O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 31 de março de 2013

Será que somos assim loucos da cabeça?

. 9 comentários
Quantos se podem gabar de terem jogos com adeptos a puxarem pela equipa como os 45.862 que estiveram ontem? Poucos, com certeza que muito poucos. Obviamente que temos um ou outro petardo para resolver mas temos 1 parvalhão e 45.861 adeptos fantásticos, por isso tenho de elogiar, tenho de agradecer a quem se predispõe a estar à chuva, ao frio para ver o NOSSO clube e o apoiar.
Temos as 5 melhores assistências do campeonato, 9 das 13 melhores casas segundo o site da liga de futebol.
http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?epoca=20122013&info=TopJogo


Para mim, é a prova que temos os melhores adeptos, e que pelos adeptos o nosso clube não falhará. Nós faremos a nossa parte, e só assim poderemos chegar longe porque não há batalhas fáceis, não há vitórias antecipadas mas há união e juntos seremos cada vez mais fortes.
Os meus parabéns a todos: Jogadores, todo o Staff e adeptos… De todas as bancadas, em todos os pisos, homens, mulheres e crianças. NÓS SOMOS O BENFICA.
E PLURIBUS UNUM
Dizem que somos loucos da cabeça, e é tão bom…


Equipamento Principal Época 2013/2014.

. 28 comentários


"Tal como fizemos nas últimas 3 épocas, revelamos em primeira mão a camisola principal do Benfica para a época seguinte.
Benfica e Adidas terminavam este ano uma ligação de mais de 15 anos, porém a renovação já foi realizada, prevendo-se para breve a sua oficialização.
Depois de uma época de teste em 2008/09, o Benfica volta novamente a adoptar o preto como uma das cores principais do seu equipamento, assumindo-se como uma aposta mais arriscada quando comparada com as épocas anteriores.
Nota de destaque para a águia em marca de água por baixo do emblema da adidas, detalhe que para alguns fundamentalistas de equipamentos mais clássicos não terá qualquer valor, mas que certamente terá enorme sucesso numa falange considerável de adeptos apaixonados por este tipo de novidades.

Como todos esperamos, Maio será um mês de festa sendo o 33º campeonato o maior motivo, restando a cada um imaginar o equipamento com o escudo de campeão.
Apesar dos elevados preços praticados, dada a proposta que Benfica e Adidas nos presenteiam, pretendem adquirir o nosso novo equipamento?" - in Chama Gloriosa.

sábado, 30 de março de 2013

Demolidores.

. 11 comentários


Desde o primeiro minuto que a sensação no estádio era de que o jogo iria ser complicado...para o Rio Ave.
E foi. 
Quer mentalmente ou fisicamente, por momentos relembramos o rolo compressor de 2010. 
Mas isso pouco interessa. Era importante vencer e convencer e isso foi conseguido.

Lima é o grande artilheiro do Benfica neste momento. Tem mantido a sua forma ao longo da época. Marca e dá a marcar. Joga à Benfica.

Parabéns a todos os jogadores e treinadores. O Marquês está mais perto.

Nota: Quem adivinha porque tantos jogadores do Rio Ave foram bafejados com cartões?

Saiam da frente...

. 3 comentários
... Que o FCPorto quer ganhar a Taça da Liga! Depois da secretaria, os vermelhos aos jogadores da equipa do treinador amigo.

Jorge Jesus elogiou...

. 3 comentários
...e nós damos eco aos elogios do treinador do Benfica.



Hoje temos mais uma etapa. O grau de dificuldade será sempre enorme, pois a motivação contra o Benfica é sempre alta, seja por adrenalina ou por euros.

O forcing final para chegarmos ao Marquês em primeiro lugar começa hoje!

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas: Garay, Luisão, Jardel, André Almeida, Maxi Pereira e Melgarejo;

Médios: Carlos Martins, Pablo Aimar, Ola John, Gaitán, Matic, Salvio, Enzo Perez, Urreta e André Gomes;

Avançados: Rodrigo, Lima e Cardozo.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Afinal havia outra.

. 10 comentários

"A Federação de Futebol da Macedónia admitiu esta sexta-feira, através de comunicado, que Goran Pandev quis mesmo votar em José Mourinho para o prémio de melhor treinador do Mundo, mas um "erro técnico" fez com que a opção saísse trocada.

"Quando chegaram os questionários da FIFA para melhor jogador e treinador, a Federação contactou o capitão Goran Pandev para confirmar as suas escolhas para ambas as categorias. Pandev escolheu José Mourinho para melhor treinador. No entanto, devido a um erro técnico ao completar o questionário, o nome selecionado foi o de Vicente Del Bosque. É assim evidente que Pandev deu o seu voto a Mourinho", lê-se no comunicado da FFM.

A FFM pediu desculpas ao jogador do Nápoles, assim como a José Mourinho pelo erro na votação."

A FIFA arranjou o seu bode expiatório. Os fãs de Del Bosque venham agora espumar de raiva. 

Rui Gomes da Silva responde a Miguel S.Tavares !!!

. 14 comentários


há 53 minutos perto de Lisboa

SOU DO BENFICA ... E ISSO ME ENVAIDECE 


Ontem - n' A Bola TV - e hoje - n' A Bola - Miguel Sousa Tavares afirma - e cito: "Rui Gomes da Silva espirra ódio contra o FC Porto".

Para ser franco, tomo a afirmação como elogio.
Porque se ter ódio ... é insurgir-me contra o que ouvi, no "Apito Dourado", contra o que vejo fazer, aos árbitros, favorecendo, sempre, o clube dele e prejudicando, invariavelmente, o Benfica, então, sim, tenho ódio ...
Não ao Porto, mas a quem age como age!
Tenho, de facto, ódio à falsificação de resultados, aos "roubos" orquestrados, aos resultados preparados, aos castigos negociados e reduzidos, aos conselhos matrimoniais a árbitros nas vésperas de jogos, a árbitros que se enganam sempre no mesmo sentido (a favor dos dele e contra os meus), a "fruta" oferecida como prémio de arbitragens inacreditáveis, a ameaças físicas a quem ousa apitar sem falsear a verdade, a tudo o que acontece num Estádio que ele tanto gosta.
Ódio a tudo o que nos últimos anos foi acontecendo, contra a verdade desportiva, sim, tenho!
Porque não acredito que ele ache que "espirro ódio" porque quero - sempre - que o Porto perca (tal como ele, em relação ao Benfica, quando afirma "Não torço pelo Benfica em nenhuma ocasião").
Só não percebo a sua preocupação, sobre as minhas atitudes, quando afirma que - acha ele - "... causo danos terríveis ao Benfica".
Compreendo o recado, mas sinto que o desiludiria se lhe fizesse chegar as centenas de mensagens semanais de apoio, por aquilo que digo ... contra aquilo que ele diz gostar ...
Não estou onde estou - Caro Miguel - para agradar a quem quer que seja.
E muito menos a quem manda no seu clube ou na empresa ligada ao futebol que tenta manietar a liberdade no futuro das transmissões televisivas da 1ª Liga, em Portugal!
Estou onde estou para defender o que o meu Pai me ensinou, sobre o que deve ser o comportamento público de alguém que tem a responsabilidade - mesmo que não seja oficial - de defender o Benfica.
Contra tudo aquilo que eu sei que você condena, mas não pode dizer.
Tenho, nesse aspecto, também, mais sorte: é que, para além de ser do Benfica, sou livre de dizer o que penso, de falar contra o que ambos sabemos ser imoral (pelo menos para pessoas de bem, de acordo, com a definição de imoralidade de Kant).
Por isso, e apesar disso, ... Boa Páscoa!

................
Retirado da sua página no Facebook

quinta-feira, 28 de março de 2013

Não é altura para...

. 12 comentários

...dar importância a boatos sobre o treinador do Benfica. 

Tudo o que surgir nesta altura parte da mesma fonte, que está desesperada e procura de qualquer forma desestabilizar o Benfica nesta fase tão importante do campeonato.

O Presidente do Benfica certamente não estará a descurar este assunto e por isso é hora de serenidade. 

A única coisa que nos deve preocupar é que o Benfica vença os seus jogos e nos dê grandes alegrias esta temporada.

Aliás, esta notícia pode até ser vista de outra forma: provocação a Vítor Pereira e deixá-lo com a sobrancelha ainda mais deslocada.

O povo é sereno! :)
  

Lá está!

. 2 comentários


(Um aviso certeiro retirado do blogue "O SEXO E A IDADE"! )

A redacção do Correio da Manhã lê o NGB ?!?!

. 7 comentários

A malta da redacção do Correio da Manhã está a ler o Novo Geração Benfica nas horas de expediente ?




Fora de campo: Heróis do Mar.

. 1 comentário


Dia 30 de Novembro no Pavilhão Atlântico. Fantástico.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O mau exemplo do Futsal

. 37 comentários


Portugal, 27 de Março de 2013

O Benfica despediu recentemente o treinador do Futsal, Paulo Fernandes. Ao cabo de 2 épocas completas e a caminho da terceira época, Paulo Fernandes conquistou um campeonato, duas taças de Portugal e duas supertaças. Não me parece mau.

Disputou apenas uma champions, tendo falhado o apuramento para a ronda final, por um conjunto de aspectos que não se ultrapassaram, como seja termos jogado em casa da equipa que acabou por se apurar e termos sofrido (Bebé) 1 golo no último segundo do 1º jogo, golo esse que impediu a vitória e outra confiança para os jogos seguintes, bem como melhoria no eventual factor de desempate.

Disputou os dois play-offs do título, ambos contra o SCP, tendo perdido o primeiro e ganho o segundo. Da mesma maneira que, como treinador do SCP venceu o Benfica de André Lima e Ricardinho por 2 vezes, nos mesmos play-offs do título. Um deles ficou célebre (para mim) porque após ter obtido o empate na final com uma vitória no pavilhão do SCP, André Lima proferiu a frase “não estou a ver o SCP ganhar duas vezes em nossa casa”. O que é certo é que ganharam, um no prolongamento, outro nos penaltys. E André Lima saiu derrotado.

Despedido André Lima, que havia conquistado a inédita Champions League para as vitrinas do futuro museu, foi-se contratar o treinador que havia derrotado o campeão André Lima: Paulo Fernandes. Agora despede-se Paulo Fernandes e vai-se buscar outro treinador, a quem desejo a maior das sortes, mas que está condenado ao insucesso. Mas se se reconheceu algum tipo de fracasso a Paulo Fernandes, porque não se foi buscar então o André Lima, anteriormente derrotado por Paulo Fernandes pelo reconhecimento da sua carreira ou pelo reconhecimento dos títulos que nos ajudou a alcançar?

A fuga para a frente não costuma dar bons resultados. E não me parece ser estratégia compatível com um clube que apregoa ser diferente. De facto somos diferentes: praticamos a integração social de jovens através da Fundação Benfica, ajudamos antigos atletas que por razões de saúde viram os seus planos de vida fracassarem ou que simplesmente tinham caído no esquecimento, mas quando se trata de dar exemplos concretos na gestão do futebol ou das modalidades, é isto que vemos: ingratidão atrás de ingratidão.

Mas bem, já fomos buscar Alípio Dias, o primeiro treinador campeão no Benfica. Pode ser que ainda calhe a vez a outros. Quem sabe no futuro, possamos ter de volta o André Lima ou o Paulo Fernandes...

O caricato nestes processos de despedimentos nas modalidades, é que costuma haver umas cortinas de silêncios que nos impedem de saber quem é que toma as decisões, quem é que propõe e porque propõe as rescisões, etc.
Vem isto a propósito da entrevista que Paulo Fernandes em 25 de Março deu à Bola TV, na qual afirma que “na sexta-feira tive uma reunião com Luís Filipe Vieira, a quem agradeço o apoio que me deu. Três semanas antes foi o vice-presidente que me defendeu...”.

Ora estas afirmações adensam mais esta problemática. Se o Presidente e o Vice-presidente dão apoio ao treinador e este logo a seguir é despedido, quem manda afinal nas modalidades? Ou será que a hipocrisia já chegou à forma como o Sr.º Vieira e o Vice para as Modalidades exercem a função?

Não vou pela tese da hipocrisia mas sim pela tese de que o Presidente e o Vice-presidente se estão a marimbar para o que se passa nas modalidades. Isso é questão para os amigos seccionistas tratarem à sua maneira. Depois, se despedimos mais um treinador ou não, se mostramos a nossa ingratidão e falta de inteligência, isso já não interessa. Interessa manter a estrutura de poder que começa no seccionista. É o seccionista que conta. Não o treinador.

O que fica claro é que a treta que a máquina de propaganda do Sr.º Vieira anda a vender aos adeptos, de que o Sr.º Vieira aposta nas modalidades, é apenas isso: treta. Os factos mostram que o Presidente não se interessa com os princípios de grandeza que deviam nortear a gestão do clube. Ele apenas se interessa pelo Futebol, na componente contratação de jogadores e  mais empréstimos bancários. Não é por acaso que os empresários são sempre os mesmos e o Banco que financia também.

A opção sobre os direitos televisivos do Benfica vista em Espanha.

. 14 comentários

"El Benfica ha decidido romper el mercado en Portugal. El conjunto de las 'Águilas' ha anunciado que la próxima temporada será el encargado de explotar los derechos televisivos de sus partidos a través de su propio canal, evitando que ninguna otra cadena pueda retransmitir sus encuentros. De esta manera, el conjunto portugués ha abierto una nueva vía para reinventarse y no morir en la eterna lucha por los ingresos televisivos.

El combinado luso ha decidido controlar de manera independiente los derechos de retransmisión de sus partidos. Con esta maniobra, el Benfica ha abierto de par en par una alternativa a los modelos televisivos establecidos en Europa. Ya no habrá ni negociación conjunta ni individual por vender los derechos a un canal de televisión que se encargue de explotarlos, sino que será el propio club el que los gestionea través de su canal.

De esta manera, Benfica TV será la encargada de retransmitir todos los partidos del conjunto luso a partir de la próxima temporada, a cambio de una cuota que se puede pagar por la temporada completa o a través de micropagos por partido. El club portugués ha rechazado una oferta de 20 millones de euros por vender sus derechos a la televisión lusa, al considerar que si se encarga el propio club de gestionar sus encuentros, los ingresos puedan ser mayores.

Con esta maniobra, el Benfica abre una vía nunca antes explorada por un club de fútbol. Primero, Benfica TV se convertirá en un canal de pago para, a continuación, dar lugar a que todo aquel seguidor del club que quiere ver el partido deba pagar por ello, destinando el beneficio completo sólo a la entidad. Además, el club ha llegado a varios acuerdos con plataformas digitales, en especial de países lusófonos, para ampliar su difusión.

Un nuevo modelo que podría imitar España

Esta situación abre una vía nunca antes explorada por un club y que puede servir como ejemplo en España. Los problemas surgidos por la explotación de los derechos audiovisuales en nuestro país ha provocado rencillas entre los llamados 'grandes' y aquellos que ocuparían un segundo escalón. Equipos como Sevilla, Valencia o Atlético de Madrid no han aceptado las condiciones de Real Madrid oBarcelona, y ésta podría ser una gran solución.

Pero ésta no es la única novedad que Benfica TV ha introducido en su programación. Además, el canal ha decidido comprar los derechos de retransmisión de la Premier League en Portugal, por lo que todo aquel espectador que quiere ver fútbol inglés deberá abonarse al canal de las 'Águilas'. Los 380 partidos del campeonato británico sólo se podrán ver a través de esta plataforma, que emitirá la liga inglesa durante las próximas tres temporadas.

El Benfica tiene claro que los beneficios que va a obtener por suscripciones y micropagos para ver los partidos serán superiores a los 20 millones de euros que le ofrecían las televisiones portuguesas, además de tener así en exclusiva los derechos sobre todas las imágenes de los encuentros de su club. El conjunto portugués se inventa una vía para luchar contra la crisis económica, un nuevo camino que otros clubes podrían seguir en breve." - El Confidencial.

terça-feira, 26 de março de 2013

Messi em grande na selecção argentina.

. 51 comentários

Continuando o grande nível que exibe no Barcelona, Messi marcou mais 3 golos fantásticos. 
O pequeno génio continua a encantar na selecção da Argentina. E assim seria em qualquer clube. 


"Argentina desilude ao empatar na Bolívia (1-1)

Desapontante empate a um golo da Argentina, líder da qualificação sul-americana para o Mundial de 2014, frente à Bolívia, penúltima classificada, em jogo realizado La Paz.

Messi jogou os 90 minutos mas ficou em branco. O golo argentino foi marcado pelo médio Éver Banega, aos 44 minutos. Antes, a Bolívia já tinha inaugurado o marcador, por Moreno (25)." - Pasquim do Serpa.

NGB Pergunta...

. 10 comentários
Que Presidente de um clube da primeira liga é, alegadamente, Director Financeiro da IURD?

Querem ver que vamos ver esse estádio transformado em Igreja como aconteceu com o cinema???


Dizem que o Benfica procura um defesa central...

. 11 comentários

...E o Virgil Van Dijk do FC Groningen da Holanda, os scouts do futebol profissional do Benfica conhecem-no ?

É baratinho e no Benfica seria sempre valorizado...

Proença não esconde.

. 12 comentários



O que faz Pedro Proença, árbitro de Lisboa, na festa de aniversário da AF Porto? 
O que leva um árbitro de futebol, com obrigação de isenção e distanciamento dos intervenientes, a marcar presença numa festa que nem sequer é da Associação de Futebol a que pertence?

(Coluna d'Águias Gloriosas)


segunda-feira, 25 de março de 2013

Notas aos jogadores - Resultados.

. 22 comentários

Pedi aos benfiquistas leitores deste blogue para darem pontuação a alguns jogadores do plantel A e B do Benfica. Obrigado pela vossa boa participação.
O critério para escolha dos jogadores foi meu. 
Entre jogadores mais ou menos polémicos, utilizados ou valiosos, pretendi perceber entre outras coisas o real conhecimento que temos dos jogadores do plantel A e B.

Coloquei a verde as notas iguais ou superiores a 14, laranja entre 10 e 13,9 e a vermelho as negativas.
Passo a apresentar os resultados:

Cardozo
33 jogos, 2215 minutos, 27 golos. Nota média: 16,3
Apesar de continuar a não ser apreciado por muitos(e não apenas aqui o Shadows), a sua nota é elevada. Nada de mais quando se está a falar do melhor marcador da equipa.

Melgarejo
32 jogos, 2880 minutos, 1 golo. Nota média: 13,7
A aposta de JJ para o lugar de defesa esquerdo ainda não convenceu totalmente. E a chegarmos ao fim da época, será que se justifica a contratação de um defesa esquerdo rotinado e experiente para suprir esta necessidade?


Bryan Garcia
5 jogos, 386 minutos, 0 golos. Nota média: 7,1. (Apenas 31% deram nota.) 
Com 5 jogos apenas, este recém-chegado esquerdino é apresentado como futura opção. As primeiras impressões não são más, mas precisamos de ver mais dele para que a opinião dos benfiquistas possa ser mais sustentada.


Luciano Teixeira
26 jogos, 1931 minutos, 0 golos. Nota média: 10,7. (31% não deram nota.) 
Curiosamente, este jogador titularíssimo da equipa B, é desconhecido para alguns benfiquistas, que no entanto conhecem e votaram em Miguel Rosa, que joga na mesma equipa. Curioso. 
Dos que o conhecem, parece que tem potencial e vários aspectos a melhorar. Com 19 anos, tem tempo para ser limado. 

Luisinho
10 jogos, 900 minutos, 1 golo. Nota média: 10,7
Este jogador também ainda não convenceu, quer o treinador, quer os adeptos. Problema dele? Ou é o mal de ser português?

Carlos Martins
19 jogos, 718 minutos, 0 golos. Nota média: 11,6
Toda a gente esperava mais de Carlos Martins. Entre os problemas pessoais, as lesões e a má forma, ele não está a ser aquilo de que o Benfica precisa. E a nota reflete isso mesmo.

Lima
38 jogos, 2726 minutos, 21 golos. Nota média: 17,2
O jogador com melhor nota. Muito criticada a sua contratação no princípio da temporada. Por mim, inclusivé. Mas quando me fazem engolir as minhas palavras assim é bom sinal. 
Lima tem sido o melhor jogador do plantel, a par do Matic. Os seus 21 golos carimbam a sua importância. 


Rodrigo
29 jogos, 1625 minutos, 11 golos. Nota média: 14
Um caso de amor e ódio. Rodrigo nunca mais foi o mesmo desde a lesão provocada por Bruno Alves. Resta saber porquê. A questão do lugar do campo onde joga parece ser a chave, bem como a melhoria em algumas decisões nos momentos de golo. 
Ainda assim, os seus 11 golos mostram que tem o seu lugar e importância. E a sua nota também.


Urreta
8 jogos, 464 minutos, 3 golos. Nota média: 12,9
Tem tido poucas chances com JJ. Embora demonstre qualidade, parece ser sempre a última opção para qualquer situação. Regressado em Janeiro, tem sabido aproveitar algumas das poucas oportunidades. Uma boa nota para tão poucos jogos.

Roderick
8 jogos, 720 minutos, 0 golos. Nota média: 10,1
Roderick é daqueles casos estranhos. Parece ter um potencial grande, mas falta-lhe a estabilidade que um jovem jogador tanto precisa. Ora emprestado, ora pau pra toda a obra, não me parece que é assim que se prepara um jogador para o futuro com a camisola do Glorioso. Nota a roçar o negativo.

Miguel Rosa
32 jogos, 2864 minutos, 14 golos. Nota média: 14,7
A grande questão da temporada. O melhor jogador da equipa B não tem merecido qualquer espaço para se mostrar na equipa principal. Mesmo na altura da gestão de esforço e de sobrecarga de jogos. Dizem que é por falta de qualidade ou para o preparar para a próxima temporada. Uma das boas notas.

André Gomes
23 jogos, 1574 minutos, 8 golos. Nota média: 13,7
Por ele poderá passar o futuro do nosso meio campo. Nos últimos tempos, fruto de uma lesão(?), tem estado afastado das primeiras opções. A sua nota demonstra que os benfiquistas apostam nele. Apostará JJ?

Kardec
12 jogos, 556 minutos, 4 golos. Nota média: 10,6
O que faz Kardec no Benfica? Parece ser um jogador claramente talhado para o campeonato brasileiro, mas sem ritmo para a Europa.

André Almeida
31 jogos, 2112 minutos, 1 golo. Nota média: 14
Uma das boas surpresas. As suas exibições têm enchido o olho. E cada vez mais parece começar a fazer alguma sombra a Maxi, que esta temporada tem estado bastantes furos abaixo do que nos habituou. 
Ganhamos um polivalente, pois quer a defesa direito ou no miolo, este André tem qualidade.


Sidnei
18 jogos, 1589 minutos, 0 golos. Nota média: 8,6
Assim como Kardec, o seu ritmo é para o Brasil. Não serve para o Benfica. 

Míguel Vítor
9 jogos, 727 minutos, 3 golos. Nota média: 10,9
Este jogador, com JJ, nem para apanha-bolas. É pior que Roderick? Não. 

Gaitán
31 jogos, 1745 minutos, 3 golos. Nota média: 14,2.  
É o jogador Danoninho. 'Falta-lhe um bocadinho assim'. Tem uma qualidade muito acima da média. Mas falta-lhe a regularidade nas exibições, condição essencial para um jogador bom passar a ser um excelente jogador.

domingo, 24 de março de 2013

Garay deve ficar!

. 19 comentários

Um defesa eficaz, de qualidade superior. 
Com Luisão faz uma dupla que lembra as velhas duplas de Ricardo/Mozer ou Aldair.
Personalidade discreta e postura de fair play.

Um prémio de renovação de contrato e aumento de ordenado seriam bem melhores que voltar a investir não sei quantos milhões noutro central.

Garay é para ficar.


Bruno de Carvalho - Sportinguista?

. 22 comentários

Em teoria, Bruno de Carvalho trará de volta ao Sporting algo que tem faltado ao clube desde que Roquette tomou conta dos seus destinos: isenção e amor ao seu clube.
Mas não o conheço. O que o novo presidente do Sporting trará ao futebol português é um mistério que será desvendado com o tempo. 

Eu defendo uma política comum entre Benfica e Sporting para limparem o futebol português.
Mas tendo em atenção que Inácio será um dos homens fortes do Sporting de Bruno de Carvalho, já ficarei satisfeito que o clube de Alvalade deixe de estar submisso ao FC Porto. 

A rapidez do voto electrónico.

. 5 comentários

'A contagem voto a voto em Alvalade.'


sábado, 23 de março de 2013

CR7

. 48 comentários
Em dia de tourada à moda do Visconde, e no seguimento do post do Shadows sobre a equipa da FPF, lembrei-me de escrever este sobre a minha opinião acerca do melhor jogador português de futebol profissional da actualidade. Prefiro escrever sobre o Glorioso, mas o rapaz até merece que lhe dedique um postzito…
Cá em casa, a minha mulher diz que eu embirro com ele, e que já o tomei de ponta. Eu cá continuo com a minha ideia…
Vou deixar que cheguem à vossa própria conclusão. Aqui vai:
Por onde começar?
  • Podemos falar do CR7 como o melhor jogador português… atualmente.
Acho que ninguém será capaz de o negar. É de facto o melhor atualmente. E a larga distância, já que não estou a ver ninguém que consiga manter os resultados/exibições/regularidade que ele tem mantido tanto no Real como no Man Utd. Não há discussão aqui.
  • Podemos falar do CR7 como sportinguista, ou antes, como red devil…
Tanto quanto sei, ele é lagarto. No entanto, a comparação entre o festejo dos seus golos contra a antiga equipa faz-me pensar que ele é mais adepto do Man Utd do que do scp. No Man Utd, marcou um golo ao sporting e… encolheu os ombros (toda a gente sabe que é uma expressão de respeito…); no Real, marcou ao United e foi o que se viu: levou as mãos ao peito e pediu desculpa aos adeptos.
Eu sei que é díficil para qualquer lagarto digerir isto, ainda para mais depois das comparações falhadas Rui Costa-SLB e Figo-scp (um quis regressar à sua casa de sempre, o outro só quer distância do sporting) feitas por aqueles sportinguistas que há anos sonham que o “seu” Figo ainda voltará um dia, qual D. Sebastião… Temos pena, ou não.
  • Podemos falar do CR7 como alguém capaz de comprar um filho.
Este é um dos dois motivos que me faz não gostar do rapazinho. Vai simplesmente contra a minha ideia de constituir família o passar um cheque de não sei quantos milhões para comprar… um filho. Acho que é de uma distorção de valores morais só comparável com a pretensão dos homosexuais em ter filhos.
Reduzir o facto de trazer ao mundo uma criança a uma simples transação comercial é para mim revelador do carácter de uma pessoa. O dinheiro tem esse “bom” efeito revelador.
  • Podemos falar do CR7 e da sua inglória batalha contra Messi.
Aqui sim, há discussão. Ponto um, felizmente sei apreciar futebol sem ser tendencioso. Com isto quero dizer que lá porque CR7 é português não é por isso que automaticamente sou seu fã incondicional. Prefiro Messi a CR7. Porquê? Porque prefiro o génio do argentino à capacidade de trabalho do português.
Analisando um e outro, apesar de não serem verdadeiramente comparáveis, acho que o CR7 deve ser dos jogadores mais trabalhadores e mais dedicados que existem. O trabalho, o mérito e o talento são inegáveis, para além de ser muito mais forte fisicamente e completo como jogador do que Messi. Mas o argentino é um verdadeiro génio do futebol. É tão regular, ou mais, do que o CR7, mas tem algo que o português por muito que trabalhe não tem. Magia. Para mim é essa a diferença e é também por isso que sou fã incondicional de jogadores como o Rui Costa e o Aimar. São simplesmente geniais.
Já na questão das eleições para Melhor Jogador do Mundo serem algo tendenciosas, depois do que se viu com o episódio FIFA/Mourinho, da suspeita já não se livram. Ainda assim, não acho totalmente descabido o resultado final. Deve ser um grande galo para o CR7.
  • Podemos falar do CR7 e das suas mulheres.
É óbvio que ele tem a que quer. Mas também só fica com a que a mãezinha dele aprova…
Que o digam a Nereida e a Merche Romero.
  • Podemos falar do CR7 e da sua prestação na equipa da FPF
Se ele jogasse tanto na seleção como joga no Real…
Esperem, já sei o que vão dizer: ah e tal, a táctica é diferente… ah e tal, ele não tem a mesma liberdade na seleção… ah e tal, não há rotina na seleção… TRETAS e DESCULPAS.
Tanto no caso do CR7 como no caso do Messi (sim, porque já sei que inevitavelmente viria a comparação com Messi/Argentina), julgo que ambos são vítimas de outros factores que não a sua desinspiração. Não duvido da capacidade e determinação de ambos em defenderem o seu país, até porque têm uma reputação a defender, mas parece-me mais que não têm é companheiros nem estrutura federativa que os apoie convenientemente, ou da mesma forma que têm nos seus clubes. Parece-me mais ser esse o caso, pois não duvido da capacidade de nenhum deles, nem acho que seja uma questão de dinheiro.
  • Podemos falar do CR7 e compará-lo a Eusébio, ou não…
Outra comparação impossível. Por muitas Champions League, campeonatos e taças que ganhe, por muitos golos que marque e jogos que faça, por muitos recordes que quebre, NUNCA o CR7 vai ter o mesmo impacto e importância que Eusébio teve. São contexto temporais/económicos/históricos/futebolísticos completamente distintos. O que Eusébio fez pelo Benfica e por Portugal nunca ninguém voltará a fazer.
Numa outra perspectiva, e comparando com a realidade noutro desporto, é o mesmo que dizer que por muitos campeonatos que o Schumacher ganhasse, NUNCA teria a mesma importância e impacto que o Ayrton Senna teve na F1!
  • Podemos falar do CR7 e da sua relação com os portugueses, e principalmente com os benfiquistas.
Em relação aos portugueses, acho que ele sempre esteve impecável. Em relação aos benfiquistas, surge aqui o segundo motivo para não gostar do CR7. É inesquecível para mim aquele dedo apontado aos benfiquistas em pleno Estádio da Luz, num jogo contra o Man Utd. Se eu critico o Cardozo pelo facto de me ter mandado calar (coisa que só admito aos meus pais), muito menos admito que um fedelho mimado me mande para o caralho (coisa que só admito aos meus amigos).
  • Podemos falar do CR7 e da idolatria de que é alvo por parte do lagartos.
O CR7 é apenas… mais um Figo.
À falta de motivos de orgulho no próprio clube, a roçar mesmo a frustração de ver o scp nas ruas da amargura e de simultâneamente ver o Glorioso na mó de cima, resta-lhe idolatrar o “seu” menino… É impressionante ver a forma como os lagartos defendem com unhas e dentes o CR7, nunca lhe notando nenhum defeito e espumando pela boca quando alguém o faz. Mais uma vez vivem na esperança de que um dia voltará. Onde é que eu já vi este filme???
  • Etc etc.
Concluindo, CR7 é mesmo o melhor jogador português, mas o melhor do mundo é… Messi.
Agora digam lá, sou eu que embirro? :)

sexta-feira, 22 de março de 2013

O problema é Paulo Bento ou os jogadores? Ou ambos?

. 21 comentários

Portugal continua a não jogar nada. E os resultados maus continuam a complicar as contas para o Brasil.

Têm a maioria dos jogadores nível para uma selecção nacional? A escolha procura os melhores ou os preferidos de algum empresário?

Paulo Bento, treinador que recolhe algumas simpatias junto dos portugueses, ainda não mostrou se faz parte do problema ou da solução.


E novamente o Estádio do Algarve no caminho do Benfica ?

. 30 comentários

Tudo indica que o Estádio do Algarve irá novamente ser palco para um jogo da Liga da nossa equipa de futebol profissional.
Segundo as notícias de hoje, a direcção presidida por Isidoro Sousa, pondera realizar o jogo contra o Benfica, não no seu habitual estádio, o José Arcanjo, mas sim no Estádio de "Loulé".
As razões evocadas são a má qualidade que o relvado do José Arcanjo apresenta e a realização de uma maior receita.

Todos a correr aos supermercados para comprar lenços para oferecer aos nossos rivais, porque já sabem...

Vem aí choradinho !!

quinta-feira, 21 de março de 2013

"Dizem que somos loucos da cabeça" SHOW

. 9 comentários
A origem do cântico é o clube do Papa Francisco, San Lorenzo - na Argentina, onde o cântico é um fenomeno brutal que arrasta multidões, ou melhor, arrasta um estádio inteiro a cantar ao mesmo tempo:



Os nossos enormes No Name Boys (petardos à parte são claramente a melhor claque de Portugal e das melhores da Europa) fizeram uma adaptação deste cântico para o nosso Sport Lisboa e Benfica e fazem-no com uma coreografia fantástica:





A letra é qualquer coisa deste género:


Dizem que somos loucos da cabeça
Amamos o Benfica com certeza! 
Somos o braço armado do Benfica
...fazemos do Topo Sul a nossa vida!
Oh Sport Lisboa
Oh e Benfica...


Na linha deste cântico, o grande benfiquista Nuno Gomes celebrava assim a vitória em Guimarães no Twitter:





FIFA e UEFA em cheque, novamente.

. 8 comentários
FIFA:

"Informação avançada pelo jornal “AS”: A FIFA pode provar, através de documento oficial, que o voto de Goran Pandev para melhor treinador foi para Vicente del Bosque e não para José Mourinho, conforme declarou o capitão macedónio.
Segundo jornal espanhol, o documento enviado pela seleção da Macedónia, que deu entrada na FIFA a 9 de novembro de 2012, reproduz fielmente com o que foi publicado no site do organismo que rege o futebol Mundial e que atribui o voto de Pandev, que trabalhou com Mourinho no Inter, a Del Bosque. A segunda escolha do avançado, de 29 anos, foi Roberto Mancini (Man. City) e a terceira Jurgen Klopp (Dortmund).

Pandev confirmou ontem as declarações de Mourinho sobre irregularidades no processo de eleição de melhor treinador, assegurando que escolheu o português e que o seu voto acabou por ser atribuído ao selecionador espanhol." - pasquim do Serpa.


UEFA:

"Aí está mais um caso que promete fazer correr muita tinta. Ahmet Cazar, antigo árbitro turco, foi a um canal de televisão denunciar a manipulação no sorteio da Liga dos Campeões.
O facto do Galatasaray ter saído em sorte ao Real Madrid, com o Barcelona a defrontar o PSG (teoricamente, adversários favoráveis aos principais favoritos) levou o antigo juíz a denunciar todo o caso.

O vídeo que segue abaixo explica em concreto como tudo se processa: bolas que vibram, ao invés das tradicionais bolas quentes, que chamam a atenção a quem as tira... em sorte." - pasquim do Serpa.


Quem no seu perfeito juízo, pode sequer desconfiar de Blatter ou Platini? Sinceramente...

Fora de Campo: José Sócrates.

. 30 comentários

Ter José Sócrates a comentar política e a situação actual do país é o mesmo que ter Artur Jorge a comentar a destruição de um plantel campeão em 1994. Ou George W.Bush a falar sobre o perigo de armas de destruição maciça no Iraque.

Acrescento: Ainda mais 'engraçado' é ler que ele vem a 'custo zero' e 'salários zero'. Depois de quase 2 anos em Paris a viver do 'nada', agora volta para Portugal continuando a viver do 'nada'. Qual é a receita, José Sócrates???

quarta-feira, 20 de março de 2013

Reestruturação no Futsal. Obrigado Ricardinho...

. 8 comentários

FINALMENTE! 

E nem é pelo Paulo Fernandes que escrevo este "finalmente" se bem que este se deixou ficar como vitima de um perfil de relação com certos jogadores que mais tarde ou mais cedo haveria de fazer de um bom treinador... a vitima de todo o processo.

Mas com ele saiu mais gente que, esse sim estava a mais há já muito tempo, respeitando obviamente as qualidades humanas e até profissionais que não me considero com capacidade para avaliar ou julgar, mas porra que havia ali um que já era o problema, já nem era parte dele...

Foi preciso "tomates" para uma razia destas, mas em boa hora foi feita e em boa hora tivemos o alerta de um "profissionalão" como o Ricardinho para talvez abanar a estrutura do SLBenfica para que isto pudesse acontecer.

Dentro e fora de campo, Obrigado Ricardo Braga.
Aos que saíram  toda a sorte do Mundo e que sejam felizes, pois a performance menos boa e a forma como estava a contribuir para um lado menos bom do futsal do SLBenfica não deve ser motivo para não lhes agradecermos por muitas coisas boas que também fizeram.

Sol na eira e chuva no nabal...

. 25 comentários


Portugal, 20 de Março de 2013



Aqui na minha terra quando queremos ilustrar duas situações impossíveis de realizar em simultâneo, dizemos “queres sol na eira e chuva no nabal”. De facto, o sol fazia falta no verão, quando se batia o trigo nas eiras para depois transformar em farinha nos antigos moinhos, a chuva faz falta no Outono e Inverno quando o naval dos tubérculos dos nabos cresce para originar os saborosos grelos que acompanham os enchidos grelhados que se fazem por aqui.


Vem isto a propósito da actual situação desportiva da equipa de futebol, onde a propósito dos 4 pontos de avanço (algo que era impensável para muitos teóricos do nosso futebol, incluindo bloguistas), já se desenvolvem algumas teses sobre como escalar a equipa daqui em diante, de modo a maximizar a colheita, ou seja, de modo a ganhar todas as competições em que ainda estamos envolvidos.


Vou ilustrar esta questão, e uma vez mais, com José Augusto que na Benfica TV já disse como é que Jesus tem de fazer. Não foi bem assim, mas ao concordar efusivamente com Jesus quando este afirmou “meter a carne toda no assador”, José Augusto comprometeu-se com a opção de meter sempre o que é considerado o melhor 11 base da equipa. 


Deixem-me abrir um parêntesis para explicar que nada me move contra Jose Augusto, bem pelo contrário. Mais do que ser uma velha glória do Benfica, símbolo vivo de outros tempos gloriosos a nível europeu, José Augusto apoiou, tal como eu, a candidatura de João Vale e Azevedo na derrota de Novembro de 2000. Foi corajoso e coerente com o que sabia do clube e do que valia a lista rival. Hoje foi cooptado para transmitir a mística desses tempos, e eu acho bem, todos somos poucos para construir um Benfica melhor.


A minha insistência com o seu nome, quando faço certas criticas a uma certa forma de ver futebol, prende-se com o facto de ele ser uma referência e porque está sempre na Benfica TV nos pós jogos. Se fosse outro, certamente falaria de outra pessoa, caso essa pessoa pensasse de forma igual (já não cito o Pedro Valido, e não é por acaso).


Ora porque razão estou aqui a falar de sol na eira e chuva no nabal? Porque nesta fase crítica da época desportiva, tenho lido muita gente a defender que Jesus está a fazer má gestão, quando ganha sem nota artística (casos recentes de Aveiro e Bordéus na Luz), e tenho lido também muita gente a defender a utilização sistemática do onze base que melhores espectáculos tem garantido, com vitórias seguras (por regra) e com alguma nota artística (casos recentes de Gil Vicente na Luz, Bordéus e Guimarães fora de portas).


Vamos por partes. No ano passado, por estas alturas o Benfica estava a perder 5 pontos em Guimarães e Coimbra, para logo de seguida perdia mais 3 no confronto directo com o FCP. De uma situação de + 5 pontos, passamos para uma situação de – 3 pontos. Qual foi a leitura que os teóricos amnésicos fizeram na altura, para explicar essa “súbita” queda de produção? Lembram-se? Eu lembro: 1) Jesus arrasa com os jogadores nos treinos, 2) o modelo de jogo de Jesus obriga a um vaivém permanente o que desgasta os jogadores, facto acentuado com o progredir da época, 3) Jesus não sabe gerir o plantel.


Mais coisa, menos coisa, andava à volta disto.


Ora passado um simples aninho, e quando vemos JJ dar mais minutos a alguns jogadores, sempre na perspectiva de minimizar os minutos jogados até final da época, o que vemos? “Ah e tal, a equipa não está a jogar nada”. Ou seja, agora que vamos ganhando, o que conta é a nota artística. No ano passado que tivemos nota artística, pelo menos em Coimbra (massacre total) e em casa com o FCP, já o problema era de falta de gestão.


Isto também defendeu José Augusto nos pós jogos do Benfica, nessa época, ao passo que esta época defende a utilização do mesmo onze base nas três frentes que estamos a disputar. José Augusto não é uma pessoa qualquer, por isso para mim, vejo através dele, uma situação grave de falta de cultura desportiva. E de falta de memória, que só agrava ainda mais o problema da falta de cultura.


Vamos ser francos. JJ utiliza os mesmos modelos de jogo que utilizou no ano passado. O 4-4-2 em losango nos jogos em casa e na maior parte dos jogos fora. O 4-2-3-1 em alguns jogos mais difíceis como foram os jogos da Champions (Celtic fora e Barcelona duas vezes) e na Liga Europa (Leverkusen duas vezes, Bordéus fora). Os treinos seguramente serão dados da mesma maneira. O desgaste dos jogadores será pois o mesmo.


Mas esta época em alguns jogos, JJ quis proteger alguns jogadores, a equipa perdeu nota artística mas ganhamos. E que vimos? Criticas e assobios. 

Há alguma coisa de errado aqui. E seguramente não sou eu. Nem JJ.

Debate do Sporting: cordial mas fraco.

. 18 comentários

A moderação do debate esteve a cargo do melhor jornalista desportivo em actividade na televisão portuguesa: Paulo Garcia. 
Fez e insistiu em todas as perguntas essenciais, mesmo quando os candidatos não respondiam

E foi esse o principal problema: os candidatos, em especial na questão financeira, limitaram-se a dar respostas vagas, cheias de chavões, mas sem esclarecerem de onde vem o dinheiro que afirmam ter, nem o que vão fazer ao resto do património do SCP.
Os sportinguistas é que ficaram a perder.

No que mais me interessava perceber, quanto ao posicionamento do futuro presidente do Sporting face ao 'sistema', também esse ponto não foi esclarecido.

Bruno Carvalho e José Couceiro parecem caras diferentes de uma mesma realidade, demasiado próxima do que tornou o Sporting num clube submisso e moribundo.
Carlos Severino penso que terá perdido ontem as hipóteses que tinha para ser eleito. Muito nervoso e sempre com o discurso de 'calimero' ficou distante de passar tranquilidade. Tem boas ideias, mas a sua imagem é um problema. 

Resumindo, duvido que seja desta que o Sporting vá ter um presidente à altura de João Rocha. 
Pelo contrário. E isso será o seu fim.




Partilha de conteúdos de televisão.

. 23 comentários

Estariam os benfiquistas de acordo com a partilha remunerada de conteúdos que não coubessem na grelha da BTV com outros canais?
Por exemplo, alguns jogos da Liga Inglesa.

- BOLATV
- CMTV
- SPORTTV

Ou nenhum deles? 

terça-feira, 19 de março de 2013

Assalto ou 'assalto'?

. 11 comentários
"Na madrugada de 10 de Fevereiro, a sede da Federação Portuguesa de Futebol foi assaltada. O computador do presidente, Fernando Gomes, da sua assistente e de Vitor Pereira - presidente do Conselho de Arbitragem da Federação - foram furtados.

A PSP está a investigar se o assalto à FPF foi simulado, já que o assaltante parecia conhecer as instalações onde, num período de 12 horas, esteve duas vezes. 

O roubo pode ter sido encomendado num quadro de guerra de árbitros." - in Pasquim do Serpa.

O assalto foi peculiar. Um assaltante que não se preocupou em esconder a cara, em ter deixado para trás ferramenta(s) com que entrou nas instalações e sangue, o facto de ter lá estado 2 vezes em 12 horas, e por onde supostamente acedeu.

Mas os aspectos estranhos não ficaram por aqui.
A rapidez com que o sempre discreto Fernando Gomes veio a público tomar esse roubo como um ataque à sua liderança surpreendeu. Ou Fernando Gomes já tinha sido ameaçado ou esse indignação não passou de uma cortina de fumo para o sucedido.
É que só bastante mais tarde é que foi tornado público que também o computador de Vítor Pereira tinha sido roubado.

Ora, que informações sensíveis poderia ter o computador de Fernando Gomes ou da sua secretária? A agenda dos almoços do presidente da Federação?

Seria o verdadeiro alvo Vítor Pereira e as informações sobre os árbitros contidas no seu computador?
Ou nada mais que um ato de intimidação por alguém, que a mando de um terceiro mostrou como nada ou ninguém está a salvo?
Será que é um 'assalto' efectuado a pedido da 'legalidade'?

O assunto está nas mãos da mesma justiça que matou o Apito Dourado. 

Jesus, escuta és um...

. 29 comentários
Este "jingle" será talvez o mais suave que acontecerá a Jorge Jesus se tiver a coragem de sair do SLBenfica depois de conquistar, como esperamos, o título de campeão nacional nesta temporada e, quem sabe, a Taça de Portugal e/ou a Liga Europa...

Há um rumor que corre nos meandros do futebol que, contrariamente à renovação já apalavrada que dizem que existe, diz antes que o Jorge Jesus terá ficado descontente com o facto de Vieira não ter assumido logo na reeleição que ele era o seu treinador e com isso proposto a renovação, não aceitando agora negociar antes do final da época para, tal como da ultima vez que foi campeão, "jogar" com o interesse desesperado do FCPorto em deixar uma marca mortal na Luz.

A ser verdade, eu já aqui disse que o SLBenfica não deve temer a saída de Jorge Jesus para o FCPorto, mas pelo contrario deve sim desejar a sua permanência na Luz - o que são questões completamente diferentes. Já aqui disse, que se Jesus quer ir... Que vá, mas assuma como homem que ao contrario do que afirma, pretende ser um treinador "de estrutura" e ganhar de forma "fácil" e porventura ilegal.

Na minha perspectiva, o Jesus demonstrou esta temporada ter aprendido com os erros do passado - quem não se lembra das responsabilidades reais dele na perca do campeonato no ano passado - tem um discurso frequentemente mais moderado e ainda que haja muito por fazer, a estrutura do SLBenfica está a melhorar (de forma pouco ambiciosa, mas a melhorar).

Posto isto, e numa hora de cerrar fileiras, com Jesus a demonstrar que é o treinador que o SLBenfica precisa (que outro faria melhor?) e com os adeptos do SLBenfica a reconhecer ao treinador a sua evolução como treinador de uma grande equipa, é o momento de ser anunciada a renovação (os valores interessam apenas a quem os negoceia) e deixar isolado num momento crucial o Vítor Pereira e o FCPorto que perde dessa forma uma potencial arma se desestabilização que tem sido frequentemente utilizada pelos jornalistas para lançar confusão, virando-a precisamente contra o FCPorto e Vítor Pereira.

Se Jesus quer o SLBenfica, é hora de o assumir...
Se o SLBenfica quer o Jesus, é hora de o demonstrar...
Se os adeptos percebem que Jesus é hoje melhor treinador que há um ano ou dois, temos que suportar a incentivar este processo.

Vamos lá Jesus, é hora dos Homens... E é de Homens que se faz a histórica.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Miss Benfica

. 7 comentários

Deixem lá por um bocado de dar atenção aos corruptos e à euforia vermelha que por aí vai, e digam lá se a mulher benfiquista não é a mais bonita...



Antena de "aluguer" - Comunicado do Sport Lisboa e Benfica.

. 25 comentários


"Onde ficou a deontologia?

Comunicado: Antena de “aluguer”


Ponto prévio a tudo quanto mais à frente vai ser exposto: o Sport Lisboa e Benfica condena, como sempre condenou, qualquer tipo de violência.


A SIC apresentou, no passado sábado, um “exclusivo” no seu principal bloco informativo. O exclusivo não resultou de qualquer trabalho jornalístico, resumiu-se apenas à transmissão de imagens que foram “entregues” a um jornalista da redacção da SIC no Porto. A SIC limitou-se a reproduzir imagens que alguém tinha interesse em que fossem difundidas.

Ao contrário do que mandam as normas deontológicas que regem a profissão, a SIC avançou com as imagens sem que de forma idónea pudesse constatar coisas tão básicas como se as imagens tinham sido previamente seleccionadas e editadas, o tempo e as circunstâncias das mesmas. Também teria ficado bem à SIC avisar os telespectadores que as imagens lhes tinham sido facultadas.

Foi pena a SIC não ter querido fazer um trabalho exaustivo sobre a violência nos campeonatos nacionais de futebol deste ano e o seu denominador comum: Braga B-Leixões, Braga B-Belenenses, Vitória de Guimarães B-Braga B, Braga–Paços de Ferreira e, ainda este fim-de-semana, o Braga B-Sporting B.

Posto isto, fica claro para o Sport Lisboa e Benfica que:

a) A SIC prestou no sábado, de forma assumida, um serviço a alguém;
b) Que não quis fazer um trabalho sério sobre a violência no futebol português;
c) Que o Ministério Público deve investigar as imagens difundidas pela SIC em forma de antena de “aluguer”, as suas causas, o enquadramento em que tudo aquilo se verificou, mas também o crime que está por detrás da exibição dessas mesmas imagens." - in Sport Lisboa e Benfica.


A ferro e fogo. E mais um critério curioso da PSP e do Serpa.

. 4 comentários

Sei, através de um conhecido meu do meio jornalístico - e por favor, não me peçam para revelar a fonte - que o Danilo e o James andaram à 'batatada' no autocarro do FCP! Difundam o rumor (verdadeiro) nos sítios certos, até se ir alastrando, e questionem porque é que a imprensa fecha os olhos a estas situações quando é com os corruptos. Isto passou-se a seguir ao jogo com o Málaga.
Saudações benfiquistas
Seguidor do MasterGroove (que pede anonimato).

"Madrugada quente para o plantel do FC Porto. Depois do empate na Madeira, com o Marítimo (1-1), e com a vitória do Benfica em Guimarães (4-0), os azuis e brancos ficaram a quatro pontos de distância dos encarnados e já não dependem deles para chegar ao título.

Ora esse facto não agradou, naturalmente, aos adeptos do emblema da Invicta que, durante a madrugada foram receber a equipa ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa receção marcada por insultos e arremesso de tochas e petardos.

O avião que transportou a comitiva aterrou no Porto às 0.46 horas e, nessa altura, já os adeptos se encontravam nas imediações do aeroporto.

Perto da 1.30 horas, a equipa saiu pela zona VIP da aerogare onde a esperava o autocarro do clube e, nessa altura, cerca de uma centena de adeptos aproximaram-se, lançando tochas e petardos na direção do veículo, surpreendendo os jogadores, pouco habituados a situações destas. Os insultos também estiveram presentes e Jackson, que falhou uma grande penalidade na partida da Madeira, foi um dos principais alvos da ira dos adeptos do FC Porto.

PSP confirma incidentes

O gabinete de Relações Públicas do comando da PSP do Porto confirmou a A BOLA a ocorrência destes incidentes, garantindo que não houve registo de qualquer detenção. Há ainda a informação de que alguns agentes se deslocaram para o Estádio do Dragão para precaver qualquer ato de violência, porém, não foi preciso qualquer intervenção dos agentes." - in Pasquim do Serpa.

A PSP, em especial a da cidade do Porto mas não só, tem sempre uma postura bem contida quando se trata de gente ligada ao FC Porto. Sejam roubos em bombas de gasolina ou outros estabelecimentos comerciais(como se viu em Málaga), sejam agressões ou desacatos, estes senhores gozam de uma impunidade assinalável.

O episódio mais recente reporta a Janeiro deste ano:
"«O Sport Lisboa e Benfica repudia a atitude da Polícia de Segurança Pública logo após o final do clássico de Hóquei em Patins, realizado este sábado, no Pavilhão Império Bonança. No momento em que os atletas do FC Porto abandonavam a pista de jogo, e no seguimento de diversas provocações feitas aos apoiantes benfiquistas pela equipa visitante, o hoquista Edo Bosch agrediu – já junto ao túnel de acesso aos balneários – com o stick um adepto que estava na bancada. Tudo isto perante a passividade de elementos da PSP ali presentes. A atividade da polícia verificou-se logo depois, mas para entrar bancada dentro numa carga policial inexplicável, onde nem crianças nem mulheres foram poupadas», pode ler-se no documento.

«É lamentável», continua, «que as autoridades policiais insistam numa dualidade de critério e de atitude difícil de compreender, atacando os adeptos do Clube no pavilhão da Luz e fechando os olhos a tantos exemplos de má conduta portista no Dragão Caixa, tendência repetida ano após ano. A Direção do Clube acompanhará a situação na defesa do interesse dos sócios e adeptos do SL Benfica», termina." - Sapo Desporto.

Um clube que não sabe vencer(e da maneira como vence) muito menos sabe perder. 

Curiosa tembém é a expressão do jornal do Serpa, que afirma que os jogadores estão pouco habituados a situações destas. Nada mais que branqueamento das agressões e intimidação comuns a jogadores e treinadores do FC Porto. A revolução no futebol português também tem que passar pelo jornalismo medroso e submisso.


Água na fervura

. 13 comentários
Só um pequeno lembrete a todos os benfiquistas e principalmente á estrutura do clube (dirigentes, equipa técnica e jogadores): NADA ESTÁ GANHO.

Euforia é só no fim de Maio se houver razão para isso. O ano passado também tivemos uma vantagem de cinco pontos que se esfumou em dois ou três jogos. E o Benfica ainda tem que jogar com os dois clubes que roubaram pontos ao Porto nesta segunda volta.

Para o Porto nos roubar o campeonato basta que aconteça o seguinte:
Marítimo - Benfica - árbitro Carlos Xistra,
Benfica - Sporting - árbitro Olegário Benquerença
Porto - Benfica - árbitro Jorge Sousa

Lembrem-se do jogo com o Nacional e do que as arbitragens habilidosas fazem. Até agora tivemos amigáveis. O Campeonato Português (com a fruta e os árbitros amigos do Papa) começa agora.

As (muitas) conquistas em Guimarães...

. 18 comentários

Ontem foi muito mais que uma vitória em Guimarães... foram várias.

- O SLBenfica passou a ser o único clube nacional a depender de si próprio para ser campeão.
- "Vencemos" a recordação psicológica da derrota de Guimarães na temporada passada que nos tirou o titulo.
- Jorge Jesus deu uma demonstração de grande capacidade de organização e planeamento, apresentando uma equipa "fresca" e com enorme competência técnica e táctica.
- O Guimarães do "benfiquista" Rui Vitória deu uma excelente réplica, apesar das várias limitações do plantel, dando conta que teremos ali um futuro sucessor à altura de Jorge Jesus... para depois de ser aposta em Braga.
- Cardozo, depois de um grande jogo em Bordéus, voltou a impressionar pela capacidade de envolvimento no jogo do SLBenfica. Impressionante evolução do Tacuara nesta recta final do campeonato a vergar os mais críticos - como eu. Mas que em boa verdade é um vergar que dá gosto, pois nunca vimos o Cardozo com esta capacidade física e com esta envolvente técnica. Seguramente que as "poupanças" de Jesus e a chegada de Lima (que jogador!) não são alheios.
- De Guimarães vieram ainda as imagens de Ricardo Lemos a "preparar" Garay e Jesus para as "flash interview" no final do jogo - um excelente sinal de organização.
- A moral imensa dos jogadores, altamente focados e com elevadíssima agressividade, estiveram imperiais perante os grunhidos hostis dos adeptos de Guimarães. A atitude de Cardozo foi fabulosa:



Estamos a ficar muito próximos dos objectivos e a mensagem do Presidente foi muitíssimo importante.

Manter a serenidade, mas também a imensa vontade de, como diz Jesus, "meter a carne toda no assador" para trazer as três competições onde estamos envolvidos. Temos condições para tal.

domingo, 17 de março de 2013

Missão cumprida!

. 23 comentários
Ao contrário do básquete, em que hoje o Benfica foi cilindrado pelo Vitória no futebol a equipa decidiu ouvir os avisos de Luís Filipe Vieira (que pela primeira vez desde que me lembro acertou nas declarações feitas em público) e ultrapassou em pleno uma das equipas mais complicadas deste campeonato.

Jesus colocou a carne toda no assador e entrou com a equipa tipo da época, no entanto na primeira enfrentou um Vitória bastante aguerrido e a pressionar imenso o Benfica no meio-campo dificultando a construção de jogo. Devido a isto conseguiu discutir o jogo taco a taco obrigando Artur a aplicar-se em diversas situações. Num lance de oportunidade em que Lima é isolado por Gaitán surge o pénalti que Cardozo marca sem espinhas. O Benfica coloca-se á frente do marcador embora para mim, o empate fosse o resultado que mais se ajustava no fim da primeira parte.

No entanto, na segunda parte o Benfica entrou melhor e finalmente se impôs ao Vitória e o jogo ficou decidido perto do minuto 60: Melgarejo passa pelo lateral direito do Vitória e este "ceifa" o paraguaio e leva o segundo amarelo. Quase logo a seguir surge o segundo golo do Benfica por Garay que matou o jogo.
O Benfica passou a dominar o jogo quase por completo, Sálvio causou imenso perigo com um remate a tirar tinta ao poste até que lá surgiram o terceiro e quarto golos - um resultado avolumado que acaba por não reflectir o que se passou em campo. Apesar de tudo tem que se dar crédito ao Vitória - jogaram de peito aberto, discutiram o jogo taco a taco e o resultado só se construiu após a expulsão do lateral direito.
Mesmo quando estava 2-0 estiveram muito perto de reduzir por Balde após grande combinação de três jogadores no lado direito com a defesa do Benfica a relaxar quando não devia. Valeu o Rei Artur!

Acho incrível que Rui Vitória tenha conseguido efectivamente fazer uma omelete sem ovos com uma equipa que é um misto de norte-africanos evoluídos tacticamente e jovens jogadores portugueses. O Benfica deveria estar bem atento aos jovens que estão a despontar no Vitória e ver se não haverá ali matéria-prima que Jesus não possa trabalhar na próxima época. E vencer contra equipas destas só dá mais mérito ao Benfica num campeonato que tem sido um passeio autêntico.

Como apontamento final o Benfica assumiu-se nesta jornada fundamental como o mais forte candidato ao título após a derrapagem do Porto nos Barreiros (obrigadinho Marítimo!). A época passada o Benfica afundou-se em Guimarães, esta época passou com distinção.
Depois de Jackson Martinez falhar mais um pénalti que teria dado a vitória aos Corruptos (tal como aconteceu contra o Olhanense quando o Benfica empatou com o Nacional) não posso deixar de pensar que se calhar é bom ter um cepo chamado Cardozo que não se mexe (apesar de hoje ter dado um pézinho de dança...) mas que não tem falhado nesses momentos. Se calhar marcar pénalties não é assim tão fácil...

Agora, rumo ao Campeonato!!! Só faltam mais sete etapes!!! Eu acardito!

ranking