sábado, 6 de setembro de 2014
Os reforços vistos à lupa...

Futebol de formação: uma mentira.

O Benfica by GB tem produzido muitas reflexões importantes sobre o futebol de formação no Benfica.
Poucos têm demonstrado a mesma clarividência ao olhar quer para os jogadores da formação quer para as formas de os potenciar.
No entanto, não posso deixar de achar que mais uma declaração de aposta nos jovens por Luis Filipe Vieira não passa de mais uma acção de propaganda por parte dos media para promover a imagem... do presidente.
A aposta nos jovens simplesmente não existe. Em mais de 10 anos de Vieira, apontem 3 jovens da formação que tenham evoluído das escolas até à equipa principal e que tenham conseguido um lugar no onze. Da formação e não contratados aos 19 ou 20 anos.
Vamos acreditar que num universo de milhares de praticantes não houve um de jeito?
Então porquê os jovens do Benfica têm de ver qualquer Emerson, Peixoto ou Luís Filipe chegar ao clube e ser aposta enquanto eles ou ficam na B ou são emprestados? Enquanto eles são empurrados para fora do Benfica?
Dizem que os jovens como Bernardo Silva ou Nelson Oliveira não treinam afincadamente. Como sabem isso se os treinos do Benfica são à porta fechada? Se até aos jovens que vivem no CFC é impedida a visualização dos treinos?
Dizem que Jorge Jesus não aposta nos jovens porque quer ganhar. Eu pergunto: Será que foi pelos jovens que o Benfica nos últimos 4 anos vence apenas um campeonato?
Será que foi pela aposta nos jovens que em 12 anos vencemos apenas 3 vezes?
Porque será que os únicos que não são aposta são aqueles que não têm uma valia imediata para negócio/ comissão?
Qual o porquê de se a decisão do presidente é apostar na formação isso não suceder?
Será que Vieira está refém de JJ ou veremos de uma vez por todas o presidente colocar JJ no seu lugar?
LFVieira ou Jesus: Quem "ganhará"?

"Jogador morto, jogador ressuscitado? Veremos... para já parece que um "telefonema do gabinete" terá passado o jovem avançado para a frente do argentino Franco Jara que parecia ser posicionado na frente dele. A última vez que isso aconteceu, um "telefonema do gabinete" a reforçar a posição de um jogador, acabámos a vendê-lo por 30M€ ao Real Madrid."
Hoje o Jornal O Jogo traz isso mesmo à capa:
Mas o Presidente, e muitíssimo bem, parece mais focado em "impor" ao treinador que os reforços que ele pretende estão já no SLBenfica: Nelson Oliveira e Gonçalo Guedes. O primeiro é um ponta de lança de raiz (um claro substituto para a vaga de "homem de área" de Cardozo) e o segundo, à semelhança de Rodrigo, pode jogar nas alas mas também nas costas do ponta-de-lança.
Bem sei que muitos defendem a tese que Jesus "matou" definitivamente o Nelson Oliveira. Eu, sinceramente, também acho que sim, mas alimento uma esperança que tal assim não seja. Por outro lado, custa-me muito a acreditar que o Jesus deixe no banco um outro seu pedido, Derley, e um seu fetiche, Lima, para apostar num jogador que "odeia" e noutro que terá dificuldade em dar confiança por não ser produto da sua "visão", na verdade o Guedes parece ter sido descoberto por todos antes do Jesus, e o mestre não gosta dessas coisas.
Quem "ganhará"? Se o Presidente se quiser impor e não contratar o Jonas (ou o Hugo Almeida, LOL, que também está livre) então o que fará Jorge Jesus?
Vai "esticar" o Lima como unica opção do ataque? Vai jogar com dois avançados usando dois jogadores semelhantes (Lima e Derley) e quando tiver que mudar passa para um sistema só de um avançado? "Promove" o Jara novamente apesar da pré-época ter mostrado que é muito inferior?
... Ou será que "se rende" ao Presidente, arregaça as mangas e se transforma no verdadeiro "formador" do Nelson Oliveira, retirando-lhe os "tiques de vedeta" à lá Ibrahimovic e dando-lhe dimensão futebolítica que ele sem sem qualquer dúvida, como aliás o treinador assumiu?
... Será que Jesus percebe que o Gonçalo Guedes, com ainda muito para evoluir (vai ser fenómeno, este puto) é já, possivelmente, a melhor opção que Jesus tem para apoio ao avançado, o tal "9,5"?
Há muitas questões que os próximos meses se vão encarregar de esclarecer. Para já, Luis Filipe Vieira parece irredutível na defesa dos jogadores da formação, aliás o Ivan Cavaleiro já tinha dado a entender essa mesma informação quando saiu.
Fica, desde já, a minha vénia para o Presidente pela coragem neste tema. O Presidente está, na minha opinião, carregado de razão. Só lamento que não tenha havido a mesma para "segurar" o João Cancelo (e talvez não fosse preciso ir buscar outro 6, porque o André Almeida quando puder jogar ali com regularidade vai ser um caso sério), o Ivan Cavaleiro (que continuo com a opinião que é melhor alternativa ao Salvio e Gaitan que qualquer das opções que o Jesus actualmente tem) e o fantástico Bernardo Silva (que sem dúvidas é mais jogador hoje e, acredito mesmo que, também no futuro do que será o Talisca naquele espaço do terreno).
Mais até do que no caso do Gonçalo Guedes, o Presidente estará a "forçar" a questão em torno do aproveitamento do Nelson Oliveira. A propósito da posição do Jesus relativamente a este jogador volto a recordar este tópico: E este, Jesus? Vale Milhões... ou não te sentes capaz?
Muita gente diz que o jogador deixou de ser aposta pelo que disse nas entrevistas nos anos seguintes a sair da Luz para equipas de fundo da tabela de Espanha e França.
Depois há os que dizem que ele deveria ter marcado "100" golos em cada época nessas equipas que, pobres coitadas, mal marcavam golos quanto mais pedir que o Nelson os marcasse e esses também ainda não me responderam a isto: Quem fez o que Nelson Oliveira não fez?
Ora, se Jesus não é vingativo em relação ao lance com o Chelsea (ver tópico O Dia em que Nelson Oliveira "morreu" para Jesus...) então porque o jogador fez uma época positiva, palavras do treinador, e acabou dispensado? Isso tudo que lhe apontam foram reacções de mágoa depois de ter sido dispensado no final dessa boa época.
O PRESIDENTE ESTÁ CERTO E ESTÁ A DEFENDER OS INTERESSES DO BENFICA AO VALORIZAR AS APOSTAS NO NELSON OLIVEIRA E NO GONÇALO GUEDES.
ESTOU COM O PRESIDENTE NISTO!
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Sabemos formar... só falta saber aproveitar!

Se calhar está na hora de passarmos agora à fase de ouvir mais e melhor o trabalho de quem tem sido capaz de passar da boa formação de atletas ao... bom aproveitamento dessa formação. Não está aqui em causa se esses clubes aproveitam jogadores de classe mundial, se depois os vendem ou se têm capacidade para os manter ou ainda se depois não os "tapam" com craques de largos milhões (por terem essas posses).
O que está realmente em causa é: COMO TRANSITAR DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO PARA AS EXIGÊNCIAS DAS EQUIPAS DE TOPO?
No tópico anterior já referi a minha opinião e acho que o problema pode mesmo estar na organização que não está preparada para isso... desde o topo.
- Talvez Jorge Jesus e Rui Costa devam ter a liderança técnica e de topo, respectivamente, neste processo. Talvez Armando Jorge Carneiro deva estar na linha de reporting de Rui Costa e não de Domingos Soares Oliveira (WTF??!).
- Talvez deva haver um planeamento integrado que começa nos juvenis e termina só na equipa principal e para isso o treinador principal tem que ter uma palavra a dizer no tipo de atletas que pode e quer receber para a sua estratégia táctica, de treino e de jogo.
- Talvez a liderança de topo comum possa influenciar a política técnica do treinador no sentido de, reunidas as condições na formação, ele seja mais incentivado e pressionado a privilegiar essa via.
- Talvez a questão da responsabilização seja fundamental e tenha que se por fim a uma "luta de galos" entre quem diz que forma muito bem e quem diz que potencia como ninguém, mas não potencia quem é formado com a excelência que se anuncia.
Eu já fiz a minha parte e já deixei algumas ideias de como isso pode ser feito...
Será por isto que Jesus não aposta na formação?

O Dia em que Nelson Oliveira "morreu" para Jesus...

.jpg)
Crédito desta imagem para o user "NicolasTeixeira" no Serbenfiquista, que teve o cuidado e o trabalho de nos recordar o dia em que Jesus "matou" o Nelson Oliveira devido a um lance em que o jovem rematou à baliza numa situação em que poderia ter dado para o Djaló (raios! como se isso foi garantia de golo!). (Também) por falta desse golo, o SLBenfica não passou a eliminatória da Champions e acabaria eliminado e fora da prova.
Jorge Jesus nunca lhe perdoou, como não perdoou a Carlos Martins a expulsão com o Estoril, nem perdoou a Djaló também ter falhado clamorosamente nesse mesmo jogo em Stamford Bridge, nem perdou ao Melgarejo com o Fernerbahce... enfim, só eu estou farto de o perdoar a ele, mas o "mestre" pelos vistos não retribui o perdão, o que é estranho em alguém com o nome de "Jesus".
Jogador morto, jogador ressuscitado? Veremos... para já parece que um "telefonema do gabinete" terá passado o jovem avançado para a frente do argentino Franco Jara que parecia ser posicionado na frente dele. A última vez que isso aconteceu, um "telefonema do gabinete" a reforçar a posição de um jogador, acabámos a vendê-lo por 30M€ ao Real Madrid.
Tenho muita expectativa em torno deste jogador e espero, sinceramente, que o Jesus dê uma oportunidade ao Nelson e trabalhe afincadamente este jogador este ano, como também desejo que o jogador saiba dar uma oportunidade ao Jesus e procurar aprender mais e ser mais humilde.
O que os adeptos não vêem...

Um funciona como principal fonte de receita dos clubes (e está em dificuldades financeiras), outro é o principal aglutinador dos beneficios e da sua distribuição em campo (e está numa situação de não poder perder o próximo campeonato seja de que fora for), outro é o elo de ligação entre as associações nacionais (e tem visto a sua capacidade de influência reduzir-se com as revisões estatutárias), outro é o testa de ferro dos anteriores nos orgãos de liderança do futebol (primeiro Liga, depois FPF) e porventura o único que ainda está em estado de graça e por fim o ultimo é, tal como o primeiro, uma importante fonte de receita e angariação de jogadores para os clubes que colaborarem com o Sistema.
Nada se faz sem dinheiro, percebe-se por isso a importância que tem o "ataque feroz" de Mário Figueiredo ao império dos direitos televisivos em Portugal. A alteração dos "poderes" em Portugal pode fazer "falir" toda a estratégia e afastar Fernando Gomes do "projecto Europeu à Durão Barroso", limitando os benefícios que podem dar aos "grupo/clubes dos amigos do G5" e com isso reduzindo fortemente a sua capacidade de influência e submissão a alinhar com as estratégias de liderança do futebol nacional em campo e fora dele e ainda reduzir a sua exposição à circulação de jogadores apenas porque interessam a determinadas pessoas, nomeadamente ao "todo poderoso".
Mário Figueiredo está ao ataque directamente ao coração do "G5"! Se vencer, irá mudar o futebol português para sempre e dará início à regeneração do futebol. Assistiremos à "fuga" ou à fuga (mesmo, sem aspas) de alguns dos responsáveis deste G5 não só do futebol como mesmo do país, antecipando que o "levantar do tapete" possa vir a mostrar o "lixo" que tem sido escondido.
Infelizmente, os clubes mais interessados na "limpeza do futebol", ou pelo menos que deveriam mesmo estar interessados (veremos se estão) parecem ser os testículos desta história... "Não atrapalham, mas também não entram", uma posição que tornou Portugal famoso na II Guerra Mundial.
Se correr bem, cá estarão para posar para a fotografia e recolher os louros juntamente com o herói da mudança. Se correr mal, assim como assim não estavam a apoiar, pelo que não lhes podem assacar responsabilidades. Posição cómoda, hein...
Nem apoiam, nem deixam de apoiar... andam por ali a ver o que dá, por vezes apoiando nos bastidores e não o fazendo publicamente... ou o contrário. Ainda nas últimas eleições da Liga ficaram famosos alguns telefonemas "de bastidores" a apelar ao voto dos Clubes em terminada candidatura que, depois, não era apoiada publicamente. Houve até quem não votasse em ninguém para poder dizer a todos que não apoiava o opositor.
Posição cómoda, como digo! Num momento em que, com sorte e muito engenho, pode dar-se a viragem do futebol português, exige-se mais de quem mais quer (será que quer?) mudar o futebol português e lutar pela verdade desportiva.
E quando falo e exigir mais não falo em alianças! NÃO! Impossível sentar à mesa com quem não tem os mesmos interesses, com quem não quer a verdade desportiva nem a seriedade e honestidade do futebol nacional. Essa ideia começou na pseudo-campanha eleitoral de José Eduardo Moniz, foi depois reforçada já em funções quando falou na normalização das relações com o FCPorto e culminou na penultima entrevista do Presidente a afirmar que seria o caminho a estabilização do futebol.
Pois claro... já todos sabemos quem sai a ganhar quando todos se juntam "pelo futebol português". Não é sequer preciso ir muito atrás na história.
Uma coisa é certa, os adeptos não vêem, mas os bastidores estão "a arder" e tudo pode mudar drasticamente, pode dar-se a queda de um regime com mais de 30 anos a prejudicar o futebol português... ou podem mudar algumas questões de fachada e manter-se tudo basicamente na mesma ou perto disso, deixando a ilusão de mudança.
Qual das vias acontecerá? Ninguém sabe, mas para ser a "queda de regime" é preciso que não deixem Mário Figueiredo a lutar sozinho e lhe dêem poder de fogo, é preciso dizer-lhe "I cover your back" e que ele sinta que não está a lutar por uma convicção dele, mas sim pelo um bem comum. Mas será que todos pensam assim?
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Adeus querida Nono.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Hotel Eusébio da Silva Ferreira - Porque não copiar as boas ideias?


Não é a primeira vez que aqui neste blogue, sugerimos que a ideia do Benfica criar um hotel totalmente dedicado ao futebol nas imediações do seu estádio, poderia ter um impacto muito grande na zona de Lisboa, e tornar-se uma enorme fonte de rendimento do clube.
Pelos vistos em Manchester, um clube conhecido pelas suas boas ideias, houve alguém que teve a iniciativa de colocar este projeto em marcha. E de quem foi a ideia? Quem são os proprietários? Gary Neville e Ryan Giggs, quem diria?
Aqui fica, em inglês, a notícia.
Manchester United legends Ryan Giggs and Gary Neville have announced the opening date for their new hotel opposite Old Trafford... just days before the Reds take on their arch-rivals Liverpool.
The former football stars have joined forces to launch what will become the world’s first ‘football hotel.’
Gary’s brother Phil and fellow Class of 92 members Paul Scholes and Nicky Butt are also involved in the building project which is said to have created more than 200 jobs.
And they have now announced that the 10-storey building on Sir Matt Busby Way, just yards from Old Trafford, will open its doors on Monday, December 8.
That would be a baptism of fire for the four-star hotel, which can host up to 1,500 fans on a matchday, with its first game being the Reds clash with Liverpool currently pencilled in for Saturday, December 13.
Despite their strong United allegiances, United assistant boss Giggs and Neville have said they will welcome fans of any clubs.
Their company GG Hospitality says it will offer fans “the ultimate match day experience.”
Each of the hotel’s 133-rooms will be complete with a 40 inch TV with a full Sky package and “a fully stocked retro mini bar.”
It will incorporate a Cafe Football, a restaurant chain also launched by Giggs and Neville which has already opened a branch in London.
The Manchester eatery will have a menu designed by two Michelin star chef, Michael Wignall with twists put on terrace favourites such as sausage rolls.
Meanwhile the hotel will also boast a conference centre and even a five-a-side football pitch on the roof (este campo de futebol de 5 fica no telhado do hotel!!).
The M.E.N. reported in May that Giggs, the Neville brothers, Scholes and Butt stunned workers by all turning up for a kick about on the hotel roof.
It will also be the base for the Old Trafford branch of the United supporters club.
Gary Neville said: “Ryan and I have spent so much of our lives playing at Old Trafford and appreciate everyone who supported us there over the years.
“To make sure that the hotel appeals to everyone, not just football fans, we are working with some of the most talented people in the industry to create something unique and inviting – with a focus on excellent customer service.”
O fecho do mercado e o futuro...até Janeiro.

Querem Propaganda Fácil? Continuem...

Quando dei o exemplo da comparação com o Steven Vitoria não estava obviamente a falar de qualidade, estava a falar do "papel" desempenhado pelo Cristante no Milan... que foi menor do que aquele que o Steven desempenhou no ano passado. Isso quer dizer que o italiano não tem qualidade? NAAAAAO! Quer apenas dizer que temos que esperar para ver...
Se fossem da Direcção não preferiam fazer o que entusiasma quem compra bilhetes, merchandizing e paga quotas e RedPasses?
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Eis o craque Bryan Cristante

Notem bem que não quero com isto dizer que o Cristante é bom ou mau... simplesmente é um desconhecido para mim que tive o azar de não ter visto os 240 minutos que fez na equipa principal do Milan, nem os dois jogos do Milan na Youth League, talvez neste caso porque não tenham chegado tão longe quanto os também sub19... do Benfica.
O pior plantel da "era Jesus"?

Balanço: Plantel 2014-2015 (By Benfica Eagle)
Jesus, já podes avisar que eu fico...

O Valência ainda tentou hoje uma movimentação que eu antecipara dia 24 de Agosto no último parágrafo do tópico: Enzo Perez: Quem disse que a decisão é fácil?
Sai a ganhar antes de mais o SLBenfica no plano desportivo, mas há muito mérito de Luis Filipe Vieira que não teve problemas em "dar o dito pelo não dito" e rompido do negócio apalavrado nos 25M€ para passar a exigir os 30M€ que prometera aos sócios.
Pelo caminho, trouxe ainda o Cristante que a juntar ao Samaris poderão trabalhar com o Enzo durante 4 meses até Janeiro, período em que será talvez a última via de saída para o Enzo, sendo que o Peter Lim curiosamente não contratou nenhum dos médio que tanto se falava. Fica a porta aberta para Janeiro?
A confirmar-se o que o BenficaEagle avançou num dos seus tópicos que o Enzo ou sairia agora ou em Janeiro, a chegada de Cristante será uma excelente "jogada de antecipação" dessa situação.
Ora, agora sim eu percebo que não haja espaço para o João Teixeira... o Enzo e o Cristante são claramente superiores, algo que o Talisca naquela função não era. Faz sentido apostar nos jovens da formação, quando os de fora são iguais ou inferiores, não é o caso.
Preocupante será, contudo, a ausência do reforço do ataque. A não ser que o Jorge Jesus e o Nelson Oliveira se entendam, parece-me que o Lima já não é o Lima da primeira época e o Derley precisa de jogar para ser opção. O Jara... nunca me convenceu e para mim é o menos bom de todos. Aqui sim podemos ter um problema...
Ponto de situação:
- Silvio continua emprestado ao SLBenfica
- Nelson Oliveira fica no plantel, como prometera o Presidente
- Entra Cristante para o meio campo
- Enzo permanence no Benfica
- Entra Oliver Sarkic, um jogador de 17 anos com grande potencial (para a B?)
- Jonas Rhodes esteve a um passo do SLBenfica, e houve um tudo por tudo por Campbell mas o Arsenal não o libertou.
Na minha opinião, com a entrada de Cristante e acima de tudo a permanência de Enzo Perez temos que acreditar que a equipa ficou mais forte e com mais soluções no miolo. Vamos à luta pelo bi-campeonato... PARA VENCER!
CARREGA BENFICA!!!!!
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Eu avisei: Valência desistiu? Não me parece!

Só espero que ao fim deste dia...

A "Obra Prima do Mestre" ou a " Prima do Mestre de Obras"?

domingo, 31 de agosto de 2014
Não chega.

Como escrevi ao intervalo a culpa não é do Artur mas sim de quem o meteu a jogar. De quem dá instruções para os constantes atrasos para ele. E nem é um erro de agora.
De resto uma boa primeira parte mas ainda assim insuficiente para ganhar.
Como me dizia um amigo à pouco, algo preocupante é a incapacidade do treinador do Benfica em resolver com mexidas no jogo. Mas como ele também acrescentou, com craques é fácil fazer bem não é Jorge Jesus? Com Derleys já não é a mesma coisa. O toque do mestre é uma treta.
O Porto já descolou e nestes jogos entre concorrentes não se ganham campeonatos a meio, mas dão importante motivação.
E finalmente : desvalorizar a capacidade dos suplentes de poderem resolver ou ajudar é mais uma afirmação inacreditável de JJ. Um jogador cansado é melhor que um fresco? Então o que faz esse suplente no clube se não serve para entrar?
O resultado sabe a pouco. É a realidade.
Espero que o dia de amanhã não traga o que se comenta nos bastidores...