O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Porra! Este homem tem defeitos, mas é um grande treinador!

. 29 comentários
Assistia eu ao jogo de ontem, ao banho de bola que o Benfica deu aos seus maiores rivais de sempre, ao falhanço escandaloso do Gaitan, aos dois ou três golos quase certos que Rodrigo falhou, e dizia para mim: “Porra! Não há treinador que resista a tanto desperdício!”

E o meu receio era mesmo esse, que o Sporting acabasse por empatar o jogo num lance casual, num erro individual, e que aqui estivéssemos hoje a criticar Jorge Jesus, porque meteu o Cardozo e tirou o Lima, ou porque meteu o Maxi em vez do André Almeida, ou porque o Gaitan marcou um penalty em vez do Luisão, enfim, criticas legítimas da ciência da bola, e na qual todos somos os maiores peritos.

O Sporting foi de facto massacrado, um massacre de uma dimensão que há muito não via. E os Sportinguistas poderão sempre dizer que sentiram em demasia a falta de William de Carvalho, e que com ele, se calhar a luta do meio campo teria sido diferente.

Mas neste mundo do futebolês e das desculpas fáceis, se calhar muitos não perceberam (até porque o Benfica jogou exatamente da mesma maneira), mas ao Benfica, exatamente na mesma posição, faltou também um dos melhores médios defensivos do mundo atual – Matic - , mais um que saiu jogador feito do nosso clube para ir agora para uma das equipas mais ricas do mundo!

E o melhor elogio que posso fazer a este Benfica de Jorge Jesus é mesmo esse: É que não se notou a ausência de Matic. Este Benfica tem claramente um modelo de jogo consolidado, em que os jogadores sabem exatamente o que fazer dentro do campo, em que a qualidade individual dos jogadores pode fazer obviamente a diferença, mas a verdade é que também, na maioria das vezes, o coletivo acaba por ser muitas vezes superior à soma das partes!

E por isso gostei quando ontem na conferência de imprensa, depois de uma pergunta sobre a possível saída de Garay, Jorge Jesus respondeu que se o Argentino sair entra outro, que tudo estará bem desde que continuemos a jogar com 11. O mesmo quando lhe perguntaram sobre Fejsa, ao qual JJ respondeu que agora tinha um novo Matic.

E por muitas coisas que não goste na personalidade de Jorge Jesus (aquela que me é dada a conhecer pela sua imagem no mundo desportivo, obviamente), nomeadamente a fanfarronice, um ego do tamanho do mundo, alguma incapacidade em responder a perguntas incómodas com tiros certeiros ao coração dos adeptos em vez de fazer imediatamente a defesa acérrima dos seus méritos mesmo quando não tem, se calhar até a inabilidade em dominar o português corretamente, o que o leva a dizer muitas vezes coisas bem diferentes das que queria dizer, a verdade é que com Jorge Jesus, não há desculpas com a perda permanente dos seus melhores talentos, e a equipa raramente sofre grandes oscilações de forma.

Foi assim ontem com a saída de Matic, foi assim o ano passado quando teve de lidar com o assassínio a sangue frio de Luís Filipe Vieira ao plantel, quando já com o campeonato a decorrer vendeu Witsel e Javi, e Jorge Jesus teve de inventar à pressa um novo meio campo com Matic e com Enzo, e ainda assim fazer uma época que acabou em lágrimas mas que esteve muito perto de ser brilhante.

Estes pois vão sendo testes que Jorge Jesus vai superando um a um, o teste da perda permanente dos seus melhores talentos, mas testes importantes que vão sendo importantes para cimentar a sua posição de bom treinador, numa altura em que o seu estatuto estaria até algo frágil no coração de muitos adeptos.

Como sabem, sempre fui neste blog um defensor acérrimo das capacidades de Jorge Jesus dentro do campo, e quando digo dentro do campo é porque há traços da sua personalidade que me repudiam veementemente e que acabam por minar tudo o que de bom faz , e que me fazem obviamente ter muito mais dificuldade em desculpar-lhe uma ou outra derrota que possa também ter tido influência sua. Aliás, é difícil desculpar alguém que nunca vê nenhuma falha em si próprio. 

Ao mesmo tempo também, e apesar de ser admirador dos seus méritos, achei no princípio desta época, que a saída do treinador seria provavelmente a melhor solução, porque achei – e a época que temos feito tem-no provado – que a equipa iria carregar durante muito tempo um estigma psicológico grande em face daquilo que foi o final trágico da época passada, e que a iria impedir de mostrar o futebol e a alegria que foi apanágio das equipas de Jorge Jesus durante a grande maioria dos últimos 4 anos. Aliás, não houvesse este ano um FCP tão fraco, e os nossos horizontes seriam seguramente bem mais negros neste momento.

Chegados a esta fase porém, e depois da brilhante vitória no jogo de ontem, jamais os estigmas psicológicos poderão voltar a servir de desculpas para jogos menos conseguidos. 4 pontos de vantagem sobre o FCP e 5 sobre o Sporting, juntando a duas vitórias claras em confrontos diretos sobre os seus rivais no último mês, têm forçosamente de devolver a confiança a todos e voltar a fazer os jogadores acreditar que mais uma vez poderemos estar em condições de lutar por todas as competições até ao final, e desta vez ganhá-las.

Num cariz pessoal, excluiria destas ambições a Liga Europa, competição para a qual escolheria quase sempre jogadores mais frescos e com menos jogos, e na qual iria apenas até onde desse para ir, sem grandes dramas. Menos do que jogar a final da Liga Europa, não dá prestígio a ninguém! As grandes armas têm de estar nas três competições que queremos ganhar dentro de portas, e de facto, especialmente no centro do terreno, não temos margem de manobra para grandes devaneios, nem sei como seríamos de momento capazes de sobreviver por exemplo à ausência do jogador fantástico que é Enzo Pérez.

Acabando como comecei, dei ontem por mim a pensar que dificilmente um treinador resiste a tanto desperdício, a lembrar-me do desperdício no jogo que via e do jogo da Grécia, a lembrar-me das falhas de Artur nos jogos contra o FCP a época passada, a imaginar o que seria o Benfica de Jorge Jesus hoje com Ramirez, Di Maria, David Luís, Witsel, Matic, Coentrão ou Javi Garcia, e a dizer para os meus botões: 

Porra! Este homem tem defeitos e também falha, mas é um grande treinador!! 

Aliás, não é por acaso que o Special One, só da Luz já levou três jogadores pagos a peso de ouro. Será por saber que das mãos de Jorge Jesus saem sempre jogadores taticamente evoluídos, com a clara noção do que fazer dentro do campo?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Na minha opinião, com muitos defeitos que Jorge Jesus tenha, porque os tem, considero ser o melhor treinador Português depois de Mourinho. Quem não ouviu a conferencia de ontem do treinador das osgas? Se fosse o JJ era trucidado. Sacudiu a agua do capote como quem não quer a coisa. Basicamente culpou os jogadores todos...
    JJ falha? Sim falha...Mas sabe mais ele de futebol a dormir que muitos que por aí andam acordados. JJ é ratazana velha da bola. Á antiga...
    Mas como agora é só pseudo treinadores e comentadeiros de sofá...

    ResponderEliminar
  2. " Este Benfica tem claramente um modelo de jogo consolidado, em que os jogadores sabem exatamente o que fazer dentro do campo"

    Pois tem e isso nunca foi negado. Basta ver as movimentações de Fejsa para se perceber o trabalho feito por Jorge Jesus. Os jogadores sabem bem o que fazer em campo. Mas o problema de JJ vai para além disso. As suas debilidades surgem quando este trabalho não resulta durante os 90 minutos e contra adversários mais fortes (esta época não pode apagar as anteriores).

    "mas a verdade é que também, na maioria das vezes, o coletivo acaba por ser muitas vezes superior à soma das partes!"

    Não é verdade não. A maioria das vezes é a qualidade individual dos jogadores que resolve um jogo que o colectivo não consegue por estar atado tacticamente.

    JJ manifesta uma clara incapacidade de alterar o rumo de um jogo que esteja a ser negativo. E é isso que nos tem custado muitos pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo... o maior problema do JJ é o plano B, porque a treinar e "montar" o plano A ele é muito bom.

      Eliminar
    2. O plano B!? Vejam lá a exibição mais elogiada antes destes bons jogos contra lagartos e corruptos e qual a táctica e esquema utilizado, tão defendidos por mtos na blogosfera.

      Eliminar
  3. grande post! finalmente!
    Concordo com quase tudo...
    Acho que JJ não deveria sair no inicio da temporada! temos de pegar no percurso de JJ ate agora e a equipa tem subido de rendimento! Temos lutado desde então por tudo!
    Neste momento o benfica continua a não contar com o melhor jogador das ultimas epocas... o salvio!
    Este benfica com salvio e matic arriscava a chegar as finais todas, mas fejsa assumira o lugar, e JJ tera de arriscar em lançar outros jogadores na liga europa principalmente!
    A não esquecer que estamos a 1 eliminatoria de estar na final da taça de portugal e da taça da liga, por isso aqui nada de incenções--- mas são só mais 3 jogos!
    Apostar na melhor equipa para o campeonato principalmente fora e em casa mexer pontualmente num maximo de 3 jogadores!
    Temos de estar confiantes e com a equipa!
    Como 2ªs opções temos artur o nosso guarda redes até então, jardel que tem correspondido, a.gomes e r.amorim, silvio e a.almeida, sulejmani, cavaleiro, djuricic,cardozo e funes mori, temos 1 grande plantel e anseio a chegada do super salvio!
    Gaitan acrescenta magia mas para mim salvio e sulejmani dão muito mais à nossa equipa!
    Markovic é 1 valor seguro e djuricic aparecerá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gaitán deste ano mete no banco qualquer um.

      Eliminar
  4. Jesus tem suas qualidades, mas acho que ainda falta-lhe muito para ser um GRANDE treinador. Grande Treinador não pode ser só aquele que consegue rentabilizar os jogadores. É aquele que nos momentos chaves decide...e bem...e nesses anos todos não se tem visto isso de JJ. Basta ver os jogos Europeus e jogos com Porto. Não é por ter ganho ontem que já é melhor do mundo. Mas admito que se o JJ mudasse a sua maneira de ser e aceita-se mais as criticas poderia ser um treinador de TOP.

    ResponderEliminar
  5. "Acabando como comecei, dei ontem por mim a pensar que dificilmente um treinador resiste a tanto desperdício, a lembrar-me do desperdício no jogo de ontem e do jogo da Grécia, a lembrar-me das falhas de Artur nos jogos contra o FCP a época passada, a imaginar o que seria o Benfica de Jorge Jesus hoje com Ramirez, Di Maria, David Luís, Witsel, Matic, Coentrão ou Javi Garcia, e a dizer para os meus botões:

    Porra! Este homem tem defeitos e também falha, mas é um grande treinador!!

    Aliás, não é por acaso que o Special One, só da Luz já levou três jogadores pagos a peso de ouro. Será por saber que das mãos de Jorge Jesus saem sempre jogadores taticamente evoluídos, com a clara noção do que fazer dentro do campo? "

    Isto é o que sublinho como interessante. O resto do texto, bem como a fotografia, é dispensável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Matic chega a meio do campeonato e pega de estaca.

      Eliminar
  6. O Benfica ontem fez um bom jogo... Mas também nada de excecional... Sublinho sobretudo que ontem tivemos muita facilidade a meio campo, pois o eric dier é muito fraquinho... Agora que são estas vitórias que nos dão confiança, lá isso é verdade... E espero sobretudo que nos dediquemos este ano, às competições internas e deixemos as ligas europas para outros contextos...
    AG

    ResponderEliminar
  7. Goste-se ou não de JJ, reconheça-se ou não todos os seus méritos, culpas, qualidades ou defeitos; a realidade demonstra que nos últimos quatro anos o SL Benfica de JJ foi a equipa que melhor futebol jogou em Portugal e um dos mais excitantes na Europa; e se não fossem as habituais roubalheiras a favor do clube do putedo, incluindo já as desta época, o SL Benfica ia agora a mais de 8 repito 8 pontos de vantagem do Sporting e a 11 do Fruta Corrupção do Porto... a caminho do Penta-campeonato. Claro que a para uns poucos incluindo, alguns colaboradores deste blogue... esta realidade seria uma grande chatice... Pois teriam que comentar como fizeram ontem; em vez de dizer mal de tudo e mais qualquer coisa, lá teriam que realçar não a excelente exibição e consequente vitória do Benfica, mas sim realçar que o André Almeida é que deveria de ter jogado em vez do pobre Máxi que fez ontem só fez aquele centro de merda para o inconsequente Gaitan, já para não falar como é possível o Benfica ter jogado com o fraco Rodrigo em vez do portento Nelson Oliveira que já marcou uma quantidade considerável de golos em França... 7 salvo erro nos dois primeiros meses de competição... se isto não servir para limpar os maus fígados, podem sempre ir para o plano B; a não realçar a exibição e a vitória... mas sim o facto de LFV de ter falado após o jogo... Haja pachorra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo, 100% de acordo.

      Eliminar
  8. Na minha opinião tão embadeirar em arco só por uma vitória frente ao Sporting. Pq se fosse contra o Arouca já ng falava nada disto!
    Mas espera lá, contra o Arouca empatou!! e com o Matic na equipa!
    Continuo a dizer o mesmo, JJ é fraco e só quem tem fraco memória é que pode atribuir méritos a quem nos fez perder pelo menos 5 competições onde tinhamos plenas condições de as vencer!
    E não se esqueçam que estamos apenas em Fevereiro!!
    Se recordarem, os ultimos anos neste mês foram sempre os melhores períodos da equipa ao longo da temporada!
    A nossa sorte é que tanto sporting e porto estarem muito fracos, o que nos trás legitimas hipóteses de sermos campeões!!
    Apenas por isso..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez-nos perder? Sem ele nem chegávamos lá! Pobres e mal agradecidos!

      Eliminar
  9. Muitos criticam a sua personalidade e eu acho que é um exagero e uma desculpa porque não tem argumentos melhores e portanto usam os que são uma mera opinião.

    E como tal, depois dos casos Enzo, Ruben e Cardozo já deixaram de dizer que ele não sabe desculpar, que ostraciza jogadores ou que é vingativo. Ou então vão continuar a dizer o mesmo porque não olham aos factos evidências e cingem-se a meras opiniões subjectivas e muito pessoais.

    JJ não tem um discurso fluido e o dom da palavra. Não passa a mensagem de forma a que a maioria só perceba uma ideia. O que vale é que sabe transmitir a mensagem que interessa aos jogadores e faz o mais importante que se pede a um treinador. Mas por mais que ele faça há quem não o perdoe... porque são exactamente aquilo que tanto criticam no JJ ou pior.

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião tão embadeirar em arco só por uma vitória frente ao Sporting. Pq se fosse contra o Arouca já ng falava nada disto!
    Mas espera lá, contra o Arouca empatou!! e com o Matic na equipa!
    Continuo a dizer o mesmo, JJ é fraco e só quem tem fraco memória é que pode atribuir méritos a quem nos fez perder pelo menos 5 competições onde tinhamos plenas condições de as vencer!
    E não se esqueçam que estamos apenas em Fevereiro!!
    Se recordarem, os ultimos anos neste mês foram sempre os melhores períodos da equipa ao longo da temporada!
    A nossa sorte é que tanto sporting e porto estarem muito fracos, o que nos trás legitimas hipóteses de sermos campeões!!
    Apenas por isso..

    ResponderEliminar
  11. regressaste aos posts em condições, parabéns...

    ResponderEliminar
  12. Bem, o Benfica ganho e bem a um frágil Sporting e o treinador já é o melhor do mundo. De facto, a memória é extremamente selectiva. Já agora, foi este o treinador do Benfica nos últimos anos?? Não acredito que este guru da táctica nos últimos 3 anos não tenha conseguido uma classificação na fase de grupos da Champions. Não pode ser o mesmo Jesus.

    Cumprimentos,

    Rui

    ResponderEliminar
  13. Santo Tirso12/2/14 15:06

    Grande jogo da Equipa do Benfica e considerando as situações para golo os lagartos podiam ter apanhado uma banhada que era o que eles mereciam.
    O Benfica deve este resultado á atitude dos jogadores e treinador,e com a ajuda dos fiéis adeptos foi possíve alargar a distância pontual para os nossos principais adversários.
    Neste mês de Fevereiro temos um calendário exigente e só unidos se conseguirá os resultados pretendidos,pois na época passada também tivemos bem até ás últimas jornadas e depos foi o que se viu.
    Espero e desejo que os incidentes de domingo no nosso Estádio não se repitam,pois a Nação Benfiquista ficou abalada pois acreditava que essas situações só aconteciam aos outros.

    ResponderEliminar
  14. Grande post concordo inteiramente.
    JJ poderia ser um dos melhores treinadores do mundo se calhar até superior a Mourinho até porque o seu trabalho no desenvolvimento tactico e tecnico de jogadores prova isso mesmo, mas com os defeitos que sempre teve e vai continuar a ter (nesta idade por muito que queira já não muda) o máximo que terá (e já tem há 5 anos) é treinado o Glorioso.
    No entanto sinceramente gostava de imaginar a treinar este plantel para ver o que fazia, vejam:
    GR- Artur, Oblak, Quim
    Laterias - Maxi Pereira, André Almeida, Fabio Coentrão, Siqueira
    Centrais, Luisão, Garay, David Luiz, Jardel
    Medios - Javi Garcia, Matic, Witsel, Enzo Perez
    Extremos / interiores - Ramires, Salvio, Gaitan, Di Maria
    nº 10 - Aimar, Markovic
    Avançados - Cardozo, Lima, Rodrigo, Saviola

    ResponderEliminar
  15. O que eu quero é que o Benfica ganhe TITULOS e tenha a tesouraria controlada e tem ganho ???? NÃO e tem as contas controladas...NÃO.

    O resto é discurso hiperbólico perante um resultado conseguido perante uma equipa que poderia ter sido dúziada e sem rebuço a pior que este ano se apresentou na LUZ.

    Concordo em absoluto com o comentário do Pedro ((SLB)) pois JJ não passa de um formatado próprio de que não tem condição de evoluir.

    Há não porque o único defice do homem é o mau dominio da linguistica. Então alguém que anda há 30 anos a falar às massas não evolui, naturalmente ?????.

    A isto chama-se gente formatada.

    Ou aqueles que hoje acordarão em estado bipolar já esqueceram um Gil Vicente ??? aroucas, belem, olhanenses.

    Fui só eu que me apercebi que esta lagartada foi de longe a pior equipa que apareceu na LUZ.

    Se este Jejum nunca me convenceu muito menos me convencerá um monge como esse jardinesco.

    O que vamos vendo regula entre o 8 e o 80 e nada pior para um Benfica em que a grande maioria dos seus adeptos desconhece o significa de :

    In medius est virtus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " O que vamos vendo regula entre o 8 e o 80 e nada pior para um Benfica em que a grande maioria dos seus adeptos desconhece o significa de :

      In medius est virtus. " ...

      Olha-me este burgesso, a armar aos cágados.... !
      Com que então a grande maioria dos benfiquistas não passa de uma cambada de analfabetos que não sabe o significado desta tirada de mestre !
      Mas meteu os pés pelas mãos e meteu água, depois de se colocar em bicos dos pés ...

      " Virtus in medium est " ... senhor conde, é assim que se escreve !

      " Tutum silentium praemium ", essa é que é a grande verdade ...




      Eliminar
    2. Uma pessoa que se auto intitula falsamente, "conde de qualquer coisa" só pode ser uma pessoa com pretensões.

      Eliminar
    3. A tua selecta latina deve ser chinesa.

      Eliminar
  16. sim jj é bom , pena as vezes nao ter sangue frio para analisar as situaçoes no decorrer dos jogos e mais umas coisitas .
    mas se o benfica arrumar o porto da taça de portugal e da taça da liga e por acaso ganhar o campeonato e nem que seja uma das outras provas volta a ser o melhor do mundo .
    no mundo da bola tens de ganhar para seres o melhor mesmo que isso nem sempre seja verdade e nem sempre ganhem os melhores .
    a epoca passada poderia ser brilhante e acabou em " tragedia" esperemos que este ano possamos ter a hipotese de que a epoca seja brilhante , para ja ainda ha essa expectativa , e que confirmemos no fim que somos melhores e acabemos a epoca com titulos .
    tambem espero que aproveitemos esta epoca para arrebentar o porto , coisa que duvido um bocado mas que esta perfeitamente ao alcance com os sucessivos encontros marcados pelo destino para esta epoca e pelo facto do porto nao estar a jogar merda nenhuma .

    ResponderEliminar
  17. Nao posso estar mais de acordo,prtincipalmente no que refere a liga europa. Agora so espero que o presidente do Benfica repare no verdadeiro valor de Enzo perez e que lhe proporcione um contrato adequado ao esforco e qualidade que o mesmo nos oferece, jogo apos jogo. O Enzo e o Luisao do meio canpo, ou seja qualquer jogador ao seu lado torna-se melhor.
    No ano passado quando num jogo o Enzo teve de usar uma ligadura branca que lhe cobria toda a cabeca. Foi nesse mesmo dia que me apercebi da importancia de Enzo na equipa do benfica isto porque tornou-se muito mais facil seguir os seus movimentos, devido ao “capacete“ que usava.
    Ja aqui escrevi e volto a reafirmar precupava-me mais a saida de Enzo do que propriamente a de MatiC

    ResponderEliminar
  18. Agora não, sempre!
    Somos benfiquistas, apoiamos sempre o Benfica!

    ResponderEliminar
  19. A diferença de valores/orçamento entre o Benfica e Sporting é gigantesca! Onde está a genialidade de Jesus? O Jesus é o mesmo de sempre: ganhou 1 campeonato ao Braga na ultima jornada! De resto é só vitorias morais! Em defesa do treinador Jesus apenas digo que o clube não o ajuda... O Benfica clube deveria ter um manual de comunicação e de estrategia que deveria aplicar para cada momento especifico... mas o que o clube dá ao treinador é reservas do Marques e idas para o Brasil em jogos decisivos...

    ResponderEliminar
  20. A reserva do Marques foi feita por um qualquer desmiolado,que culpa tem o clube ou ate mesmo o JJ. Em todo lado ha estupidos como se pode comprovar em certos comentarios.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking