O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Portugueses vs. Estrangeiros

. 25 comentários
Num comentário ao meu último post, um dos nossos leitores, o Zé, mencionou um tema que gostava de ver debatido aqui no NGB. Nem de propósito, o JJ mandou umas bojardas acerca deste assunto há umas horas atrás, em resposta ao sindicato do Evangelista. Trata-se a utilização, ou não, de jogadores estrangeiros em detrimento de jogadores portugueses.
JJ, no seu estilo habitual, disse hoje qualquer coisa como:

"Somos um país de emigrantes, deixem-se de tretas"

e ainda

"A mim preocupa-me é não ter jogadores de qualidade. Isso acabou, deixámos de ser nacionalistas nesse aspeto. O mundo mudou no que à globalização do direito ao mercado de trabalho diz respeito. E o futebol é igual. Em Portugal não há quantidade para formar só jogadores portugueses. Temos de formar jogadores portugueses ou estrangeiros, para sermos competitivos em Portugal e nas competições europeias. Essa questão pertence ao passado, não ao tempo de D. Afonso Henriques mas das nossas ex-colónias, quando havia a possibilidade de ir buscar jogadores nascidos em Angola e em Moçambique. Nos anos 80, o Benfica tinha a grande maioria dos seus jogadores portugueses por essa questão. Hoje, isso não existe. Se olharmos para as melhores equipas do mundo, têm um ou dois jogadores do seu país a jogar. A mim preocupa-me trabalhar com a intenção de formar jogadores, independentemente da nacionalidade deles», argumentou o treinador dos encarnados."

O homem não deixa de ter a sua razão. Na "aldeia global" em que vivemos, na comunidade europeia em que estamos inseridos, e no mercado de trabalho alargado e extremamente competitivo dos dias de hoje, não faz sentido pensar de outra forma. Há que lutar com as armas que temos, e se isso significar abandonar a visão romântica de termos a "espinha dorsal da seleção", então tudo bem. Eu estou de acordo. Até porque defender a equipa da FPF (e não a seleção de todos os portugueses) não é assim tão importante.

Agora... porra, não me lixem... se temos bons valores portugueses dentro de nossa própria casa, então PORQUE RAIO NÃO OS APROVEITAMOS???? HÃ JORGE JESUS??? PORQUÊ??? É mesmo necessário insistir no mercado sul americano, que cada vez mais vai ser "chão que já deu uvas"? Numa altura em que a Europa e Portugal estão praticamente na miséria e que o Brasil (por exemplo) emerge como potência económica, será que se justifica continuar a olhar para lá?

De qualquer forma, eu não defendo, nem exijo, um Benfica 100% português. Nem 50%. Exijo sim um Benfica com jogadores que honrem o clube, que lutem por ele, que suem a camisola e que dêem alegrias aos adeptos. Se esses jogadores forem portugueses, por mim tanto melhor. Se forem estrangeiros, mas cumprirem com o que se lhes exige, também fico satisfeito.

Ainda assim, e depois de um estudo qualquer que há uns dias dava o Glorioso como o clube europeu com mais estrangeiros no plantel, a par do Inter de Milão, fui ver a nossa situação atual, após o fecho do mercado. Ora, de acordo com o site zerozero.pt:

O Benfica tem no seu plantel as seguintes nacionalidades:


   PAÍS           VALOR
 Portugal          6 (26,1%) 
 Brasil          5 (21,7%)
 Argentina          5 (21,7%)
 Uruguai          2 (8,7%)
 Paraguai          2 (8,7%)
 Sérvia          1 (4,3%)
 Holanda          1 (4,3%)
 Espanha          1 (4,3%)


O futebol Corrupto do porto, tem a seguinte distribuição de nacionalidades no seu plantel:


   PAÍS           VALOR
 Brasil          8 (36,4%)
 Portugal       4 (18,2%)
 Colômbia          3 (13,6%)
 Argentina  2 (9,1%)
 França          1 (4,5%)
 Senegal          1 (4,5%)
 Rússia          1 (4,5%)
 Gana          1 (4,5%)
 Bélgica          1 (4,5%)


E por fim os lagartecos:

   PAÍS           VALOR
 Portugal          8 (36,4%)
 Argentina          3 (13,6%)
 Holanda          3 (13,6%)
 Brasil          2 (9,1%)
 Espanha          2 (9,1%)
 Peru          1 (4,5%)
 Inglaterra          1 (4,5%)
 Guiné-Bissau 1 (4,5%)
 Marrocos 1 (4,5%)

Assim sendo, neste aspeto específico, alguém está pior que nós, não?? E os lagartos só não estão piores também porque despacharam 5 estrangeiros (Insúa, Ismailov, Elias, Gelson Fernandes e Rubio)...

Digam lá então o que pensam. Querem portugueses ou estrangeiros no Benfica?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. É pena nao se lembrar de equipas como barcelona, Juventus, Bayern, DOrtmund etc. Eu tb n quero que a equipa do benfica 100% de portugueses. Aliás, quero 100% de jogadores acima da média e que respeitam a instituição benfica. Não obstante, ele tem é que explicar o porque de detrimento de jogadores portugueses/formação com um nivel igual ou superior aos importados brasileiros e/ou argentinos. O JJ erra (ou é mm defeito) num aspecto importante mas que nada tem nd a ver com o aspecto jogo. JJ é egocentrico e julga mesmo que ele é que esta correcto ( como o outro que nunca se engana e raramente tem duvidas), pensando mesmo que a pessoa que muda é burra. Perante esta sua personalidade, JJ nao sera, nunca, um dos melhores do mundo.

    Scalper

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "ele tem é que explicar o porque de detrimento de jogadores portugueses/formação com um nivel igual ou superior aos importados brasileiros e/ou argentinos."

      e

      "JJ é egocentrico e julga mesmo que ele é que esta correcto ( como o outro que nunca se engana e raramente tem duvidas), pensando mesmo que a pessoa que muda é burra."

      Concordo em absoluto!

      Eliminar
  2. Caro Riccardo Zhora,

    Ainda bem que trouxeste este tema com este artigo. Concordo com o que tu escreveste.

    De facto, o Jesus diz uma meia verdade. O problema abordado pelo sindicato não são com os excelentes jogadores estrangeiros em Portugal. O problema é com o excedente de medianos jogadores estrangeiros que pouco trazem à nossa liga e que muito roubam aos nossos jogadores nacionais. E, neste ponto temos de dar razão ao Evangelista.

    Meter tudo no mesmo saco é um erro. Provavelmente, o Sindicato não estava a falar de jogadores como o Luisão, o Aimar e o Cardozo. Mas, se calhar já estaria a falar de um Alan Kardec (que na prática está a tirar um lugar ao Nélson Oliveira, por exemplo)... estará a falar de um Michel, de um Sidnei, de um Júlio César...

    E, também deverá estar a falar de um "Chinês" que cai na equipa B de um grande clube como o Benfica sem ter ainda jogado um jogo oficial...?! Fala de um Mvom que não se percebe como chega cá, fala de um Deyverson... etc e tal.

    Tudo casos mal contados... tudo jogadores que podem ter algum potencial, mas que não têm mais do que os cá estão...

    Se calhar, o problema é que os cá estão não aceitam ordenados de 500-700€ (falo agora da realidade da maioria dos clubes nacionais), como esses estrangeiros...

    Porque é que os clubes portugueses, não têm jogadores das nações dos grandes campeonatos? Exactamente por isso... o dinheiro!

    Contudo, vê-se nos media os milhões que os dirigentes em Portugal gastam... muitas vezes nas suas contas...

    Escrito isto, acho que o Jesus esteve mal. Já não é a primeira vez que o oiço após o Evangelista falar sobre este tema generalizado, e isso deixa-me um pouco atrás com a sua reacção e a pensar em que ele está metido em segundas intenções... é que foi uma tirada típica de "espertalhão".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele picou-se porque entraram num tema que lhe vai ao bolso. As comissões que ele, alegadamente, ganha com os jogadores que o Benfica vende cegam-no. O dinheiro tem esse pequenino inconveniente...

      Eliminar
  3. Anónimo3/2/13 01:18

    Ninguém fala do primeiro golo do Porto em falta?
    http://i.imgur.com/e4WA3Ve.jpg

    E digam lá se ao mesmo tempo não vos faz lembrar isto:
    «Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado no jogo aéreo. (...) Apanhei-o várias vezes no meu terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça (...) O meu segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin»

    JF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi o jogo, mas a ser assim é apenas mais do mesmo...

      Eliminar
  4. A noticia que saiu há uns dias dizia e é verdade que o Benfica é o clube europeu com mais extracomunitarios do futebol europeu, a meu ver isto nada tem a ver com globalização, e é vergonhoso num futebol falido como o nosso e num clube como o Benfica com 500 milhões de euros de passivo, lá fora passa-se o mesmo, os grandes de Espanha, etc etc tambem estão falidos, aliás é uma vergonha aquilo que se passa no futebol em geral, ordenados obscenos e principescos para sustentar tipos a darem pontapés numa bola, dirigentes, empresarios, treinadores, etc etc.
    O JJ se diz que a criatividade não vem nos livros e se é tão bom a potencializar jogadores que o faça com os portugueses.
    A questão que se coloca é que é inadimissivel o clube jogar sem identidade nenhuma, pois jogar com 11 estrangeiros é nisso que dá, praticamente nenhum se identifica com o clube, para a maioria é apenas um trampolim.
    Depois as equipas que mais ganharam nos ultimos 22 anos na europa, no futebol europeu a nivel da taça dos campeões, foram, Real Madrid, Barcelona e Milão em que 60/70% ou mais em alguns casos dos jogadores eram da nacionalidade do país da equipa, aqui poderia acrescentar, Estrela Vermelha, o Bayern Munique, o Man.United (99), Juventus, Dortmund, Ajax e Porto, todas estas equipas foram campeãs da europa com a grande maioria dos jogadores a serem nacionais e não estrangeiros.
    Como dizia o Pedro Henriques que jogou no Benfica e é comentador, toda a gente percebe porque os clubes portugueses estão cheios de estrangeiros, na equipa principal, nas B, e nas camadas jovens, porque é isso que dá dinheiro aos empresarios e aos dirigentes, e a maioria dos jogadores portugueses vê-se obrigado a emigrar porque simplesmente não têm oportunidade de jogar nos clubes portugueses, jogam quando não há mais ninguem para jogar.
    O Sporting quando apostou nos miudos, apenas não conseguiu ser campeão nacional, mas ganhou outras taças, ainda marcaram presença numa final europeia, depois mudaram de politica, para estrangeiros em massa e vejam onde andam, o Benfica tambem nada de relevante tem ganho, tem é gasto fortunas em jogadores, mas proveito é praticamente zero.
    Eu não sou contra os estrangeiros, sou é contra o facto por exemplo de termos 11 estrangeiros e nem um português titular indiscutivel, na minha opinião no minimo a regra devia ser aquela falada 6+5, porque o ideal seria as equipas terem no maximo no plantel 5/6 jogadores estrangeiros, senão qualquer dia mais vale acabar com as selecções nacionais, acabar com mundiais e europeus e mandam lá os clubes.
    Isto é uma opinião pessoal, e é uma questão que gera discussão, mas a dita globalização que tanto se fala, apenas tem sido nefasta a todos os niveis para a sociedade em geral, nada de bom tem trazido, e cá estarei se durar até lá para ver o resultado final, para já passamos uma das maiores crises da historia, igual à de 1929 e que só não foi pior, porque depois de 1929 se criaram mecanismos para estancar as bolsas, sem isso nem sei o que teria sido em 2008, mas esperem sentados que na crise de 1929 o mundo demorou 25 anos a ficar igual ao que era antes da crise, e tiveram que passar por causa dela por uma guerra mundial, agora ainda só passaram 4 anitos, cá estaremos para ver onde isto vai dar
    No que toca ao Benfica as ultimas grandes equipas que teve eram constituidas na maioria por jogadores portugueses, em 1990, 1991 1993, e 1994, depois disso ganhamos apenas e só 2 campeonatos e 1 taça de Portugal, nem vale a pena recuar mais no tempo, e nessa altura não era no tempo do Dom Afonso Henriques, deve dar voltas e voltas no tumulo, e tambem já se tinha acabado os jogadores das ex colonias, enfim o habitual no treinador do Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O JJ se diz que a criatividade não vem nos livros e se é tão bom a potencializar jogadores que o faça com os portugueses."

      Para mim, mais do que a questão de serem ou não portugueses os jogadores do Benfica, o que me irrita é o que significa esta afirmação. Se de facto ele é tão bom assim, como ele próprio afirma, porque não valoriza os nossos próprios jogadores (que atualmente até são promissores)?? Este é para mim o principal problema, porque se não houvessem jogadores com potencial dentro da "cantera" ainda admitia o recurso a jogadores estrangeiros para manter a competitividade da equipa. Agora, havendo prata, da boa, em casa...

      Eliminar
  5. A mim pouco me importa o que se passa no Porto e no Sporting, mas o Porto tem menos mas são titulares e jogam mais, o Benfica tem mais mas é para encher chouriços, para fazer numero, e tambem porque se assim não fosse tinha e tem tido problemas todos oa anos para enviar a lista de jogadores para a UEFA, porque para o JJ não contam para nada, são apenas para fazer numero, o que pode mudar a politica dos clubes portugueses e mudará concerteza é a crise, que os vai obrigar a apostar no mercado português, pois os bancos fecharam a torneira, mas isto são apenas opniões pessoais e nada mais, de certeza que da discussão sairam boas ideias, que realmente é o que se precisa nesta altura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim só me importa olhar para o lado, apenas para ter um termo de comparação. Agora essa de encher chouriços é que não concordo. Percebo o argumento, mas não concordo. Ou melhor, nos primeiros 3 anos de JJ eu concordava contigo, mas este ano acho que já não tem sido assim. Nota-se um maior (apesar de insuficiente) uso de portugueses, para o que contribuiu, e muito, a criação da equipa B.

      Eliminar
  6. Oi... boas!
    Se não se importares (dono/donos do Blog), podias ADERIR à minha nova página de facebook: 'FRUTABOL TUGA' ???

    É simples... no motor de pesquisa do FB procuras por: FRUTABOL TUGA, e encontras logo.... depois é só ADERIR à página(clicar » GOSTO)... please!
    * Se poderes, PARTILHA a página também no Blog ou na Pág.FB. :) Agradecia.

    Saudações Gloriosas
    SEMPRE EM DEFESA DO NOSSO GLORIOSO!
    ANTI-CORRUPÇÃO 4EVER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou o dono do blog, mas fica o teu pedido aqui registado. Todos os "anti-corrupção" são sempre bem-vindos!

      Eliminar
  7. Anónimo3/2/13 03:19

    JJ tem razão no que diz. E é curioso que esta questão só se coloca com o Benfica. Ninguém olha para os planteis dos outros.

    Quanto aos mercados sul-americanos o Benfica já deu mostras que se está a desmarcar desses espaços. O último jogador vindo do Brasil (para a equipa A) penso que foi o Bruno César. E nesta pré-época penso que não veio mesmo nenhum daquelas bandas. Obviamente está a tornar-se caro demais para nós e temos conseguido arranjar alternativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele tem razão em parte do que diz. No entanto, tal como o PP, esta reação deixa-me algo intrigado.
      Quanto à questão só se colocar com o Benfica, é fácil de perceber o porquê. A imprensa avençada trata de fazer a propaganda do seu papa!

      Eliminar
  8. Anónimo3/2/13 08:25

    quero bons jogadores... nem me interessa a origem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curto e grosso, é quase isso! Só dou é preferência aos da casa. Mas se não os há de qualidade, então que venham de fora. O problema atual é que os há na nossa formação/equipa B.

      Eliminar
  9. SLB4EVER3/2/13 09:30

    O JJ tem razão no que diz até um certo ponto, a partir daí é já estar a querer justificar o que não tem justificação!
    Não espero ver um 11 apenas com portugueses mas é perfeitamente possível ter uns quantos na equipa principal sem perder qualidade. Contratar lá fora jogadores com categoria eu concordo agora todos os anos estar a contratar 10 jogadores dos quais talvez se aproveite 1 é que não dá para continuar a fazer e a tentar justificar, nessas condições 2/3 ainda se aceita de resto que olhem para a formação. Bayern e Barcelona que são das equipas regularmente mais fortes a nível europeu apresentam sempre bastantes jogadores nacionais e até da formação e são o que são, ou vamos fazer de conta que não?
    Algum dia Filipe Meneses foi superior ou mostrou mais potencial que o David Simão, Kardec/Jara/Éder Luis a Nelson Oliveira, Bruno César a Miguel Rosa(esta ainda vá que não vá é ela por ela mas mesmo assim)? Justificam-se estes investimentos e oportunidades de jogo concedidas que não são dadas a atletas da casa?
    Qual o motivo que justifica contratações como Luís Fernandes, Élvis, Patric, Michel? Para que é q se vai gastar bom dinheiro no Mora quando este está tapado na equipa e acaba por voltar á origem por empréstimo? É q nem na europa ficou a rodar! Sidney o defesa central + caro de sempre raramente jogou e nem quando está emprestado joga!
    Contratar com critério e moderação para responder ás necessidades da equipa é uma coisa, agora estar a contratar tudo o que mexe é algo com que não posso concordar e é um sorvedoro de dinheiro, quem é que ganha com estas permanentes e fúteis movimentações de capital? Talvez o modelo ingles de ter uma casa de transferencias até fosse bom para a transparencia do futebol nacional porque em todos os clubes o que não falta são tranferencias duvidosas e obscuras!
    Os Andrés são o exemplo que por vezes não é preciso ir muito longe para encontrar soluções, são nacionais e um até da formação, gradualmente este deve ser o modelo a seguir, é insustentável continuar a descartar jogadores que mostram qualidades sem sequer os experimentar e considerar como opções viáveis, sem oportunidades nenhum jogador se tornará aquilo que o seu potencial pode vir a permitir. Em posições como extremos ou avançados aceito que existam limitações na formação nacional e que se aposte mais no mercado internacional, médios em Portugal sempre se formaram bons valores, não se aceita que as equipas prefiram em muito casos apostar em caceteiros e mancos como se continua a ver, Braga e Paços deviam ser exemplos para clubes semelhantes porque a culpa de se deixado de apostar a sério na formação nacional não se deve apenas aos grandes.
    Com as dificuldades financeiras que afectam os clubes e as equipas B é expectatavel que se assista a uma mudança e maior aposta no mercado nacional, as assistencias na maior parte dos jogos já são ridículas, se nos clubes mais pequenos não existir o mínimo de de identificação dos adeptos com os jogadores como se vai contrariar isso? Sem procurar readquirir a identidade do futebol nacional o futuro do nosso campeonato não será risonho, sendo o oresente deprimente. Os clubes que constatemente andam com salários em atraso deviam ser impedidos de contratar jogadores que não tivessem sido formados por cá e em todos os casos deviam limitar o números de jogadores que podem ser contratados que não são formados localmente, se não protegermos e investirmos em desenvolver o que é nosso não vão ser os outros a faze-lo.
    Com a equipa B e jovens como o Gomes, ALmeida, Rosa, Oliveira, Simão, Cardoso, Roderick, Cancelo, Cavaleiro, Fonte e Rosado, tenho a expectativa e optimismo de começar a ver uma aposta gradual e séria nos jogadores nacionais e da formação e consequentemente mais na equipa principal e muito menos contratações surperfulas como se tem visto. Resta agora esperar que os jogadores façam por isso e que o LFV e o JJ passem ao acto, não basta falar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa "extensão" ao post. Concordo inteiramente!
      Mas, apesar de ter esperança, não me parece que vá acontecer o que dizes no final do teu comentário:
      "começar a ver uma aposta gradual e séria nos jogadores nacionais e da formação e consequentemente mais na equipa principal e muito menos contratações surperfulas como se tem visto"
      Espero estar enganado...

      Eliminar
  10. Anónimo3/2/13 10:09

    O problema não é ter ou não estrangeiros...o problema é a sua qualidade e a relação preço qualidade...justifica-se termos pago 6 milhões pelo Sidnei quando na altura se podia comprar o Geromel por menos de metade? Ou comprar Felipe Menezes, Élvis, Weldon, Jara, Emerson, Michel,Luisinho,Eder Luis, etc quando há jogadores portugueses mais baratos e melhores??
    E já agora, pra que raio serve o Caixa Futebol Campus e a Formação? pelos vistos só serve pra empresários fazerem negocios com a vinda de jogadores estrangeiros!
    Mas ainda mais impressionante é a falta de coerência da direcção do Benfica...vamos ao sabor da maré...Dizia o presidente que queria a espinha dorsal da direção mas rapidamente mudou de rumo. ora diz k acabou o regabofe de contratações no benfica como a seguir contrata 5 ou 6 jogadores...Não entendo...Gostava que se debatesse também a BenficaTv que mais parece o canal oficial da ditadura...Apesar de benfiquista fico doente com o que se ouve por lá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Só acho que não devias incluir o Jara e o Luisinho nesse lote. O Jara foi, para mim, mal aproveitado e o Luisinho é português e não é nada mau. :)

      Eliminar
  11. Vamos lá ver ,compreendo até um certo ponto que o JJ quis dizer. Mas Quem ainda for mais viajado que eu diga conhecem alguma instituição em qualquer pais que a sua força produtiva não seja principalmente nacionais? uma coisa é ter metade de uma equipa imigrantes, outra é ter TODOS jogadores do 11. Fico triste pois jj mostra o que sempre foi um amante de jogadores estrangeiros, e destrói os nacionais exemplo o Bryn que chegou tira lugar ao Luizinho ou Rosa. O Benfica Não tem nenhum jogador na selecção apenas foram chamados 2 agora e injustamente relativamente a exibições de outros jogadores... Os Barrascos velem este tipo o mais rápido possível..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente há outros interesses por trás... O que interessa ao JJ é o dinheiro que ganha em comissões, e assim a formação fica estupidamente e propositadamente esquecida.

      Eliminar
  12. Sinceramente pouco me importa que o Benfica tenha muitos ou poucos portugueses neste aspecto concordo com o que o JJ diz... o importante é que o Benfica tenha uma equipa competitiva e que ganhe títulos com ou sem portugueses.

    O Porto no jogo de ontem jogou com dois jogadores portugueses (o mesmo numero do Benfica no jogo com o Paços) e ainda me lembro bem de há algum tempo atrás a forma que o Benfica era criticado por jogar com dois ou três jogadores portugueses... a questão é quando se trata do Benfica toda a gente fala bem ou mal... quando são os outros esquecem-se do assunto...

    Se formos ver os campeonatos estrangeiros vamos encontrar várias equipas a jogar com muitos jogadores de outra nacionalidade... o Arsenal joga em média com 3 jogadores ingleses... o Newcastle com 2 jogadores ingleses... o Everton com 3... o Fulham joga com 1... o Inter joga com dois jogadores italianos etc... Não é só um "problema" do Benfica e cada vez mais os clubes vão apostar nos jogadores estrangeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente assim é. No entanto, o que irrita é nós temos bons jogadores em casa e continuamos a ir buscá-los lá fora. O porquê é que é o problema!

      Eliminar
  13. ruben dacosta4/2/13 13:32

    eu pouco me importo se o plantel do Benfica seja 100% português ou 100% asiático, eu acho uma atrocidade é que o parvalhão do evangelista quando vem com este discurso ataque sempre o nosso clube, quando não é o nosso clube que dita as regras da competição. Querem planteis mais portugueses? Vaiam chorar às portas da fpf e da liga para regularem as inscrições de jogadores extra-comunitários, como acontece noutras ligas europeias (até na liga chinesa), isso sim era de valor, isso sim era defender os interesses do jogador português, algo que o evangelista já mostrou ñ ter colhões para o fazer, porque se o fizesse correria o risco de perder o tacho...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking