O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Hoje festeja-se uma notícia de jornal!!

. 16 comentários
"O FC Porto comemora esta quarta-feira o seu 123.º aniversário, com um programa que terá como ponto mais simbólico a cerimónia pública do hastear da bandeira." - O Jogo.

O clube que até 1987 festejava a sua fundação a 2 de Agosto de cada ano, homenageando o seu legítimo fundador José Monteiro da Costa, hoje festeja a data inventada por Pinto da Costa.

Como não há qualquer documento, acta ou prova de que o tal Nicolau fundou o clube em 1893, toca a usar como data de fundação a data de uma notícia de jornal! Sim, a data de fundação do FCP dos dias de hoje é a data de uma notícia de jornal: 28 de Setembro de 1893.

O tal jogo nunca se realizou. O que aconteceu foi um jogo em cidades, Lisboa vs. Porto, a 2 de Março de 1894. Cada cidade levou uma selecção de jogadores dos clubes da cidade. Também aqui Pinto da Costa mente descaradamente quando aponta este jogo como o primeiro do FCP.

O tal fundador inventado por Pinto da Costa nem sequer foi nunca sócio do FCP. Aliás, a publicação "História do FC Porto" publica a lista dos primeiros 100 sócios do clube:



Então o fundador, primeiro presidente e grande obreiro do clube que é fundado em 1893 mas só tem actividade registada a partir de 2 de Agosto de 1906, não consta na lista? 

José Monteiro da Costa faleceu aos 29 anos em 1911. O clube continuou a homenagear o seu legítimo fundador. O fundador inventado por Pinto da Costa viveu até 1948. Nunca durante todos esses anos Nicolau foi sócio do FCP, reivindicou o seu direito de fundador ou primeiro presidente. Nunca se envolveu ou se indignou com o facto de estarem a festejar 2 de Agosto como data de fundação ou estarem a considerar Monteiro da Costa como primeiro presidente!


A placa de 1963 colocada na campa de Monteiro da Costa não deixa dúvidas a ninguém.

Portanto, hoje os portistas corruptos, vigaristas e aldrabões festejam a data...de saída de uma notícia num jornal de Lisboa. Que palhaços!!

Nota: Um artigo completo sobre o tema no EDDB.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Shad, já não deviamos entrar por estes caminhos, calma miúdo!

    Ass: Napoles fede a mijo, e a medo! Benfica!!!

    ResponderEliminar
  2. Deixa andar, isso não interessa nada, se nem os portistas nem os portuenses se importam ...
    E logo, como é?
    Abraço.
    JP

    ResponderEliminar
  3. LOL Até ao cemitério vais para rezar aos antepassados e investigar a situação. Aqui está o aprendiz do Alberto Miguéis- se não me falha o nome.

    ResponderEliminar
  4. Juro que nunca percebi esta guerra de quem tem a pilinha mais antiga... O rei Rudolf II de Praga também mudou a data de nascimento para que os astros lhe fossem mais favoráveis, mas isso não terá feito dele menos doido. Por isso... se querem ser mais velhos, pois que o sejam.

    ResponderEliminar
  5. Os andrades de contumil acham que um clube que não tem nada a ver com o FC Porto, que os proprios fundadores do FC Porto disseram que não tinham nada a ver, é de facto o FC Porto porque tinha Porto no nome.

    As carneirettes do Lumiar acham que uma competição de eliminatorias é um campeonato só porque foi chamado de campeonato porque não sabiam o que lhe chamar.

    O que eu aprendo com isto, é que se eu, porque me apetece, chamar bola de berlim a um pastel de nata, o pastel de nata passa de facto a ser uma bola de berlim.

    Do que é que iamos rir se não fosse os Andrades e as Carneirettes? Benditos sejam!


    Fica tambem explicado a dificuldade dos andrades e das carneirettes em perceberem que lá porque o Benfica mudou de nome, as pessoas o clube era o mesmo. Como podem ver pelo menos os tipos são coerentes na burrice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala o roto para o nu ... São iguais ao Benfica pois os dois mentem nas datas de fundação . Porque é que também vão buscar a data ao primeiro clube que deu à origem ao SLB e não a data em que foi a junção de dois clubes 1908 . criticar os outros e não olhar para dentro de casa ... Pedro Santos

      Eliminar
  6. Exacto... Todos esses adjectivos aplicam-se aos clubes que alteram a verdade da história. Não os definiria melhor.

    ResponderEliminar
  7. Estes a comemorar noticias de jornais e a renegar fundadores e o Artista do Dia a .."apregoar orgulhosamente os 22 campeonatos" do SCP. Em ambos os casos gostam de festejar mentiras! Dragartos!

    Se possível tragam novamente o post (ja andei a procura e não encontrei no vosso arquivo) o post que aqui colocaram sobre os títulos de cada clube suportado pela documentação oficial da FPF. E que podem dizer muitas coisas e mentir também... mas a verdade e so uma e esta nos documentos oficiais das competições!

    ResponderEliminar
  8. Foi a partir deste acto vergonhoso por parte de Pinto da Costa para com a História do clube, memória do fundador do clube Monteiro da Costa, todos adeptos e sócios que como eu sempre festejaram o aniversário do clube na data concreta da fundação do Futebol Clube do Porto, que me levaram a questionar a primeira vêz da moralidade e a honorabilidade do ainda actual presidente do meu clube. O Processo Apito Dourado foi infelizmente a confirmação que Pinto da Costa afinal não era a pessoa que eu sempre imaginei é muito menos o presidente que me habituei a defender e votar nele. Nesse dia Pinto da Costa passou a ser para mim o símbolo da vergonha do Futebol Clube do Porto.

    Carlos Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És o único adepto desse clube que eu admiro, já que és coerente e dizes as verdades sem palas nos olhos.

      Eliminar
  9. Águia Preocupada28/9/16 14:12

    Estarmos a falar dos podres antigos dos outros é o mesmo que pedir que tragam os nossos à liça. Por vezes, é mais sensato calarmos as mentiras dos outros para que as nossas não sejam lembradas.
    Não sei dessas histórias, mas ninguém é impoluto seja no que for!
    Hoje joga o Benfica e é isso que nos deve preocupar e tomar a nossa atenção!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Mas, o que é que isso me interessa?
    Hoje joga o GLORIOSO, isso é que deveria ser noticia!
    Andas confundido com as prioridades.
    Para mim,essa trupe nasceu debaixo de um calhau,pelo que, serão tratados como tal.
    Cumpts

    ResponderEliminar
  11. Segundo as ultimas fontes, esse clube foi fundado não em 1893 mas em 22 de abril de 1500 durante a expedição ao Brasil do Pedro Álvares Cabral.

    Ao que parece, um dos tripulantes originários do Porto ao ver um nativo com jeito para chutar os côcos perguntou-lhe:

    Tripulante: oube lá hó natibo Pélé querex chutar uns côcus à carabela?

    Nativo: Tabênhê,mas queiró ganhare oitexenta e oitxo bugigangues azules.

    E prontes, ficou fundado esse quelube, mesmo antes da fundaçongue do futebuole.


    Historiador devidamente encartado

    ResponderEliminar
  12. 4 batatas nos corruptos que querem chamar os outros de corruptos.#NaohavouchersemNapoles #NaohacolinhoemNapoles

    ResponderEliminar
  13. Até podem existir mil Blogues de encardidos, ignorantes, indigentes, fanáticos e facciosos que não conseguem mudar a História.

    O FCP nasceu mesmo em 1893 e depois foi-se abaixo, hibernou, fechou portas para renascer, ressuscitar, reabrir em 1906.
    A História não mente. Em 1893 sem campo, sem Direção, sem estatutos, sem sócios, sem registo notarial... o FCP EXISTIU MESMO
    e por isso hoje faz 123 anos (assim tipo, tal como o Renato que dizem que nasceu em 1997 e só foi depois registado, oficializado em 2002)

    Já um clube que foi fundado a 13 Setembro de 1908, pela união, fusão de 2 clubes diferentes, ousar dizer que tem 112 anos, ISSO sim, isso
    é deturpar, mentir com os dentes todos. Isso sim é enganar tolos !!!

    É a mesma coisa que se amanhã, dia 30 Setembro o SLB e o SCP se unirem, esse novo clube irá nascer amanhã dia 30 Set. 2016 e não,
    não poderá dizer que tem 112 anos !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, já que ninguém refuta...

      Caro, para que diz que "A História não mente" e que são "blogues encardidos que tentam mudar a História", só apresentas opiniões, não factos.

      NUNCA na História do FCP que diz que não mente se alguma vez falou em fundação em 1893. Diz que hibernou e renasceu porque é a SUA OPINIÃO, NÃO É UM FACTO. Se fosse um renascimento teria isso ficado escrito algures ou mencionado pelo menos UMA VEZ que fosse em oitenta anos. E nunca se disse nada. O clube sempre festejou a data de 1906, e o clube SABIA dessa notícia de 1893. Mais: na História do FCP não há nenhuma actividade desportiva durante 13 anos. É um clube desportivo sem actividade desportiva. A única PROVA que apresenta é que desconhece a História do seu próprio clube, e pior, não é adepto do Futebol Clube do Porto, é adepto do Futebol Clube Pinto.

      Essa comparação com Renato Sanches é ridícula, isso em História não prova nada, não tem qualquer significado. Vai buscar uma coisa que dá jeito para servir de prova documental, isso chama-se falácia anedótica. O facto de Renato Sanches ter sido registado mais tarde, não prova que o Futebol Clube do Porto foi registado mais tarde.

      Em segundo lugar, opina mais uma vez que se "engana tolos, deturpas, mentes" quando se diz que houve uma fusão em 1908, e mais uma vez não apresenta as coisas que foram feitas com essa fusão. E depois repete a falácia, comparando com uma união do SLB e do SCP, que não existiu sequer, e portanto não pode ser comparada.

      Tem que provar que o Sport Lisboa, fundado em 1904 como equipa de futebol, e tendo escolhido as cores vermelha e branca no equipamento, a águia como símbolo, e o E Pluribus Unum como mote, e tendo actividade desportiva regular e provada durante 4 anos durante os quais derrotou as mais fortes equipas portuguesas da altura, foi extinto em 1908 por causa de uma fusão e deixou de ter actividade desportiva em 1909. Se alguma coisa está deturpada desde 1908, porque de facto as pessoas ousam dizer desde Setembro de 1908 o que iria acontecer no futuro, prove.

      Caso contrário, está a inventar argumentos sem qualquer outra força a não ser comparações falaciosas.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking