golo que perdeu. É óbvio que precisa de treino específico mas será justo culpar GG pelo empate? Não brinquem. Se fosse uma vedeta a falhar não faltariam as desculpas.

A responsabilidade deste resultado está em quem resolve defender o resultado a partir dos 50 minutos. 

Ter o José Gomes e não o colocar em campo é o sinal dessa falta de ambição. Pois na Champions a falta de ambição paga-se caro. Bem caro.

Ederson demonstrou que o lugar é seu, Horta faz um jogo também de grande sacrifício e Fejsa é sem dúvida o grande pilar da equipa, neste momento.

Grimaldo é fraquinho, Lisandro e Lindelof continuam a não entender-se a 100%, Semedo está a crescer, Cervi mostrou muito querer e adaptabilidade.

O adjunto foi medroso e podem lhe pedir contas pelo milhão perdido. Ou a Rui Vitória se foi ele quem decidiu, o que não me pareceu.

Uma nota final para Talisca. Sou sempre muito criticado quando digo que são raríssimos os jogadores que merecem alguma consideração acima dos mínimos. Mas os exemplos vão-se sucedendo. Talisca é mais um. Mas ele não fica sozinho com as culpas. Mais uma vez a "estrutura" não deixa de contribuir para que surjam casos destes. Também deve ter sido o Rui Costa o culpado.

Benfica 1 - Besiktas 1

Avatar
 ●  70 comentários  ● 
Defender o resultado dá nisto. 

Más opções nas substituições e no campo. 

2 pontos perdidos desnecessariamente.

A noite do Guedes!

Avatar
 ●  26 comentários  ● 
É o que espero!

Que esta seja a noite do Guedes!

Que a amostra do seu talento que se viu na última sexta-feira se confirme hoje!

Com golos se possível, porque os golos aumentam a confiança dez vezes mais do que a ausência de golos, e confiança é o que tem faltado ao Gonçalo!

Que o Guedes consiga alterar esta noite a sua sina e as hierarquias de todos os membros do plantel, é o meu desejo.

Sim, porque a este Gonçalo Guedes previ o empréstimo este ano. Aliás, defendi-o! Defendi que este Gonçalo tem de jogar para poder vir a ser o que o seu potencial anuncia, e um plantel com seis extremos, três avançados e um joker como Rafa, é sintomático do que poderia vir a ser a sua sina...

Mas eis que as coisas mudam de um dia para o outro...

Eis que as oportunidades surgem...

Eis que de repente, o Guedes dos últimos meses que entra em campo a levantar nos adeptos quase sempre alguma desconfiança, tem a oportunidade de ser herói e merecer em campo o papel de ator principal...

E na verdade acho que é disso que ele precisa... Da oportunidade de jogar onde mais gosta e de se sentir importante... De sentir que tem de ser ele a decidir, de sentir que só tem de fazer aquilo que fez a sua carreira toda, em vez do papel de muleta para outros brilharem a que teve de estar submetido nos últimos meses!

Aqui digo há vários meses que ao Gonçalo só falta um clique... Só falta um grande jogo para ele próprio sentir que é por ele que os adeptos suspiram para a titularidade logo no jogo a seguir...

E eu acho que ele tem muito futebol dentro dele, e que grande parte da frustração (falta de confiança) que o seu semblante denota quase sempre em campo, é dele mesmo saber que vale muito mais do que tem mostrado!

O Guedes, relembro, chegou a ter o seu antigo empresário a fazer capa de "Abola", dizendo que o Gonçalo poderia vir a ser melhor do que o Cristiano Ronaldo! Isto, claro, não ajuda ninguém e, principalmente a quem está apenas a começar e tem ainda de conquistar o seu espaço!

Mas aqui fica a minha fezada que esta vai ser a noite do Guedes, e que vão haver alguns lesionados na bancada da Luz esta noite a achar que se calhar as hierarquias passaram a ser outras e vão ter de ser eles a correr atrás do prejuízo!

Não há muitas frases de Rui Vitória que me fiquem na retina pela forma como me marcam, mas esta seguramente ficou:

O azar de uns é a oportunidade de outros!


Hoje, acredito que vai ser uma dessas noites!

ranking